You are on page 1of 40

Relatrio Final

Mdulo I: Propriedades coligativas


Estudo do Equilbrio lquido-vapor para gua pura e solues aquosas. Osmose: um processo importante para a vida! Como manter de forma alternativa sua bebida gelada?

Nomes: Caroline Miareli Guilherme Martins Natlia Braz Wesley Wilker

R. A.: 2009.1.14.007 R. A.: 2009.1.14.017 R. A.: 2009.1.14.032 R. A.: 2010.1.14.021

Prof. Dr. Luciano Sindra Virtuoso

Alfenas/2013

Introduo

Propriedades coligativas so propriedades de uma soluo que dependem da concentrao de partculas do soluto e no da sua natureza. Cada uma dessas propriedades depende da diminuio da tendncia de escape das molculas do solvente pela adio das partculas do soluto. As propriedades coligativas so propriedades que se originam a partir da presena de um soluto no-voltil e um solvente. A intensidade da ocorrncia dessas propriedades varia de acordo com a quantidade de partculas encontradas na soluo. Usamos a expresso soluto no voltil quando o ponto de ebulio do soluto for superior ao do solvente. As propriedades coligativas incluem o abaixamento da presso do vapor, elevao do ponto de ebulio, abaixamento do ponto de congelao, etc. Essas propriedades, portanto, no so explicadas pela natureza da substncia, mas sim pela quantidade de suas molculas, partculas ou tomos. Abaixamento da presso de vapor O efeito tonoscpico Tambm denominada de Tonometria, esta propriedade compreende o estudo da diminuio da presso mxima de vapor de um solvente causada pela adio de um soluto no-voltil. A frmula para o clculo da Tonoscopia segue abaixo, na qual: p = P2 P, onde: P = presso de vapor da soluo P2 = presso de vapor do solvente Um lquido ao passar para seu estado de vapor estabelece novas interaes, sendo que a quantidade de solvente presente nesta nova fase vai determinar a chamada presso de vapor. A presso de vapor de uma soluo corresponde quantidade de solvente na fase gasosa e existe uma relao entre o abaixamento da presso mxima de vapor e o nmero de mols do soluto presente em uma soluo. Assim, quanto maior for o nmero de mols do soluto no-voltil na soluo, maior ser o abaixamento da presso mxima de vapor.

Tem-se que toda soluo tende a um equilbrio, e este pode ser atingido se considerarmos a Lei de Raoult: a presso de vapor de um solvente em uma soluo igual ao produto da presso de vapor do lquido puro presente nesta soluo, se considerarmos a frao molar do lquido. Aumento da temperatura de ebulio
O Efeito ebulioscpico

Ebulioscopia o estudo da elevao do ponto de ebulio de um solvente, provocada pela adio de um soluto no-voltil, presso externa constante. Sendo calculada a partir da relao
te = Te2 - Te, onde: Te = temperatura de ebulio da soluo Te2 = temperatura de ebulio do solvente

Abaixamento da temperatura de solidificao O efeito crioscpico A crioscopia a propriedade coligativa que estuda o abaixamento da temperatura de congelamento de um lquido, provocado pela presena de um soluto no voltil. Esse abaixamento diretamente proporcional a molalidade da soluo. O equilbrio heterogneo entre o solvente puro, slido, e a soluo com soluto, na frao molar xB apresenta no ponto de vista de congelao, igual potencial qumico do solvente nas duas fases:
( )(

( )(

A equao abaixo mostra que a temperatura de congelao normal do solvente passa de T* para T* na soluo:

O valor

o abaixamento crioscpico e

H*f a entalpia de fuso do

solvente. Os maiores abaixamentos observam-se com solventes que tem entalpias de fuso baixas e pontos de fuso elevados.

Presso Osmtica Efeito osmoscpico Osmose a passagem do solvente de uma soluo j diluda para outra com maior concentrao, atravs de uma membrana semipermevel, no qual permite somente a passagem de solvente. No efeito osmtico ocorre a variao da presso osmtica entre duas solues A Presso osmtica a presso que se deveria aplicar sobre a soluo, a determinada temperatura, para impedir a passagem do solvente atravs da membrana. A presso osmtica representada pela letra grega (Pi). Para solues moleculares, temos: = M.R.T Para solues inicas, temos: = M.R.T.i = presso osmtica. M = concentrao em mol/L.

Aprendizagem Significativa De tempos em tempos pesquisadores, no contexto educativo, buscam a melhor maneira de ensinar e no somente ensinar, mas conseguir fazer com que os alunos aprendam. Hoje em dia se ouve-se muito falar em aprendizagem significativa, mudana conceitual e construtivismo, muitos tericos defendem que um bom ensino deve ser construtivista, promover a mudana conceitual e facilitar a aprendizagem significativa. Apesar de todos falarem em aprendizagem significativa, muitos falam sem saber ao certo o que e como acontece. A aprendizagem significativa o processo atravs do qual um novo conhecimento se relaciona de maneira no arbitrria e substantiva estrutura cognitiva do aprendiz, ou seja, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prvio que o aluno possui denominado subsunor. Quando o material de aprendizagem relacionvel estrutura cognitiva somente de maneira arbitrria e literal que no resulta de significados para o sujeito, a aprendizagem ento dita mecnica ou automtica. De acordo com os estudos do professor Marco Antnio Moreira o conceito de aprendizagem significativa, embora proposto por Ausubel compatvel com outras teorias construtivistas contemporneas.

Para conseguir colocar a aprendizagem significativa em prtica a escola precisa partir de onde os alunos esto, das suas preocupaes, necessidades, curiosidades. Para que o

aluno possa aprender ele precisa envolver-se, pesquisar, correr atrs, comparar, produzir,comunicar. Em uma sociedade mais complexa, ou seja, com mais informaes disponveis, o professor precisa ser muito criativo nas suas propostas, atividades, mediao. Uma tima estratgia a da auto-motivao, professor motivado motiva os alunos, quando ele mostra entusiasmo pelo que fala, pelo conhecimento, contagia os alunos. E como resposta negativa claro que um professor desanimado, desanima seu alunos e ainda professores muito ricos em vivncias, leituras, prticas, recurso encontra estratgias diferentes de orientar alunos.

Ensinar e aprender hoje pode se transformar em um fantstico e estimulante desafio, que pode nos realizar tanto profissionalmente como tambm pessoalmente. Metodologia Estudo do Equilbrio lquido-vapor para gua pura e solues aquosas.

Montou-se um esquema como descrito na Figura 1, com gua deaerada, aquecendo-a at a temperatura de 80C.

Termmetro

5 4 3 2 1

7 8 9 11 3 2

Figura 1 Ilustrao do esquema de montagem para aquecimento de gua deaerada e medio de volume do vapor dgua.

