You are on page 1of 15

AUTORA: Sarita Maria Pieroli

NRE: Londrina

COLGIO: Colgio Estadual Marcelino Champagnat

DISCIPLINA: Histria Ensino fundamental ( x ) Ensino Mdio ( ) DISCIPLINA DE RELAO INTERDISCIPLINAR: Portugus DISCIPLINA DE RELAO INTERDISCIPLINAR: Educao Artstica CONTEDO ESTRUTURANTE: A dimenso cultural e poltica CONTEDO ESPECFICO: Ditadura Militar no Brasil (ps-64) atravs da msica: uma experincia em sala de aula

Vem, vamos embora, que esperar no saber, Quem sabe faz a hora, no espera acontecer. (Geraldo Vandr)

Voc acredita que possvel a msica e a histria estarem relacionadas? Neste trabalho iremos analisar esta relao no perodo compreendido entre 1964 e 1984, mas que atingem sua maior intensidade nas dcadas de 1960 e 1970, onde a turbulncia social e poltica so marcantes no mundo todo, em particular no Brasil.

Para compreendermos a relao entre a msica e a represso que houve durante o Regime Militar, necessrio entendermos como estava o Brasil antes do Golpe Militar. A crise poltica se arrastava desde a renncia de Jnio Quadros em 1961. O vice de Jnio era Joo Goulart, que assumiu a presidncia num clima poltico adverso. O governo de Joo Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura s organizaes sociais. Estudantes, organizaes populares e trabalhadores ganharam espao, causando a preocupao das classes conservadoras, tais como, empresrios, banqueiros, Igreja Catlica, militares e classe mdia. Todos temiam que o Brasil se voltasse para o lado socialista. Este estilo populista e de esquerda, chegou a gerar at mesmo preocupao nos EUA, que junto com as classes conservadoras brasileiras, temiam um golpe comunista. Os partidos de oposio, como a Unio Democrtica Nacional (UDN) e o Partido Social Democrtico (PSD), acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda. No dia 13 de maro de 1964, Joo Goulart realiza um grande comcio em frente a Central do Brasil, no Rio de Janeiro, onde defendeu as Reformas de Base. Neste plano, Jango prometia mudanas radicais na estrutura agrria, econmica e educacional do pas. A reao ao comcio imediata, seis dias depois, em 19 de maro, os conservadores organizam uma manifestao contra as intenes de Joo Goulart. Foi a Marcha da Famlia com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas em vrias cidades, eram senhoras da elite catlica, autoridades civis e parte da classe mdia. (VICENTINO e DORIGO, 2006: 488 e 489). O clima de crise poltica e as tenses sociais aumentavam a cada dia, at que na noite de 31 de maro para 1 de abril, ocorreu o Golpe de Estado, dando incio ao perodo da Ditadura Militar, que ficou no poder at o ano de 1985. Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o pas refugiando-se no Uruguai. Instaurado o regime militar, os generais do exrcito passaram a governar o pas de forma conservadora e autoritria, atravs de Atos Institucionais. Jornalistas, estudantes e intelectuais eram considerados subversivos.

ATIVIDADE
Entre 1961 e 1964, ocorreu uma grande mobilizao popular na histria do Brasil. Comcios, passeatas, assemblias e discursos se multiplicavam. Organizaes eram criadas, intelectuais, artistas e estudantes assumiam posies e mobilizavam-se, dando vida ao espao pblico. Trabalhadores se manifestavam, por meio de greves, grupos rivais hostilizavam-se. Com o objetivo explcito de acabar com a baderna, as Foras Armadas deram, um golpe em 31 de maro de 1964.

Faa uma pesquisa sobre o assunto. Compartilhe com a classe as informaes obtidas e discuta sua opinio. O governo de Joo Goulart foi uma democracia, ou uma baderna?

