You are on page 1of 12

Criana morta e Retirantes, refletindo sobre a questo ambiental no semirido nordestino

Criana morta e Retirantes, refletindo sobre a questo ambiental no semirido nordestino


Dead Child and Retirantes: reflecting on environmental issues in the semi-arid northeastern region of Brazil
Maurecir Guimares Moraes* O artigo apresentado procura, atravs da Arte de Portinari, via quadros; Criana morta e Retirantes, tecer algumas consideraes sobre a questo da seca no nordeste, procura mostrar que a obra de arte muitas vezes chama a ateno para assuntos que ainda no esto totalmente inseridos em sua prpria poca, demonstrando que o seu papel no meramente ilustrativo. No caso especfico, das obras apresentadas possibilitam a discusso sobre os impactos ambientais produzidos por um fenmeno natural e por aqueles produzidos pela ao humana na tentativa de corrigir um problema natural. Neste sentido, a Arte aparece como uma ferramenta poderosa para despertar a conscincia ambiental pela Educao. Palavras-chave: Portinari. Seca. Arte. Educao ambiental. Based on Portinaris paintings Dead Child and Retirantes, this paper presents some considerations on drought conditions in the Brazilian Northeast. The study discusses the idea that works of art often draw attention to issues that are not yet fully embedded in their own time, which demonstrates that their role is not purely illustrative. In the specific case of the works presented here, they allow for discussion on environmental impacts produced by natural phenomena and those produced by human action as an attempt to correct natural problems. Thus, art emerges as a powerful educational tool to raise environmental awareness.

Key words: Portinari. Drought. Art. Environmental education.

Introduo
A obra de arte nunca um objeto independente, fora da realidade humana segundo Aristteles, o homem a criatura mais imitativa do mundo e a imitao fonte de grande prazer, pois o leva a aprender (TELLES, 1980). Realmente, no podemos negar que a imitao est na natureza humana, fato que pode ser observado na criana que constri sua linguagem e interage com o mundo pela mmesis (mmica). A obra de arte, no entanto, no est restrita a uma reproduo mecnica da realidade, ou seja, quando um artista procura retratar uma paisagem ou qualquer outra coisa, por mais que tente buscar um realismo fotogrfico, ainda assim estar impressa ali a viso de um sujeito inserido num contexto histrico. Para Baudelaire, o Belo constitudo por um
* Professor de arte do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio. Mestrando em sistemas de Gesto na Universidade Federal Fluminense - Prof. orientador Dr. Armando Pereira do Nascimento Filho

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. 1, p. 81-92, jan./abr. 2012

81

Maurecir Guimares Moraes

elemento eterno e por outro relativo, varivel, sujeito moral e paixo de sua poca (BAUDELAIRE,2002, p. 11).
As maiores obras de Arte abrem mo do ilusionismo enganador de um mundo esttico autnomo e chamam a ateno para um ponto alm delas prprias. Esto em relao imediata com os problemas de sua poca. (HAUSER,1972). A obra autntica est radicalmente presa ao momento em que nasce; exatamente porque se consome na atualidade que se pode deter o fluxo regular das trivialidades, romper a normalidade e saciar, por um momento, o momento da efmera fuso do eterno com o atual, o imortal anseio de beleza (HABERMAS, 1998, p.21).

