You are on page 1of 12

HISTRIAS INFANTIS COMO RECURSO DIDTICO NAS AULAS DE LE PARA CRIANAS

Giovana Magalli Poletto Medeiros- (Sunflower Escola de Idiomas) Luciane Sturm(UPF)

RESUMO

O trabalho relata o uso de histrias infantis enquanto instrumento de aprendizagem de lngua estrangeira, ingls. Observaram-se as interaes ocorridas durante a produo oral de um grupo de alunos, com idades entre cinco e seis anos de idade, de um curso livre de idiomas, na cidade de Passo Fundo - RS. Os principais referenciais tericos do estudo foram oferecidos pelos trabalhos de Tonelli (2005) e Silva (1997). Alm destes, foram utilizados os conceitos do sociointeracionismo, de Oliveira (2003) e Rocha (2005), da abordagem comunicativa, de Almeida Filho (1993) e Sturm (2001 e 2007), alm de consideraes acerca da contao de histrias e respectivo uso num contexto de aprendizagem, com amparo em Machado (2004), Piza (2006) e Ellis & Brewser (1991). Acredita-se que por meio da contao de histrias, pode-se construir conhecimento de maneira ldica e contextualizada nas aulas de lngua estrangeira - LE. Analisando-se os dados e relacionando-os com os conceitos estudados, conclui-se que o uso de histrias favorece a interao entre os aprendizes e propicia um grande nmero de atividades diversificadas e interessantes.

1 INTRODUO

Em razo das formas peculiares com as quais crianas percebem o mundo, se relacionam com seus pares, fazem contato com o imaginrio e fantasioso, objetivando seu aprendizado, se faz necessria uma abordagem diferenciada para o ensino de lngua estrangeira (LE) para esse pblico. Surge, ento, as histrias infantis (HIs) como um recurso rico em possibilidades a serem exploradas pelos professores. O uso de HIs se apresenta como um recurso natural para o ensino de LE, pois incentiva a fantasia e a ludicidade, naturais s crianas, contextualizando qualquer tpico que se deseje abordar. Ao mesmo tempo em que so parte da realidade infantil, as HIs so uma fonte de vivncias a serem exploradas. Entretanto, os materiais disponveis no mercado que tratam do tema, muitas vezes limitam-se a fornecer dicas de como utiliz-las,

focados no que fazer ou em como fazer, sem levar em conta, ou pelo menos apresentar, qualquer referencial terico sobre o assunto, conforme apontado por Tonelli (2005). Diante disso, realizou-se este estudo, buscando verificar a contribuio das HIs para a aprendizagem de uma LE. Mais especificamente, o objetivo foi observar como acontece a atividade de contao de histrias em aulas de ingls como LE para crianas, analisando-se as interaes geradas por esta atividade. Este artigo destaca: o embasamento terico que o direcionou - o sociointeracionismo, a abordagem comunicativa, focalizando, tambm, a contao de histrias no universo infantil bem como, a prpria investigao, suas caractersticas, metodologia utilizada, finalizando com anlise dos dados coletados.

2 O SOCIOINTERACIONISMO E ENSINO COMUNICATIVO

O sociointeracionismo, de Vygotsky, provoca vivo interesse de pesquisadores nas reas da Educao e da Lingstica Aplicada, como principal teoria que busca explicar o desenvolvimento humano e a sua relao com o aprendizado. Para Oliveira (2003), Rocha (2005), Tonelli (2005) e Silva (1997) a construo das significaes acontece por meio das relaes sociais, das experincias pessoais, e esto em constante transformao, especialmente quando h a interveno do educador na formao de conceitos j estabelecidos pelo conhecimento prvio. Tonelli (2005) comenta que a construo do ser histrico e social, segundo a perspectiva Vygotskyana, ocorre atravs da interao social e da apropriao do discurso do outro. O conhecimento ento construdo pela interao social, mediado pela linguagem. Oliveira (2003) ressalta o papel da escola e a necessidade de interferncia, tanto do professor, como dos outros alunos, no processo de aprendizado, provocando avanos que no ocorreriam espontaneamente. Com isso, no quer transformar o aluno em um mero receptor, mas ressaltar a importncia do meio cultural no caminho do desenvolvimento de aptides e funes, demonstrando sempre a importncia da reelaborao e reconstruo de significados prprios do indivduo. Tambm, a imitao, a qual ocorre na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) relevante, no sentido de realizao de aes observadas nos outros, que esto alm das suas capacidades, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.