10

Proveta de 10 mL invertida Bquer 500 mL

2 4
5 4 6 7 8 9 1 10

Barra de agitao Magntica

Cada grupo trabalhou com um sistema diferente,

Grupo 1 2 3 4 5

Sistema gua pura gua + sacarose 0,5 M gua + sacarose 1 M gua + NaCl 0,25 M gua + NaCl 0,5 M

6 gua+ NaCl 1 M Tabela : Diviso dos grupos. Obs: Devido a falta de reagentes no dia alguns grupos no realizaram a prtica com os valores propostos. Completou-se com gua at a borda um bquer de 600 ml e encheu-se uma proveta de 10,0 mL at cerca de 2/3 de sua altura total de acordo com cada soluo indicado, logo aps cobriu-se o topo com o dedo e inverteu-se lentamente (para no deixar gotas de gua nas paredes internas em contato com o ar) no bquer. Uma amostra de 4 a 5 mL de ar foi aprisionada no interior da proveta, onde foi cercado externamente pela gua do bquer para manter a temperatura igual a da gua. Desta forma afundou-se ao mximo a proveta no bquer sem, contudo, tocar seu fundo. Feito isto adicionou-se mais gua ao bquer, at quase transbordar, a fim de submergir totalmente a proveta. Firmou-se, com garras, a proveta dentro do bquer e colocou-se um termmetro a cerca de meia altura da amostra gasosa. Aqueceu o sistema um pouco acima de 80C, procurando-se sempre agitar para homogeneizar a temperatura. Retirou-se o aquecimento e leu-se os volumes gasosos a 80C, 75C, 70C, etc., assim seguindo at 50C, mantendo sempre a agitao. Aps a temperatura atingir os 50C, como pode ser descrito na figura 2. Fazendo-se com que a temperatura da gua se conservasse abaixo de 5C. Registou-se o volume do gs (ar) e a temperatura (entre 0C e 5C), leu-se no barmetro a presso atmosfrica no momento do experimento para posteriores efeitos de calculo.

5 4 3 2 1

7 8 9 11 3 2

Figura 2 Ilustrao do esquema de resfriamento rpido da gua deaerada para medio do volume de vapor dgua abaixo da temperatura de 5C

Osmose: um processo importante para a vida!

Primeiramente mediu-se as dimenses de 3ovos (cm), em seguida, os mesmo foram colocados em bqueres contendo 250 mL de vinagre. Observou-se, por um determinado tempo as possveis reaes que poderiam ocorrer. O sistema permaneceu em repouso por um dia. Aps permanecer em repouso, com cuidado, retirou-se os 3 ovos do bquer com vinagre e lavou-se os 3 com gua. Observaram-se as alteraes no sistema, comparando o tamanho do ovo mergulhado na soluo cida com suas dimenses naturais verificadas anteriormente. Tratou-se os ovos da seguinte maneira: 1 ovo: Em um bquer com 250 mL da soluo supersaturada de gua com acar colocou-se um ovo que estava no vinagre, deixando-o em repouso por mais um dia. 2 ovo: Em outro bquer de 250 ml mergulhou-se em gua pura e deixou em repouso por um dia, observou. 3 ovo: Em outro bquer de 250 ml mergulhou-se o ovo em uma soluo gua+corante, deixou em repouso e observou.

10

Gelo

2 4
5 4 6 7 8 9 1 10

Aps esse perodo, os ovos foram cuidadosamente retirados da soluo dos recipientes, lavados com gua e comparou-se as dimenses, com sua dimenso natural. Um quarto ovo deixado em repouso anteriormente pelo professor foi utilizado para a construo do osmmetro, para tal construo retirou-se a membrana externa do ovo com cuidado para no rasgar completamente e montou-se em um sistema de bureta invertida.

Como manter de forma alternativa sua bebida gelada?

Montou-se o sistema: frasco adiabtico + termmetro + sistema de agitao de modo que o bquer maior continha o menor de 50 mL. Logo aps adicionou-se gelo picado e soluo, de acordo com a composio indicada na tabela abaixo.

Tabela 01 Descrio da composio de mistura de cada experimento. Soluo A B C D E Composio 20 mL de gua resfriada ( 2,0 C) + 10g de gelo modo 25 mL de soluo de HCl 0,250 molal ( 2,0 C) + 10g de gelo modo 25 mL de soluo de HCl 0,500 molal ( 2,0 C) + 10g de gelo modo 25 mL de soluo de CH3COOH 0,250 molal ( 2,0 C) + 10g de gelo modo 25 mL de soluo de CH3COOH 0,500 molal ( 2,0 C) + 10g de gelo modo

Agitou-se vigorosamente e prolongadamente mantendo-se o sistema isolado durante todo o experimento. Acompanhou-se a temperatura do sistema com um termmetro at que o equilbrio trmico fosse atingido, anotou-se o valor obtido. Retirou-se alquotas de 5,0 mL em duplicata das solues de B-E e transferindo-se para o pesa filtros devidamente limpos e com massa previamente determinada e anotada. Determinou-se, em seguida, a massa dos pesa filtros com soluo. Transferiu-se as solues para um erlemeyer de 125 ml e titulou-se estas alquotas com soluo padronizada de NaOH 0,1 mol.L-1.

Resultados e discusses Estudo do Equilbrio lquido-vapor para gua pura e solues aquosas. Este experimento esta inserido no conceito de tonoscpia (diminuio da presso mxima de vapor de um solvente causada pela adio de um soluto no-voltil). O fenmeno fsico onde uma substncia passa do estado lquido para gasoso a vaporizao.

A vaporizao apresenta trs maneiras para ocorrer: ebulio, calefao e evaporao. Evaporao quando ocorre a passagem do estado lquido para o gasoso em um processo lento. Ebulio tambm a passagem do estado lquido para o gasoso, porm em processo mais alvoroado, ocorrendo em toda a massa. Nesse processo, a presso do vapor do lquido se torna igual presso externa. A caracterstica da ebulio o borbulhar que ocorre quando o vapor libertado. A ebulio ocorre quando a substncia lquida atinge uma determinada temperatura, chamada de ponto de ebulio, transformando o lquido em vapor. Calefao quando ocorre a passagem do estado lquido para o gasoso depois de um forte aquecimento, como quando uma gota de gua cai sobre uma chapa quente, ocorrendo assim um forte aquecimento da gua, e a evaporao por calefao. Numa mistura de duas fases, lquida e vapor, em equilbrio, um componente de uma das fases est em equilbrio com o mesmo componente na outra fase. A relao de equilbrio depende da presso, da temperatura e da composio da mistura na fase lquida. Ao desenvolvermos este experimento utilizando o sistema de gua pura, parte da gua vaporiza at que a presso exercida pelo vapor atinja um determinado valor. Estabelecido esse equilbrio lquido-vapor (velocidade de evaporao = velocidade de condensao), pode-se considerar que os vapores so saturantes e a sua presso , ento a presso de vapor. A presso de vapor a presso exercida por um vapor quando este est em equilbrio dinmico com o lquido que lhe deu origem, sendo assim uma medida da tendncia de evaporao de um lquido. Quanto maior for a sua presso de vapor, mais voltil ser o lquido, e menor ser sua temperatura de ebulio relativamente a outros lquidos com menor presso de vapor mesma temperatura de referncia. Ao

aquecermos o sistema como indicado at 80C ocorre um aumento na presso de vapor da substncia (h um aumento da energia cintica mdia das partculas do lquido, havendo assim um maior nmero de partculas com energia cintica suficiente para passar da fase lquida fase gasosa). A ebulio acontece quando a presso de vapor do lquido iguala a presso atmosfrica, neste caso com estvamos em Alfenas a presso no dia era de 0,91 atm, analisando com o auxilio do diagrama de fases, a ebulio da gua ocorre a uma temperatura menor que 100C (Ebulio da gua pura). Pois a uma menor presso fornecer uma menor temperatura.

