You are on page 1of 22

COMPANHIA ESTADUAL DE GUAS E ESGOTOS

NORMA GERAL PARA PROJETO E CONSTRUO DE PEQUENAS ESTAES DE TRATAMENTO DE ESGOTO NT-3.360-000.000-GPT-04-001

SETEMBRO/2008 REVISO 0

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

APRESENTAO

A presente regulamentao tem por objetivo fixar as condies para o projeto e construo de pequenas Estaes de Tratamento de Esgotos (ETEs) sanitrios a serem operadas e mantidas pela COMPANHIA ESTADUAL DE GUAS E ESGOTOS CEDAE, visando uma padronizao mnima que proporcione as seguintes vantagens: a) garantir a qualidade do tratamento de esgotos sanitrios; b) reduzir a diversidade de processos de tratamento, visando facilitar a operao e manuteno de pequenas ETEs sob responsabilidade da CEDAE; c) facilitar o projeto, a operao e a manuteno de pequenas ETEs, empregando-se equipamentos e elementos de controle padronizados; d) reduzir os estoques de peas de reserva para manuteno; e) permitir o intercmbio de peas entre ETEs; f) permitir a reduo de arquivos de documentao tcnica. Para os efeitos de aplicao desta Norma define-se Pequena Estao de Tratamento de Esgotos uma instalao destinada a receber e tratar esgotos sanitrios empregando um processo de tratamento de tecnologia estabelecida e com capacidade de receber o efluente produzido por uma populao contribuinte no superior a 40.000 (quarenta mil) habitantes. Esta Norma tem carter complementar, no dispensando o conhecimento e obedincia da legislao e das normas tcnicas pertinentes, especialmente a norma NBR 12209 Projeto de Estaes de Tratamento de Esgoto Sanitrio. Esta Norma so se aplica s ETEs em empreendimentos particulares entretanto, a mesma deve ser considerada no caso de haver a possibilidade de futura transferncia da operao e manuteno da estao CEDAE. Aspectos referentes ao projeto no contemplados por esta norma sero objeto de discusso entre as equipes tcnicas do projetista e da CEDAE. reservado CEDAE o direito de, em qualquer tempo, modificar o contedo desta Norma no todo ou em parte por motivo de ordem tcnica ou legal.

EMISSO: SETEMBRO/2008

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

NDICE
CAPTULO PGINA

1. PROJETO ......................................................................................................................... 01 1.1. QUALIDADE DO EFLUENTE ............................................................................ 01 1.2. DOCUMENTAO ............................................................................................... 01 2. DISPOSITIVOS E UNIDADES DE TRATAMENTO ................................................. 03 2.1. RGOS AUXILIARES DE ENTRADA, DESVIOS E EXTRAVASORES .. 03 2.2. GRADES .................................................................................................................. 03 2.3. DESARENADOR ................................................................................................... 05 2.4. ELEVATRIA DE ESGOTO BRUTO E DEMAIS ELEVATRIAS ............. 05 2.5. DECANTADOR ...................................................................................................... 05 2.6. TANQUE DE AERAO ..................................................................................... 05 2.7. AERAO MECNICA SUPERFICIAL .......................................................... 06 2.8. AERAO POR AR DIFUSO .............................................................................. 06 2.9. DIGESTOR ANAERBIO ................................................................................... 07 2.10. ESTABILIZAO E DESIDRATAO DO LODO ........................................ 07 3. EQUIPAMENTOS E TUBULAES ........................................................................... 08 3.1. EQUIPAMENTOS ................................................................................................. 08 3.2. AGITADORES MECNICOS E MISTURADORES ........................................ 09 3.3. TUBULAES ....................................................................................................... 09 4. EDIFICAO .................................................................................................................. 10 4.1. ALOJAMENTO PARA OPERADORES ............................................................. 10 4.2. PISOS EXTERNOS E INTERNOS ...................................................................... 10 4.3. FUNDAO PARA BASE DE EQUIPAMENTOS, ALVENARIAS, LAJES 11 E CONCRETO ESTRUTURAL, SEU TRATAMENTO E IMPERMEABILIZAO 4.4. EQUIPAMENTOS DE MOVIMENTAO ....................................................... 11

EMISSO: SETEMBRO/2008

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

4.5. INSTALAO HIDRULICA ............................................................................ 11 4.6. URBANIZAO .................................................................................................... 12 4.7. SEGURANA ......................................................................................................... 12 5. INSTALAO ELTRICA ........................................................................................... 13 5.1. SEGURANA DAS INSTALAES .................................................................. 13 5.2. INSTALAES E PAINIS PARA ELEVATRIAS ...................................... 13 5.3. COMANDOS E ACIONAMENTOS .................................................................... 13 5.4. PROTEES .......................................................................................................... 14 5.5. ELETRODUTOS .................................................................................................... 15 5.6. ILUMINAO ....................................................................................................... 15 5.7. SUBESTAES ABRIGADAS ............................................................................ 16 5.8. DESENHOS DE INSTALAES ELTRICAS ................................................ 16 6. NORMAS ADOTADAS COMO REFERNCIA ......................................................... 17

EMISSO: SETEMBRO/2008

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

PROJETO

1.1 1.1.1

QUALIDADE DO EFLUENTE As pequenas ETEs devero ser projetadas para fornecer concentraes de poluentes no efluente final conforme determina a DIRETRIZ 215 Diretriz de Controle de Carga Orgnica Biodegradvel em Efluentes Lquidos de Origem No Industrial da FUNDAO ESTADUAL DE ENGENHARIA DO MEIO AMBIENTE FEEMA.

