You are on page 1of 69

FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE AGRONOMIA

CONTROLE BIOLOGICO DE PRAGAS E DOENAS


Prof Denysson Amorim

O que melhor curar? A febre ou a doena que a provoca?


Responder a essa pergunta significa optar pelo tratamento do efeito (a febre) ou da causa (doena) de um determinado problema. Assim como no corpo humano habita uma srie de microorganismos que coexistem pacificamente conosco, na lavoura esses organismos tambm se encontram no solo, nas plantas e nos organismos dos animais.

S quando o corpo e a agricultura se tornam fracos e desequilibrados em seu metabolismo, que esses organismos oportunistas atacam, tornandose um problema. Isso significa que a origem do problema no a existncia desses organismos, mas o desequilbrio presente ou no corpo humano ou no ambiente agrcola.

Na agricultura convencional, as prticas de campo se direcionam para o efeito do desequilbrio ecolgico existente. Este desequilbrio gera a reproduo exagerada de insetos, fungos, caros e bactrias, que acabam se tornando "pragas e doenas" das lavouras e das criaes de animais. Aplicam-se agrotxicos nas culturas, injetam-se antibiticos nos animais buscando exterminar esses organismos. Contudo, o desequilbrio que se causa nas plantas, animais, constituio fsico-qumica e biolgica do solo permanece. E permanecendo a causa, os efeitos (pragas e doenas) cedo ou tarde reaparecero, exigindo maiores frequncias de aplicao ou maiores doses de agrotxicos num verdadeiro "crculo vicioso".

Na agricultura orgnica, por sua vez, trabalha-se no sentido de estabelecer o equilbrio ecolgico em todo o sistema. Parte-se da melhoria das condies do solo, que a base da boa nutrio das plantas que, bem nutridas, no adoecero com facilidade, podendo resistir melhor a algum ataque eventual de um organismo prejudicial. Cabe destacar o termo "eventual" porque num sistema equilibrado, no comum a reproduo exagerada de organismos prejudiciais, visto que existem no ambiente inimigos naturais, que naturalmente iro controlar a populao de pragas e doenas.

O controle biolgico consiste no emprego de um organismo (predador, parasita ou patgeno) que ataca outro que esteja causando danos econmicos s lavouras. Trata-se de uma estratgia muito utilizada em sistemas agroecolgicos, assim como na agricultura convencional que se vale do Manejo Integrado de Pragas (MIP). No Brasil, embora o uso do controle biolgico no seja uma prtica generalizada entre os agricultores, h avanos significativos em alguns cultivos, devido aos esforos de rgos estaduais de pesquisa e da Embrapa.

Manejo Integrado de Pragas (MIP) X Mtodos Agroecolgicos

O MIP constitui um plano de medidas voltadas para diminuir o uso de agrotxicos na produo convencional, buscando otimizar o uso desses produtos no sistema. O princpio da agricultura convencional de atacar apenas os efeitos, permanece medida em que todas as prticas se voltam para o controle de pragas e doenas e no para o equilbrio ecolgico do sistema. Contudo, existe uma preocupao em se utilizar agrotxicos apenas quando a populao desses organismos atingir um nvel de dano econmico (em que as perdas de produo gerem prejuzos econmicos significativos), diminuindo a contaminao do ambiente com tais produtos.

J os mtodos agroecolgicos buscam aplicar o princpio da preveno, fortalecendo o solo e as plantas atravs da promoo do equilbrio ecolgico em todo o ambiente. Seguindo essa lgica, o controle agroecolgico de insetos, fungos, caros, bactrias e viroses realizado com medidas preventivas tais como:

Plantio em pocas corretas e com variedades adaptadas ao clima e ao solo da regio. Fazer uso da adubao orgnica. Rotao de culturas e adubao verde. Cobertura morta e plantio direto. Plantio de variedades e espcies resistentes s pragas e doenas. Consorciao de culturas e manejo seletivo do mato.

Evitar eroso do solo. Fazer uso de adubos minerais pouco solveis admitidos pela Instruo Normativa. Uso de plantas que atuem como "quebra ventos" ou como "faixas protetoras". Nutrio equilibrada das plantas macronutrientes e micronutrientes. com

Conservao dos fragmentos florestais existentes na regio.