Imagem 1: Diagrama de fase da gua pura.

O diagrama de fase da gua pura mostra a dependncia dos estados da matria (slido, liquido e gasoso) em funo da temperatura e presses, no qual busca o estado de maior equilbrio nestas condies. Ao diminuirmos a temperatura at 50 C podemos observar a variao do volume, concluindo assim que a presso diretamente proporcional temperatura e inversamente proporcional ao volume. Observada pelos dados obtidos, a medida que diminumos a presso, ocorre o aumento do volume. De acordo com a equao de Clapeyron podemos analisar esta relao.

A partir desta equao, sabemos como P varia em funo de T na curva de equilbrio. Semelhante a equao Clapeyron a equao de Clausius-Clapeyron importante para o entendimento dos diagramas de fases particularmente para a

localizao e a forma das curvas de equilbrio liquido-vapor e slido-vapor. Sua importncia prtica reside em que ela nos permite prever como a presso de vapor varia com a temperatura e como a temperatura de ebulio varia com a presso. A relao entre a presso de vapor e a temperatura pode ser expressa pela equao de ClausiusClapeyron:

Correspondendo-se as variaes de entalpia, entropia e volume a um mol da substncia estudada durante o processo de vaporizao. Considerando-se que Vvpz Vgs = RT/p, tem-se:

Onde se pode calcular a entalpia molar de vaporizao partir de medidas de presso de vapor de um lquido a vrias temperaturas. De acordo com a deduo desta equao podemos observar a relao envolvida;

*O volume molar do gs muito maior que o do lquido, logo: vpzV = Vm(g) Vm(l) = Vm(g).

( )

Integrando-se os termos de P1 a P2 e de T1 a T2 respectivamente: _dP_ = _vpzH_ _1_ dt P R T Ln _P0_ = _vpzH_ _1_ dt P R T Ln _P0_ = _vpzH_ _T-1 P R -1 limite de integrao de T0 a T.

Ln _P0_ = _vpzH_ . [-(1/T) (1/T0)] P R Onde: P0 = 1 atm = presso de vapor a T0. P = presso de vapor a T. T0 = ponto de ebulio normal do lquido. T = ponto de ebulio analisado/qualquer.

Ln P = _vpzH_ - _vpzH_ R T0 RT Transformando ln em log: Log10 P = ___vpzH___ - ___vpzH___ 2,303 R T0 2,303 R T Para os sistemas de gua sal e gua e sacarose em diferentes concentraes, podemos observar o efeito de tonoscpia e como ele se comporta em diferentes concentraes, temos que na soluo gua + Nacl, o NaCl e gua so componentes (constituinte quimicamente independente do sistema), portanto o sistema possui dois componentes. Entretanto este mesmo sistema possui trs constituintes considerando que o NaCl ao se dissolver se dissocia em Na+ e Cl. A partir dessas concepes podemos definir o Grau de liberdades o nmero de variveis intensivas que podem ser independentemente alteradas sem perturbar o numero de fases em equilbrio. Ela

constitudas.

F= C - P+2 Sendo F= Grau de liberdade C= Componente P= nmero de fase Para o sistema gua+sal obtemos F= 2-2+2 = 2 Podemos assim concluir que possvel mudar duas variveis sem perturbar o equilbrio das fases. J para o sistema gua e sacarose, temos que a sacarose e gua so componentes (constituinte quimicamente independente do sistema), portanto o sistema possui dois componentes e dois constituintes visto que a sacarose uma molcula orgnica que sofre solvatao em meio aquoso, no qual as molculas de gua rodeia a molcula de sacarose. Para tal calculou-se o grau de liberdade do sistema.

F= 2-2+2= 2 Podemos assim concluir que possvel mudar duas variveis sem perturbar o equilbrio das fases. A partir do experimento realizado podemos perceber que a presso de vapor de uma substncia, numa dada temperatura, no depende do volume e do formato das fases lquida e vapor que esto em equilbrio. A presso de vapor depende do lquido, neste caso gua+NaCl e gua+sacarose. Verifique que ao se aquecer a gua a temperatura de ebulio da gua (solvente puro) aproximadamente igual a 100C (considerando a presso igual a 0,91 atm). Ao aquecermos uma soluo aquosa de NaCl, percebe-se que o ponto de ebulio da gua sofre um aumento. A elevao do ponto de ebulio da gua na soluo sempre ir produzir efeitos em algumas propriedades fsicas de um solvente, tais como diminuio da presso de vapor, aumento do ponto de ebulio, etc.

Este efeito conhecido como coligativos, depende exclusivamente da concentrao (quantidade) de partculas que se encontram dispersas num solvente. Assim podemos dizer em termos submicroscopicos que as partculas do soluto dificultam a fuga das molculas, tornando mais difcil a passagem do lquido para o estado gasoso, ou seja as partculas do soluto dificultam a vaporizao e diminuem a presso de vapor.

Imagem x:

Com este experimento podemos analisar tambm, em termos de concentrao visto que utilizamos diferentes concentraes tanto de sacarose como de cloreto de sdio. Considerando que um maior nmero de partculas dispersas diminui com maior intensidade a liberao de vapores do solvente, entendemos que solues mais concentradas apresentam menor presso de vapor. Dados obtidos durante a realizao do experimento e clculos realizados 1 Determinao da quantidade de matria (n) de ar seco aprisionado Quantificou-se a quantidade de matria de ar seco presente na amostra, visto que a mesma continha ar atmosfrico antes da imerso no bquer contendo gua deaerada, atravs da medida de volume de vapor dgua realizada a 4,0C e considerando a Lei das mistura de gases (em uma mistura, um gs se comporta exatamente como se estivesse no mesmo recipiente sozinho, alm da presso de vapor dgua como nula a esta temperatura, sendo a presso exercida pelo volume de ar seco igual a presso atmosfrica experimental (0,91 atm), considerada. A partir equao abaixo e dos dados obtidos em laboratrio, pode-se ento calcular a quantidade de matria (n) de ar seco presente na proveta.

Onde: nar seco = quantidade de matria de ar seco presente. Par seco = presso exercida pelo ar seco presente. Vcorrigido = volume aprisionado corrigido devido a inverso do menisco na medida. R = constante universal dos gases (0,0820574 L. atm . K-1 . mol-1). T = temperatura de 277,15 K (4,0C).

5.2 Determinao da Presso de Ar Seco nas diferentes temperaturas A quantidade de matria de ar seco encontrada a partir da equao anterior pode ser relacionada, a fim de determinar-se a presso exercida pelo ar seco nas diferentes temperaturas analisadas, assim como descreve a equao abaixo.

Convertemos as unidades de presso em milmetros de mercrio (mmg), para realizar a plotagem de grficos com logaritmos, os quais se mantidos em valores de atmosferas seriam plotados nos eixos negativo.