A imagem, seja ela fotogrfica ou plstica, impe uma interao com o espectador. Descobrimos o significado, mas tambm lhe doamos outros signos. O signo uma coisa que representa uma outra coisa, seu objeto. Ele s pode funcionar como signo se carregar esse poder de representar, substituir uma outra coisa diferente dele (SANTAELA,1996, p.58). Segundo Francastel (1993), deu-se uma nfase exagerada ao texto escrito na formaco geral das geraces recentes, o que nos levou a uma crise, pois o homem no s vive pelas palavras, mas tambm pelos olhos e ouvidos. Ns dependemos da viso para grande parte da comunicaco humana. O repertrio sgnico construdo por Portinari, nas obras analisadas aqui, expressa sua angstia e indignao face ao fenmeno da seca no nordeste brasileiro suas consequncias para as famlias que vivem ali. Podemos dizer que o assunto abordado pelo artista de uma forma um tanto visionria j que foi pintado em 1945 e, apesar de apresentar um discurso social, revela o impacto ambiental sobre o social, e estes assuntos no estavam na ordem do dia na dcada de quarenta no Brasil. O poeta o descobridor da experincia; atravs dele, outros aprendem a reconhec-la como experincia tambm sua (FISCHER, 1967, p.193). O olhar do homem sobre um signo estar sujeito a sua prpria sensibilidade, originalidade, ou seja, sua prpria individualidade. Segundo Sartre, a compreenso do objeto artstico se d por um processo de desrealizao em que o espectador imagina bem mais do que percebe.
O objeto de arte como todo outro produto cria um pblico apto para compreender a arte. A produo no produz, pois, somente um objeto para o sujeito, mas tambm um sujeito para o objeto. MARX (apud AMARAL 1987,p.39)

82

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. 1, p. 81-92, jan./abr. 2012

Criana morta e Retirantes, refletindo sobre a questo ambiental no semirido nordestino

A arte na sociedade em Portinari


Filho de imigrantes italianos, seus pais vieram da Itlia no final do sculo XIX. Candinho, como era chamado, passou a sua infncia em Brodsqui, convivendo com pessoas simples, trabalhadores da lavoura de caf, panorama que influenciou toda sua obra. Portinari foi aluno da Escola Nacional de Belas Artes, onde aprendeu os cnones clssicos da pintura acadmica, baseada na reproduo de modelos da antiguidade clssica. Em 1928, ganhou um prmio de viagem ao exterior permanecendo durante dois anos na Europa. Da Frana escreve carta ao amigo Olegrio Mariano: [...] No tive ainda vontade de comear a trabalhar. Cada vez acredito mais nos antigos. Entretanto, h muitos modernos esplndidos. Infelizmente, ns a copiamos o que eles tm de mau (PORTINARI, 1929). Ainda na Europa, Portinari escreve para uma amiga revelando os primeiros sintomas da formao de um pintor social.
A no Brasil eu nunca pensei no Palaninho (...). Daqui fiquei vendo melhor a minha terra fiquei vendo Brodsqui como ela . Aqui no tenho vontade de fazer nada. Vou pintar o Palaninho, vou pintar aquela gente com aquela roupa e com aquela cor. (PORTINARI, 1929).

Em janeiro de 1931 retornou ao Brasil, fixando residncia em Brodsqui. Sua obra inicialmente revela fortes influncias do cubismo de Pablo Picasso, estilo que fragmenta o objeto e rompe com a perspectiva tradicional, reorganizando o espao, permitindo que a forma seja construda pelo autor, que rene diversos ngulos de viso num mesmo objeto. Para Jos Luiz do Amaral, o estilo cubista quase uma aplicao potica da teoria da relatividade, j que um mesmo objeto visto num mesmo instante sob vrios aspectos, relativizando assim o olhar do observador. O cubismo reflete tambm uma sociedade fragmentada do ps-guerra, e para o seu autor principal, Pablo Picasso, era um instrumento de resistncia. A pintura no foi feita para decorar as habitaes. um instrumento de guerra ofensiva e defensiva contra o inimigo (PICASSO, s.d.). A srie bblica pintada na dcada de quarenta recebeu influncias claras da obra Guernica, do pintor espanhol, obra que de fato o influenciou, mas, segundo Annateresa Fabris, Portinari a partir desse momento criou o que ela chama de Expressionismo Cubista. O artista recebeu fortes crticas tendo sido acusado de praticar uma esttica fascista, e de ser um radical de esquerda, pois havia se filiado ao Partido Comunista, ou mesmo de apenas reinterpretar o cubismo. Tal influncia vista com naturalidade por outros crticos, mas ele reage escrevendo: A arte brasileira s haver quando os nossos artistas abandonarem completamente as tradies inteis e se entregarem, com toda a alma, a interpretao de nosso meio. (PORTINARI, 1926) Drummond em carta ao amigo refere-se sua obra como a nossa expresso mais universal. Sentia-se explicado

