You are on page 1of 53

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS

Caro Leitor, A equipe tcnica do Concurseiro da Sade empenha-se em desenvolver apostilas e materiais atualizados de acordo com as leis recentemente publicadas a fim de estar sempre em consonncia com os editais dos diversos concursos realizados em todo o territrio brasileiro. Tambm tem o cuidado minucioso de compilar questes de concursos sempre com a referncia da banca organizadora, o ano e o cargo referido a fim de demonstrar ao candidato quais so os assuntos e os tpicos mais frequentemente cobrados nos certames brasileiros e com a cautela redobrada na digitao e reviso dos gabaritos. No entanto, apesar de todo esse esmero, ainda assim erros eventuais podem ocorrer. Por isso, disponibilizamos o email contato@concurseirodasaude.com.br para que voc, leitor, possa contactar nossa equipe caso tenha dvidas ou identifique algum erro em determinado gabarito e receba as atualizaes que se fizerem necessrias.

A equipe do Concurseiro da Sade est em permanente trabalho de aprimoramento e sempre disponvel para tentar atend-lo em suas necessidades, sugestes, solicitaes ou dvidas.

Que nossos materiais tenham papel relevante em seus estudos e no aprimoramento profissional e sejam parceiros nas suas aprovaes nos concursos.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 1

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


Caro (a) leitor (a),

Ter conhecimento sobre os tipos de vacina, doses, vias de aplicao e o calendrio oficial de vacinao editado e atualizado pelo Ministrio da Sade de fundamental importncia para enfermeiros, tcnicos de enfermagem e mdicos uma vez que um assunto bastante cobrado em provas e faz parte da prtica laboral diria destes profissionais.

Nesta apostila voc encontrar todas as informaes necessrias para o domnio deste tema essencial para a prtica profissional diria e tambm para acertar as to recorrentes questes de concursos relativas a este tema.

Bom estudo!

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 2

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


CALENDRIO VACINAL

O Calendrio de Vacinao Brasileiro aquele definido pelo Programa Nacional de Imunizaes do Ministrio da Sade (PNI/MS) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritrio sade pblica do pas.

Atualmente ele constitudo por 12 produtos recomendados populao, desde o nascimento at a terceira idade e distribudos gratuitamente nos postos de vacinao da rede pblica.

A PORTARIA N- 3.318, DE 28 DE OUTUBRO DE 2010 institui em todo o territrio nacional, o Calendrio Bsico de Vacinao da Criana, o Calendrio do Adolescente e o Calendrio do Adulto e Idoso.

Confira abaixo os trs calendrios de vacinao:

IMPORTANTSSIMO: assunto recorrente em questes de provas.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 3

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


Calendrio Infantil
Fonte: WWW.saude.gov.br

A partir de julho de 2012, o calendrio de vacinao infantil sofrer duas modificaes que sero demonstra das e explicadas abaixo.

CALENDRIO DE VACINAO INFANTIL


COMO ERA IDADE
Ao nascer

COMO FICA DOSE


Dose 1 DOSE 2 DOSE

VACINA
BCG-ID nica HEPATITE B HEPATITE B TETRAVALENTE (DTP+Hib) Vacina Oral Poliomielite

IDADE VACINA
Ao nascer BCG-ID

DOSE
Dose nica

1 MS

HEPATITE B PENTAVALENTE (DTP+Hib+HB) Vacina Poliomielite Inativada Vacina oral Rotavrus Humano Vacina pneumoccica 10 Vacina Meningoccica PENTAVALENTE (DTP+Hib+HB) Vacina Poliomielite Inativada Vacina oral Rotavrus Humano

1 DOSE

2 MESES

2 MESES 1 DOSE

3 MESES

Vacina oral Rotavrus Humano Vacina pneumoccica 10 Vacina Meningoccica C TETRAVALENTE (DTP+Hib) Vacina Oral Poliomielite Vacina oral Rotavrus Humano

1 DOSE

1 DOSE

3 MESES

1 DOSE

4 MESES

4 MESES 2 DOSE

2 DOSE

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 4

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


5 MESES Vacina pneumoccica 10 Meningoccica C HEPATITE B Vacina Oral Poliomielite TETRAVALENTE (DTP+Hib) Vacina pneumoccica 10 FERE AMARELA TRPLICE VIRAL 12 MESES Vacina pneumoccica 10 TRPLICE Bacteriana (DTP) Vacina Oral Poliomielite Meningoccica C 4 ANOS TRPLICE Bacteriana (DTP) TRPLICE VIRAL FEBRE AMARELA 2 REFORO 2 DOSE 4 ANOS 1 DOSE REFORO 1 REFORO 15 MESES REFORO 12 MESES Vacina pneumoccica 10 TRPLICE Bacteriana (DTP) Vacina Oral Poliomielite Meningoccica C TRPLICE Bacteriana (DTP) TRPLICE VIRAL 2 REFORO 3 DOSE 6 MESES Vacina pneumoccica 10 2 DOSE 5 MESES Meningoccica C PENTAVALENTE (DTP+Hib+HB) Vacina Oral Poliomielite Vacina pneumoccica 10 3 DOSE 2 DOSE

6 MESES

9 MESES

DOSE INICIAL

9 MESES 12 Meses

FEBRE AMARELA TRPLICE VIRAL

DOSE INICIAL

1 DOSE REFORO 1 REFORO

15 MESES

REFORO

2 DOSE Uma dose a cada dez anos

10 ANOS

Uma dose 10 ANOS FEBRE AMARELA a cada dez anos CAMPANHAS NACIONAIS PARA CRIANAS Menores de 5 anos De 6 meses a menores de 2 anos

Menores de 5 anos De 6 meses a menores de 2 anos

Vacina oral de poliomielite Vacina Influenza (gripe)

Vacina oral de poliomielite Vacina Influenza (gripe)

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 5

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


Calendrio de Vacinao do Adolescente

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 6

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


Calendrio de Vacinao do Adulto e Idoso

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 7

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


TIPOS DE VACINA

IMPORTANTSSIMO: assunto recorrente em questes de provas.

Para entender os diferentes tipos de vacinas utilizadas pelo Ministrio da Sade necessrio saber que existem trs tipos de imunobiolgicos (vacinas) classificados de acordo com o tipo de composio e a forma de processamento. Veja abaixo:

1- Vacinas vivas atenuadas (tambm chamadas de replicantes) So compostas por microrganismos vivos atenuados em laboratrio que devem ser capazes de multiplicarem-se no organismo que receber a vacina para que possa ocorrer, ento, a estimulao de uma resposta imune. Essa resposta imune ao microorganismo atenuado idntica produzida pela infeco natural pois o sistema imune incapaz de diferenciar entre uma infeco pelo microorganismo vacinal e o microrganismo selvagem. Porm, a multiplicao do microorganismo vacinal no costuma ser capaz de causar doena. Exemplos de vacinas vivas atenuadas: Sarampo, caxumba, rubola, plio-Sabin, febre amarela, varicela, BCG.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 8

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


2- Vacinas inativadas ( tambm chamadas de no replicantes) So compostas de microrganismos inativados, o que significa que estes no so vivos e, logo, incapazes de multiplicar-se. A resposta imune vacina inativada principalmente humoral (atravs das protenas plasmticas, as imunoglobulinas, sintetizadas por linfcitos diferenciados em plasmcitos) com pouca ou nenhuma imunidade celular. Exemplos de vacinas inativadas: DPT, plio-Salk, pneumococo, meningococo, influenza, haemophilus do tipo-b, febre tifide, clera.

3- Vacinas recombinantes So vacinas produzidas por recombinao gentica atravs de tcnicas modernas de biologia molecular e engenharia gentica onde o gene de um microrganismo introduzido em outro. Exemplo de vacina recombinante: vacina contra a hepatite B.

4- Vacinas de fragmentos subcelulares Vacinas que so preparadas de fraes de clulas. So seguras e efetivas, porm possuem uma durao limitada. necessrio um estudo da estrutura dos antgenos para que se escolha um antgeno imunognico, mas que no seja txico. Exemplo: herpes tipo 2, influenza, vrus papiloma humano, raiva.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 9

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


5- Vacinas conjugadas e toxides Estas vacinas utilizam-se de toxide (por exemplo,o tetnico) para dar imunogenicidade a substncias. Como normalmente utiliza-se toxide para os quais a maioria das pessoas j imunizada, h baixos riscos de manifestao desta doena. Exemplos: difteria e ttano. Protocolo e aspectos operacionais da vacinao
Fonte:http://www.vacinas.org.br/vacinas43.htm

So atribuies da equipe de enfermagem:


Pedir a quantidade necessria para suprir seu posto de vacinao levando em considerao o nmero de clientes cadastrados; Receber e distribuir entre geladeira de estoque e de uso dirio; Controlar a temperatura destas geladeiras ou cmaras de conservao; Aplicar e avaliar os efeitos adversos; Reconvocar clientes faltosos.

Alm disso, a equipe de enfermagem que se depara com alguns problemas de aspectos operacionais tanto no mbito de indicao clnica quanto da execuo tcnica. Sendo assim, h a necessidade de um treinamento contnuo de toda a equipe para que se possa garantir um servio de qualidade populao. Em resumo, os aspectos operacionais da sala de vacina so:

Manuteno da qualidade do servio, Pedir as vacinas em quantidade necessria, Receber e distribuir vacinas na geladeira de estoque, Controlar a temperatura da geladeira, Aplicar os imunobiolgicos, Pgina 10

www.concurseirodasaude.com.br

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


Avaliar os efeitos adversos, Recomendar clientes faltosos e verificar esquemas incompletos de vacinas, Verificar possveis faltas de energia eltrica, Manuteno do treinamento contnuo da equipe de enfermagem.

