You are on page 1of 12

1

ECOTURISMO E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL 1 ECOTOURISM AND THE REGIONAL DEVELOPMENT Wilson Junior Weschenfelder 2

RESUMO

O presente trabalho mostra que o desenvolvimento sustentvel pode ser alcanado atravs do Ecoturismo, pois este considerado como fator importante no processo cultural, econmica, social e principalmente da preservao do meio ambiente em comunidades. Dessa forma, o Ecoturismo torna-se uma alternativa para o desenvolvimento regional, por tentar conciliar a relao entre preservao do meio ambiente e o desenvolvimento endgeno. Assim este trabalho prope apresentar a relao entre desenvolvimento e turismo, visando contribuir com a sustentabilidade da sociedade e o desenvolvimento regional. Palavras-chave: desenvolvimento endgeno, desenvolvimento sustentvel, turismo, ecoturismo.

ABSTRACT

The present work sample that the sustainable development can be reached through the Ecotourism, therefore this is considered as important factor in the cultural, economically, social process and mainly of the preservation of the environment in communities. Of this form, the Ecotourism becomes an alternative for the regional development, for trying to conciliate the relation between preservation of the environment and the endogenous development. Thus this work considers to present the relation between development and tourism, being aimed at to contribute with the sustentabilidade of the society and the regional development. Keywords: endogenous development, sustainable development, tourism, ecotourism.

Artigo apresentado disciplina de Organizao do Espao e Territorialidades, ministrada pela prof Dr. Virgnia Etges, do Programa de Ps-Graduao em Desenvolvimento Regional/Unisc. 2 Bilogo, Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Desenvolvimento Regional/Unisc - 2007.

INTRODUO

O Brasil, com sua grande diversidade cultural e sua ampla extenso territorial, propicia uma oferta turstica das mais variadas, sendo uma atrao para os prprios brasileiros e permitindo ainda a prtica da maioria das modalidades de turismo ecolgico e tambm de esportes de aventura (Ramon, 2002). O Rio Grande do Sul, com a sua riqueza de relevos, possui um enorme potencial para o desenvolvimento do turismo sustentvel baseado em seus recursos naturais fsicos e biticos. Estes fatores so indispensveis para agradar potenciais consumidores e para o desenvolvimento regional, podendo ser observada na grande evoluo que a indstria do turismo vem desenvolvendo em vrios destinos tursticos pelo mundo e por todo o Brasil. Os municpios, especialmente os de pequeno e mdio porte, ainda no dispem de tradio na busca de alternativas de desenvolvimento que respeite o meio ambiente e que considere, primeiramente, a qualidade de vida da comunidade. Desta forma a perspectiva tradicional do desenvolvimento, obtido a partir da instalao de indstrias ou na gerao de empregos a qualquer custo, se tornam frgeis com a globalizao da economia, contudo, a perspectiva do crescimento com base no potencial endgeno e sob o aspecto da sustentabilidade, podem criar condies reais para o desenvolvimento regional.

Desenvolvimento Capitalista Desde o incio do capitalismo contemporneo, aps o fim da Segunda Guerra Mundial, alguns pases adotaram o paradigma de que para ocorrer o crescimento de uma nao h a necessidade da industrializao em primeiro plano e, posteriormente, criar condies para o bem estar social. No Brasil, por outro lado, tentou-se realizar o crescimento principalmente, a partir da dcada de 60, desenvolvendo uma indstria extrativa baseada nos recursos naturais, como minrios e produtos agrcolas, no se preocupando em preservar o meio ambiente ou mesmo utilizar os recursos naturais de forma sustentvel. Andrade (2002) cita que neste perodo iniciou-se uma poltica de integrao nacional com aberturas de estradas para que os povoados se integrassem ao Brasil econmico, gerando o avano de empresas exploradoras de recursos naturais, criando condies insalubres ao meio ambiente e dizimando os povos indgenas.