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. 1, p. 81-92, jan./abr. 2012

83

Maurecir Guimares Moraes

atravs de suas pinturas e ainda que permanecesse ignorado, nos salvaria para o futuro. Candido Portinari se julgava um mensageiro do povo, um pintor social.
Todo artista que pense sobre os assuntos que incomodam o mundo, chegar a concluso de que fazendo seu quadro legvel, sua arte, ganhar muito mais, porque receber o apoio do povo. Os artistas que pensam em si prprios so os que mais sofrem, mas infelizmente um sofrimento que no leva a nada, e no ajuda a ningum. (PORTINARI, 1962).

As caractersticas particulares que marcam seu trabalho, onde identificamos a brasilidade que o tornou conhecido internacionalmente, so: corpos humanos sugerindo volume, ps enormes que fazem com que as figuras paream se relacionar intimamente com a terra, influncias de uma infncia de lavrador, e terra de tons avermelhados. Portinari foi o primeiro artista brasileiro moderno a ser premiado no exterior. Ao morrer, em 1962 deixou obras em museus da Europa e da Amrica.

Arte e educao ambiental


Segundo Leff, a crise ambiental em vigor nos leva a questionar o modelo de civilizao praticados at ento. A explorao da natureza pelo conhecimento e pela submisso s culturas nos levaram ao panorama ambiental atual. No possvel encarar o problema do desenvolvimento sustentvel sem uma mudana radical nos sistemas de conhecimento (LEFF, 2001). O saber ambiental ficou excludo do processo dos saberes no-cientficos. Atualmente tratado no ambiente escolar, como tema transversal, o que questiona Luzzi (2001) acreditando que a educao deve ser filosoficamente ambiental, onde o assunto se incorpore a todas as prticas educativas e no esteja restrita a uma abordagem temtica, pois a questo ambiental por natureza multidisciplinar. A fragmentao do saber produziu a especializao, mas dividiu o conhecimento em compartimentos que no interagem entre si, principalmente na escola. A Arte em sua linguagem visual frequenta hoje boa parte dos livros didticos. comum vermos em livros de Geografia, Histria, Cincias e Matemtica obras artsticas que aparecem muitas vezes no s como elementos ilustrativos, mas com propostas de dinmicas interativas, possibilitando a melhor absoro de conhecimentos. Ao mesmo, tempo tem sido utilizada como fator de redeno das classes mais desfavorecidas, com o intuito de retirar das ruas adolescentes, alvos fceis da marginalidade, vide grupos como Afroreggae, Timbalada e muitos outros. O mundo do trabalho tambm mudou bastante com o auxlio das tecnologias. As tarefas puramente fsicas so substitudas por tarefas de produo mais intelectual mais mentais, como o comando de mquinas, a sua manuteno e vigilncia (DELORS, 1999). Isso tem demarcado um tipo de

84

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. 1, p. 81-92, jan./abr. 2012

Criana morta e Retirantes, refletindo sobre a questo ambiental no semirido nordestino

profissional bem mais amplo, j que o saber conviver, e o saber ser so esferas referendadas pela cultura. preciso conhecer as culturas alheias para haver tolerncia e respeito s diferenas. Neste aspecto, a Arte se insere e pode contribuir muito na formao do indivduo criativo, reflexivo e interativo. As linguagens artsticas esto presentes na vida humana, antes mesmo da construo dos cdigos lingusticos complexos. O ser humano j deixava registrada, nas paredes das cavernas onde habitava, a sua impresso sobre o mundo, atribuindo valores mgicos a esse ato. Todas as civilizaes produziram Arte e Cincia. Para o semioticista americano Charles Sanders Peirce, o impulso esttico no ser humano inato e fator determinante nas suas escolhas e tomadas de decises, portanto, a dimenso artstica fundamental para o tratamento da questo ambiental.
O desejo do homem de desenvolver e completar indica que ele mais do que um indivduo. Sente que s pode atingir a plenitude quando se apoderar das experincias alheias que potencialmente lhe concernem, que poderiam ser dele. E o que o homem sente como potencialmente seu inclui tudo aquilo de que a humanidade, como um todo capaz. A Arte o meio indispensvel para essa unio do indivduo com o todo; reflete a infinita capacidade humana para a associao, para a circulao de experincias e ideias. (FISCHER, 1967).

