You are on page 1of 15

Direco-Geral da Administrao Escolar

MANUAL DE INSTRUES
Aperfeioamento da Candidatura Eletrnica

Concurso Externo Extraordinrio


NOS TERMOS DO PONTO 3.2 do N 3 DO CAPTULO VIII DO AVISO N. 1340-A/2013, PUBLICADO EM DIRIO DA REPBLICA, N. 19, 2. SRIE, DE 28 DE JANEIRO

Fevereiro de 2013 V1.0

Direco-Geral da Administrao Escolar

ndice
1 1.1 1.2 1.3 1.4 2 2.1 2.2 2.3 2.3.1 3 3.1 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 3.6 ENQUADRAMENTO......................................................................................................................... 5 Aspetos gerais ................................................................................................................................ 5 Contactos teis............................................................................................................................... 6 Prazo............................................................................................................................................... 6 Definies, Abreviaturas, Acrnimos e Legenda ............................................................................. 6 INSTRUES DE UTILIZAO SIGRHE .............................................................................................. 8 Acesso aplicao .......................................................................................................................... 8 Funcionamento geral do SIGRHE..................................................................................................... 8 Mdulo Validao........................................................................................................................... 9 Menus da aplicao ...............................................................................................................................9 APERFEIOAMENTO ..................................................................................................................... 11 Questes ...................................................................................................................................... 11 Identificao do candidato............................................................................................................ 11 Situao profissional do candidato ............................................................................................... 12 Opes de Candidatura................................................................................................................. 13 Graduao - Qualificao Profissional........................................................................................... 14 Validao Final e Comprovativos .................................................................................................. 14 Apresentao de Documentao .................................................................................................. 15

Aperfeioamento da Candidatura V01

Manual do candidato

Pg. 2 de 15

Direco-Geral da Administrao Escolar

NDICE DE IMAGENS IMAGEM 1 - ECR INICIAL ...........................................................................................................................................8 IMAGEM 2 - MENUS DA APLICAO I ............................................................................................................................9 IMAGEM 3 INCIO DO APERFEIOAMENTO ....................................................................................................................9 IMAGEM 4 QUESTES............................................................................................................................................11 IMAGEM 5 IDENTIFICAO DO CANDIDATO ................................................................................................................12 IMAGEM 6 CONFIRMAR APERFEIOAMENTO...............................................................................................................14 IMAGEM 7 MODIFICAR APERFEIOAMENTO - REINICIAR APERFEIOAMENTO E SUBMETER APERFEIOAMENTO .......................14 IMAGEM 8 ALERTA SUBMISSO ...............................................................................................................................15

Aperfeioamento da Candidatura V01

Manual do candidato

Pg. 3 de 15

Direco-Geral da Administrao Escolar

1
ENQUADRAMENTO

Aperfeioamento da Candidatura V01

Manual do candidato

Pg. 4 de 15

Direco-Geral da Administrao Escolar

1 ENQUADRAMENTO
Nos termos do ponto 3.2 do n. 3 do Captulo VIII do Aviso n. 1340-A/2013, de 28 de janeiro, e da alnea b) do n. 2 do art. 13. do Decreto-Lei n. 132/2012, de 27 de junho, podem proceder a este aperfeioamento os candidatos cujas candidaturas tenham campos alterveis invalidados no primeiro momento de validao. Cabe ao candidato proceder apresentao/upload, s respetivas entidades de validao, da documentao justificativa das alteraes produzidas ou da documentao em falta que originou a invalidao da candidatura no primeiro momento de validao. Os campos no alterveis so os constantes do captulo X do aviso de abertura do concurso. Deve proceder a uma leitura cuidada e completa deste manual de instrues e da seguinte informao: Decreto-Lei n. 7/2013, de 17 de janeiro; Decreto-Lei n. 132/2012, de 27 de junho; Aviso n. 1340-A/2013, de 28 de janeiro; Manual de Instrues - Candidatura Eletrnica Concurso Externo Extraordinrio

1.1 Aspetos gerais


Na aplicao, o candidato encontra os vrios campos da candidatura com os dados inseridos, bem como a validao efetuada pela entidade de validao.

