You are on page 1of 16

ExAmE NAcioNAl do ENsiNo sEcuNdrio

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Geografia A


10. e 11. Anos de Escolaridade Prova 719/2. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
16 Pginas

2011

VERSO 1

Prova 719.V1 Pgina 1/ 16

Pgina em branco -

Prova 719.V1 Pgina 2/ 16

Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso da prova. A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens dos Grupos I, II, III e IV. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. Pode utilizar rgua e mquina de calcular do tipo no alfanumrico no programvel. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica opo escolhida. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 719.V1 Pgina 3/ 16

Na resposta a cada item dos Grupos I, II, III e IV, seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreva, na folha de respostas, a letra que identifica a opo escolhida.

GRUPO I
O grfico da Figura 1A representa a evoluo do nmero total de emigrantes portugueses entre 2000 e 2008. Os grficos da Figura 1B representam a evoluo do nmero desses emigrantes por principais pases de destino.

Figura 1A Evoluo do nmero total de emigrantes portugueses entre 2000 e 2008.

Fonte dos dados: Pereira, A., The Return of Portuguese Emigration. Net migratory flows in the long run, 1850-2009, 2010

Figura 1B Evoluo do nmero de emigrantes portugueses entre 2000 e 2008 por principais pases de destino.

Prova 719.V1 Pgina 4/ 16

1. A maior variao da emigrao, em valor absoluto, de acordo com a Figura 1A, registou-se entre (A) 2006 e 2007. (B) 2004 e 2005. (C) 2002 e 2003. (D) 2000 e 2001.

2. Os trs destinos principais da emigrao portuguesa, no perodo considerado na Figura 1B, foram (A) Angola, Frana e Reino Unido. (B) Angola, Espanha e Sua. (C) Alemanha, Reino Unido e Sua. (D) Alemanha, Espanha e Frana.

3. Os valores da emigrao na primeira dcada do sculo XXI tm reflexos na economia e na demografia, porque contribuem directamente para (A) aumentar o empreendedorismo e aumentar a taxa de mortalidade infantil. (B) diminuir a produtividade e aumentar a populao residente nas reas rurais. (C) diminuir a taxa de desemprego e diminuir a populao em idade activa. (D) aumentar a cobrana de impostos e diminuir o ndice de envelhecimento.

4. O aumento do nmero de portugueses que emigraram na primeira dcada do sculo XXI ficou a dever-se, sobretudo, (A) grande procura, no estrangeiro, de mo-de-obra portuguesa, devido s suas elevadas qualificaes. (B) diminuio das ofertas de emprego, causada pelo fraco dinamismo da economia portuguesa. (C) preferncia dos empregadores portugueses por trabalhadores estrangeiros, devido s suas maiores qualificaes. (D) deslocalizao de empresas nacionais, que se fizeram acompanhar pelos seus efectivos portugueses.

5. Os emigrantes portugueses do sculo XXI distinguem-se, relativamente aos emigrantes da dcada de 60 do sculo XX, por (A) terem um nvel de instruo mais elevado e serem, maioritariamente, provenientes de reas urbanas. (B) sarem directamente das reas rurais e terem um nvel de qualificao profissional mais elevado. (C) apresentarem idades mais baixas e trabalharem, maioritariamente, na agricultura e nas pescas. (D) serem, maioritariamente, do sexo feminino e terem como principais destinos a Frana e a Alemanha.

Prova 719.V1 Pgina 5/ 16

GRUPO II
A electricidade produzida a partir de fontes de energias renovveis que consumimos em Portugal vai passar por uma grande viragem []. Esta previso no de qualquer estudo oficial, mas do Roteiro Nacional das Energias Renovveis at 2020.
Fonte: Expresso, Primeiro Caderno (20/03/2010) (texto com cortes)

Fonte: S da Costa, A., Abreu, I., Roteiro Nacional das Energias Renovveis, Conferncia Estratgia Energtica 2010-2020, FLAD, Lisboa, 2010 (adaptado)

Figura 2 Quota das energias renovveis na produo de energia elctrica em Portugal, entre 1999 e 2009 (%).