Criana morta, Retirantes e meio ambiente

Figura 1 - PORTINARI, Cndido.Criana morta. leo sobre tela. 190 x180cm.


Fonte: http://www.portinari.org.br. Acesso em: 20 ago. 2011

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. 1, p. 81-92, jan./abr. 2012

85

Maurecir Guimares Moraes

Figura 2 - PORTINARI, Cndido.Retirantes. leo sobre tela. 190 x180cm.


Fonte: http://www.portinari.org.br. Acesso em: 20 ago. 2011

A srie de quadros pintados por Cndido Portinari - leo sobre tela na legenda denominada Retirantes nos mostra o fenmeno do xodo rural nordestino provocado pela seca. Uma das obras, elaborada na dcada de quarenta, apresenta uma famlia inteira que se coloca em posio de retirada. O discurso visual expressionista antropofgico do artista revela seres disformes, ps descalos, crianas com barrigas enormes e tonalidades de pele que se confundem com a terra ressequida ao redor. A feiura elevada condio de belo, pois revela o humano e seus flagelos. Este problema tratado desde o comeo do sculo XIX ainda no foi solucionado at os dias de hoje e, diga-se de passagem, que solues questionveis, como a transposio do rio So Francisco, esto em curso. O contedo trgico das obras Criana morta e Retirantes leva-nos a traar paralelos com a dramaticidade da tragdia grega, gnero teatral e literrio que expressa o conflito entre a vontade humana e os desgnios do destino. A articulao entre mito e razo so evidentes no estilo. Tragdia significa o canto do bode, evoca segundo Aristteles a origem do teatro grego em Dionsio, o deus da transformao, do ciclo da vida.
...Enquanto a minha vaquinha tiver o couro e o osso e puder com o chocalho pendurado no pescoo, eu vou ficando por aqui. Que Deus do cu me ajude quem sai da terra natal em outros cantos no para. S deixo o meu Cariri no ltimo pau de arara... (VENNCIO; CORUMBA; GUIMARES. O ltimo pau de arara. Disponvel em: <http://www.vagalume.com.br/ze-ramalho/ ultimo-pau-de-arara-2.html#ixzz1dIovklUk>).

Retirar-se opo limite de quem lida com situaes constrangedoras, relacionamentos infelizes ou no caso especfico do discurso visual apresentado por Portinari nos quadros Criana morta e Retirantes. a ltima opo de quem lida com calamidades naturais, inundaes, estiagem e seca. A seca no nordeste, de que se ouve falar desde muito tempo, um problema muito mais social e poltico do que metereolgico. Em outras regies do planeta onde chove muito menos do que no

86

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. 1, p. 81-92, jan./abr. 2012

Criana morta e Retirantes, refletindo sobre a questo ambiental no semirido nordestino

