You are on page 1of 19

PARA ESA TILHA EMPR CAR DE ISTRO REG

BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 1

4/11/12 5:09 PM

2012, Sebrae/RS

Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul proibida a duplicao ou a reproduo deste volume, total ou parcialmente, por quaisquer meios, sem a autorizao expressa do Sebrae/RS. Informaes e contato: Sebrae/RS Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul Rua Sete de Setembro, 555 Bairro Centro CEP 90010-190 Porto Alegre RS Telefone: 0800.57.0.0800 Fax: (51) 3216.5112 Home page: www.sebrae-rs.com.br E-mail: info@sebrae-rs.com.br Entidades Integrantes do Conselho Deliberativo: Badesul Desenvolvimento Banco do Brasil S.A. Banco do Estado do Rio Grande do Sul BANRISUL Caixa Econmica Federal Centro das Indstrias do Estado do Rio Grande do Sul CIERGS Federao da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul FARSUL Federao das Associaes Comerciais e de Servios do Rio Grande do Sul FEDERASUL Federao das Cmaras de Dirigentes Lojistas FCDL Federao das Indstrias do Estado do Rio Grande do Sul FIERGS Federao do Comrcio de Bens e de Servios do Estado do Rio Grande do Sul FECOMRCIO Fundao de Amparo Pesquisa do Rio Grande do Sul FAPERGS Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais SEDAI Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE Servio Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI/RS Servio Nacional de Aprendizagem Rural SENAR/RS Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae: Vitor Augusto Koch Diretoria Executiva: Diretor-Superintendente Leo Jos Borges Hainzenreder Diretor Tcnico Marco Antnio Kappel Ribeiro Diretor de Administrao e Finanas Marcelo de Oliveira Ribas Equipe Tcnica Responsvel: Mrcia Ferran de Souza Loureno Mayer da Silva Neto Ana Cludia Fagundes Monticelli Alessandro Vasconcelos Machado Produo dos Contedos: Belonice Sotoriva Reviso de Contedos (janeiro/2012): Celso Luft - CRC/RS - Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul Diagramao e Editorao: Agncia Matriz Reviso Ortogrfica: Carla Paludo

CARTILHA PARA REGISTRO DE EMPRESA Sumrio


Apresentao ....................................................................................4 Capacidade civil para ter uma empresa............................................5 Sociedade Empresria Limitada .......................................................6 Sociedade Simples .........................................................................10 Empresrio ......................................................................................13 Empreendedor Individual ................................................................16 EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Ltda. ................21 Quadro 1: Anlise das Naturezas Jurdicas ....................................24 Entidades envolvidas no processo de registro ...............................26 Delegacia da Receita Federal do Brasil ...................................26 Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul ........27. Prefeitura Municipal .................................................................27. Corpo de Bombeiros ................................................................29 INPI...........................................................................................32 IBAMA ......................................................................................33 FEPAM......................................................................................33 ANTT ........................................................................................34 EMBRATUR ..............................................................................34 DAER ........................................................................................35

3
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 2-3 4/11/12 5:09 PM

CAPACIDADE CIVIL PARA TER UMA EMPRESA APRESENTAO


Com o objetivo de esclarecer os questionamentos relativos ao incio de uma atividade empresarial, esta cartilha apresenta um resumo das principais informaes quanto constituio de empresas, contemplando benefcios, obrigaes, vantagens e limitaes dos principais tipos jurdicos utilizados pelas micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil. Alm disso, sero apresentados comparativos e demonstrativos com o intuito de auxiliar o empreendedor a entender o tema, a fim de que possa decidir sobre a melhor forma de estruturar, registrar e formalizar seu empreendimento. Referncia: janeiro de 2012. Para responder a essa pergunta, apresentaremos a legislao vigente: Uma das questes abordadas pelos candidatos a empresrio : Quem pode ser Empresrio?.

Quem pode ser Empresrio:

- maior de 18 anos, brasileiro(a) ou estrangeiro(a) com visto permanente; - menor emancipado. Quem pode ser scio de empresa: - maior de 18 anos, brasileiro(a) ou estrangeiro(a); - menor emancipado; - os relativamente incapazes (Art. 4 Cdigo Civil), assistidos por pais, tutor ou curador; - os totalmente incapazes (Art. 3 Cdigo Civil), devidamente representados por seus pais, tutor ou curador; - pessoa jurdica nacional ou estrangeira; - os cnjuges s podem ser scios entre si se casados pelo regime de comunho parcial de bens ou separao de bens.