O processo de Aperfeioamento da Candidatura Eletrnica est limitado aos campos alterveis da candidatura que se encontram invalidados. Ateno: De acordo com o ponto 3.1.2. do Captulo VIII, do Aviso n. 1340-A/2013, de 28 de janeiro, caso a candidatura se encontre no estado Invlida aps 1 Validao, por ausncia de validao deve entrar de imediato em contacto com a entidade de validao, alertando para a necessidade de validao na prxima etapa (2. Validao / Validao do Aperfeioamento). Caso exista algum campo altervel que carea de aperfeioamento, dever proceder alterao necessria.

Os campos Vlidos so inalterveis nesta fase. Nos campos No Vlidos, passveis de alterao, encontra-se uma caixa, previamente preenchida com o valor do campo, onde o candidato pode inserir os novos dados.

A candidatura eletrnica tem por base um programa dinmico em que o preenchimento de um determinado campo condiciona o preenchimento de campos seguintes e pode estar condicionado por campos anteriores. Essas regras tero de ser respeitadas no aperfeioamento para que a candidatura no fique incoerente.

Aperfeioamento da Candidatura V01

Manual do candidato

Pg. 5 de 15

Direco-Geral da Administrao Escolar

Nesta fase intermdia, a alterao efetuada a um determinado campo no vlido, pode comprometer a consistncia da candidatura eletrnica, o que implica a sua incluso na lista provisria de excluso. Determinadas alteraes a efetuar em campos alterveis invalidados podem originar que um campo validado fique inconsistente. Neste caso, deve ter ateno para proceder devida retificao no prazo destinado s reclamaes. Exemplo: Se o campo dos dias de servio aps a profissionalizao (5.1.4.2) estiver invlido, deve ter em ateno a data da concluso da formao inicial, porquanto, se esta estiver vlida, o tempo de servio aps a profissionalizao a introduzir sempre condicionado por essa data e vice-versa. Assim, a alterao pretendida pode no ser possvel, face aos dados inseridos em campos anteriores ou posteriores que se encontram vlidos, devido validao subjacente a cada campo da candidatura eletrnica. As alteraes que tenham como consequncia a alterao de campos no alterveis, definidos no aviso de abertura do concurso, no sero permitidas pela aplicao do aperfeioamento.

Caso a sua candidatura esteja invalidada apenas em campos no alterveis, ou caso no queira efetuar qualquer alterao aos seus dados, pode submeter o seu aperfeioamento sem alteraes, obrigando, assim, a entidade de validao a efetuar nova validao da candidatura.

1.2 Contactos teis


Centro de Atendimento Telefnico CAT: 213 943 480, disponvel entre as 10:00 horas e as 18:00 horas (dias teis). Centro de atendimento presencial na Direo-Geral da Administrao Escolar Loja DGAE: Av. 24 de Julho n. 142, 1. andar, Lisboa, tambm disponvel entre as 10:00 horas e as 18:00 horas (dias teis). E-concurso disponvel em https://sigrhe.dgae.mec.pt/.

1.3 Prazo
A aplicao do aperfeioamento encontra-se disponvel das 10:00 horas de dia 13 s 18:00 horas do dia 14 de fevereiro de Portugal Continental, correspondente a 2 dias teis.

1.4 Definies, Abreviaturas, Acrnimos e Legenda


CAT Centro do Atendimento Telefnico DGAE - Direco-Geral da Administrao Escolar Escola Agrupamento de Escolas ou escola no agrupada

Aperfeioamento da Candidatura V01

Manual do candidato

Pg. 6 de 15

Direco-Geral da Administrao Escolar

2
INSTRUES DE UTILIZAO

Aperfeioamento da Candidatura V01

Manual do candidato

Pg. 7 de 15

Direco-Geral da Administrao Escolar

2 INSTRUES DE UTILIZAO SIGRHE


2.1 Acesso aplicao
A aplicao encontra-se disponvel no Portal da DGAE, nas reas de Docente, Escola e Direo Regional de Educao ou diretamente atravs do endereo: https://sigrhe.dgae.mec.pt/.