nordeste brasileiro, como Israel e Califrnia, no observamos flagelados da seca, que somam mais de 40 milhes de famintos. A comisso pastoral da terra chega a classificar a injustia social no tocante seca no Brasil como genocdio, uma verdadeira vergonha nacional. Perpetuando-se pela falta de investimentos e polticas justas. O problema no nordeste, caracterizado por um fenmeno, o natural, acentuado pela ao humana nefasta, com mtodos inadequados de agricultura, queimadas, desmatamentos e excessiva explorao das guas subterrneas. Visando minimizar os impactos decorrentes so, via de regra, empregadas medidas emergenciais de combate fome e escassez de gua (LI; MaAKARAU, 1994). A criana morreu! Vtima da inanio, da terra improdutiva, desertificada pela falta de gua. Segundo Sobrinho (1982, p.8), quando o sertanejo consegue escapar precariamente da seca, migrando para os grandes centros, tem sua famlia reduzida, com a morte de seus filhos, devido precariedade das condies de retirada. Fora-se assim o xodo, como aparece no texto bblico, que narra a sada dos israelitas que estavam sob domnio dos egpcios. Tal sada foi precedida por uma srie de calamidades conhecidas como as dez pragas do Egito. Nessa construo mtica aparecem as intempries naturais mais temidas pelo homem, desde que se tornou agricultor, fixou residncia e construiu povoados em torno de plantaes: rs, gafanhotos, piolhos, moscas, peste nos animais, chuva torrencial e escurido etc. No entanto, os israelenses s saram do Egito quando se deu a ltima praga, a morte dos primognitos. Morre o menino do fara, considerado a prpria encarnao da divindade e, como na obra Criana morta, revela-se o limite mximo da resistncia, d-se a perplexidade. Suplantar Tnatos que, na mitologia grega, personificava a morte e era representado como um jovem alado portando uma tocha apagada o sonho humano mais antigo, expresso no mito de Ssifo, considerado o mais astuto de todos os mortais, mestre da malcia e dos truques. Ele recebeu como castigo eterno de Zeus rolar uma enorme pedra de mrmore at o cume de uma montanha. Quando j estava alcanando o final de sua empreitada, a pedra rolava insistentemente sempre montanha abaixo at o ponto de partida. A tarefa de resistir sem gua num espao ngreme, representada pela mulher com o menino morto em seus braos, tentando, quem sabe, vencer a fora de Tnatos trabalho de Ssifo. No limite da resistncia, d-se o xodo, palavra que tambm serve para designar, na Grcia antiga, o ltimo episdio da tragdia, aps o canto de despedida do coro. Com a morte do primognito, d-se a retirada, o ancio com o cajado conduz sua numerosa famlia de agricultores em direo aos grandes centros urbanos, favelizados pelos desertores da seca, onde hoje em dia as crianas tambm morrem, vtimas das balas perdidas.
A massa de retirantes que se deslocou, em consequncia da penria de alimentos e desesperana de alcan-los, foi enorme e crescente com o decurso do vero... (SOBRINHO, 1982, p. 17).

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. 1, p. 81-92, jan./abr. 2012

87

Maurecir Guimares Moraes

Breve histrico da seca


A explorao do pau Brasil concentrou a ocupao portuguesa no nordeste brasileiro, fato que s mudou com a descoberta do ouro em Minas Gerais, no sculo XVIII e que representou o incio do declnio econmico do nordeste. D. Pedro II criou em 1856 a Comisso Cientfica de Explorao (CCE), chefiada pelo baro de Capanema, que recomendou a abertura de um canal ligando o rio So Francisco ao rio Jaguaribe (REBOUAS, 1997). Solues assistencialistas so praticadas desde 1721, quando D. Joo mandou vir de Portugal um navio com comida para distribuio aos flagelados da seca. As solues com cunho mais cientfico comearam com a criao do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro (IHGB), que constituiu uma equipe multidisciplinar para tratar do assunto. O baro de Capanema, chefe da misso, props melhoria nas condies de transporte de gua e construo de audes, mas o primeiro aude s foi construdo 22 anos aps. Comea ento a dana das siglas, com a criao de vrios organismos que se sucederam para enfrentar o problema: IOCS Inspetoria de Obras contra as Secas, DNOS Departamento Nacional de Obras contra as Secas, SUDENE Superintendncia de Desenvolvimento do Nordeste. Algumas dessas iniciativas contriburam para a melhoria da situao, embora enfrentando problemas tcnicos e vez por outra desviando verbas. Para Sobrinho (1982), a seca no nordeste no simplesmente um problema de falta de gua, mais um problema fsico-social e no apenas geogrfico. , portanto, um assunto complexo, que apresenta diversas variveis, em que a questo cultural bastante importante, pois denota a capacidade de adaptao do homem ao meio. Para ele o grau de cultura da populao e dos dirigentes fundamental para determinar a forma de enfrentamento e tratamento do problema. Chega a mencionar que as devastaes produzidas por uma seca severa, em uma sociedade de cultura inferior, podem causar maiores danos do que aconteceria em uma outra sociedade, considerada por ele, superior. Neste particular, deve-se ressaltar que no existe cultura melhor ou pior, nenhuma cultura absoluta, soberana; inferior ou superior, como diz Santos, a alta cultura surge como marca das grandes camadas dominantes da populao de uma sociedade (SANTOS, 1987, p.35). Neste sentido, pode-se pensar na falta de vontade poltica das camadas dirigentes, que caracterizam o problema como uma sentena natural, justificando assim a cultura da seca com a misria e os flagelos sociais embutidos. Segundo Rebouas (1997), ... o que mais falta no semirido nordestino no gua, mas determinado padro cultural que agregue a eficincia das organizaes, pblicas e privadas, envolvidas no negcio da gua (REBOUAS, 1997, p.11). Os problemas so potencializados pela m gesto dos recursos, quando se estimulam industrializaes e urbanizaes em reas de escassez de gua, degradando-se mais ainda os poucos mananciais existentes. O problema da seca afeta com gravidade boa parte do territrio norte americano, com ndice de precipitao de chuva igual ao da regio

