You are on page 1of 15

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de maro

Prova Escrita de Geografia A


10. e 11. Anos de Escolaridade Prova 719/2. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
15 Pginas

2012

VERSO 2

Prova 719.V2/2. F. Pgina 1/ 15

Pgina em branco -

Prova 719.V2/2. F. Pgina 2/ 15

Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso da prova (Verso 1 ou Verso 2). A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens dos Grupos I, II, III e IV. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. Pode utilizar rgua e mquina de calcular do tipo no alfanumrico, no programvel. No permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica opo escolhida. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova. A ortografia dos textos e de outros documentos segue o Acordo Ortogrfico de 1990.

Prova 719.V2/2. F. Pgina 3/ 15

Na resposta a cada item dos Grupos I, II, III e IV, selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta ou responder corretamente questo colocada. Escreva, na folha de respostas, a letra que identifica a opo escolhida.

GRUPO I
A Figura 1 representa a variao da populao residente em Portugal, por concelho, de 2001 a 2011.

Fonte: Censos 2011 Resultados Preliminares, INE, I.P., Lisboa, 2011

Figura 1 Variao da populao residente em Portugal, por concelho, de 2001 a 2011.

Prova 719.V2/2. F. Pgina 4/ 15

1. Os concelhos da regio autnoma dos Aores que tiveram um crescimento da populao residente superior a 2% localizam-se, de acordo com a Figura 1, nas ilhas (A) de So Miguel e da Terceira. (B) de So Miguel e de So Jorge. (C) da Terceira e da Graciosa. (D) da Graciosa e de So Jorge. 2. A taxa de variao da populao residente em Portugal continental, representada na Figura 1, evidencia que, no perodo de 2001 a 2011, se verificou (A) a diminuio das assimetrias entre o concelho de Lisboa e os concelhos envolventes. (B) a reduo das assimetrias entre a rea Metropolitana de Lisboa e a rea Metropolitana do Porto. (C) o reforo das assimetrias entre o Norte Interior e o Centro Interior. (D) o aumento das assimetrias entre o litoral e o interior do pas. 3. Os valores da variao populacional no Centro Interior de Portugal continental, observveis na Figura 1, devem-se, sobretudo, (A) ao saldo migratrio negativo e elevada taxa de mortalidade infantil. (B) ao saldo migratrio negativo e diminuio da taxa de natalidade. (C) ao saldo migratrio positivo e elevada taxa de mortalidade. (D) ao saldo migratrio positivo e ao aumento da esperana mdia de vida. 4. A dinamizao demogrfica dos concelhos do interior do pas passa, entre outras medidas, (A) pela aposta no turismo em espao rural (TER) e pela abertura de centros comerciais. (B) pela construo de novas autoestradas e pela abertura de centros culturais. (C) pela captao de investimentos exgenos e pela atribuio de benefcios fiscais a casais jovens. (D) pela melhoria das condies de vida dos idosos e pelo aproveitamento dos recursos endgenos. 5. Qual dos grficos seguintes corresponde estrutura etria atual da generalidade dos concelhos do interior do pas que registaram diminuies de populao superiores a 10%, de 2001 a 2011? (A) (B)

(C)

(D)

Prova 719.V2/2. F. Pgina 5/ 15

GRUPO II
Os grficos da Figura 2A representam os regimes pluviomtricos (1951-1980) de algumas estaes meteorolgicas localizadas na ilha da Madeira. A Figura 2B representa o relevo da mesma ilha.

Fonte: Ferreira, D. B., As caractersticas do clima de Portugal, in Carlos Medeiros (coord.), Geografia de Portugal O ambiente fsico, Vol. I, Crculo de Leitores, Lisboa, 2005 (adaptado)

Figura 2A Regimes pluviomtricos de algumas estaes meteorolgicas da ilha da Madeira (1951-1980).

Fonte: Gaspar, J., (dir.), Portugal em Mapas e em Nmeros, Livros Horizonte, Lisboa, 1981 (adaptado)

Figura 2B Relevo da ilha da Madeira.

Prova 719.V2/2. F. Pgina 6/ 15

1. Na maioria das estaes meteorolgicas da ilha da Madeira, de acordo com a Figura 2A, o valor mais elevado e o valor mais baixo de precipitao ocorrem, respetivamente, nos meses (A) de novembro e de junho. (B) de dezembro e de agosto. (C) de fevereiro e de setembro. (D) de janeiro e de julho.

2. As duas estaes meteorolgicas da ilha da Madeira, representadas na Figura 2A, que registam os valores mais elevados de precipitao localizam-se (A) na rea oriental da ilha, com altitude entre 500 e 1000 m. (B) na base da vertente norte da ilha. (C) na rea central da ilha, com altitude superior a 1000 m. (D) na base da vertente sul da ilha.

3. A maior quantidade de precipitao registada nas estaes meteorolgicas de Santana e de Ponta Delgada, relativamente registada nas estaes meteorolgicas do Funchal e da Ribeira Brava, deve-se, sobretudo, maior (A) influncia do anticiclone dos Aores na vertente sul. (B) exposio da vertente norte aos ventos hmidos dominantes. (C) inclinao da vertente sul da ilha da Madeira. (D) frequncia dos ventos do Norte de frica na vertente norte.