Com a transio do perodo fordista, que segundo Etges (2005), ocorreu nas ltimas dcadas do sculo XX quando o fordismo entra em crise e surge a acumulao flexvel, h uma nova ordem no sistema, ocorrendo a valorizao dos empreendimentos inovadores e estimulando as decises rpidas, eficientes e fundamentadas. Assim, o conhecimento tcnico e cientfico tornou-se mercadorias a serem produzidas e vendidas, como tambm o controle do fluxo de informaes e dos veculos de marketing, gerando um mundo altamente competitivo (Harvey, 1992). Santos (2003) descreve que este modelo de consumo, contribuiu rapidamente para a penetrao do sistema capitalista, gerando uma questo de interesses ocultos, de conquista e dominao. Contudo, os projetos de desenvolvimento implementados nas ltimas dcadas, que a primazia de fatores essencialmente econmicos sobre os demais fatores (sociais e ambientais, por exemplo) vem perdendo o flego (Siedenberg, 2004).

Turismo O turismo, em uma nova concepo estratgica, deve ser entendido como um conjunto de bens e servios que promovam o desenvolvimento socialmente justo e economicamente equilibrado em nvel local e regional, integrando o desenvolvimento urbano e rural e criando um processo de desenvolvimento econmico diversificado (Salvati, 2004). No contexto socioeconmico, o turismo considerado uma indstria limpa, que gera importantes divisas, sem poluir ou danificar o ambiente (Manosso, 2005). Assim, inicia nos anos 80 a procura por experincias tursticas em ambientes naturais relativamente intactos tornou-se o segmento do mercado internacional de turismo com os maiores ndices de crescimento (Niefer & Silva, 1999). Esta busca por ambientes naturais com intuito de uma melhor qualidade de vida, Cavaco (1996) descreve que o contato com a natureza e a cultura local funciona como uma fuga para os turistas, pois seu maior desejo justamente sair da realidade estressante da vida cotidiana dos grandes centros urbanos motivados por uma nova opo de lazer. Esta interao de turistas com as comunidades rurais valoriza e preserva os costumes e tradies locais, retomando aspectos inerentes ao cotidiano desta comunidade. Alm desta interao, o turismo incentiva a conservao do patrimnio

arquitetnico, histrico e cultural, isto com o intuito de criar referncias que sirvam de pontos de interesse turstico. Para os pequenos produtores, o turismo pode beneficiar tambm por meio da diversificao de atividades com o intuito de desenvolver um conceito de sustentabilidade com justia social. Estes fatores incorrem diretamente na melhoria da qualidade de vida do pequeno produtor rural, se tornando um projeto de cunho social, ambiental e econmico que, segundo Silva & Almeida (2002), uma forma alternativa e/ou complementar de gerao de renda. Tambm estimula a diversidade e o crescimento da economia; descobre formas de trabalho e de emprego; eleva o poder aquisitivo; e desperta a vontade de estudar, crescer, participar, produzir e melhorar suas condies de vida (Coriolano, 2003). Cristvo (2002) destaca que a diversificao da economia rural decorre, cada vez mais, do reconhecimento de que o espao rural bem mais do que um simples fornecedor de matrias primas. Para tais prticas, apresentam diversas modalidades no se limitando a um s tipo de atividade. Tambm no deve ser encarado como substituto da produo das comunidades rurais, mas sim, ser um complemento na renda familiar.

Desenvolvimento local Com a globalizao, que se caracteriza pela fragmentao articulada, ocorre mudanas na organizao espacial que possibilitam o recorte da superfcie terrestre, tornando a particularidade mais relevante (Corra, 1997). Segundo Lencioni (1999), esta nova ordem-desordem que se apresenta trata de uma maneira que nos faz pensar sobre o espao, onde a globalizao traz tona o questionamento da anlise regional e sua relevncia entre o local e o global e com a compreenso da realidade espacial permite sua transformao a servio do homem (Santos, 1995). Com isto a participao comunitria, o seu envolvimento direto nos assuntos da gesto racional dos recursos locais, aparece como um mecanismo imprescindvel ao desenvolvimento. Putnam (1996) relata que os mecanismos participativos no s complementam a regulao do Estado e do mercado, mas constituem uma condio importante da eficincia destes mecanismos. Putnam (1996) tambm cita que a importncia da capacidade de organizao da sociedade em torno aos seus

