You are on page 1of 3

Instrumentos Musicais RECICLADOS

Reco-Reco

Materiais: Uma garrafa de gua de 5 litros, uma cana, canetas de plstico que j no escrevam e uma rolha ou a prpria tampa da garrafa Execuo: Cortas as pontas das canetas e retiras o filtro onde a tinta fica embebida (se sujares as mos nesta operao, podes utilizar um algodo embebido em lixvia para as limpar). Com a cola de contacto (se no sabes utilizar esta cola, no te esqueas de ler as instrues do fabricante) faz a juno das canetas s reentrncias do garrafo de gua. Se passares a cana dum modo ritmado pelas canetas (no te esqueas de que a cola deve estar bem seca antes de tocares), logo ouvirs o som do teu Reco-Reco. No entanto se rachares a cana numa das extremidades o som mais claro e forte. Se colares a cana rolha ou tampa do garrafo uma sugesto que te dou para a cana ficar arrumada quando no utilizas o teu Reco-Reco.

Genebres

Materiais: 2,4 m de tubo plstico, 30 cm de cana seca, 2 m de cordel, canetas de feltro velhas. Execuo: Comea por cortar o tubo plstico (tipo PVC) em vrios bocados, onde o maior tenha, por exemplo, cerca de 30 cm. Depois vai reduzindo o tamanho em cerca de 2cm. Corta 10 tubos. Se utilizares estas medidas, gastas cerca de 2,10 metros de tubo, mais o desgaste da serra. Assim o maior ter 30cm e o mais pequeno 12cm. O Genebres tem duas pegas: uma de pescoo (este instrumento toca-se pendurado ao pescoo) e outra de mo, destinada a esticar o Genebres. Do tubo restante, corta as duas pegas com cerca de 10cm cada. Agora, utilizando um berbequim (cuidado se for elctrico) comeas por furar o tubo mais pequeno. Estes furos destinam-se a passar a corda que os vai unir. Para que os tubos no fiquem juntos uns aos outros, tens de utilizar um separador. Corta bocadinhos de caneta de feltro com cerca de 1cm cada. No te esqueas de tirar o feltro da caneta. Finalmente para montares o teu Genebres, basta enfiares o cordel pelos tubos, colocando um separador de cada lado, entre cada um deles. Como Tocar: Pendura uma das pegas ao pescoo. Com uma das mos pega na outra e estica-o ao longo do corpo. Com o auxlio da cana, toca-o como se fosse um reque-reque.

Ctara

Materiais: Caixa de sapatos de carto forte, 2 ripas de pinho (30 x 3 x 1 cm), 8 camares, 3 ripas de pinho (30 x 1 x 1 cm), 8 parafusos de 2 cm de comprimento, 60 cm de arame e fio de nylon de 1mm e 0,5 mm (2 metros de cada -pode ser fio de pesca). Execuo: Faz um orifcio redondo na tampa da caixa de sapatos (a boca ou abertura musical). Refora a parte debaixo da caixa de carto, com as ripas maiores. Podes col-las ou preg-las. Estas servem de reforo aos furos que vais fazer para aplicares os parafusos e camares. Para aumentar a resistncia da estrutura cola a tampa parte de baixo. Fazes agora 8 furos equidistantes nos topos da caixa de carto, que devem furar tambm a madeira. Neles enroscas, dum lado os parafusos e do outro os camares. Na parte superior da Ctara, o tampo nos cordofones, tens de colocar dois apoios de cordas e um cavalete mvel, que fica no meio destes. Os pontos de apoio de uma corda devem ser finos e duros. Por esse facto, deves colocar sobre estes, um arame. A tcnica simples: com um serrote, fazes um rasgo ao correr da madeira, que serve de sulco para que o arame no se desloque. Finalmente vais colocar as cordas de nylon. As mais grossas, para as notas mais graves e as mais finas para as outras. O cavalete do meio deve ter uma inclinao de cerca de 60 graus e ficar o mais prximo possvel dos carrilhes (os camares). Deves afinar a tua Ctara, comparando as notas com as de outro instrumento, como um Orgo Electrnico ou uma Flauta de Bisel. Como tocar: As cordas na Ctara so beliscadas com uma palheta, igual das violas elctricas. A palheta, normalmente, um pequeno tringulo de plstico. Procura no teu livro de msica, modinhas simples, que tenham a extenso de uma oitava. No te esquecendo de tocar todos os dias. Os grandes msicos, quando comearam, precisaram de trabalhar muito, para conseguirem a preciso desejada. Trabalha e vencers.

Maracas

Materiais: Uma lata de refrigerante e cerca de 30 cm de um cabo de vassoura (de preferncia, no serres o cabo da vassoura l de casa). Execuo:

Arranjas uma lata de refrigerante ou outra qualquer que tenha uma capacidade de cerca de 30 cm cbicos. Atravessas a mesma com um pedao de pau com cerca de 30 cm de comprimento. Colocas no interior da lata algumas pedrinhas (no coloques muitas) e com uma rodela de carto, que tenha um furo ao meio para passar o pau, vedas a sada da lata de modo a que as pedrinhas no saiam. Podes utilizar, vrios cartes colados, para dares uma maior resistncia e evitares a sada das pedrinhas quando estiveres a tocar.

You might also like