4. Na ilha da Madeira, a ocorrncia de elevados valores de precipitao, muito concentrada no tempo, pode originar fortes enxurradas, cujos efeitos so agravados (A) pela canalizao da parte terminal das ribeiras e pela intensa florestao das encostas. (B) pela desflorestao do cimo das encostas e pelo acentuado declive das vertentes. (C) pelo fraco encaixe dos cursos de gua e pela construo em leitos de cheia. (D) pelo grande nmero de socalcos e pelo forte encaixe da rede hidrogrfica.

5. A diferente distribuio espacial da precipitao e da populao na ilha da Madeira obrigou, ao longo dos tempos, a (A) transportar gua, em levadas, da vertente norte para a vertente sul. (B) construir barragens, na vertente norte, para abastecimento pblico. (C) instalar centrais de dessalinizao da gua do mar. (D) tratar as guas residuais para consumo domstico.

Prova 719.V2/2. F. Pgina 7/ 15

GRUPO III
Depois de sculos em que a cidade foi um polo de concentrao, assiste-se atualmente inverso desta tendncia, devido importncia das foras de desconcentrao, e o urbano existe para alm de quaisquer limites que se pretenda fixar. Citadinos pelo gnero de vida e pela atividade profissional podem viver relativamente isolados em habitat pouco denso (eventualmente em territrios com as caractersticas paisagsticas do mundo rural) e trabalhar na rea central ou numa periferia urbana. Fbricas e centros comerciais surgem igualmente no meio de zonas rurais, tornando cada vez mais difcil e menos pertinente definir fronteiras e fixar limites.
Fonte: Salgueiro, T. B., Problemas em torno de um conceito complexo, in Carlos Medeiros (coord.), Geografia de Portugal Sociedade, paisagens e cidades, Vol. II, Crculo de Leitores, Lisboa, 2005 (adaptado)

1. O crescimento espacial das cidades a que se assiste atualmente, e a que o texto faz referncia, corresponde fase (A) centrpeta, que se caracteriza pela ocupao de bons terrenos agrcolas volta da cidade. (B) centrfuga, que se caracteriza pelo crescimento em altura no centro da cidade. (C) centrfuga, que se caracteriza pela sada de residentes das reas centrais da cidade. (D) centrpeta, que se caracteriza pelo aumento da volumetria na periferia da cidade.

2. As foras de desconcentrao referidas no texto so, entre outras, (A) o preo elevado do solo no centro e a melhoria da rede viria. (B) o congestionamento do trfego nas ligaes cidade e a falta de equipamentos no centro. (C) o aumento de empregos no centro e a valorizao do sector agrcola. (D) o preo baixo do solo na periferia e a reabilitao do parque habitacional do centro.

3. A localizao de centros comerciais nas periferias urbanas explica-se, entre outras razes, (A) pela disponibilidade de mo de obra mais qualificada e pela facilidade de estacionamento. (B) pelo preo mais baixo do solo e pela boa rede de vias de comunicao. (C) pela concentrao de fornecedores e pela existncia de terrenos para se expandirem. (D) pelo reduzido impacte ambiental e pela oferta de uma boa rede de transportes pblicos.

4. A ocupao, por citadinos, de reas com fortes caractersticas rurais tem a designao de (A) suburbanizao. (B) urbanizao. (C) reurbanizao. (D) rurbanizao.

Prova 719.V2/2. F. Pgina 8/ 15

5. Nas grandes cidades, a concentrao de populao e de atividades, a partir de determinado limite, origina (A) deseconomias de aglomerao, porque a especulao imobiliria provoca diminuio no preo dos solos e da construo. (B) deseconomias de aglomerao, porque as infraestruturas e os equipamentos deixam de dar resposta s necessidades dos utentes. (C) economias de aglomerao, porque os custos das infraestruturas e dos equipamentos aumentam na razo direta do aumento da populao. (D) economias de aglomerao, porque diminui a qualidade dos servios disponibilizados populao da rea urbana.

Prova 719.V2/2. F. Pgina 9/ 15

GRUPO IV
O grfico da Figura 3 representa, em percentagem, a populao da Unio Europeia a 25 (UE25) que, em 2004, utilizou a Internet pelo menos uma vez por semana.

Fonte: http://ec.europa.eu (consultado em abril de 2011)

Figura 3 Populao da Unio Europeia a 25 (UE25), em percentagem, que, em 2004, utilizou a Internet pelo menos uma vez por semana.

1. De acordo com os dados da Figura 3, em termos relativos, foram (A) os jovens com 25 a 34 anos, os empregados e os que tinham elevado nvel de instruo os que mais utilizaram a Internet. (B) os idosos, os desempregados e os que tinham menor nvel de instruo os que menos utilizaram a Internet. (C) os jovens com 16 a 24 anos, os estudantes e os desempregados os que menos utilizaram a Internet. (D) os adultos com 35 a 44 anos, os desempregados e os que tinham nvel de instruo mdia os que mais utilizaram a Internet.