1.2 1.2.1

DOCUMENTAO Os seguintes documentos devem ser apresentados CEDAE para aprovao do projeto:

1.2.1.1 Memorial de projeto da instalao e memria de clculo do dimensionamento das unidades de tratamento e rgos auxiliares, informando, pelo menos, os seguintes parmetros bsicos: a) descrio e justificativa da escolha do processo de tratamento; b) vazes afluentes: mxima, mdia e mnima; c) demanda bioqumica de oxignio (DBO) e demanda qumica de oxignio (DQO) do esgoto afluente; d) concentrao de slidos em suspenso totais (RNFT) no esgoto afluente; e) Os valores dos parmetros mencionados nos itens b) e c) devem ser determinados atravs de investigao local; as determinaes dos valores citados no item c) devem ser feitas atravs de anlises laboratoriais realizadas em laboratrios credenciados pela FEEMA. Na ausncia destas determinaes podem ser usados os valores da literatura tcnica ou normas nacionais ou estaduais, desde que justificados; f) balano de massa das unidades da ETE. 1.2.1.2 Manual de operao da ETE, contendo, pelo menos: a) descrio simplificada da ETE; b) parmetros utilizados no projeto; c) fluxograma e arranjo em planta (lay-out) da ETE com identificao das unidades e rgos auxiliares; d) procedimentos de operao com descrio de cada rotina e sua freqncia; e) identificao dos problemas operacionais mais freqentes e procedimentos a adotar em cada caso; f) descrio dos procedimentos de segurana do trabalho; g) modelos das fichas de operao a serem preenchidas pelo operador; 1.2.1.3 Projeto hidrulico incluindo: plantas, cortes e perfil hidrulico. 1.2.1.4 Plantas de arquitetura e urbanismo, incluindo planta de locao das unidades. 1.2.1.5 Planta de situao da ETE, indicando o corpo receptor e a localizao do ponto de descarga.

EMISSO: SETEMBRO/2008

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

1.2.1.6 Especificao de equipamentos e acessrios. 1.2.1.7 Projeto das fundaes e superestrutura dimensionadas conforme as normas NBR 6122 e NBR 6118, respectivamente. 1.2.1.8 Projeto da instalao eltrica de baixa e alta-tenso e de iluminao, dimensionadas conforme a norma NBR 5410 e NBR 14039. 1.2.1.9 Diagramas eltricos e instalaes eltricas. 1.2.1.10 Projeto da malha de aterramento.

1.2.2

Para a aprovao final da obra todos os projetos citados devem ser fornecidos atualizados conforme executados (as built), com as respectivas justificativas para as alteraes implementadas.

EMISSO: SETEMBRO/2008

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

DISPOSITIVOS E UNIDADES DE TRATAMENTO

2.1 2.1.1

RGOS AUXILIARES DE ENTRADA, DESVIOS E EXTRAVASORES A ETE deve ser dotada de canalizao de desvio (by-pass) ou extravasor. Caso a ETE disponha de Elevatria de Esgoto Bruto, o dispositivo extravasor dever situar-se a montante da referida elevatria e dos dispositivos de remoo de areias e slidos grosseiros, caso estes precedam a elevatria, para fazer face a eventuais paralisaes dos conjuntos motor-bomba e unidades de tratamento. Quando houver a possibilidade de refluxos, deve ser instalada uma vlvula de gaveta ou comporta na sada do desvio ou extravasor para o corpo receptor. O dimensionamento do extravasor deve levar em conta as seguintes condies: a) vazo mxima igual vazo mxima de esgoto afluente correspondente s condies do final do horizonte do projeto, com acrscimo da contribuio pluvial parasitria quando for o caso; b) quando o nvel mximo de extravaso no evitar remanso no conduto afluente, deve ser verificada a sua influncia na rede situada a montante da ETE; c) o nvel mximo de extravaso no deve permitir inundao de esgoto no local da estao de tratamento.

2.1.2

2.1.3

2.1.4

Deve ser prevista uma comporta ou vlvula de gaveta para o bloqueio do esgoto afluente ETE, devendo ser redirecionado o esgoto retido para o dispositivo de desvio ou extravaso.

