You are on page 1of 21

ANTNIO de OLIVEIRA SALAZAR

Nasceu a 28 de Abril de 1889 s 15:00 horas, no Bairro Novo da freguesia do Vimieiro, prximo da estao ferroviria, no concelho de Santa Comba Do, na Beira Alta. Filho mais novo de cinco irmos de um modesto casal de agricultores. Morreu em 27 de Julho de 1970, aos 81 anos de idade. Foi sepultado em campa rasa no cemitrio da sua terra Natal junto de seus pais. Na laje de granito, o simples epitfio: AOS 1970 . Pai Antnio de Oliveira, nascido no Vimieiro, morreu de sncope cardaca a 28 de Outubro de 1932, pelas 22:00 horas com 93 anos de idade. Foi sepultado no dia seguinte pelas 18:30 horas: Desceram ao hmus do Lugar do Rojo, no cemitrio de Santa Comba Do do Vimieiro, os restos mortais daquele que fora em vida o exemplo fulgurante da luz e da verdade.. Seu corpo foi conduzido ltima morada pelo prprio filho ladeado pelos Ministros das Obras Pblicas e Comrcio, Indstria e Agricultura e pelo Dr. Jos Antnio Marques. Esteve em cmara ardente na Igreja do Vimieiro. Era fiel depositrio da chave da urna o Dr. Mrio Pais de Sousa. As Irmandades do Santssimo Sacramento do Vimieiro e de Ovoa, bem como a Corporao dos Bombeiros Voluntrios da vila, tomaram parte na abertura do prstito. Na capela do cemitrio, seis sacerdotes rezaram a Libera-me. No momento em que faleceu estavam com ele, seu filho Salazar e o Director Clnico do Sanatrio do Caramulo, Dr. Jernimo de Lacerda. Me Cerca de seis anos mais nova que o marido, domstica, nascida na Vila de Santa Comba Do, Maria do Resgate Salazar, casou-se a 14 de Maio de 1881 tendo portanto vivido na companhia de seu marido durante 45 anos. Veio a falecer a 17 de Novembro de 1926, vtima de doena cardaca. Avs Os Avs Paternos Casaram-se em Tbua a 26 de Novembro de 1836 de seus nomes, Manuel de Oliveira e Teresa Pais, nascidos respectivamente no Lugar do Rojo Grande ao Vimieiro e em Tbua. Ele mais velho oito anos que sua mulher. Os Avs Maternos Jos de Lemos Salazar, nascido em Santa Comba Do em 14 de Maro de 1807 e Felicidade Violante da Trindade, casados em Santa Comba Do em 13 de Janeiro de 1841. Irms Tinha quatro irms pouco mais velhas. A Marta, nascida em 1882, ensinou Contas e Gramtica s crianas do Vimieiro durante 43 anos. A Elisa, nascida um ano depois em 1883. A Leopoldina nascida passados dois anos, em 1885.

Ainda no havia passado um ano, nascia a quarta irm: Laura. Laura viria a casar com Abel Pais de Sousa de cujo casamento nasceram quatro filhos: Abel Pais de Sousa que ficou com o nome do pai. Viria a falecer, atropelado por um comboio, na estao de Mangualde. Antnio Pais de Sousa. Maria Carlota Salazar Pais de Sousa Antunes. Marlia de Oliveira Pais de Sousa.

Do casamento de Marlia de Oliveira Pais de Sousa com Antnio Augusto Mello nasceram trs filhos: Maria do Resgate Salazar de Lucena e Mello, que viria a falecer ainda beb. Antnio Salazar de Mello. Rui Salazar de Lucena e Mello.

Padrinhos Em 16 de Maio de 1889, o bacharel Antnio Xavier Perestrello Corte-Real, colocou-o nos braos de sua filha D. Maria de Pinna Perestrello, para o levar envolto em alvo vestido acolchoado Pia de Baptismo. L estava o bom Cura Antnio Nunes de Sousa, Proco da Igreja de Santa Cruz do Vimieiro, que o baptizou. Foram procuradores do referido acto, Francisco Alves da Silva e Luza da Piedade.

A Escola Quando atingiu a idade, entrou na Escola Oficial a dois quilmetros, na Vila de Santa Comba Do, passando a fazer companhia s suas quatro irms no percurso para a escola. D. Isabel a Mestra Isabel de regresso do ambiente solarengo do Baro de Santa Comba Do ensinava lavores a suas irms. Como Salazar no progredia nas aulas, o pai confiou-o s explicaes do Sr. Jos Duarte, funcionrio do Municpio, que dava explicaes a cerca de 30 alunos. Custavam estas explicaes seis vintns por ms. Estvamos em 1896. Pelas aulas, Salazar no se mostrava um grande entusiasta mas tambm no reclamava; a sua grande alegria era sempre o regresso a casa, para a companhia da me de quem era muito amigo e das irms com quem brincava. Amava a Natureza. Rapidamente, Salazar, foi estudar para a nova escola da sua aldeia, sendo seu professor o Sr. Jos Ribeiro, nascido em Matosinhos. Este Mestre-Escola teve que abandonar o ensino devido ao seu estado de sade. Por influncia da me que reconhecia nele capacidade para os estudos seu pai mandou-o estudar para Viseu, entregando-o aos cuidados do Professor e Padre, Marques Pimentel, que o recebeu em sua casa e lhe prestava toda a assistncia.

Em 11 de Agosto de 1899 Salazar apresentou-se em Viseu para realizar o exame de Instruo Primria completando assim o seu primeiro curso, o de 2 grau, com 10 anos de idade e com 14 valores de aproveitamento (no contente com o resultado da primeira prova, 10 valores, props-se a uma segunda prova na qual tirou 18 valores, sendo o aproveitamento final a mdia aritmtica das duas notas: 14). Voltou a trabalhar algum tempo no Vimieiro antes de entrar para o Seminrio. Foi ento que comeou a aprender Francs. 1900 Em Outubro, com 11 anos de idade, ingressou no Seminrio de Viseu, antigo Convento dos Nerys, onde permaneceu oito anos. Neste ano lectivo, 1900-1901, concluiu a 1 fase de Portugus e Latim com Distino ao mesmo tempo que recebia aulas de Religio Catlica e de Moral. 1901 Neste ano lectivo, para alm dos estudos inerentes, candidatou-se a congregado da Congregao Mariana tendo sido admitido com 8 valores, contando apenas com ano e meio de seminrio e 12 anos de idade. O seu nome comeava a destacar-se. Terminado o ano lectivo conseguiu a Aprovao com Distino em Portugus 2 fase, e Aprovao em Geografia, e em Latim 2 fase. 1902 Envergava j o traje de seminarista e no final deste perodo lectivo contava 14 anos; Ocorria a morte do Papa Leo XIII, e pela proximidade de ideias e rea de estudo, travou conhecimento com um colega de nome Mrio de Figueiredo. No final deste ano, foi Aprovado com Distino em Francs e Histria e Aprovado em Latim. 1903 Outro ano findo e mais uma Aprovao com Distino em Histria e Aprovao a Matemtica. 1904 Este ano marcante para Oliveira Salazar. Enamorou-se de uma professora primria, mais velha cerca de dois anos: a Felismina. Nem por isso alterou a dedicao aos estudos, e terminou o ano com Aprovao em Literatura e Filosofia e Aprovao com Distino a lgebra, Introduo s Cincias, Arquitectura e Desenho. 1905 Deu incio ao curso de Teologia, ao qual se entregou totalmente. Em 25 de Maro de 1906, discursou na cerimnia de inaugurao do monumento comemorativo dos 50 anos da Imaculada Conceio, perante assistncia onde se encontrava o Bispo de Viseu. Terminado o primeiro ano, obteve a nota mxima atribuda, 12 valores, em Teologia Fundamental e Histria Eclesistica. Em Cantocho obteve 14 valores. Nas disciplinas de Comportamento Religioso, Moral, Disciplinar e Civil estava entre os quatro ou cinco melhores.