2. As reas mais densamente povoadas apresentam, conforme o grfico da Figura 3, maior percentagem de utilizadores da Internet, o que se deve, entre outros fatores, (A) ao preo mais baixo de utilizao das infraestruturas e maior concentrao de populao idosa. (B) ao predomnio de habitaes unifamiliares e ao elevado nmero de filhos por casal. (C) maior qualificao educacional da populao residente e ao maior investimento em infraestruturas. (D) maior facilidade em aceder aos servios pblicos e maior expanso de redes mveis.

Prova 719.V2/2. F. Pgina 10/ 15

3. O nmero de utilizadores da Internet em Portugal tem vindo a aumentar, devido, entre outras razes, (A) ao rejuvenescimento da populao e facilidade em encontrar ofertas de trabalho online. (B) ao predomnio do teletrabalho e ao crescimento do nmero de empresas de servios. (C) reduo dos peridicos em papel e vulgarizao de sistemas de apoio online a idosos. (D) difuso das TIC no ensino e reduo relativa dos preos dos equipamentos informticos.

4. A afirmao a qualidade de vida da populao tem melhorado significativamente com a utilizao das novas tecnologias de informao e comunicao (A) verdadeira, porque as TIC promovem a difuso de inovaes na rea da sade e facilitam o acesso a servios pblicos. (B) falsa, porque as TIC reduzem a tendncia de abandono dos campos agrcolas e fomentam o xodo urbano. (C) falsa, porque as TIC diminuem a necessidade de deslocao a alguns servios e diminuem o valor dos impostos quando pagos online. (D) verdadeira, porque as TIC incentivam o convvio presencial entre os jovens e aumentam o controlo sobre a vida das pessoas.

5. O acesso a imagens de satlite, em articulao com sistemas como o GPS, importante no processo de gesto do territrio, porque (A) evita a ocorrncia de riscos naturais e facilita a classificao dos solos. (B) facilita a mobilidade das pessoas e aumenta as deslocaes de tcnicos ao terreno. (C) melhora o conhecimento do espao e apoia as tomadas de deciso. (D) permite monitorizar a qualidade do ar e impede a construo ilegal.

Prova 719.V2/2. F. Pgina 11/ 15

GRUPO V
O mapa da Figura 4 representa a distribuio do potencial de aproveitamento trmico (PAT) da energia solar em Portugal continental. Para a determinao do PAT foram considerados os valores da mdia anual da insolao e da mdia anual das temperaturas mximas mensais, no perodo de 1941 a 1970.

Fonte: Ramos, C., Ventura, J., A energia solar em Portugal: potencialidades e diferenciao regional, Inforgeo n. 12/13, 1999 (adaptado)

Figura 4 Potencial de aproveitamento trmico (PAT) da energia solar em Portugal continental.

1. Descreva a distribuio espacial do potencial de aproveitamento trmico (PAT) da energia solar em Portugal continental, representada na Figura 4. 2. Refira dois dos fatores geogrficos que explicam a variao espacial do potencial de aproveitamento trmico (PAT) da energia solar em Portugal continental, representada na Figura 4. 3. Distinga radiao solar global de insolao. 4. Explique a importncia, para Portugal, da energia solar, considerando: a reduo da dependncia energtica; a valorizao turstica do territrio.

Prova 719.V2/2. F. Pgina 12/ 15

GRUPO VI
O mapa da Figura 5 representa a distribuio das culturas hortcolas em Portugal continental, por regio agrria.

Fonte: Recenseamento Agrcola 2009, INE, I.P., Lisboa, 2011

Figura 5 Superfcie ocupada com culturas hortcolas, em Portugal continental, em 2009.

1. Refira duas das razes que explicam a concentrao da superfcie ocupada com culturas hortcolas, representada na Figura 5, na regio do Ribatejo e Oeste.

2. Mencione dois exemplos de atividades industriais que so incrementadas pela horticultura. Um dos exemplos deve referir-se a uma atividade a montante e o outro a uma atividade a jusante da produo hortcola.

3. Apresente duas das vantagens, para o sector agrcola, da criao de associaes de produtores.

4. Explique de que forma a dinamizao do sector agrcola em Portugal pode contribuir para equilibrar a balana comercial de produtos alimentares, considerando: a utilizao de estufas; o aumento da rea de regadio.

FIM
Prova 719.V2/2. F. Pgina 13/ 15

Pgina em branco -

Prova 719.V2/2. F. Pgina 14/ 15

COTAES GRUPO I
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 10 pontos 10 pontos 10 pontos 20 pontos 50 pontos 10 pontos 10 pontos 10 pontos 20 pontos 50 pontos TOTAL ......................................... 200 pontos

GRUPO II
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO III
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO IV
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO V
1. 2. 3. 4. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO VI
1. 2. 3. 4. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

Prova 719.V2/2. F. Pgina 15/ 15

You might also like