5.3 Determinao da quantidade de Vapor nas diferentes temperaturas Partindo do pressuposto de que deva haver um equilbrio entre as foras exercidas pela presso atmosfrica e pelo soma da presso de ar seco e presso de vapor dgua (Lei de Dalton de Soma das Presses Parciais), determinou-se os valores para as presses de vapor em diferentes temperaturas analisadas.

Patm = Par seco + Pvapor dgua Rearranjando a equao tem-se:

Paprisionado = Patm - Par seco

Obs: Corrigiu-se todas as leituras de volume subtraindo 0,2 mL para compensar o menisco invertido. Este deve ser considerado como o real volume gasoso aprisionado no topo da proveta. A partir dos dados obtidos na prtica construram-se as tabelas abaixo dos sistemas indicados e plotou-se os grficos. Os valores obtidos foram calculados a partir da formulas e dedues exposta acima. Parte 01 Estudo do Equilbrio Lquido-Lquido de uma substncia pura (gua).
Bruna Lemes Tabela 2: gua destilada e deaerada. / C 1 2 3 4 5 6 7 8 9 T/K Vapris /mL
Vcorr.

/mL

Par seco / atm

Pvap H2O / mmHg

Log Pvap

T-1 / K-1

80 75 70 65 60 55 50 5,0 1,2

353,15 348,15 343,15 338,15 333,15 328,15 323,15 378,15 274,35

6,5 6,4 5,9 5,2 4,5 4,2 4,1 3,0 2,9

6,3 6,4 5,7 5,0 4,3 4,0 3,9 2,8 2,7

0,521 0,522 0,558 0,624 0,710 0,749 0,756 0,889 0,908

0,389 0,388 0,351 0,286 0,200 0,161 0,154 0,021 0,002

-0,410 -0,411 -0,455 -0,544 -0,699 -0,793 -0,812 -1,678 -2,699

2,83x 10-3 2,87x10-3 2,91x10-3 2,96x10-3 3,0x10-3 3,05x10-3 3,09x10-3 3,59x10-3 3,64x10-3

Com base nestes dados podemos observar a relao exposta pela equao de

Clausius-Clapeyron a medida que ocorre uma diminuio da temperatura, ocorre uma diminuio de presso e um aumento no volume de ar aprisionado.

Abaixo segue as tabelas obtidas pela relao gua mais cloreto de sdio e gua mais sacarose. Parte 02 Estudo do Equilbrio Lquido-Lquido de em solues aquosas de NaCl. 0,25 M

Tabela 3: Dados obtidos para solues aquosas de NaCl 0,25 M / C 1 T/K Vapris /mL Par seco / mmHg Pvap H2O / mmHg Log Pvap T-1 / K-1 ln Pvap

80
2

353,15 348,15 343,15 338,15 333,15 328,15 323,15 277,65

7,4 6,3 5,5 5,0 4,7 4,4 4,1 3,0

0,49 0,57 0,64 0,70 0,74 0,78 0,82 0,99

0,49 0,42 0,35 0,29 0,25 0,21 0,17 -0,30

-0,31 -0,38 -0,45 -0,053 -0,6 -0,68 -0,77 -

0,002832 0,002872 0,002914 0,002957 0,003002 0,003047 0,003095 0,003602

-0,71335 -0,8675 -1,04982 -1,23787 -1,38629 -1,56065 -1,77196 -

75
3

70
4

65
5

60
6

55
7

50
8

4,5

Estudo do Equilbrio Lquido-Lquido de em solues aquosas de NaCl 0,5 M

Tabela 4: gua + NaCl (0,5M) / C 1 T/K Vapris /mL Par seco / mmHg Pvap H2O / mmHg Log Pvap T-1 / K-1 ln Pvap

80
2

353,15 348,15 343,15 338,15

6,2 5,3 4,7 4,1

0,509 0,587 0,653 0,737

0,478 0,400 0,334 0,25

-0,321 -0,398 -0,476 -0,602

2,83 10-3 2,87 10-3 2,91 10-3 2,96 10-3

-0,738 -0,916 -1,100 -1,386

75
3

70
4

65

60
6

333,15 328,15 323,15 278,15 276,55

3,9 3,6 3,5 2,5 2,5

0,764 0,815 0,825 0,994 0,987

0,223 0,172 0,162 -0,007 0

-0,651 -0,764 -0,791 -

3,00 10-3 3,05 10-3 3,09 10-3 3,60 10-3 3,62 10-3

-1,500 -1,760 -1,820 -

55
7

50
8

5
9

3,4

A partir da relao gua mais sal podemos observar a variao da presso de acordo com a concentrao, quanto mais concentrada menor ser a presso, observada pelas presses obtidas nas concentraes de 0,25M (presso um pouco maior) e 0,50M (presso um pouco menor em relao a soluo de 0,25M).

Parte 03 Estudo do Equilbrio Lquido-Lquido de em solues aquosas de Sacarose 0,25 M

Devido falta de reagentes esta parte no foi realizada para o sistema 0,25 M.

Estudo do Equilbrio Lquido-Lquido de em solues aquosas de Sacarose 0,5 M

Tabela 5: gua + Sacarose (0,5M) / C 1 T/K Vapris /mL Par seco / mmHg Pvap H2O / mmHg Log Pvap T-1 / K-1

80
2

353,15 348,15 343,15 338,15 333,15 328,15 323,15

5,7 5,4 5,2 4,1 4,1 3,8 3,1

0,3394 0,3542 0,3637 0,4587 0,4519 0,4822 0,5895

0,5703 0,5558 0,5469 0,4513 0,4581 0,4278 0,3205

-0,5616 -0,5873 -0,6035 -0,7956 -0,7807 -0,8491 -1,1379

2,83 x 10-3 2,87 x 10-3 2,91 x 10-3 2,95 x 10-3 3,00 x 10-3 3,04 x 10-3 3,09 x 10-3

75
3

70
4

65
5

60
6

55
7

50

5
9

278,15 274,35

2,0 1,8

0,8174 0,9064

0,0926 3,6 x 10-3

-2,3795 -5,6268

3,60 x 10-3 3,64 x 10-3

1,2

Estudo do Equilbrio Lquido-Lquido de em solues aquosas de Sacarose 1 M

Este experimento foi realizado pelo nosso grupo.