Quanto sala de vacinao: A sala de imunobiolgicos dever ser utilizada somente para conservao e aplicao dos mesmos. No permitido que nesta mesma sala se realizem outros procedimentos como curativos, inalaes, etc. O tamanho da sala varia de acordo com o nmero da clientela atendida, ou seja, a rea de abrangncia que varia de acordo com a localizao desta unidade tanto em nvel hospitalar quanto nas Unidades Bsicas de Sade. Essa unidade dever conter:

Uma pia preferencialmente em ao inox ou em mrmore para facilitar a limpeza; Um balco para preparo dos imunobiolgicos; Piso lavvel, preferencialmente granilite, por ser um piso de fcil limpeza.

No se deve utilizar pisos de madeira, carpetes, cortinas etc, pois nestes tipos de pisos e acessrios grande a formao de fungos e outros microorganismos. A sala dever ter preferencialmente paredes azulejadas na cor branca o que facilita a desinfeco das mesmas. O uso de tinta acrlica lavvel tambm aceitvel. Conservao e acondicionamento das vacinas As vacinas, por sua prpria composio, so produtos susceptveis aos agentes fsicos tais como a luz e o calor. O calor bastante prejudicial por acelerar a inativao dos componentes das vacinas. necessrio, portanto, mant-las constantemente refrigeradas e, por isso, h a necessidade de uma superviso constante e eficiente dos equipamentos usados na refrigerao assim como na rede eltrica. A conservao das vacinas feita por meio do sistema denominado REDE DE FRIO. Este www.concurseirodasaude.com.br Pgina 11

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


sistema inclui o armazenamento, o transporte e a manipulao de vacinas em condies adequadas de refrigerao desde o laboratrio produtor at o momento em que a vacina aplicada. Esse sistema REDE DE FRIO respeitado em quatro nveis, a saber: 1-Nvel nacional, 2-Central Estadual, 3-Regional 4-Local As cmaras de conservao ou geladeiras devero ser usadas nica e exclusivamente para os imunobiolgicos no se devendo permitir que sejam guardados alimentos, sangue e/ou derivados, bebidas, etc. Dever ficar longe de fonte de calor como estufa, autoclave, raios solares, etc. A fonte de energia eltrica dever ser unicamente destinada ao refrigerador. A limpeza do refrigerador dever ser feita, de preferncia, quinzenalmente ou quando houver excesso de gelo no congelador; mas, para isso, so necessrios cuidados especiais para no deixar os imunobiolgicos sofrerem alteraes de temperatura. Os seguintes cuidados se fazem necessrios: Providenciar outro refrigerador em bom funcionamento e regular esse refrigerador entre 4 e 8C por um perodo de trs horas antes de transferir os imunobiolgicos. Esse controle feito atravs do termmetro de mxima e de mnima. Caso no se tenha disponvel outra geladeira dever ser providenciada uma caixa trmica (isopor), mas indispensvel o termmetro de mxima e de mnima alm de bolsas de gelo; Desligar a tomada da geladeira e abrir a porta at que todo gelo aderido se desprenda por si s. No usar faca ou outro objeto pontiagudo para a remoo mais rpida do gelo, pois tal mtodo pode danificar os tubos de refrigerao;

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 12

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


Limpar o refrigerador com um pano umedecido em soluo de gua com sabo neutro e enxugar com pano limpo e seco. No jogar gua no refrigerador; Aps a limpeza, ligar o refrigerador e manter a porta fechada por mais ou menos 3 horas verificando a temperatura neste perodo. Quando essa estiver entre 4 e 8C deve-se recolocar as vacinas, os diluentes, as garrafas e os recipientes para gelo.

Arrumao das vacinas no refrigerador


As

prateleiras devero estar limpas e organizadas devendo ser retirados os vidros e caixas vazias; Arrumar as vacinas nas prateleiras centrais em bandejas perfuradas tipo porta talher de plstico e nunca em caixas trmicas ou sacos plsticos; No guardar vacinas na porta e na parte baixa da geladeira; retirar as gavetas plsticas caso existam e, em seu lugar, colocar garrafas com gua que contribuem para estabilizar a temperatura. A gua colocada nas garrafas dever ser colorida portanto, recomenda-se o uso de um corante (azul de metileno, anil, violeta de genciana) para evitar que seja bebida; O congelador deve conter gelo reciclvel ou recipiente de plstico. Esse gelo pode ser usado na caixa trmica da sala de vacinao ou no transporte das vacinas; Colocar o termmetro de mxima e de mnima na prateleira central, em p, e verificar a temperatura duas vezes ao dia, em perodo diferente registrando no mapa de controle dirio de temperatura; As vacinas, na embalagem original, devem ser arrumadas de forma a manter uma distncia entre si de aproximadamente 3 centmetros e tambm das paredes do refrigerador visando a livre circulao do ar frio; As vacinas com prazo de validade mais prximo de expirar devem ser colocadas na frente para que sejam utilizadas primeiro. A ordem de colocao das vacinas a seguinte: IMPORTANTSSIMO: assunto recorrente em questes de provas.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 13

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


Na primeira prateleira devem ser colocadas as vacinas contra vrus, na segunda prateleira vacinas contra bactrias e toxinas e na terceira prateleira, os soros. Congelamento das vacinas e sua viabilidade IMPORTANTSSIMO: assunto recorrente em questes de provas. As vacinas que podem congelar e que no se deterioram: Contra plio (Sabin), BCG, Sarampo, Trplice viral e Febre amarela. Vacinas que no podem congelar, pois se deterioram: Hepatite B, trplice bacteriana, dupla adulto e infantil, soros, vacina contra raiva, febre tifide, vacina contra plio do tipo Salk, vacina contra Haemophilus influenzae e pneumococos. Nota: Os diluentes devem estar na mesma temperatura das vacinas no momento da aplicao e, para isso, devem tambm ser conservados no refrigerador.

Informaes relevantes sobre cada vacina


IMPORTANTSSIMO: assunto recorrente em questes de provas.

Vacina contra Tuberculose (BCG) Tipo: vacina obtida a partir de bactria viva atenuada, ou seja, o BCG (bacilo de Calmette & Gurin) liofilizado, obtido por atenuao do Mycobacterium bovis que semelhante ao microorganismo causador da doena (Mycobacterium tuberculosis). A BCG no impede a infeco e nem o desenvolvimento da tuberculose pulmonar, mas pode conferir certo grau de proteo para a meningite tuberculosa e para as formas disseminadas da doena. www.concurseirodasaude.com.br Pgina 14

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


O uso da BCG, que bastante controverso, basicamente restringe-se aos pases de maior prevalncia da doena. A indicao de doses subsequentes de BCG na profilaxia da tuberculose ainda mais desprovida de comprovao cientfica quanto eficcia.

Via de Aplicao: por injeo intradrmica (na camada superficial da pele), de preferncia no brao direito. necessria somente uma dose da vacina. A vacina BCG-ID apresentada sob a forma liofilizada (em p) acompanhada de diluente especfico. Deve ser mantida em temperatura de 2 C a 8 C. A reconstituio de cada frasco com 50 doses deve ser feita com 5 ml de soluo fisiolgica, de maneira delicada e cuidadosa e sem agitao. Aps a reconstituio, a vacina deve ser usada no mesmo dia (at 6 horas). Aps a aplicao da vacina, os sintomas mais frequentes so o aparecimento de ndulo no local da aplicao, que evolui para lcera e crosta, com durao mdia de oito a 10 semanas. Nos casos de aplicao profunda, dose maior ou resposta imune exagerada, a cicatrizao pode ser retardada. As complicaes so bastante raras, porm podem ocorrer linfadenites simples ou supuradas, lceras necrticas, abscessos locais ou distncia, erupo maculosa, reao lupide, eritema nodoso e polimorfo, lpus vulgar e ostete de localizaes diversas. Em casos selecionados e quando h necessidade, deve-se fazer uso da ionizada, na dose de 10 mg/kg de peso/dia durante seis meses, para o tratamento das complicaes vacinais. A infeco disseminada pelo BCG, envolvendo mltiplos rgos, levando o doente ao bito, muito rara, porm este fenmeno ocorre em indivduos que fazem uso prolongado de corticosterides, imunossupressores, em portadores de doenas crnicas debilitantes ou que apresentam deficincias congnitas do sistema imune. Nestes casos a aplicao do BCG est contraindicada. Tambm no deve ser aplicado em crianas com peso inferior a 2.000 g e com afeces dermatolgicas extensas e em atividade. Como no h dados disponveis sobre os efeitos do BCG em adultos infectados pelo vrus da imunodeficincia humana (HIV), sintomticos ou no, a vacinao no deve ser recomendada para esses casos. A aplicao precoce do BCG visa reduzir a incidncia da tuberculose, especialmente as formas graves da doena, tais como a tuberculose menngea e a tuberculose miliar, que www.concurseirodasaude.com.br Pgina 15

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


aparecem com maior frequncia at os quarto anos de idade.
(fonte: http://www.vacinas.org.br/vacinas19.htm)

Dose: A dose preconizada para todas as idades de 0,1 ml. Quando tomar: logo aps o nascimento, na maternidade, em apenas uma dose. Benefcios: confere proteo contra as formas graves da tuberculose, doena contagiosa, produzida por bactria que atinge principalmente os pulmes e que, se no tratada, pode provocar srios problemas respiratrios, emagrecimento, fraqueza e at levar morte. A tuberculose transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Os principais sintomas so febre ao final do dia, tosse, fraqueza, cansao e perda de peso.