interesses a dimenso participativa da regulao econmica e poltica como um elemento chave da racionalidade do desenvolvimento. Assim, a viso tradicional que os municpios constituem a base de uma pirmide e a verticalidade seria uma fonte propulsora inverte-se na realidade, pois as novas teorias apontam para formas intermunicipais de gesto (por exemplo consrcios intermunicipais, comits de bacias hidrogrficas, conselhos regionais de desenvolvimento, etc.), permitindo articulaes horizontais. Essas horizontalidades, segundo Etges (2005), so tanto o lugar da finalidade imposta de fora, de longe e de cima, quanto a da contrafinalidade, regionalmente gerada. Esta horizontalizao tambm pode refortalecer com a coeso da sociedade civil a servio do interesse coletivo (Santos, 1996) Isto muda profundamente a cultura tradicional do desenvolvimento pois transforma a comunidade local em um ser ativo e deixando de ser passivo e inerte. Com o desenvolvimento local busca-se tambm a qualidade de vida, numa viso sustentvel, cria condies para prosperidade mtua com sade, cultura, equidade social, justia e segurana.

Desenvolvimento endgeno A teoria do desenvolvimento endgeno focaliza a questo regional

apresentando maiores contribuies para a problemtica das desigualdades regionais e melhores instrumentos para polticas pblicas. No entanto h questes relativas ao desenvolvimento endgeno no que busca entender porque o nvel de crescimento varia entre diversas regies e naes, mesmo elas dispondo das mesmas condies na busca de fatores produtivos. Segundo Tavares (2002), o declnio das polticas regionais a partir da crise econmica na metade da dcada de 70, gerou algumas regies industriais que se mantiveram prsperas usando somente as foras do territrio como fonte de crescimento, originando, assim, a concepo de desenvolvimento endgeno. Neste caminho, a contribuio da teoria endogenista foi identificar que fatores de produo atualmente decisivos, como o capital social, o conhecimento, a pesquisa e desenvolvimento, eram determinados dentro da regio e no de forma exgena, como at ento era entendido. Bandeira & Csar (2001) se referem a importncia do capital social para o desenvolvimento endgeno, mas tambm o

inverso, onde o rpido crescimento pode minar o capital social e enfraquecer os padres de convivncia social. Por conseguinte, logo se concluiu que a regio dotada destes fatores ou estrategicamente direcionada para desenvolv-los internamente teria as melhores condies de atingir um desenvolvimento acelerado e equilibrado, sendo:
(...) um processo interno de ampliao contnua da capacidade de agregao de valor sobre a produo, bem como da capacidade de absoro da regio, cujo desdobramento a reteno do excedente econmico gerado na economia local e/ou a atrao de excedentes provenientes de outras regies. Este processo tem como resultado a ampliao do emprego, do produto, e da renda local ou da regio, em um modelo de desenvolvimento regional definido (Amaral Filho, 1996, p. 37).

Assim, a capacidade da sociedade liderar e conduzir o seu prprio desenvolvimento regional, condicionando-o mobilizao dos fatores produtivos disponveis em sua rea e ao seu potencial endgeno, traduz a forma de desenvolvimento denominado endgeno. Este processo para o desenvolvimento regional ou local depende da conciliao das polticas, que impulsionam o crescimento, com os objetivos locais (Oliveira & Lima, 2003) De forma inversa ao pensamento associado com as teorias endgenas, no se busca o fechamento ou isolamento regional, nem mesmo o auto-centrismo e a autosuficincia. A idia do desenvolvimento endgeno moderno baseia-se na execuo de polticas de fortalecimento e qualificao das estruturas internas visando sempre a consolidao de um desenvolvimento originalmente local, criando condies sociais e econmicas para a gerao e atrao de novas atividades produtivas, dentro da perspectiva de uma economia aberta (Amaral Filho, 1996).

Desenvolvimento Sustentvel Em 1983, a Assemblia das Naes Unidas encomendou um relatrio comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, chamado de Relatrio Brundtland, que foi publicado em abril de 1987 e posteriormente denominado Nosso Futuro Comum, difundindo o conceito de desenvolvimento sustentvel e possuindo trs principais vertentes: crescimento econmico, eqidade social e equilbrio ecolgico, induzindo a sociedade a um esprito de responsabilidade comum. O Relatrio de Brundtland traz a seguinte definio: o desenvolvimento sustentado aquele que responde s necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras de responder s suas necessidades. Esta

definio est centrada na sustentabilidade do desenvolvimento econmico e criticada por vrios autores, que insistem que no se pode pensar nas geraes futuras quando parte da gerao atual no atende s suas necessidades bsicas.