Nota: A aplicao encontra-se otimizada para Google Chrome e Mozilla Firefox, sendo compatvel tambm com Apple Safari, Opera e Microsoft Internet Explorer 8, pelo que aconselhada a atualizao do software de acesso internet para as referidas verses, para uma melhor utilizao da aplicao.

Para aceder aplicao, dever utilizar os dados de acesso (nmero de utilizador e palavra-chave) com que se autentica nas aplicaes da DGAE.

2.2 Funcionamento geral do SIGRHE


As instrues gerais do funcionamento do SIGRHE encontram-se no Manual de Utilizao Geral do SIGRHE, disponvel na rea DOCUMENTAO do lado direito do ecr de entrada da aplicao do SIGRHE (aps autenticao).
Nmero e nome de utilizador

Imagem 1 - Ecr Inicial

Aperfeioamento da Candidatura V01

Manual do candidato

Pg. 8 de 15

Direco-Geral da Administrao Escolar

2.3 Mdulo Validao


2.3.1 Menus da aplicao

Aps entrada no ecr inicial, o utilizador dever selecionar o separador Situao Profissional. As funcionalidades do separador selecionado so exibidas num menu, visvel do lado esquerdo do ecr, onde possvel selecionar a opo Aperfeioamento.

Imagem 2 - Menus da Aplicao I

Aps escolher a opo Aperfeioamento iniciar-se- o processo carregando no cone que surge (lpis) ou na linha sntese dos seus dados.

Imagem 3 Incio do aperfeioamento

de salientar que no obrigatrio efetuar o aperfeioamento todo de uma s vez, podendo faz-lo em vrios perodos temporais, desde que dentro do prazo. Ao retornar, clicando no boto gravados de acordo com as visitas efetuadas anteriormente na aplicao. , encontrar os dados

Ao longo dos passos da aplicao surgiro vrios botes, cujas funcionalidades so descritas na tabela seguinte:

Boto Editar

Funo

Descrio Permite retomar um aperfeioamento ainda no submetido. Ao clicar no boto, est a confirmar as alteraes efetuadas. Permite voltar aos campos aperfeioados. Apaga os dados dos campos alterados, assumindo os dados originais da candidatura. Ao clicar no boto, est a dar por concludo o aperfeioamento.

Confirmar antes de submeter Modificar aperfeioamento Reiniciar aperfeioamento Submeter Aperfeioamento

Aperfeioamento da Candidatura V01

Manual do candidato

Pg. 9 de 15

Direco-Geral da Administrao Escolar

3.
APERFEIOAMENTO

Aperfeioamento da Candidatura V01

Manual do candidato

Pg. 10 de 15

Direco-Geral da Administrao Escolar

3 APERFEIOAMENTO
3.1 Questes
O candidato poder consultar a validao efetuada pelo agrupamento de escolas ou escola no agrupada, relativamente rea Questes. Para cada uma das questes no vlidas, por no ter apresentado a documentao necessria, o candidato deve garantir que a entidade de validao j est na posse dessa documentao quando proceder nova validao da candidatura eletrnica. Para tal: O candidato deve entregar no agrupamento de escolas ou escola no agrupada de validao a documentao em falta; No caso de ser a DGAE a entidade de validao, o candidato deve enviar cpia digitalizada efetuando o upload do documento correspondente, antes de submeter o aperfeioamento, nos termos do aviso de abertura, procedendo de acordo com o instrudo em Upload dos Documentos, no Manual de Instrues da Candidatura Eletrnica.