88

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. 1, p. 81-92, jan./abr. 2012

Criana morta e Retirantes, refletindo sobre a questo ambiental no semirido nordestino

nordeste brasileira ou menor, com uma extenso rida e semirida maior do que o semirido nordestino, porm com uma produtividade agrcola infinitamente superior ao polgono das secas brasileiro. Para tratar o problema da seca no nordeste necessrio observar quatro questes segundo Sobrinho (1982): o ajustamento do meio fsico, ajustamento do homem nordestino ao espao geogrfico, caracterizado como um problema educacional urgente, recrutamento e capacitao de tcnicos e preparao poltica.

Da representao integrao
Atualmente o projeto de Integrao do Rio So Francisco com as bacias hidrogrficas do nordeste setentrional, desenvolvido pelo Ministrio da Integrao Nacional, apresenta-se como a nica alternativa para a seca no nordeste, no se compatibilizando com nenhuma outra soluo tecnolgica. Pretende-se captar 3,5% da gua do rio So Francisco para abastecer as bacias do Jaguaribe, Apodi, Piranhasau e Paraba. Com a inteno de beneficiar uma mdia de 12 milhes de pessoas que estariam fadadas ao subdesenvolvimento, estabeleceram-se os seguintes objetivos: aumentar a oferta de gua, com garantia de atendimento ao semirido; fornecer gua de forma complementar para audes existentes na regio, viabilizando melhor gesto da gua; reduzir as diferenas regionais causadas pela oferta desigual dos recursos hdricos entre bacias hidrogrficas e populaes. Esses objetivos esto delineados no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), do Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA), porm, segundo Nota Tcnica no. 34 p/2005, do Ministrio Pblico (PARANHOS, 2005), no indica quem, como, e de que forma sero beneficiados os supostos sujeitos do projeto. Desde 1875, por ocasio de uma grande seca na regio, quando o poder pblico teve de intervir contra a escassez de gua, j se apontava, como soluo para o problema, a transposio de rios, (RIMA, 2011, p.22) com a inteno de compartilhar suas guas com regies mais afetadas pela seca. O projeto em curso vem na contramo de todos os esforos mundiais em busca do desenvolvimento sustentvel. O interesse recente por desenvolvimento limpo, no qual a palavra de ordem sustentabilidade, j preconizada pelo primeiro ministro noruegus Gro Harlem Brundtland, em 1980 no conselho empresarial mundial, onde afirmou: satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras satisfazerem as suas prprias necessidades (KRAMER; POTTER, 2006). A equipe tcnica que elaborou o EIA (Estudo de Impacto Ambiental), formada por um consrcio de empresas contratadas, identificou 44 impactos, sendo 23 considerados como de maior relevncia. Desses impactos 11 so positivos e 12 negativos (RIMA, 2011, p.75). No entanto, alguns desses impactos, considerados no relevantes pela equipe, podem produzir um maior desequilbrio ambiental no

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. 1, p. 81-92, jan./abr. 2012