Nesses estudos as interaes sociais so ressaltadas, pois fazem parte de situaes formais e informais de aprendizado, onde as prprias crianas buscam em outros indivduos (adultos), as informaes ou conceitos que no detm. Assim, na interao e pela interao que se d o aprendizado. Analisando o brinquedo, na viso de Vygotsky, Tonelli (2005) focaliza o seu uso para a soluo de problemas que se apresentam e podem ser resolvidos atravs da imaginao e da ludicidade, preparando a criana para a formao de conceitos e significaes prprias. Nesse contexto da aprendizagem infantil, Rocha (2005), ressalta que a atividade principal da criana a atividade ldica, fundamental para seu o desenvolvimento psicolgico. Tais atividades quando colaborativas mediadas pela linguagem, geram interao, destacando-se como fonte de aquisio e construo dos conceitos em LE: O conhecimento construdo a partir das trocas que ocorrem no ambiente social e, para isso, a linguagem desempenha um papel fundamental, pois o veculo condutor dessas interaes. (TONELLI, 2005, p. 39) Diante de uma proposta de ensino comunicativo de LE, a quantidade de input a que o aprendiz exposto se faz fundamental, como, tambm, os fatores emocionais e afetivos envolvidos na aprendizagem (ALMEIDA FILHO, 1993; STURM, 2001 e 2007). Nessa perspectiva, os alunos passaram a ser sujeitos da sua prpria aprendizagem e ganharam grande importncia os interesses e a participao de cada aprendiz num grupo de trabalho que conduzido pelo professor, ento, para Almeida Filho, ser comunicativo significa preocupar-se mais com o prprio aluno enquanto sujeito e agente (1993, p. 42). Ao enunciar as principais caractersticas do ensino comunicativo, Sturm (2007) destaca tambm a importncia do papel dos aprendizes como usurios da LE, responsveis por seu aprendizado e membros de um grupo social. Por isso, a necessidade de comunicao e a motivao so os fatores que impulsionam tais alunos aquisio da LE e ao desenvolvimento das competncias necessrias para que se possa falar em aprendizagem comunicativa. Tonelli (2005) tambm destaca a necessidade de se mudar o foco do ensino, afirmando a nfase passa a ser no mais em como ensinar, mas sim em como o aluno aprende (p. 48). Sem dvida, as formas singulares que as crianas usam para aprender podem proporcionar uma nova viso de como ensinar, de como se pode estar mais

prximo da sua realidade e de como possibilitar seu desenvolvimento integral, tanto na LE, quanto como seres humanos independentes e integrais. Diante do exposto at aqui, conclui-se que de forma contextualizada, interessante e ldica a construo conceitual e o conseqente aprendizado da criana acontecem de forma natural, por meio da interao comunicativa na lngua materna. Entende-se, portanto, que processo semelhante deva se dar para a aquisio da LE.

3 A CONTAO DE HISTRIAS EM LE

Neste momento, cabe por em evidncia autores como Machado (2004), Piza (2006), Bettelhein(1980), Buzzato (2006), Ellis & Brewser (1991), Silva (1997) e Tonelli (2005) que estudam o uso de histrias como instrumento didtico e como maneira eficiente de acesso ao universo infantil, conseqente estabelecimento de metodologias que sirvam para o ensino de LE para crianas. Ellis & Brewster (1991) e Bettelhein (1980) afirmam que as histrias podem ser bastante motivadoras e divertidas, por isso importantes dentro dos preceitos do ensino contextualizado, despertando a curiosidade e estimulando a imaginao infantil. Afirma Tonelli (2005) que os aprendizes devem ter a oportunidade de adquirir conceitos e palavras extradas do sentido geral da linguagem:
Quando a criana ouve ou l uma palavra desconhecida numa frase, de resto compreensvel e a l novamente em outra frase, comea a ter uma idia do novo conceito e, mais tarde, sentir a necessidade de usar tal palavra; uma vez que a tenha usado, a palavra e o conceito j lhe pertencem. (p. 44)