Imagem 4 Questes

3.1 Identificao do candidato


O candidato poder efetuar o aperfeioamento dos campos no vlidos, com exceo dos no alterveis conforme Captulo X do Aviso n 1340-A/2013, de 28 de janeiro, e alnea b) do n 2 do Art. 13 do Decreto-Lei n 132/2012, de 27 de junho.
Campo no altervel 1.11

Descrio do Campo

Tipo de Candidato

Razo Por implicar a movimentao da candidatura do agrupamento de escolas ou escola no agrupada do continente para a DGAE ou o inverso. Por implicar a movimentao da candidatura do agrupamento de escolas ou escola no agrupada do continente para a DGAE ou o inverso.

Pas

Outros

1.12

Regio

Outros

Um candidato cuja candidatura possua os campos 1.2 Doc. de Identificao e/ou 1.3 Nm. do Documento no validados, por incorreto preenchimento, deve:

Aperfeioamento da Candidatura V01

Manual do candidato

Pg. 11 de 15

Direco-Geral da Administrao Escolar

Se a sua entidade de validao for um Agrupamento de escolas ou uma Escola no agrupada, contactar a DGAE, enviando para o Fax n. 213943492 ou para o endereo de e-mail dgp@dgae.mec.pt , cpia do seu documento de identificao e requerimento solicitando correo; Se a sua entidade de validao for a DGAE, deve fazer o upload do documento comprovativo, incluindo o motivo que origina o pedido (cpia digitalizada do seu documento de identificao, indicao dos dados incorretos e das correes que devem ser efetuadas), antes de submeter o aperfeioamento.

Imagem 5 Identificao do candidato

3.2 Situao profissional do candidato


O candidato poder efetuar o aperfeioamento dos campos no vlidos, com exceo dos no alterveis conforme Captulo X do Aviso n. 1340-A/2013, de 28 de janeiro, e alnea b) do n. 2 do art. 13. do Decreto-Lei n. 132/2012, de 27 de junho:

Campo no altervel 2.2.3 de cdigo do agrupamento de escolas ou escola no agrupada do Continente para Regies Autnomas (RA), ou o inverso 3.1

Descrio do Campo

Tipo de Candidato

Razo

Cdigo do agrupamento de escolas / escola no agrupada

Contratados por Concurso 2012/2013


(Escolas do Ministrio da Educao e das Regies Autnomas)

Por a alterao do cdigo do agrupamento de escolas ou escola no agrupada do Continente para Regies Autnomas (RA), ou o inverso, implicar a movimentao da candidatura.

Entidade de Validao

Todos os tipos de candidatos

Por implicar a movimentao da candidatura, do agrupamento de escolas ou escola no agrupada do continente para a DGAE ou o inverso.

de ter em ateno relativamente ao campo 2.1 Tipo de Candidato: Se for um candidato do tipo Outros, o campo 2.1 Tipo de Candidato no altervel, para os candidatos que indicaram em 1.11 um pas estrangeiro ou em 1.12 Regies Autnomas.

Aperfeioamento da Candidatura V01

Manual do candidato

Pg. 12 de 15

Direco-Geral da Administrao Escolar

3.3 Opes de Candidatura


O candidato poder efetuar o aperfeioamento dos campos no vlidos, com exceo dos no alterveis conforme Captulo X do Aviso n. 1340-A/2013, de 28 de janeiro, e alnea b) do n. 2 do art. 13. do Decreto-Lei n. 132/2012, de 27 de junho:

Campo no altervel

Descrio do Campo

Tipo de Candidato

Razo

4.1

A sua candidatura para efeitos de:


(definio da opo de candidatura)

Todos os tipos de candidatos

Por se tratar de uma nica candidatura

4.2

Nmero de Grupos de Recrutamento a que se vai candidatar

Todos os tipos de candidatos

Por configurar uma nova candidatura.

Observaes sobre os campos: 4.3 Exerceu efetivamente funes docentes com qualificao profissional em pelo menos 365 dias, nos ltimos trs anos letivos imediatamente anteriores (2009/2010 e/ou 2010/2011 e/ou 2011/2012), ao da abertura do presente concurso, em regime de contrato de trabalho em funes pblicas a termo resolutivo decorrente da aplicao do Decreto-Lei n 35/2007, de 15 de fevereiro, e do Decreto-Lei n 20/2006, de 31 de janeiro. Se o referido campo estiver no vlido, no passvel de aperfeioamento por se tratar de um dos requisitos de admisso ao Concurso Externo Extraordinrio, cuja superao se encontra condicionada por comprovao documental.

