You are on page 1of 11

Densidade Absoluta ou Massa Especfica (d) Um ramo da Fsica que bastante interessante a hidrosttica.

a. Ela estuda as proprieda des dos fluidos (lquidos e gases) em equilbrio esttico. Falando em fluido, podemos defini-lo como sendo uma substncia que pode escoar e que no apresenta forma prpria, assumindo sempre a forma de qualquer recipiente em que est contida. No nosso cotidiano podemos nos deparar com diversos exemplos de fluidos. Eles es to presentes nos carros, nos pneus, no tanque de combustvel, nas cmaras de combusto do motor e um deles de fundamental importncia para nossa sobrevivncia: o fluido qu e circula no nosso corpo. Como a hidrosttica estuda as propriedades dos fluidos, vamos comear esse estudo an alisando a massa especfica de uma substncia ou objeto. Assim, podemos definir mass a especfica (densidade absoluta) de uma substncia como sendo a razo entre a massa ( m) de uma poro compacta e homognea dessa substncia e o volume (V) ocupado por ela. D essa forma, matematicamente podemos escrever massa especfica da seguinte maneira:

Na expresso acima, m a massa da poro de substncia e V o volume ocupado pela poro da bstncia. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de massa especfica o kg/m3, porm podemos utilizar as unidades g/cm3, kg/L ou g/mL. A tabela abaixo nos mostra a massa especfica de algumas substncias conhecidas: Massa especfica de algumas substncias Embora a equao para o clculo da densidade (d) de um objeto seja igual equao da massa especfica, temos que ficar atentos ao fato de que a massa especfica de uma substnci a no necessariamente igual densidade de um corpo. Elas podem se diferenciar quand o o corpo no macio, ou seja, se o objeto possui espaos vazios em seu interior, ele ocupa volume maior do que ocuparia se fosse compacto.

Densidade relativa, por sua vez, nada mais do que a razo entre a densidade de uma substncia e a de outra, tomada como padro. A densidade relativa da substncia X em relao substncia Y ( XY) um nmero puro, cujo valor independe do sistema de unidades es olhido para medir as duas densidades absolutas, desde que as duas sejam medidas no mesmo sistema de unidades. hidrosttica Hidrosttica o ramo da Fsica que estuda a fora exercida por e sobre lquidos em repou so. Este nome faz referncia ao primeiro fluido estudado, a gua, por isso que, por razes histricas, mantm-se esse nome. Fluido uma substncia que pode escoar facilmente , no tem forma prpria e tem a capacidade de mudar de forma ao ser submetido ao e peq uenas foras. A palavra fluido pode designar tanto lquidos quanto gases. Ao estudar hidrosttica de suma importncia falar de densidade, presso, Princpio de Pa scal, empuxo e o Princpio Fundamental da Hidrosttica. Densidade Densidade (ou massa especfica) de um corpo a relao entre a massa do m e o volume do mesmo, ou seja: A densidade informa se a substncia do qual feito um determinado corpo mais ou men os compacta. Os corpos que possuem muita massa em pequeno volume, como o caso do ouro e da platina, apresentam grande densidade. J os corpos que possuem pequena massa em grande volume, como o caso do isopor, apresentam pequena densidade. A u nidade de densidade mais usada 1g/cm3. Para a gua temos que a sua densidade igual a 1g/cm3, ou seja, 1cm3 de gua tem massa de 1g. Apesar de esta unidade ser a mai s usada, no SI (sistema Internacional de Unidades) a unidade de densidade 1kg/m3 .

Presso a relao entre a fora aplicada perpendicularmente sobre um corpo e a sua rea sobre a qual ela atua. Matematicamente, temos: P= F/A A unidade de presso no SI o newton por metro quadrado (N/m2), tambm chamado de pas cal (Pa), em homenagem a Blaise Pascal, fsico francs que estudou o funcionamento d a prensa hidrulica. Princpio Fundamental da Hidrosttica Tambm chamado de Princpio de Stevin, diz que: A diferena de presso entre dois pontos do mesmo lquido igual ao produto da massa esp ecfica (tambm chamada de densidade) pelo mdulo da acelerao da gravidade local e pela diferena de profundidade entre os pontos considerados . Simbolicamente podemos escrever:

Onde d a densidade do lquido, g o mdulo da acelerao da gravidade local e h a difere entre as profundidades dos pontos no mesmo lquido. A partir do princpio de Stevin pode-se concluir que: Pontos situados em um mesmo lquido e na mesma horizontal ficam sujeitos a mes ma presso; A presso aumenta com o aumento da profundidade; A superfcie livre dos lquidos em equilbrio horizontal. Teorema de Stevin 30/04/2011 Sabemos que um mergulhador, medida que aumenta sua profundidade no mar, fica sub metido a presses cada vez maiores. O teorema de Stevin permite calcular o acrscimo de presso devido ao aumento de profundidade. A diferena de presso entre dois pontos de uma mesma massa fluida homognea, em equilb rio sob a ao da gravidade, igual ao produto da densidade do fluido pela acelerao da gravidade e pela diferena de profundidade entre os pontos. Vasos comunicantes Uma das conseqncias do teorema de Stevim so os vasos comunicantes: Colocando-se um lquido em recipientes de formas e capacidades diferentes, cujas bases so ligadas e ntre si, observa-se que, quando o equilbrio estabelecido, a altura do lquido a mes ma em todos eles. Como a presso exercida por um lquido s depende de sua altura, vem os que, se a altura de um deles fosse maior, a presso na sua base seria maior do que na base dos outros vasos e o lquido no estaria em equilbrio. Para que isso ocor ra a altura deve ser a mesma em todos os recipientes. O fato de um lquido tender a se nivelar em vasos comunicantes tem algumas aplicaes: - Os pedreiros, para nivelar dois pontoos em uma obra, costumam usar uma manguei ra transparente, cheia de gua. - Pela mesma razo a caixa de &aaacute;gua de uma casa recebe gua do reservatrio da cidade sem necessidade de uma bomba elevatria.

Fo bombear gua de poos com bombas aspirantes, verifica-se que ela sobe dentro do t ubo at uma altura de aproximadamente 10,3 metros e no mais que isso. Durante muito tempo esse fato ficou sem explicao. No sculo XVII, no entanto, Torricelli resolveu o problema atravs da seguinte exper incia: Ele encheu at a boca um tubo de mercrio, tampou-o e colocou-o num recipiente que c ontinha o mesmo lquido. Quando destampou o tubo, o mercrio dentro dele desceu e pa rou a 76 cm (ou 760 mm) do nvel do mercrio no recipiente (situao de equilbrio). Entre o nvel superior da coluna de mercrio e as paredes do tubo, formou-se uma regio de vcuo. Ao destampar o tubo, o mercrio desceu e parou a 76 cm do nvel do mercrio no recipie nte Na situao de equilbrio, os pontos C e B, que se encontram no mesmo nvel, esto submeti dos mesma presso: em C a presso atmosfrica ao nvel do mar; em B a presso exercida a coluna de lquido. De que maneira a experincia de Torricelli explica o limite de 10,3 m para a subid a da coluna de gua nas bombas aspirantes? A gua 13,6 vezes menos densa que o mercrio. Assim, para que uma coluna de gua exera em sua base a mesma presso exercida pela atmosfera, como acontece com a coluna de mercrio, a relao entre a altura das colunas deve ser: altura da coluna de gua=13,6 .0,76=10,3 m Assim, podemos dizer que 760 mmHg = 10,3 mca (mca: metros de coluna de gua). Outr a unidade usada para medir a presso a atmosfera (atm). Patm=1 atm=760 mmHg=10,3 mca=1,013 .105 Pa

Por Domiciano Correa Marques da SilvaBlaise Pascal (1623-1662) foi um fsico, filso fo e matemtico francs de curta existncia, que como filsofo e mstico teve uma das afir maes mais pronunciadas pela humanidade nos sculos posteriores: O corao tem razes que a prpria razo desconhece . Como fsico, em um de seus estudos, esclareceu o princpio baro mtrico, a prensa hidrulica e a transmissibilidade das presses. O princpio fsico que se emprega aos elevadores hidrulicos de postos de combustveis e aos freios hidrulicos foi descoberto por Pascal. O enunciado do princpio de Pasca l diz que: O acrscimo de presso produzido num lquido em equilbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do lquido. Uma aplicao simples deste princpio a prensa hidrulica. A prensa um dispositivo com d ois vasos comunicantes, que possui dois mbolos de diferentes reas sobre a superfcie do lquido. Veja como funciona uma prensa hidrulica no desenho abaixo: Aqui temos o esquema de um elevador hidrulico. A prensa um mecanismo eficaz de au mento da fora aplicada. Para isso basta construir um dispositivo com rea maior do que a rea na qual se vai aplicar a fora. Fazendo isso podemos levantar o carro. O mesmo vale para o sistema de freio hidrulico de um carro. Princpio de ArquimedesExistem histrias muito bizarras no mundo cientfico, uma delas a que deu origem s medidas de densidade de slidos irregulares. Arquimedes, um matemtico grego do sculo III a.C., recebeu uma difcil misso: descobri r uma forma de testar a veracidade do ouro usado para fazer a coroa de seu rei.