As crianas podem vislumbrar nas histrias um uso real para o aprendizado da LE, isto , enquanto esto envolvidas por um tema significativo, do seu universo, buscaro entender as estruturas e conceitos apresentados na estria, construindo assim seu conhecimento em LE em bases slidas e reais, restando motivadas para o aprendizado. E mais, ao recont-las aos seus pares, estaro envolvidas socialmente e apoiando o aprendizado do outro. Na anlise de Machado (2004) a experincia de ouvir ou contar uma histria encerra muito mais do que as palavras ou a imaginao do ouvinte poderiam alcanar. Para autora, a experincia de ouvir uma histria est relacionada universalidade do ser humano e existncia pessoal como parte dessa universalidade. Essa universalidade tambm pode ser experimentada por meio da linguagem, especialmente de uma LE,

possibilitadora de comunicao com outras pessoas e outras culturas, com outros mundos. Metodologicamente falando, o uso de histrias infantis pode ser uma maneira muito eficiente de apresentar uma LE para as crianas, pois, as mesmas compem o contexto infantil, desde cedo, e tambm podem se constituir num meio de ampliao de vocabulrio e estruturas, haja vista que, freqentemente, apresentam repetio natural de palavras ou expresses, o que auxilia o aprendizado e encoraja a participao ativa na narrativa, conforme apontado por Ellis e Brewster (1991) e Machado (2004). Finalizando, pode-se ver ento, que as histrias infantis assumem um papel importantssimo no ensino de LE para crianas, pois emprestam significados importantes s palavras, propiciam a interao social por meio do uso da linguagem, so de extremo interesse de crianas de todas as faixas etrias: as crianas querem entender a histria que est sendo contada/lidai. So, ento, as HIs, um poderoso recurso a ser utilizado para que o aprendizado de uma LE seja significativo e acontea efetivamente baseado nas premissas do sociointeracionismo e do ensino comunicativo.

4 A PESQUISA: CARACTERIZAO, CONTEXTUALIZAO E METODOLOGIA

Este estudo, caracterizado como qualitativo (TELLES, 2002) foi realizado em uma escola de idiomas da cidade de Passo Fundo RS. Foram participantes da pesquisa, quatro meninas e um menino, com idades entre cinco e seis anos, em fase de pr-alfabetizao e que estudam ingls h trs semestres. Ainda, a professora, caracterizada como proficiente e com formao adequada. Com aulas de uma hora, duas vezes por semana, participando de atividades diversificadas e ldicas, a pesquisadora caracteriza os alunos participantes como alegres e dinmicos, apresentando alto nvel de motivao para o aprendizado desta LE. Em relao aos livros utilizados nas atividades de contao de histrias, so escritos e editados em pases de lngua inglesa, selecionados de acordo com a faixa etria e o nvel de ingls das crianas. As histrias so escolhidas conforme o tpico que est sendo abordado no momento ou com o projeto que a escola/turma est desenvolvendo.

Os dados desta pesquisa foram constitudos de observaes de uma seqncia de oito aulas, gravadas em udio. Tambm foram utilizadas as notas de campo em dirio e entrevistas com a professora da turma e a coordenadora pedaggica da escola. A histria utilizada durante as observaes foi The Farmer and the Beet, (graded reader), contada/lida pela professora em vrias sesses. A professora motivou os alunos para a histria, ativando o seu conhecimento prvio, a partir da capa do livro, do ttulo e de seus personagens. Ao iniciar a contao de fato, os alunos foram desafiados a participar do processo, utilizando seu conhecimento prvio de vocabulrio em ingls, principalmente. As imagens e outros recursos visuais foram muito importantes e valorizados nessa etapa. Nas aulas subseqentes se deu o desenrolar da histria, sendo que no incio de cada sesso a professora relembrava rapidamente o que j havia sido visto da histria especialmente o vocabulrio envolvido. Como atividades relacionadas (de follow-up) destacam-se a criao de um livro por cada um dos alunos, com personagens semelhantes aos da histria, quando ao finalizar a tarefa, cada aluno deveria recontar a sua histria, contando com a ajuda da professora. Essa atividade ilustra bem o processo de andaimento (o scaffolding do sociointeracionismo). Registra-se que os alunos usaram amplamente o vocabulrio em ingls das sesses anteriores, sem, no entanto, demonstrarem a mesma performance com relao ao uso das estruturas. A segunda atividade destacada a plantar beets (beterrabas), conforme a histria original, atividade gerou excitao nos alunos.

5 ANLISE E DISCUSSO DOS DADOS

A partir do objetivo proposto para esta pesquisa, de entender a contribuio que as HIs podem trazer para aula de LE para crianas, por meio da observao de atividades de contao de histria em sala de aula, so analisadas aqui algumas das interaes relevantes geradas por tais atividades. A importncia da interao social no processo de aprendizado infantil, seu papel na construo da ZDP, bem como a apropriao do discurso do outro no processo de construo da linguagem puderam ser observados no decorrer do trabalho com a contao da histria observada.