A JOVEM GUARDA E O TROPICALISMO Apesar da ditadura, de incio a censura no atinge a msica popular. Alis essa vive um grande momento de criatividade com a Bossa Nova (desde a dcada de 50). O rockn rool brasileiro j vinha se desenvolvendo com os irmos Tony e Cely Campelo, mas seu auge s viria com a Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Vanderla), declaradamente descompromissado com os rumos polticos do pas. A Jovem Guarda foi um grande fenmeno de massa, esse estilo oferecia uma alternativa para quem preferia as festas de arromba s passeatas e manifestaes estudantis, o que levou os jovens engajados a entender a cano Quero que v tudo para o inferno, de Roberto e Erasmo Carlos, como o hino dos alienados. (WORNS e COSTA, 2002: 89 e 90) O Tropicalismo surgiu como uma ruptura contra a Bossa Nova, os compositores baianos Tom Z, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Torquato Neto, resolveram retomar a linha evolutiva da msica brasileira, que acreditavam, estava estagnada desde Joo Gilberto. Entre 1967 e 1970, o Tropicalismo traz irreverncia e informalidade, mas com uma teoria de fundo: a possibilidade de incorporao de tudo que era e foi considerado de mau-gosto, o brega, o rock, a Jovem Guarda, a violncia das palavras e das imagens. Os tropicalistas, por mais politizados que fossem e por mais que conhecessem a msica brasileira, eram, aos olhos dos defensores da msica de protesto, to alienados quanto a Jovem Guarda. As guitarras eltricas simbolizavam o imperialismo norte-americano. Entretanto, muitos intelectuais e artistas se posicionaram a favor dos tropicalistas e criticavam os adeptos da msica engajada.

DEBATE

Faa uma pesquisa sobre a Jovem Guarda e Tropiclia, sua forma/gnero (por exemplo: forma/cano, gnero/samba) e explique porque a jovem guarda era considerada descompromissada com a poltica do pas, enquanto a Tropiclia no teve grande aceitao pelos membros do movimento estudantil. A cano mostra ou esconde a realidade de um povo? Debata o resultado da pesquisa com os colegas.

Converse com o professor de Lngua Portuguesa sobre os seguintes conceitos: Ditadura, represso, censura, tortura, anistia.

A ERA DOS FESTIVAIS O primeiro grande momento da era dos festivais, foi sem dvida o II Festival da MPB, exibido pela TV Record (setembro-outubro, 1966) , a disputa estava acirrada entre A Banda de Chico Buarque de Holanda, com Chico Buarque e Nara Leo e Disparada de Geraldo Vandr e Tho Barros, com Jair Rodrigues e Quarteto Novo. O pblico estava dividido e o resultado final foi o empate das duas canes. A cano de Geraldo Vandr anunciava uma tendncia crtica desigualdade social, o que viria a marcar uma parte da MPB nos Festivais. (RIBEIRO, 2002: 90) O sucesso dos festivais se repetir em 1967, com um alto nvel das msicas, com o III Festival da MPB, TV Record (outubro, 1967). O resultado final ficou assim definido: 1 Ponteio, de Edu Lobo e Capinan; 2 Domingo no Parque, de Gilberto Gil; 3 Roda Viva, de Chico Buarque; 4 Alegria, Alegria, de Caetano Veloso A msica mais polmica era sem dvida a de Caetano Veloso, Alegria, alegria, que acompanhado do conjunto Beat Boys, introduziu as guitarras. A msica causou uma empatia imediata com o pblico, o ritmo alegre e descontrado, fez surgir aplausos de todos os lados, at dos inimigos da guitarra. importante lembrar, que essa msica serviu, 25 anos depois, para o movimento dos jovens cara-pintadas, na luta pelo impeachment, do Presidente Fernando Collor de Melo, alm de ser utilizada na srie Anos Rebeldes de Gilberto Braga.