1906 Inicia-se o segundo ano lectivo e continua a sua relao com Felismina de forma discreta. Estreita-se tambm a sua relao com Mrio de Figueiredo e entre outros assuntos discutem poltica. Ocorre ainda a eleio para nova Consulta da Congregao Mariana; so apresentados trs nomes e eleito para Presidente, Antnio de Oliveira Salazar. Termina o ano com 14 valores, a classificao mxima atribuda naquele ano. 1907 Como todos os anos acontecia, as frias eram passadas no Vimieiro e mais uma vez regressou Salazar a Viseu para o seu terceiro e ltimo ano lectivo de Teologia. O seu nome ultrapassava j o mbito do seminrio contando entre os amigos, alunos do liceu. Tornou-se visita do Colgio da Via Sacra. Neste ano, em Dezembro, casou sua irm Laura, com Abel Pais de Sousa, funcionrio do caminho-de-ferro da Beira Alta. Tinha da vida um perfeito entendimento e por isso dedicava-se intensamente ao trabalho e ao estudo. Arranjou uma das casas ao lado da casa onde nascera e l passava os dias de Vero entre cada ano lectivo. Chamavam casa o palcio do Vimieiro. A fachada era cor-de-rosa toda florida de rosas trepadeiras. As divises pequenas, mobiladas humildemente; uma mesa Lus XV ao lado de uma arca de madeira encerada. O candeeiro de secretria era uma lanterna. Salazar escolheu um cretone vulgar para forrar as cadeiras e talhar os cortinados. Nas paredes cor de gro, uma gravura romntica acompanha um retrato de Dante e um quadro que representa uma visita a um convento de Beneditinas. A um canto, esconde-se uma pequena telefonia. No h biblioteca, nem quase se vem livros. Nem uma s fotografia. Era este o refgio daquele a quem viro a chamar ditador . 1908 Regressou a Viseu em Janeiro e foi durante este ltimo ano lectivo de estudo de teologia que tomou contacto com toda a agitao que reinava em Viseu. Surgiam artigos atacando as Instituies, o Trono e a Religio. Em Fevereiro eram assassinados no Terreiro do Pao, o Rei D. Carlos e seu filho o Prncipe D. Lus Filipe. No ficando indiferente a estes acontecimentos, comeou a insurgir-se contra os republicanos em defesa da igreja argumentando que a religio no incompatvel com forma alguma de governo est muito superior poltica, paira noutras regies mais altas, embora haja de informar e dirigir os actos da poltica no se concebendo que algum possa ser catlico na Igreja e ateu junto urna. Em Abril surgiu em A Folha um artigo assinado por Salazar, Vergonhoso Contraste, no qual criticava a indiferena dos catlicos perante a gravidade do momento em relao Igreja e Nao, sucedendo-lhe outros artigos em defesa da Igreja, Jesus, Ressurrexit, Ms de Maria (a 3 de Maio). A 14 de Maio, A Uma Rosa, artigo este em forma de poesia em que enaltecia o culto pelas flores e o amor pela imagem da Me. A 4 de Junho Conversando, no qual apelava f dos estudantes. Por ltimo assinava A Me de Jesus em 20 de Agosto, o qual constitua um hino de louvor Virgem.

A Uma Rosa Rosa to linda, plida e triste, Rosa dos encantos, cheiras to bem! Vejo que sofres; dize, que sentes? Tens saudades de tua me? Pois ainda ontem tu vicejavas, Ao p das rosas, tuas irms, Com quem vivias, embalsamando A branda aragem destas manhs!... Mas eu cortei-te; rosa, perdoa! Gostei de ti, mas ah! Fui cruel! Tens saudades, no tens? Da abelha Que ia, zumbindo, buscar o mel? Tu j choravas lgrimas santas, Que a aurora punha no clix teu, E eras alegre! V: quanto eu choro, Sou triste e sem fim o sofrer meu! Fechas as folhas na dor imensa Que te assoberba; causas-me d! Pois, coitadinha, l na roseira Tinhas amigas, no stavas s! Rias com elas luz do sol; Brincveis todas co a brisa pura Que a madrugada manda a acordar-vos, Depois do sono da noite escura Tu namoravas uma avezinha Que pra o teu ramo vinha cantar; Tinhas um spelho nas claras guas, Em que te estavas sempre a mirar! Agora, pobre! Vais definhando. O lindo vaso no te seduz? Rosa to branca, rosa de encantos, O que te falta? Tens ar e luz Ah! Mas o prado to verde e o canto, O canto triste do rouxinol? E a brisa fresca que se levanta, E vai beijar-vos, ao pr do sol? Tudo isso falta; mas que era isso, Ao p da falta do maior bem?...

Rosa, confessa, sts triste e morres, Com saudades de tua me!...

Chegado o momento, prestou provas e foi Aprovado com Distino, com 16 valores. Terminava assim o curso de Teologia. Saa do Seminrio com 19 anos, instalando-se como Prefeito no Colgio da Via-Sacra em Viseu sob a orientao do Padre Antnio Barreiros. A permaneceu durante 2 anos. Foi por recomendao do ento Director do seminrio de Viseu, Dr. Jos Frutuoso da Costa ao Director do colgio da Via-Sacra padre Barreiros, que Salazar passou a exercer o duplo cargo de professor de Literatura, Histria e Matemtica, e vigilante, desde Outubro deste ano at 1910. Iniciava com toda a dedicao estas novas funes como Prefeito e Professor e nos tempos livres devorava a biblioteca do Cnego Barreiros, que lhe possibilitava a leitura dos clssicos portugueses. Entre todos admirava o Padre Manuel Bernardes. Entre os modernos preferia Alexandre Herculano. Dedicava-se leitura de assuntos de Sociologia e Pedagogia. Estudava o Compndio de Sociologia de Antoine e a Psycologie de lducation de Gustave Le Bon. Dava particular ateno leitura das Encclicas do Papa Leo XIII. O colgio de Via-Sacra quer pelo conhecimento possibilitado e aprofundado quer pela meditao, foi perodo fundamental na formao e penhor futuro na vida de Salazar. Encontrou, sem dvida, aqui, o sentido definitivo que havia de dar vida portuguesa, num pensamento de Afonso Pena: Deus, Ptria e Famlia. Na sua misso de educador e formador dos jovens e num estmulo de civismo e de patriotismo, suscitava neles o respeito pelos smbolos da Ptria. Com este propsito comps um hino Bandeira: Salv, bandeira sagrada, Bandeira de Portugal! No cimo do monte agreste, No fundo do ameno val. Ergue-te, bandeira santa, Bandeira de Portugal! Salv, symbolo sagrado Da Ptria que nossa me A quem eu respeito e amo, Como no amo ningum! Salv, bandeira que lembras A Ptria que minha me! Feita do sol da glria, Bandeira do meu paiz,

Tens sulcado os mares longnquos Em tanto dia feliz, E ganho tanta batalha, Bandeira do meu paiz! Oh! Bandeira azul e branca! Azul, como o bello ceu, Branca, cor dos brancos anjos Que grande encanto o teu! As cores da nossa bandeira Vieram ambas do Ceu! Grava-te bem na minha alma, Bandeira minha querida! Que eu nunca em vida me esquea De que Ptria devo a vida, O sangue, a glria, tudo, Bandeira minha querida! Salv, bandeira formosa, Bandeira do meu paiz, Que por elle minha vida, E que eu morria feliz, Se na morte me abraasses, Bandeira do meu paiz! Porque eu te amo no mundo, Como no amo ningum, Salv, bandeira que lembras A Ptria que minha me! Sempre o patriotismo e a f, bem patentes no Hino do Colgio de Via-Sacra, escrito tambm por Salazar: Deus d sempre nossa alma a virtude, Deus nos d sempre a F e o Amor, Santa fonte em que vamos beber Para a Ptria grandeza e valor. Ns queremos ser filhos Da Ptria sem rival, Queremos a grandeza Do nosso Portugal!