4
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 4-5

5
4/11/12 5:09 PM

Aps ficar claro QUEM PODE SER o empresrio ou o scio de empresa, importante abordar as diferentes naturezas jurdicas das empresas e o conceito de sociedade de acordo com o disposto no Cdigo Civil, Art. 981: Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados.

Exemplo: Pedro Ambrsio & Cia Ltda. Pedro Ambrsio, Joo Silva & Cia Ltda. Pedro Ambrsio & Joo Silva Ltda. - Denominao social: formada com palavras de uso comum na lngua portuguesa ou estrangeira e/ou com expresses de fantasia, com a indicao do objeto da sociedade, seguidas da palavra limitada por extenso ou abreviada. Exemplo: Comrcio de Mveis Alpestre Ltda.

SOCIEDADE EMPRESRIA LIMITADA


Atualmente, o tipo societrio mais comum a Sociedade Empresria Limitada. As sociedades limitadas so aquelas em que cada scio responde pelo valor de sua quota, porm todos tero responsabilidade solidria (conjunta) pela integralizao do chamado capital social. A regncia dessa forma est presente nos Art. 1.052 a 1.087. do Cdigo Civil brasileiro. No que diz respeito s disposies contratuais que regem a sociedade limitada, essas ocorrem mediante um contrato escrito que dever contemplar, obrigatoriamente, o seguinte:

Capital social: abrange a participao dos scios no

Definio, qualificao (nome, estado civil, profisso, data e local


de nascimento, CPF, RG, endereo) e participao de cada scio. Exemplo: Scio A Qualificao 60% n de quotas Scio B Qualificao 40% n de quotas

capital social, valor da subscrio, forma e modo de integralizao, podendo compreender qualquer espcie de bens suscetveis de avaliao pecuniria; expresso em quotas (iguais ou desiguais), cabendo uma ou diversas quotas a cada scio. H direito de escolha se a integralizao ser vista ou a prazo. Se em moeda corrente nacional, ser a entrada de caixa na empresa. Se for integralizado em mquinas, mveis e outros, ser bens e direitos, podendo compreender qualquer espcie de bens suscetveis de avaliao pecuniria.

Endereo completo da sede: tipo e nome do logradouro,

Definio de quem ser responsvel pela administrao da


sociedade, seus poderes e atribuies.

nmero, complemento, bairro/distrito, municpio, unidade federativa e CEP. Importante verificar a liberao na prefeitura municipal antes da definio do endereo da empresa para evitar problemas na instalao.

Nome empresarial, que poder ser razo social ou

Declarao precisa e detalhada do objeto social: deve estar

denominao social: - Razo social: dever conter o nome de pelo menos um dos scios, acrescido do aditivo e companhia e da palavra limitada por extenso ou abreviado.

especificado em gnero e espcie de atividades, uma vez que so as atividades que a empresa desempenhar. Pode inclusive citar atividades que podero ser trabalhadas futuramente na empresa para que, quando inici-la, esta j esteja registrada.

6
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 6-7

7
4/11/12 5:09 PM

Tabela 1: Exemplos de gneros e espcies GNERO Comrcio varejista Comrcio atacadista Indstria Importao e exportao Prestao de servios ESPCIE Artigos de vesturio Material de construo Artefatos metlicos Calados Processamento de dados

Sociedade estrangeira:

- Prova de existncia legal da empresa e da legitimidade de sua representao (representante legal ou procurador). - Inteiro teor do contrato ou do estatuto. - Procurao estabelecendo representante no Brasil com poderes para receber citao. - Traduo dos referidos atos, por tradutor matriculado em qualquer Junta Comercial.

Prazo de durao da sociedade: a sociedade poder ter prazo Documentaes exigidas para realizar o encaminhamento do

Pessoa fsica residente e domiciliada no exterior:

determinado ou indeterminado, sempre com previso da data do incio das atividades.

- Procurao estabelecendo representante no Pas, com poderes para receber citao. - Traduo da procurao por tradutor matriculado em qualquer Junta Comercial, caso em idioma estrangeiro.

registro na Junta Comercial: - Requerimento (capa de processo) com assinatura do administrador, ou do scio, ou do procurador com poderes especficos, ou terceiro interessado (Art.1.151 CC/2002). - Contrato social assinado pelos scios ou seus procuradores. - Declarao de desimpedimento para o exerccio de administrao de sociedade empresria, assinada pelo(s) administrador(es) designado(s) no contrato, se no constar em clusula prpria (Art. 1.011, 1 CC/2002). - Cpia autenticada do documento de identidade e CPF dos administradores (RG, CNH, CTPS, passaporte ou carteira profissional). - Ficha de Cadastro Nacional FCN fls. 1 e 2. - Aprovao prvia de rgo governamental, quando for o caso. Exemplo: Empresas de Minerao, Rdio Difuso ou Aviao Civil.