Tabela 6: gua + Sacarose (1 M) / C 1 T/K Vapris /mL Par seco / atm Pvap vap Log Pvap T-1 / K-1 ln Pvap

80
2

353,15 348,15 343,15 338,15 333,15 328,15 323,15 277,15

4,4 4,2 3,8 3,3 3,2 3,1 3,0 2,3

0,566 0,600 0,657 0,752 0,766 0,780 0,796 0,910

0,344 0,310 0,253 0,158 0,144 0,130 0,114 0

-0,463 -0,508 -0,596 -0,801 -0,841 -0,886 -0,943 0

2,83 10-3 2,87 10-3 2,91 10-3 2,96 10-3 3,00 10-3 3,05 10-3 3,09 10-3 3,61 10-3

-1,067 -1,171 -1,374 -1,845 -1,938 -2,040 -2,171 -

75
3

70
4

65
5

60
6

55
7

50
8

4,0

A mesma relao foi observada agora . A partir dos dados nas tabelas, foram plotados os grficos 1 presso de vapor em funo da temperatura e os grficos 2 Log da presso de vapor em funo do inverso da temperatura, ilustrados abaixo. Grfico 6

0,95 0,90 0,85 0,80 0,75 0,70 0,65 0,60 0,55 0,50 0,45 0,40 0,35 0,30 0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 -0,05 270

Pressao do ar seco Pressao de Vapor

Pressao (atm)

280

290

300

310

320

330

340

350

360

Temperatura (K)

possvel observar que a presso de vapor diretamente proporcional temperatura em que se trabalha com a amostra, sendo grande em altas temperaturas e tendendo a zero em temperaturas baixas.
Log Pressao de vapor Linear Fit of Log Pressao de vapor
-0,4

-0,5

Log Pressao de vapor (atm)

-0,6

-0,7

-0,8

-0,9

-1,0 0,00280

0,00285

0,00290

0,00295

0,00300
-1

0,00305

0,00310

Temperatura (K )

Y = -1986,79. X + 5,1583 R2 = 0,9399

Neste grfico abordada a relao entre a entalpia molar de vaporizao da gua e da sacarose 1 M onde o valor da entalpia de vaporizao corresponde ao coeficiente angular da reta. A vaporizao um processo endotrmico (deve ser fornecido calor ao lquido) para que as molculas possuam energia suficiente para vencer as foras intermoleculares. Assim, a entalpia (molar) de vaporizao (designada tambm por calor latente de vaporizao) a quantidade de calor necessria para a evaporao de uma mole de lquido a uma dada temperatura (e correspondente presso de vapor). Utilizando a equao de Clausius-Clapeyron, deduzida anteriormente, temos que: Log Pvap = __-Hvpz_ 1_ + cte 2,303 R T y = ax + b Onde: log Pvap = y (-Hvpz/2,303.R) = a (1/T) = x Cte = b

Igualando-se ento a entalpia mdia de vaporizao molar ao valor encontrado para o coeficiente angular, pode-se obter o valor mdio da entalpia de vaporizao molar da gua, como exemplificado abaixo.

Equao da reta:

Y= -1986,8 x + 5,1584

_-Hvpz__ = - 1986,8 2,303 R

Rearranjando-se a igualdade, tem-se que: -Hvpz = - 1986,8 . 2,303 . 8,314472 J. K-1 . mol-1 -Hvpz = - 38043,82 J . mol-1 Hvpz = 38,04 kJ . mol-1

Atravs do valor da entalpia mdia de vaporizao molar, pode-se calcular tambm o valor da entropia mdia de vaporizao molar, considerando-se que a temperatura de vaporizao da gua de 100C (373,15 K). Svpz = _Hvpz Tvpz Assim, substituindo-se os valores, temos que a entropia mdia de vaporizao molar : Svpz = 38043,82 J . mol-1 / 353,15 K Svpz = 107,72 J . K-1 . mol-1 A entropia do gs reflete a ordem de suas molculas e a presso de vapor reflete a tendncia da soluo em aumentar sua entropia, o que pode ser conseguido se o lquido evaporar para formar um gs mais desordenado. Quando o soluto est presente, ele contribui para aumentar a entropia da soluo e a tendncia dela em formar gs diminuida. Assim o ponto de ebulio aumentado. Ao aquecermos parte deste calor ser absorvido pelo soluto, assim necessria maior quantidade de energia para atingir a entropia que o solvente precisa para mudar de estado, pois parte da energia est aumentando a entropia do soluto e no somente a do solvente. A partir do valor de a achamos o vapH. (vapH=38,04 KJ/mol ) comparando com o vapH= 40,7 KJ/mol. Podemos observar que na soluo de sacarose a entalpia de vaporizao foi menor. Calculou-se a entropia vapS= 107, 72 J.K-1.mol -1.Comparando com o vapS= 109,1 J.K-1.mol -1.Podendo observar uma diminuio.

Plotou-se um grfico contendo todos os dados obtidos experimentalmente. Segue em anexo 1.

-0,3 -0,4 -0,5

agua pura NaCl 0,25 M NaCl 0,5 M Sacarose 0,5 M sacarose 1 M

Pressao (logPvap)

-0,6 -0,7 -0,8 -0,9 -1,0 -1,1 -1,2 2,83x 10-3 2,87x10-3 2,91x10-3 2,96x10-3 3,0x10-3 3,05x10-3 3,09x10-3

NaCl

Agua Pura Sacarose

Temperatura (K )

-1

Grfico 4: Temperatura x Presso possvel observar a partir do grfico que compostos moleculares diminui a presso de vapor enquanto que compostos inicos aumenta a presso de vapor. Lei de Raoult estabelece a relao entre o n de partculas no volteis e o abaixamento da presso mxima de vapor. P2 Esta relaes matemtica vlidas para solues moleculares em que o numero de partculas presentes na soluo (molculas) igual ao numero de partculas dissolvidas (molculas). Nas solues inicas porm, devido ao fenmeno da dissociao ou ionizao o nmero de partculas presente na soluo (molculas e ons) maior do que o nmero de partculas dissolvidas, o que provoca um aumento no efeito coligativo.

Osmose: um processo importante para a vida!

Inicialmente mergulharam-se os ovos em um bquer contendo gua a fim de medir o volume deslocado pelo ovo. Os volumes obtidos esto relacionados na tabela abaixo:

Tabela 2: Volume dos ovos. Ovo 1 2 3 Volume do ovo 48,9 ml 57,0 ml 55,9 ml

Aps a medida do volume retirou-se os ovos do bquer contendo gua e mergulhouse em uma soluo de acido actico 4% por um dia, pde-se observar que a casca do ovo havia sido degrada, obtendo se uma espcie de ovo transparente, que estava sendo sustentado por uma membrana fina. A casca do ovo composta de carbonato de clcio (CaCO3) aproximadamente 96 %; MgCO3 aproximadamente, 1 %; Ca3PO4 aproximadamente e protenas, principalmente glicoprotenas aproximadamente 4 %. O carbonato de clcio reage em meio cido (cido actico CH3COOH), liberando gs carbnico (CO2), gua (H2O) e acetato de clcio (Ca[CH3COO]2 ) que fica na superfcie da membrana. CaCO3 (s) + 2 CH3COOH (aq) Ca(CH3COO)2 (aq) + H2O (l) + CO2 (g) Podemos perceber inicialmente que ocorreu reao devido formao de pequenas bolhas (CO2) na superfcie da casca do ovo. Um fenmeno fsico observado no incio do experimento que a flutuao do ovo com casca, associada formao de uma camada de bolhas na superfcie. Ocorre que a densidade do conjunto ovo/camada de bolhas menor que a densidade do ovo somente. A este fenmeno d-se o nome de empuxo. Que segundo Arquimedes, Todo corpo slido mergulhado num fluido em equilbrio recebe uma fora de direo vertical e sentido de baixo para cima de intensidade igual ao peso do lquido deslocado.

