You are on page 1of 22

Apresentao da Ferramenta

Estrutura, Indicadores e Parmetros

17 e 18 de Dezembro de 2010

OBJECTIVOS
Abordar o temtica da avaliao da sustentabilidade no contexto da construo. Apresentar os prncipios que estiveram na gnese do Sistema de Avaliao e Certificao da Sustentabilidade de Edifcios SBToolPT. Apresentar a estrutura, indicadores e parmetros do mdulo de avaliao correspondente aos edifcios de habitao (Metodologia SBToolPT - H).

17 e 18 de Dezembro de 2010

INTRODUO
Um edifcio s pode ser considerado sustentvel quando as diferentes dimenses da sustentabilidade so consideradas e balanceadas: Ambiente, Sociedade e Economia.
Diminuir os custos Garantir condies de hig. e seg. nos trabalhos Planear a conservao e a reabilitao Diminuir o peso Economizar Energia e gua Maximizar a durabilidade

Construo Sustentvel

Minimizar a produo de resduos Assegurar a salubridade dos edifcios

Utilizar materiais eco-eficientes

17 e 18 de Dezembro de 2010

As avaliaes da sustentabilidade tm como objectivo reunir e reportar informao para as tomadas de deciso durante as diferentes fases do ciclo de vida de um edifcio. A avaliao da sustentabilidade assenta geralmente numa lista de indicadores. Diferentes Indicadores foram desenvolvidos por instituies, organizaes e indstrias a nvel local, nacional e global. Principais razes

Diferenas polticas, tecnolgicas e culturais entre pases A dependncia numa valorizao subjectiva de diversos parmetros na generalidade dos mtodos desenvolvidos at agora. Diferentes indicadores (mtodos) = Diferentes resultados
17 e 18 de Dezembro de 2010

DESENVOLVIMENTO DOS SISTEMAS DE AVALIAO DA SUSTENTABILIDADE De modo a normalizar e a promover a interpretao e comparao de resultados obtidos a partir de diferentes mtodos de avaliao desenvolvidos a nvel Europeu, o CEN (Centro Europeu de Normalizao) lanou o Comit Tcnico 350 (CEN/TC 350).

Tendo por base a metodologia global SBTool e os trabalhos em curso no CEN/TC 350, encontra-se em desenvolvimento uma srie de ferramentas para a avaliao e certificao da sustentabilidade que so adequadas ao contexto nacional (normas e regulamentos, clima, tecnologias e questes socioculturais)

1 Etapa: Mdulo de Avaliao de Edifcios de Habitao (SBToolPT H)


17 e 18 de Dezembro de 2010

OBJECTIVOS DO SISTEMA
Desenvolver um sistema regional adaptada ao contexto nacional e baseado na metodologia global SBTool ; Estar harmonizado com as futuras normas ISO CEN/TC350 Sustainability of Construction Works Assessment of Environmental Performance of Buildings; Incluir as trs dimenses do Desenvolvimento Sustentvel; Apresentar uma lista de parmetros que seja suficientemente extensa para incluir os impactes mais importantes dos edifcios e ao mesmo tempo o mais reduzida possvel para potenciar a sua utilizao na prtica.

17 e 18 de Dezembro de 2010

OBJECTIVOS DO SISTEMA (cont.)


Limitar o uso de critrios subjectivos e/ou qualitativos, que so de difcil avaliao (por exemplo, a esttica e a inovao tecnolgica); Aumentar a fiabilidade dos resultados obtidos, atravs da utilizao de mtodos LCA na avaliao do desempenho ambiental; Desenvolver um sistema de avaliao e um certificado que sejam facilmente compreendidos e assimilados por todos os intervenientes.

