You are on page 1of 2

COLGIO IBITURUNA - EXERCCIOS DE SOCIOLOGIA RECUPERAO 1.

SRIE ENSINO MDIO / PROFESSOR CLAUDINEI DE OLIVEIRA COTTA


Estudar: COSTA, Cristina. SOCIOLOGIA: Introduo Cincia da Sociedade. Unidade 1: Introduo. Pginas 11 a 25 Questes 01 No Captulo I a autora Cristina Costa deixa claro que sem o desenvolvimento da cincia no teria sido possvel chegar Sociologia. Cite as caractersticas que o texto atribui cincia. 02 Explique a seguinte afirmao: O aprendizado uma das formas que o homem desenvolveu para transmitir a cultura de uma gerao a outra. 03 O que voc entendeu pela frase: O que caracteriza [o ser humano] a riqueza e sutileza, a variedade e a versatilidade de sua natureza, de Ernest Cassirer? 04 Qual a importncia da Sociologia no mundo de hoje? 05 Descreva problemas da vida em sociedade no mundo atual que so objetos de estudos sociolgicos. 06 - O ser humano distingui-se das demais espcies existentes, pois grande parte de seu comportamento no se desenvolve naturalmente em sua relao com o mundo, nem se transmite sua descendncia pelos genes, ou seja, desenvolve habilidades e comportamentos sociais resultantes A) das relaes capitalistas. B) da educao formal. C) das instituies religiosas. D) da aprendizagem como um todo. E) da vida social urbana. 07 - A vida em grupo uma exigncia da natureza humana. Sendo assim, o ser humano necessita de seus semelhantes para sobreviver, perpetuar a espcie e tambm para se realizar plenamente como pessoa. O filsofo grego Aristteles (384-322 a.C) afirmou que "O homem por natureza um animal social". Esta ideia confirma o conceito sociolgico de A) sociabilidade, capacidade natural do ser humano para a convivncia em sociedade. B) socializao, onde o indivduo absorve o conjunto de hbitos, costumes e regras caractersticos daquele grupo. C) coero, quando algum levado a fazer algo pela fora, intimidao ou ameaa. D) represso, que uma atitude coercitiva, normalmente caracterizada pelo uso da violncia. E) instituio, que o conjunto daquilo que est constitudo, sedimentado na sociedade. 08 - A sociedade tem caractersticas que precisam ser conhecidas para que aqueles que nela atuam atinjam seus objetivos. Isso significa que nenhum setor da vida social prescinde dos conhecimentos sociolgicos, pois a ao consciente e programada exige pesquisa, planejamento e mtodo. A Sociologia faz parte dos programas bsicos dos mais diversos cursos universitrios, pois A) uma rea que analisa superficialmente os aspectos relativos ao funcionamento da sociedade.

B) uma cincia que analisa os mecanismos de funcionamento da sociedade e todos os seus aspectos. C) condiciona os indivduos a uma negao da compreenso da vida em grupo. D) uma cincia que se preocupa particularmente com mecanismos religiosos e econmicos das sociedades.

09 - Tornava-se necessrio entender as bases da vida social humana e da organizao da sociedade, por meio de um modelo de pensamento que permitisse a observao, o controle e a formulao de explicaes plausveis, que tivessem credibilidade num mundo pautado pelo racionalismo, isto , pela crena no poder da razo humana em alcanar a verdade e que tornassem possvel prever e controlar acontecimentos sociais fazendo uso de mecanismos eficientes de interveno. O trecho acima apresenta as circunstancias favorveis ao surgimento de uma cincia da sociedade. Portanto, o aparecimento da Sociologia significa que A) as relaes humanas, seus problemas e sua formao passariam a ser exclusivamente analisadas pelas instituies religiosas. B) as relaes sociais tenderiam a um isolamento cientfico, pouco importando os mtodos utilizados para definio de certos padres. C) as relaes entre os homens passam a constituir objeto exclusivo das explicaes religiosas, valorizando a questo das lutas entre as classes sociais. D) as relaes entre os homens deixavam de ser objeto das crenas religiosas e do senso comum, passando a interessar tambm aos cientistas. 10 - Socializao significa o processo pelo qual um indivduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu[...]. H pouca dvida de que a sociedade, por suas exigncias sobre os indivduos determina, em grande parte, o tipo de personalidade que predominar. Naturalmente, numa sociedade complexa como a nossa, com extrema heterogeneidade de padres, haver considerveis variaes. Seria, portanto, exagerado dizer que a cultura produz uma personalidade totalmente estereotipada. A sociedade proporciona, antes, os limites dentro dos quais a personalidade se desenvolver. Fonte: KOENIG, S. Elementos de Sociologia. Traduo de Vera Borda, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1967, p. 70-75. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, correto afirmar: A) Existe uma interao entre a cultura e a personalidade, o que faz com que as individualidades sejam influenciadas de diferentes modos e graus pelo ambiente social. B) Apesar de os indivduos se diferenciarem desde o nascimento por dotes fsicos e mentais, desenvolvem personalidades praticamente idnticas. C) A sociedade impe, por suas exigncias, aprovaes e desaprovaes, o tipo de personalidade que o indivduo ter. D) O indivduo j nasce com uma personalidade que dificilmente mudar por influncia da sociedade ou do meio ambiente.

You might also like