1. A energia renovvel que, de acordo com os dados da Figura 2, registou em Portugal maior aumento da quota na produo de electricidade foi a energia (A) hdrica. (B) elica. (C) solar. (D) geotrmica. 2. O aumento da produo de electricidade a partir das fontes de energias renovveis far com que Portugal esteja (A) menos dependente da obteno da energia das mars. (B) mais sujeito s flutuaes do preo do petrleo. (C) mais preparado para investir em carros movidos a gs. (D) menos dependente das fontes de energia fssil.

Prova 719.V1 Pgina 6/ 16

3. O recurso generalizado aos biocombustveis, em Portugal, se no forem tomadas as medidas adequadas, contribuir para que se registe (A) uma revitalizao da agricultura tradicional e uma extensificao dos sistemas de cultivo. (B) uma expanso da agricultura biolgica e uma maior procura interna de cereais. (C) uma diminuio da oferta de produtos alimentares e uma aposta na policultura. (D) uma maior importao de produtos alimentares e um aumento da procura interna de cereais.

4. As condies naturais que tornam Portugal um pas com grandes potencialidades para a produo de energia hdrica so, entre outras, (A) a passagem frequente de depresses tropicais, que originam totais anuais de chuva muito elevados. (B) as fracas variaes intra-anuais da precipitao, que asseguram uma produo constante de energia. (C) as caractersticas dos vales dos rios, que possibilitam a acumulao de grandes volumes de gua em albufeiras. (D) a existncia de muitos rios com desnveis bruscos ao longo do seu perfil longitudinal.

5. O Plano Energtico Nacional visa a eficincia energtica, o que pressupe a adopo de medidas que promovam (A) a alterao dos hbitos e dos comportamentos dos consumidores. (B) a circulao de veculos ligeiros particulares movidos a gasleo. (C) o desincentivo ao consumo de electricidade durante a noite. (D) o aumento da refinao de produtos derivados do petrleo.

Prova 719.V1 Pgina 7/ 16

GRUPO III
A Figura 3 representa o rio Tejo e a rea circundante, a montante de Abrantes. Na figura, visvel a central do Pego.

Figura 3 Rio Tejo e rea circundante, a montante de Abrantes.

1. O espao agrrio representado na Figura 3 caracteriza-se por ter, predominantemente, (A) campos fechados e povoamento disperso. (B) campos abertos e povoamento disperso. (C) campos fechados e povoamento aglomerado. (D) campos abertos e povoamento aglomerado. 2. As cheias/inundaes que podem ocorrer em reas com caractersticas semelhantes s da rea representada na Figura 3, apesar dos prejuzos materiais e dos inconvenientes para as populaes, tm como vantagens para a prtica agrcola (A) a diminuio dos sais minerais no solo e a diminuio da concentrao de poluentes qumicos. (B) a diminuio dos sais minerais no solo e a deposio de areias oriundas de seces a jusante. (C) a reposio da fertilidade dos solos e a deposio de areias oriundas de seces a jusante. (D) a reposio da fertilidade dos solos e a diminuio da concentrao de poluentes qumicos. 3. Centrais termoelctricas que ainda funcionam a carvo, como a central do Pego, visvel na Figura 3, provocam (A) a eutrofizao das guas do rio Tejo, por serem enriquecidas em CO2. (B) o aquecimento das guas superficiais em redor da central, devido s chuvas cidas. (C) o aumento da poluio atmosfrica, devido emisso, sobretudo, de CO2. (D) a salinizao das guas do rio Tejo, por serem utilizadas no arrefecimento da central.