17 e 18 de Dezembro de 2010

ESRUTURA DO SISTEMA SBToolPT

17 e 18 de Dezembro de 2010

DIMENSES, CATEGORIAS E PARMETROS


CATEGORIAS EM AVALIAO Ambiente
C1) Alteraes climticas e qualidade do ar exterior; C2) Uso do solo e biodiversidade; C3) Energia; C4) Utilizao de materiais e resduos slidos; C5) Utilizao de gua e efluentes.

Sociedade
C6) Conforto e sade dos ocupantes; C7) Acessibilidade; C8) Sensibilizao e educao para a sustentabilidade.

Economia
C9) Custos de ciclo de vida.

17 e 18 de Dezembro de 2010

Categorias e parmetros ambientais (15)


Dimenso Categorias C1 - Alteraes climticas e qualidade do ar exterior Parmetros Valor agregado das categorias de impacte ambiental de ciclo de vida do edifcio por m2 de rea til de pavimento e por ano Percentagem utilizada do ndice de utilizao lquido disponvel ndice de impermeabilizao C2 Uso do Solo e Biodiversidade Percentagem da rea de interveno previamente contaminada ou edificada Percentagem de reas verdes ocupadas por plantas autctones Percentagem de rea em planta com reflectncia igual ou superior a 60%
PID

P1

P2 P3 P4 P5 P6

DA Ambiental

17 e 18 de Dezembro de 2010

Categorias e parmetros ambientais (cont.)


Dimenso Categorias
C3 - Eficincia Energtica

Parmetros
Consumo de energia primria no renovvel na fase de utilizao Quantidade de energia que produzida no edifcio atravs de fontes renovveis Percentagem em custo de materiais reutilizados Percentagem em peso do contedo reciclado do edifcio

PID P7 P8 P9 P10 P11 P12 P13 P14 P15

DA Ambiental

C4 - Materiais e resduos slidos

Percentagem em custo de produtos de base orgnica que so certificados Percentagem em massa de materiais substitutos do cimento no beto Potencial das condies do edifcio para a promoo da separao de resduos slidos

C5 - Utilizao eficiente da gua e efluentes

Volume anual de gua consumido per capita no interior do edifcio Percentagem de reduo do consumo de gua potvel

17 e 18 de Dezembro de 2010

Categorias e parmetros sociais (8)

Dimenso

Categorias

Parmetros
Potencial de ventilao natural Percentagem em peso de materiais acabamento com baixo contedo de COV Nvel de conforto trmico mdio anual Mdia do Factor de Luz do Dia Mdio Nvel mdio de isolamento acstico de

PID P16 P17 P18 P19 P20 P21 P22 de P23

C6 - Conforto e sade dos ocupantes DS Dimenso Social

C7 Acessibilidade C8 Sensibilizao e educao para a sustentabilidade

ndice de acessibilidade a transportes pblicos ndice de acessibilidades a amenidades Disponibilidade e contedo Utilizao do edifcio do Manual

17 e 18 de Dezembro de 2010

Categorias e parmetros econmicos (2)

Dimenso
DE Econmica

Categorias
Custos de ciclo de vida

Parmetros
Valor do custo do investimento inicial por m2 de rea til Valor actual dos custos de utilizao por m2 de rea til

PID P24 P25

17 e 18 de Dezembro de 2010

Relao com os indicadores da CEN TC 350

17 e 18 de Dezembro de 2010

QUANTIFICAO DOS PARMETROS


AMBIENTAL

1) Utilizar as Declaraes Ambientais de Produto (EPDs) (a metodologia SBToolPT utiliza uma lista constituda por 5 categorias de impacte ambiental. Esses impactes, juntamente com a energia primria no renovvel incorporada, so os mesmos referenciados nas EPDs).

Figura 1: Exemplo de uma EPD de um material de construo

Problema: como no so obrigatrias, muito difcil encontrar EPDs para a maioria dos materiais e produtos de construo.
17 e 18 de Dezembro de 2010

QUANTIFICAO DOS PARMETROS (cont.)