ALEGRIA, ALEGRIA Caminhando contra o vento Sem leno sem documento Num sol de quase dezembro Eu vou O sol se reparte em crimes, espaonaves, guerrilhas Em cardinales bonitas Eu vou Em caras de Presidentes Em grandes beijos de amor Em dentes, pernas, bandeiras, bomba E Brigite Bardot Caetano Veloso, 1967

ATIVIDADE
Vamos fazer a leitura da cano, observando os seguintes aspectos: Autoria, data de produo e quem canta; Identifique as referncias que a msica faz ao cotidiano da dcada de 60. O que o autor queria dizer em poca de ditadura caminhando contra o vento sem leno sem documento? Ser que todos gostaram da msica? E quem no gostou por que no? Onde era tocada? Discuta as questes apresentadas e compare com o seu cotidiano.

Em 1968 os jovens se rebelavam em vrios locais do continente, na Frana, os estudantes quase tomaram o poder. Nos Estados Unidos se rebelavam contra a Guerra do Vietn. No Brasil, o movimento estudantil tem como alvo a ditadura militar, no Rio de Janeiro, passeatas dos estudantes e intelectuais enchiam as ruas, os bares fervilhavam. Os lderes estudantis tinham um padro mais popular, ligado a Geraldo Vandr. Os tropicalistas buscavam revolucionar a msica popular, entretanto, estavam mais sintonizados com o que ocorria l fora, onde os ativistas buscavam a derrubada de todas as estruturas sob a bandeira do sexo, drogas e rock in roll. Em meio a este cenrio realizado o III Festival Internacional da Cano, organizado pela TV Globo (setembro, 1968). Nas eliminatrias a msica proibido proibir de Caetano Veloso, foi hostilizada pela platia, porm foi classificado para as apresentaes no Maracanzinho. A intolerncia das pessoas fez com que atirassem objetos no palco, ovos, tomates, vaias e ofensas, que levam Caetano Veloso a enfrentar a reao da platia, aos gritos, enfurecido:
-Mas isso que a juventude que diz que quer tomar o poder? Vocs tem coragem de aplaudir, este ano, uma msica, um tipo de msica que vocs no teriam coragem de aplaudir o ano passad?. So a mesma juventude que vai sempre, sempre, matar amanh o velhote inimigo que morreu ontem. (WORMS e COSTA, 2002: 101)

A polmica se torna ainda maior nesse Festival, quando o jri anuncia a vitria de Sabi de Tom Jobim e Chico Buarque, e o segundo lugar fica para Pra no dizer que no falei das flores de Geraldo Vandr, considerada conforme Millr Fernandes - A nossa Marselhesa. O que o pblico e jurados s foram perceber bem mais tarde, que Sabi tambm era uma msica de protesto. Uma sutil cano do exlio. (WORMS e COSTA, 2002: 104)

(...) Olha, sabe o que eu acho? Uma coisa s mais ... Antnio C. Jobim e Chico Buarque merecem o nosso respeito. (APLAUSOS). A nossa funo de fazer canes. A funo de julgar, nesse instante, do jri que ali est. (VAIAS). Um momento! (VAIAS). Por favor! E tem mais uma coisa s. Pra vocs ... pra vocs que continuam pensando que me apiam vaiando ... - marmelada! marmelada! marmelada! (PBLICO) - Gente! Gente, por favor! Olha, tem uma coisa s: a vida no se resume em festivais. PRA NO DIZER QUE NO FALEI DAS FLORES (Caminhando)

Caminhando e cantando e seguindo a cano Somos todos iguais, braos dados ou no Nas escolas, nas ruas, campos, construes Caminhando e cantando e seguindo a cano Vem vamos embora que esperar no saber Quem sabe faz a hora no espera acontecer, Geraldo Vandr, 1968

DEBATE: Porque voc acha que esta msica perdeu o festival? Por que ela e seu autor foram perseguidos? O que possui de to comprometedora? O que voc acha que o autor queria com esta msica?