A motivao se confirmou como um aspecto importante, seno fundamental para que ocorra a interao e, conseqente, aprendizado da LE, conforme detalhado na seo 2. Observou-se em diferentes momentos que os procedimentos utilizados pela professora motivaram os aprendizes a interagir e com isso construir seu conhecimento em ingls. Momentos significativos das aulas observadas ilustram a relevncia da motivao, como se observa abaixo:
[1] T. A teacher vai mostrar para vocs algumas coisas que tem a ver com a story. [2] T. Esse aqui quem ? [3] St 2. Farmer. [4] Sts. Farmer. [5] T. Farmer and this is the... [6] Sts. Beet. [7] T. S que tem alguns animals aqui. Whats this? [8] St 3. Horse. [9] T.Horse. E o que ser que um horse tem a ver com a nossa story. [10] St 2. Ele vai ajuda a tira. [11] T.Tu acha que o horse vai ajuda o farmer.... [12] St 3. Ele ajuda assim eu acho que ele s come a folha.

Percebeu-se nessa seqncia que os alunos participaram do reconhecimento dos personagens da histria, demonstrando conhecimento de algum vocabulrio. O fato da histria apresentar animais como personagens, assunto de interesse infantil, confirmouse como motivador, reassegurando o sentido de que as crianas poderiam participar ativamente da aula (TONELLI, 2005). A motivao gerando interao no decorrer das sesses de contao, as crianas brincando e fantasiando com a histria, utilizando a linguagem como instrumento do seu jogo, alm de caracterizarem as aulas assistidas, destacam-se como aspectos recorrentes e enfatizados nas teorias que sustentam este trabalho (sociointeracionismo). Mais ainda, com base nas observaes, pode-se afirmar que nessas aulas, ocorreu o processo de construo de significados, caracterizando-as, tambm, como aulas comunicativas, confirmando-se o envolvimento dos alunos no seu prprio processo de ensino-aprendizagem (ver seo 2). Outro aspecto relevante do processo investigado a ligao entre o vocabulrio e estruturas previamente estudados e o tema da histria contada/lida. Esta relao entre a histria e outros tpicos do curso condiz com a contextualizao que se deseja nas aulas de LE para crianas conforme discutido na seo 2.
[13] T. O que ele est fazendo aqui?

8 [14] St 1. Tirando uma coisa. [15] T. E que coisa essa? Ser que uma carrot? [16] Sts. No! [17] T. O que ser? [18] St 3. Deixa eu ver. [19] St 1. Uma beterraba. [20] T. Yes. Uma beterraba. E como ser que beterraba em Ingls? [21] St 2. No. [22] T. Beet. [23] Sts. Beet [24] St 3. Beet. [25] T. O nome desta story The farmer and the beet. O que que o farmer est tentando fazer aqui nesta picture?

A partir das anotaes em dirio (31/05/2007), a motivao registrada como fundamental, refletindo a importncia do uso contextualizado da LA, pois os alunos demonstram entendimento do vocabulrio e das estruturas utilizadas pela professora:
[26] [...] continua contando/lendo com a ajuda dos alunos teacher usa muitas palavras em ingls mesmo as que no esto no livro alunos demonstram muito interesse e ajudam muito.

Retoma-se Ellis & Brewster (1991) os quais afirmam que as crianas no precisam entender todo o vocabulrio que se apresenta em um texto, e sim o seu contexto, podendo, assim, interagir. Com relao ao vocabulrio da histria contada pela professora, aquele j conhecido pelos alunos foi amplamente utilizado durante o processo, pois o livro The farmer and the beet apresenta figuras no lugar das palavras: algumas j conhecidas e outras do vocabulrio introduzido no incio da atividade de contao. Isso fez com que os alunos trabalhassem juntamente com a professora, construindo a histria enquanto foi sendo contada. Confirmou-se assim, a relevncia das histrias no aprendizado da LE, como ferramenta auxiliar na construo significativa do conhecimento. As observaes feitas in loco confirmaram, tambm, uma extensiva repetio do vocabulrio por parte dos alunos, incentivados pela professora, e pelo prprio material escolhido, pois, a repetio caracterstica nos contos de fada e na maioria das histrias infantis, conforme demonstrado a seguir:
[27] T. Once upon a time a... [28] St 2. Farmer [29] Sts. Farmer. [30] T. Planted a ... [31] Sts. Beet. [32] T. Beet. The beet grew and grew. O que que aconteceu com a beet? Ela cresceu muito. The...