2.2 2.2.1

GRADES O projeto dos dispositivos de gradeamento de esgotos deve ser feito de acordo com o disposto na Norma Brasileira NBR 12208 Projeto de Estaes Elevatrias de Esgotos Sanitrios. Em qualquer situao vedado o uso de cestos removveis ou crivos. As grades devem ser instaladas a montante da unidade de remoo de areias e da elevatria de esgoto bruto. A abertura da grade (espaamento entre barras) no deve exceder 2,5 cm nem 80% do dimetro aparente mximo do maior slido admissvel pela bomba. Caso a grade instalada a montante da elevatria de esgotos brutos tenha uma abertura superior a 1,25 cm dever ser instalada uma grade adicional com abertura de 1,25 cm imediatamente jusante da referida elevatria. O acesso grade deve ser cmodo e seguro, protegido com guarda corpo, corrimo e piso antiderrapante. vedado o uso de escada tipo marinheiro. As grades no devem ser instaladas imediatamente aps curvas no canal da grade.

2.2.2 2.2.3

2.2.4

2.2.5

2.2.6

EMISSO: SETEMBRO/2008

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

2.2.7

As grades devem ser dotadas de dispositivo, tipo placa morta, montado de forma impedir a extravaso do afluente por sobre a grade quando da ocorrncia de eventuais paralisaes dos conjuntos motor-bomba da elevatria de esgoto bruto. As dimenses do perfil da barra devem ser definidas em funo do comprimento da barra e de reforos intermedirios, de modo a assegurar a estabilidade do conjunto. Recomenda-se a espessura do perfil de 6 mm a 13 mm, com largura de 40 mm a 60 mm. Barras de seo circular devem ter seu dimetro compreendido entre 10 mm e 25 mm. Quando houver mais de um canal de grade, devem ser instaladas comportas na entrada e sada de cada canal. No caso de grades no mecanizadas admite-se o emprego de stoplogs.

2.2.8

2.2.9

2.2.10 A distncia mxima para transporte manual de slidos removidos da grade no deve exceder 5 m na horizontal e 2 m na vertical. 2.2.11 Grades devem ser obrigatoriamente de limpeza mecanizada quando: a) o volume de material retido justificar seu uso; b) a profundidade do canal da grade for superior a 4 m; c) quando ocorrerem dificuldades de operao relativas localizao da elevatria. 2.2.12 As grades de limpeza mecanizada devem atender as seguintes condies: a) b) c) d) o espaamento entre barras deve estar compreendido entre 1,25 cm a 2,5 cm; o material das barras deve ser ao inoxidvel AISI 304; espessura da placa morta no deve ser inferior a 1/4; o material da placa morta, chumbadores, raspadores do material gradeado (rastelo e bandeja), eixo do rastelo e limpadores dos raspadores deve ser ao inoxidvel AISI 304; e) o material do limpador do raspador deve ser polietileno ou material similar; o limpador deve ser substituvel; f) a grade deve ser dotada de acionamento eletromecnico com moto-redutor montado em base fixada em sua parte superior, sem possibilidade de contato com o lquido, com transmisso por correntes ou cremalheira em ao inoxidvel. vedado o emprego de sistema de transmisso atravs de cabos de ao. 2.2.13 As grades de limpeza manual devem ser fabricadas em ao inoxidvel AISI 304. 2.2.14 Os critrios para o dimensionamento de grades so: a) a velocidade de escoamento entre barras deve estar compreendida entre o valor mnimo de 0,8 m/s e o mximo de 1,2 m/s correspondente vazo mxima afluente para as condies do final do horizonte do projeto; b) a inclinao em relao horizontal deve situar-se entre 45 e 60 para grades de limpeza manual ou de 60 a 90 para grades de limpeza mecanizada; c) a perda de carga na grade deve ser calculada para condies de escoamento correspondentes a grade 50% obstruda ou ser estimada em 0,15 m, adotando-se o maior entre os dois valores.

EMISSO: SETEMBRO/2008

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

2.3 2.3.1

DESARENADOR O acesso ao desarenador deve ser cmodo e seguro, protegido com guarda corpo, corrimo e piso antiderrapante. vedado o emprego de escada tipo marinheiro. O desarenador com limpeza manual deve ser projetado de forma a que a distncia a ser percorrida pelo operador para transporte manual de areia no seja superior a 5 m na horizontal e 2 m na vertical. O desarenador deve dispor de uma caamba com volume de 5 m, em conformidade com a norma NBR 14728. No entanto, critrio do projetista, ETEs que recebem pequenas vazes afluentes devem dispor de mais de uma caamba dotada de rodzios giratrios, dreno de fundo e suporte para iamento por equipamento do tipo poliguindaste com volume no inferior a 1,5 m para estocagem da areia removida. Deve ser instalado um dispositivo de medio de vazo tipo Calha Parshall, fabricado em plstico reforado com fibra de vidro ou material equivalente, preferentemente logo aps a extremidade de jusante do desarenador. Caso o desarenador se situe a jusante da elevatria de esgoto bruto, os rotores e volutas (carcaa) das bombas desta elevatria devero ser constitudos de material resistente abraso.

2.3.2

2.3.3

2.3.4

2.3.5

2.4 2.4.1

ELEVATRIA DE ESGOTO BRUTO E DEMAIS ELEVATRIAS O projeto das elevatrias de esgotos integradas ETE deve ser feito de acordo com o disposto na Norma Brasileira NBR 12208 Projeto de Estaes Elevatrias de Esgotos Sanitrios e na Norma CEDAE NT-3.200-000.000-SPT-04-001 Norma Geral Para Projeto e Construo de Estaes Elevatrias de Esgotos Sanitrios.