Como mencionado, a Sociedade Empresria Limitada a natureza jurdica mais utilizada por ter a responsabilidade de cada scio restrita ao valor de suas quotas, mesmo que respondendo solidariamente at a integralizao do capital social. Outros fatores que influenciam na escolha da Sociedade Empresria Limitada. so a possibilidade de ter tantos scios quantos necessrios e no ter limite de atividades, independentemente de gnero e espcie, todas redigidas no mesmo contrato. possvel, por meio de alterao contratual, mudar o nome, endereo, objeto social, constituio e extino de filiais, aumento ou reduo de capital, substituir ou mesmo vender a sociedade neste caso, observando o Art. 1.003 do Cdigo Civil, com ressalva a alguns casos trabalhistas. Cdigo Civil, Art. 1.003: A cesso total ou parcial de quota, sem a correspondente modificao do contrato social com o consentimento dos demais scios, no ter eficcia quanto a estes e sociedade. Pargrafo nico. At dois anos depois de averbada a modificao do contrato, responde o cedente solidariamente com o cessionrio, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigaes que tinha como scio.

Em casos em que houver participaes societrias especiais, como as que seguem, a documentao exigida :

8
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 8-9

9
4/11/12 5:09 PM

Aps citado o enquadramento da Sociedade Empresria Limitada, so apresentadas a seguir as demais sociedades de maior procura pelas micro e pequenas empresas.

ou cinematogrfico, msico, estabelecimento de ensino, profissionais liberais de nvel superior, entre outros. Exemplo de um elemento de empresa - caso especial: Em uma simulao em que uma Sociedade Simples formada por dois contadores, esta pode vir a se transformar em uma sociedade empresria em decorrncia do elemento de empresa. Suponha-se que os contadores criaram uma Sociedade Simples para atuar de forma profissional na atividade de consultoria contbil. No incio das atividades, os clientes utilizavam apenas seus conhecimentos tcnicos, todavia, a partir de determinado momento, em decorrncia do aumento da clientela, contrataram estagirios e outros colaboradores. Com o tempo, o servio de consultoria foi evoluindo, e o escritrio, para atender demanda, precisou contratar outros profissionais contadores e mais auxiliares, ou ainda, terceirizar parte de seus servios para outras empresas contbeis. Com esse novo cenrio e na hiptese de os scios no mais participarem das atividades atuando somente como administradores, gestores ou mesmo investidores no escritrio sem assumir nenhuma responsabilidade tcnica profissional prevista na regulamentao da sua profisso existiria assim o elemento de empresa. Nesse caso, os clientes no mais tinham qualquer contato ou orientao dos scios que fundaram o negcio, sendo que a maioria dos clientes nem mesmo os conheciam. Os scios tornaram-se administradores de uma grande sociedade de prestao de servios. Forma societria: a Sociedade Simples pode ser moldada em uma das espcies de sociedade empresria, observando-se, em sua constituio e funcionamento, as regras da forma societria eleita (Art. 983, CC). Pode, portanto, adotar a forma de sociedade limitada, resguardando-se os scios dos eventuais prejuzos sociais, desde que tenha sido integralizado o capital social e no tenha havido administrao abusiva.

SOCIEDADE SIMPLES

Sociedade Simples constituda por pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou servios para o exerccio de atividade econmica e a partilhar, entre si, os resultados, no tendo por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio (Art. 981 e 982 do CC). As Sociedades Simples so formadas por pessoas que exercem profisso intelectual (gnero, caractersticas comuns), de natureza cientfica, literria ou artstica (espcies, condio), mesmo se contar com auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa ( nico do Art. 966). A Sociedade Simples regulamentada pelos Art. 997. a 1.038 e especialmente adotada por empresas constitudas por profissionais com fins lucrativos. comum esse enquadramento abrigar as sociedades entre profissionais liberais de nvel superior, como contador, engenheiro, mdico, economista, administrador de empresa, professor, artista teatral