1909 No final deste ano lectivo requer como aluno estranho os exames oficiais da 1 seco do Curso Geral do liceu, que conclui com Distino e a Nota Final de 19 valores.

Provas Escritas: Portugus 19, Francs 16, Ingls 18, Matemtica 20, Desenho 16. Exames Orais: Portugus 20, Francs 20, Ingls 20, Geografia e Histria 19, Cincias fsicas e naturais 20, Matemtica 20 e Desenho 20. Por ocasio da comemorao de mais um aniversrio da Restaurao de 1640, realizada no liceu Alves Martins da cidade de Viseu sob a presidncia do Dr. Barata Teles, vrios alunos exaltaram o sentimento nacionalista, enquanto que Salazar proferiu uma brilhantssima conferncia sobre a Cincia Social, no decorrer da qual fez vrias consideraes a propsito dos processos de ensino e relaes entre o mestre e o discpulo. Valeu-lhe o elogio do Dr. Barata Teles que exclamou: Que pena, meus senhores, no haver uma lei em virtude da qual o Sr. Salazar pudesse ser nomeado professor por distino deste liceu. 1910 Em Agosto, Salazar analisando os magnos problemas sociais que o regime no conseguia resolver e antevendo j uma mudana de processos de governo, proferia em Viseu uma notvel conferncia Educao da mocidade na qual dando largas ao seu pensamento declarava-se possuidor de um pensamento precoce, fadado para os mais altos desgnios. Defendia que A Reforma era a necessidade urgente, mas em primeiro lugar, antes de tudo, reformar o homem. Remodelar a inteligncia da juventude, acabando de uma vez para sempre com os meninos prodgios que despejam, incessantemente, mas inconscientemente, o que aprenderam na escola. Entretanto havia que preparar-se para os exames finais do Curso de Liceu: completava a 2 seco do Curso Geral em 23 de Julho. Provas escritas: Portugus 15, traduo do Latim 14, composio do Francs 16, traduo do Ingls 17, Fsica 8, lgebra 17 e Desenho 14. Provas orais: Portugus 19, Latim 19, Francs 19, Ingls 19, Geografia e Histria 19, Cincias Fsicas e Naturais 19, Matemtica 19 e Desenho 19, saindo aprovado. Estabeleceu o jri a classificao final de 17 valores com distino. Uma semana depois a 30 de Julho submetia-se a exame do Curso Complementar de letras. Provas Escritas: Portugus 18, Latim 15 e Ingls 17. Provas Orais: Portugus 19, Latim 18, Ingls 19, Geografia 15, Histria 15 e Filosofia 17. Chegava o momento da deciso de tomar ordens maiores. Sempre fiel aos seus princpios, seria foroso para servir na f uma carreira eclesistica? Por outro lado era notrio o apelo do mundo exterior e talvez por isso nem mesmo o Cnego Pimentel, o Dr. Jos Frutuoso ou o Cnego Barreiros lhe aconselhavam tal deciso. Decidiu-se ento por continuar os estudos superiores e no ano seguinte daria entrada na Universidade em Coimbra para cursar Direito. Ao chegar a Coimbra, em Outubro deste ano, Salazar deparou-se com duas correntes polticas que empolgavam os entusiasmos da Academia: a republicana triunfante e a monrquica que se encontrava enlutada. Mas, logo o partido republicano que j estava em crise nos finais da monarquia se dividiu em trs faces: o partido evolucionista de

Antnio Jos de Almeida, o partido unionista de Brito Camacho, o partido democrtico de Afonso Costa. Apoiavam Manuel de Arriaga para a presidncia da Repblica os dois primeiros, enquanto Bernardino Machado era apoiado pelos democrticos. Em Coimbra teve o apoio da famlia dos Perestrelos, cuja madrinha Maria de Pinna Perestrelo o levou a aceitar a ajuda, em troca de lies que daria aos pequenos Perestrelos. Tornou-se tambm frequentador da casa de Serras e Silva, professor de Medicina, e colaborador do Centro Acadmico de Democracia Crist. Comea desde cedo a tomar conhecimento da agitao poltica que se vivia na Academia e entre os vrios grupos doutrinrios que entretanto haviam surgido, organizam-se os catlicos pela necessidade de combater o anticlericalismo da repblica, em torno do Centro Acadmico de Democracia Crist. So nomes de destaque os trs irmos Dinis da Fonseca, lvaro, Alberto e Joaquim, Lus Teixeira Neves, Manuel Gonalves Cerejeira, Diogo Pacheco de Amorim, Francisco Veloso, Slvio Plico de Oliveira, o padre Carneiro de Mesquita e outros. Tinha acesso biblioteca da Universidade, como tivera antes s bibliotecas do Dr. Jos Frutuoso e do Cnego Barreiros, s que agora de forma mais abrangente; lia os clssicos portugueses, o Padre Manuel Bernardes, Alexandre Herculano; mas percorria os modernos, admirava o estilo de Carlos Malheiro Dias, o lirismo simples de Antnio Correia de Oliveira. E aplicava-se ao estudo de autores estrangeiros: Edmond Desmoulins, Gustave Le Bom. Mas absorvia-se na leitura de muitos outros. Eram os clssicos franceses, e entre todos Montesquieu; sentia-se atrado pelo velho Fnelon, em que via o moralista, o telogo, o pedagogo, alm do literado. E admirava Diderot e Madame de Stal. Apreciava Auguste Comte, sem embargo das barreiras ideolgicas; e entusiasmava-se com Faguet, Taine, Michelet, Banville. E Charles Maurras, muito especialmente Charles Maurras. As Trois Ides politiques, o LAvenir de lIntelligence, eram obras de leitura repetida; a LEnqute sur la Monarchie. E era leitor regular da Action Franaise. () Tambm abordava os socilogos, os economistas. Os escritos de Latour du Pin suscitavam-lhe reflexo. E sobretudo os de Frdric Le Play, que comparava com Desmoulins; daquele retinha princpios que se harmonizavam com os propostos por Leo XIII, no plano religioso, e com defendidos por Charles Maurras, no plano poltico e histrico (). Ao mesmo tempo, e no plano militante, estudava as encclicas de Pio X. 1911 O comeo deste ano lectivo 1911-1912, iniciou-se com algum sobressalto, porque s por volta dos fins de Outubro por motivo de doena regressaria a Coimbra. Havia-se inscrito nas restantes cadeiras de Direito e matriculado na 10 cadeira do 3 ano, Cincias das Finanas e Direito Financeiro. Entretanto, reencontrou o ambiente agitado que caracterizava a vida poltica da Academia e neste perodo que se torna amigo ntimo do ento padre Gonalves Cerejeira que como ele, se movia no crculo de amizades dos Serras e Silva, dos Perestrelos e dos irmos Dinis da Fonseca. No tocante actividade poltica, tnhamos de um lado os republicanos e do outro os monrquicos e os catlicos; tinham estes ltimos em comum a tarefa de combater o anticatolicismo e o anticristianismo dos primeiros. Aqui tem papel de relevo o