Que responsabilidade hein! Arquimedes sabia a densidade e o peso do ouro, ele precisava descobrir a densida de da coroa para compar-la do ouro puro. Imagino que o pobre homem passou dias fatigado, at que em um de seus momentos de descanso, na hora do banho, se deparou com o que poderia ser a soluo para o mistrio . Ao colocar o p na banheira cheia, observou que o volume de gua que derramava, co rrespondia ao volume de seu corpo que estava submerso. Neste instante, fez algo inesperado: saiu correndo nu pelas ruas, gritando: Eureka, Eureka! Esta loucura foi resultado da entusiasta descoberta de Arquimedes: o mtodo para determinar o v olume de um slido irregular.

Sabendo o volume ficaria fcil, bastava usar a frmula: d = m A teoria quntica tambm conhecida como mecnica quntica ou fsica quntica, e tem como fo o principal de estudo o mundo microscpico. Os princpios da quantizao da energia, propostos por Einstein e Planck, e as observaes experimentais do espectro atmico dos elementos mostravam que as leis de Newton no produziam resultados corretos quando aplicadas a sistemas muito pequenos, como t omos e molculas. Para explicar o movimento dos eltrons em torno do ncleo foi criada r, Einstein e Schrodinger uma nova teoria, a da Mecnica Quntica. por Planck, Boh

Apesar de seu enorme sucesso, a teoria de Bohr tinha vrias lacunas. O espectro de tomos mais complexos no podia ser explicado, gerando perguntas como: por que algu mas raias do espectro so mais intensas do que outras? E, principalmente, como os t omos interagem uns com os outros formando sistemas estveis? No ano de 1911, Rutherford props um modelo atmico no qual os eltrons (e-) circulava m o ncleo de carga positiva, de forma anloga ao movimento dos planetas em torno do Sol. Embora fosse simples e coerente, esse modelo apresentava um erro incorrigve l, pois toda partcula que descreve um movimento circular possui acelerao. Dessa for ma, como havia explicado Maxwell atravs de suas equaes, por ter acelerao o eltron deve ria emitir luz, perdendo energia gradualmente at se chocar com o ncleo. Bohr, baseando-se nos conceitos de quantizao, estipulou que a energia dos eltrons e m suas rbitas em torno do ncleo tambm era quantizada. Isto , em um tomo como o do hid rognio existem vrias rbitas estveis possveis para o eltron, cada uma com energia difer ente. Assim, ele pde corrigir o modelo de Rutherford. Mas e a lar ada somente com o trabalho de Erwin Schrodinger e Werner Heisenberg, em 1925, qu teoria quntica se estabeleceu. Schrodinger postulou uma equao que permite calcu os nveis de energia e a probabilidade de se encontrar uma partcula em determin regio.

Pelas Leis de Newton, podemos descrever o movimento dos eltrons (posio e velocidade ) a partir das foras que atuam sobre eles. A Teoria Quntica, por sua vez, calcula a probabilidade de se encontrar o eltron (ou outra partcula) em uma regio do espao, usando a equao de Schrodinger. O incio da mecnica quntica se deu a partir do momento em que aconteceram as descobe rtas de novas radiaes e foram desvendados os mistrios at ento desconhecidos do espect ro da radiao trmica, definindo o calor em duas vertentes, o calor absorvido e o cal or emitido por um corpo. O estudo da radiao trmica levou Robert Kirchhoff, um fsico alemo, a propor duas leis, que contribuiu ricamente para o estudo do tema. So elas: Relao entre a temperatura do corpo e a radiao emitida.

Introduo ao conceito de radiao do corpo negro Na primeira lei, Kirchhof prope que a radiao emitida do corpo causada pelo estado d e agitao das partculas, molculas ou tomos do corpo, que em razo dessa agitao trmica zem radiao eletromagntica. J na segunda lei, introduz o corpo negro, responsvel por torn-lo um objeto emissor de radiao trmica, de fcil realizao prtica, que se tornou indispensvel para a fsica. Mas a mecnica quntica nasceu, de fato, a partir do momento em que o fsico Max Plack , de forma desesperada, inverteu o processo de anlise da radiao do corpo negro. Iss o aconteceu porque a radiao emitida por um corpo negro gerava uma radiao muito inten sa, gerando ento grficos para diferentes temperaturas.