Plantas companheiras;
Cultura principal Abbora Alface Berinjela Cebolinha Couve Feijo Milho Pepino Plantas companheiras Milho, vagem, acelga. Cenoura, rabanete, pepino, beterraba, rcula, acelga, feijo. Feijo, vagem. Cenoura, espinafre, tomate, repolho, couve. Feijo, cebola, camomila, hortel, alecrim, cebolinha. Milho, berinjela, alface, cenoura, pepino, couve, repolho, alecrim, nabo. Feijo, pepino, abbora, melancia, rcula, nabo, rabanete, quiabo, maxixe,. Feijo, milho, alface, rabanete.

A tecnologia um aliado no controle biolgico de pragas e doenas. Um exemplo de sucesso o controle da lagarta da soja (Anticarsia gemmatallis) por meio do Baculovirus anticarsia. Essa prtica foi lanada pelo Centro Nacional de Pesquisa da Soja em 1983 e, desde ento, o produto foi utilizado em mais de dez milhes de hectares, proporcionando ao pas uma economia estimada em cem milhes de dlares em agrotxicos, sem considerar os benefcios ambientais resultantes da no-aplicao de mais de onze milhes de litros desses produtos.

Estratgias para o Manejo Agroecolgico de Pragas e Doenas

1 - Reconhecimento das pragas-chave da cultura


Consiste em identificar qual o organismo que causa maior dano cultura. Por exemplo, no caso do algodo, o bicudo constitui o inseto mais importante no elenco de organismos que prejudicam a cultura. Na cultura da banana os principais organismos so fungos, responsveis pelo "Mal de Sigatoka" e pelo "Mal do Panam"
Conhecer a praga-chave de cada cultura ajudar o agricultor a adotar prticas que incentivem a reproduo de seus principais inimigos naturais, ou que criem condies ambientais desfavorveis multiplicao do organismo indesejvel

2 - Reconhecimento dos inimigos naturais da cultura


Diversos insetos, fungos e bactrias podem atuar beneficamente como agentes de controle biolgico das principais pragas e doenas e, o que melhor, de forma gratuita na medida em que ocorrem naturalmente no ambiente. Conhecer as principais espcies e favorec-las atravs de diversas prticas (manejo do mato nativo, adubao orgnica, preservao de fragmentos florestais, entre outros), uma estratgia fundamental para o sucesso do controle de pragas e doenas na agricultura agroecolgica.

3 - Amostragem da populao dos organismos prejudiciais


Monitorar a presena das pragas atravs da contagem de ovos, largas e organismos adultos (no caso de insetos), ou da vistoria das plantas (% de dano em caso de doenas fngicas ou bacterianas), uma atividade obrigatria para que o produtor saiba quando agir e o faa de modo a promover o equilbrio ecolgico de todo o sistema de produo.

4 - Escolher e utilizar as tticas de controle


Mesmo promovendo o equilbrio do sistema, a persistncia de determinadas pragas e doenas no ambiente comum e nem sempre basta a adoo apenas de medidas preventivas. A traa do tomateiro (Tuta absoluta), a requeima da batata (Phytophora infestans) so exemplos desse caso. Assim, quando existem ameaas destes organismos promoverem um dano econmico s culturas agroecolgicas, ser necessrio ao agricultor adotar prticas "curativas". Tais prticas atuam como "remdios" para as plantas, como o uso das caldas bordalesa ou sulfoclcica, por exemplo.

Controle Biolgico Natural (CBN) VS

Controle Biolgico Aplicado (CBA)

Existem na natureza vrios organismos benficos, tambm chamados de inimigos naturais, que utilizam para sua sobrevivncia os insetos-pragas.

Pssaros, aves, aranhas, insetos, fungos, bactrias e vrus tem papel importante no controle de pragas. o que denominamos de Controle Biolgico Natural.

Outro tipo de controle o Controle Biolgico Aplicado (CBA) que consiste na introduo e manipulao de inimigos naturais pelo homem para controlar a praga. O Controle Biolgico Aplicado s possvel graas s tcnicas de criao destes inimigos naturais em laboratrios. A vespa Trichogramma parasita os ovos de inmeras espcies de praga da ordem Lepidoptera. Os parasitides de ovos apresentam como principal vantagem a possibilidade de controlar a praga antes que sejam causados danos cultura.

