You are on page 1of 2

Escola: ________________________________________________________ Cidade: _________________ Data: _____ de _______ de ____ Aluno (a):__________________________________________ Nmero: ____ Srie: _________ Turno:

____________ Professor: __________________ Disciplina: Histria 1) A imagem e o texto abaixo compara um junco chins e uma caravela portuguesa: Aps o sucesso da viagem de Vasco da Gama que descobriu o caminho das ndias, em 1500 o rei de Portugal Manuel I autorizou o envio de uma enorme armada com objetivo de estabelecer uma rota comercial definitiva entre Portugal e ndia. A frota de Cabral possua 10 navios de transporte, 3 caravelas e uma tripulao de 1500 homens. As caravelas possuam vinte e cinco metros de comprimento e deslocava cerca de cinqenta toneladas de carga. Em 1405 o imperador chins Yongle autorizou a criao de uma enorme armada que foi batizada a frota em busca do tesouro com objetivo de navegar o Oceano Ocidental. A frota possua 300 navios divididos entre navios cisternas que levavam gua, navios de provises, e navios de alojamento com uma tripulao de 30 mil pessoas. Alm de militares a frota levava mdicos, farmacuticos, astrlogos, tradutores, artesos e secretrios. Cada navio media cento e trinta e cinco metros de comprimento e suportavam 200 toneladas de carga. Em comparao ao comprimento e a tonelagem os juncos chineses so: a) cinco vezes maiores que as caravelas portuguesas e suportam quatro vezes mais carga. b) duas vezes maiores que as caravelas portuguesas e suportam quatro vezes menos carga. c) cinco vezes menores que as caravelas portuguesas e suportam duas vezes mais carga. d) duas vezes menores que as caravelas portuguesas e suportam duas vezes menos carga. 2) (Enem 2008) A linguagem utilizada pelos chineses h milhares de anos repleta de smbolos, os ideogramas, que revelam parte da histria desse povo. Os ideogramas primitivos so quase um desenho dos objetos representados. Naturalmente, esses desenhos alteraram-se com o tempo, como ilustra a seguinte evoluo do ideograma , que significa cavalo e em que esto representados cabea, cascos e cauda do animal.

Considerando o processo mencionado acima, escolha a seqncia que poderia representar a evoluo do ideograma chins para a palavra luta.

a) b) c)

d)

3) Durante uma das sete viagens martimas do almirante chins Zheng He pelo Oceano ndico um funcionrio chamado Ma Huan descreveu o seguinte costume verificado em um dos pases a qual visitou: O povo desse pas no se arriscam a comer a carne das vacas limitam-se a beber seu leite. Quando uma vaca morre, enterram-na. Sofre a pena capital todo aquele que mata uma vaca secretamente O costume citado refere-se ao povo: A Egpcio B Hindu C Japons D rabe 4) As BRIC so um grupo de pases emergentes composto por Brasil, Rssia, ndia e China. O que poucas pessoas lembram que Goa na ndia e Macau na China so dois territrios lusfonos o que pode facilitar as trocas econmicas entre esses trs pases de lnguas to diferentes nas prximas dcadas. Goa, Macau e Brasil j foram colnias portuguesas, e graas ao intermdio dos lusitanos, o Brasil recebeu muitas influncias culturais tpicas desses dois pases asiticos. Assinale a alternativa ERRADA: A Os rabes introduziram em Portugal, durante a ocupao muulmana da Pennsula Ibrica, novas espcies agrcolas, como o arroz, a cana-de-acar e o bicho-da-seda; alm de novas invenes nuticas como a bssola, a vela e a esfera armilar. O Brasil se tornou o nico pas ocidental a adotar o arroz como base da alimentao da populao, em substituio ao trigo, e o maior produtor mundial de cana-de-acar e seus derivados, desde o sculo XVI. B Os portugueses introduziram no Brasil atravs de suas colnias da ndia, como Goa, Diu ou Cochim, novas espcies animais, como os bfalos da Ilha do Maraj, o gado zebu e suas raas como o gir, o guzer e o nelore, em todo territrio brasileiro; alm de novas espcies vegetais, como as mangueiras que cobrem todo o nosso territrio, a pimenta do reino cultivada na regio do Bragantino no Par, o ch plantado na regio caiara paulistana e o cnhamo introduzido no Rio Grande do Sul. C Os chineses inventaram a impresso, a qual os portugueses tomaram emprstimo, e introduziram no Brasil causando um enorme impacto cultural com a impresso de centenas de livros e o surgimento de um intenso mercado editorial, que contribuiu para o fim do analfabetismo no nosso pas. A plvora tambm foi responsvel pelo desenvolvimento de uma precoce indstria blica no Brasil, antes mesmo da nossa independncia. D Os roma ou ciganos originrios da ndia chegaram ao Brasil atravs de uma longa migrao que culminou nos portos portugueses. Ao mesmo tempo os rabes se encarregaram de disseminar pelo sul da Europa os algarismos indianos, o sistema posicional e o zero, importantes para o desenvolvimento do estudo da matemtica e da fsica moderna. Os europeus tambm adotaram no sculo XIX o sistema de seleo de mandarins (funcionrios pblicos) na China, por meio de concursos pblicos, que criava uma burocracia baseada no mrito e no em indicaes de parentes e amigos pessoais.

You might also like