2) Usar ferramentas e mtodos externos de software LCA (exemplo, software SimaPro e CML 2 base 2000 para a avaliao de impactes ambientais e o mtodo Cumulative Energy Demand para energia primria incorporada). Problema: os procedimentos LCA so muito morosos e normalmente limitados a peritos.

3) Desenvolver e utilizar uma base de dados ciclo de vida com os impactes ambientais e energia primria incorporada de cada elemento construtivo convencionalmente utilizado (estrutura, paredes, pisos, janelas, materiais de construo, etc.).

Soluo Adoptada

17 e 18 de Dezembro de 2010

QUANTIFICAO DOS PARMETROS (cont.)


Base de dados (exemplo)

17 e 18 de Dezembro de 2010

QUANTIFICAO DOS PARMETROS (cont.)


SOCIAL No Guia de Avaliao so definidos os diferentes mtodos analticos que devero/podero ser utilizados na quantificao.

ECONOMICA O mtodo de avaliao dos custos de ciclo de vida encontra-se definido no Guia de Avaliao e inclui o custo de comercializao e os custos de utilizao do edifcio em avaliao (energia e gua).

17 e 18 de Dezembro de 2010

NORMALIZAO DOS PARMETROS


Tem como objectivo evitar os efeitos de escala na agregao dos parmetros e resolver o problema de alguns parmetros serem do tipo maior melhor e outros do tipo maior pior. Para alm de tornar adimensionais os valores dos parmetros, converte valores entre a melhor prtica e de referncia numa escala compreendida entre 0 (valor de referncia/convencional) e 1 (melhor valor). A ttulo de exemplo, a normalizao da energia total anual no-renovvel necessria para aquecimento e arrefecimento (incluindo produo de gua quente) realizada da seguinte forma:
Denominao: Unidade: Valor: Valor Convencional: Melhor Prtica: PENR kWh/m2.year 100 140 35

PENR =

PENR PENR * 100 140 = = 0,38 * PENR PENR* 35 140


17 e 18 de Dezembro de 2010

NORMALIZAO DOS PARMETROS (cont.)


Os valores normalizados so convertidos numa escala, de A+ a E:

P > 1,00

Melhor Prtica

0,70 < P 1,00


0,40 < P 0,70 0,10 < P 0,40

Prtica convencional

0,00 P 0,10 0,00 < P

17 e 18 de Dezembro de 2010

10

Exemplo (Parmetro P14 - gua)

Poupana > 50%

Impacte

Prtica Convencional (44 l/hab/dia)

Melhor Prtica (22 l/hab/dia)

17 e 18 de Dezembro de 2010

AGREGAO DOS PARMETROS


O objectivo sintetizar num nico valor o desempenho da soluo em cada uma das categorias, dimenses assim como obter o valor global de desempenho sustentvel. A metodologia utiliza um mtodo completo de agregao :
com, Ij Mdia do peso dos parmetros normalizados; wi Peso do parmetro i; - Valor normalizado do parmetro i.

I j = wi .Pi
i =1

Pi

As dificuldades deste mtodo assentam na definio dos pesos para cada parmetro e na possvel compensao entre parmetros.

17 e 18 de Dezembro de 2010

11

17 e 18 de Dezembro de 2010

AGREGAO DOS PARMETROS - Pesos


Ambientais (US EPAs TRACI method)
Tabela 1: Importncia relativa de cada um dos impactes ambientais segundo a EPA dos EUA

Os pesos dos parmetros ambientais considerados no SBToolPT resultam da distribuio dos pesos das categorias ambientais do mtodo TRACI. (extenso, intensidade e durao do impacte)
17 e 18 de Dezembro de 2010

12

AGREGAO DOS PARMETROS - Pesos (cont.)


