You are on page 1of 5

O Papel das ONGs Muitas ONGs tem desempenhado um papel fundamental como defensores da natureza, ao longo das ltimas

dcadas. Elas simbolizam a conscientizao e a organizao da sociedade civil na luta pela preservao dos ecossistemas do planeta. Conselho da terra, uma ONG liderada por 21 eminentes ambientalistas da vrios pases foi criada para fiscalizar a aplicao das solues do Rio-92. A mais famosa ONG do mundo o Greenpeace. umas das ONGs mais atuantes em vrios campos da preservao ambiental. Notabilizou-se principalmente por organizar protestos contra a caa predatria, como a das baleias, e contra testes nucleares subterrneos. Outra ONG importante o WWF fundo mundial para a natureza, uma das mais antigas, que desde 1961 luta em defesa da natureza em todo o planeta. No Brasil, uma das Ongs mais atuantes a fundao SOS-Mata Atlntica, criada em 1986 com o objetivo de preservar o que restou dessa floresta nas encostas da serra do mar.

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/arlindojunior/geografia039.asp

Voc sabe o que uma ONG? Para que servem e como funcionam? O Green Nation preparou uma dica especial para todos que querem conhecer, ou at mesmo participar das principais ONGs ambientais. O termo ONG significa Organizao No-Governamental e desde o sculo XX passou a ser usado para finalidades benficas a bens pblicos que no fossem idealizados pelo estado. As ONGs tm como finalidade atuar em reas onde o Estado no costumar estar presente, seja por impossibilidades legais ou por descaso. Talvez por isso o ambientalismo tenha sido uma das frentes que se tornou mais prestigiada pelas Organizaes No-Governamentais. O termo ONG foi usado pela primeira vez em 1950 pela ONU (Organizao das Naes Unidas) para definir toda organizao da sociedade civil que no estivesse vinculada a um governo. Hoje elas so definidas como instituies privadas que tm uma finalidade pblica, sem fins lucrativos. Em geral as ONGs perseguem benefcios sociais ou ambientais. Para serem "oficiais", essas entidades precisam ter uma estrutura legal e formal. Vamos s ONGs Ambientais: CIMA O CIMA Centro de Cultura, Informao e Meio Ambiente uma entidade civil, sem fins lucrativos, com sede no Rio de Janeiro que desenvolve aes na rea de cultura, educao e meio ambiente em parceria com instituies privadas, governamentais e multilaterais. A premissa da atividade institucional contribuir, com aes diferenciadas e de forma eficaz, para a melhoria da qualidade de vida. Nas reas de educao e meio ambiente o CIMA desenvolveu diversos projetos entre eles o Programa de Educao para o Desenvolvimento Sustentvel denominado A Natureza e a paisagem; Protetores da Vida, mobilizao de diversos setores para a proteo dos ecossistemas da Bacia da Baa de Guanabara; a expedio que percorreu diversos estados por stios paleontolgicos brasileiros e que foi registrada em exposio no Museu Nacional, Em busca dos Dinossauros; a implementao do Programa Coca-cola de Valorizao do Jovem, em escolas municipais e estaduais de diversos estados; Gente pra Brilhar, que estimula aes de incluso social, como a capacitao de adolescentes na rea audiovisual e a produo de documentrios com histrias de iniciativas que esto mudando a vida de jovens; o evento voltado para os jovens, permitindo o acesso pblico ao mundo da mdia, RioTecnomdia; PROCEL, programa de combate ao desperdcio de energia. O Green Nation tambm um projeto do CIMA

Greenpeace

O Greenpeace uma organizao global e independente que atua para defender o ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos. Investigando, expondo e confrontando crimes ambientais, desafiam os governantes e a iniciativa privada a rever suas posies e adotar novos conceitos. Tambm defendem solues economicamente viveis e socialmente justas, que ofeream esperana para esta e para as futuras geraes.

WWF

O WWF-Brasil uma organizao no-governamental brasileira dedicada conservao da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservao da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefcio dos cidados de hoje e das futuras geraes O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Braslia, desenvolve projetos em todo o pas e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservao da natureza, com atuao em mais de 100 pases e o apoio de cerca de 5 milhes de pessoas, incluindo associados e voluntrios.