Planck queria, de forma matemtica, mostrar como era possvel chegar a tais grficos, mas partindo das funes conhecidas na fsica clssica era impossvel chegar aos grficos, e nto teve a ideia de partir dos grficos para ento chegar funo matemtica correta, e qua do encontrou se fundamentou nas teorias da termodinmica, de Boltzmann, para ento j ustific-la. Planck conseguiu transformar uma equao puramente matemtica numa funo com significado fsico, e em razo disso nasceu a constante de Plack, representada pela letra h.

A teoria de Planck foi postulada afim de mostrar que na natureza s existe energia em valores discretos em quanta de ao, dando natureza um resultado de carter descon tnuo e inaceitvel para a fsica clssica conhecida at ento.Os estudos que esto diretamen e relacionados investigao do surgimento do universo, sua evoluo, e estrutura so reali zados pela Fsica Nuclear. As questes levantadas desde a Antiguidade, e que ficaram sem uma explicao plausvel, fizeram com que os estudos da Fsica Nuclear abrangessem uma demanda maior de conhecimento que se estende desde as partculas fundamentais at s imensas estruturas que formam o Universo. A Fsica Nuclear est centrada em entender de fato as propriedades bsicas dos ncleos e tambm da matria nuclear, visando fornecer uma teoria completa sobre os ncleos mais complexos.Podemos dizer que a ideia do tomo partiu do seguinte princpio: se quebr armos um objeto qualquer em pequenos pedacinhos menores, chegaria um momento em que no conseguiramos mais quebr-lo. Dessa forma, inicialmente props-se que o tomo ser ia indivisvel. Porm, hoje sabemos que no se trata de uma partcula indivisvel, mas sim de um sistema composto por diferentes partculas. Foi a partir das teorias atmicas propostas por Dalton, de que os tomos eram esfera s indestrutveis e indivisveis, que a cincia da estrutura atmica ganhou novos rumos d e estudo. Basicamente, a fsica nuclear faz de objetos de estudo as propriedades e o comport amento dos ncleos atmicos, bem como os mecanismos bsicos das reaes nucleares com nutro ns e outros ncleos. Assim, podemos classificar essas propriedades como sendo estti cas (cargas, massa, energia de ligao, etc.) e dinmicas (radioatividade, estados exc itados, etc.).

Partindo desse princpio, possvel fazer uma classificao bsica das foras que existem, s ndo elas: - Fora gravitacional, que faz uma relao direta de atrao mtua entre corpos, sendo respo nsvel pela rbita dos planetas. - Foras eletromagnticas, que do origem aos fenmenos eltricos, s reaes qumicas e aos - Fora nuclear fraca, que produz o decaimento, no qual um eltron emitido do ncleo. - Fora nuclear forte, que responsvel por manter as partculas do ncleo unidas, mesmo contendo cargas eltricas iguais.

A fsica nuclear est envolvida em vrias aplicaes, como na obteno de energia eltrica, n edicina (desenvolvimento de mtodos para produzir materiais radioativos utilizados em diagnsticos e tratamentos mdicos), etc.Podemos dizer que a ideia do tomo partiu do seguinte princpio: se quebrarmos um objeto qualquer em pequenos pedacinhos me nores, chegaria um momento em que no conseguiramos mais quebr-lo. Dessa forma, inic ialmente props-se que o tomo seria indivisvel. Porm, hoje sabemos que no se trata de uma partcula indivisvel, mas sim de um sistema composto por diferentes partculas. Foi a partir das teorias atmicas propostas por Dalton, de que os tomos eram esfera s indestrutveis e indivisveis, que a cincia da estrutura atmica ganhou novos rumos d e estudo. Basicamente, a fsica nuclear faz de objetos de estudo as propriedades e o comport amento dos ncleos atmicos, bem como os mecanismos bsicos das reaes nucleares com nutro ns e outros ncleos. Assim, podemos classificar essas propriedades como sendo estti cas (cargas, massa, energia de ligao, etc.) e dinmicas (radioatividade, estados exc itados, etc.).