9 [33] St 1. Farmer. [34] T. The farmer pulled on the ... [35] St 2. beet

Mais uma vez, a contextualizao, como fator fundamental, aparece, tambm, expressa na opinio da professora, na entrevista:
[36] Eu acho que todos os instrumentos que a gente utiliza que a criana se identifica uma motivao para que ela continue buscando o aprendizado. A histria vem ainda mais porque trabalha com o ldico da criana, n. A criana ela se enxerga naquilo ali e consegue imaginar coisas que da fase dela, da faixa etria dela.

Os alunos demonstraram estabelecer relaes com aspectos da lngua j aprendidos, como se v no trecho a seguir, onde a palavra sister, relacionada com trabalhos anteriores, apareceu:
[37] T. Who is this? The far... [38] Sts. Farmer. [39] T. Who is this? [40] Sts. sister [41] T. Can be the sister or a girl. And who is this? [42] Sts. cat [43] T. Ok, and who is this? [44] Sts. Dog.

Na seqncia da situao anterior a palavra girl foi utilizada ao invs de sister, como foi sugerido pelos alunos. Como naquele momento a palavra sister pareceu ter sido mais significativa, poderia ter sido adotada em vez da primeira. Percebe-se que as crianas entendem perfeitamente o contexto, sem, contudo, compreender cada palavra utilizada pela professora.
[45] T. It was easy or difficult to pull up the onion? Estava easy or difficult? [46] Sts. Difficult. [47] T. Difficult. E quem que tentou pull up the onion? [48] St 2. Farmer [49] T. Aqui no da Ana. [50] Sts. Girl. [51] T. And could she pull up the onion? Ela conseguiu? [52] Sts. No.

A repetio de vocabulrio e das estruturas aparece constantemente durante as atividades de contao/leitura das histrias e tambm durante as atividades relacionadas s mesmas. Inicialmente ocorre a imitao e a repetio daquilo que a professora l ou conta. Mais tarde, quando alguns j se apropriaram do conhecimento, percebe-se claramente a imitao entre pares, construindo o conhecimento individualmente, dentro

10

da ZDP, apoiados pelos aprendizes mais capazes, naquele momento, conforme a teoria Vygotskyana j discutida na seo 1.
[53] T. Who was the first one? Quem que vocs acham? [54] St 3. Onion. [55] T. Ok The onion. E quem que tentou pull up the onion? [56] St 3. A Girl [57] T. The dog, the cat, the farmer, the grandma... [58] St 2.Ha deixa eu ver. [59] St 4. Dog [60] St 3. Dog [61] T.Paulo what do you think? [62] St 1. Dog [63] St 3. Girl [64] T. Teresa [65] St 3. Farmer! [66] T. It was the farmer!

A interao, bem como um exemplo de construo coletiva e imitao, trabalhando dentro da ZDP, apareceram no trecho de outra aula:
[67] T. E pra quem que ela pediu help? Pra quem vocs acham que a girl pediu help? [68] St 3. Pra grandma. [69] T. Yes. The grandma. [70] St 2. E depois pro dog. [71] T. And then? [72] Sts. Dog. [73] St 2. Pro dog. [74] St 3. pro dog. [75] T. Yes for the dog. E eles conseguiram? [76] Sts. Yes.

O trabalho de recontar a histria, destacada por Tonelli (2005), j foi mencionada na seo 2. Tambm, pode-se dizer que no extrato de aula acima houve colaborao entre o sujeito mais capaz, que levou os outros a conclurem que o prximo personagem a aparecer seria o dog, e os outros alunos, demonstrando exemplo claro de aprendizado na ZDP, conceito importante da teoria interacionista. Ainda, ao recontar a histria os alunos, j familiarizados com personagens e vocabulrio, brincam com a mesma e parecem criar seu prprio jogo de faz-de-conta com os elementos de que dispem. (ver detalhes na seo2) Finalizando, fica claro com as anlises relatadas que o uso de histrias, alm de motivar, proporcionou interao real e significativa para as crianas, sendo uma importante fonte de input na LE. Ainda, observou-se que o conjunto de atividades proporcionadas aos aprendizes auxiliou no processo de construo de hipteses em

11

relao aquisio da LA. Por isso, justifica-se a necessidade de que o conhecimento da metodologia da contao de estrias em LE seja cada vez mais difundido entre os professores da educao bsica.