Assim a intensidade do empuxo ser dada por:

E = P = m.g dl = ml/Vl, densidade de um lquido. E = dl.Vl.g

Lavou-se com gua os ovos a fim de retirar o CaCO3 ainda presente. Aps a lavagem mergulhou-se os ovos em 3 sistemas diferentes (expostos anteriormente) e obteve-se os seguintes dados:

Tabela 2: Dimenses do ovo Ovo 1 2 3 Dimetro Antes 14,5 cm 14,3 cm 14,1 cm Dimetro Depois 15,2 cm 12,3 cm 16,1 cm

Com a dissoluo da casca, o ovo fica envolvido por uma membrana semipermevel que permite a passagem de gua do meio menos concentrado (hipotnico) para o mais concentrado (hipertnico), fenmeno conhecido como osmose.

Imagem 2: Processo de osmose

Aps algum tempo as solues passam a apresentar as mesmas concentraes. Nesse momento no h mais osmose, ou pode-se dizer que as duas solues apresentam a mesma presso osmtica (as solues so isotnicas entre si). No experimento, essa passagem de gua verificada pela variao do volume do ovo (medida pela circunferncia). No caso do ovo 1, o interior do ovo possui maior concentrao de solutos, (meio hipertnico) e por isso, a gua difundiu para o seu interior. No ovo 2, a soluo saturada de acar (meio hipertnico) possui uma

concentrao maior que o interior do ovo (meio hipotnico), assim, este perde gua para o meio, ficando murcho, o que resulta no aspecto flcido da membrana do ovo. No ovo 3 ocorre o processo de difuso a soluo gua mais corante proporciona uma diluio coloidal do corante, este quando em contato com o ovo se difundi para o interior do ovo, sendo possvel observar a colorao vermelha no interior do ovo. A difuso acontece a favor do gradiente de concentrao, ou seja, de uma regio muito concentrada de alguma molcula para uma pouco concentrada e esse transporte no envolve gasto de energia. A difuso de ons e molculas atravs de orifcios de membranas ou atravs de um outro corpo poroso denomina-se osmose.

Construo do Osmmetro O osmmetro um instrumento usado para mostrar o efeito da osmose e a presso osmtica. Construiu-se o osmmetro utilizando a membrana semipermevel retirada do ovo 4, para a construo do mesmo utilizou-se uma bureta de 50 mL, mediuse aproximadamente 15 mL de sacarose 1M e verteu-se na bureta, fixou-se a membrana na extremidade superior da bureta presa com o auxilio de uma fita isolante e lentamente inverteu-se a mesma. Em um bquer de 1L preencheu-se com 700 mL gua destilada e mergulhou-se a bureta invertida. Deixou-se o sistema em repouso por 1 dia e mediu-se os valores expressos abaixo:

Tabela 3: Variao osmtica

Tempo (h) 00:00:00 00:05:00 00:10:00 00:15:00 00:20:00 00:30:00 00:40:00 00:50:00 02:11:30

Altura (cm) 0,3 0,9 1,3 1,8 2,4 3,5 4,2 5,0 7,5

Volume (mL) 2,1 3,0 3,5 4,1 4,6 5,8 6,5 7,4 9,8

Foram feitas dez medidas de altura do liquido na bureta, em que, a cada medida o liquido subiu por causa da osmose, onde a gua pura (solvente), atravessa a membrana semipermevel para o meio mais concentrado da soluo de sacarose 1 mol/L, e isso causa uma presso, a presso osmtica. A presso a medida da intensidade com que uma soluo absorve o solvente de uma outra soluo menos concentrada. Na verdade, quanto maior a diferena de concentrao entre as duas solues, maior ser a presso osmtica. Solues mais concentradas apresentam maior presso osmtica Com os valores obtidos calculou-se a presso osmtica obtida no sistema durante a prtica. Para tal clculo utilizou-se a seguinte frmula: A altura total foi medida a partir da altura alcanada no lquido contido fora do bquer mais a altura que se encontrava no liquido contido dentro do bquer. Altura: 7,5 + 4,0 cm = 11,5 cm. O potencial qumico do solvente (1) numa soluo ideal expressa-se pela equao: 1 = 1 + RTlnx1, em que x1 a frao molar do solvente na soluo e 1 o potencial qumico do solvente puro (x1 = 1). Nota-se, portanto, que o potencial qumico do solvente puro ser sempre maior que o potencial qumico do solvente na soluo, nas mesmas condies de presso e

temperatura, pois, na soluo, x1 ser sempre menor que a unidade. Como a membrana de separao entre o solvente puro e a soluo semipermevel ao solvente e como a lei natural determina ter o menor valor possvel de potencial qumico, o solvente migrar espontaneamente para a soluo, diluindo-a e aumentando seu volume. Esta migrao do solvente o que constitui o efeito osmtico. A diluio, que far o potencial qumico do solvente na soluo cada vez maior, e o eventual aumento da presso sobre a soluo, que tambm far crescer o potencial do solvente na soluo, pode levar, ao final, 1 tornar-se igual a 1o. Este o caminho espontneo para que o sistema atinja o estado de equilbrio, quando a soluo estar mais diluda e em presso maior que a do solvente puro e ambos na mesma temperatura. Sabendo que o potencial qumico de qualquer sistema aumenta com a presso, podemos observar de acordo com a equao de vant hoff. Para calcular o nmero de mols se fez necessrio utilizar a seguinte frmula de Vant Hoff. A equao de vant hoff estabelece o equilbrio da igualdade de potenciais qumicos da gua em ambos os lados da membrana em qualquer profundidade. Esta igualdade devido a presso existente entre os dois lados. Considerando a profundidade h, a presso p, logo p+. Seu (T,P +, X) o potencial qumico do solvente na soluo, sob a presso p+ e (t,p) o do solvente puro sob a presso p, ento pelo equilbrio, tem-se (T,P +, X)= (t,p) A partir da equao fundamental, sendo T constante, chegamos em d =Vmdp, Integrando obtemos,

Considerando, por se tratar de uma soluo diluda, ln(1xA) = xB, vem, para uma soluo ideal, que a presso osmtica, , se relaciona com a fraco molar do soluto pela equao abaixo. Como, com solues diludas, fica xB nB/nA e V = nA Vm; alm disso, a concentrao molar do soluto : cB = nB/V nB = cB V; substituindo na equao (equao de vant Hoff), obtm-se a presso osmtica em funo da concentrao do soluto. Vant Hoff verificou a existncia de uma notvel analogia entre

a presso dos gases e a presso osmtica das solues diludas. Observou-se incrvel semelhana com as leis dos gases de Boyle e de Charles: A presso osmtica de uma soluo igual presso que o soluto exerceria no estado gasoso, ocupando o mesmo volume da soluo, na mesma temperatura. Podemos, portanto, aplicar a equao dos gases perfeitos:

em que: = presso osmtica V = volume da soluo n = quantidade em mols do soluto R = constante dos gases perfeitos T = temperatura absoluta Sabe se que igual a concentrao que neste caso a molaridade (M). Logo,

= RT M logo, = 24,44 atm

Altura
5

Altura (cm)

0 0 10 20 30 40 50

Tempo (min)