Social

Foi desenvolvida uma metodologia de base cientfica para a quantificao da importncia relativa de cada parmetro de conforto e sade no conforto global percepcionado pelos ocupantes de edifcios. O conforto global percepcionado (CG) resulta da combinao de vrios parmetros de conforto (Pi): CG = P1 x W 1 + P2 x W 2 + P3 x W 3 + P4 x W 4 Cada parmetro afecta de diferente modo o conforto global, uma vez que apresenta um peso subjectivo diferente (Wi).

17 e 18 de Dezembro de 2010

AGREGAO DOS PARMETROS - Pesos (cont.) Metodologia Avaliao Subjectiva


Conforto trmico

Redes Neuronais

Avaliao Objectiva

Conforto Global

Conforto visual

Acstica

Regresso multivarivel Regresso Linear

Qualidade do ar

Pesos: Conforto Trmico:32,5% Conforto Visual: 24,6% Qualidade do ar interior: 23,8% Acstica: 19,1%

Resultados: W 1,
W 2, W 3, W 4

17 e 18 de Dezembro de 2010

13

AGREGAO DOS PARMETROS - Pesos (cont.)


0% 20% 40% 60% 80% 100%

C1 Alt. clim. e qual. do ar exterior C2 Uso do solo e biodiversidade C3 - Energia C4 Materiais e resduos slidos C5 - gua
0% 20% 40% 60% 80% 100%

Ambiental

C6 Confort. e sade dos utilizadores C7 - Acessibilidade C8 Sens. e educao para a sustentabilidade


0% 20% 40% 60% 80% 100%

Social

C9 Custos de ciclo de vida

Econmico
17 e 18 de Dezembro de 2010

AGREGAO DOS PARMETROS (cont.)


Peso de cada dimenso no Nvel Global de Sustentabilidade
100% 80% 60% 40% 20% 0%
17 e 18 de Dezembro de 2010

30%

Dimenso Econmica

30%

Dimenso Social

40%

Dimenso Ambiental

14

AVALIAO GLOBAL E CERTIFICAO DE UM PROJECTO Os resultados so apresentados a dois nveis: Nvel 1: Categorias
Resultado da avaliao de um edifcio (exemplo) - desempenho da soluo ao nvel das diferentes categorias.

17 e 18 de Dezembro de 2010

AVALIAO GLOBAL E CERTIFICAO DE UM PROJECTO (cont.) Nvel 2: Dimenses e Nota Global de Sustentabilidade A apresentao de resultados similar adoptada em sistemas de certificao existentes, tais como a Certificao Energtica de Edifcios e a campanha European DisplayTM.
Desempenho da soluo ao nvel de cada dimenso e nota global

17 e 18 de Dezembro de 2010

15

AVALIAO GLOBAL E CERTIFICAO DE UM PROJECTO (cont.) Aspecto geral do certificado

17 e 18 de Dezembro de 2010

GUIA DE AVALIAO

17 e 18 de Dezembro de 2010

16

OPTIMIZAO DO SISTEMA

O desenvolvimento do sistema foi acompanhado por uma equipa multidisciplinar de especialistas: investigadores, projectistas (arquitectos e engenheiros), consultores (ambiente e sustentabilidade da construo), entidades licenciadoras, etc. A aplicabilidade prtica do sistema e a consistncia dos seus resultados foi testada atravs de vrias equipas de projecto que no estavam directamente envolvidos no desenvolvimento do sistema.

Os resultados foram animadores.

17 e 18 de Dezembro de 2010

PROCESSO DE AVALIAO E EMISSO DO CERTIFICADO

17 e 18 de Dezembro de 2010

17

PGINA WEB DE APOIO AO AVALIADOR QUALIFICADO

www.sbtool-pt.com

Inclui a ferramenta web-based que permite a realizao da avaliao preliminar.


17 e 18 de Dezembro de 2010

APLICAO DA METODOLOGIA A UM CASO DE ESTUDO Descrio geral do empreendimento: Denominao: 2 Fase do Empreendimento de Ponte da Pedra (Blocos 7 e 8); Localizao: Lea do Balio, Matosinhos; rea bruta de construo: 14 852,40 m2 (102 fogos de Tipologia T2 e T3); Promotor: NORBICETA, U.C.R.L.