Partindo desse princpio, possvel fazer uma classificao bsica das foras que existem, s ndo elas: - Fora gravitacional, que faz uma relao direta de atrao mtua entre corpos, sendo respo nsvel pela rbita dos planetas. - Foras eletromagnticas, que do origem aos fenmenos eltricos, s reaes qumicas e aos - Fora nuclear fraca, que produz o decaimento, no qual um eltron emitido do ncleo. - Fora nuclear forte, que responsvel por manter as partculas do ncleo unidas, mesmo contendo cargas eltricas iguais.

A fsica nuclear est envolvida em vrias aplicaes, como na obteno de energia eltrica, n edicina (desenvolvimento de mtodos para produzir materiais radioativos utilizados em diagnsticos e tratamentos mdicos), etc.Em nossos estudos vimos que o ncleo de u m tomo composto por prtons e nutrons. Sabemos que os prtons so portadores de cargas e ltricas positivas, j os nutrons no possuem cargas, ou seja, so partculas neutras. Vimo s tambm que partculas de mesma carga eltrica exercem entre si uma fora de repulso, j a s cargas de sinais contrrios exercem uma fora de atrao entre si. De acordo com essa regrinha , cargas de mesmo sinal se repelem. Ento qual a fora que faz com que os prtons fiquem juntos no interior do ncleo de um tomo? Em resposta a esse questionamento, podemos dizer que medida que dois prtons vo se aproximando, as foras de repulso ficam cada vez mais intensas. Vejamos a ilustrao ac ima. Como possvel que eles fiquem unidos no ncleo? Em uma anlise mais profunda, em nvel atmico, podemos dizer que a razo para tal acont ecimento que entre os prtons h a existncia de outro tipo de fora, uma fora diferente das que conhecemos (gravitacional e eltrica), com as seguintes caractersticas:

uma fora de atrao que s existe quando a distncia (d) que separa os prtons tal que d 10-15 m. Assim, podemos dizer que para uma distncia d = 10-15 m, ela uma fora mais intensa do que a fora de repulso eltrica. Hoje conhecemos essa fora como fora nuclear. Vamos fazer o seguinte experimento ap enas de pensamento, onde tentamos aproximar dois prtons, comeando de uma situao em q ue a distncia d se torna igual a 10-15 m, repentinamente comea a atuar a fora nucle ar, atraindo e juntando os prtons. A fora nuclear atua tambm entre dois nutrons, assim como entre um prton e um nutron. ela ento que garante a estabilidade do ncleo. Esse o motivo de ser to difcil arranca r prtons e nutrons do ncleo de um tomo. mais fcil arrancar eltrons, que no sofrem a fora nuclear.Dentre os vrios experimentos realizados pelos cientistas at o final d

o sculo XIX, o que mais despertou curiosidade foi o estudo da luz emitida por cor pos aquecidos. Para estudar a luz emitida por esses corpos aquecidos os cientist as tiveram que propor um modelo no qual a ideia era realizar os clculos apenas pa ra a radiao produzida pela agitao trmica do corpo. Para que esse estudo fosse realizado corretamente, o corpo deveria absorver toda radiao que nele chegasse, sem refleti-la. Dessa forma, o corpo deveria ser totalm ente negro, da o nome do modelo: radiao do corpo negro. Vrios cientistas da poca (final do sc. XIX) eram preocupados em tentar dar uma expl icao plausvel de como a temperatura influenciava a energia emitida por um corpo neg ro. Embora fossem muitos os dados experimentais, os cientistas chegaram concluso de q ue nem a Termodinmica ou as Leis de Newton eram capazes de demonstrar teoricament e os resultados obtidos. Na poca, para tentar explicar a radiao de corpo negro, eles utilizaram um modelo qu e propunha que um corpo possuiria os tomos interligados por molas . Dessa forma, diz iam que quando aumentava a temperatura de um corpo, aumentava tambm a amplitude d e oscilao. Mesmo com base nessas consideraes, os cientistas no conseguiram reproduzir corretamente os experimentos. No ano de 1900, Max Planck fez uma suposio na qual afirmou que a energia dos oscil adores no poderia assumir qualquer valor arbitrrio, mas que sempre seria um mltiplo inteiro de um valor mnimo de energia. Assim, Planck disse que existiria um valor mnimo para a energia que podia ser abs orvida ou emitida pelos osciladores. Este valor ficou conhecido como um quantum de energia. Dessa forma, Planck pde explicar corretamente a radiao do corpo negro a travs da ideia de quantizao de energia. Podemos entender melhor a ideia de quantizao da energia proposta por Planck fazend o uma analogia com a troca de moedas de 1 centavo entre duas pilhas de dinheiro. Suponhamos que cada moeda de 1 centavo seja nosso quantum de dinheiro: assim, p odemos trocar moedas vontade entre as pilhas, mas impossvel aumentar ou diminuir 0,5 centavo a qualquer uma das pilhas o valor total de cada pilha sempre ser mltip lo de 1 centavo. Baseando-se nesse raciocnio, Planck props o quantum de energia. Ele considerou que a quantidade total de energia dos osciladores era dividida em pequenos pacotes de energia. Estes pequenos pacotes de energia, ao serem somados, resultam na energ ia total dos osciladores: Energia dos osciladores = n(hf) = n(6,6 x 10-34 f) Onde: hf o quantum de energia para o oscilador de frequncia f. h a constante de PlanckOs fsicos, at meados da dcada de 70, no tinham um conceito co ncreto que explicasse os fenmenos nucleares. Com a finalidade de explicar de form a mais clara e concisa os fenmenos nucleares, surgiu a Teoria da cromodinmica. A p alavra cromodinmica deriva da palavra grega chromos que quer dizer cor.

