You are on page 1of 10

IBG

Indstria Brasileira de Gases Ltda. FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ n P-4559-H

Produto: Acetileno

1 - Identificao do Produto e da Empresa Produto: ACETILENO Cdigo do Produto: P-4559-H Nome(s) Comercial(is): Acetileno, Acetileno AA Empresa: IBG Indstria Brasileira de Gases Ltda. Av. Antonieta Piva Barranqueiros, 355 Distrito Industrial Jundia So Paulo-SP CEP 13212-240 Site: www.ibg.com.br

2 Composio e Informaes sobre os Ingredientes Este produto uma substncia pura e esta seo cobre os materiais dos quais este produto fabricado. As informaes sobre fumos e gases produzidos durante as operaes de solda e corte, na utilizao normal destes produtos, esto cobertos pela seo 16. Os cilindros de acetileno possuem em seu interior um material poroso, contendo na maioria deles Acetona formando uma soluo com o Acetileno. Em casos especiais, o Acetileno poder ser dissolvido em Dimetilformamida (DMF). Para maiores informaes sobre os solventes, requisitar a Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos respectiva: W-0033 Acetona e W-0032 DMF. Veja Seo 16 para maiores informaes importantes sobre as misturas. Nome Qumico: Acetileno Sinnimo: Etino, Narcileno Ingredientes Acetileno CAS 74-86-2 Concentrao (%) 99,0 mn LT (TLV) Limite de Tolerncia Asfixiante simples Acetona: 780 ppm DMF: 8 ppm

Grupo Qumico: Alquino

Acetileno Elaborado: Jun/02

Pgina 1 de 10

IBG
Indstria Brasileira de Gases Ltda. FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ n P-4559-H

Produto: Acetileno

3 Identificao de Perigos

EMERGNCIA PERIGO! Gs inflamvel a alta presso. Pode formar misturas explosivas com o ar. Dispositivo de segurana na parte superior com fuso entre 98 104 C (208 220 F) No descarregue a presso acima de 103 kPa (15psig) Pode causar vertigem e sonolncia Equipamento autnomo de respirao pode ser necessrio para equipe de salvamento. Odor: semelhante ao alho.

Valor Limite de Tolerncia (LTV): Ver seo 2 . ACGIH recomenda um Limite de Tolerncia de 0,5 mg / m para fumos de solda no classificados que podem ser gerados durante os processos de solda com este produto. EFEITOS DE UMA NICA SUPEREXPOSIO (AGUDA): INALAO: Asfixiante. Os efeitos so devido falta de oxignio. Concentraes moderadas de vapor podem causar dor de cabea, sonolncia, vertigem, excitao, excesso de salivao vmito e inconscincia, excesso de salivao e inconscincia. O vapor liberado pelo lquido pode tambm causar a falta de coordenao e dores abdominais. Este efeito pode ser retardado. A falta de oxignio pode causar a morte. INGESTO: uma maneira improvvel de exposio, mas o contato com o lquido em que est dissolvido o Acetileno (Acetona/DMF) pode resultar no congelamento dos lbios e da boca. Se o lquido for ingerido, pode causar nusea e problemas de irritao das vias respiratrias. CONTATO COM A PELE: O vapor no apresenta nenhum efeito nocivo. O lquido (acetona) pode causar congelamento. Em caso de contato do Acetileno dissolvido com o DMF, o produto poder ser absorvido rapidamente absorvido pela pele podendo ocasionar dermatites. CONTATO COM OS OLHOS: O vapor contendo acetona pode causar irritao. O lquido pode causar irritao e congelamento. EFEITOS DA SUPEREXPOSIO REPETIDA (CRNICA): No h evidncia de efeitos adversos atravs das informaes disponveis. OUTROS EFEITOS DA SUPEREXPOSIO: O Acetileno um asfixiante e a falta de oxignio pode levar morte.

Acetileno Elaborado: Jun/02

Pgina 2 de 10

IBG
Indstria Brasileira de Gases Ltda. FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ n P-4559-H

Produto: Acetileno

CONDIES CLNICAS AGRAVADAS PELA SUPEREXPOSIO: A toxicologia e as propriedades qumicas e fsicas do material no sugerem que a superexposio seja conhecida como agravante das condies mdicas existentes. CARCINOGENICIDADE: Esse produto no considerado um carcinognico pelos rgos NTP, OSHA e IARC.