contributo que Antnio de Oliveira Salazar atravs dos artigos no Imparcial, empresta causa, estendendo o estudo dos problemas escala nacional. Entretanto, em Junho, vai a Viseu para requerer o exame de Lngua Alem do qual sai aprovado com 15 valores e regressa a Coimbra para se apresentar a exame nas quatro cadeiras em que se matriculara e nas quais alcanou um 17, um 18 e dois 19. Em 15 de Agosto, reunia-se a congregao da Faculdade () e por unanimidade atriburam a Salazar dois prmios, na 5 e na 10 cadeiras. Chegavam novamente as frias e o regresso ao Vimieiro. 1912 Inscreveu-se Salazar para o ano lectivo de 1912-1913, nas trs cadeiras do 3 ano, que ainda lhe faltavam, e em mais duas cadeiras do 4 ano (Direito Comercial e Organizao Judiciria e Processo Ordinrio). Do mesmo passo, matriculou-se na Faculdade de Letras, na cadeira de Lngua e Literatura Inglesa. Simultaneamente prosseguiam as actividades polticas no Imparcial, cada vez mais a sua fama ganhava mais adeptos e era reconhecido como chefe. A actividade poltica era j exercida de forma intensa. Chegado mais um final de ano havia que prestar provas. Nas cinco cadeiras em que se matriculara obteve duas notas de 18 e trs notas de 19. Reunia-se a 15 de Agosto a congregao da Faculdade de Direito: e atribua a Salazar um prmio sem gradao na 8 cadeira, um prmio na 11 cadeira e um prmio accessit na 15 cadeira. Mais tarde, em 21 de Outubro do mesmo ano de 1913, conferiu-lhe mais um prmio na 9 cadeira. Entre mestres, colegas, e por toda a academia, dissiparam-se as dvidas: estava-se perante um futuro lente. 1913 De regresso a Coimbra, das frias sempre passadas no Vimieiro, matriculou-se nas duas cadeiras do 4 ano que faltavam e em todas as do 5 ano. E mais uma vez recomeava a luta. Em Coimbra era j uma figura de respeito e movia-se entre os nomes mais significativos da sociedade. Surgia no apenas como estudante destacado, mas principalmente como defensor acrrimo da causa catlica. Neste ano lectivo despertou para o sentimento e fazia-se frequentemente acompanhar por raparigas de boa sociedade ou moas tricanas. Chegou mesmo a publicar uma crnica sentimental Elas, que lhe valeu o reparo do amigo padre Cerejeira alertando-o de que como dirigente catlico no seria benfico entregar-se queles passatempos. Ainda este ano lectivo outros acontecimentos deram vida actividade dos catlicos: a Igreja de S. Joo de Medina passaria a ser parte do Museu Machado de Castro. A consequncia desta deciso foi a revolta, encabeada por Salazar, Cerejeira e Jos Nosolini. Entram em confronto republicanos e catlicos, chegando a vias de facto o confronto fsico. Ocorre a morte do Papa Pio X sucedendo-lhe o Cardeal Della Chiesa, que assume o nome de Bento XV; reabre o Centro Acadmico de Democracia Crist que havia sido mandado encerrar pelo Governo aps uma troca de galhardetes entre Bernardino Machado e Cerejeira. Mais um ano findo e os inevitveis exames; 19 valores foi a classificao obtida nas duas cadeiras do 4 ano que lhe faltavam e em todas as do 5 ano. Em 15 de Agosto de 1914, o Conselho da Faculdade de Direito reunia-se para atribuio de prmios, Oliveira Salazar obtm prmios de Administrao Colonial, Processos Especiais,

10

Prtica Extra-Judicial, e um primeiro prmio em Processo Penal. Depois foi-lhe atribudo mais um prmio em Direito Internacional. Em 4 de Novembro, o Conselho votava a classificao final do curso: Muito bom com distino, e dezanove valores. Deste modo, em todo o curso, feito em quatro anos, Salazar apenas uma vez foi classificado com 16. Por duas vezes foi-lhe atribudo um 17, por cinco vezes a nota de 18 e por onze vezes a classificao de 19 (). Estava formado. Oliveira Salazar completara vinte e cinco anos de idade no ms de Abril anterior. 1914 Este ano ficava marcado pelo incio da Primeira Grande Guerra e a consequente diviso de ideias. As lutas internas em nada beneficiavam a unidade nacional e surgiam as tendncias pr inglesas, pr francesas ou pr alems. Entretanto discutia-se se Portugal deveria ou no entrar na guerra. A Repblica estava dividida e a cegueira partidria hipotecava a independncia nacional. Viria de Londres, a voz do bom senso, apelando unio dos monrquicos pelo apelo de D. Manuel II que se encontrava no exlio. Decorrido o perodo de frias, pelo Outono, o regresso a Coimbra. Salazar v dispersos grande parte dos seus amigos mais ntimos: Cerejeira trocara o curso de Direito pelo de Letras, Carneiro de Mesquita ordenado sacerdote abandonou Coimbra, Jos Nosolini aps formatura estabeleceu-se no Porto como advogado, os irmos Dinis da Fonseca assumiam cargos pblicos e Alberto de Monsaraz dedicava-se causa do Integralismo Lusitano. Restavam Mrio de Figueiredo e Mrio Pais de Sousa que estavam a terminar os respectivos cursos. Entretanto adoecera e por sugesto de Cerejeira mudou-se para o Convento dos Grilos. Passa a coabitar com Cerejeira e no Convento dos Grilos inicia a sua preparao para professor. Chegado mais um perodo de frias, e a habitual sada para o Vimieiro. 1915 Havia por esta altura escassez de professores universitrios e muitos deles acumulavam vrias disciplinas. Agora com 27 anos de idade, mergulha intensamente nos estudos para acesso ao magistrio e para sua subsistncia continua a dar explicaes a alunos do Liceu e mesmo da Universidade e era procurado para pareceres tcnicos. Sem nunca esquecer sua me, deslocava-se aos fins-de-semana ao Vimieiro e quando no ia sozinho fazia-se acompanhar pelo padre Cerejeira ou por Bissaia Barreto, este ltimo, mdico, que apesar de politicamente no pertencer mesma faco, era seu amigo. A vida poltica no pra e a situao do Pas est cada vez mais comprometida. Os governos sucedem-se, as desconfianas entre as instituies so crescentes, o tesouro estava arruinado, as crticas eram duras e parte toda esta situao interna, havia ainda a questo da Guerra: em frica tentava-se conviver com o problema Alemo; perante a Inglaterra era tal o estado de subservincia que j se lhe recorria para saber como lidar com os nossos territrios. Era de revoluo o ambiente poltico do pas. Em Coimbra, a vida era levada de forma organizada. Manhs de estudo ou a dar explicaes, almoo com os coabitantes padre Cerejeira e o irmo deste, Dr. Jlio Cerejeira. Seguia-se a habitual sada para dar lies particulares, ir at biblioteca, s livrarias ou a casa dos Serras e Silva, dos Brito e Cunha, de Jos Alberto Reis ou de