A interao mtua existente entre as partculas fundamentais da matria considerada um mec anismo de fora fundamental, no podendo ser explicado por nenhum outro tipo de fora. Uma das foras fundamentais para as quais os fsicos do bastante relevncia a interao f rte, que nada mais do que a interao entre os quarks e os glons. Esses elementos bsicos da constituio da matria (quarks) e mediadores da interao forte

(glons) tm sua teoria fundamentada nas bases da cromodinmica quntica. Em conceitos simples podemos dizer que a cromodinmica uma teoria de anlise, ou sej a, produz explicaes quanto ao comportamento das partculas elementares. Ela est inser ida na teoria do modelo padro das partculas elementares.

J a eletrodinmica quntica uma teoria que se interessa em dar descries sobre a intera xistente entre os eltrons, psitrons e ftons. Ela pode ser considerada como sendo um a teoria de campos do eletromagnetismo.Ao estudarmos a fsica de partculas, deparam o-nos com os aceleradores de partculas. Esses aceleradores so equipamentos que for necem energia a feixes de partculas subatmicas que esto eletricamente carregadas. J unto aos aceleradores esto os detectores de partculas, que na verdade so a parte ma is importante de um acelerador. Os detectores identificam a existncia de novas partculas e radiao provenientes da co liso de partculas elementares. Alm disso, os detectores tm a funo de transformar a ene rgia da radiao em uma forma perceptvel aos pesquisadores. Eles detectam partculas ra dioativas, utilizando-se de paredes construdas do elemento qumico Chumbo. Podemos dizer que so inmeros os tipos de detectores. Podem ser do tipo cmaras de bo lhas e nvoa at detectores eletrnicos em estado slido. O laboratrio onde se instala um colisor de partculas pode conter diversos tipos de detectores localizados em dif erentes partes do acelerador de partculas. Como j foi dito, dentre os vrios tipos de detectores podemos citar a cmara de bolha s. Essa cmara possui um gs lquido. Quando as partculas liberadas da coliso passam em seu interior, o gs vaporizado deixando um rastro, ou melhor, uma trilha de bolhas . Assim como a cmara de bolhas, outros detectores, como a cmara de nvoa, tm o mesmo princpio de funcionamento, a nica diferena que esta utiliza vapor saturado em seu i nterior. J a cmara de centelhas um dispositivo de contagem que consiste em um arranjo de pl acas paralelas muito prximas. Dessa forma, o ar contido entre as placas ionizado e, em sua trajetria de ionizao, o gs deixa centelhas que so fotografadas em sua traje tria. Nos chamados contadores de cintilao, as partculas carregadas provocam a emisso de fto ns, que em virtude do efeito fotoeltrico se convertem em eltrons. Dessa forma, ess es pulsos eltricos so amplificados e registrados eletronicamente. As partculas neutras, embora consideradas de fcil deteco, no so detectadas diretamente . Para isso devem ser identificadas a partir de reaes nucleares decorrentes da reao de ionizao (ou coliso com ncleos).Ao estudarmos a fsica de partculas nos depararemos c om diferentes nomes para partculas, bem como o surgimento de cada uma delas. Em r elao ao estudo das partculas, podemos classific-las de acordo com a interao fundamenta l a que esto sujeitas.