Prova 719.V1 Pgina 8/ 16

Agosto de 2009

4. A presena de gua disponvel para ser utilizada na agricultura em reas com as caractersticas fsicas da representada na Figura 3 favorece (A) a criao intensiva de gado bovino e o aparecimento de campos fechados. (B) a intensificao da agricultura e a eventual criao extensiva de gado bovino e cavalar. (C) a extensificao da agricultura e o recurso generalizado a fertilizantes qumicos e a pesticidas. (D) a recuperao de espcies selvagens, como o cavalo, e a manuteno da floresta tradicional.

5. A implantao de indstrias agro-alimentares na regio do Ribatejo e Oeste contribuir para um crescimento sustentado das reas rurais dessa regio se se apostar (A) na formao escolar dos adultos, na utilizao de mo-de-obra barata e no incentivo ao xodo rural. (B) na importao de matrias-primas, na atraco de mo-de-obra qualificada e na melhoria das acessibilidades. (C) na utilizao dos recursos endgenos, na qualificao profissional dos trabalhadores locais e na divulgao de produtos tradicionais. (D) na divulgao de novas produes agrcolas, na intensificao do uso de qumicos sintticos e no recurso a novas tecnologias.

Prova 719.V1 Pgina 9/ 16

GRUPO IV
A Figura 4 representa o trfego mdio dirio (TMD) de veculos nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, que fazem a ligao de Lisboa margem sul do Tejo.

160.000 140.000 120.000 100.000

TMD (Veculos)

80.000 60.000 40.000 20.000 0 1975

1980

1985

1990

1995

2000

2005

Ponte 25 de Abril

Ponte Vasco da Gama

Fonte: Marques da Costa, N., Mobilidade e Transporte em reas Urbanas. O caso da rea Metropolitana de Lisboa, Universidade de Lisboa, 2007 (adaptado)

Figura 4 Trfego mdio dirio de veculos nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.

1. O trfego mdio dirio na ponte 25 de Abril, conforme os dados constantes do grfico da Figura 4, registou os dois maiores aumentos (A) entre 1981 e 1982 e entre 1994 e 1995. (B) entre 1985 e 1986 e entre 1995 e 1996. (C) entre 1989 e 1990 e entre 2002 e 2003. (D) entre 1990 e 1991 e entre 1998 e 1999. 2. Dizer-se que a abertura da ponte Vasco da Gama teve como consequncia a reduo do nmero de veculos que atravessam a ponte 25 de Abril, no perodo considerado no grfico da Figura 4, fazer uma afirmao (A) verdadeira, porque no perodo que se seguiu abertura da ponte Vasco da Gama se verificou uma forte reduo do trfego na ponte 25 de Abril. (B) falsa, porque se registou um aumento do trfego nos transportes pblicos, o que provocou uma grande reduo do nmero de automveis particulares. (C) falsa, porque houve um crescimento do nmero de veculos na ponte 25 de Abril nos trs anos a seguir inaugurao da ponte Vasco da Gama. (D) verdadeira, porque o crescimento do trfego nos transportes pblicos foi mais lento do que teria sido sem a abertura da ponte Vasco da Gama.

Prova 719.V1 Pgina 10/ 16

3. As vantagens da introduo do comboio na ponte 25 de Abril so, entre outras, a reduo (A) do tempo de viagem entre as duas margens e a reduo do nvel de emisses de poluentes atmosfricos por utente. (B) do nmero de utentes da ponte e a reduo do nmero de veculos pesados a atravessar a ponte diariamente. (C) dos movimentos pendulares e a reduo do valor cobrado nas portagens aos automveis particulares. (D) dos custos de manuteno da ponte e a reduo do nmero de automveis a circular diariamente.

4. A construo da ponte Vasco da Gama teve impactos na ocupao do espao nos concelhos da rea metropolitana de Lisboa a sul do Tejo, sobretudo nos mais orientais, porque provocou (A) a construo de bairros sociais para famlias com menores rendimentos, diminuindo, desta forma, os bairros ilegais da margem norte. (B) a deslocalizao de empresas do concelho de Lisboa para a margem sul e a consequente aproximao das principais reas de mercado. (C) o aumento da procura de habitao permanente nestes concelhos e a consequente expanso e densificao da rea urbanizada. (D) o alargamento da rea destinada produo de produtos agrcolas, diminuindo, desta forma, os preos praticados ao consumidor.