Vacina contra Hepatite B

Tipo: vacina recombinante obtida por tcnicas de engenharia gentica que utiliza parte do DNA do vrus e no partculas do vrus vivo da hepatite B no processo de sua produo sendo, portanto, uma vacina altamente segura e eficaz.

Via de aplicao: por injeo intramuscular. Em adultos e crianas acima de 2 anos, utilizar o msculo deltide e para os menores de 2 anos, o vasto lateral da coxa. Dose: a dose dever ser ajustada conforme a idade: Para indivduos menores de 20 anos, o volume de 0,5ml (10mcg); Para Indivduos maiores de 20 anos, 1,0ml (20mcg). A segunda dose deve ser dada trinta dias depois da primeira. A terceira dose, seis meses aps a primeira. Para alguns grupos, so indicadas 4 doses e dosagem dupla. www.concurseirodasaude.com.br Pgina 16

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


Benefcios: proteo contra hepatite B, doena causada pelo HBV, que provoca mal-estar, febre baixa, dor de cabea, fadiga, dor abdominal, nuseas, vmitos e averso a alguns alimentos. O doente fica com a pele amarelada. A hepatite B grave porque pode levar a uma infeco crnica do fgado e, na idade adulta, pode levar ao cncer de heptico. Importante: Aps a diluio, a vacina contra a hepatite B poder ser utilizada por at 5 dias desde que seja conservada adequadamente sob refrigerao em temperatura de 2C a 8C e em condies adequadas de assepsia.

Quem deve tomar: todos os que no tomaram as trs doses da vacina obedecendo ao calendrio oficial. Quando tomar: todos os indivduos at os 19 anos ou em qualquer fase da vida. Alm disso, certos grupos especficos de adultos de maior risco como: - pessoas suscetveis com doenas crnicas do fgado; - pessoas que fazem hemodilise; - pessoas que precisam receber muitas transfuses de sangue; - pessoas que tm hemofilia e talassemia; - pessoas suscetveis que moram junto com quem temhepatite B; - profissionais do sexo; - usurios de drogas injetveis; - pessoas infectadas pelo vrus HIV; - profissionais da sade.

Os efeitos colaterais so raros, porm os mais frequentes so dor local, febre, indurao e fadiga. A nica contraindicao a ocorrncia de reao anafiltica aps a aplicao da dose anterior.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 17

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


NOTA IMPORTANTE: O Ministrio da Sade introduzir no calendrio de vacinao, a partir de julho de 2012, a chamada vacina pentavalente (que a antiga tetravalente + vacina Hepatite B) que rene em uma s dose a proteo contra cinco doenas (difteria, ttano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B). At julho de 2012, a imunizao para estas doenas era oferecida em duas vacinas separadas: a tetravalente (DTP+Hib) e a vacina contra hepatite B. Leia a seguir.

Vacina contra Difteria, Ttano, Coqueluche (Trplice bacteriana)+ Meningite causada por Haemophilus= (Vacina Tetravalente) Tipo: uma combinao da vacina contra difteria, ttano e coqueluche (DTP), feita com bactrias mortas e produtos de bactrias (toxinas), com a vacina contra Haemophilus influenzae tipo b (Hib) produzida com substncias da parede da bactria. A vacina DTP-Hib protege contra a difteria, o ttano, a coqueluche (pertussis) e outras doenas causadas pela bactria Haemophilus influenzae tipo b, tais como meningite bacteriana, pneumonia, otite, artrite e septicemias. Esta vacina, alm de ser eficaz, reduz o nmero de aplicaes injetveis em crianas menores de 01 ano, j que rene, em uma nica vacina, os componentes imunolgicos capazes de proteger contra todas esta doenas. A vacina DTP (tambm chamada de Trplice bacteriana) apresenta-se na forma lquida (diluente). uma vacina combinada, isto , contm no mesmo frasco-ampola os toxides diftrico e tetnico e a bactria Bordetella pertussis inativada. A Hib uma vacina conjugada, ou seja, contm parte da bactria Haemophilus influenzae unida a uma protena, aumentando, assim, sua capacidade de produzir resposta imunolgica. Apresenta-se sob a forma liofilizada (p). Quando se juntam estas vacinas (reconstituio), www.concurseirodasaude.com.br Pgina 18

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


obtm-se a vacina DTP-Hib. Ela se apresenta em blisters (frascos) contendo 05 ou 10 doses. Esta vacina depois de reconstituda (diluda) dever ser utilizada, no mximo, at 8 horas. bom lembrar que o componente DTP, s pode ser utilizado como diluente do componente Hib. Esses componentes no podem ser utilizados separadamente, nem com outro tipo de diluente uma vez que foram preparados, especialmente para formarem a vacina DTP-Hib. Para reconstituio desta vacina, usar seringa e agulha estril e juntar, lenta e suavemente, o componente lquido da DTP com o componente liofilizado da Hib sem deixar que forme espuma buscando uma soluo homognea. Via de aplicao: por injeo intramuscular no vasto lateral da coxa (no interior do msculo), em trs doses, com intervalo de sessenta dias entre cada uma. Deve-se tomar cuidado especial na aplicao. Assim sendo, aspirar a vacina para a seringa com uma agulha e expelir o ar. Trocar agulha, tomando cuidado para o contedo no penetrar na mesma, pois o adjuvante hidrxido de alumnio, se depositado na derme, pode causar reao local intensa. As reaes vacinais podem ocorrer, sendo as principais o eritema local, ulcerao, ndulo e abscesso. Sintomas gerais, como febre de intensidade varivel, sonolncia, irritabilidade, mal estar e vmito tambm podem acontecer. As complicaes, principalmente devido frao pertussis, tais como estado de choque, temperatura elevada (acima de 40C), convulses (com ou sem febre), encefalopatia (com ou sem convulses) e alteraes neurolgicas focais, podem ocorrer. Tais complicaes contraindicam a continuao da vacina trplice e deve-se substitu-la pela vacina dupla infantil.

Dose: de 0,5 a 1,0ml, de acordo com a procedncia do produto. Quando preciso tomar a vacina? Aos dois, quatro e seis meses. Aos quinze meses, necessria uma dose de reforo s com a DTP e um segundo reforo tambm s com a DTP dos 4 aos 6 anos.

Doses eventuais de reforo devem ser feitas nas seguintes situaes: www.concurseirodasaude.com.br Pgina 19

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


1-Difteria quando houver contato com doente de difteria a criana (com menos de 7 anos de idade) pode receber uma dose de reforo da vacina trplice (DPT) ou dupla infantil (DT). Se tiver mais de 7 anos de idade, o reforo deve ser feito com a vacina dupla do tipo adulto (dT). 2-Ferimentos Sempre que houver ferimento suspeito, seguir as normas estabelecidas para a profilaxia do ttano aps ferimentos. De acordo com a idade indicar-se- a vacina trplice (DPT), dupla infantil (dT) ou vacina isolada contra o ttano (TT).

Benefcios - Proteo contra a difteria, o ttano, a coqueluche e o Haemophilus influenzae do tipo b. A difteria causada por um bacilo, produtor de uma toxina que atinge as amdalas e a faringe, onde provoca placas branco-acinzentadas. Pode acontecer a obstruo total da garganta e levar morte. transmitida por meio de tosse ou espirro de uma pessoa para outra. O ttano uma infeco causada por uma toxina produzida pelo bacilo tetnico que entra no organismo por meio de ferimentos ou leses na pele (ttano acidental) ou pelo coto do cordo umbilical (ttano neonatal ou mal dos sete dias) e atinge o sistema nervoso central. Caracteriza-se por contraes e espasmos, dificuldade em engolir e rigidez no pescoo. O ttano uma doena grave e pode levar morte. A coqueluche, tambm conhecida como tosse comprida, uma doena infecciosa que compromete o aparelho respiratrio (traqueia e brnquios) e se caracteriza por ataques de tosse seca. transmitida por tosse, espirro ou fala de uma pessoa contaminada. Em crianas com menos de seis meses, apresenta-se de forma mais grave e pode levar morte. O Haemophilus influenzae do tipo b uma bactria que causa um tipo de meningite (inflamao das meninges, membranas que envolvem o crebro), sinusite e pneumonia. A doena mais grave a meningite, que tem incio sbito, com febre, dor de cabea intensa, nusea, vmito e rigidez da nuca. A meningite umadoena grave e pode levar morte.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 20

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


VACINA CONTRA A POLIOMIELITE

NOTA IMPORTANTE: As vacinas contra poliomielite so de dois tipos: vacina constituda de vrus inativados (VIP) injetvel(SALK) e a vacina de vrus vivos atenuados (VOP) via oral (SABIN). A partir de julho de 2012 ser introduzida no calendrio vacinal a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). A introduo da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) com vrus inativado vem ocorrendo em pases que j eliminaram a doena. A Organizao Pan-Americana de Sade (OPAS), no entanto, recomenda que os pases das Amricas continuem utilizando a vacina oral, com vrus atenuado, at a erradicao mundial da poliomielite, o que garante uma proteo de grupo. O vrus ainda circula em 25 pases. O Brasil utilizar um esquema sequencial, com as duas vacinas (VIP e VOP), aproveitando as vantagens de cada uma, mantendo, assim, o pas livre da poliomielite. A VIP ser aplicada aos dois e aos quatro meses de idade e a vacina oral (VOP) ser utilizada nos reforos aos seis e aos quinze meses de idade. Vacina poliomielite inativada (VIP)- Salk Tipo: produzida com vrus inativados e contm trs tipos de poliovrus (tipo1, tipo2 e tipo3). Via de aplicao: por injeo subcutnea ou intramuscular. No utilizar a vacina por via intravenosa ou por via oral. Em crianas com menos de 2 anos de idade deve-se aplicar a vacina na regio nterolateral superior da coxa ou nas ndegas. Em crianas acima de 2 anos, aplicar a vacina na regio do msculo deltide. www.concurseirodasaude.com.br Pgina 21

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


Dose: cada cartucho contm 1 ampola com uma dose de 0,5 ml com intervalos de 1 ms entre elas.