Cotesia e Trichogramma

As trs principais abordagens do controle biolgico

1. Controle (importao)

biolgico

clssico

Envolve a coleta de inimigos naturais de uma praga na regio onde esta se originou e que a a atacam e impedem-na de tornar-se daninha. Novas pragas esto constantemente se originando acidental ou intencionalmente e a introduo de alguns de seus inimigos naturais poder ser um meio importante para reduzir o nvel de dano que podem provocar.

2. Propagao
Forma de se aumentar a populao de um inimigo natural que ataque uma praga. Isto pode ser feito pela massiva produo de um predador em laboratrio e liber-lo no campo na poca apropriada. Um outro mtodo o melhoramento gentico de um inimigo natural que possa atacar ou encontrar sua presa mais eficientemente. Esses predadores podem ser liberados em perodos especiais quando a praga est mais susceptvel e inimigos naturais no estejam ainda presentes ou, ento, podem ser liberados em grandes quantidades. Os mtodos de propagao requerem contnuo controle e no representam uma soluo permanente como podem os mtodos da importao e da conservao.

3. Conservao de inimigos naturais

Parte importante de qualquer prtica de controle biolgico. Isto envolve a identificao de quaisquer fatores que limitam a efetividade de um inimigo natural particular e alter-los para auxiliar a espcie benfica. Esta abordagem envolve ou a reduo de fatores que interferem com os inimigos naturais ou o fornecimento dos recursos requeridos que auxiliem os predadores naturais.

Alguns Agentes Utilizados e Controle Biolgico

Agente Biolgico Fungo anisopliae Fungo anisopliae

O que ele ataca

Como se aplica

Metarhizium Cigarrinha da folha da O fungo pulverizado e, em contato com cana-de-acar o corpo do inseto, causa doena. Metarhizium Broca dos citrus Besouro bananeira" O fungo polvilhado nos buracos da planta contaminando a praga.

Fungo Beauveria bassiana

"moleque-da- O fungo aplicado em forma de pasta em pedaos de bananeira que so colocados ao redor das rvores servindo de isca. "mosca-de- O fungo pulverizado e, em contato com o corpo do inseto, causa doena. Pulverizado sobre a planta o vrus adoece a lagarta que se alimenta das folhas.

Fungo sporothrix Vrus anticarsia

Insectonrum Percevejo renda" Baculovrus Lagarta da soja

Vrus spodoptera

Baculovrus Lagarta do cartucho do Pulverizado sobre a planta, o vrus adoece a lagarta que se alimenta da espiga em milho formao.
Mandorov da mandioca Pulverizado sobre a mandioca o vris nocivo praga.

Vrus Granulose

Nematide siridicola

Deladendus Vespa-da-madeira

Em forma de gelatina, o produto injetado no tronco da rvore esterelizando a vespa.


Pulverizado sobre a planta o Dipel nocivo s lagartas.

Bactria Bacillus Lagartas desfolhadoras thuringiensis (Dipel)

Tabela 1. Bactrias Bactria utilizada Bacillus thuringiensis Bacillus popilliae Inseto controlado lepidpteros, larvas aquticas de mosquitos (Aedes spp., Anopheles spp, Culex spp.), borrachudos larvas de AE; besouros da famlia Scarabaeidae

Tabela 2. Fungos Fungo utilizado Aspergillus flavus Beauveria bassiana Beauveria brongniartii Inseto controlado larvas de Culex sp. larvas de mosquitos e moscas baratas cigarrinha da cana-de-acar: Mahanarva posticata cigarrinha das pastagens: Deois zulia broca da cana: Diatraea saccharalis percevejos da soja: Nezara sp e Piezodorus sp. reduvdeos: insetos da famlia Reduviidae membros das ordens Lepidoptera e Orthoptera larvas de mosquitos e moscas Coleoptera,

Metarhizium anisopliae

Nomuraea rileyi

Paecelomyces fumoroseus

Tabela 3. Vrus

Vrus utilizado

Inseto controlado

Baculovirus anticarsia (NPV)

Anticarsia gemmatalis (lagarta da soja)

Alternativas no Controle Biolgico

Meios de captura

Mosca-das-frutas

Em uma garrafa de plstico, faa diversas janelas com 2 cm. A isca feita com atrativos com sucos de frutas como laranja, tomate, entre outras. Pode-se obter o suco dessas frutas por esmagamento e/ou fervura em gua e acar, sendo este o modo mais simples e rpido, e acrescenta-se duas colheres de inseticida. O suco pode ser coado e guardado em latas ou garrafas. importante que os recipientes no sejam totalmente fechados, pois a fermentao durante o armazenamento poder romp-los. No haver problema se o suco fermentar e adquirir odor azedo, pois isso aumentar a atratividade para a mosca.