5. Os investimentos em infra-estruturas de transportes realizados em Portugal nas duas ltimas dcadas do sculo XX incidiram, sobretudo, na (A) rede rodoviria, que foi acrescentada e melhorada, permitindo uma maior mobilidade de pessoas e de mercadorias, quer ao nvel interno, quer ao nvel externo. (B) rede ferroviria, com a substituio da bitola europeia pela bitola ibrica, de modo a facilitar a troca de mercadorias com Espanha, o nosso principal parceiro comercial. (C) rede porturia, tendo-se apostado no alargamento e na modernizao dos principais portos, para fazer face ao aumento da quantidade de mercadorias exportadas por via martima. (D) rede aeroporturia, com a construo de novos aeroportos internacionais, capazes de responderem ao aumento da procura de voos low cost (baixo custo), por parte dos turistas europeus.

Prova 719.V1 Pgina 11/ 16

Pgina em branco -

Prova 719.V1 Pgina 12/ 16

GRUPO V
A Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar, que ocorreu na Jamaica em 1982, um tratado multilateral, celebrado sob os auspcios da ONU, que define conceitos herdados do Direito Internacional, como o de Zona Econmica Exclusiva (ZEE), entre outros, e que estabelece os princpios gerais da explorao dos recursos marinhos, quer vivos, quer minerais.

Fonte: www.igeo.pt (adaptado)

Figura 5 ZEE portuguesa.

1. Mencione duas das razes que explicam o facto de Portugal ser o pas que, na Europa, apresenta a maior extenso de ZEE.

2. Refira duas das vantagens para a UE da celebrao de acordos bilaterais de pesca.

3. Apresente duas das razes que esto na origem da elaborao de Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) para toda a faixa litoral.

4. Justifique a importncia que a ZEE pode ter para a economia portuguesa, tendo em considerao: a gesto de recursos piscatrios; as potencialidades do oceano.

Prova 719.V1 Pgina 13/ 16

GRUPO VI
O mapa da Figura 6 representa o ndice de Interdependncia Concelhia e o ndice de Gerao, nas deslocaes casa-trabalho, em 2001.

Fonte: Marques da Costa, N., Marques da Costa, E., Acessibilidades e Configurao de Bacias de Emprego no Territrio Nacional, X Encontro da APDR Demografia e Desenvolvimento Regional, vora, 2003 (adaptado)

Figura 6 ndice de Interdependncia Concelhia e ndice de Gerao, nas deslocaes casa-trabalho, em 2001.

Prova 719.V1 Pgina 14/ 16

1. Identifique, a partir da anlise da Figura 6, duas das capitais de distrito localizadas no interior do pas que, em 2001, receberam trabalhadores provenientes de mais de cinco concelhos envolventes.

2. Refira dois dos tipos de funes que justificam o poder atractivo de algumas das capitais de distrito do interior do pas, como se pode verificar na Figura 6.

3. Mencione duas das razes que explicam o facto de o nmero de concelhos que geram mais de 50% de activos que vo trabalhar noutros concelhos ser maior na rea metropolitana de Lisboa do que na rea metropolitana do Porto, como se pode observar na Figura 6.

4. Exponha as caractersticas da rede urbana portuguesa, tendo em considerao: a distribuio espacial das cidades; a hierarquia das cidades.

FIM

Prova 719.V1 Pgina 15/ 16

COTAES GRUPO I
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 10 pontos 10 pontos 10 pontos 20 pontos 50 pontos 10 pontos 10 pontos 10 pontos 20 pontos 50 pontos TOTAL ......................................... 200 pontos

GRUPO II
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO III
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO IV
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO V
1. 2. 3. 4. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO VI
1. 2. 3. 4. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

Prova 719.V1 Pgina 16/ 16

You might also like