O desenvolvimento do turismo sustentvel Para prevenir os impactos ambientais do turismo e a degradao dos recursos naturais preciso concentrar os esforos para um desenvolvimento sustentvel e no apenas do patrimnio natural, mas tambm aos produtos, atrativos e equipamentos tursticos. Segundo Ruschmann (1997), os conceitos de turismo sustentvel e desenvolvimento sustentvel esto intimamente ligados a sustentabilidade do meio ambiente, principalmente nos pases menos desenvolvidos. Isto porque o desenvolvimento e o desenvolvimento do turismo em particular dependem da preservao da viabilidade de seus recursos de base. Deste modo, necessrio encontrar o equilbrio entre os interesses econmicos que o turismo estimula e um desenvolvimento da atividade que preserve o meio ambiente, pois o desenvolvimento sustentvel do turismo deve considerar a gesto de todos os ambientes, os recursos e as comunidades receptoras, de modo a atender s necessidades econmicas, sociais, vivenciais e estticas, enquanto a integridade cultural, os processos ecolgicos essenciais e a diversidade biolgica dos meios humano e ambiental so mantidos atravs dos tempos.

Ecoturismo Com a implementao e o crescimento do Ecoturismo e com a finalidade de definir, regulamentar e conceituar a atividade, a Embratur desenvolveu as Diretrizes para uma Poltica Nacional de Ecoturismo conceituando como um segmento da atividade turstica que utiliza, de forma sustentvel, o patrimnio natural e cultural, incentiva sua conservao e busca a formao de uma conscincia ambientalista atravs da interpretao do ambiente, promovendo o bem-estar das populaes envolvidas (Embratur, 1994, p.19). De acordo com a Organizao Mundial do Turismo, este setor responsvel por um em cada nove empregos gerados no mundo, sendo que no Brasil o ano de 2002 encerrou com uma receita de 3,12 bilhes de dlares (MACHADO, 2005),

demonstrando que o turismo pode ser um piv para a economia e a gerao de empregos (Benavides, 2003). Swarbrooke (2000), citado por Nunes e Ladwig (2004), cita que:
Ecoturismo e turismo sustentvel so coisas diferentes, e sugere que com o gerenciamento adequado o ecoturismo pode ser uma forma de turismo sustentvel seguindo princpios que fundamentam o ecoturismo sustentvel como: a no degradao dos recursos e o desenvolvimento ambiental; proporcionar experincias participativas e esclarecedoras; envolver a educao entre todas as partes; incentivar o reconhecimento do valor intrnseco dos recursos naturais e culturais por todas as partes envolvidas; deve promover a responsabilidade e um comportamento moral e tico em relao ao meio ambiente natural e cultural; compreenso e parcerias entre muitos dos envolvidos; assegurar que nas operaes de ecoturismo a e tica inerente a prticas ambientais responsveis se aplique nas operaes externas e internas trazendo benefcios em longo prazo.

O Ecoturismo, em sua concepo, apresenta trs objetivos principais: sustentabilidade, conservao e fortalecimento da comunidade receptora (Wearing & Neil, 2001; Vieira & Nascimento, 2003). Estes objetivos colocados em prtica podem fortalecer a organizao social da comunidade e, segundo Riedl (2002) com possibilidades de reverter o processo de inviabilizao da atividade econmica familiar no meio rural, tambm pode, com seus servios paralelos, Boo (1992) citado por Coriolano (2003), fixar a populao no meio rural e repartir a economia de forma justa e democrtica. (Pinheiro, 2003). Assim, com a elevao do nvel econmico da populao local num todo, elevase tambm a qualidade de vida, diminuem as diferenas sociais, os conflitos, a violncia (Mendona, 1999). Esta mudana tambm pode ser alterada na forma do trabalho, pois Sampaio (2005) v na cooperao e no na competio, uma tentativa de combater a viso somente econmica. Para tal, o desenvolvimento socioeconmico sustentvel de uma regio deve ser o objetivo maior do Ecoturismo e deve ser alcanado quando h envolvimento das comunidades anfitris e a preocupao premente em gerar benefcios locais (Mitraud, 2003).