11

outros mestres. Regressava a casa ao fim da tarde para o jantar com os seus trs amigos e raramente jantavam ss. Contavam normalmente com a companhia de outros amigos, sendo o mais assduo Mrio de Figueiredo. Jos Nosolini no deixava de ir jantar aos Grilos sempre que ia a Coimbra. Outros convidados eram Fezas Vital, professor, Mendes dos Remdios, professor de literatura portuguesa; Manuel Rodrigues, Diogo Pacheco de Amorim, dirigente do Centro Acadmico de Democracia Crist, o padre Carneiro de Mesquita quando de vista a Coimbra, Joaquim do Amaral e seu irmo Joo do Amaral, este ltimo entregue luta do Integralismo Lusitano. Nunes Mexia, Jos Antnio Marques, os irmos Dinis da Fonseca, sempre que na cidade, eram presena nos jantares dos Grilos. Aps o jantar trocavam impresses sobre estudos e poltica. Salazar ouvia mais do que falava e rematava normalmente as conversas com a frase Isto est pavoroso! Isto est pavoroso!. Cerca da meia-noite terminavam os convvios, com o padre Cerejeira rezava o tero e por volta da uma hora da manh, deitava-se. Era entretanto afixada em edital, pela Universidade, a data de 27 de Novembro de 1915 para concurso, e durante noventa dias para dois lugares de professor no 1 grupo (Histria do Direito e Legislao Civil comparada), de dois lugares no 2 grupo (Cincias Econmicas), e de quatro lugares no 4 grupo ( Cincias Jurdicas ). Oliveira Salazar propunha-se concorrer aos lugares do 2 grupo, e para o efeito tinha de apresentar dentro do prazo, conjuntamente com o seu trabalho, um tema de sua dissertao, como ttulo cientfico. Foi escolhida a Questo Cerealfera. O Trigo. No descorava no entanto as lutas polticas protagonizadas pelos republicanos, monrquicos e catlicos e apesar de estar mais afastado das lutas do Imparcial e do Centro Acadmico de Democracia Crist, sempre lhes incutiu fora. 1916 Concludo o seu estudo sobre a Questo Cerealfera. O Trigo, apresentou em 12 de Maro o requerimento na Universidade para ser admitido a concurso para assistente do 2 grupo ( Cincias Econmicas). Reuniu-se quatro dias depois o Conselho presidido pelo Dr. Lus da Costa e Almeida, que despachou como habilitado. Com a morte prematura do professor Marnoco e Sousa, lente desta cadeira, foi proposto a Salazar iniciar a regncia da cadeira ao que este acedeu e assim iniciou imediatamente a docncia. Tornou-se professor da Faculdade de Direito antes de prestar provas. Caso indito, mas obviamente presente na conscincia de todos que, as ditas, quando acontecessem, serviriam apenas para formalizar a situao. 1916 / 1917 Nesta mesma altura, Antnio Jos de Almeida, Chefe do Governo, fazia os preparativos para a participao de Portugal na Guerra, os conflitos sociais eram crescentes e imposta a censura postal e imprensa. As manifestaes promovidas pelo Governo a favor da Guerra no colhiam simpatizantes, seno no que dizia respeito defesa de frica. O Chefe do Governo demite-se e substitudo por Afonso Costa que partidrio da nossa participao no conflito e que assume o governo em 25 de Abril de 1917. Sucedem-se greves, atentados, assaltos, estava instalado o caos. As manifestaes eram reprimidas dando lugar a mortos e feridos. A perseguio Igreja foi retomada, tendo sido desterrados alguns dos seus membros. A censura intensificou-se, enfim, era de

12

crise profunda o estado da Nao. Ao mesmo tempo, continuavam a seguir soldados portugueses para Frana e para frica. Fora deste deplorvel panorama, continuava o Dr. Oliveira Salazar, imbudo da tarefa de ministrar as disciplinas a que se propusera, e, dele, retirou a Faculdade o aproveitamento intelectual que lhe era reconhecido. A 10 de Maio de 1916 era convidado a participar como candidato provisrio encarregado da regncia de Economia Poltica e Finanas, nas sesses da congregao da escola. Era escutado por todos com muita ateno e de outras escolas vinham alunos para o ouvir. Agora, mais desafogado, ajudava a famlia, quer financeiramente quer na melhoria das condies: arrendou ao Estado parte da nova casa do Vimieiro para a funcionar a escola primria de que sua irm Marta era professora. Faltava-lhe o segundo trabalho como dissertao, que queria apresentar antes do fim do ano para evitar interrupes nas funes de docente; escolhera o tema O gio do ouro, sua natureza e suas causas. Apesar de afastado da agitao poltica, no lhe passava despercebido o ambiente cultural que ento se vivia, sujeitando-se a um ou outro desvio da sua vida regrada. Raras eram as idas ao teatro. Assistia a conferncias e concertos; gostava de ouvir Maria Celestina Costa Alemo, que cantava divinamente La Violette, de Scarlatti, e a Cano da Lavadeira, de Viana da Mota, e acontecia-lhe apreciar os Menanos soluando fados, acompanhados pelo Giro. Estava presente sempre que possvel nas comemoraes do Centro Acadmico de Democracia Crist. No dispensava a conversa de fim de dia aps o jantar com o seu amigo padre Cerejeira a quem numa noite ter confidenciado: Sabes? Sinto que a minha vocao a de ser Primeiro-Ministro de um rei absoluto. Tambm no esquecia o Vimieiro e para l ia fins-de-semana e frias, continuando os melhoramentos na propriedade da famlia e a participao na vida social da aldeia. 1917 Recebido o parecer favorvel de Carneiro Pacheco reuniu-se o Conselho da Faculdade para aprovao do trabalho Questo Cerealfera. O Trigo. Entretanto, apresenta o segundo trabalho O gio do Ouro, sua natureza e suas causas (1891-1915); aprovado e -lhe atribuda, a classificao de bom na prova escrita, por unanimidade; e na votao de conjunto ficou aprovado. Por decreto de 31 de Maro era nomeado assistente efectivo. Agora, sim, estava percorrido todo o caminho at Ctedra e encarregado das cadeiras de Economia e de Finanas. Verificava-se uma melhoria tambm, a nvel financeiro; era procurado para tirar dvidas, formular pareceres e sempre com o rigor que lhe era caracterstico fazia a suas economias, aplicando-as. Aos amigos mais ntimos socorria, emprestando-lhes dinheiro e famlia prestava um auxlio cada vez mais significativo. Aproveitava para adquirir livros de diversos autores nacionais e estrangeiros. 1918 O novo governo de Sidnio Pais trs novo discurso e o Centro Acadmico de Democracia Crist promove um encontro onde junta os antigos scios. So oradores Jos Lencastre, Carneiro de Mesquita e Salazar. Estava no entanto, no fim, a interveno activa destes e outros fundadores do Centro; a vida encarregar-se-ia de os dispersar ou a doena de os afastar.

13

Salazar prosseguia no sentido da confidncia que havia feito a Cerejeira. Fiel a si prprio, mantinha-se irredutvel quanto aos estudos e prestava provas para o magistrio superior: a 10 de Maio recebia o ttulo de Doutor, Doutor em Direito. Recuperava Salazar de uma crise sentimental, de um amor impossvel, denunciado pela me da sua amada: era a Julinha, filha de sua madrinha de baptismo Maria Perestrello, o alvo do seu amor. Mas, Salazar, com vinte e nove anos de idade gozava naturalmente da amizade de outras raparigas: a Maria Lusa Sobral, a Alda Pais, a Palmira, a Alice, a Maria Helena e especialmente a Glria Castanheira pianista amadora. O Teatro tambm o atraa e neste ano Amlia Rey Colao e Robles Monteiro vo a Coimbra () e Salazar no deixa de assistir s representaes. Funda pela Primavera, na freguesia de S. Joanino, concelho de Santa Comba, um centro catlico. Chega o fim do ano, e a sada para o Vimieiro onde passa o Natal e os Reis, para logo em seguida, novo regresso a Coimbra. Realizadas as eleies e confirmada a eleio de Sidnio Pais formado governo com incluso de elementos catlicos, monrquicos e membros do Centro Acadmico de Democracia Crist. Mas, continuava o ambiente de crise, de indisciplina, de revoltas militares, de mortes, de greves: enfim, o caos. Sidnio Pais tentava a aprovao do direito presidencial de dissoluo do Parlamento sem conseguir. A 14 de Dezembro, Sidnio Pais assassinado na estao do Rossio quando embarcava para o Porto. Entretanto, em Novembro termina a Guerra na Europa. Em 23 de Dezembro, Joo Tamagnini Barbosa constitui novo governo, para o remodelar passados 15 dias, a 7 de Janeiro de 1919. 1919 A desordem continuava e a Nao estava em ambiente de quase guerra civil. A 19 de Janeiro era proclamada a restaurao da monarquia, no Porto, que aps alguns avanos foi travada sob o comando do coronel Vieira da Rocha a 24 de Janeiro. O governo fragilizado v-se obrigado a abdicar e escolhido Jos Relvas que assume a chefia do governo a 28 de Janeiro para passados dois meses cair. substitudo por Domingos Pereira a 30 de Maro. Demite-se o Almirante Canto e Castro da Presidncia da Repblica, substitudo por Antnio Jos de Almeida e no campo constitucional passa o Presidente da Repblica a poder dissolver a Cmara Legislativa quando assim o exigissem os superiores interesses da Ptria e da Repblica. Continuam os graves problemas sociais ao mesmo tempo que em Paris decorriam as negociaes para a paz e -nos devolvida a povoao de Kionga, ao norte de Moambique, que os alemes nos haviam tomado. Faziam parte da rotina portuguesa as greves, os assassinatos, a desordem; estava instalada a anarquia total. Os governos sucediam-se. Em Maro de 1919, na sequncia de uma sindicncia a quatro professores da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Salazar fica impossibilitado de dar aulas juntamente com Carneiro Pacheco, Fezas Vital e Magalhes Colao, acusados de propaganda monrquica no exerccio das suas funes. Como nada tivesse sido apurado foram reconduzidos nas suas funes. Entretanto Salazar publica a sua defesa sob o ttulo A Minha Resposta, tal como os restantes acusados, mas em documentos separados. Formula a sua defesa e conclui: Tenho dado Faculdade de Direito de Coimbra toda a minha inteligncia, todo o meu

