You are on page 1of 2

01 Lista de Fsica II Professor: Aluno: Data: Nota:

1. Na gura a seguir uma esfera uniforme de massa m = 0, 85 kg e raio r = 4, 2 cm mantida em repouso por uma corda de massa desprezvel, presa a uma parede sem atrito a uma distncia L = 8, 0 cm acima do centro da esfera. Determine (a) a tenso da corda e (R.: 9, 4 N)(b) a fora que a parede exerce sobre a esfera. (R.: 4, 4 N)

NO lado esquerdo est presa a uma parede por uma dobradia; no lado direito sustentada por um cabo pregado na parede a uma distncia D acima da viga. A tenso de ruptura do cabo 1200 N. (a) Que valor de D corresponde a essa tenso? (R.: 0, 64 m) (b) Para que no se rompa, D deve aumentar ou diminuir em relao a esse valor? (R.: aumentar)

2. Um mergulhador com 580 N de peso esta em p na extremidade de um trampolim de comprimento L = 4, 5 m e massa desprezvel, conforme a gura a seguir. O trampolim esta preso em dois suportes separados por uma distncia d = 1, 5 m. Das foras que agem sobre o trampolim, quais so (a) o mdulo (R.: 1, 2 kN) e (b) o sentido da fora exercida pelo suporte de trs (R.: para baixo) e (c) o mdulo (R.: 1, 7 kN) e (d) o sentido da fora exercida pelo suporte da frente? (R.: para cima) (e) Que pedestal est sendo tracionado (R.: od e trs) e (f) que pedestal est sendo comprimido? (R.: o da frente)

4. Na gura a seguir qual o menor valor do mdulo da fora horizontal (constante) F, aplicada horizontalmente ao eixo da roda, que permite roda ultrapassar um degrau de altura h = 3, 00 cm? O raio da roda r = 6, 00 cm e massa 0, 800 kg (R.: 13, 6 N)

5. Na gura a seguir o sistema esta em equilbrio. Um bloco de concreto com massa 225 kg est pendurado na extremidade de uma longarina com massa de 45, 0 kg. Para os ngulos = 30o e = 45o , determine: (a) a tenso do cabo (R.: 6, 63 kN) e as componentes (b) 3. Na gura a seguir uma viga uniforme de peso 500 N e 3, 0 m de comprimento esta suspensa horizontalmente. horizontal (R.: 5, 74 kN) e (c) vertical da fora que a dobradia exerce sobre a longarina. (R.: 5, 96 kN)

= 36, 9o com a vertical; a outra faz um ngulo = 53, 1o com a vertical. Se o comprimento L da barra 6, 10 m, calcule a distncia x entre a extremidade esquerda da barra e o seu centro de massa. (R.: 2, 20 m)

6. Na gura a seguir, uma prancha uniforme, com um comprimento L de 6, 10 m e um peso de 445 N, repousa apoiada no cho e em um rolamento sem atrito no alto de uma parede de altura h = 3, 05 m. A prancha permanece em equilbrio para qualquer valor de 70o , mas escorrega se < 70o . Determine o coeciente de atrito esttico entre a prancha e o cho. (R.: 0, 34) 9. Uma barra de 10,0 m, com massa 300 kg, est colocada sobre uma base, como na gura ao lado. A barra no est presa, mas simplesmente apoiada sobre a superfcie. Um estudante de 60,0 kg tenciona posicionar a barra de forma que ele possa caminhar a t sua extremidade. Qual a maior distncia que a barra pode se projetar para fora da base, permitindoque o estudante realize seu intento?

7. Na gura a seguir uma extremidade de uma viga uniforme de 222 N de peso est presa por uma dobradia a uma parede; a outra extremidade sustentada por um o que faz ngulos de 30o com a viga e com a parede. Determine (a) a tenso do o (R.: 192 N) e as componentes (b) horizontal (R.: 96, 1 N) e (c) vertical da fora que a dobradia exerce sobre a viga. (R.: 55, 5 N) 10. Um cilindro de massa M est apoiado sobre uma calha sem atrito, formada por um plano inclinado de 30
o

com a horizontal esquerda , e outro plano de 60 o direita, como mostrado na gura ao lado. Determine a fora exercida por cada plano sobre o cilindro.

8. Na gura a seguir, uma barra no-uniforme est suspensa em repouso, na horizontal, por duas cordas de massa desprezvel. Uma corda faz um ngulo

You might also like