SOS Mata Atlntica

A Fundao SOS Mata Atlntica uma entidade privada, sem vnculos partidrios ou religiosos e sem fins lucrativos, foi criada em 1986 e tem como misso promover a conservao da diversidade biolgica e cultural do Bioma Mata Atlntica e ecossistemas sob sua influncia, estimulando aes para o desenvolvimento sustentvel, bem como promover a educao e o conhecimento sobre a Mata Atlntica, mobilizando, capacitando e estimulando o exerccio da cidadania socioambiental.

A Fundao Grupo Boticrio de Proteo Natureza

A Fundao Grupo Boticrio de Proteo Natureza uma organizao sem fins lucrativos, cuja misso promover e realizar aes de conservao da natureza. Criada em 1990, a instituio a principal expresso da poltica de investimento social privado do Boticrio, e nasceu do desejo do fundador da empresa, Miguel Gellert Krigsner, de empreender aes em prol da preservao da natureza como expresso da responsabilidade social. A atuao da Fundao Grupo Boticrio nacional. Suas aes incluem proteo de reas naturais, apoio a projetos de outras organizaes e sensibilizao da sociedade para a causa conservacionista, contribuindo para o equilbrio ecolgico do planeta e para a manuteno da vida. Por meio de suas Reservas Naturais, a Fundao Grupo Boticrio protege importantes remanescentes de dois dos biomas mais ameaados do Brasil: Mata Atlntica e Cerrado. Alm disso, incentiva outros a tambm investirem na proteo de reas naturais, por meio de apoio a projetos e de pagamento por servios ecossistmicos.

Cempre Compromisso Empresarial para Reciclagem

O Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) uma associao sem fins lucrativos dedicada promoo da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, o Cempre mantido por empresas privadas de diversos setores. O Cempre trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importncia da reduo, reutilizao e reciclagem de lixo atravs de publicaes, pesquisas tcnicas, seminrios e bancos de dados. Os programas de conscientizao so dirigidos principalmente para formadores de opinio, tais como prefeitos, diretores de empresas, acadmicos e organizaes no-governamentais (ONG's).

http://www.greennation.com.br/pt/dica/52/Equipe-GreenNation/ONGs-Ambientais

3.2 Organizaes No-Governamentais A influncia exercida pelas ONGs ficou evidente durante a Conferncia da Organizao das Naes Unidas - ONU para o desenvolvimento sustentvel no Rio de Janeiro em 1992, ocasio em que 1.400 ONGs nacionais e internacionais estiveram presentes. O objetivo dessas ONGs foi defender a emancipao poltica de suas atividades e dessa forma tornaram-se interlocutoras de assuntos relacionados democratizao (DE PAULA, 1998). Em sua dissertao, De Paula (1998) teve como objetivo analisar o desenvolvimento das ONGs e suas relaes com o Estado. De acordo com a autora, inicialmente a relao com o Estado era de perseguir e aps dez anos, era de parceria na prestao de servios pblicos. A disputa por recursos entre as ONGs um relevante tema em discusso atualmente, alm do esprito democrtico que permeia as relaes primeiro, segundo e terceiro setores. No entendimento de Brown; Kalegaonkar (2002), muitas ONGs tm mudado as prticas de empresas que exploraram grupos marginalizados da sociedade, realizando campanhas contra essas, que chamaram a ateno da opinio pblica. A diversidade de ONGs cresceu significativamente nas ltimas dcadas. Mclntosh e Thomas (2002) classificaram as caractersticas das ONGs da seguinte forma: Individual Local

Regional Nacional Internacional global Escopo

Pesquisa acadmica Advocacy Pesquisa poltica Coao manipulao Atividades

Ambiente natural Ambiente social Desenv. econmico Reduo da pobreza Independncia poltica Direito humanos Paz Cooperao Anti-racial foco

Formal Informal

Profissionalizada Empreendedora cooperativa Estrutura

Unio comercial Grupos religiosos Grupos comunitrios Pesquisa organizacional Associaes de empresas Grupos religiosos Tipo ONGS IX ENGEMA - ENCONTRO NACIONAL SOBRE GESTO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE

You might also like