14

trabalho, todo o meu entusiasmo pela educao de uma to bela parte da mocidade portuguesa. Fui suspenso. Fez-se este inqurito agora. Ningum atacou a minha honra pessoal, a minha competncia profissional, a imparcialidade e rectido dos meus julgamentos, a correco do meu procedimento como funcionrio. Hei-de orgulhar-me sempre destes meus curtos anos de professor: estou satisfeito. No sei o que vir depois do inqurito. Eu c no quero outra portaria de louvor. A 19 de Abril terminou a sindicncia e posteriormente foram reintegrados os professores. Chegavam mais uma vez as frias, com o regresso ao Vimieiro e as habituais preocupaes com a sade de sua me bem como de sua irm Elisa. Continuavam os melhoramentos na propriedade e Salazar aproveitava para fazer uma viagem pelo norte. Ao retomar as aulas, o ambiente acadmico estava de novo calmo e o ano lectivo prosseguia, repartido entre questes do sentimento, sem desenlace previsvel, as aulas e a cada vez mais crescente militncia catlica no contexto da poltica que se fazia pelo pas. 1920 O Governo de Domingos Pereira, iniciado a 21 de Janeiro, procura um maior equilbrio social, poltico e financeiro, contrariado pelas continuadas convulses que j caracterizavam o dia-a-dia: greves, bombas, mal-estar nas foras militares e a bancarrota. Abre-se nova crise em Maro, e, novo governo; novo esforo para controlar a desordem a todos os nveis, mais greves, bombas e atentados, reforo das penas, aumento dos preos dos bens essenciais. Desta vez, a crise agravada pela morte prematura, do coronel Antnio Maria Baptista, actual Chefe do Governo, aps uma congesto cerebral em pleno conselho de ministros. Em Junho, novo governo indigitado mas, pela fragilidade dos apoios, demite-se passados quinze dias. Sucede-se outro governo a 19 de Julho, e por Novembro, outro governo, que cai passada uma semana na sequncia de uma moo de confiana; a crise geral, as instituies eram ultrapassadas no se conhecendo todos os opositores. Da guerra de 1914 1918 resultavam consequncias negativas de ordem ideolgica e ordem pblica. A desorientao estava instalada. A 30 de Novembro empossado novo governo que dura cerca de dois meses. 1921 A crise continua, surge novo governo com Bernardino Machado, em Fevereiro, que se demite em Maio. Seguem-se os governos de Barros Queirs e Antnio Granjo, com o mesmo clima de revoluo constante e conspiraes. Este ltimo assassinado na noite de 19 para 20 de Outubro, entre muitos outros. O Pas o espelho do que grassa pela Europa. Para Oliveira Salazar o tempo era de ascenso acadmica e social. Construra uma imagem, demarcara-se da politiquice partidria. Sem nunca trair as suas convices ideolgicas, de catlico, corria o seu nome como exemplar defensor do catolicismo e por ocasio do 1 Congresso do Centro Catlico, em Abril, via-se impotente para contrariar o que j haviam decidido por ele: era candidato fora por Guimares e no dia 25 de Julho, na primeira reunio do parlamento l estava. Foi deputado por um dia.

15

Retirou-se para frias e de Santa Comba Do mantinha contacto com a sua sempre amiga Glria Castanheira a quem lamentava o seu estado dbil de sade. Em Agosto aceita o convite do Dr. Jos Alberto dos Reis para uma viagem de cinco dias pelo Minho em regime de frias; O seu estado de sade no evolua favoravelmente e por volta de Setembro ainda se queixava das fortes dores da cabea que o condicionavam. No regresso a Coimbra d especial ateno aos problemas da Santa Casa da Misericrdia promovendo festas de caridade para angariar fundos. 1922 A vida da Nao seguia de governo em governo, e a Igreja, embora fora da aco poltica activa, ia, ainda assim, promovendo a cristianizao da vida nacional. Para o efeito, organizou em Lisboa, nos dias 29 e 30 do ms de Abril, o Segundo Congresso do Centro Catlico, tendo como orador o Dr. Oliveira Salazar, e como tema Centro Catlico Portugus Princpios e Organizao, que serviu para lanar as bases das quais partisse a aco poltica dos catlicos. A par com a administrao da Santa Casa, surgia a doena de Guilherme Moreira; Salazar teve que acumular as cadeiras de Economia Poltica e de Finanas e os cursos semestrais de Economia Social e de Estatstica. Manteve a colaborao com vrias publicaes e acede ao convite para participar no corpo redactorial da Revista de Legislao e Jurisprudncia a partir de 13 de Maio. Chegado o Vero, ruma ao Vimieiro. Parte do tempo passa-o entre os cuidados que dedica a sua me, s cartas que escreve aos amigos mais chegados e s visitas que recebe de outros: Cerejeira, Bissaia Barreto, os Pais de Sousa. D especial ateno correspondncia com as suas admiradoras, para alm da Alda, da Palmira e da Alice, juntam-se a Ernestina Afonso, com quem tivera um derrio na praia da Figueira; a Conceio, a Maria Laura e as filhas das famlias tradicionais de Coimbra e da Beira-Alta. Em 17 de Agosto deslocou-se at Figueira com a me e irms, para regressar a 26 devido doena da me. Dedica o resto do Vero s obras na propriedade e a acompanhar a doena da me e de sua irm Elisa que o detm at mais tarde, ainda que, com algumas deslocaes rpidas entre o Vimieiro e Coimbra. Regressou a Coimbra para novo ano, por volta de Maro de 1923. 1923 Era Maro, e novamente o contacto com a Universidade, as discusses entre amigos sobre a vida poltica, mas de forma menos efusiva, e vrias deslocaes ao Vimieiro; preocupava-o sobremaneira a sade de sua me. Chegam as frias e imediatamente segue para a sua aldeia onde se mantm at Outubro, para o inevitvel regresso a Coimbra para mais um ano de trabalho. Desta feita, alheado de alguma forma da vida poltica, no deixara, totalmente, de colaborar com a actividade catlica. 1924 Em 4 de Julho deslocou-se a Braga para participar no Congresso Eucarstico Nacional, onde discursou sobre A Paz de Cristo na classe operria pela Santssima Eucaristia. Participava desta forma, na vida poltica atravs das intervenes de cariz catlico. Nas frias deste ano inclua algumas deslocaes por terras portuguesas e intensificava os melhoramentos nas casas e propriedade do Vimieiro.