4 - Medidas de Primeiros Socorros

Inalao: Remova a vtima para local com ar fresco. Se no estiver respirando administre respirao artificial. Se houver dificuldade de respirar uma pessoa qualificada deve administrar oxignio. Chame um mdico imediatamente. Ingesto: Se o lquido for ingerido, no provoque vmitos. Chame um mdico. Contato com a pele: Pela exposio ao lquido, molhar com gua corrente e aquecer as reas congeladas com gua morna (no passar de 41 C). Em caso de grande exposio, remova as roupas enquanto banha com gua morna. Chame um mdico imediatamente. Contato com os olhos: Em caso de contaminao por respingo, imediatamente banhe os olhos com gua corrente durante 15 minutos, no mnimo. Mantenha as plpebras abertas e longe do globo ocular para assegurar que toda a superfcie seja completamente enxaguada. Procure imediatamente um mdico, de preferncia um oftalmologista. NOTAS PARA O MDICO: Aspirar acetona pode causar srios danos aos pulmes. Se grande quantidade de material for ingerido, o contedo do estmago dever ser evacuado rapidamente, de maneira a evitar a aspirao. Por outro lado, o tratamento deve ser dirigido para o controle dos sintomas e condies clnicas. Nenhum antdoto especfico conhecido. No caso da ingesto de DMF, uma lavagem gstrica recomendvel.

5 Medidas de Combate a Incndio Meio de combate ao fogo: ATENO! Gs inflamvel sob presso. Evacue todo o pessoal da rea de risco. Imediatamente resfrie os recipientes com jatos de gua a uma distncia mxima, tomando cuidado para no extinguir as chamas. Remova as fontes de ignio se no apresentar riscos. Se as chamas forem acidentalmente extintas, re-ignies explosivas podem ocorrer. Use mscara autnoma de respirao, se necessrio. Interrompa o fluxo de gs se isto no apresentar riscos, enquanto continua a resfriar com jatos de gua. Retire todos os recipientes das reas de incndio, se no houver riscos. Deixe a chama queimar completamente. Brigadas de incndio locais devem estar cientes das caractersticas do produto. Procedimentos Especiais de Combate ao Fogo: Quando os cilindros tiverem DMF, como solvente do Acetileno, retire todo o pessoal da rea de risco no envolvido com a emergncia. No se aproxime sem equipamento autnomo de respirao e vestimentas protetoras resistentes ao produto. Imediatamente resfrie os cilindros com jatos de gua em forma de neblina mantendo-se a uma distncia segura. Em caso de no apresentar risco, retire os cilindros da rea de risco. Brigadas de incndio locais devem estar cientes das caractersticas do produto.

Acetileno Elaborado: Jun/02

Pgina 3 de 10

IBG
Indstria Brasileira de Gases Ltda. FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ n P-4559-H

Produto: Acetileno

Possibilidades Incomuns de Incndio: Gs extremamente inflamvel. Forma mistura explosiva com a e agentes oxidantes. Os recipientes podem se romper devido ao calor do fogo. No extinga as chamas devido a possibilidade de re-ignio explosiva. Vapores inflamveis podem se propagar do vazamento. Atmosferas explosivas podem se prolongar. Antes de entrar as reas, especialmente as confinadas, verifique a atmosfera com explosmetro aprovado. Nenhuma parte do recipiente deve estar sujeita a temperaturas maiores que 52 C (aproximadamente 125 F). Todos os recipientes so providos de um dispositivo de alvio de presso projetado para aliviar o contedo quando expostos a temperaturas elevadas. Vapores podem causar exploso ou serem inflamados por lmpadas piloto, outras chamas, cigarros, fascas, aquecedores, equipamentos eltricos, descargas estticas ou outras fontes de ignio em locais distantes do ponto de manuseio do produto. Produtos passveis a combusto: Monxido de Carbono e Dixido de Carbono.