10
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 10-11

11
4/11/12 5:09 PM

Observao: importante destacar que a Sociedade Simples pode adotar a forma da responsabilidade limitada; no o fazendo, subordinase s normas que lhe so prprias. No que diz respeito s disposies contratuais que regem a sociedade civil, que se do mediante contrato escrito, essas devem, obrigatoriamente, contemplar o seguinte teor:

Participao dos scios nos lucros e nas perdas. Se os scios respondem ou no subsidiariamente pelas
obrigaes sociais. Observao: quanto forma de tributao, essa modalidade de empresa pode adotar o Lucro Real, Lucro Presumido ou Lucro Arbitrado. O Art. 998 do novo Cdigo Civil determina que: Nos trinta dias subsequentes sua constituio, a sociedade dever requerer a inscrio do contrato social no Registro Civil das Pessoas Jurdicas do local de sua sede. O Cdigo Civil em seu Art. 97.7. prev que [...] nada tem valor se contrrio ao que est escrito no contrato social. Pargrafo nico. ineficaz em relao a terceiros qualquer pacto separado, contrrio ao disposto no instrumento do contrato.

Denominao social: se for Sociedade Simples pura, adotar

apenas a denominao sem expressar o tipo jurdico. Observao: como sugesto, incluir no final da denominao a sigla S/S ou Sociedade Simples. Exemplos: Escritrio Contbil Preciso; Escola Santa Paulina; Imobiliria Terra Nova; Agncia Publicitria Virtual. Se adotar o tipo jurdico LIMITADA, incluir no final da denominao a sigla LTDA.

Objetivo social: limitado s atividades de servios, no podendo


ter comercializao ou industrializao.

Endereo da sede: tipo e nome do logradouro, nmero,

complemento, bairro/distrito, municpio, unidade federativa e CEP (importante verificar a liberao na prefeitura municipal antes da definio do local).

EMPRESRIO
Outro regime, o Empresrio Art. 966 a 980 do Cdigo Civil , substituiu o Comerciante (firma individual), no qual o profissional que exerce a atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios. Podem exercer a atividade de empresrio os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e no forem legalmente impedidos, j que o regime constitudo somente pelo titular, impossibilitando a existncia de scio. Observando as disposies contratuais do referido regime, possvel identificar as seguintes peculiaridades na inscrio do empresrio, que se far mediante requerimento nas Juntas Comerciais dos Estados e que ser composta por:

Participao dos scios no capital social: valor da subscrio,

forma e modo de integralizao, podendo compreender qualquer espcie de bens suscetveis de avaliao pecuniria.

As prestaes a que se obriga o scio, cuja contribuio consista


em servios.

As pessoas naturais incumbidas da administrao, seus poderes


e suas atribuies.

12
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 12-13

13
4/11/12 5:09 PM

O seu nome, nacionalidade, domiclio, estado civil e, se casado,


o regime de bens. Se emancipado, dever indicar a forma de emancipao e anexar sua prova.

A morte do empresrio acarreta a extino da empresa,

A firma indicar o nome completo ou abreviado do empresrio,


aditando, se quiser, designao mais precisa de sua pessoa (apelido ou nome como mais conhecido) ou gnero de negcio, que deve constar do objeto. No pode ser abreviado o ltimo sobrenome, nem ser excludo qualquer dos componentes do nome. No constituem sobrenome e no podem ser abreviados: FILHO, JNIOR, SOBRINHO, NETO, etc., que indicam uma ordem ou relao de parentesco.

ressalvada a hiptese de sua continuidade por autorizao judicial. A documentao necessria para o registro na Junta Comercial a seguinte: - Capa de processo assinada. - Requerimento de empresrio, no mnimo, em quatro vias, podendo ser includas vias adicionais. - Original ou cpia autenticada de procurao, com firma reconhecida e poderes especficos, quando o Requerimento de Empresrio for assinado por procurador. Se o empresrio for analfabeto, a procurao dever ser passada por instrumento pblico. Caso a cpia no seja autenticada por cartrio, a autenticao poder ser efetuada pelo servidor no ato da apresentao da documentao, com base no documento original. - Cpia autenticada da identidade ou certificado de reservista, carteira de identidade profissional, carteira de trabalho e previdncia social, carteira nacional de habilitao (modelo com base na Lei n 9.503/1997.). Se o titular for estrangeiro, exigida identidade com a prova de visto permanente.

Sugere-se que seja requerida Junta Comercial pesquisa sobre a existncia de registro do nome empresarial escolhido, para evitar colidncia e a consequente colocao do processo em exigncia. Exemplos de nome empresarial (firma): Julio Csar da Silva Filho, ou J. Csar da Silva Filho, ou Jlio C. da Silva Filho.