CONSIDERAO FINAIS

Na atualidade o turismo uma das atividades econmicas mais importantes do ponto de vista do desenvolvimento regional, onde se destaca o segmento do ecoturismo. Este, por sua vez, torna-se uma atividade que tem relao direta com o desenvolvimento sustentvel, pois possui uma ntima ligao com os setores econmicos, sociais, ambientais e culturais, com o objetivo de preservar os recursos naturais, com vista a garantir um produto endgeno da comunidade local onde desenvolvido. Assim a viso de que o Ecoturismo contribui para desenvolvimento regional est embasada nos princpios do desenvolvimento sustentvel, caracterizado em suas aes como: recuperar e conservar os recursos naturais, preservar a costumes e a histria das comunidades locais e gerar novas fontes de renda. O Ecoturismo como ferramenta do desenvolvimento regional somente ter xito se houver participao ativa da comunidade local, inclusive no planejamento e definio de estratgias, de forma que todos possam, direta e indiretamente, melhorar a qualidade de vida.

REFERNCIAS

AMARAL FILHO, Jair. Desenvolvimento regional endgeno em um ambiente federalista. In: Planejamento e polticas pblicas. Braslia, IPEA, p. 35-70. 1996. Disponvel em: <http://www.ipea.gov.br/pub/ppp/ppp14/amaralfilho.pdf>. Acesso em 25 mai. 2007. ANDRADE, Manoel Correia de. Formao Territorial do Brasil. In: BECKER, Berta et all. Geografia e Meio Ambiente no Brasil. So Paulo: Hucitec. 2002. p. 163-180. BANDEIRA, P. S.; CSAR, B. T. . Desenvolvimento Regional, Cultura Poltica e Capital Social - Pesquisa Emprica Como Subsdio Atividade Parlamentar no Rio Grande do Sul. Relatrio de Anlise dos Resultados. 2001. (Relatrio de pesquisa). Disponvel em: <www.al.rs.gov.br/download/desenv_regional/pesquisa.pdf>. Acesso em 21 abr. 2007.

10

BENAVIDES, David Diaz. O programa de turismo sustentvel e eliminao da pobreza. In: LIMA, L. C.; CORIOLANO, L. N. M. T. (Org.). Turismo e desenvolvimento social sustentvel. Fortaleza: EDUECE, 2003. p. 95-102. CAVACO, Caminda. Turismo rural e desenvolvimento local. In: RODRIGUES, Adyr A. B. (org.) Turismo e Geografia: reflexes tericas e enfoques metodolgicos. So Paulo: Hucitec, 1996. 94-121 p. CORIOLANO, Luzia Neide Menezes Teixeira. O Ecoturismo e os hspedes da natureza. In: CORIOLANO, L. N. M. T. ; LIMA, L. C. (Org.). Turismo comunitrio e responsabilidade socioambiental. Fortaleza: EDUECE, 2003. p. 113-131. CORRA, Roberto Lobato. Regio: a tradio geogrfica. In: CORRA, R. L. Trajetrias geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997, p.183-196. CRISTOVO, Artur. Mundo Rural: Entre as Representaes (dos Urbanos) e os Benefcios Reais (para os Rurais). In RIEDL, M; ALMEIDA, J. A.; BARBOSA, A. L. (Org.) Turismo Rural: Tendncias e Sustentabilidade. EDUNISC, Santa Cruz do Sul. 2002. p. 81-116. EMBRATUR. Diretrizes para uma Poltica Nacional de Ecoturismo. Coordenao de Slvio Magalhes e D. Ham M. de la Penha. Braslia, 1994. ETGES, Virgnia Elisabeta. Desenvolvimento regional sustentvel: o territrio como paradigma. Redes, Santa Cruz do Sul, v. 10, n.3, p. 47-55, set./dez. 2005. HARVEY, David. A condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. So Paulo: Editora Loyola. 1992. JANER, A.; MOURO. R. Elaborao do produto de ecoturismo. In: MITRAUD, Sylvia. Org. Manual de Ecoturismo de Base Comunitria: ferramentas para um planejamento responsvel. Braslia: WWF Brasil, 2003. 470p. 145-188 LENCIONI, Sandra. Regio e Geografia. So Paulo: Edusp, 1999. p.147-214. MACHADO, lvaro. Ecoturismo: um produto vivel: a experincia do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2005. MANOSSO, Fernando Csar. 2005. Ecoturismo: alguns avanos importantes no Brasil. Disponvel em

<http://www.ecoviagem.com.br/ecoviagens/ecoreporter_interna.asp?codigo=10377> Acesso em 14 abr. 2006. MENDONA, Rita. Turismo ou meio ambiente: uma falsa oposio?. In: LEMOS, Amlia Ins G. Turismo: Impactos Socioambientais. 2 ed. So Paulo: Hucitec, 1999. p. 19-25.