6 Medidas de Controle para Derramamento ou Vazamentos Medidas a tomar se o material derramar ou vazar: CUIDADO! Gs inflamvel sob presso. O Acetileno forma misturas explosivas com o ar. Retire imediatamente todo o pessoal da rea de risco. Use mscara autnoma quando necessrio. Remova todas as fontes de ignio, se no houver risco. Reduza vapores com neblina ou jatos finos de gua. Interrompa o vazamento se no apresentar riscos. Ventile a rea do vazamento ou remova os recipientes para rea bem ventilada. Gs inflamvel que pode propagar do vazamento. Antes de entrar nas reas, especialmente as confinadas, verifique a atmosfera com instrumento adequado (ex. explosmetro). Mtodo para a disposio de resduos: Previna o resduo de contaminar o ambiente ao redor. Mantenha o pessoal distante. Descarte qualquer produto, resduo, recipiente disponvel ou revestimento, de maneira que no prejudique o meio ambiente em total obedincia s regulamentaes federais, estaduais e locais. Se necessrio, entre em contato com seu fornecedor, para assistncia.

7 Manuseio e Armazenamento Precaues de Manuseio: Proteja os cilindros contra danos fsicos. Utilize um carrinho de mo para movimentar os cilindros; no arraste, role, ou deixe-o cair. Todos os sistemas de tubulaes de acetileno e equipamentos associados devem ser aterrados. Os equipamentos eltricos devem ser protegidos da formao de centelha ou a prova de exploso. O controle de vazamento deve ser realizado com gua e sabo, nunca use fogo. Nunca use tubulao de cobre para acetileno; use ao inox. Abra a vlvula do cilindro o mnimo possvel para garantir uma vazo aceitvel a sua operao. Isso vai permitir que voc a feche to rpido quanto possvel em caso de emergncia. No abra a vlvula do cilindro de acetileno por mais de 1 volta. Nunca use acetileno a presses maiores que 103,5 kPa (15 psig). Cilindros de acetileno so mais pesados que outros cilindros porque eles tm em seu interior um recheio de material poroso e uma quantidade determinada de acetona. Nunca tente levantar um cilindro pelo capacete; o capacete existe apenas para proteger a vlvula. Nunca insira qualquer objeto (ex. chave de parafuso, chave de fenda) dentro da abertura do capacete; isto pode causar dano vlvula, e consequentemente um vazamento. Use uma chave ajustvel para remover capacetes justos ou enferrujados. Abra a vlvula suavemente. Se estiver muito dura, descontinue o uso e entre em contato com seu fornecedor. No atinja um cilindro de gs comprimido com arcos. Nunca aterre o cilindro, ou permita que este faa contato com um circuito eltrico. O efeito produzido por um arco eltrico na parede do cilindro poder lev-lo a ruptura. Para outras precaues no uso de acetileno, veja seo 16.

Acetileno Elaborado: Jun/02

Pgina 4 de 10

IBG
Indstria Brasileira de Gases Ltda. FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ n P-4559-H

Produto: Acetileno

Condies de Armazenamento: Armazene e use com ventilao adequada. Mantenha os cilindros de acetileno longe de oxignio e outros oxidantes a uma distncia de 6,1m (20 ft), ou use uma barreira de material no combustvel. Essa barreira deve Ter no mnimo 1,53m de altura (5 ft) e ser resistente ao fogo por pelo menos hora. A armazenagem em excesso, ou seja, acima de 70,79 m (2.500 ft) proibida em prdios com outros ocupantes. Assegure-se de que os cilindros estejam fora de risco de queda ou da possibilidade de roubo. Cilindros de Acetileno so projetados de modo que a vlvula seja mantida com o capacete. Atarraxe firmemente o capacete com as mos. Identifique a rea de armazenamento e uso com placas NO FUME OU ABRA CHAMAS. No devem existir fontes de ignio no local. Todos os equipamentos eltricos na rea de estocagem devem ser a prova de exploso. As reas de estocagem devem ter cdigos nacionais de eletricidade para classe 1 em reas de risco. No permita estocagem em temperaturas maiores que 52 C (125 F). Armazene separadamente os cilindros cheios dos vazios. Use um sistema de rodzio, para prevenir o estoque de cilindros cheios por longos perodos.