Sabemos que em se tratando da interao gravitacional, todas as partculas esto sob sua ao, embora o efeito dessa interao no seja perceptvel a essas partculas, ou seja, o ef ito que elas sofrem muito pequeno quando comparado com outras formas de interao. D esta forma, a interao gravitacional no levada em considerao quando o estudo trata de partculas subatmicas. Um tipo de interao que devemos levar em conta, em caso de necessidade, a interao ele tromagntica. Sabemos que esse tipo de interao age sobre todas as partculas que possu em carga eltrica.

Ainda em relao s citaes das interaes, resta-nos mencionar a interao forte e a intera . A interao forte um tipo de interao que faz com que os ncleons se mantenham unidos p ara formar os ncleos. A interao fraca est ligada ao decaimento beta e ligada tambm a

processos semelhantes. Assim, podemos concluir que a interao forte age apenas sobr e algumas partculas, j a interao fraca age sobre todas as partculas.

Portanto, podemos fazer a classificao das partculas tomando por base o efeito provo cado pela interao forte sobre elas. Assim, chamamos de Hdrons as partculas que esto s ob a ao da interao forte. J as partculas que esto sob a ao da interao fraca so ch tons.

As partculas que constituem os hdrons so os prtons, nutrons e pons. As partculas que c nstituem os lptons so os eltrons e os nutrons. Os hdrons podem ser subdivididos em mso ns e brions. Enquanto os msons, como o pon, so bsons; os brions, como o prton e o nut , so frmions.Quando falamos de tomo, nos vm mente os diferentes modelos atmicos propo stos ao longo da histria da cincia. Os filsofos gregos primeiramente propuseram a i deia de que a matria era formada de partculas bem pequenas e que estas partculas er am indivisveis. Essas partculas foram denominadas de tomos. Embora tenha ficado por muito tempo no esquecimento, a ideia de tomo, ou melhor, a ideia da existncia de uma partcula que fosse indivisvel, reapareceu nos estudos r ealizados sobre as reaes qumicas no sculo XIX. Com a finalidade de explicar alguns fatos experimentais observados nas reaes qumica s, no ano de 1808, o cientista John Dalton introduziu a ideia de que todo e qual quer tipo de matria seria formada por partculas indivisveis, denominadas de tomos.

Com o passar do tempo, os estudos ficaram cada vez mais profundos na busca de um a explicao concreta um modelo atmico til, pois um modelo s til enquanto explica de fo ma correta determinado fenmeno ou experimento sem entrar em conflito com experime ntos anteriormente realizados. Na busca por um modelo plausvel, ou seja, um modelo que melhor explicasse tal fenm eno, vrios modelos foram elaborados, sendo que somente trs deles ganharam destaque . So os Modelos de Thomson, Rutherford e Bohr. Modelo Atmico de Thomson O modelo atmico de Thomson conhecido como pudim de passas e enuncia que o tomo uma e sfera de carga eltrica positiva, no macia e que nela se encontram cargas negativas estticas distribudas uniformemente, de modo que sua carga eltrica total seja nula. Modelo Atmico de Rutherford Rutherford, com a inteno de aprofundar seus estudos, foi para a Inglaterra submete r-se orientao de Thomson nas investigaes sobre as propriedades dos raios X e das emi sses radioativas. Em seus estudos, ele conseguiu, atravs de experimentos, bombarde ar uma fina lmina de ouro com partculas alfa (ncleo do tomo de hlio). Ele percebeu qu e a maioria das partculas alfa emitidas atravessava a lmina sem sofrer qualquer de svio. Porm uma pequena parte das partculas sofria um desvio. Com isso, ele pde conc luir que o tomo possua um pequeno ncleo e uma grande regio vazia. Em seu experimento ele enunciou que os eltrons eram dotados de cargas negativas e nquanto que no ncleo se encontravam as cargas positivas. Dessa forma, baseando-se no sistema planetrio, Rutherford props para o tomo de hidrognio um modelo semelhant e. Modelo Atmico de Bohr Aprofundando-se no modelo proposto por Rutherford, Niels Bohr, em 1923, consegui u complet-lo introduzindo a ideia de que os eltrons s se movem ao redor do ncleo qua ndo esto alocados em certos nveis de energia. Dessa forma, um eltron s poderia mudar de nvel de energia se ganhasse ou perdesse energia.

