You are on page 1of 6

PTI 2011 - WORKSHOP DE PESQUISA, TECNOLOGIA E INOVAO SENAI/DR-BA

Determinao dos fatores que afetam a biodegradabilidade em polmeros por diferentes metodologias de anlise
Vander Cssio Silva de Oliveira*, Wagner Mauricio Pachekoski**
* Bolsista de Iniciao Cientfica da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, vanderocassio@gmail.com ** Doutor em Desenvolvimento de Blendas Biodegradveis constitudas de Poli (hidroxibutirato) PHB e Poli(acido ltico) PLA para Fabricao de Filmes, Orientador de Iniciao Cientfica da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, wagner.Pachekoski@cimatec.fieb.org.b

Resumo Neste trabalho foi avaliado o potencial de biodegradao de polmeros como o poli(cido ltico) PLA, poli(-hidroxibutirato) PHB e da blenda com 75% de PLA e 25% de poli(-Caprolactona) PCL (PLA75/PCL25), pela tcnica de perda de massa. A caracterizao mecnica foi feita atravs do ensaio de trao e para visualizar a biodegradao fotomicrografia faro tiradas. No houve grandes variaes nas propriedades, pois o tempo de ensaio no foi suficiente para causar biodegradaes considerveis. Palavras-chave: Polmeros Biodegradveis, Ensaios de Biodegradao. 1. Introduo Vrias empresas e faculdades, nas suas diversas categorias, esto estudando formas de aumentar as propriedades mecnicas e trmicas dos materiais polimricos biodegradveis. A anlise da biodegradao, aps os as modificaes, fundamental para garantir que o polmero biodegradvel mantenha a mesma taxa de biodegradao e obtenha melhores propriedades. Porm, ainda se tem carncia de laboratrios capacitados em anlise de biodegradao. Desta forma, este trabalho visou analisar a biodegradao dos polmeros poli(cido ltico) (PLA), poli(-hidroxibutirato) (PHB), e da blenda PLA75/PCL25 pela tcnica de perda de massa, mtodo Sturm adaptado. Esta blenda foi selecionada atravs de ensaios preliminares onde se analisou as propriedades de blendas com teores diferentes. 2. Reviso bibliografica Este captulo apresenta uma breve reviso da literatura sobre os conceitos referentes a polmeros biodegradveis, blendas polimricas, biodegradao e mtodos de anlise de biodegradao. 2.1 Polmeros biodegradveis Plstico biodegradvel um plstico degradvel na qual a degradao resulta da ao de microrganismos de ocorrncia natural, tais como bactrias, fungos e algas (Rosa & Pantano, 2003).

PTI 2011 - WORKSHOP DE PESQUISA, TECNOLOGIA E INOVAO SENAI/DR-BA

Os principais polmeros biodegradveis so os biopolmeros derivados do amido e polisteres. Os produtos derivados de amido so atrativos devido ao baixo custo e origem natural, enquanto os polisteres so de interesse pelo fato de serem produzidos por fermentao ou rotas sintticas acessveis (Rosa & Carraro, 1999). 2.2 Blendas polimricas Blendas polimricas pode ser definida como misturas fsicas ou mecnicas de dois ou mais polmeros, de forma que entre as cadeias moleculares dos diferentes polmeros s exista interao intermolecular secundaria (Wiebeck & Harada, 2005). muito difcil de encontrar em apenas um polmero todas as propriedades de uma dada aplicao. Sendo assim, as blendas so muito eficientes em misturar as propriedades de dois ou mais polmeros para adaptar os mesmos para uma aplicao final. 2.3 Biodegradao Com o crescimento do mercado quanto ao uso dos polmeros biodegradveis, percebeu-se a necessidade de regulamentar sua definio, bem como padronizar mtodos que pudessem mensurar suas propriedades biodegradativas. Em maio de 1999 foi efetivada pela International Standards Organization (ISO) um mtodo para avaliao da biodegradabilidade de um material padronizado mundialmente, contido nas normas ISO 14851, 14852 e 14855 (ISO 14851, ISO 14852, ISO 14855 : Standard Methods for ecological plastics avaliation). Biodegradao a total mineralizao de um polmero pelo metabolismo de um microorganismo. A mineralizao leva a completa quebra do polmero em substncias menos complexas como, por exemplo, o CO2 na degradao aerbica e CO2 e CH4 em condies anaerbicas: (Pachekoski, 2010). 2.4 Metodologia de Sturm adaptada Perda de massa O teste Sturm, para biodegradao, baseado na norma ASTM D5209-91. A metodologia do Sturm adaptada consiste em enterrar os corpos de prova em composto orgnico ativado, avaliando a biodegradao atravs da perda de massa e modificao no aspecto visual. O composto orgnico o produto final de um processo de compostagem utilizado como forma de reciclagem da matria orgnica presente em resduos slidos urbanos. O processo de decomposio da matria orgnica, por agentes microbianos naturalmente presentes, ocorre atravs de fermentao controlada em condies aerbicas ou anaerbicas, nas chamadas unidades ou usinas de compostagem. A avaliao da biodegradabilidade pode ocorrer atravs de avaliao visual, perda de massa ou perda de propriedades mecnicas.
2