8 Controle de Exposio e Proteo Individual Proteo Respiratria (Tipo Especfico): Use respirador com filtro qumico para fumos ou mscara autnoma quando trabalhar em espaos onde a ventilao ou exausto locais no permitirem exposio abaixo do LT. Contudo, respiradores autnomos so necessrios quando se trabalha em espaos confinados com este produto. Para utilizao de cilindros de Acetileno dissolvido com DMF, dever utilizar respirador com filtro qumico para vapores orgnicos quando as condies ultrapassarem o LT do DMF. Ventilao/Controle de Engenharia Exausto Local: Utilize sistema de ventilao local, se necessrio, para manter a concentrao de gases e fumos abaixo do LT nas zonas em que os operrios trabalhem. Especiais: No aplicvel. Mecnica (Geral): Sob certas condies de operao, ventilao e exausto geral so aceitveis garantindose que se mantenha a concentrao de gases e fumos perigosos abaixo do limite de tolerncia dentro do local de trabalho. Outros: No aplicvel Luvas Protetoras: So recomendadas luvas de raspa para manuseio dos cilindros. Para soldagem, utilize luvas para solda e corte. Proteo dos Olhos: culos de segurana com proteo lateral e lentes incolores. Providencie telas protetoras e culos, se necessrio, para proteger outras pessoas. No caso da operao de solda e corte, deve-se utilizar a mscara de soldador. Outros Equipamentos Protetores: Caso necessrio, usar proteo para as mos, cabea e corpo, o que ajuda a prevenir leses oriundas da radiao e fagulhas. No mnimo, isto inclui luvas de raspa de couro, culos de segurana com lentes filtrantes e sapatos de segurana, podendo incluir mangas de raspa, aventais de raspa, capacete, assim como, camisa e cala. Independente dos equipamentos de proteo, nunca toque em partes eltricas ligadas.

Acetileno Elaborado: Jun/02

Pgina 5 de 10

IBG
Indstria Brasileira de Gases Ltda. FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ n P-4559-H

Produto: Acetileno

9 Propriedades Fsico-Qumicas Estado Fsico: Gs Cor: Incolor Odor: Odor caracterstico de alho Peso: 26,04 Frmula: C2H2 Ponto de Ebulio, 760 mmHg: - 75 C (-103,4 F) Ponto de Congelamento, a 760mmHg: -82,2 C (-116 F) Ponto de Fulgor (Mtodo ou Norma): -17,8 C (0 F) Temperatura de Auto-Ignio: 305 C (581 F) a 1 atm Limite de Inflamabilidade no Ar, % em volume: Inferior: 2,5 % Superior: 100 % Presso de Vapor a 21,1 C: 4378 kPa (635 psig)* Densidade do gs (ar = 1): 0,906 a 21,1 C (70 F) a 1 atm Massa Especfica: 1,1716 kg / m (0,07314 lb/ft a 0 C (32 F) e 1 atm Solubilidade em gua, % em peso: 1,7 a 0 C (32 F) e 1 atm Porcentagem de Matria Voltil em Volume: 100

10 Estabilidade e Reatividade

Estabilidade: Instvel* *Acetileno estvel quando transportado. Evite uso em presses acima de 15psig (103 kPa). Incompatibilidade (Materiais a evitar): Cobre, prata, mercrio e suas ligas, agentes oxidantes, cidos, halognios, umidade. Produtos Passveis de Risco Aps a Decomposio: Decomposio trmica ou por queima pode produzir CO / CO2 / H2. O processo de soldagem e corte pode formar produtos de reao, tais como: Monxido de carbono e Dixido de carbono. Outros produtos da decomposio em operao normal, se originam de volatizao, reao ou oxidao do material que est sendo trabalhado.
Acetileno Elaborado: Jun/02 Pgina 6 de 10

IBG
Indstria Brasileira de Gases Ltda. FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ n P-4559-H

Produto: Acetileno

Risco de Polimerizao: No ocorrer. Condies de evitar: Temperaturas e presses elevadas e / ou a presena de um catalisador.

11 Informaes Toxicolgicas O processo de soldagem pode gerar gases e vapores perigosos. (Veja as sees 3, 10, 15 e 16). 12 Informaes Ecolgicas No esperado nenhum efeito ecolgico. Acetileno no contm nenhum material qumico das Classes I ou II (destruidores da camada de Oznio). Hidrognio no considerado como poluente martimo pelo DOT. 13 Consideraes sobre Tratamento e Disposio Mtodo de disposio de resduos: No tente desfazer-se de resduos ou quantidades no utilizadas. Devolva o cilindro ao seu fornecedor. 14 Informaes sobre Transporte Nmero ONU: 1001 Nome de Remessa (Portaria 204): Acetileno dissolvido. Classe de risco: 2,1 Nmero de risco: 23 Nmero de identificao: Rtulo de Remessa: GS INFLAMVEL Aviso de advertncia (quando requerido): GS INFLAMVEL INFORMAES ESPECIAIS DE EMBARQUE: Os cilindros devem ser transportados em posio vertical, em veculo bem ventilado. Cilindros transportados em veculo enclausurado, em compartimento no ventilado podem apresentar srios riscos segurana. proibido o enchimento de cilindros sem o consentimento do seu dono.