89

Maurecir Guimares Moraes

futuro, como a acelerao do processo de desertificao em algumas reas, o risco de reduo da biodiversidade das comunidades biolgicas aquticas nativas nas bacias receptoras, o surgimento de espcies daninhas e a proliferao de vetores nocivos ao homem, reforando uma problemtica de sade pblica. So eventos que j so capazes de produzir danos para o futuro e difceis de serem mensurados, sem mencionar os danos ao patrimnio cultural arqueolgico, pois a regio do projeto rica em stios arqueolgicos, localizados principalmente nas reas de escavao e inundao, e o patrimnio paleontolgico no vale dos dinossauros, no municpio de Souza, considerado o local de maior concentrao de pegadas fossilizadas de dinossauros do mundo. Nesses casos, nenhuma medida mitigadora dar conta de resolver os problemas provocados.

Concluso
A gua no nordeste brasileiro mais do que um recurso natural, a motivao de sobrevivncia da populao e objeto de disputa entre os que detm o poder e a terra. A seca tem sido tratada como uma anomalia do sistema que precisa ser combatida, e at hoje o problema no foi encarado de forma conjuntural. Exemplos, no mundo, de adaptabilidade e produtividade em regies desrticas, onde no existem miserveis como subproduto do habitat, no faltam. O fator diferencial talvez esteja na formao cultural e poltica de um povo, principalmente na seriedade poltica para enfrentamento de problemas como este, sem a busca de vantagens pessoais. Observe-se o caso da provncia de Fukushima, parcialmente destruda por um terremoto de 8,9 pontos na escala Richter, seguido por um tsunami devastador. Foi reconstruda em cinco meses, e ainda devolveram dinheiro para a Cruz Vermelha internacional. Infelizmente no Brasil desviase at verba destinada a atenuar situaes de calamidade pblica. Atualmente o projeto de transposio do rio S. Francisco, tem sido apontado como nica alternativa para a resoluo do problema da seca no nordeste, fere os princpios atuais de desenvolvimento sustentvel, pois produzir uma srie de problemas ambientais que sero irrefreveis no futuro, tudo isto para atender s necessidades dos grandes latifundirios da regio. duvidoso se realmente a populao que vive da agricultura de subsistncia ser melhor beneficiada, pois essa gua ter um alto custo financeiro para a populao. De fato os benefcios, sociais e econmicos, se o projeto atingir realmente o que se prope, so enormes; porm diante dos desastres ambientais, fica a dvida de que realmente no existam outras alternativas viveis, menos impactantes. A Arte, entendida em seu contexto histrico e social, pode contribuir de forma decisiva para a ampliao da conscincia crtica nos indivduos.Vrios artistas deixaram registrados em suas imagens verdadeiros relatrios sobre os problemas de sua poca. Os trabalhos de Portinari analisados aqui apontam para a problemtica da seca no nordeste, e permitem refletir sobre as solues apontadas. Para o arte educador Louis Porcher

90

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. 1, p. 81-92, jan./abr. 2012

Criana morta e Retirantes, refletindo sobre a questo ambiental no semirido nordestino

(1982), a educao pela arte no pretende criar no indivduo um gosto duvidoso por belas artes, mas possibilitar a construo de um cidado exigente em relao ao espao em que vive, sensvel a toda feiura ou poluio visual e sonora que o cerca. neste enfoque que ela pretende contribuir para o processo de despertar a conscincia crtica nos indivduos, levando-os a refletir sobre as questes ambientais. O artista aponta para um problema com grande relevncia social em sua poca ou fora de poca, que determinaria problemas maiores no futuro. No indica caminhos, mas muitas vezes revela o que est ainda na obscuridade.