2.5 2.5.1 2.5.2

DECANTADOR O dimetro da tubulao de remoo de lodo deve ser igual ou superior a 150 mm. Nas ETEs que adotam uma das variantes do processo de lodos ativados e no dispem de elevatria de lodo ativado o retorno do lodo ativado do decantador secundrio aos tanques de aerao deve ser feito rapidamente, evitando retenes em poos, canais ou tubulaes.

2.6 2.6.1

TANQUE DE AERAO vedado o emprego de aeradores mecnicos submersos do tipo bomba com ejetor de ar.

EMISSO: SETEMBRO/2008

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

2.7 2.7.1 2.7.2

AERAO MECNICA SUPERFICIAL vedado o uso de tanques de aerao circulares em planta. Para o dimensionamento do sistema de aerao superficial, a taxa de transferncia de oxignio sob condies padro (ou taxa nominal de transferncia de oxignio para a gua limpa a 20 C, isenta de oxignio dissolvido e ao nvel do mar) deve ser a obtida em ensaio feito com equipamento idntico ao que ser instalado na ETE e de acordo com os procedimentos descritos na publicao A standard for the measurement for oxygen transfer in clear water (ASCE). No caso de no se dispor do resultado do ensaio acima referido, no ser permitida a adoo de valor superior a 1,5 kg O2/kW.h.

2.7.3 Deve ser apropriada na placa de identificao dos aeradores a taxa de transferncia de oxignio sob condies padro (kg/kW.h ou kg/hp.h). 2.7.4 Caso o tanque de aerao, dimensionado de acordo com o item 6.3.16 da NBR 12209, adote apenas uma unidade de aerao superficial, dever ser fornecida uma unidade reserva idntica utilizada. 2.7.5 O acesso a equipamentos de aerao superficial instalados em plataformas fixas deve ser fcil, preferencialmente usando passarela cujas dimenses e estrutura permitam a movimentao de prtico para a retirada e colocao do equipamento quando necessrio. 2.7.6 Os rotores e o eixo de aeradores mecnicos devem ser fabricados em ao inoxidvel. 2.7.7 O rotor deve ser provido de marcao indicando o seu sentido normal de rotao e submergncia mxima em local facilmente visvel. 2.7.8 O conjunto motor/redutor/rotor deve ser fornecido com base metlica para fixao na plataforma com sistema de regulagem que permita seu nivelamento e ajuste da submergncia do rotor. 2.7.9 Os conjuntos motor/redutor/rotor devem ser fornecidos com os respectivos certificados de ensaio de rotina, inclusive laudo do balanceamento dinmico do rotor.

2.8

AERAO POR AR DIFUSO

2.8.1 Sistemas de aerao por ar difuso devem adotar apenas difusores especialmente fabricados para tal fim. vedado o emprego de tubos perfurados. 2.8.2 Sopradores empregados em sistemas de aerao por ar difuso devem dispor de dispositivo automtico de alvio de presso para a partida do soprador.

EMISSO: SETEMBRO/2008

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

2.9 2.9.1

DIGESTOR ANAERBIO A coleta e o transporte do gs de digesto devem dispor de dispositivos de segurana, compreendendo: removedores de condensados, corta-chamas, reguladores de presso e limitadores de presso mxima e sub-presso, dotados de alarme.

2.10

ESTABILIZAO E DESIDRATAO DO LODO

2.10.1 A estabilizao e a desidratao do lodo devem ser realizadas na prpria ETE quando a mesma atender uma populao igual ou superior a 6.000 habitantes ou quando produzir lodo a ser removido com vazo igual ou superior a 6 m/dia.

EMISSO: SETEMBRO/2008

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

EQUIPAMENTOS E TUBULAES

3.1 3.1.1

EQUIPAMENTOS Os equipamentos devem dispor de placa de identificao em ao inoxidvel, colocada em local facilmente visvel, contendo as seguintes informaes: a) b) c) d) e) razo social e endereo do fabricante; nmero da norma correspondente; identificao do modelo e nmero de srie; ano de fabricao; dados eltricos e mecnicos relevantes.

3.1.2

Os motores eltricos devem satisfazer as seguintes condies: a) atenderem os requisitos da norma NBR 7094; b) serem totalmente fechados, com ventilao externa, para funcionamento ao tempo, proteo mnima de IP(W) 55, conforme NBR 6146. Motores dotados de variador de velocidade podem ter ventilao independente; c) disporem, na plaqueta de identificao, alm dos dados mencionados no item 3.1.1, a identificao alfanumrica de seus rolamentos e retentores; d) terem fator de servio superior a 1,15; e) absorverem potncia no superior a 80% de sua potencia nominal.