Acetileno Elaborado: Jun/02

Pgina 7 de 10

IBG
Indstria Brasileira de Gases Ltda. FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ n P-4559-H

Produto: Acetileno

15 - Regulamentaes As seguintes leis relacionadas so aplicadas a este produto. Nem todos os requerimentos so identificados. O usurio deste produto o nico responsvel pela obedincia de todas as leis Federais, Estaduais e Locais. DECRETO LEI 96044 Aprova o regulamento para o transporte Rodovirio de Produtos Perigosos e d outras providncias. PORTARIA 204 Instrues complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos. NBR 7500 Smbolos de risco e manuseio para o transporte e armazenamento de materiais.

16 Outras Informaes

RISCOS ADICIONAIS SEGURANA E SADE: O uso de acetileno em solda e corte pode criar riscos adicionais. FUMOS E GASES podem ser prejudiciais sade e pode causar srios danos aos pulmes. Mantenha a cabea longe dos fumos. No respire fumos ou gases. Use ventilao suficiente, exausto local, ou ambos para manter fumos e gases longe da sua zona respiratria, e rea em geral. A superexposio a fumos pode resultar em vertigem, nusea, secura ou irritao do nariz, garganta e olho, alm de outros desconfortos similares. Fumos e gases no podem ser simplesmente classificados. A composio de ambos depende do metal que est sendo trabalhado, do processo, procedimentos e eletrodos utilizados. Possivelmente, materiais perigosos podem ser encontrados em fundies, eletrodos, e outros materiais. Requisite a respectiva Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos para cada material em uso. Contaminantes no ar podem adicionar riscos aos fumos e gases. Contaminante como o vapor de hidrocarboneto clorado das atividades de limpeza, um srio risco. No use arcos eltricos em presena de vapores de hidrocarboneto clorado Fosfognio, produto altamente txico, pode ser produzido.

Revestimentos dos metais que esto sendo trabalhados, assim como pintura. Eletrogalvanizao ou galvanizao, podem gerar fumos quando aquecido. Resduos de limpeza podem ser perigosos.

Acetileno Elaborado: Jun/02

Pgina 8 de 10

IBG
Indstria Brasileira de Gases Ltda. FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ n P-4559-H

Produto: Acetileno

Evite usar arcos voltaicos em partes com resduo de Fosfato (antiferrugem, preparaes de limpeza) Fosfina, produto altamente txico, pode ser produzida.

Para saber a quantidade de fumos e gases, voc pode pegar o ar como amostra. Analisando essa amostra, pode ser determinada qual proteo respiratria deve ser utilizada. Um exemplo pegar o ar de dentro do capacete do operrio ou da zona de respirao. Para outras informaes sobre prticas de segurana e descries mais detalhadas dos riscos na sade em uso de solda e suas conseqncias, procure seu fornecedor de produtos de soldagem. NOTAS AO MDICO AGUDA: Gases, fumos e poeira podem causar irritao aos olhos, pulmes, nariz e garganta. Alguns gases txicos associados soldagem e processos correlatos podem causar edemas pulmonares, asfixia e a morte. Superexposio aguda pode incluir sinais de sintomas como olhos lacrimejantes, irritao do nariz, garganta, dor de cabea, vertigem, respirao difcil, tosse frequente ou dores no trax. CRNICA: Forte inalao de contaminantes do ar pode provocar sua acumulao nos pulmes, uma condio que pode ser observada como rea densa em radiografia do trax. A severidade da mudana proporcional ao tempo e exposio. As modificaes vistas no so necessariamente associadas com os sintomas ou sinais de enfermidade ou fuino pulmonar reduzida. Alm disso, as modificaes no raio-X podem ser causadas por fatores no relacionados ao trabalho como fumar, etc.