Referncias
A VERSATILIDADE de preferncias no momento artstico. O Jornal, Rio de Janeiro, 1926. AMARAL, Jos Luiz do. Artes plsticas significado e contexto. Porto Alegre: Tch, 1987. 175 p. FABRIS, Annateresa. Portinari, pintor social. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1977. 230p. ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. So Paulo: Cia das Letras, 1999. ALVES, Jos Jakson Amancio; NASCIMENTO, Sebastiana Santos. Transposio do rio So Francisco: (des)caminhos para o semi-rido do Nordeste brasileiro. Revista Espao Acadmico, Maring, Paran, n. 99, ago. 2009. BASTIDE, R. Arte e sociedade. So Paulo: Nacional, 1979. BAUDELAIRE, Charles. Sobre a Modernidade. O pintor da vida moderna. 3.ed. So Paulo: Paz e Terra, 2002. DELORS, Jacques et al. Educao: um tesouro a descobrir. Relatrio para a UNESCO da Comisso Internacional sobre Educao para o Sculo XXI. 4 ed. So Paulo: Cortez; Braslia: UNESCO, 1999. FISHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. GOLDEMBERG, J.; VILLANUEVA, L.D. Energia, Meio Ambiente & Desenvolvimento. So Paulo: EDUSP, 2003 HAUSER, Arnold. Histria social da literatura e da arte. So Paulo: Mestre Jou, 1972. HABERMAS, Jrgen. O discurso filosfico da modernidade. Traduo de Maria Leopoldina de Almeida. Lisboa: Dom Quixote, 1998. LEFF, E. Epistemologia ambiental. So Paulo: Cortez, 2001. LI, K., A.; MAKARAU. Drought and Desertification, Reports to the Eleventh Session of the Comission for Climatology. WCASP-28, WMO, 1994.

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. 1, p. 81-92, jan./abr. 2012

91

Maurecir Guimares Moraes

PARANHOS, Maria Fernanda. EIA/RIMA para o licenciamento ambiental do Projeto de Integrao do Rio So Francisco com Bacias Hidrogrficas do Nordeste Setentrional. Disponvel em: <www.cimi.org.br/pub/publicacoes/1128978479_NT34EIARima.doc>. Acesso em: 12 nov. 2011. PICASSO, Pablo. Erosmemria. So Paulo: Massao Ohno, s.d. PORCHER, Louis. Educao Artstica: luxo ou necessidade?. So Paulo: Summus, 1982. PORTINARI, Candido. /Carta/ 12 set. 1929 Paris /para/ Olegrio Mariano. Rio de Janeiro (CO-4451). PORTINARI, Candido. /Carta/ 12 jul.. 1930, Paris /para/ Rosalita Mendes de Almeida. Rio de Janeiro. (CO-4545). POTER, Michael E.; KRAMER, Mark R. The link Between Competitive Advantage and Corporate Social Responsibility. Strategy & Society, Havard, p. 1-19, 2006. REBOUAS, Aldo. A histria da transposio do rio So Francisco. Revista Estudos Avanados, Instituto de Estudos Avanados da Universidade de So Paulo - USP, So Paulo, n.29, p. 136, 1997. RIMA. Relatrio de Impactos Ambientais. Projeto So Francisco. Disponvel em <http:// www.ana.gov.br/>. Acesso em: 18 ago. 2011. SANTAELLA, Lucia. Por que a semitica de Peirce tambm uma teoria da comunicao. Comunicao e Linguagens, Lisboa, v. 29, p. 43-52, 2002. SANTAELLA, Lucia. Matrizes da Linguagem e Pensamento. Sonora, Visual, Verbal. Aplicaes na Hipermdia. So Paulo: Iluminuras/Fapesp, 2001. v. 1: 432 p. SANTOS, Jose Luis dos. O que cultura. So Paulo: Brasiliense, 2006. SOBRINHO, Thomaz Pompeu. A histria das secas sculo XX. Mossor: Fundao Guimares Duque, 1982. SARTRE, Jean Paul. L imaaginaire. Paris: Gallimard, 1956. TELLES, Goffredo Junior. Aristteles, Arte Retrica e Arte Potica: estudo introdutrio. So Paulo: Tecnoprint S.A. VENNCIO; CORUMBA; GUIMARES. O ltimo pau de arara. Disponvel em:<http:// www.vagalume.com.br/ze-ramalho/ultimo-pau-de-arara-2.html#ixzz1dIovklUk>. Acesso em: 2011.

Artigo recebido em: 2 set. 2011 Aceito para publicao em: 20 mar. 2012

92

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. 1, p. 81-92, jan./abr. 2012

You might also like