3.1.3

Os motores eltricos devem ser fornecidos acompanhados, no mnimo, dos certificados de ensaios de rotina que abrangem: tenso aplicada e isolamento. Os redutores devem ser fornecidos acompanhados, no mnimo, dos certificados de ensaios de rotina, que abrangem: relao de reduo, aquecimento e vibrao. Todos os equipamentos devem ser fornecidos com os seus respectivos manuais de instalao, manuteno e operao, alm dos desenhos dimensionais e lista de componentes. Transmisses por correia devem ser evitadas. Se absolutamente necessrias, seu uso deve ser justificado e devem ser protegidas por caixa-guarda de chapa de ao ou tela fina metlica. As polias devem ser balanceadas esttica e dinamicamente. Os flutuadores de vertedores, aeradores, misturadores e de outros equipamentos devem ser constitudos de material resistente aos esforos mecnicos e protegidos contra a agressividade do esgoto. O coeficiente de flutuao deve ser no mnimo de 1,7. O volume interno dos flutuadores deve ser preenchido por material impermevel de baixa densidade. Todos os equipamentos devem ser projetados tendo em vista a operao ao tempo. A robustez e a durabilidade devem ser compatveis com as caractersticas do esgoto. Parafusos, porcas e arruelas usados nos equipamentos, dispositivos e unidades de tratamento devem ser de ao inoxidvel, inclusive os empregados na fixao das bases dos equipamentos.

3.1.4

3.1.5

3.1.6

3.1.7

3.1.8

3.1.9

EMISSO: SETEMBRO/2008

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

3.1.10 Os equipamentos devem ser inspecionados e testados na fbrica por fiscais credenciados pela CEDAE, correndo as eventuais despesas de passagens, translados, hospedagem e refeies por conta do fabricante ou da empresa responsvel pela obra de construo da ETE. O fabricante deve facilitar o livre acesso a todas as fases de fabricao e realizao de ensaios. O equipamento somente ser considerado conforme aps constatado que cumpre as prescries desta norma e da correspondente NBR da ABNT.

3.2 3.2.1

AGITADORES MECNICOS E MISTURADORES O agitador ou misturador deve ser projetado tendo em vista: a) regime contnuo de funcionamento; b) robustez e durabilidade compatveis com as caractersticas e condies do processo e dos fluidos em que estar imerso; c) o gradiente de velocidade constante no pedido de compra, quando em funcionamento, nas condies indicadas pelo comprador (volume e formato do tanque, vazo, velocidade, viscosidade do fluido, etc).

3.2.2

O mancal duplo do suporte do eixo de mistura deve ter dois rolamentos com lubrificao prpria. A turbina e o eixo devem ser fabricados em ao inoxidvel e serem balanceados esttica e dinamicamente visando evitar vibraes.

3.2.3

3.3 3.3.1

TUBULAES Devem ser dimensionadas de modo a evitar deposio de slidos em funo das caractersticas do lquido transportado. No caso de canalizaes de transporte de lodos, a velocidade de escoamento deve estar compreendida entre 0,5 m/s e 1,8 m/s. O dimetro da tubulao de remoo de lodo deve ser igual ou superior a 150 mm.

3.3.2

3.3.3

EMISSO: SETEMBRO/2008

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

EDIFICAO

4.1 4.1.1

ALOJAMENTO PARA OPERADORES O alojamento para operadores da ETE dever dispor, pelo menos de: a) saleta para elaborao de relatrios de operao. Devem ser fornecidos um condicionador de ar instalado e uma mesa com cadeira para escritrio; b) copa/cozinha com bancada e pia de ao inoxidvel. Devem ser fornecidos os seguintes utenslios: refrigerador com capacidade total igual ou superior a 250 litros, fogo a gs com quatro bocas e respectivo botijo de 13 kg (31 litros), filtro de parede e mesa com duas cadeiras; c) banheiro com chuveiro eltrico, lavatrio e vaso sanitrio. Devem ser fornecidos os seguintes utenslios: porta papel, porta tolha de banho, porta toalha de rosto (todos de loua) e cortina para box; d) saleta tipo laboratrio para manipulao de amostras de esgotos e lodos, com bancada e pia de ao inoxidvel com cuba de dimenses suficientes para lavagem da vidraria usada, inclusive provetas de 1 litro. Deve ser fornecido um refrigerador com capacidade total igual ou superior a 250 litros a ser usado exclusivamente para armazenamento das amostras, cujo fornecimento no dispensa o do refrigerador da cozinha. Esta saleta poder ainda alojar quadros de comandos e equipamentos de pequeno porte como compressores para servios gerais, etc.

4.2 4.2.1

PISOS EXTERNO E INTERNO Nas reas onde ocorre movimentao de cargas e caambas, o piso deve ser construdo com material de resistncia suficiente para suportar a movimentao de cargas e caambas, em conformidade com o item 4.2.4. A superfcie do piso deve ser adequadamente alisada de forma a facilitar a movimentao dos rodzios das caambas. Nas reas externas das edificaes deve ser construdo um sistema de drenagem para encaminhamento das guas residuais escorridas de caambas para um ponto a montante da grade. Os pisos internos e externos devem ser construdos conforme apresentado na Norma Geral para Projeto e Construo de Estaes Elevatrias de Esgoto Sanitrio, CEDAE NT-3.200.000.000-SPT-04-001. O revestimento dos pisos internos devem ser executados com material cermico.