PTI 2011 - WORKSHOP DE PESQUISA, TECNOLOGIA E INOVAO SENAI/DR-BA


3 Materiais e Mtodos 3.1 Preparo das amostras de polmeros biodegradveis O preparo das amostras dos polmeros e da blenda e sua caracterizao seguiram a seguinte metodologia: Mistura fsica das composies, no caso da Blenda; Preparo das composies atravs do processo de extruso, no caso do PHB e da blenda PLA/PCL; Preparo de corpos de prova para ensaios mecnicos, realizados atravs de moldagem por injeo; A avaliao das propriedades mecnicas dos polmeros e da blenda foi realizadas atravs do ensaio de resistncia a trao e Microscopia tica, usando uma mquina de ensaio universal EMIC, modelo DL200 em uma velocidade constante de 05 mm/min e um microscpio tico Zeiss - Modelo Axiovert 100 A, respectivamente. 3.2 Implementao da metodologia para avaliao de biodegradao Sturm por perda de massa A implementao deste ensaio de biodegradao se baseia na montagem de aparato baseado na norma ASTM D5209-91, que consiste basicamente nas seguintes etapas: Aquisio de composto orgnico e caracterizao de suas propriedades segundo Norma ISO 1485, caracterizando principalmente teor de umidade, atividade microbiolgica e teor de CNH. Montagem do sistema biodegradativo, enterrando amostras dos materiais a serem testados (neste caso corpos de prova de trao segundo norma ISO 527) no composto orgnico. Retirada peridica de corpos de prova degradados. Avaliao da biodegradabilidade atravs do aspecto visual e perda de massa do produto seco. Caso seja possvel realizao de ensaios mecnicos para prever a fragilizao dos corpos de prova. 4 Resultados e Discurses Na Tabela 4.1 a seguir, pode-se observar os resultados obtidos pelo ensaio de trao antes e depois do ensaio de biodegradao pelo mtodo Sturm.

PTI 2011 - WORKSHOP DE PESQUISA, TECNOLOGIA E INOVAO SENAI/DR-BA

Material

Tempo de ensaio Antes do ensaio 4 semanas 8 semanas 12 semanas Antes do ensaio 4 semanas 8 semanas 12 semanas Antes do ensaio 4 semanas 8 semanas 12 semanas

Tenso na Ruptura (Mpa) 57,22 50,83 56,81 57,76 23,18 25,21 24,64 22,23 18,02 15,85 18,49 17,37

Deformao na Ruptura (%) 9,0 6,9 7,7 8,2 2,4 2,8 2,8 2,5 6,8 3,8 5,7 4,2

Mdulo Elstico (Mpa) 860,48 806,45 843,58 858,50 1060,00 990,83 1014,11 956,96 361,00 449,09 419,36 461,05

PLA

PHB

Blenda PLA/PCL

Tabela 4.1: Resultados de propriedades mecnicas sob trao.

Viana (2011) estudou a biodegradao de blendas PLA/PBAT e argila, neste estudo foi verificado que a presena da argila influencia na biodegradao e que o tempo de exposio das amostras no material orgnico aumenta a biodegradao, diminuindo assim, as propriedades mecnicas das amostras. Como no houve grandes variaes nas propriedades mecnicas sob trao para as amostras analisadas, atribui-se que a biodegradao das amostras no foi significativa. Para os ensaios de perda de massa no foi possvel obter resultados significativos, possivelmente devido ao pouco tempo de exposio das amostras no adubo natural. Vale ressaltar que este estudo de biodegradao foi realizado com amostra de corpos de prova injetados com uma espessura de 4 mm. Em estudo feito por Pachekoski (2006), foram realizados ensaios de biodegradao com PHB, PLA e blendas de PHB/PLA, onde observou-se que num perodo de 6 meses no ocorreu qualquer variao de massa nas amostras analisadas, para este teste foram utilizados pedaos de galhos de injeo com dimetro de 10 cm e peso de 5 g para todas as amostras. Para melhor analisar a biodegradao causada pelo ensaio, foram capturadas fotomicrografias das amostras, a amostra do PHB foi a que apresentou mais sinais de biodegradao. Na Figura 4.4 a fotomicrografia do PHB pode analisada.