Vacina Oral contra Poliomielite ou Paralisia Infantil (VOP)-Sabin Tipo: produzida a partir de poliovrus atenuado. Via de aplicao: via oral. Cada dose corresponde a duas gotas. A vacina no deve ser administrada a crianas com vmitos, diarreia ou processos febris de origem indeterminada. Pode ser aplicada a qualquer hora do dia, sem relao com alimentao. Quando preciso tomar: aos seis meses de idade com reforo aos quinze meses. No Brasil, alm disso, todas as crianas menores de cinco anos de idade devem receber a vacina nos dias de Campanha Nacional de Vacinao contra a Poliomielite independentemente de j estarem com suas vacinas em dia. Benefcios: proteo contra a poliomielite ou paralisia infantil, doena contagiosa provocada pelo poliovrus e caracterizada por paralisia sbita geralmente nas pernas. A transmisso ocorre pelo contato direto com pessoas ou contato com fezes de pessoas contaminadas, ou ainda, contato com gua e alimentos contaminados.

VACINA ORAL CONTRA ROTAVRUS HUMANO Tipo: rotavrus humano atenuado. Via de aplicao: via oral. Dose: a vacina rotavrus apresentada em embalagens com 1 ou 10 seringas para administrao oral cada uma contendo 1 dose de 1,5 mI da vacina. www.concurseirodasaude.com.br Pgina 22

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


Benefcio: protege contra o Rotavirus que um dos mais importantes causadores de gastroenterites e bitos em crianas menores de cinco anos em todo o mundo.

VACINA MENINGOCCICA C Tipo: a vacina adsorvida meningoccica C utilizada para prevenir as doenas provocadas pela bactria Neisseria meningitidis do sorogrupo C utilizando apenas partes ou fragmentos destes microrganismos. Via de aplicao: a vacina deve ser administrada exclusivamente por injeo intramuscular profunda de preferncia na rea ntero-lateral da coxa da criana. No deve ser administrada pela via intravenosa, intradrmica ou subcutnea. Dose: 1 frasco-ampola com dose nica de 0,5 ml. Benefcio: protege contra a doena meningoccica (DM) que causada pela Neisseria meningitidis (meningococo) cuja disseminao resulta em infeces invasivas graves como a meningite e a meningococcemia. As infeces geralmente tm incio abrupto e podem evoluir rapidamente alcanando uma taxa de letalidade de 10-20 % e em at 20 % dos casos os pacientes podero evoluir com sequelas como surdez, dficit neurolgico e amputao de extremidades. No Brasil so trs os principais agentes causadores de meningite bacteriana: haemophilus influenza do tipo b, meningoco e pneumococo. J praticamente no se registram casos de infeco pelo haemophilus influenza do tipo b visto a vacinao em massa disponvel para todos os menores de 5 anos nos postos de sade. A meningite meningoccica a mais comum em nosso meio. Atinge principalmente as crianas menores de 2 anos de idade (faixa em que ocorre a maioria dos bitos), mas pode www.concurseirodasaude.com.br Pgina 23

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


atingir tambm adolescentes e adultos. A segunda causa mais comum de meningite bacteriana a infeco pneumoccica que, como a meningoccica, atinge principalmente os menores de 2 anos. A vacina conjugada contra o Haemophilus influenzae do tipo b faz parte do calendrio bsico de vacinao estando disponvel em postos de sade na vacina TETRA que aplicada a partir dos dois meses de idade, com grande margem de proteo, visto que tornou-se uma doena rara atualmente graas vacinao em massa. A vacina conjugada contra a meningite meningoccica C tem elevada eficcia (inclusive em menores de um ano) e confere proteo prolongada. Esta vacina foi includa no calendrio pblico de vacinao do Brasil em 2010.

VACINA PNEUMOCCICA 10

Tipo: a vacina pneumoccica10-valente constituda por 10 (dez) sorotipos de pneumococos (1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F e 23F) e conjugada com a protena D de Haemophilus influenzae para oito de seus sorotipos (1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14 e 23F) e carreadores de toxide diftrico (DT) para o sorotipo 19F e de toxide tetnico (TT ou T) para o sorotipo 18C. Via de aplicao: deve ser administrada por injeo intramuscular de preferncia na rea do vasto lateral da coxa da criana. A vacina no deve, sob nenhuma circunstncia, ser administrada por via endovenosa ou intradrmica. Dose: se apresenta em frasco unidose com 0,5 ml. A vacina deve ser conservada na embalagem original para ser protegida da luz e sob-refrigerao entre 2C e 8C no podendo ser congelada. Benefcio: proteo contra Streptococcus pneumoniae ou informalmente Pneumococo e que uma das principais causas de pneumonia e meningite em adultos e de outras doenas no ser humano. www.concurseirodasaude.com.br Pgina 24

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


A infeco por Streptococcus pneumoniae uma importante causa de morbimortalidade em todo o mundo e se constitui em uma das prioridades atuais da Sade Pblica. A pneumonia e a meningite so as manifestaes mais frequentes, e ambas so perigosas. Principais doenas causadas pelo pneumococo: Pneumonia: pneumonia lobar e broncopneumonia. Acarreta febres altas (39-41 C) com tosse e expectorao amarela purulenta. Ocorre frequentemente aps doena respiratria viral (ex: gripe), que destri os clios do epitlio respiratrio permitindo bactria instalar-se e multiplicar-se sem ser expulsa pela ao mecnica dos clios. A mortalidade de 5%; Meningite: infeco das meninges do crebro que uma emergncia potencialmente fatal. O pneumococo a principal causa de meningite em adultos. Inicio sbito de dores de cabea, vmitos, sensibilidade luz. O tratamento com antibiticos tem de ser institudo pouco depois do incio dos sintomas ou a morte torna-se inevitvel; Septicemia: invaso e multiplicao do pneumococo no sangue. Mortalidade muito elevada. Normalmente ocorre aps multiplicao num rgo especfico sem limitao efetiva; Sinusite; Otite media; Osteomielite; lcera corneal; Artrite sptica; Endocardite bacteriana; Abscessos cerebrais; Celulite.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 25

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


Vacina contra Sarampo, Rubola e Caxumba (Trplice Viral - VTV ou SRC ou MMR)

Tipo: combinao de vrus vivos atenuados contra o sarampo, rubola e caxumba. Dose: o volume total do frasco de dose nica de 0,5 ml da vacina reconstituda. Via de aplicao: por injeo subcutnea (sob a pele). O local mais utilizado para a aplicao a face externa anterior ou posterior do brao. So necessrias 2 doses da vacina. Deve ser administrada, no mximo, 8 horas depois de diluda.

Benefcios - Proteo contra o sarampo, a rubola e a caxumba. O sarampo uma doena muito contagiosa causada por um vrus chamado morbili vrus que provoca febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirro ou fala especialmente em ambientes fechados. Facilita o aparecimento de doenas como a pneumonia e diarreias e pode levar morte, principalmente em crianas pequenas. uma doena grave, que pode atingir qualquer pessoa. Diminui a resistncia e causa, frequentemente, complicaes como pneumonia (inflamao nos pulmes) e encefalite (inflamao no crebro), que podem levar morte, sobretudo em crianas com menos de 2 anos e desnutridas.

A rubola e a caxumba apresentam os mesmos sintomas do sarampo, como febre, manifestaes gripais, entre outros. Na caxumba, alm dessas caractersticas, h um aumento das glndulas salivares, em especial das partidas (localizadas abaixo das orelhas). A principal complicao da caxumba a meningite (inflamao das meninges). O maior perigo a caxumba causar inflamao dos testculos, principalmente em homens adultos, que podem ficar estreis aps a infeco. Pode causar, ainda, inflamao dos ovrios nas mulheres (ooforite) e meningite viral. transmitida de pessoa a pessoa pela tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas. www.concurseirodasaude.com.br Pgina 26

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


A rubola uma doena viral altamente contagiosa e provoca febre e manchas vermelhas na pele comeando pelo rosto, couro cabeludo e pescoo e espalhando-se pelo tronco, braos e pernas. transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirro ou fala especialmente em ambientes fechados.

VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

Tipo: constituda de vrus vivos atenuados e produzida em cultura de ovo de galinha sendo bastante segura e eficaz. Dose: 0,5mI de vacina reconstituda. Via de aplicao: por injeo subcutnea (ou intramuscular dependendo das recomendaes oficiais). O local mais utilizado para a aplicao a face externa anterior ou posterior do brao. Populao alvo: residentes em reas endmicas (onde h casos da doena em humanos) ou em reas de transio (onde h circulao do vrus entre animais). A vacina deve ser dada, ainda, a todas as pessoas que pretenderem viajar para essas reas (no Brasil ou outros pases) pelo menos dez dias antes da viagem. Quando tomar a vacina - conforme o calendrio bsico de vacinas, os bebs devem ser vacinados aos nove meses e as demais pessoas a partir dessa idade. A vacina protege o organismo apenas por uma dcada. Portanto, necessrio tomar uma nova dose da vacina a cada dez anos. Benefcios: proteo contra a febre amarela, doena infecciosa causada pelo vrus amarlico, que encontrado principalmente em regies de mata e transmitido por vrios tipos de www.concurseirodasaude.com.br Pgina 27

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


mosquito. O Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, pode transmitir a febre amarela causando a febre amarela urbana. A forma da doena que ocorre no Brasil mais comumente a febre amarela silvestre que transmitida pelos mosquitos Aedes albopictus e Aedes haemagogus em regies fora das cidades. uma doena grave que se caracteriza por febre repentina, calafrios, dor de cabea, nuseas e leva a sangramento no fgado, no crebro e nos rins podendo, em muitos casos, levar morte.

VACINA CONTRA DIFTERIA E TTANO (Dupla Adulto-dT)

Tipo: fabricada com as toxinas das bactrias. Via de aplicao: por injeo intramuscular no msculo vasto lateral da coxa ou no ventroglteo. Populao alvo: todos os adolescentes. Adolescentes no vacinados devem tomar trs doses (com intervalo mnimo de dois meses entre as doses ou de dois meses da 1 para a 2 e 6 meses da 2 para a 3). Adolescentes que j receberam a vacina Tetravalente ou DTP na infncia devem tomar uma dose de reforo da dupla adulto a cada dez anos. Quem deve tomar- Idosos e todas as pessoas no vacinadas contra difteria e ttano ou com esquema incompleto ou se a 3 ou ltima dose foi feita h mais de dez anos. Benefcios: proteo contra o ttano e a difteria.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 28

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


VACINA CONTRA GRIPE (Influenza)

Tipo: composta por vrus mortos. Por ser um vrus altamente mutante, a cada ano, uma nova vacina desenvolvida, pois so levados em considerao os tipos de vrus que esto circulando no momento. A Organizao Mundial da Sade (OMS) recomenda, anualmente, quais os tipos de vrus que devem ser utilizados para fazer a vacina. Dose: 0,5 ml de acordo com as especificaes do fabricante. Via de aplicao: por injeo intramuscular no msculo vasto lateral da coxa ou no ventroglteo ou subcutnea. Pblico alvo: de acordo com a idade, segundo o calendrio oficial de vacinao e tambm pessoas com 60 anos ou mais, doentes crnicos, gestantes, crianas a partir de seis meses e menores de dois anos, indgenas e profissionais de sade. preciso tomar a vacina: Durante as campanhas de vacinao destinadas aos idosos (geralmente em abril) ou a qualquer momento sendo necessria uma dose por ano. Benefcios: proteo contra influenza ou gripe, doena caracterizada por febre alta, calafrios, dor de cabea, mal-estar, tosse seca e dor muscular e que pode gerar complicaes como infeces respiratrias agudas. Estudos recentes indicam que a vacina tambm protege contra o infarto e o derrame. Observao: A vacina contra a gripe no protege contra resfriados comuns que so causados por outros tipos de vrus e normalmente se caracterizam por sintomas mais leves e sem febre.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 29

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


VACINA CONTRA PNEUMONIA (Pneumoccica 23-valente) Pn 23

Tipo: obtida a partir de substncia purificada da bactria causadora da pneumonia. Via de aplicao: por injeo intramuscular no msculo vasto lateral da coxa ou no ventroglteo ou injeo subcutnea. H necessidade de uma dose de reforo cinco anos aps a primeira dose. Populao alvo: pessoas com sessenta anos ou mais que vivem em instituies fechadas como asilos, hospitais e casas de repouso, por apresentarem mais riscos de contrair pneumonias. Quando tomar a vacina: durante as campanhas de vacinao destinadas aos idosos (geralmente em abril). Benefcios: proteo contra a pneumonia causada pelo pneumococo. A pneumonia uma infeco respiratria grave que se caracteriza por febre, tosse com catarro, e, em muitos casos, precisa de internao podendo levar a pessoa morte se no tratada corretamente.

Reaes adversas s vacinas

Existem algumas reaes que so esperadas como febre, cansao, dor e vermelhido local. Isto porque a vacina estimula a produo dos anticorpos e a defesa do nosso organismo. Essas reaes so geralmente transitrias e no fazem mal, apesar de serem incmodas. O que deve ser observado e como orientar os clientes durante a triagem? 1. Conversar com o cliente sobre os benefcios da vacina.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 30

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


2. Compartilhar com o cliente a segurana de que no existe nenhuma contraindicao para a vacinao naquele momento. 3. Informar sobre os eventos adversos mais comuns ou esperados das vacinas a serem aplicadas. 4. Orientar o cliente ou responsvel para retornar unidade de sade caso observe que os eventos adversos comuns ou esperados se apresentem com maior intensidade, demorem muito a passar e se, alm destes, surgirem outros sinais e sintomas. 5. As vacinas de bactrias e vrus vivos atenuados injetveis podem ser aplicadas no mesmo dia. Caso no seja possvel, deve ser dado um intervalo de 30 dias, no mnimo 15 dias, entre a aplicao de vacinas que tenham esta composio, tais como BCG-ID, trplice viral, entre outras. 6. Considerar as doses j recebidas de cada vacina, para completar o respectivo esquema vacinal. 7. Orientar para que no se coloquem pomadas no local de aplicao das vacinas. 8. Registrar no carto do cliente e no carto espelho, a vacina administrada com seu respectivo lote. Na vacina contra a febre amarela esta uma recomendao internacional.

Contraindicaes gerais para a vacinao


(Fonte: http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/contrain.html)

As vacinas de vrus vivos atenuados ou bactrias atenuadas no devem ser administradas:


Em pessoas com imunodeficincia adquirida (HIV) ou congnitas; Em pacientes com neoplasias (cncer) malignas; Pgina 31

www.concurseirodasaude.com.br

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


Durante a gravidez, salvo alto risco de exposio, como febre amarela; Em indivduos que esto em tratamento com corticosteride em altas dosagens ou outras teraputicas imunossupressoras, como quimioterapia, radioterapia etc.

Adiamento da vacinao:

Aps tratamento com imunossupressores ou altas doses de corticoesterides at trs meses aps o tratamento; Aps transfuses sanguneas ou de hemoderivados, pois os anticorpos podem neutralizar o efeito vacinal. Deve-se aguardar de 6 a 8 semanas para reiniciar o esquema de vacinao; Em doena aguda febril grave, para que os sinais e sintomas da doena no sejam confundidos ou atribudos com possveis efeitos adversos da vacina.

Falsas contraindicaes:

Tosse, coriza, diarreia leve ou moderada, doenas de pele; Histria e (ou) diagnstico clnico pregresso de hepatite B, tuberculose, ttano, difteria, coqueluche, sarampo, caxumba, rubola, poliomielite e febre amarela em suas respectivas vacinas; Desnutrio; Uso de qualquer antimicrobiano; Vacinao contra a raiva; Doena neurolgica pregressa ou estvel; Alergias (exceto as que se relacionam com os componentes vacinais); Em tratamentos curtos com corticoesterides, uso para manuteno fisiolgica ou em doses baixas ou moderadas; Baixo peso ao nascimento (com exceo da BCG) ou prematuridade; Em casos de internao hospitalar.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 32

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


Aspectos relacionados tcnica de aplicao da vacina: Nestes aspectos considera-se a preparao, a manipulao e a aplicao da vacina. Para que as vacinas cheguem aos clientes com qualidade, necessrio que sejam obedecidas todas as normas de conservao que se faz atravs da cadeia de frio, a qual vem desde o fabricante at a sala de vacina de sua unidade. Portanto, indispensvel a conservao adequada de cada vacina. Na preparao, manipulao e aplicao das vacinas, alguns eventos adversos tm acontecido devido contaminao durante estas fases ocasionando abscessos. Assim, deve-se observar cuidados essenciais para que tais eventos sejam evitados.