Grfico 4: Processo de osmose

Como manter de forma alternativa sua bebida gelada? Nesta prtica estudaremos o conceito de crioscopia que a propriedade coligativa que estuda o abaixamento da temperatura de congelamento de um lquido, provocado pela presena de um soluto no voltil. Esse abaixamento diretamente proporcional a molalidade da soluo. A molalidade a relao entre a quantidade de matria do soluto pela massa do solvente em quilogramas, usamos a molalidade por ser independente da temperatura, sendo a massa uma propriedade de estado. Utilizou-se o sistema adiabtico, ou seja, isolado de quaisquer trocas de calor ou matria com um meio externo. Para a construo do sistema isolado utilizou-se o isopor visto que ele age como isolante trmico devido a presena de bolhas de ar no seu interior. O bquer pequeno foi colocado dentro de um bquer maior pois entre ambos contem ar que diminui a troca de calor por conduo ( modo pelo qual o calor transferido atravs de um meio material, de uma molcula ou tomo, para sua vizinha). Nesta prtica utilizamos gelo picado mais cido actico, ao adicionarmos o acido actico ao gelo picado ocorre a dissociao do cido, conforme demostrado na reao abaixo,

CH3COOH + H2O CH3COO- + H3O+ O acido actico ao ser adicionado no gelo diminui o ponto de congelamento da gua. Esse fenmeno conhecido como crioscopia, o abaixamento do ponto de congelamento do solvente, um dos fenmenos das Propriedades Coligativas de uma soluo, cuja dependem da concentrao de partculas do soluto e no da sua natureza. Ao adicionarmos o cido clordrico no gelo ocorre a dissociao do cido, como podese observar pela reao, HCl + H2O H3O+ + ClRealizamos este experimento para as concentraes de 0,250 e 0,500 mol/kg. Podemos observar a partir deste experimento que o cido clordrico por ser um cido forte consideramos que ele dissocia-se completamente quando em soluo aquosa, e portanto diminui ainda mais o ponto de congelamento em comparao com o cido actico. Quando comparamos a solues em termos de molalidade do HCl e do

CH3COOH (0,250 e 0,500 mol/kg) quanto maior a concentrao (molalidade) do soluto, maior o abaixamento da temperatura de congelamento do solvente e menor a temperatura de congelamento do mesmo. A partir dos experimentos chegou-se aos seguintes resultados, como descritos nas tabelas. Os valores descritos abaixo correspondem medida da temperatura no equilbrio trmico na mistura padro (gua pura + gelo) e suas respectivas solues de cido clordrico e cido actico, variando-se as concentraes de cido em 0,250, 0500 mol/kg em ambos os casos.

Sistema A ( gua Pura) = 1,6 K Sistema D (0,250 mol/Kg de Hc) = 1,3 K

O valor obtido a partir da alquota de 5,0 mL pipetadas das solues aps atingirem o equilbrio trmico ser utilizada na determinao da molalidade efetiva e molalidade total das solues iniciais.

Determinao da constante crioscpica da gua (Kc) das solues

Mediu-se a constante crioscopica da gua apartir da equao da constante crioscpica dos solventes e dos dados obtidos

Kc = 8,3145 (J . K-1. mol-1) . (273,15 K) . (1,8x10-3 kg/mol) / 6,008x103 J Kc = 1,86 K. kg/mol Determinao da molalidade efetiva (mef) das solues. A partir das variaes de temperatura observadas converteu-as em escala Kelvin (K) e utilizando a constante crioscpica da gua obtm-se o valor da molalidade efetiva Tf = Kc . mef mef = 0,215 mol.kg-1

Determinao da molalidade total (mT) das solues. Titulou-se com uma soluo padro de NaOH 0,1 M, no qual obteve-se o nmero de mols das alquotas pipetadas das solues cidas em equilbrio trmico substituindo-se o valor de molaridade padro (0,1 M) , a partir da relao abaixo

M = n/V

Utilizando-se do nmero de mols das alquotas encontrados anteriormente, fez-se uso tambm dos valores de massa (mdia dos valores m1 e m2) da alquotas para a determinao da molalidade total (W) das mesmas.

W = n/m Como a mesma ocorreu diluio calculou-se:

W1. V1 = W2.V2 W= 0,178 mol/Kg

Determinao do grau de dissociao das solues.

Calculou-se o grau de dissociao das mesmas, a partir dos dados obtidos anteriormente,

= 0,20 = 20,78 % de dissociao do cido actico.

Os valores dos graus de dissociao indicam o quanto se dissociou dos eletrlitos, onde a tendncia que as solues de cido clordrico tenham valores de maiores que as solues do cido actico, visto que o cido clordrico um eletrlito mais forte que o cido actico.

Determinao da constante de equilbrio (Keq) para os processos. Calculou-se a partir valores obtidos, o valor da constante de equilbrio das reaes, atravs da equao abaixo, os valores obtidos foram expressos na tabela abaixo:

Keq = 0,05 Observao do abaixamento crioscopico:

Abaixamento crioscpico experimental:

Temperatura de equilbrio do solvente puro: 1,6 Temperatura de equilbrio da Primeira soluo: 1,3 Temperatura de equilbrio da Segunda soluo: 1,4 TC = 0,3 C TC = 0,4 C Abaixamento crioscpico terico: TC = Kc.msoluto TC = 1,86 K.Kg/ mol. 0,178 molal TC = 0,33 C

Deduo de frmula do abaixamento crioscpico atravs da equao do potencial qumico

()(T,p,x) = slido(T,p)

()(T,p) + RT ln x = slido(T,p)

(ln) x = - (T,p) slido(T,p)


RT

(ln) x = - Gfus
RT

1 = - 1 [(Gfus/T) ]p (T) X R T (x)p

1 = Hfus (T) X RT2 (x)p x dx = T Hfus dT 1 x To RT2 (ln)x = - Hfus (1 1) R (T T0) 1 = 1 R ln x T T0 Hfus (d ln x) = - M dm 1 + Mm (dT) = RT2 d ln x Hfus (dT) = - MRT2 . DM H fus (1+Mm) - (f) = MRT20 = Kf (m)p,m = 0 Hfus - (f) = Kf (m)p,m = 0 f = Kf . m Tf = Kf . mef Concluso Concluso do experimento Crioscopia :

A partir das medidas realizadas em laboratrio, pode ser observado o efeito do abaixamento crioscpico, visto que os resultados obtidos eram o esperado: Maior ser a variao da temperatura de fuso da soluo quanto maior for a temperatura de fuso e menor for a entalpia de fuso do soluto. Cabe ressaltar que no dia estava muito quente no sendo assim possvel controlar a temperatura no sistema, o que pode ter provocado erros nas medidas, mas como no experimento era observada gua liquida e gelo at a temperatura de equilbrio, ento tnhamos um equilbrio slido-liquido, e a partir dos clculos, o abaixamento Crioscpico experimental foi de TC = 0,3 Kelvin e o

abaixamento Crioscpico terico com a molalidade do cido actico foi de TC = 0,33 Kelvin.