A DITADURA TOTAL O ano de 1968 alm de manifestaes, passeatas, reivindicaes estudantis contra o governo militar, a violncia da polcia e do exrcito, fez com que a Igreja se solidarizasse com os estudantes, engrossando o nmero daqueles que, nas ruas, protestavam contra o regime. Somada a essa situao duas greves ocorridas em So Paulo e Belo Horizonte, onde as reivindicaes trabalhistas, misturavam-se com a oposio ao regime. Em dezembro de 1968, o presidente Costa e Silva decretou o AI-5, o mais violento de todos os atos institucionais at ento outorgados. Era a consolidao da ditadura, a arbitrariedade foi legalizada. Muitos artistas e intelectuais foram forados a ir para o exlio, os tropicalistas foram presos, depois de quase dois meses de priso, foram libertados mas com liberdade vigiada. Em 1969 em Salvador, Caetano Veloso e Gilberto Gil fizeram um show onde cantaram O Hino do Esporte Clube Bahia, Alegria, alegria, e cano composta por Gilberto Gil como despedida, Aquele abrao. Enquanto os amantes da msica de protesto chamavam os tropicalistas de alienados, os militares perceberam o teor da sua subverso e os

mandaram para Londres. (WORNS e SALLES, 2002: 105 e 106). Estava decretado o silncio. Com o endurecimento do regime, os festivais foram perdendo sua fora. Chico Buarque torna-se o grande nome da msica politizada, atravs de metforas, consegue driblar a censura e compe msicas como: Quando o carnaval chegar, Apesar de voc, To voltando, Clice, esses so alguns exemplos. Perseguido a tal ponto que bastava a sua assinatura para que a msica fosse censurada, Chico Buarque passou a usar, em 1974, um pseudnimo, Julinho da Adelaide.

CLICE Pai, afasta de mim esse clice Pai, afasta de mim esse clice Pai, afasta de mim esse clice De vinho tinto de sangue. Como beber dessa bebida amarga Trazer a gota, engolir a labuta Mesmo calada a boca, resta o peito Silncio na cidade no se escuta De que me vale ser filho da santa Melhor seria ser filho da outra Outra realidade menos morta Tanta mentira, tanta fora bruta ... Chico Buarque Holanda, 1973

ATIVIDADE Faam a anlise da cano, seguindo o roteiro abaixo: O que voc acha que esta msica quer dizer em plena poca de ditadura? Se voc fosse um censor, por que censuraria esta msica? Ela poderia se chamar Cale-se ao invs de Clice? Por qu? Analise as sonoridades vocais e instrumentais.

Com o professor de Educao Artstica, vamos fazer uma pesquisa sobre os ritmos da poca, selecionar as msicas de mais destaque, vdeos de artistas, festivais e cantores e montar um show.

BRASIL, AME-O OU DEIXE-O Durante o governo Mdici, na rea econmica, a ditadura era beneficiada pelo chamado milagre econmico, houve um crescimento da economia em ritmo muito acelerado, em funo da entrada macia de capital estrangeiro. O governo aproveita-se do momento e usa os meios de comunicao com os slogans: Brasil, ame-o ou deixeo, Ningum segura este pas, Este um pas que vai pra frente, Pra frente Brasil. A conquista do tricampeonato mundial de futebol no Mxico em 1970, contribuiu muito para criar um clima de euforia e reforar a imagem do pas. Algumas canes contriburam para o clima ufanista (valorizao ao mximo do pas).

EU TE AMO, MEU BRASIL As praias do Brasil ensolaradas l, l, l O cho onde o pas se elevou l, l, l A mo de Deus abenoou, mulher que nasce aqui Tem muito mais amor. O cu do meu Brasil tem mais estrelas l, l, l O sol do meu pas mais esplendor l, l, l A mo de Deus abenoou em terra brasileira, vou plantar amor, Eu te amo, meu Brasil, eu te amo Meu corao verde, amarelo, branco, azul anil Eu te amo, meu Brasil, eu te amo Ningum segura a juventude do Brasil Dom e Ravel, 1970]

DEBATE
Que leitura podemos fazer da cano Eu te amo meu Brasil? Que tipo de proveito ela poderia fornecer ao regime militar? Em plena fase do milagre econmico, qual a imagem que a msica passava do pas?