Controle biolgico de insetos


Uso de extratos vegetais
Existem inmeras plantas que tem ao inseticida ou repelente contra pragas e doenas. Entre elas pode-se citar: o alho, o nim, a urtiga, o cravo de defunto, a arruda a cavalinha entre outras...

Meios contra Pragas


Extratos de plantas
Nim Coloca-se 3,75 Kg de sementes modas sem casca, ou 7,5 Kg de sementes modas com casca, em um tambor, com capacidade para 200 litros de gua; Deixa-se em repouso cerca de 12 horas, agitando bem duas a trs vezes; Coar o lquido para evitar o entupimento do bico do pulverizador; Combate mais de 200 espcies de insetos, como o caso de lagartas desfolhadoras, besouros, cigarrinhas percevejos, pulgo e etc.

Meios contra Pragas


Macerado de samambaia
Controla caros, cochonilhas e pulges.
1/2 Kg de folhas frescas ou 100 Kg de folhas secas em 1 litro de gua. Ferver por meia hora e depois dilua um litro desse macerado em 10 litros de gua.

Meios contra Pragas


gua de sabo

o utilizada para o controle de pulges, lagartas, cochonilhas e pulgo.


o Separe 500g de sabo comum e 5 litros de gua. Aquea a gua e misture a 500g de sabo raspado ou ralado. Agite bem at dissolver o sabo, deixe esfriar e pulverize sobre as plantas.

Meios contra Pragas


Soluo de Querosene e sabo

Para o controle de cochonilha farinhenta.


1 litro de querosene 400g de sabo em pedra

1 litro de gua
Fatie o sabo em tiras pequenas, coloque em uma vasilha e leve ao fogo. Deixe que a gua ferva, mexendo sempre e depois retire e acrescente o querosene batendo at virar uma pasta. Nunca acrescente o querosene com o fogo aceso. Dilua um litro desta pasta em nove litros de gua e pulverize a planta atacada em at dois dias aps o preparo.

Pimenta-do-Reino
Indicao: Pulgo, caro e cochonilhas.
100g de pimenta-do-reino; 60g de sabo de coco; 01 litro de lcool; 1 l de gua.

Colocar 100g de pimenta-do-reino em 1 litro de lcool durante 07 dias. Dissolver 60g de sabo de coco em 1 litro de gua fervente. Retirar do fogo e juntar as duas partes. Utilizar um copo cheio para 10 l de gua, fazendo 3 pulverizaes a cada 3 dias.

Meios contra Pragas


Preparados virticos, fngicos e bacteriolgicos (no OGM);

CONTROLE DE FORMIGAS
sugerido pelo prof. Odair Correa Bueno - UNESP - Rio Claro:
Se o formigueiro estiver na terra do jardim ou pomar, coloque gua fervendo no olheiro. Para obter maior resultado, cavar at encontrar os ovos. O uso de sementes de gergelim como iscas, para ninhos pequenos, na base de 30 a 50 gramas, ao redor do olheiro, til no combate a formigas, que iro carreg-las para dentro e oferec-las como alimentos para os fungos, que morreram. Um canteiro de gergelim em volta da horta ou da rea a ser protegida pode ser eficiente no controle de formigas;

Mudas de hortel, pimenta, calndula e batata-doce podem ajudar a diminuir o ataque cultura principal, pois as cortadeiras vo atacar preferencialmente essas espcies. Menta, lavanda, manjerona, absinto, cravo-da-ndia e alho servem como repelente, quando plantados espalhados pelo jardim. A cal destri o alimento e as larvas das savas, sem o risco de contaminar a gua. Para um formigueiro de 3 metros, usar 1 kg de cal, aplicada com bomba nas entradas principais, enfiando a mangueira o mais fundo possvel. Aplicar mais duas vezes, com intervalos de uma semana. Para evitar cortadeiras em rvores, pode-se colocar no tronco das plantas uma tira de borracha com graxa ou vaselina, evitando que as formigas subam.