PTI 2011 - WORKSHOP DE PESQUISA, TECNOLOGIA E INOVAO SENAI/DR-BA

Figura 4.4: Fotomicrografia do PHB.

Com a ampliao de 100 vezes foi possvel detectar pequenas alteraes na superfcie das amostras, onde o processo de biodegradao pode ser visualizado. 5 Concluses O resultado do ensaio de trao no apresentou grandes variaes nas propriedades analisadas. Atravs dos ensaios de perda de massa e microscopia tica, podemos justificar os resultados do ensaio de trao, tendo em vista que em ambos no foi detectado grandes variaes causadas por biodegradao. O mtodo Sturm adaptado necessita de um tempo maior de exposio das amostras para poder ser mensurado mudanas mais presentes nas propriedades. Contudo, o custo-benefcio justifica a utilizao deste mtodo simples e barato.
6. Referncias Bragana, F. C. Desenvolvimento de blendas de Poli(e-caprolactona) e Acetato de Celulose e suas propriedades mecnicas, trmicas, morfolgicas e de biodegradao, Tese (Mestrado em Engenharia e Cincia dos Materiais) Universidade So Francisco, Itatib, 2003. Chemical Economics Handbook SRI Internacional, 2004. http://www.biocycle.com.br acessado em 04/07/2010, Folder informativo: Voc vai conhecer o nico plstico biodegradvel feito da cana-de-acar, Biocycle - PHB Industrial S/A . ISO 14851, ISO 14852, ISO 14855 : Standard Methods for ecological plastics avaliation, in: Oshima, K. ; Plastics,51, 1, 2000, pp. 108-112.

PTI 2011 - WORKSHOP DE PESQUISA, TECNOLOGIA E INOVAO SENAI/DR-BA


Kulkarni, R.K; Moore,R.G; Hegyeli,A.F; Leonard, F., Biodegradable Poly(acid latic) polymers, Materials Biomedics Research, 5, p. 169-181, 1971 M. H. Hartmann in D. L. Kaplan (Ed.), Biopolymers from Renewable Resources, Springer-Verlag, Berlin, pp. 367411, 1998. Pachekoski, W. M. Desenvolvimentos de blendas de biodegradveis constituda de Poli(hidroxibutirato) PBH e Poli(acido ltico) PLA para filmes, Tese de doutorado em Engenharia de Materiais Universidade Federal de So Carlos, So Carlos, 2006. Pachekoski, W. M. Determinao dos fatores que afetam a biodegradabilidade em polmeros por diferentes metodologias de anlise, Projeto de pesquisa - Servio Nacional de Aprendizagem Industrial - Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI-CIMATEC), Ncleo de Polmeros (NPol), Salvador, 2010. Pelicano, M. Desenvolvimento e caracterizao de blendas PHBV/ Ecoflex e suas modificaes com amido. Dissertao Mestrado em Engenharia de Materiais, Universidade Federal de So Carlos, So Carlos. 2008. Rosa, D. S. ; Carraro, G. ; Avaliao de plsticos biodegradveis sob envelhecimento acelerado em solo com diferentes pH, in: Proceedings of 5 Congresso Brasileiro de Pol meros, CBPol 274, guas de Lindia Brasil, 7 10 nov., 1999. Rosa, D. S.; Pantano, F. R. Biodegradao: um ensaio com polmeros. Editora, 2003.78p. 1ed. Itatiba: Moara

Rosa, D. S.; Franco, D. P.; Calil, M. R. Propriedades Trmicas e Biodegradabilidade de PCL e PHB em um Pool de Fungos, Artigo na revista de cincia & tecnologia 15 pp. 75-80, 2000 Viana, J. D. Obteno de bionanocompsito de blendas PLA/PBAT com argila organoflica, Tese de doutorado em Engenharia dos Materiais, universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2011. Wiebeck; Harada, Plstico de engenharia. 1ed. Artliber Editora 2005. 163 p.

You might also like