16

Outubro e Coimbra novamente o seu destino, com o incio das aulas, as conversas nos Grilos e a incitao por parte dos amigos mais prximos a uma interveno activa na vida poltica, sugerindo-lhe que se candidatasse por Viana do Castelo. A dez de Novembro decide viajar at Espanha: dois dias em vila, um dia no Escurial, quatro dias em Madrid, um dia em Toledo, volta a vila por um dia e o regresso a Portugal por Salamanca onde se reteve por dois dias. Mais um ano findo e a romaria ao Vimieiro; sempre absorvido com a doena de sua me, Maria do Resgate, que via a vida fugir-lhe. 1925 O incio deste ano marcava a interveno definitiva nos domnios da poltica. A actividade do Centro Catlico, em presena da desordem geral, discretamente, alargava o mbito da sua interveno doutrinria e invadia a esfera poltica. No Funchal, realizavam-se sesses de doutrinao poltico-religiosa e era apontado o nome de Oliveira Salazar que aceitava proferir duas conferncias, sob os temas: Laicismo e Liberdade e O Bolchevismo e a Congregao. Saa de Lisboa com Mrio de Figueiredo a 31 de Maro para chegar ao Funchal dois dias depois; aproveitou para conhecer a Ilha e fazer contactos e as conferncias eram proferidas a quatro e a seis de Abril respectivamente. O regresso a Lisboa ocorreu a 16 de Abril. No Pas, chegava-se ao limite e esgotavam-se todas as solues de governo; falava-se de revolta militar; no dia 18 de Abril essa revolta tornou-se realidade e as tropas revoltosas instalaram-se na Rotunda. Presidente da Repblica e Governo instalaram-se no Quartel do Carmo; porta vs do movimento, Sinel de Cordes que encerrado nas guasfurtadas, ficando a dvida se para ser protegido ou como prisioneiro. Tudo terminaria na manh dia seguinte com a rendio dos sublevados; a 19 de Julho novo levantamento encabeado pelo capito Jaime Baptista e pelo comandante Mendes Cabeadas. Tal como no anterior, os revoltosos foram dominados. Entretanto os governos sucediam-se! De 14 a 19 de Junho, realizava-se em Coimbra o dcimo Congresso da Associao Espanhola para o Progresso da Cincias, sob o tema Aconfessionalismo do Estado; Salazar proferia o discurso inaugural. Era definitiva a projeco e o reconhecimento do Dr. Antnio de Oliveira Salazar como doutrinador. Numa sociedade antagnica, de incertezas, de anarquia, de revolues, de quebra das liberdades, em estado de guerra permanente, afirmava-se cada vez mais como homem de certezas e convices cujas ideias reflectiam o pensamento lcido e o sentimento da Nao. Demitia-se, entretanto o Presidente da Repblica, Manuel Teixeira Gomes, em Dezembro, aps quinze anos de mandato. O Governo tentava desesperadamente conter as finanas ao mesmo tempo que o clima geral nem ao destino era previsvel. O estado de esprito nacional era de desespero; em tudo, o aspecto era o de dissoluo da nao. Os problemas da nao apresentavam-se para Oliveira Salazar, no como uma sucesso de factos a acompanhar, mas, com a preocupao de quem tinha o dever de a eles emprestar o seu saber. Acompanhava como sempre a vida no Vimieiro: intensificava os melhoramentos na propriedade e nas casas, dava a habitual, especial, ateno a sua me e mantinha a correspondncia com os amigos.

17

Era de efectiva degradao o ambiente no pas. As Instituies estavam feridas de morte, a Cmara era palco de cenas vergonhosas que iam at ao insulto e ao pugilato, a censura era exercida ferozmente, os magistrados mortos a tiro, era a falncia da dignidade, da moral, da sociedade. O Exrcito pela voz do General Gomes da Costa dava conta ao Ministro da Guerra do estado de indisciplina e de rotura que, a todos os nveis, grassava entre os militares. 1926 Decorria o tempo e o prenncio era de fim. Um final do qual ningum arriscava o desfecho. Cunha Leal, num discurso proftico pronunciado no Bom Jesus de Braga, a 26 de Abril, dizia simbolicamente: oio o tinir das espadas e o tilintar das esporas. No seio do Exrcito organizavam-se Juntas Militares Revolucionria. Estava encontrado o chefe, estabelecia-se o plano e pelas seis horas da manh do dia 28 de Maio pela madrugada, dava-se a partir de Braga um levantamento militar liderado pelo General Gomes da Costa, que resultou num golpe de estado de caractersticas ideolgicas pouco definidas, instaurando em Portugal uma ditadura. A revolta de 28 de Maio de 1926 ps fim primeira repblica portuguesa: dissolveu as instituies polticas democrticas, extinguiu os partidos polticos e instaurou uma ditadura militar. Na necessidade de constituir governo foram sugeridos trs nomes no militares: Mendes dos Remdios, Manuel Rodrigues e Oliveira Salazar, que chegavam a Lisboa no dia 4 de Junho com destino Amadora. Resistindo presso para aceitar a nomeao, escudando-se no seu estado frgil de sade, Salazar, partia no dia seguinte para Coimbra. Estava aberto o problema da pasta das Finanas, at porque Salazar havia j sido nomeado no dia trs, sem ter tomado posse. Mendes dos Remdios em 10 de Junho, deslocou-se a Coimbra, com o propsito de tentar demover Salazar. Este, no dia 12 volta a Lisboa e tomou posse da pasta das Finanas, para passados 5 dias regressar novamente a Coimbra; estava a sua deciso na base do desentendimento entre Gomes da Costa e Mendes Cabeadas, que acabou com a destituio deste pela tomada do poder pela fora do primeiro. Entendera pois Salazar que, no estando o problema militar ainda resolvido, no era o momento de atacar as Finanas. Prestava, agora, maior ateno aos desenvolvimentos polticos e aceita uma comisso que o obrigava a frequentes deslocaes a Lisboa, ao Ministrio das Finanas. Entretanto, o governo que havia sido entregue a Carmona, continuava com o problema das finanas e para tentar resolv-lo, tentaram-se duas solues: - A negociao de um avultado emprstimo, sob a responsabilidade do responsvel da Fazenda, Sinel de Cordes, - O estabelecimento de uma comisso para elaborar as bases para a reviso e remodelao das contribuies e impostos do Estado, com excepo das aduaneiras. Esta comisso foi nomeada em despacho de 24 de Julho, e a sua presidncia era atribuda a Oliveira Salazar. Foi esta comisso que deu cumprimento ao prometido em 1916 pelo Dr. Afonso Costa, que se comprometia liquidar Inglaterra a dvida de guerra, dois anos depois de terminada. Esse compromisso em 1926 ainda no tivera cumprimento. Para dar cumprimento sua incumbncia, Salazar, iniciou os primeiros contactos em Julho e Agosto, mas aproveitou o Vero para ir at ao Vimieiro continuar as obras de melhoramento na propriedade e apoiar sua me que no apresentava melhoras.