Manipueira
Indicao: formigas, pragas do solo, caro, pulges, lagartas.

Para controle da formiga utilizar 2 l de manipueira no formigueiro para cada olheiro, repetir a cada 5 dias. Em tratamento por metro quadrado, 15 dias antes do plantio. Para o controle de pulgo, caro, lagarta, usar uma parte de manipueira e uma parte de gua, acrescentar 1% de acar ou farinha de trigo (liga). Aplicar em intervalo de 14 dias.

Po caseiro
Indicao: Formigas cortadeiras, Savas.

Colocar pedaos pequenos de po caseiro embebido em vinagre prximo s tocas/ninhos/carreadores em locais onde as formigas esto cortando. O produto introduzido na alimentao das formigas comea a criar mofo preto e fermenta, tornando-se txico as formigas.

Pasta querosene
400 g de qualquer sabo; 1 l de querosene;
Coloque o sabo em 1 l de gua quente, mexa at dissolver o sabo (retire do fogo). Acrescentar 1 l de querosene, mexa at esfriar (depois de fria fica pastosa). A pasta pode ser armazenada por at 2 meses numa vasilha fechada. Diluda pode ser pulverizada em at 3 dias (diluir em gua quente).

Para cochonilha em geral 1:8 (1 de pasta para 8 de gua);


Pulgo 1:15; Brocas do tronco, aplicar diretamente na leso.

Leite e Cinza
Indicao: fungos do pimento, pepino, tomate. Sem contra-indicao para hortalias. Aplicar no tomate a cada 10 dias. 150g de cinza de madeira; 150g de esterco fresco de bovino; 150g de acar; 250ml de leite; 10 litros de gua. Misture todos os ingredientes, filtre em pano fino e pulverizar as culturas.

Alho
Indicao: Repelente, bactria, fungos, nematide, inibidor de digesto de insetos.

01 04 02 04

pedao de sabo (tamanho de um polegar); litros de gua quente; cabeas de alho; colheres pequenas de pimenta vermelha picada.

Dissolva o sabo em 4 l de gua. Junte as 2 cabeas de alho e 4 colheres de pimenta vermelha. Coar com pano fino e aplicar.

Defensivos Alternativos
MANIPUEIRA; FUMAA; GERGELIM; CAL VIRGEM e GUA; CINZA e GUA ISCA GRANULADA MACEX; ROTENAT EM P E ROTENAT FOG; NOSDIO; FORMIFIM; CONTROLE DE FORMIGAS.

Controle Biolgico

Joaninha

Pragas das culturas olercolas


Pragas Inimigos Naturais

Pulges ou Piolhos Vaquinhas Tripes caros

Joaninhas Aranhas Aranhas caro Vermelho

Lagartas
Percevejo Brocas Traas Cochonilhas Mosca Branca Gafanhotos

Pssaros
Pssaros Vespas Vespas Moscas Aranha Sapos

Cupins
Formigas

Pssaros e Sapos
Pssaros

Meios contra Doenas Fngicas


Calda Bordalesa;

Calda Viosa;
Calda Sulfoclcica; Extrato de Composto de Plantas.

Folha Branca

Alternaria

Botritis

Fusariose "Amarela"

Mildio Mancha Anular

Cancro do Talo Podrido da Raz

Calda Bordalesa
A calda Bordalesa tem um amplo uso em fruteiras e hortalias. Ela

preparada base de sulfato de cobre, cal virgem e gua.

Ingredientes e Modo de preparo:

100g de sulfato de cobre


100g de cal virgem 10 litros de gua

O sulfato de cobre deve ser coloque em um saco de pano e mergulhado em um balde contendo 5 litros de gua at ser completamente dissolvido, deixe assim por uma hora para que o sulfato de cobre possa se dissolver totalmente. Em outro balde, coloque a cal virgem e aos poucos, coloque pequenas quantidades de gua at formar uma pasta homognea, essa mistura deve esquentar pela reao da cal em gua, caso isso no ocorra, a cal no deve ser usada, depois junte gua at completar 5 litros. Em outro recipiente de dez litros, junte as duas solues, sempre o sulfato de cobre sobre a cal, nunca o contrario, mexendo a mistura enquanto prepara, verificar o pH utilizando um prego. A calda precisa ser filtrada antes da pulverizao para evitar o entupimento do bico do pulverizador e a aplicao deve ser feita no mesmo dia do preparo. Nunca utilizar vasilhame de ferro.