Bohr foi questionado sobre o fato de que se o eltron emitisse energia sem parar e le se chocaria com o ncleo podendo gerar um colapso. Esse questionamento passou p or vrias formulaes at ser reformulado pelo cientista Louis de Broglie, que diz que o s eltrons giram ao redor do ncleo, mas no em rbitas definidas como tinha afirmado Bo hr. Foi no ano de 1829, aps vrias contribuies para o desenvolvimento da Mecnica Quntic a, que Paul Dirac descobriu que existia uma partcula parecida com o eltron, cujo sm bolo (e-), porm tal partcula possua carga diferente, ou seja, era uma partcula com c arga positiva. Atravs dos estudos realizados pelo cientista Carl Anderson (1932) sobre a radiao csmica foi descoberto o psitron, cujo smbolo (e+). Pelos diversos estudos relacionados nova partcula descoberta na poca, vrios fsicos, um pouco mais tarde, reconheceram a existncia de uma antipartcula para cada partcul a existente. Assim chegaram concluso de que os membros desses pares possuem o mes mo spin, mesma massa, cargas eltricas opostas e nmeros qunticos de sinais contrrios. O nome partculas foi usado incialmente a fim de designar as partculas mais comuns, as mesmas que conhecemos hoje como, por exemplo, os prtons e os nutrons. J o nome antipartcula era usado para partculas mais raras. Hoje sabemos que os nomes partcul a e antipartcula passaram a ser usados baseando-se em certas leis da conservao. Atu almente os termos antipartcula e partcula so usados para referir-se a partculas.

Em diversos textos e artigos, embora nem sempre acontea desta maneira, os fsicos r epresentam uma antipartcula empregando uma barra sobre o smbolo da partcula a qual faz meno. Desta forma, podemos, por exemplo, expressar o smbolo do prton e o smbolo d o antiprton da seguinte maneira: p o smbolo do prton, p? (l-se p barra) o smbolo d antiprton. Caso fizssemos colidir duas partculas, uma partcula e sua antipartcula, veramos que a s mesmas desapareceriam, fazendo com que a energia que possuam antes da coliso ass umisse novas formas. Caso tivssemos aniquilao mtua de um eltron e um psitron, veramos ue so produzidos dois raios gama:

Se o eltron e o psitron esto estacionrios no momento da aniquilao, a energia total ig al soma das energias de repouso das duas partculas e compartilhada igualmente pel os dois ftons. Como o momento linear total deve ser conservado, os ftons so emitido s em direes opostas.A teoria quntica tambm conhecida como mecnica quntica ou fsica q ca, e tem como foco principal de estudo o mundo microscpico. Os princpios da quantizao da energia, propostos por Einstein e Planck, e as observaes experimentais do espectro atmico dos elementos mostravam que as leis de Newton no produziam resultados corretos quando aplicadas a sistemas muito pequenos, como t omos e molculas. Para explicar o movimento dos eltrons em torno do ncleo foi criada r, Einstein e Schrodinger uma nova teoria, a da Mecnica Quntica. por Planck, Boh

Apesar de seu enorme sucesso, a teoria de Bohr tinha vrias lacunas. O espectro de tomos mais complexos no podia ser explicado, gerando perguntas como: por que algu mas raias do espectro so mais intensas do que outras? E, principalmente, como os t omos interagem uns com os outros formando sistemas estveis? No ano de 1911, Rutherford props um modelo atmico no qual os eltrons (e-) circulava m o ncleo de carga positiva, de forma anloga ao movimento dos planetas em torno do Sol. Embora fosse simples e coerente, esse modelo apresentava um erro incorrigve l, pois toda partcula que descreve um movimento circular possui acelerao. Dessa for ma, como havia explicado Maxwell atravs de suas equaes, por ter acelerao o eltron deve ria emitir luz, perdendo energia gradualmente at se chocar com o ncleo.

Bohr, baseando-se nos conceitos de quantizao, estipulou que a energia dos eltrons e m suas rbitas em torno do ncleo tambm era quantizada. Isto , em um tomo como o do hid rognio existem vrias rbitas estveis possveis para o eltron, cada uma com energia difer ente. Assim, ele pde corrigir o modelo de Rutherford. Mas e a lar ada somente com o trabalho de Erwin Schrodinger e Werner Heisenberg, em 1925, qu teoria quntica se estabeleceu. Schrodinger postulou uma equao que permite calcu os nveis de energia e a probabilidade de se encontrar uma partcula em determin regio.

Pelas Leis de Newton, podemos descrever o movimento dos eltrons (posio e velocidade ) a partir das foras que atuam sobre eles. A Teoria Quntica, por sua vez, calcula a probabilidade de se encontrar o eltron (ou outra partcula) em uma regio do espao, usando a equao de Schrodinger.

You might also like