You are on page 1of 13

FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE AGRONOMIA

Biofertilizantes

Denysson Amorim
Engenheiro Agrnomo Esp. Agroambiente

Biofertilizantes
O Que so?
So fertilizantes vivos, que contm microorganismos vivos. Os biofertilizantes so preparados com esterco e gua ou ainda com qualquer tipo de material orgnico fermentado na gua. Pode ser complementado com alguns minerais autorizados pelo sistema de cultivo orgnico. So lquidos e aps sofrerem um processo anaerbico e aerbico pode ser aplicado para nutrir a planta. Podem alimentar a planta, mas no apenas isto, protege a planta agindo como defensivo. Isto porque ajuda a planta a se proteger.

Urina de vaca

um recurso alternativo para nutrio de plantas, ativao metablica e controle de pragas e doenas.

Nutrientes ativos

Potssio (K), Nitrognio (N), Sdio (Na), Enxofre (S), Magnsio (Mg), Clcio (Ca), Fsforo (P) e outros em menor proporo (Traos).

Coleta

Coletar a urina em baldes de plstico bem lavado, sem resduos de produtos qumicos.

Armazenamento e Fermentao:

Armazenar sob condies ambientais a sombra, por um perodo mnimo de trs dias, para que se forme a amnia. Aps esse perodo haver uma alterao na cor, com um escurecimento da soluo (quanto mais escura melhor os resultados). Armazenar em recipiente fechado, para que no ocorram perdas de nitrognio. Desta forma poder permanecer por at um ano sem comprometer suas eficincia.

Preparo de Dosagem:

Geralmente, em hortalias (tomate, pimento, pepino, feijo vagem e couve) o uso de urina de vaca recomendado em pulverizaes foliares semanais na concentrao: 100 ml de urina para 20 litros dgua. E para quiabo, jil, berinjela e fruteiras pulverizaes quinzenais na concentrao: 200 ml de urina para 20 litros dguas. em geral,

Cuidados:

No pulverizar, folhas ou verduras que so ingeridas cruas. As plantas da famlia das Cucurbitceas (melancia, melo, pepino, maxixi, abbora), so sensveis ao enxofre (S) presente na urina, provocando queima nas folhas com a incidncia de sol, quando necessrio, pulverizar na face inferior das folhas (100 ml para 20 litros gua).

Pulverizar nos dias nublados ou fim da tarde, mais ainda com claridade.

Biofertilizante 01
Material:

1 galo de 20 litros; 10 kg esterco de gado curtido ou meia lata; 250 g de esterco de galinha curtido; 250 g de acar mascavo ou cristal.

Adicionar todos os componentes no galo, acrescentar gua at um pouco mais da metade do galo. Tampar, misturar bem. Manter o galo tampado, e de hora em hora, abrir para retirar o gs.

Deixar fermentar por 5 dias aproximadamente. Coar, por o lquido em garrafas de plsticos. Diluir 1 litro de churume para 5 litros dgua para hortalias e 1 litro de churume para 2,5 litros dgua para fruteiras.

Cuidados:
Recomenda-se no aplicar nas culturas durante as floraes, pois pode repelir os polinizadores, causando abortamento das flores.

Biofertilizante 02
Material:
Tambor de 20 litros
5 kg de esterco de gado fresco ou 4 kg de esterco de galinha fresco 2 kg de capim picado (verde) 50 g de acar ou 50 ml de caldo de cana 1 colher de caf de fermento biolgico 200g farinha de osso; 200g de cinzas; Cera de abelha ou Vela;

O tambor deve ser perfurado na tampa para entrar a mangueira, vedando-se o local com a cera ou vela, para evitar que o oxignio entre. Colocar os ingredientes e completar com gua at faltar 25 cm para encher o galo. Passar cera de abelha ou vela na tampa, fechar o galo e permanecer fechado por 30 dias.

Cuidados:
A mangueira de dentro no pode tocar o lquido, para no entupir, pois a expanso dos gases pode estourar o tambor. O outro lado da mangueira deve ser submergido numa garrafa plstica com gua, para que o gs possa escapar e o ar no possa entrar.

O biofertilizante deve ser coado e diludo, sendo utilizado na proporo de 1 litro para cada 1 a 3 litros de gua. Convm ressaltar que, quanto mais diluda, menor ser o efeito defensivo.

Compostagem lquida Contnua (CLC)

Os tanques podem ser utilizados para volumes de at 1.000 l, em caixas de fibra, cimento ou plsticas. A localizao do tanque deve ser em rea ensolarada, mantendo-o descoberto. Adiciona-se no tanque o esterco fresco de gado (inoculante), um composto orgnico enriquecido (1,0 kg do composto/ 4,0 l de esterco/ 20,0 l de gua), complete o volume com gua.
Agitar duas vezes ao dia manualmente com um rodo. Iniciar o uso do biofertilizante com aproximadamente 15 dias aps a mistura inicial dos insumos.

Diluir 1 l do CLC para 20 l de guas para fruteiras. Diluir 500 ml do CLC para 20 l de gua para hortalias.

You might also like