O capital deve ser integralizado somente em moeda corrente


nacional e no ato do registro.

O objeto so as atividades descritas no requerimento. A sede da empresa com endereo completo (tipo e nome do
logradouro, nmero, complemento, bairro/distrito, municpio, unidade federativa e CEP). Importante verificar a liberao na prefeitura municipal antes da definio do endereo.

O Art. 966 nos traz a figura do EMPRESRIO, definindo-o como quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou servios. Entendemos, portanto, que a produo (indstria) ou a circulao (comrcio ou representao) de bens ou servios atividade empresarial, e, como tal, devero constituir-se e registrar-se as sociedades com estes objetivos sociais. Empresrio uma natureza jurdica utilizada quando o empreendedor no possui scio, pode realizar inclusive vrias atividades, sofrer alteraes, constituir e extinguir filiais.

14
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 14-15

15
4/11/12 5:09 PM

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
O Empreendedor Individual uma modalidade nova, regulamentada pela Lei Complementar 128/2008 e Resolues do Comit Gestor do Simples Nacional. Caracteriza-se como pessoa que trabalha por conta prpria, podendo obter a inscrio da Junta Comercial, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica e a inscrio municipal, lembrando que devem ser observadas e obedecidas as normas municipais. O Microempreendedor Individual (MEI conforme a nomenclatura oficial) poder optar pelo sistema de recolhimento em valores fixos mensais dos tributos abrangidos pelo Simples Nacional (SIMEI), independentemente da receita bruta por ele auferida no ms, desde que o limite de que trata o inciso I do 1 seja de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) multiplicados pelo nmero de meses compreendidos entre o incio da atividade e o final do respectivo ano-calendrio, consideradas as fraes de meses como um ms inteiro, no ultrapassando R$ 60.000,00 (valor vigente a partir de 01/01/2012) por ano. No pode ter participao em outra empresa como scio ou titular e tem o direito de contratar apenas um colaborador, que receba o salrio mnimo ou o piso da categoria. Ao Empreendedor Individual, no permitida a abertura de filiais, somente um nico estabelecimento. Diversas atividades so permitidas, principalmente com o objetivo de que os empreendedores que hoje atuam na informalidade possam contribuir e usufruir dos benefcios previdencirios e outros, gerando uma maior segurana ao empreendedor. Observando as disposies para esse regime, podem-se citar os seguintes passos:

Deve, antes de iniciar o preenchimento on-line, ter conhecimento


de todas as exigncias e licenas necessrias para o exerccio da atividade no endereo pretendido, por meio de consulta ao plano diretor do municpio. A prefeitura local o rgo que dispe dessas informaes.

Observao:

O nome da empresa ser igual ao registrado no Cadastro

de Pessoa Fsica, junto Receita Federal do Brasil, inclusive com filiao, sexo e nacionalidade.

O empreendedor deve ter certeza das atividades que deseja

realizar para escolher uma ocupao principal e outras secundrias, dentro das atividades permitidas. No objeto atividades hoje mais de 400 so permitidas para o Empreendedor Individual, relacionadas no site www.portaldoempreendedor.gov.br. No local, o empreendedor deve verificar se a atividade desenvolvida por ele est enquadrada nas permisses.

O capital social no exigido no momento do preenchimento


da primeira inscrio, porm, ele representa o valor correspondente ao, no mnimo, capital investido para desempenhar as atividades escolhidas. Em qualquer ato de alterao, necessrio definir o valor investido, que ser denominado capital.

A sede da empresa com endereo completo (tipo e nome do

A inscrio do Empreendedor Individual feita on-line, no site


www.portaldoempreendedor.gov.br

logradouro, nmero, complemento, bairro/distrito, municpio, unidade federativa e CEP). Se no tiver certeza de que a atividade permitida no endereo escolhido, deve buscar a certido de zoneamento e consultar a prefeitura municipal.

16
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 16-17

17
4/11/12 5:09 PM

Com o falecimento do Empreendedor Individual, ocorre

a extino da empresa atual, ressalvada a hiptese de sua continuidade por autorizao judicial.

