You are on page 1of 2

A Secretaria Municipal de Educao de Santa Maria do Suau, neste folder, tem como objetivo, apresentar sua estrutura organizacional

e sua filosofia de trabalho em consonncia com o Projeto Poltico Pedaggico, a ser desenvolvida nestes quatro anos (2013-16), ofertando s suas comunidades, rural e urbana, uma educao de qualidade.

CARO EDUCADOR
A Secretaria Municipal de Educao de Santa Maria do Suau, tem orgulho em t-lo como FUNCIONRIO. Sabendo de seu comprometimento com a EDUCAO, esperamos desenvolver juntos, trabalhos de qualidade em prol do desenvolvimento integral de nossos alunos. Os SONHOS no determinam o lugar onde vamos chegar, mas produzem a fora necessria para nos tirar do lugar em que estamos. Inspirem seus projetos educacionais em sonhos para a construo de uma sociedade mais JUSTA e FELIZ. Talvez pense que no pode mudar uma sociedade, mas j um grande passo mudar um ser humano. No esperamos muito de VOC, apenas o melhor que tem a oferecer queles que dependem do teu SABER. No ato de ensinar, independente da idade ou situao, busque inspirao no Maior Mestre, JESUS CRISTO.

PREFEITURA DE SANTA MARIA DO SUAU


Adm. 2013-2016

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO

Educao Infantil: - Creche: 0 a 3 anos


- Pr Escolar: 4 e 5 anos

Ensino Fundamental: - Anos Iniciais: 6 a


10 anos - Anos Finais: 11 a 14 anos

Prefeito: Roberto Costa Alves Vice-Prefeito: Cidin Caldeira Frana Sec. M. de Educao: Slvia Lib. dos Santos

Educao de Jovens e Adultos: Anos


Iniciais: 15 anos ... O direito formao na especificidade de seu tempo humano e assegurar a permanncia e a continuidade dos estudos para pessoas com experincias diferenciadas de vida e trabalho

Educao ao alcance de todos.

Misso da Educao
Engajados num trabalho de equipe e coerentes com a nossa realidade, buscar:

Princpios e Valores
Estabelecer como norteadores das aes pedaggicas: Funo Social: Colocar-se diante da educao como agente de mudanas, capaz de interferir no processo histrico de forma positiva. Os Princpios ticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum. Os Princpios Polticos: dos direitos e deveres da cidadania, do exerccio da criticidade e do respeito ordem democrtica. Os Princpios Estticos: da sensibilidade da criatividade e da diversidade de manifestaes artsticas e culturais.

Currculo
O currculo constitudo de todas as atividades realizadas na escola e das metodologias utilizadas. As escolas devero manter coerncia entre o currculo prometido e o currculo oferecido de fato. Nestas consideraes o currculo escolar contemplar os objetivos previstos para cada nvel de ensino. O currculo para Educao Infantil est fundamentado no Referencial Curricular Nacional da Educao Infantil, elaborado pelo MEC e o currculo do Ensino Fundamental tem como referncia os PCNs, os CBCs e os descritores de competncias do SAEB.

Aos Alunos:
contribuir para educao integral, considerando a individualidade e o ritmo prprio de cada um. - proporcionar um espao escolar de convivncia saudvel para que nossos alunos tenham uma boa convivncia social. - criar conflitos cognitivos, permitindo ao aluno, construir, desconstruir e reconstruir conceitos. - contribuir para o fortalecimento de vnculos de famlia, dos laos de solidariedade humana e de tolerncia recproca em que se assenta a vida social. - favorecer a integrao das escolas com a comunidade, atravs de mtua cooperao, na realizao das atividades de carter cvico, social e cultural. - estimular a aquisio do conhecimento atravs da pesquisa e acesso s tecnologias. - garantir a permanncia do aluno na escola, desenvolvendo aulas atrativas e prazerosas.

Informaes Pedaggicas
O trabalho pedaggico apia-se em alguns pressupostos: - o aluno mediado pelo professor, constri seu conhecimento. - ao aluno assegurado o tempo necessrio para aquisio de conhecimentos e habilidades necessrias ao processo de desenvolvimento. - o currculo contempla, alm do aspecto cognitivo, o processo de socializao e a formao integral. - o aluno que apresentar ritmo diferenciado de aprendizagem ter atendimento individualizado - o trabalho pedaggico obedece aos princpios da equidade- oferecer ao aluno aquilo que ele realmente necessita.

Avaliao
A aprendizagem do aluno ser avaliada por toda a equipe da escola com carter processual, formativo e participativo, sendo contnua, cumulativa e diagnstica, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Os procedimentos avaliativos internos so realizados atravs de diversos recursos que embasaro o diagnstico para intervenes pedaggicas necessrias, orientadas pelo PIP Plano de Interveno Pedaggica. Utilizando tambm, a anlise dos resultados das avaliaes externas do Sistema Mineiro de Avaliao da Educao Pblica SIMAVE e do Programa de Avaliao da Alfabetizao PROALFA, garantindo assim, a efetiva aprendizagem dos alunos.

Aos Educadores:
- valorizar o educador reconhecendo suas competncias e habilidades profissionais. - dar suporte necessrio para que possa desenvolver um trabalho pedaggico de qualidade.

You might also like