4.2.2

4.2.3

4.2.4

4.2.5

EMISSO: SETEMBRO/2008

10

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

4.3

FUNDAO PARA BASE DE EQUIPAMENTOS, ALVENARIAS, LAJES E CONCRETO ESTRUTURAL, SEU TRATAMENTO E IMPERMEABILIZAO Os itens acima devem ser dimensionados e construdos tomando-se como referncia os requisitos apresentados na Norma Geral para Projeto e Construo de Estaes Elevatrias de Esgoto Sanitrio, CEDAE NT-3.200 000.000-SPT-04-001.

4.3.1

4.4 4.4.1

EQUIPAMENTOS DE MOVIMENTAO Devem ser observadas as prescries apresentadas na Norma Geral para Projeto e Construo de Estaes Elevatrias de Esgoto Sanitrio, CEDAE NT-3.200.000.000-SPT-04-001. Quando, comprovadamente, no for possvel a montagem de monovias, deve ser fornecido um prtico mvel com talha manual com a seguinte especificao: a) talha manual com capacidade de suspenso mnima de 500 kg; b) carro trole desmontvel com capacidade mnima de 500 kg.

4.4.2

4.4.3 4.4.4

Devem ser previstos em projeto os espaos que permitam a movimentao do prtico. Para o transporte de equipamentos com o auxlio de prtico mvel entre nveis com diferena entre cotas igual ou superior a 2 metros, na ausncia de monovias, deve ser montada uma estrutura giratria, tipo pau-de-carga, com olhal e talha manual, posicionada de forma a movimentar a carga do nvel superior at carroceria de viatura de transporte do tipo picape.

4.5 4.5.1

INSTALAO HIDRULICA Cada estao deve possuir uma caixa dgua com volume igual ou superior a 1.000 litros, fabricada em polietileno de alta densidade, para alimentao de: a) b) c) d) e) f) g) h) pia de cozinha; sada para filtro na cozinha; chuveiro; lavatrio de banheiro; caixa de descarga para vaso sanitrio; tanque de lavar roupa; pia do compartimento de manipulao de amostras; pontos para gua de lavagem de unidades de tratamento.

4.5.2

Deve ser previsto pelo menos um ponto de gua de lavagem em cada unidade de tratamento, inclusive o fornecimento de vlvula e mangueira com comprimento adequado a todas as tarefas de limpeza.

EMISSO: SETEMBRO/2008

11

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

4.5.3

Deve ser previsto pelo menos um ponto de gua situado na rea externa s edificaes, alimentado diretamente da rede pblica de abastecimento.

4.6 4.6.1

URBANIZAO A rea externa da ETE deve ter o seu permetro protegido por muro de alvenaria ou grade tipo chapa expandida com pelo menos 2 m de altura, com acessos independentes para pedestres e viatura tipo caminho.

4.7 4.7.1

SEGURANA Devem ser previstos dispositivos de segurana que evitem o acmulo de gases que possam causar exploso, intoxicao ou desconforto. Devem ser observadas as condies de segurana do trabalhador exigidas pelas normas brasileiras e outras instituies nacionais e internacionais visando reduzir riscos de acidentes na operao e manuteno dos equipamentos, mquinas, circuitos eltricos e na circulao de pessoas. As escadas e os acessos de pessoas devem ser cmodos e seguros, protegidos com guardacorpo, corrimo e piso antiderrapante de material resistente corroso. vedado o emprego de escada tipo marinheiro ou qualquer outra do tipo vertical para acesso s edificaes e unidades de tratamento. Os chumbadores, parafusos, porcas e arruelas de fixao destes elementos devem ser de ao inoxidvel. Todos os tanques, plataformas, grades de piso, passarelas, escadas e demais locais onde haja risco de queda do operador devem ser dotados de guarda corpo e corrimo fabricados em perfis pultrudados de fibra de vidro para instalao ao tempo. Devem ser previstos dispositivos e equipamentos que limitem o nvel de intensidade sonora, no interior da estao de tratamento e na vizinhana a valores recomendados na NBR 10151 ou na Legislao Municipal pertinente, visando o conforto dos operadores e da comunidade vizinha.

4.7.2

4.7.3

4.7.4

4.7.5

EMISSO: SETEMBRO/2008

12

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

INSTALAO ELTRICA

5.1 5.1.1

SEGURANA DAS INSTALAES O projeto, a execuo das instalaes e a montagem de painis devem satisfazer as prescries da NR 10 Norma Regulamentadora n 10, aprovada pela Portaria n 598 (Ministrio do Trabalho) de dezembro de 2004.

5.2 5.2.1

INSTALAES E PAINIS PARA ELEVATRIAS As prescries que fixam as condies para o projeto e execuo das instalaes eltricas de fora e iluminao, inclusive comando e proteo de motores eltricos, apresentadas na Norma Geral para Projeto e Construo de Estaes Elevatrias de Esgoto Sanitrio, CEDAE NT-3.200.000.000-SPT-04-001, devem ser aplicadas a todas as elevatrias da estao de tratamento de esgotos.

