You are on page 1of 6

webJudaica.Com.

Br Seu portal Judaico na Internet 29/Nov/2012 Kislev 15, 5773

E-mail:

Senha:

Cadastro

Home Cadastro Msicas Datas Religio Sionismo Blogs Quiz Sites Loja Humor Sobre Fale Conosco

Sionismo Partidos Polticos da 13a Knesset, publicado em 1992/93

1. CHADASH - FRENTE DEMOCRTICA PELA PAZ E A IGUALDADE Antecedentes: Criado em 1988, em resultado da fuso do Partido Comunista Israelense (fundado em 1919, cujos membros so rabes e judeus) com algumas organizaes rabes no-comunistas, esp ecialmente a Frente Democrtica da cidade de Nazar. Linha Poltica: 1. Soluo do conflito rabe-israelense por dois estados, com base no Plano da Partilh a da ONU de 1947, como a melhor maneira de garantir a segurana e o desenvolviment o de Israel; fim da ocupao, isto , Israel deve devolver todos os territrios conquist ados em 1967... 2. Apoio ao processo de paz e a qualquer soluo interina. Pr-OLP. 3. Retirada imediata das Foras de Defesa de Israel dos assentamentos e das reas cr uciais e congelamento imediato dos assentamentos. 4. Completa separao entre "religio e estado"; o partido se considera um amortecedo r contra o fundamentalismo islmico; anti-religioso. 5. Apoio ao sistema eleitoral corrente; contra "demagogia e populismo". 6. Apoi o e defesa dos direitos dos rabes em Israel. (VEJA TAMBM: A LISTA PROGRESSIVA PELA PAZ E O PARTIDO DEMOCRTICO RABE) 2. LIKUD - UNIDADE Antecedentes: Fuso de vrios partidos: Cherut (Liberdade), partido fundado por Zeev Jabotinsky, d ominante; Sionistas Gerais; Liberais.Participou pela primeira vez de um Governo de Unio Nacional em 1967, antes da Guerra dos Seis Dias. Nas eleies de 1977, aps 27 anos de governos do Partido Trabalhista, chegou ao poder, sob a liderana de Menac hem Begin. Fez parte de governos de coalizo entre 1984 e 1992. Linha Poltica: 1. Princpios gerais de negociaes bilaterais pela paz, mas oposio a concesses territori ais e a congelamento dos assentamentos na Margem Ocidental, qual Israel tem dire ito. 2. Apoio a arranjos interinos de auto-governo para os palestinos em vista de co mpleta autonomia para os palestinos na Margem Ocidental e em Gaza; oposio a qualqu er diviso territorial ou a um novo estado nestes territrios. No manter conversaes com a OLP. 3. Respeito ao "status quo" no que se refere a religio e estado, constituio e refo rma eleitoral. 4. Jerusalm a eterna e indivisvel capital de Israel; membros de todas as religies tero sempre livre acesso a seus lugares santos.

3. LISTA PROGRESSIVA PELA PAZ Antecedentes: Semelhante em linhas gerais ao Partido Democrtico rabe. Fundado em 1984 por acadmic os rabes; o partido inclui rabes e judeus. Linha Poltica: 1. Os rabes israelenses so simultaneamente parte do povo palestino e cidados de Isr ael. 2. Trabalha com as "foras progressistas judaicas" para promover a paz; os rabes i sraelenses so a "ponte para a paz". 3. A OLP o nico representante legtimo do povo palestino. 4. Criao de um estado palestino entre Israel e o Rio Jordo. Jerusalm dever ser a capi tal de ambos os estados. 5. Protege e promove os direitos dos rabes em Israel. 6. Separao entre religio e estado. 4. MAFDAL - PARTIDO RELIGIOSO NACIONAL Antecedentes: Promove a combinao do judasmo ortodoxo com o sionismo desde o incio da dcada de 20; f oi associado s coalizes governamentais do Mapai entre 1948 e 1977. Em 1977 juntouse coalizo chefiada pelo Likud, que ps fim a 29 anos de governo do Partido Trabalh ista; at 1992, tomou parte de todos os governos, como membro da coalizo ou em Gove rno de Unidade Nacional. Linha Poltica: 1. Apoio a conversaes diretas e bilaterais com os estados rabes. 2. Crena de que os territrios so uma parte da Terra de Israel bblica e do segurana ao estado, e constituem importante parte do conceito sionista. Em conseqncia, apoio a os assentamentos.* 3. Oposio criao de um estado palestino. 4. Apoio ao "status quo" religioso; oposio separao entre religio e estado. Reconhecim ento apenas das regras ortodoxas da Halach e desejo de acrescentar uma emenda Lei do Retorno no que diz respeito s converses ao judasmo dos imigrantes. 5. *A partir de novembro de 1995, em conseqncia do assassinato do Primeiro-Minist ro Rabin, o Mafdal est modificando sua posio para uma certa aceitao dos acordos exist entes com os palestinos, com todas as suas implicaes, embora questionando o curso futuro das negociaes. 5. MERETZ Antecedentes: Significa "Energia". Formado em 1992 pela fuso de 3 partidos: Ratz (Movimento dos Direitos Civis), Mapam (Partido dos Trabalhadores de Israel), Shinui (Mudana). E sta fuso foi conseqncia da unidade de pontos de vista no que diz respeito ao proces so de paz, embora as posies sobre assuntos econmicos sejam diferentes. Linha Poltica: 1. Plena autonomia para os palestinos nos territrios como objetivo imediato, no c aminho para um acordo de paz final e duradouro, baseado na resoluo 242 da ONU (paz em troca de territrios), seja sob a forma de um estado palestino, federao ou confe derao com a Jordnia.