EQUIPAMENTOS E VESTIMENTAS NECESSRIAS PARA OPERAES COM SOLDA: Luva protetora: Use luvas de raspa para solda e corte. Proteo para os olhos: Usar protetor facial com lentes escuras e filtro. Providencie telas protetoras e culos, se necessrio, para proteger outras pessoas. Outros equipamentos protetores: Use proteo para as mos, cabea e corpo. Se usado corretamente, ir prevenir danos por radiao, fascas e choque eltrico. No mnimo, isto inclui luvas de raspa de couro, culos de segurana com lentes filtrantes e sapatos de segurana, podendo incluir mangas de raspa, aventais de raspa, capacete, assim como camisa e cala. OUTROS RISCOS EM CASO DE MANUSEIO, ARMAZENAGEM E USO: Gs Inflamvel sob presso. Use tubulao e equipamento adequadamente projetados para resistirem s presses que possam ser encontradas. Sistemas que contenham acetileno devem ser instalados somente por pessoas especializadas e com conhecimento das propriedades do acetileno, treinadas e com experincia em instalao. Arcos e fascas podem acender materiais combustveis. Previna o fogo. Mantenha longe do calor, fascas e chamas. Use somente ferramentas prova de fasca e equipamentos prova de exploso. Evite ferramentas e equipamentos incompatveis com Acetileno. Cobre, prata e mercrio e seus sais se combinam, e a uma alta concentrao se ligam, podendo formar concentraes explosivas de Acetileno. Lato contendo menos que 65% do cobre e uma certa quantidade de nquel so geralmente aceitveis para uso com Acetileno, mas podem no estar adequados se alto nvel de corroso ou excesso de umidade estiver presente. Previna fluxo reverso. Use uma vlvula de segurana ou outro dispositivo na linha ou tubulao do cilindro. O gs pode causar sufocamento rpido devido deficincia de oxignio. Armazene e utilize com ventilao adequada. Feche a vlvula aps cada uso, e mantenha fechada mesmo quando o cilindro estiver vazio. No forme um arco eltrico com o cilindro O defeito produzido pela queimadura de um arco eltrico pode levar o cilindro ruptura. Nunca trabalhe em um sistema pressurizado. Se houver um vazamento, feche a vlvula do cilindro. Ventile o sistema para um local seguro, de maneira que no prejudique o meio ambiente, em total obedincia s regulamentaes federais, estaduais e locais, ento repare o vazamento. Nunca deixe um cilindro em local onde possa fazer parte de um circuito eltrico. Quando usar gs comprimido a cerca de aplicaes eltricas de soldagem, nunca aterre o cilindro. Aterrando, expes o cilindro a danos por arco eltrico de solda.
Acetileno Elaborado: Jun/02 Pgina 9 de 10

IBG
Indstria Brasileira de Gases Ltda. FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ n P-4559-H

Produto: Acetileno

Assegure-se de ler compreender todas as etiquetas e outras instrues fornecidas em todos os recipientes deste produto. MISTURA: Quando dois ou mais gases ou gases liquefeitos so misturados, suas propriedades perigosas podem se combinar e criar perigos inesperados e adicionais. Obtenha e avalie as informaes de segurana para cada componente antes de produzir a mistura. Consulte um especialista ou outra pessoa capacitada, quando voc fizer sua avaliao de segurana do produto final. Lembre-se: gases e lquidos possuem propriedades que podem causar danos ou a morte.

POR MEDIDA DE SEGURANA PROIBIDO O TRANSVAZAMENTO DESTE PRODUTO DE UM CILINDRO PARA OUTRO. NO CASO DO ACETILENO, DEVIDO SUA GRANDE INSTABILIDADE, A OPERAO DE TRANSVAZAMENTO APRESENTAS ALTO RISCO PARA OS ENVOLVIDOS.

A IBG recomenda que todos os seus funcionrios, usurios e clientes deste produto estudem detidamente esta folha de dados a fim de ficarem cientes da eventual possibilidade de riscos relacionados ao mesmo. No interesse da segurana deve-se: 1) Notificar todos os funcionrios, usurios e clientes acerca das informaes includas nestas folhas e fornecer um ou mais exemplares a cada um; 2) Solicitar aos seus clientes que tambm informem aos seus respectivos funcionrios e clientes e, assim sucessivamente.

Acetileno Elaborado: Jun/02

Pgina 10 de 10

You might also like