5.3 5.3.1 5.3.2

COMANDOS E ACIONAMENTOS vedado o emprego de Controladores Lgicos Programveis CLP. Quando da necessidade do emprego de dispositivos para programao de abertura automtica de vlvulas em ETEs operando por processo de batelada, deve ser utilizado um programador horrio (timer) provido de bateria de forma a no se perder a programao em caso de falha de energia. Em cada painel deve ser instalado um voltmetro tipo ferro mvel com dimenses de 96 x 96 mm, com chave comutadora, para indicao da tenso entre fases de alimentao do painel. Para cada motor eltrico com potncia igual ou superior a 5 CV deve ser instalado um ampermetro tipo ferro mvel com dimenses de 96 x 96 mm, com chave comutadora de ampermetro, para indicao da corrente eltrica de cada fase. O sistema de comando dos equipamentos das unidades de tratamento deve prever operao automtica com chave comutadora para operao manual e, posio central desliga. O acionamento de motores eltricos deve ser realizado atravs de contatores com a partida direta para potncias iguais ou inferiores a 5 cv ou partida estrela/tringulo para potncias superiores a 5 cv. Dispositivos de partida suave e variadores de velocidade tambm podem ser utilizados. Os seguintes critrios devem ser observados quando da utilizao de variadores de velocidade:

5.3.3

5.3.4

5.3.5

5.3.6

5.3.7

EMISSO: SETEMBRO/2008

13

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

a) existncia de ventilao forada com vazo de ar suficiente para atender ao valor mnimo determinado pelo fabricante do variador de velocidade. As entradas de ar por insuflamento devem possuir filtro e estar situadas na porta do painel e abaixo do variador de velocidade, estando a sada acima deste. Quando da utilizao de exaustores, estes devem estar situados preferencialmente no teto do painel e as entradas, dotadas de filtro, abaixo do variador de velocidade; b) previso de espaos para ventilao em torno do variador de velocidade em conformidade com as orientaes do fabricante; c) instalao de reatncia de rede de entrada em srie com cada variador de velocidade; d) instalao de reatncia de sada quando as condies especficas da instalao assim o exigirem; e) atendimento s condies de aterramento exigidas pelo variador de velocidade; f) especificao de variadores de velocidade com funo PID (proporcional, integral, derivativo) integrado, visando a variao de velocidade atravs da medio da varivel de controle (sinal de 4 a 20 mA).

5.4 5.4.1

PROTEES Proteo contra curto-circuito.

5.4.1.1 Em acionamento de motores eltricos, a proteo contra curto-circuito deve ser realizada atravs de fusveis do tipo NH ou disjuntores especficos para utilizao na alimentao de motores. 5.4.1.2 Quando utilizados dispositivos de partida suave (soft starter) ou variadores de velocidade (inversor de freqncia) devem ser utilizados fusveis do tipo ultra-rpidos.

5.4.2

Proteo contra sobrecarga do motor.

5.4.2.1 A proteo contra sobrecarga dos motores eltricos deve ser realizada atravs de rels do tipo bimetlico ou eletrnico, ajustados na corrente nominal do respectivo motor. 5.4.2.2 dispensvel o emprego de rels de sobrecorrente quando utilizados dispositivos de partida suave (soft starter) ou variadores de velocidade (inversor de freqncia) para o acionamento dos motores eltricos.

5.4.3

Proteo contra falta e inverso de fases.

5.4.3.1 A proteo contra falta ou inverso de fases no motor eltrico deve ser realizada atravs de rels especficos para esta finalidade.

5.4.4

Proteo contra interrupo da ventilao dos motores eltricos.

EMISSO: SETEMBRO/2008

14

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

5.4.4.1 Quando da utilizao de motores eltricos acionados por variador de velocidade, dotados de ventilao independente acoplada ao motor, deve ser previsto o desligamento do conjunto caso haja interrupo do funcionamento do respectivo ventilador. 5.4.4.2 Cada ventilador deve possuir o seu prprio acionamento, compreendendo fusveis, contatores e rels de sobrecarga.

5.5 5.5.1

ELETRODUTOS Nas reas externas vedada a execuo de instalao aparente de eletrodutos. Todos os eletrodutos devem estar embutidos em alvenarias e estruturas de concreto, com caixas de passagem em alumnio.

5.6 5.6.1

ILUMINAO Deve ser prevista iluminao externa, com lmpada mista nos seguintes pontos: a) b) c) d) e) locais de risco de queda (escadas, passarelas, plataformas, poos e tanques); locais de manobra; pontos de medio; pontos de coleta de amostras; porto de acesso ETE.