4.5 Teve meno qualitativa no inferior a Bom, nos anos a que se refere a alnea a) do n. 1 do artigo 2. do DL n. 7/2013, de 17 de janeiro, desde que o tempo de servio devesse ser obrigatoriamente avaliado nos termos da legislao ao tempo aplicvel? Se pretender alterar o valor deste campo esclarece-se o seguinte: - pode alterar o valor de Sim, foi avaliado para No, no foi avaliado ou No relevante, ao abrigo da alnea c) do n. 1 do art. 2 do DL n. 7/2013, de 17 de janeiro; - pode alterar o valor de No, no foi avaliado para No relevante, ao abrigo da alnea c) do n. 1 do art. 2 do DL n. 7/2013, de 17 de janeiro; - pode alterar o valor de No relevante, ao abrigo da alnea c) do n. 1 do art. 2 do DL n. 7/2013, de 17 de janeiro para No, no foi avaliado; Se pretende alterar o valor deste campo de No, no foi avaliado ou de No relevante, ao abrigo da alnea c) do n. 1 do art. 2 do DL n. 7/2013, de 17 de janeiro para Sim, foi avaliado, esta pretenso s concretizvel em sede de Reclamao da Candidatura.

Aperfeioamento da Candidatura V01

Manual do candidato

Pg. 13 de 15

Direco-Geral da Administrao Escolar

3.4 Graduao - Qualificao Profissional


O candidato poder efetuar o aperfeioamento dos campos no vlidos, com exceo dos no alterveis conforme Captulo X do Aviso n. 1340-A/2013, de 28 de janeiro, e alnea b) do n. 2 do art. 13. do Decreto-Lei n. 132/2012, de 27 de junho:

Campo no altervel

Descrio do Campo

Tipo de Candidato

Razo

5.1.1; 5.2.1; 5.3.1; *

Cdigo do Grupo de Recrutamento

Todos os tipos de candidatos

Por configurar uma nova candidatura.

* Este campo sofre alterao na numerao, conforme o nmero de graduaes profissionais indicado pelo candidato.

3.5 Validao Final e Comprovativos


Terminado o aperfeioamento o candidato deve Confirmar antes de submeter.

Imagem 6 Confirmar aperfeioamento

Ir ento visualizar toda a candidatura, podendo confirmar os campos aperfeioados. Deve verificar cuidadosamente se as alteraes efetuadas se encontram corretas, antes de proceder submisso do aperfeioamento. Caso detete algum lapso, deve modificar ou pode optar por reiniciar o processo de aperfeioamento carregando para isso no boto disponvel.

Imagem 7 Modificar aperfeioamento - Reiniciar aperfeioamento e Submeter Aperfeioamento

Para submeter o aperfeioamento, o candidato deve introduzir a sua palavra-chave e carregar em Submeter Aperfeioamento. A aplicao ir pedir confirmao da inteno de submeter.

Aperfeioamento da Candidatura V01

Manual do candidato

Pg. 14 de 15

Direco-Geral da Administrao Escolar

Imagem 8 Alerta submisso

3.6 Apresentao de Documentao


Os candidatos devem certificar-se de que as entidades de validao (agrupamento de escolas, escola no agrupada ou DGAE) tm na sua posse toda a documentao necessria para proceder nova validao da Candidatura Eletrnica. No caso de a entidade de validao ser a DGAE, e nos termos dos pontos 5 e 5.1 do Captulo VII do aviso de abertura, os candidatos devem proceder de acordo com o instrudo em Upload dos Documentos do respetivo Manual de Instrues da Candidatura Eletrnica Concurso Externo Extraordinrio.

Aperfeioamento da Candidatura V01

Manual do candidato

Pg. 15 de 15

You might also like