Dono de obra: Norbiceta Coordenador de Projecto: Arq. Carlos Coelho Engenheiro Responsvel: Eng. Jos Coimbra

17 e 18 de Dezembro de 2010

18

APLICAO DA METODOLOGIA A UM CASO DE ESTUDO (cont.) Princpios de sustentabilidade que foram integrados: 1) IDP: Incentivou-se a participao activa de diversos intervenientes no ciclo de vida do empreendimento; 2) Local e integrao: Utilizao de um terreno j utilizado para construo e situado prximo de redes de transporte pblico e de outras mais-valias urbanas (amenidades); 3) Eficincia energtica: fraces de classe energtica A, implementao de colectores solares e utiliza de lmpadas fluorescentes compactas nas zonas comuns;

17 e 18 de Dezembro de 2010

APLICAO DA METODOLOGIA A UM CASO DE ESTUDO (cont.) 4) Utilizao eficiente de recursos: materiais de revestimento de elevada durabilidade e baixa manuteno, dispositivos de utilizao de gua de elevada eficincia, reutilizao das guas pluviais e freticas nas bacias de retrete;

Chuveiros e torneiras de baixo caudal

Vlvulas termoestticas para a regulao da temperatura da gua

Autoclismos de dupla descarga

Reservatrio para a reciclagem de guas pluviais e freticas

17 e 18 de Dezembro de 2010

19

APLICAO DA METODOLOGIA A UM CASO DE ESTUDO (cont.) 5) Minimizao e gesto dos resduos slidos: contentores para a separao dos resduos (construo e utilizao); 6) Maximizao da qualidade do ar interior: grelhas de ventilao nas caixilharias; 7) Maximizao dos nveis de isolamento acstico: atravs da utilizao de mantas absorventes e lajetas flutuantes; 8) Sensibilizao e formao para a utilizao sustentvel do edifcio: disponibilizao do Manual do Utilizador do Edifcio; 9) Controlo de custos: custo de construo 9% mais elevado do que o da 1 Fase e perodo de retorno do acrscimo de investimento inicial de 5 a 6 anos.
17 e 18 de Dezembro de 2010

APLICAO DA METODOLOGIA A UM CASO DE ESTUDO (cont.)

17 e 18 de Dezembro de 2010

20

APLICAO DA METODOLOGIA A UM CASO DE ESTUDO (cont.)

A+

17 e 18 de Dezembro de 2010

NOTAS FINAIS A concepo, construo e utilizao sustentveis de edifcios so baseados na avaliao da presso ambiental, desempenho funcional, e aspectos scio-econmicos. A avaliao da sustentabilidade envolve a valorizao subjectiva de cada um dos parmetros que depende do tipo do edifcio assim como de aspectos scio-econmicos e culturais.
Deste modo

Apesar de existirem diversos estudos e abordagens no existe actualmente uma ferramenta de avaliao da sustentabilidade que seja aceite escala global.

17 e 18 de Dezembro de 2010

21

NOTAS FINAIS (cont.)

O trabalho em curso no CEN/TC 350 muito importante para harmonizar e credibilizar a avaliao da sustentabilidade de edifcios a nvel Europeu.

Baseado no trabalho em curso

O SBToolPT - H resulta de uma das atribuies da Associao iiSBE Portugal e pretende promover a construo sustentvel no sector dos edifcios de habitao atravs da definio de uma lista de parmetros com as respectivas metas e objectivos, que seja facilmente compreendida por todos os intervenientes do mercado de construo e compatvel com os contextos ambiental e scio-econmico e com as tecnologias construtivas em Portugal.
17 e 18 de Dezembro de 2010

17 e 18 de Dezembro de 2010

22

You might also like