2. A continuao dos assentamentos pe em perigo as negociaes de paz em curso; esta ati vidade deve cessar. 3. Tanto os palestinos quanto Israel tm direito auto-determinao; o reconhecimento e o respeito a este direito a base para a soluo do conflito rabe-israelense. 4. Jerusalm a capital indivisvel de Israel, mas seu status final deve levar em co nsiderao suas caractersticas nacionais e religiosas especiais. 5. Separao entre religio e estado; status igual para todas as correntes do judasmo. 6. Reformas eleitorais. 6. MOLEDET Antecedentes: Significa "Ptria". Fundado em 1988 pelo ex-general das FDI, Rechavam Zeevi. Objet ivo: a idia de tranferir os palestinos dos territrios para os estados rabes (para i mpedir a existncia de um grande estado binacional). Linha Poltica:

1. A transferncia da populao a pr-condio s negociaes de paz com qualquer pas rab luo humana e justa. 2. A Margem Ocidental e Gaza devem ser anexadas a Israel; os assentamentos deve m prosseguir, e todos os rabes que permanecerem se tornaro plenos cidados de Israel - com todas as obrigaes resultantes. 3. No haver nenhuma reduo nas dimenses territoriais; nenhuma entidade nacional rabe s e estabelecer a oeste do Rio Jordo na Terra de Israel. Negociaes "paz em troca de pa z". 7. PARTIDO DEMOCRTICO RABE Antecedentes: Fundado em 1988 pelo membro da Knesset Abdul Darawshe, antigo membro do Partido Trabalhista, juntamente com lderes e membros dos conselhos locais rabes de Israel, lderes religiosos, intelectuais e homens de negcios. Principal objetivo: a busca da paz na regio e a garantia de igualdade de direitos para a minoria rabe de Israe l. Linha Poltica: 1. Resoluo do problema israelense-palestino atravs da criao de um estado palestino na Margem Ocidental e em Gaza, solucionando assim o ncleo do conflito do Oriente Mdi o. 2. O novo estado no ter exrcito e poder eventualmente confederar-se com Israel e a Jordnia. 3. Jerusalm reunida ser a capital de Israel e do estado palestino. 4. Os rabes israelenses podero continuar a viver em Israel, e um nmero "limitado" d e judeus israelenses podero permanecer no novo estado palestino. 8. PARTIDO TRABALHISTA Antecedentes: Fundado em 1968 pela fuso do antigo partido dominante Mapai com o Rafi e a Achdut Avod; coligado com o Mapam entre 1968 e 1984, sob a denominao "Maarach" - Coligao. T ornou-se o "Partido Trabalhista Israelense" em 1984. Linha Poltica: 1. Princpio de "acordo territorial" como base para a "resoluo do conflito".