Uso no controle biolgico


Quadro 5 Aplicao da calda bordalesa de acordo com a hortalia.

HORTALIA
Tomate Batatinha Cebola alho Beterraba Alface e chicria Couve e repolho

APLICAO
A calda aplicada quando a plantinha estiver com quatro folhas. Controla a requeima, a pinta-preta e septoriose. Aplicar a partir de vinte dias aps a germinao. Controla a requeima e a pinta-preta. Contra a mancha prpura e outras manchas das folhas, diluir trs partes da calda em uma parte de gua. Usar a mesma concentrao para a cebola. Contra ferrugem usar calda sulfoclcica. Contra a mancha da folha(Cercospora beticola), usar trs partes de calda para uma de gua. Contra mldio e podridodeesclerotnia, usar uma parte de calda para uma parte de gua. Contra mldio e alternaria em semeteira, diluir uma parte de calda em uma parte de gua.

Pasta bordalesa
1 kg de sulfato de cobre; 2 kg de cal virgem; 300 g de sal de cozinha. Coloque 5 l de gua no balde com capacidade para 10 l, Dissolva 2 kg de cal misture por 2 min. Em outro balde coloque 5 l de gua, coloque 1 kg de sulfato de cobre, mexer at dissolver. Coloque o Sulfato (azul) sobre o cal (branco), nunca o inverso, mexer por 1 min e acrescentar 300 g sal (No armazenar).

Calda Viosa

50g de sulfato de cobre 10 a 20g de sulfato de zinco 80g de sulfato de magnsio 10 a 20g de cido brico 40g de uria 75g de cal hidratada.

Coloque a metade da gua no recipiente e prepare a gua de cal. Coloque a outra metade da gua em outro recipiente para dissolver os sais minerais

Em um terceiro recipiente, coloque o volume de cal j preparado correspondente metade do volume desejado de calda (5 litros), misture aos poucos a gua de sais, sempre em constante agitao. Ao final, a calda deve ser azulada e deve estar com o pH entre 7,5 e 8,5. Utilize sempre recipientes de plstico, amianto ou alvenaria, que no so ateados pelos sais. Nunca deve ser preparada em quantidades muito grandes, pois no se deve guardar as sobras.

Calda Sulfoclcica
750g de cal hidratada ou 500g de cal virgem 1 Kg de enxofre em p gua Vasilha para fervura Fogo

Em uma vasilha de 10 litros coloque 500g de enxofre em p de boa qualidade, acrescente 400g de cal hidratada ou 250g de cal virgem. ). Em seguida, coloque dois litros de gua no balde, mexa bem e acenda o fogo, espere a calda ferver, marque 45 minutos e reponha a gua evaporada. Espere ferver novamente e deixe mais quinze minutos. Retire do fogo e coloque uma tampa no lato, espere a calda esfriar e deixe decantar por uma noite.

No dia seguinte, utilize a calda, mas apenas a parte sobrenadante deve ser recolhida. Pegue uma caneca e retire a calda tomando cuidado para no agitar o fundo, colocando em um recipiente de vidro ou plstico. No final, a calda tem uma colorao marrom caf, quando colocada no vidro ou no plstico torna-se cor de vinho. Para ser armazenada, a calda no pode ficar em contato com o ar, sendo necessrio recipientes tampados.

Pasta de enxofre
1 kg de enxofre;
2 kg de cal virgem; 300 g de sal de cozinha.

Inseticida natural (nim).


Por 5 l de gua em um balde com capacidade de 10 l, acrescenta 2 kg de cal, misture por 2 min.

Aquea 5 l de gua, ponha em um balde e acrescente 1 kg de enxofre, mexer por 1 min. Coloque a mistura com enxofre sobre a mistura de cal, mexer por 1 min.
Coloque 300g de sal, mexer por 1min. Acrescentar inseticida natural. Indicado para partes podadas, caiao e brocas.

Muito Obrigado!

You might also like