5.6.2

Deve ser prevista iluminao de emergncia no alojamento para operadores e na rea externa, onde existir risco de queda. Os circuitos de iluminao no devem ser alimentados pelos painis de comando e proteo de motores eltricos, devendo continuar energizados aps interrupo da alimentao dos referidos painis para manuteno. Os circuitos de iluminao devem possuir proteo individual atravs de disjuntor. Nas unidades de tratamento onde existam ambientes agressivos para os componentes eltricos devem ser utilizadas somente luminrias com lmpadas fluorescentes do tipo prova de gases. Deve ser empregada a tenso de 220 Vca para a alimentao de todas as instalaes de iluminao. Deve ser prevista, no mnimo, uma tomada de fora em 110 Vca no alojamento dos operadores e na rea externa, prxima das unidades de tratamento.

5.6.3

5.6.4 5.6.5

5.6.6

5.6.7

EMISSO: SETEMBRO/2008

15

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

5.7 5.7.1

SUBESTAES ABRIGADAS Os disjuntores de alimentao das subestaes abrigadas devem ter as seguintes especificaes: a) tipo: vcuo; b) bobina de abertura e fechamento em 48 Vcc; c) carrinho extravel com trilho, quadro mural, alavancas para carregamento da mola e insero do disjuntor.

5.7.2

A operao do disjuntor deve ser executada eletricamente atravs das bobinas de fechamento e abertura alimentadas em 48 Vcc de um sistema retificador/baterias seladas ou de um dispositivo de trip capacitivo. Deve ser prevista uma botoeira para abertura do disjuntor na sala de operao em caso de emergncia

5.7.3

5.8 5.8.1

DESENHOS DE INSTALAES ELTRICAS. Devem ser fornecidos pelo menos os seguintes desenhos: a) b) c) d) diagrama eltrico de fora e de comando e proteo para motores e subestao; diagrama eltrico de iluminao; aterramento; arranjo de equipamentos eltricos, inclusive subestao.

5.8.2

Os desenhos de instalao eltrica de iluminao e fora e os desenhos de diagrama eltricos de comando e proteo devem ser feitos em conformidade com os padres estabelecidos pela CEDAE. Os desenhos de arranjos de equipamentos eltricos e de iluminao devem ser feitos em escala, contendo pelo menos os seguintes itens: a) traado dos eletrodutos, calhas e pontos de aterramento com indicao da posio do quadro de distribuio, luminrias, tomadas e interruptores; b) indicao das tubulaes, representadas em projeo horizontal (plantas) e vertical (cortes); c) todas as bombas e os respectivos motores, com a indicao do contorno das bases dos mesmos; d) planta baixa da estao de tratamento, indicando: portas, janelas, aberturas para ventilao e linha de centro da monovia.

5.8.3

EMISSO: SETEMBRO/2008

16

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

NORMAS ADOTADAS COMO REFERNCIA NBR 5410 - Instalaes eltricas de baixa tenso - Procedimento. NBR 5432 - Mquina eltrica girante Dimenses e potncias nominais. NBR 6118 - Projeto e execuo de obras de concreto armado. NBR 6122 - Projeto e execuo de fundaes. NBR 6146 Invlucros de equipamentos eltricos Proteo Especificao NBR 7094 Mquinas eltricas girantes Motores de induo - Especificao NBR 9575 - Elaborao de projetos de impermeabilizao. NBR 9648 Estudo de concepo de sistema de esgoto sanitrio Procedimento. NBR 9649 Projeto de redes coletoras de esgoto sanitrio Procedimento. NBR 9800 Critrios para lanamento de efluentes lquidos industriais no sistema coletor pblico de esgoto sanitrio- Procedimento. NBR 10082 Vibrao mecnica de mquinas com velocidades de operao de (600 a 12000) RPM - Bases para especificao e padres de avaliao. NBR 10151 - Avaliao do rudo em reas habitadas, visando o conforto da comunidade Procedimento. NBR 11183 Aerador mecnico vertical de superfcie do tipo de baixa rotao. NBR 11184 Aerador vertical de superfcie do tipo alta rotao. NBR 11779 Agitadores mecnicos de baixa rotao do tipo turbina. NBR 11808 Aerador mecnico de superfcie, tipo escova. NBR 11885 Grade de barras retas, de limpeza manual. NBR 12207 Projeto de interceptores de esgoto sanitrio Procedimento. NBR 12208 Projeto de estaes elevatrias de esgoto sanitrio Procedimento. NBR 12209 Projeto de estaes de tratamento de esgoto sanitrio Procedimento. NBR 13059 Grade fixa de barras retas com limpeza mecanizada. NBR 13160 Grade fixa de barras curvas, com limpeza mecanizada. NBR 14039 Instalaes eltricas de alta tenso (de 1,0 kV a 36,2 kV) NBR 14728 - Caamba estacionria de aplicao mltipla operada por poliguindaste Requisitos de construo.

EMISSO: SETEMBRO/2008

17

NORMA CEDAE NT-3.360-000.000-GPT-04-001

REV 0

SETEMBRO/2008

NR 10 Norma regulamentadora n 10, aprovada pela Portaria n 598 (Ministrio do Trabalho), de dezembro de 2004. ASCE A standard for the measurement for oxygen transfer in clear water.

EMISSO: SETEMBRO/2008

18

You might also like