2. Apoio ao "congelamento dos assentamentos". O status dos assentamentos ser nego ciado em estgio mais avanado. 3. No apia a devoluo de todos os territrios, nem um estado palestino, mas a favor de "alguns ajustes nas fronteiras de 1967" e de "controle poltico" para uma "entida de" palestina. 4. Jerusalm a capital de Israel, indivisvel, sob soberania israelense, inclusive os bairros da parte oriental, sendo dado um status especial aos lugares santos c ristos e muulmanos. 5. Fronteiras seguras e defensivas. 6. Pronto a negociar com palestinos ou estados que reconheam Israel e renunciem a o terrorismo. 9. SHAS Antecedentes: "Guardies da Tor" sefaraditas, fundado no incio da dcada de 70, cujo lder espiritual o antigo Rabino-Chefe sefaradita Ovadia Yossef. O partido foi eleito para a Knes set pela primeira vez em 1984. Linha Poltica:

1. Apoio ao preceito talmdico do supremo valor da preservao da vida, e portanto dis posto a acordos territoriais, se isto trouxer a verdadeira paz. 2. Apoio autonomia para os palestinos, mas oposio a um estado palestino. 3. Apoio aos assentamentos existentes, mas concorda em congelar a expanso da ativ idade de assentamento nos territrios. 4. Apoio ao "status quo" religioso, mas preferiria a existncia de "um estado jud eu em todos os sentidos". Oposio legislao religiosa adicional ou legislao que venha pingir "liberdade dos religiosos" 5. Nenhuma negociao com a OLP ou qualquer organizao rabe terrorista. 6. Separao entre religio e poltica; respeito ao "status quo" em assuntos religiosos, mas todos devem cumprir servio militar ou pblico. 10. TSOMET Significa encruzilhada. Antecedentes: Fundado em 1983 pelo antigo Chefe do Estado-Maior Rafael Eitan, como movimento i deolgico dentro do Partido Tchi; tornou-se um partido poltico separado em 1988. Linha Poltica: 1. Acredita na busca da paz, mas ope-se a concesses territoriais por razes de segur ana e nacionalistas laicas; Israel deve anexar a Judia, Samaria e Gaza por serem p artes da Terra de Israel. 2. Aos palestinos nos territrios deve-se oferecer autonomia municipal muito limi tada. 3. Os refugiados rabes dos territrios devem ser reacomodados em pases rabes. 4. A favor de assentamentos judeus na Judia, Samaria e Gaza. 5. Separao entre reli gio e estado; as disputas de carter religioso devem ser resolvidas por dilogo. 6. A pia reforma eleitoral. 11. UNIDADE JUDAICA PELA TOR Antecedentes: Fuso de trs partidos ultra-ortodoxos: Agudat Israel, Deguel Hator e Mori, representa ntes de faces religiosas de Israel, Europa e E.U.A., criada para as eleies de 1988. Predominantemente ashkenazi, o partido liderado espiritualmente pelo Rabino Shac

h. Linha Poltica: 1. Toda a poltica domstica e internacional do pas deve ser baseada nas leis da Tor. Os diferentes membros que constituem o partido apiam tanto o "status quo" religio so quanto a aprovao de mais legislao religiosa, sobretudo no que se refere Lei do Re torno e aos assuntos de carter pessoal. 2. Apia o processo de paz em andamento. 3. No tem posio definida a respeito dos assentamentos ou das fronteiras; tais assun tos devero ser resolvidos como parte das negociaes entre Israel e seus vizinhos rabe s. 12. YEUD Antecedentes: Ciso do Tsomet aps as eleies de 1992; em 1994, dois dos trs membros da Knesset do par tido se juntaram coalizo governamental, causando nova ciso. Acha-se agora em movim ento de reorganizao. Linha Poltica: 1. Mais moderado que o Tsomet, com um pouco mais de flexibilidade em assuntos te rritoriais, sem plataforma de "anexao". 2. Diferente do Tsomet por no ter nenhuma plataforma de "Transferncia de populao". BIBLIOGRAFIA 1. "A GUIDE FOR THE PERPLEXED: Israeli Elections and Coalition Scenarios 1992 (" GUIA PARA OS PERPLEXOS: As eleies em Israel e o cenrio da coalizo de 1992"), Dr. Ron ald Kronish e Neil A. Cooper, Escritrio de Israel do Comit Judaico Americano, Jeru salm, junho de 1992. 2. em "NEW OUTLOOK", maio/junho de 1992, "Elections in Israel: Political Party Platforms" ("Eleies em Israel: Plataformas dos Partidos Polticos"), pg.15-17. 3. "THE CAMPUS ISRAELI ELECTION GUIDE" ("GUIA DO CAMPUS PARA AS ELEIES ISRAELENSE S", USD/AZYF, Israel Action Center (Centro de Ao de Israel), Nova Iorque, 1992. 4. "THE YALE MODEL ISRAELI KNESSET" ("O MODELO YALE DA KNESSET ISRAELENSE", Ami gos Yale de Israel em cooperao com USD/AZYF, Israel Action Center, Yale, 1992. * * *

Indique para um amigo!

You might also like