18

Pelo pas a situao no era pacfica mas o Governo de Carmona l ia subjugando as tentativas de golpe-de-estado. Em Outubro, decididamente, Salazar aplicou-se, retomando os contactos que lhe conferiam conhecimentos adicionais nos meios poltico e militar. Entretanto o inevitvel aconteceu: a 17 de Novembro morria Maria do Resgate. No final do ano, os responsveis dos partidos polticos agravavam a situao do pas, entregando nas representaes diplomticas acreditadas em Lisboa, um documento a desresponsabilizar a Cmara Legislativa, pelo cumprimento de qualquer emprstimo contrado, logo que assumissem os destinos da nao. 1927 Na continuidade deste episdio, tornava-se mais difcil suster a ordem pblica e militar e nos dias 3 e 7 de Fevereiro surgiam novos levantamentos militares, no Porto e em Lisboa respectivamente e novamente o Governo anula as intenes dos revoltosos. Durante estes acontecimentos, Salazar estava mais dedicado aos seus afazeres em Coimbra, dando total ateno aos assuntos da Comisso. Encarava os problemas financeiros do pas como prioridade; publicou alguns estudos sobre a matria. E, no dia 30 de Junho entregava ao Governo o relatrio elaborado por ele em nome da Comisso, bem como dez projectos de decretos com vista reforma de algumas contribuies e impostos. Ao entregar a documentao a Sinel de Cordes, pediu para que fosse publicado em Dirio do Governo todo o estudo e as iniciativas que preconizava, para serem comentados pelos especialistas. No conseguiu o seu intento; Sinel de Cordes recusou a publicao. Em Julho, em entrevista ao Dirio de Notcias, Salazar, fala sobre o tema Tributao, obtendo enorme elogio. Por altura de Agosto, desiludido, decide fazer frias e vai at Frana e Blgica com os seus amigos, padre Cerejeira e o professor Beleza dos Santos. Em Lige participa activamente num Congresso da Juventude Catlica Belga. O seu regresso a Santa Comba Do estava previsto para Setembro. Pelo pas toda a actividade decorria sobre o pretenso emprstimo que chegou a ser dado como possvel, mas ao ter sido este recusado em Inglaterra, Sinel de Cordes decidia dirigir-se Sociedade das Naes, que exigiam em caso de incumprimento, o controlo externo da administrao financeira do Estado. Salazar ia acompanhando de perto a gesto das finanas e decidiu publicar a 30 de Novembro, nas Novidades um editorial em que analisava, de forma global, a conta do Estado relativa ao ano financeiro de Julho de 1926 a Junho de 1927 (); em 1 de Dezembro publicava novo artigo a que se seguiram uma srie de outros em 4, 6, 10, 17 e 21 daquele ms. Neste artigos criticada a aco governativa de Sinel de Cordes pela falta de uma poltica de fomento. 1928 A 3 de Janeiro, Salazar publicava nas Novidades um artigo sobre O emprstimo externo, onde demonstrava a inutilidade do emprstimo. O nome de Salazar saltava para a primeira linha da poltica portuguesa, ao tocar matria to complexa e com total clareza na apreciao da situao. Entretanto Sinel de Cordes adoecia e era substitudo por Ivens Ferraz que teria de manter as negociaes com a Sociedade das Naes. Confrontado com as mesmas exigncias, a fiscalizao das finanas portuguesas, Ivens Ferraz recusava o emprstimo e regressava a Lisboa.

19

Salazar mantinha-se crtico da actuao do governo e publicava mais um artigo nas Novidades sobre Equilbrio oramental e estabilizao monetria, para passados alguns dias, no dia 25 publicar novo artigo Ainda o equilbrio e a estabilizao, e outros dois artigos a 10 e 14 de Fevereiro sob o tema Deficit ou superavit. Dez dias mais tarde e novo artigo Consignao de receitas. Intercalava esta sucesso de crticas com a reforma da Caixa Geral de Depsitos de que fora encarregado, para em 4, 11 e 13 de Abril publicar trs artigos sob o tema Medidas de Finanas. Como reconhecido perito na matria, cada vez mais o seu nome era apontado para assumir a pasta das Finanas. Mantinha a recusa. Na prossecuo da organizao poltica, social e administrativa, houve que criar condies que atribussem ao Presidente da Repblica e ao Chefe do Governo responsabilidades independentes, e para o efeito promulgada legislao que separava os dois poderes: o General Carmona era eleito Presidente da Repblica a 15 de Abril, e a chefia do Governo era ocupada a 18, pelo coronel Jos Vicente de Freitas. Ficava a pasta da Finanas em aberto, eternamente o mesmo problema, pois sendo indubitavelmente verdade que o futuro do pas dependeria da poltica financeira assumida, seria igualmente verdade e no menos importante, que estaria em causa o cariz, o conhecimento, a inteligncia e o reconhecimento intelectual da personalidade escolhida. Jos Vicente de Freitas enviava Duarte Pacheco, o ento ministro da Instruo, a Coimbra, o qual conseguiu que Salazar ficasse de dar resposta definitiva posteriormente. Salazar, coagido a aceitar o cargo, pelos amigos Cerejeira, Mrio de Figueiredo e Bissaia Barreto, regressava aos Grilos ainda sem deciso aproveitando para falar com o padre Mateo enviado do Papa Pio XI, para auscultar nos diversos pases por onde passasse, sobre a situao da Igreja nesses pases e sobre personalidades que pudessem servir a causa , que o aconselha a aceitar. O prprio Cerejeira lembrava a Salazar o que sua me lhe dissera no momento do primeiro convite Aceita, meu filho. Se te chamam, porque precisam de ti. A deciso foi tomada. Salazar deslocou-se a Lisboa, a 26 de Abril reunia com Vicente de Freitas e a 27 tornava-se do conhecimento geral a sua nomeao. Na tomada de posse dirigindo-se ao Presidente do Conselho proferiu o seguinte discurso: Agradeo a V. Ex. o convite que me fez para sobraar a pasta das Finanas, firmado no voto unnime do Conselho de Ministros, e as palavras amveis que me dirigiu. No tem que agradecer-me ter aceitado o encargo, porque representa para mim to grande sacrifcio que por favor ou amabilidade o no faria a ningum. Fao-o ao meu pas como dever de conscincia, friamente, serenamente cumprido. No tomaria, apesar de tudo, sobre mim esta pesada tarefa, se no tivesse a certeza de que ao menos poderia ser til a minha aco, e de que estavam asseguradas as condies dum trabalho eficiente. V. Ex. d aqui testemunho de que o Conselho de Ministros teve perfeita unanimidade de vistas a este respeito e assentou numa forma de ntima colaborao com o Ministrio das Finanas, sacrificando mesmo nalguns casos outros problemas resoluo do problema financeiro, dominante no actual momento. Assim sendo, condicionou a sua entrada no Ministrio das Finanas pela imposio de condies pelas quais no subordinaria os seus desgnios assentes em maiorias.

20

Esse mtodo de trabalho reduziu-se aos quatro pontos seguintes: a) Que cada Ministrio se compromete a limitar e a organizar os seus servios dentro da verba global que lhes seja atribuda pelo Ministrio das Finanas; b) Que as medidas tomadas pelos vrios Ministrios, com repercusso directa nas receitas ou despesas do Estado, sero previamente discutidas e ajustadas com o Ministrio das Finanas; c) Que o Ministrio das Finanas pode opor o seu veto a todos os aumentos de despesa corrente ou ordinria, e s despesas de fomento para que se no realizem as operaes de crdito indispensveis; d) Que o Ministrio das Finanas se compromete a colaborar com os diferentes ministrios nas medidas relativas a redues de despesas ou arrecadao de receitas, para que se possam organizar, tanto quanto possvel, segundo critrios uniformes. Postas as condies, acrescentou no momento da tomada de posse: Estes princpios rgidos, que vo orientar o trabalho comum, mostram a vontade decidida de regularizar por uma vez a nossa vida financeira e com ela a vida econmica nacional. Debalde, porm, se esperaria que milagrosamente, por efeito de varinha mgica, mudassem as circunstncias da vida portuguesa. Pouco mesmo se conseguiria se o Pas no estivesse disposto a todos os sacrifcios necessrios e a acompanhar-me com confiana na minha inteligncia a na minha honestidade -confiana absoluta mas serena, calma, sem entusiasmos exagerados nem desnimos depressivos. Eu o elucidarei sobre o caminho que penso trilhar, sobre os motivos e a significao de tudo que no seja claro de si prprio; ele ter sempre ao seu dispor todos os elementos necessrios ao juzo da situao. Sei muito bem o que quero e para onde vou, mas no se me exija que chegue ao fim em poucos meses. No mais, que o Pas estude, represente, reclame, discuta, mas que obedea quando se chegar altura de mandar. Aos catlicos enviou atravs do Novidades o sentido do seu desejo no que tocava a expectativas desmedidas: Diga aos catlicos que o meu sacrifcio me d o direito de esperar deles que sejam de entre todos os portugueses os primeiros a fazer os sacrifcios que eu lhes peo e os ltimos a pedir os favores que eu lhes no posso fazer. Salazar iniciava a 28 de Abril de 1928 com trinta e nove anos de idade uma longa caminhada ao servio da Ptria, e para o resto da sua vida.

Continua

21

You might also like