Cuidados durante a preparao da vacina: Lavar as mos, no mnimo, antes e aps o preparo da vacina. Utilizar material descartvel. Durante o preparo, ter ateno redobrada para que seringas e agulhas estreis no entrem em contato com outras superfcies, antes da aplicao da vacina. Assegurar-se que o diluente esteja na temperatura adequada (2 C a 8 C). Verificar o prazo de validade da vacina e o tempo de uso recomendado aps a abertura do frasco. A diluio deve ser feita lentamente pela parede do frasco. Ao acrescentar o diluente, agitar o frasco em movimentos circulares, para homogeneizar melhor a vacina. Proceder desinfeco do frasco-ampola da vacina antes de aspirar cada dose. Observar a dosagem recomendada pelo laboratrio produtor da vacina em questo. Se o local de aplicao no apresentar boas condies de higiene, lavar com gua e sabo.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 33

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


Durante a aplicao observar: A forma adequada de segurar a criana para uma imobilizao segura. O ngulo correto de aplicao que deve ser obedecido de acordo com a via de aplicao indicada. Atentar para a relao entre o ngulo de aplicao e a escolha de agulha adequada levando em considerao a quantidade de massa muscular do cliente a ser vacinado. Ao fazer a aplicao da vacina, injetar o lquido lentamente. O movimento de retirada da seringa, aps a aplicao, deve ser nico e firme. No massagear o local da aplicao. Fazer apenas uma leve compresso com algodo seco. Ao realizar aplicaes simultneas, identifique, no carto do cliente e no espelho, o local de aplicao de cada vacina.

Quanto preveno de acidentes biolgicos aps a aplicao da vacina: No tire a agulha da seringa no momento do descarte. No reencape a agulha. Sempre descarte agulhas e materiais cortantes em coletores rgidos. Nunca encha o coletor acima do limite permitido de 2/3 do recipiente.

Quanto ao local de aplicao de vacinas administradas por via intramuscular: Vasto Lateral: se localiza na coxa e vem sendo utilizado para aplicao das vacinas DTPHib e contra a Hepatite B. O local de aplicao o tero mdio do vasto lateral. Deltide: O ponto de aplicao no centro da linha mediana do msculo deltide. utilizado na aplicao das vacinas DT/dT, entre outras.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 34

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


O que fazer com o cliente que apresenta um evento adverso ps-vacinao? Proceder a notificao do caso; Tranquilizar e orientar o cliente no sentido de que o caso ser acompanhado pelo servio de sade at a alta do paciente e que os eventos adversos so, em geral, de evoluo benigna. O cliente dever ser encaminhado, se necessrio, para tratamento especfico do evento adverso apresentado, em ambulatrio ou unidade de sade de maior nvel de complexidade. Quando necessrio, para a complementao do esquema vacinal com imunobiolgicos especiais, a vacinao deve ser feita sob orientao de profissional de nvel superior, enfermeira ou mdico, e solicitada ao Centro de Referncia de Imunobiolgicos Especiais (CRIE) da regio.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 35

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


QUESTOES DE PROVAS
(GABARITOS AO FINAL DAS QUESTES)

TCNICO DE ENFERMAGEM
PREFEITURA MERIDIANO/SP 2012 -SOLER 1- Ao nascer; o beb deve receber seguintes vacinas: a) DTP, Poliomielite. b) BCG, Poliomielite. c) BCG, Hepatite B 1 dose. d) Hepatite B 1 dose, DTP. PREFEITURA DE ITABORA 2012 - FUNDAO DOM CINTRA

2- Assinale a alternativa que CONTM somente vacinas produzidas por vrus vivo atenuado. A. Contra coqueluche e contra rubola. B. Contra sarampo e contra caxumba. C. Contra difteria e contra raiva. D. Contra ttano e contra raiva. E. Contra ttano e contra paralisia infantil.

PREFEITURA DE GOINIA 2012 - UFG 3-Segundo o calendrio bsico de vacinao, espera-se que uma criana com sete meses de idade tenha recebido, entre as vacinas previstas, aquelas contra (A) tuberculose, febre amarela, meningite tipo C, poliomielite, rubola, sarampo, difteria, ttano e coqueluche. (B) tuberculose, poliomielite, difteria, ttano, coqueluche, pertussis e H. influenzae tipo b, hepatite B e rotavrus humano.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 36

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


(C) febre amarela, malria, difteria, ttano, coqueluche, tuberculose, poliomielite, hepatite B e rotavrus humano. (D) poliomielite, difteria, ttano, coqueluche, pertussis e H. influenzae tipo b, sarampo, caxumba e rubola.

UNESP 2012 - VUNESP 4- A vacina contra influenza evita que doena? a) Coqueluche. b) Pneumonia. c) Gripe. d) Caxumba. 5- De acordo com o calendrio bsico de vacinao, com dois meses de idade, o beb deve receber quais vacinas? a) Vacina oral contra poliomielite, vacina tetravalente. b) Vacina contra hepatite B, vacina contra o rotavirus. c) Vacina trplice viral, vacina trplice bacteriana. d) Vacina contra o rotavrus, vacina contra influenza.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARILUZ/PR 2012 EXATUS

6- A vacina BCG apresenta, em sua composio: A) suspenso de bactrias mortas ou avirulentas. B) vrus vivos atenuados. C) suspenso de bactrias vivas atenuadas. D) vrus inativados. E) antgeno de superfcie do vrus. 7- De acordo com o PNI, as vacinas indicadas para crianas no primeiro ano de vida, so: BCG, antihepatite B, vacina contra rotavrus humano, tetravalente, antipoliomielite e trplice viral. Essas vacinas devem ser administradas, RESPECTIVAMENTE, pelas vias A. Intradrmica, intramuscular, oral, intramuscular, oral e subcutnea.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 37

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


B. Intradrmica, intramuscular, oral, subcutnea, oral e intramuscular. C. Intramuscular, oral, subcutnea, oral, intramuscular e intradrmica. D. intramuscular, oral, subcutnea, oral, intradrmica e intramuscular. E. Intradrmica, intramuscular, subcutnea, oral, e intramuscular. 2012 Prefeitura Igarassu 2012 - Fundao Apolnio Salles

8-A vacina indicada para prevenir as formas graves de tuberculose (miliar e menngea) e que deve ser administrada por via intradmica, na insero inferior do deltide direito, a A. Hib. B. DPT. C. BCG. D. dT. E. Febre amarela.

9- A vacina oral contra a poliomielite do tipo: A) Neutoxinas; B) Cultura de bacilos; C) Vrus atenuado; D) Vrus selvagens.

10- A vacina trplice (DTP) aplicada no primeiro ano de vida em 3 doses. A dose de reforo dever ser dada: A) Um ano aps aplicao da primeira dose;

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 38

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


B) Seis meses aps a aplicao da terceira dose; C) Um ano aps aplicao da terceira dose; D) Trs meses aps a aplicao da terceira dose. PREFEITURA MUNICIPAL DE AURIFLAMA 2012 - SOLER

11- Para que as condies de conservao das vacinas e soros sejam adequadas, eles devem ser organizados nas prateleiras do refrigerador, seguindo algumas regras. Dos imunobiolgicos citados, assinale o que NO deve ser armazenado na primeira prateleira do refrigerador da rede de frio da instncia local: A) Vacina oral contra Poliomielite. B) Vacina contra Febre Amarela. C) Vacina contra Rubola. D) Vacina dT E) Vacina contra Sarampo.

12-A vacinao a melhor forma de prevenir vrias doenas da infncia. Atualmente existem vrias vacinas seguras e eficazes, produzidas com os mesmos agentes causadores das doenas, mas inativados, atenuados ou modificados. Assinale a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a da esquerda, referente aos tipos de vacina e a doena contra a qual conferem imunidade. ( ) Caxumba ( ) Coqueluche ( ) Difteria ( ) Ttano ( ) Rubola

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 39

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


( ) Tuberculose ( ) Sarampo 1. Trplice Viral 2. BCG 3. DPT - Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) 1, 3, 3, 3, 1, 2, 1; b) 1, 1, 3, 2, 3, 2, 1; c) 3, 2, 1, 2, 1, 1, 2; d) 1, 3, 2, 1, 2, 1, 1.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUNHA/SP 2009 MOURA MELO 13- A vacina contra poliomielite deve ser feita: a) em dose nica no primeiro ms de vida. b) em uma dose anual, a partir do segundo ms at os cinco anos. c) em duas doses, com intervalo de trinta dias, a partir do segundo ms de vida. d) em trs doses, com intervalo de dois meses, a partir do segundo ms, e reforo anual at cinco anos.

ENFERMEIRO

PREFEITURA DE MAJOR ISIDORO AL- ADVISE 2009 14 Qual a via de administrao das vacinas BCG, DTP e VOP, respectivamente: A) Sub-cutnea, Intramuscular e Via oral. B) Intramuscular, Via oral e Sub-cutnea. C) Intradrmica, Intramuscular e Via oral. D) Intradrmica, Sub-cutnea e Via oral. E) Intramuscular, Intramuscular e Via oral.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 40

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


15- Sobre a Tuberculose incorreto afirmar: A) A BCG uma forma de preveno das formas mais graves da doena. B) transmitida por gotculas aerossis com a doena tuberculose ativa nos pulmes quando a pessoa tosse, fala, espirra ou cospe. C) A baciloscopia uma exame realizado com o escarro do paciente suspeito de ser vtima de tuberculose, colhido em um pote estril. O exame deve ser feito pela manh, com o paciente ainda em jejum. D) A prova tuberculnica, isoladamente uma das formas de diagnstico da doena. E) A rifampicina, droga utilizada no tratamento da tuberculose, interfere na ao dos contraceptivos orais. PREFEITURA DE CASSERENGUE- PB- ADVISE ENFERMEIRO 2009 16- As vacinas, como todo produto farmacutico, no so isentas de efeitos colaterais ou eventos adversos. Nos casos de reaes ps-vacinais a enfermeira da Unidade de Sade da Famlia dever: A) Notificar diretamente ao Ministrio da Sade. B) Identificar, investigar inicialmente e notificar a Coordenao de Imunizaes e/ou servio de vigilncia do estado. C) Identificar e aguardar os sintomas desaparecerem. D) Identificar, investigar inicialmente e notificar a Coordenao de Imunizaes e/ou servio de vigilncia do municpio. E) Identificar/tratar sintomas; no necessria a notificao.