Concluso Concluso do experimento Crioscopia :

A partir das medidas realizadas em laboratrio, pode ser observado o efeito do abaixamento crioscpico, visto que os resultados obtidos eram o esperado: Maior ser a variao da temperatura de fuso da soluo quanto maior for a temperatura de fuso e menor for a entalpia de fuso do soluto. Cabe ressaltar que no dia estava muito quente no sendo assim possvel controlar a temperatura no sistema, o que pode ter provocado erros nas medidas, notado este erro no grau de dissociao e na constante equilbrio devido a alta molalidade efetiva, ocasionada pela falta de calor crioscpica. Concluso do experimento Equilbrio liquido-lquido ( Osmose)

No experimento de osmose, em que utilizou materiais de baixo custo pode ser observado o equilbrio liquido-liquido, atravs de uma membrana com permeabilidade seletiva. No fenmeno da osmose observou-se que o solvente atravessa uma membrana semipermevel de um meio mais diludo para um meio mais concentrado, sendo observado a partir do processo utilizando gua e gua + sacarose saturada. A construo do osmmetro demonstrou relao estabelecida entre osmose, tempo e concentrao, visto que a medida que o tempo passou este foi aumentando seu volume. Com base nos dados obtidos e os pesquisados na literatura pode se concluir em termos de concentrao que uma soluo de 1M o processo de osmose foi mais rpido de que em concentraes menores como realizadas pelos outros grupos (0,1M e 0,5M). Concluso do experimento Tonometria No experimento de estudo do equilbrio liquido vapor para gua pura e solues aquosas podemos concluir que quando um soluto molecular dissolvido em gua observa-se que a temperatura de ebulio da soluo formada superior comparado com a gua pura, no caso deste experimento o solvente molecular foi a sacarose (quanto

maior a concentrao desta soluo maior ser o ponto de ebulio da soluo). Ocorrendo um efeito contrrio no caso de se dissolver um composto inico, no caso deste experimento utilizamos o cloreto de sdio, observou que a temperatura de ebulio da soluo foi menor comparado com a gua pura, e que quanto maior a concentrao do soluto menor a temperatura de ebulio da soluo. A partir das medidas realizadas em laboratrio, pode ser observado o efeito do abaixamento crioscpico, visto que os resultados obtidos eram o esperado. Cabe ressaltar que no dia estava muito quente no sendo assim possvel controlar a temperatura no sistema, o que pode ter provocado erros nas medidas, notado este erro no grau de dissociao e na constante equilbrio devido a alta molalidade efetiva, ocasionada pela falta de calor crioscpica.

Proposta para o trabalho de ensino A proposta aborda a metodologia de trabalho de um experimento, de modo a propiciar condies favorveis aprendizagem significativa, no referencial de Ausubel. Podemos abordar um dos conceitos de propriedades coligativas a partir deste experimento. O aluno poder com este experimento verificar como efetuar o abaixamento da temperatura de congelamento de um lquido, provocado pela dissoluo de outra substncia, no caso o sal de cozinha (NaCl). Com isso ele poder ao final da aula compreender melhor o contedo proposto. Essa aula dever ter em mdia durao de 50 minutos. Para que o professor possa aplicar essa aula ele deve antes trabalhar com o conceito de solues, que o conhecimento prvio capaz de ancorar o novo contedo. Sero abordadas as seguintes questes prvias: 1. Sabe-se que para a fabricao de sorvetes, o tambor que contem o sorvete a ser fabricado gira dentro de uma soluo saturada de sal em gua, que permanece no estado lquido estando a uma temperatura em torno de -20 C. Posto isto se pergunta: gua pura e gua com sal solidificam mesma temperatura? Justifique. Possvel resposta do aluno: Pode ocorrer que respondam que no, pois a gua pura se solidifica mais rpido do que a gua misturada com o sal.

2. Por que nas regies polares existe gua lquida se a temperatura negativa? Possvel resposta do aluno: Pode ocorrer que respondam que porque a gua existente no estado lquido contm sal (gua do mar). O gelo existente nas regies polares formado com gua trazida pelas correntes de ar provenientes das regies quentes e, portanto no tm sal. 3. Por que em pases de clima frio a gua no congela nos radiadores dos carros? Possvel resposta do aluno: Pode ocorrer que respondam que porque no radiador utilizado uma mistura de gua e um anticongelante (etilenoglicol). No se utiliza sal, pois o mesmo poderia reagir com os metais do motor e radiador. Com as respostas dadas pelos alunos podemos direcionar a aula de maneira que eles aprendam com suas dvidas. Sem fazer nenhuma interveno nas respostas dadas por eles, seguimos para o experimento para que eles possam observar e correlacionar suas respostas com as experincias vividas na prtica. E ento daremos incio ao experimento que ser realizado a partir da diviso dos alunos em grupos de trs a quatro alunos, completando quantos grupos forem necessrios para a completa diviso da turma. Cada grupo receber um roteiro contendo apenas informaes bsicas sobre o experimento, para que ele possa atravs dos materiais e de uma pequena introduo contendo o objetivo da prtica construir um procedimento que seja eficiente para alcanar esse objetivo. Roteiro Efeito Crioscpico Objetivo: Verificar o abaixamento do ponto de solidificao da gua quando em soluo. Comparar a temperatura de solidificao da gua com a temperatura de solidificao da soluo (gua + NaCl). Materiais e reagentes 2 tubos de ensaio; 1 bquer de 250m

sal (de preferncia grosso); gelo; 2 termmetros. Procedimento Identifique dois tubos de ensaio.

No primeiro coloque 3 mL de gua, no segundo coloque 3 mL de soluo saturada de sal. Prepare um banho de gelo no bquer, com pedaos de gelo e sal na proporo aproximada de 4:1. Introduza os 2 tubos de ensaio neste banho, de forma que o contedo dos tubos fique submerso. Introduza os dois termmetros nos respectivos tubos de ensaio e deixe em repouso por cerca de 5 minutos e observe. O que acontece no interior do sistema? O que possvel concluir com sua observao? Tome nota da temperatura. Retorne ao banho e observe a cada 5 minutos.

Tente explicar os fatos observados de tempo em tempo, dentro do sistema, sob o ponto de vista fsico-qumico. Repita a observao at que possa ser observada a ordem de congelamento da gua nos dois tubos. Foi possvel observar novas mudanas no sistema? Quais? Explique. O que foi possvel concluir a partir do experimento realizado? Espera-se que os alunos discutam entre si com algumas pequenas intervenes do professor, englobando os seguintes aspectos: No tubo que contm s a gua pura ocorre o congelamento da mesma em torno de 0C. Entretanto no tubo que contm soluo saturada de sal em gua ,o congelamento demora mais para ocorrer e ocorre a uma temperatura mais baixa. Isto se d porque o soluto dissolvido na gua provoca o abaixamento do ponto de congelamento da gua. Ao se formar uma soluo lquida, a tendncia do solvente ficar no estado lquido aumenta. O lquido passa a ter menor tendncia a passar para os estados gasoso e slido. Isto ocorre porque ao se formar uma soluo h um aumento de entropia ( S), o que faz com que o sistema (soluo) seja mais estvel que o lquido puro (menor energia de Gibbs - G, pois G = H - T S). Por isto que a temperatura de congelamento do

solvente diminui; em outras palavras, necessrio baixar mais a temperatura para conseguir que o solvente passe de lquido para slido.

You might also like