Em 1974, encerrou-se o mandato de Mdici, o qual foi substitudo pelo general Ernesto Geisel, apesar de sua fala era encaminhar o pas para uma abertura poltica, a censura continuou atuante. Em 1977 Geisel fecha o Congresso e decreta o pacote de abril. Aumenta o mandato presidencial para seis anos, um tero do Senado seria composto por Senadores nomeados diretamente pelo governo e no eleitos pelo voto popular.

ATIVIDADE Analise a imagem ao lado, considerando: A fonte do documento; Qual a idia transmitida; Qual a relao existente com o tema estudado.

Nas eleies legislativas de 1978, foi eleito Joo Batista Figueiredo, como no tinha mais o AI-5 para governar, e os estudantes retomavam as ruas com manifestaes pela anistia, procurou dar prosseguimento ao j traado processo de abertura poltica. Este momento fica marcado pelo samba de Aldir Blanc e Joo Bosco, gravado por Elis Regina, em 1979, O bbado e a equilibrista, que tornou-se na prtica, uma espcie de hino pela luta da anistia ampla, geral e irrestrita. Com a grande mobilizao pela anistia, o Presidente Figueiredo assina o Decreto de Anistia, encerrando uma dcada difcil e iniciando a campanha pelas Diretas-J, numa mobilizao popular na histria do pas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

ABUD, Ktia Maria. Registro e representao do cotidiano: a msica popular na aula de Histria. Caderno Cedes. Campinas, v. 25, n. 67. p. 309-317, set/dez. 2005. BUARQUE, Chico. Clice. Disponvel em http://www.cliquemusic.uol.com.br/artistas/ chico-buarque.asp Acessado em 10/06/07 s 13:00 h. CERRI, Luis Fernando (org.). O ensino de Histria e a Ditadura Militar. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2005. FRANKLIN, Martins. Disponvel em http://franklinmartins.com.br. Acessado em 28/05/ 2007 s 20:00 h. http://pt.wikipedia.org/wiki/Atos_Institucionais Acessado em 06/11/07 s 16:30 MOURA, M. Roberto. A censura e a msica no Brasil. In: INTERNATIONAL COUNCIL FOR TRADIONAL MUSIC, 36. 2001, Rio de Janeiro, RJ. Anais ... Rio de Janeiro. 2001. Disponvel em http://.bocc.ubi.pt/pag/moura-roberto-censura-musical.pdf. Acesso em 1 jun 2007. NAPOLITANO, Marcos. Histria e msica. Belo Horizonte: Autntica, 2002. NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais. A Histria depois do papel. In: PINSKY. Carla B. & Outros. Fontes Histricas. So Paulo: Contexto, 2005. REZENDE, Maria Jos. A Ditadura Militar no Brasil: represso e pretenso de legitimidade 1964-1984, 1996. PARAN. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO. Diretrizes Curriculares da Rede Pblica de Educao Bsica do Estado do Paran Histria. Curitiba, 2003. RIBEIRO, Solano. Prepare seu corao. So Paulo: Gerao Editorial, 2002.

SIMAN, Lana Mara C. O papel dos mediadores culturais e da ao mediadora do professor no processo de construo do conhecimento histrico pelos alunos. In: ZARTH, Paulo A. & Outros (orgs.). Ensino de Histria e Educao. I Ju, Ed. UNIJU: 2004. VANDR, Geraldo. Pra no dizer que no falei das flores. Disponvel emhttp://www.cliquemusic.iol.com.br/artistas/geraldo-vandre.asp Acessado em 20/09/ 07 s 14:00 h. VICENTINO, Cludio & DORIGO, Gianpaolo. Histria para o ensino mdio: histria geral e do Brasil. So Paulo: Scipione, 2005. WORMS, Luciana Salles & COSTA, Wellington B. Brasil sculo XX ao p da letra da cano popular. Curitiba: Nova Didtica, 2002.

You might also like