17- A vacinao uma das medidas mais importantes de preveno contra doenas. No Brasil, o Ministrio da Sade oferece gratuitamente um grande nmero de vacinas contra diversas doenas graves. De acordo com o calendrio de vacinas da criana, a Trplice viral (sarampo, rubola e caxumba) composta de uma combinao de ______, deve ser administrada aos ______, pela via _______. A) Bactrias atenuadas, 12 meses , IM B) Vrus vivos atenuados, 12 meses, SC C) Vrus vivos atenuados, 12 meses, IM D) Vrus vivos atenuados, 15 meses, SC E) Bactrias atenuadas, 15 meses, SC

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 41

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


SEJUDH UNAMA 2008 18-Assinale a nica alternativa que no indica as patologias que necessitam de isolamento na transmisso area por aerossol (Precauo com o ar): A) Sarampo, Herpes Zoster e Varicela. B) Caxumba, Sarampo e Rubola. C) Tuberculose pulmonar, Coqueluche e Influenza. D) Influenza, Difteria Farngea e Sarampo. PREFEITURA DE PAULO AFONSO BA CONSULPLAN - 2008

19- Molstia infecciosa aguda que afeta as vias areas superiores e apresenta formao de placas esbranquiadas (pseudomembranas), distrbio da deglutio e que nos casos graves, exige imediata traqueotomia: A) B) C) D) E) Sarampo. Difteria. Ttano. Diarreia. Meningite.

PREFEITURA DE ANGRA DOS REIS- RJ- FESP-RJ-2008 20- O Manual de Normas de Vacinao do Ministrio da Sade recomenda que o intervalo mnimo entre as doses da vacina trplice DTP seja de: A) 90 dias; B) 30 dias; C) 60 dias; D) 120 dias; E) 160 dias.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 42

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


PREEITURA DE PELOTAS- RS- 2008- CONESUL 21- Leia as afirmativas sobre o Plano Nacional de Imunizaes (PNI) e assinale a alternativa correta. I. A Campanha Nacional de Vacinao do Idoso uma das efetivaes do compromisso do governo brasileiro com a universalidade, a integralidade e a equidade da ateno sade na rea de imunizaes, atendendo, deste modo, aos princpios bsicos fundamentais do Sistema nico de Sade - SUS. II. O vrus influenza disseminado pelas vias respiratrias, quando os indivduos infectados o transmitem por meio de gotculas ao falar, espirrar ou tossir. Apesar de a transmisso entre os seres humanos ser a mais comum, j foi documentada a transmisso direta de animais (aves e sunos) para o homem. III. A OMS, de acordo com observaes da ocorrncia de doenas imunoprevenveis e suas graves consequncias no idoso, preconizam trs produtos imunobiolgicos: a vacina contra a influenza, a vacina contra tuberculose e a vacina contra meningite. a) Apenas a afirmativa I est correta. b) Apenas a afirmativa II est correta. c) Apenas a afirmativa III est correta. d) Apenas as afirmativas I e II esto corretas. e) Apenas as afirmativas I e III esto corretas.

22-. Leia as afirmativas sobre o Plano Nacional de Imunizaes e coloque (V) se for verdadeira e (F) se falsa. Depois assinale a alternativa correta. ( ) A primeira dose da vacina contra a hepatite B deve ser administrada na maternidade, nas primeiras 12 horas de vida do recm-nascido. ( ) A segunda dose da vacina contra a hepatite B deve ser administrada aos seis meses de vida. ( ) A partir dos 20 (vinte) anos, gestante, no gestante, homens e idosos que no tiverem comprovao de vacinao anterior, contra difteria e ttano, (dT). O intervalo mnimo entre as doses de 30 dias. ( ) Mulher grvida que esteja com a vacina contra o ttano em dia, e recebeu sua ltima dose at sete anos atrs, no precisa receber a dose de reforo. A dose deve ser aplicada no mnimo 20 dias antes da data provvel do parto. Em caso de ferimentos graves, a dose de reforo dever ser antecipada para cinco anos aps a ltima dose. a) V, F, V, F b) F, V, F, V c) V, V, F, F

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 43

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


d) F,F, V, V e) V, F, F, V

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE- MG- FUMARC 2008

23-De acordo com o PNI Programa Nacional de Imunizao so verdadeiras as seguintes recomendaes, EXCETO: a) Ao nascer, deve ser aplicada a primeira de 3 doses da BCG. b) Ao nascer, deve ser aplicada a primeira de 3 doses da vacina contra a hepatite B. c) Aos 6 meses de idade, finalizado o esquema de vacinao contra a hepatite B. d) Aos 9 meses de idade, recomenda-se fazer a dose nica da vacina contra febre amarela.

24-Sobre a vacina contra Haemophilus influenzae tipo b, assinale a afirmativa VERDADEIRA: a) Pode ser congelada. b) Est indicada a partir dos 60 anos. c) Sua via de administrao subcutnea. d) constituda de polissacardeo capsular conjugado a protena carreadora.

25-Sobre a vacina trplice composta de toxide diftrico, toxide tetnico e Bordetella pertussis inativada em suspenso, CORRETO afirmar: a) Sua via de administrao subcutnea. b) Pode ser usado at os 10 anos de idade. c) Est indicada a partir de 120 dias de vida. d) O intervalo mnimo entre as doses de 30 dias.

26-Sobre a vacina contra a febre amarela, correto afirmar, EXCETO: a) constituda de vrus vivos atenuados. b) Sua via de administrao IM profunda. c) Seus efeitos adversos mais comuns so cefalia, dor e febre. d) Est indicada a partir dos 6 meses de idade em reas endmicas, com casos humanos.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 44

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


PREFEITURA DE SOCORRO-SP-MOURA MELO-2008 27-. De acordo com o calendrio prevalente no Estado de So Paulo, a idade mxima para a aplicao da segunda dose da vacina contra o rotavrus : a) 2 meses. b) 3 meses e 10 dias. c) 5 meses e 15 dias. d) 6 meses.

28. Em uma criana menor de 15 meses com calendrio completo, o nmero total de doses vacinais contra a Hepatite B de: a) 4 doses. b) 3 doses. c) 5 doses. d) 2 doses.

29. Aps a reconstituio, a vacina Tetra poder ser usada, desde que em temperatura adequada e que no esteja contaminada, em at: a) 10 dias b) 72 horas c) 15 dias d) 5 dias PREFEITURA DE GUARAPARI-ES-CONSULPLAN-2009 30- O refrigerador um equipamento vital para a conservao dos imunobiolgicos na instncia local, ou seja, na sala de vacinao em unidades bsicas de sade, hospitais e ambulatrios. Sobre os procedimentos bsicos na utilizao do refrigerador, marque o INCORRETO: A) Regular o refrigerador de forma que a temperatura interna permanea entre 0 C e +6 C. B) Colocar o equipamento distante de fonte de calor, como estufa e autoclave e fora do alcance de raios solares. C) Na primeira prateleira, colocar as vacinas virais que podem ser congeladas. D) Na segunda prateleira, colocar as vacinas bacterianas. E) Na segunda prateleira, colocar os soros e vacinas virais que no podem ser congeladas.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 45

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


31- So exemplos de doenas veiculadas pelo ar atmosfrico: A) Amebase e Sarampo. B) Coqueluche e Brucelose. C) Tuberculose e Sfilis. D) Gripe e Hepatite C. E) Rubola e Caxumba.

PREFEITURA DE BREJO DOS SANTOS- PB-CONSULPLAN- 2009 32- Numere a coluna da direita com base nas informaes relativas aos princpios ativos dos imunobiolgicos da coluna da esquerda. 1 - Vrus vivo atenuado 2 - Bactria viva atenuada 3 - Toxide 4 - Vrus inativado 5 Polissacardeo conjugado ( ) Vacina contra Haemophilus influenza tipo b (Hib) ( ) B.C.G. ( ) Vacina dupla adulto (dT) ( ) Vacina contra hepatite A ( ) Vacina trplice viral (V.T.V.) Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta da coluna da direita, de cima para baixo. A) 5, 2, 3, 4, 1; B) 4, 2, 3, 5, 1; C) 4, 3, 2, 5, 1; D) 1, 2, 3, 4, 5.

33-- No dia 18 de maro deste ano, a Secretaria Municipal de Sade recebeu a notificao de 13 possveis casos de rubola, em funcionrios de uma empresa de microinformtica, localizada no centro da cidade _ As medidas de vigilncia e controle adotadas foram, EXCETO: A) Bloqueio vacinal seletivo, de acordo com as normas do Ministrio Sade, para os contatos mais ntimos dos casos suspeitos, evitando a vacinao indiscriminada; B) Vacinao dos casos suspeitos;

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 46

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


C) Intensificao da vacinao de rotina, para as faixas etrias suscetveis; D) Administrao da vacina triviral nas mulheres de 12 a 49 anos e nos homens at 39 anos sem cobertura vacinal.