11

MITRAUD, Sylvia. (org.). Manual de Ecoturismo de Base Comunitria: ferramentas para um planejamento responsvel. Braslia: WWF Brasil, 2003. NIEFER, I. & SILVA, J. C. L. G. da. Critrios para um ecoturismo ambientalmente saudvel. Cadernos da Biodiversidade, v.2, n.1, jul. 1999, p.53-61. NUNES, M. dos S.; LADWIG, N. I. Avaliao das potencialidades do morro do forte como local para o desenvolvimento da prtica de Ecoturismo. Revista Eletrnica de Turismo (RETUR). Vol. 03. n 02. 2004. OLIVEIRA, G. B. de; LIMA, J. E. de S. Elementos endgenos do desenvolvimento regional: consideraes sobre o papel da sociedade local no processo de desenvolvimento sustentvel. Revista FAE, Curitiba, v.6, n.2, p.29-37, 2003. PINHEIRO, Daniel Rodriguez de Carvalho. Dois dias e uma noite: notas para a diagnose scio turstica da fora-sem-trabalho em Gijoca de Jericioacoara. In: CORIOLANO, L. N. M. T. ; LIMA, L. C. (Org.). Turismo comunitrio e responsabilidade socioambiental. Fortaleza: EDUECE, 2003. p. 45-59. PUTNAM, Robert D. Comunidade e democracia: a experincia da Itlia moderna. Rio de Janeiro, Fundao Getlio Vargas. 1996. RAMON. Eurpedes Ed. 2002. Evoluo do Ecoturismo. Disponvel em:

<http://www.ecoviagem.com.br/ecoviagens/ecoreporter_interna.asp?codigo=3941>. Acesso em 14 abr. 2006. RIEDL, Mrio. In RIEDL, M; ALMEIDA, J. A.; BARBOSA, A. L. (Org.) Turismo Rural: Tendncias e Sustentabilidade. EDUNISC, Santa Cruz do Sul. 2002. p. 7-12. RUSCHMANN, D. V. M. Turismo e planejamento sustentvel: a proteo do meio ambiente. Campinas, SP: Papirus, 1997. SALVATI, Srgio Salazar (org.). Turismo Responsvel Manual para Polticas Pblicas. Braslia, DF: WWF Brasil, 2004. SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce. Turismo com fenmeno humano: princpios para se pensar a socioeconomia. Santa Cruz do Sul: EDUNISC. 2005. SANTOS, Milton. Planejando o Subdesenvolvimento e a Pobreza. In: __________. Economia Espacial: Crticas e Alternativas. So Paulo: Edusp. 2003. p. 13-40. _____________. Sociedad y espacio: la formacin social como teora y como mtodo. In: ________. De la totalidad al lugar. Barcelona: Oikos Tau. 1995. p. 17-32 SIEDENBERG, Dieter Rugard. Desenvolvimento: ambiguidades de um conceito difuso. Revista Desenvolvimento em Questo, n 3. Iju: Editora da UNIJUI, 2004.

12

SILVA, M. F. da; ALMEIDA, J. A. Turismo Rural, patrimnio e cultura. In: Anais do III Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentvel. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002. TAVARES, Hermes Magalhes. Polticas de desenvolvimento regional nos pases do centro e no Brasil. In: CARDOSO et all. Planejamento e Territrio. RJ: UFRJ/IPPUR, 2002. p.229-248. VIEIRA, L. V. L.; NASCIMENTO, R. A. do. Turismo sustentvel no litoral sul de Sergipe: a percepo das comunidades e dos visitantes. In: CORIOLANO, L. N. M. T. ; LIMA, L. C. (Org.). Turismo comunitrio e responsabilidade socioambiental. Fortaleza: EDUECE, 2003. p. 284-293. WEARING, S.; NEIL, J. Ecoturismo: Impactos, potencialidades e possibilidades. Barueri: Manole. 2001.

You might also like