6 CONSIDERAES FINAIS

Vislumbra-se nas histrias infantis um recurso rico e eficaz para conhecer melhor nossos aprendizes-crianas e as formas como aprendem e se relacionam com o mundo. O professor luz dos princpios da abordagem comunicativa e do sociointeracionismo, aprende a fazer parte do universo infantil, a ensinar LE, bem como a ser companheiro de brincadeiras e fantasias de um mundo diferente do seu. Porm estabelecendo relaes afetivas com os aprendizes, que se apresentam fundamentais para que a apropriao da nova lngua se efetive. As histrias infantis so vistas, ainda, como ferramentas plenas de possibilidades a serem explorar na sala de aula. Nas observaes feitas, constatou-se a utilizao das HIs como fonte de inspirao e motivao, destacando os mritos da contextualizao e da viabilizao de experincias sociais, to relevantes para as crianas na aprendizagem. Outro aspecto merecedor de destaque foi o uso quase exclusivo do ingls por parte da professora, durante as aulas, aguando ainda mais a curiosidade das crianas, estimulando o uso significativo da LE pelos aprendizes, gerando comunicao efetiva, tanto entre os pares, como com a professora. No processo como um todo, ressaltaram-se, tambm, as atividades subseqentes (de follow-up) ao trabalho de contao das histrias. Estas proporcionaram claro prazer nas crianas, impelindo-os a empreender tentativas de compreenso e utilizao da LE. Concluindo-se portanto, seja por meio da prpria contao da histria, seja em relao s atividades relacionadas a ela, que os aprendizes sentem-se encorajados, seguros e motivados a produzir na LA. Como background para todo o processo, apareceu a ludicidade, como instrumento impressindvel, quando bem explorado, contribuindo enormemente para que o aprendizado se concretizasse em bases slidas, sendo divertido e significativo. Por fim, entende-se que esta investigao foi um primeiro passo e que para se apresentar dados mais conclusivos, necessita-se de estudos longitudinais a cerca do uso das

12

HIs no processo de aprendizagem de LE por crianas. Por isso, espera-se que outros profissionais da rea sintam-se desafiados e instigados a aprofundar o tema abordado. 7 REFERNCIAS ALMEIDA FILHO, Jos Carlos P. de. Dimenses comunicativas no ensino de lnguas. Campinas, SP: Pontes, 1993. BETTELHEIN, Bruno. A psicanlise dos contos de fadas. Traduo de Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. ELLIS, Gail; BREWSTER, Jean. The story telling handbook: a guide for primary teachers of English. London: Penguin Books, 1991. MACHADO, Regina. Acordais fundamentos terico-poticos da arte de contar histrias. So Paulo: DCL, 2004. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky : aprendizado e desenvolvimento: um processo scio-histrico. 4 ed. So Paulo: Scipione, 2003. REILLY, Vanessa. Cookie and friends B. Oxford: Oxford University Press, 2005. _______, Vanessa. Cookie and friends B : Audio CD. Oxford: Oxford University Press, 2005. 1 CD. ROCHA, Maria Slvia Pinto de Moura Librandi da. No brinco mais: a (des)construo do brincar no cotidiano educacional. 2 ed. Iju: Editora UNIJU, 2005. SILVA, Alzira. Era uma vez ... O Conto de fadas no ensino/aprendizagem no ensino de lngua estrangeira: o gnero como instrumento. Dissertao (Mestrado em Lingstica Aplicada ao Ensino de Lnguas) Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 1997. STURM, Luciane. O ensino da lngua estrangeira: estratgias comunicativas. Passo Fundo: UPF, 2001. _______, Luciane. As crenas de professoras de ingls de escola pblica e os efeitos na sua prtica: um estudo de caso. 2007. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. TELLES, J.A. pesquisa, ? Ah, no quero, no, bem!: sobre pesquisa acadmica e sua relao com a prtica do professor de lnguas. Linguagem e Ensino, v. 5, n. 2, 2002, p. 91-116. THE FARMER and the beet. United States of America: Addison-Wesley Publishing Company, 1989. TONELLI, Juliana. Histrias infantis no ensino de lngua inglesa para crianas. Dissertao (Mestrado em Estudos da Linguagem) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005.
i

Optou-se pela expresso contada/lida, pois, na aula de LE ao mesmo tempo que o professor l a histria no livro, ela contada com o auxlio das imagens e das prprias crianas, que interagem com seus pares e com a histria.

You might also like