PREFEITURA DE SANTA MARIA DO CAMBUC-SELECT-2009 34-. Nas situaes abaixo, quais esto contraindicada a vacinao? a) Doenas imunossupressoras, uso de corticides, de agentes alquilantes e exposio a irradiaes b) Prematuridade; gravidez materna; exposio doena infecciosa; amamentao. c) Reao prvia vacina com vermelhido, dor, edema local e febre moderada. d) Fase de convalescena; tratamento com antibitico; desnutrio e) Doena aguda com febre moderada at 38 C; diarreia sem manifestao sistmica.

PREFEITURA DE NINHEIRA-MG-2009-IMPELLIZZIERI 35- O armazenamento de vacinas na geladeira exige cuidados fundamentais manuteno do poder imunognico das mesmas. Escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) As vacinas vricas podem ser congeladas. ( ) As vacinas vricas devem ficar na prateleira inferior da geladeira, para evitar mudanas bruscas de temperatura. ( ) As vacinas bacterianas no podem ser congeladas. ( ) As vacinas bacterianas devem ocupar as primeiras prateleiras da geladeira por necessitarem de maior refrigerao. ( ) As garrafas com gua colocadas nas ltimas prateleiras, contribuem para manter a temperatura baixa em caso de defeito ou falta de energia eltrica. A sequncia correta : a) V V F F V b) F V F V F c) V F V F V d) F F V V V 36- Em relao a vacina BCG correto afirmar que: a) A dose ideal de 0,01 ml da vacina reconstituda. b) A vacina no deve ser aplicada em crianas com desnutrio.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 47

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


c) A vacina inativa-se luz artificial, no podendo ser administrada no mesmo ambiente do Centro de Sade que se aplicam as demais vacinas. d) A aplicao feita via intradrmica, na regio deltide, no brao direito, na altura da insero inferior do msculo deltide. PREFEITURA DE ITU-SP- 2009- MOURA MELO 37-A vacina trplice bacteriana protege contra: a) Difteria, ttano e coqueluche. b) Sarampo, rubola e caxumba. c) Meningite e outras infeces causadas pelo Hib. d) Poliomielite (paralisia infantil)

38- No uma doena que necessita de isolamento respiratrio: a) Herpes zoster. b) Estafilococcia. c) Coqueluche. d) Rubola.

COMPASSO 2009 39- O Programa Nacional de Imunizaes (PNI) tem alcanado significativos avanos em termos de coberturas vacinais. A descentralizao das aes de imunizaes, a parceria e a participao cada vez maior dos gestores municipais, em muito tem contribudo para que os municpios brasileiros venham alcanando suas metas de vacinao. Tambm tem sido observada uma maior evidncia na visibilidade quando da ocorrncia de casos de eventos adversos ps vacinais, ainda que em sua grande maioria benignos e transitrios. Sobre eventos adversos ps vacinais, correto afirmar, exceto: a) Os eventos adversos que podem ser imputados s vacinaes so apenas uma frao dos que ocorrem aps as vacinaes. b) Os eventos adversos podem ser os esperados, tendo em vista a natureza e as caractersticas do imunobiolgico, bem como o conhecimento j disponvel pela experincia acumulada, ou inesperados. c) Entre os eventos esperados, podemos ter eventos relativamente triviais, como febre, dor e edema local, ou eventos mais graves, como convulses febris, episdio hipotnico-hiporresponsivo, choque anafiltico, etc.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 48

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


d) As vacinas virais vivas apresentam imunogenicidade tima, pois em geral provocam imunidade duradoura, talvez por toda a vida, com duas doses. Entretanto, tm o potencial de causar eventos adversos graves quando so dadas a pessoas com deficincia imunolgica grave. 40- O sarampo uma doena exantemtica aguda e grave, diminuindo a resistncia e frequentemente causando pneumonia e encefalite, sobretudo em crianas menores de 02 anos. Sobre o sarampo correto afirmar: a) Etiologia bacteriana, sua transmissibilidade se d atravs de secrees presentes nas fezes e urina. b) Etiologia virtica, sua transmissibilidade se d atravs de secrees presentes no nariz e garganta. c) Sua transmissibilidade se d atravs de secrees presentes nas erupes cutneas. d) No Brasil, a vacina monovalente do sarampo foi instituda em 1971, com a criao do PNI (Programa Nacional de Imunizao). PREFEITURA MUNICIPAL DE XINGUARA PA- FADESP 2009 41- Em treinamento ministrado para a equipe de enfermagem que desenvolve atividades no setor de imunizao, em relao preveno do ttano neonatal, correto o enfermeiro orientar que (A) no se deve aplicar a vacina dupla; (B) em gestantes, o reforo deve ser feito a cada 10 anos; (C) em gestantes que nunca foram vacinadas, fazer somente 1 dose do imunizante; (D) a 2 dose da vacina deve ser feita, no mximo, at 20 dias antes do parto. PREFEITURA DE ARAATUBA-SP- 2009- CONSULPLAN 42-Os mecanismos de ao das vacinas so diferentes, variando segundo seus componentes antignicos. A apresentao sob a forma de vrus vivos atenuados encontrada na vacina: A) BCG. B) Contra a Coqueluche. C) Contra o Sarampo D) Contra a Hepatite B E) Antitetnica.

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 49

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


PROSAUDE- ACRE- FUNDAPE- 2009 43- Escreva nos parnteses ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as alternativas falsas e, em seguida, marque a opo que contm a sequncia CORRETA. ( ) A vacina contra a Hepatite B administrada via intramuscular profunda, sendo o vasto lateral e o glteo os principais locais de aplicao. ( ) A vacina BCG-ID administrada a partir do nascimento, em dose de 0,1 ml, na insero inferior do deltoide direito. ( ) A tetravalente aplicada em dose de 0,5 ml intramuscular, aos dois, quatro e seis meses, com 1 reforo aos 15 meses e 2 entre 4 e 6 anos, apenas com DTP. ( ) As vacinas Sabin e rotavrus, ao serem eliminadas pela criana, no meio de choro ou por vmito, devem ser administradas novamente. ( ) A vacina triviral de aplicao subcutnea e protege contra sarampo, rubola e caxumba, sendo indicada aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, deve ser aplicado o primeiro reforo e entre 4 e 6 anos, o segundo. A) F,F,F,V,V. B) F,V,V,F,F. C) V,V,V,F,V. D) F,V,F,V,F.

44- Quais as doenas protegidas pela vacina tetravalente? A) Difteria, Ttano e Meningite B) Difteria, Ttano e Coqueluche C) Ttano, Difteria e Febre amarela D) Coqueluche, Ttano e Sarampo

PL CONSULTORIA - 2011 - Prefeitura de Campo Novo/RS 45-A administrao da vacina inativada da poliomielite (Salk) est indicada na seguinte situao: A-Crianas com peso abaixo e 2500g b-Crianas assintomticas com infeco pelo HIV e HPV c- Crianas que estejam em contato domiciliar com pessoa portadora de tuberculose

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 50

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


d- Crianas que estejam em contato domiciliar com pessoa imunodeficiente suscetvel. e- Crianas que apresentarem fortes dores

FUNCAB - 2011 - Prefeitura de Serra/ES 46- A administrao de vrios agentes imunizantes num mesmo atendimento conduta indicada e econmica. Quando duas ou mais vacinas so administradas em diferentes locais, ou por diferentes vias, num mesmo atendimento, como por exemplo, a vacina contra o sarampo por via subcutnea e a vacina contra a poliomelite por via oral, d-se o nome de vacinao: a) b) c) d) e) associada combinada. Dupla Mltipla simultnea

FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT

47-A vacina contra o sarampo administrada em qual dose e via? a- 1,0 ml por via ID b-0,5 ml por via ID c-1,0 ml por via IM d-0,5 ml por via SC

48-Dentre as opes seguintes, identifique a que contm apenas vacinas compostas por vrus vivos atenuados:

a- Raiva, Coqueluche e Febre Amarela b- Raiva, Ttano e Poliomielite c- Raiva, Ttano e Tuberculose

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 51

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS


d- Coqueluche, Tuberculose e Sarampo e- Febre Amarela, Poliomielite e Sarampo 49-No que se refere aos nveis de preveno das doenas, podemos afirmar sem qualquer dvida que o esquema de vacinao proposto pelo governo federal (Programa Nacional de Imunizaes PNI) faz parte do (a): abcdePreveno primria Promoo do processo de sade como objetivo primrio Proteo especfica Preveno secundria Preveno em nvel quaternrio

50-Qual das opes seguintes corresponde contraindicao sumria ao uso de vacinas de bactrias ou de vrus atenuados? abcdePacientes em uso de antibioticoterapia Pacientes com histrico de internao recente Pacientes com sequelas de leses neurolgicas centrais Pacientes portadores de imunodeficincia congnita Pacientes em uso de medicao anticonvulsivante

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 52

CALENDRIO DE VACINAO E INFORMAES SOBRE VACINAS

GABARITOS

1-C 11-D 21-D 31-E 41-D

2-B 12-A 22-A 32-A 42-C

3-B 13-D 23-A 33-B 43-B

4-C 14-C 24-D 34-A 44-B

5-A 15-D 25-D 35-C 45-D

6-C 16-D 26-B 36-D 46-E

7-A 17-B 27-C 37-A 47-D

8-C 18-A 28-B 38-A 48-E

9-C 19-B 29-D 39-D 49-A

10-C 20-B 30-A 40-B 50-D

www.concurseirodasaude.com.br

Pgina 53

You might also like