O empreendedor, antes de encerrar o processo de registro, deve


assinalar as trs declaraes, com a necessidade de observar no teor de cada uma: - Declarao de desimpedimento. - Declarao de opo pelo Simples Nacional e termo de cincia e responsabilidade com efeito de alvar de licena e funcionamento provisrio. - Declarao de enquadramento como microempresa (ME). Artigo 3 (...) Pargrafo nico. vedado Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, bem como demais entidades e rgos, exigir valores a qualquer ttulo referente a qualquer ato de inscrio e incio de funcionamento do micro empreendedor individual, especialmente quanto a taxas, emolumentos e demais custos relativos abertura, inscrio, ao registro, ao alvar, licena, ao arquivamento, a permisses, a autorizaes e ao cadastro, conforme o 3 do Art. 4 da Lei Complementar N 123, de 14 de dezembro de 2006. (NR) O Empreendedor Individual dispensado de contabilidade, portanto, no precisa escriturar nenhum livro. Contudo, deve guardar todas as notas de compra de mercadorias, uma via das notas fiscais avulsas que emitir, alm do relatrio mensal de receitas brutas por seis anos (cinco anos, mais o corrente) e os documentos de vnculo trabalhista do colaborador por um perodo de 30 anos. Porm, deve apresentar anualmente a declarao do Simples Nacional. A primeira declarao dever ser feita gratuitamente pelos escritrios contbeis relacionados no portal e, quando possuir colaborador, importante o auxlio de um profissional contbil para a elaborao das obrigaes mensais, como a GFIP.

Observao: no Rio Grande do Sul, o Empreendedor Individual isento de Inscrio Estadual (Decreto 47..026). Nas operaes de venda de mercadorias a outras pessoas jurdicas, dever emitir uma nota fiscal avulsa eletrnica (disponvel no site www.sefaz.rs.gov.br) ou em meio fsico ou ainda o comprador poder emitir uma nota fiscal de entrada da mercadoria. Lembramos que o MEI est dispensado da emisso de notas fiscais para pessoa fsica. Principais benefcios:

Cobertura previdenciria para o empreendedor e para


seus familiares.

Iseno de taxas para formalizao. Reduo da carga tributria com imposto mensal fixo. Imediato funcionamento pela concesso de alvar provisrio. Reduo da burocracia. Acesso ao crdito e aos servios bancrios com taxas
diferenciadas.

Possibilidade de fornecer para o governo e outras empresas. Segurana para exercer sua atividade de forma legal. Possibilidade de emitir nota fiscal. Apoio tcnico do Sebrae e demais entidades. Apoio tcnico gratuito dos escritrios contbeis optantes
pelo Simples Nacional para a formalizao e entrega da primeira Declarao Anual.

18
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 18-19

19
4/11/12 5:09 PM

Obrigaes:

Carga tributria reduzida:


Atividade econmica Comrcio Indstria Prestao de servios Recolhimento fixo mensal INSS 5% do salrio mnimo Tributos includos + ICMS: R$ 1,00 + ISS: R$ 5,00

Reter suas notas fiscais de compras. Emitir notas fiscais para pessoa jurdica. Fazer o registro de vendas, de forma simplificada (controle de
entradas e sadas).

Declarar anualmente, atravs do site da Receita Federal, a receita


bruta total correspondente ao ano anterior.

O Portal do Empreendedor possui todas as informaes para inscrio e orientaes importantes sobre as obrigaes a cumprir: www.portaldoempreendedor.gov.br

Entregar a GFIP mensalmente caso tenha empregado. Consultar previamente a prefeitura local quanto viabilidade de
registrar a atividade pretendida no local desejado. Para usufruir dos benefcios da Previdncia Social, necessrio respeitar os seguintes prazos de carncia:
Benefcio Auxlio-doena Aposentadoria por invalidez Aposentadoria por idade Salrio-maternidade Penso por morte Auxlio-recluso Perodo de carncia 12 contribuies mensais 180 contribuies mensais 10 contribuies mensais A partir do primeiro pagamento

EIRELI - EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LTDA


A mais nova modalidade de empresa criada no Brasil desde 9 de janeiro de 2012 a EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, que foi instituda de acordo com a Lei n 12.441/2011 e Instrues Normativas do DNRC de nrs. 116 a 118 de 2011.

20
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 20-21

21
4/11/12 5:09 PM

Esse novo tipo jurdico valoriza o empresrio que, com o surgimento de uma empresa diferente do empresrio (antiga Firma Individual), teve seu patrimnio protegido, pois at agora, nessas empresas compostas somente por um titular, os seus bens pessoais, por exemplo, tornavamse garantias do negcio, pois no caso de falncia, a lei permitia confiscar o patrimnio para cobrir as dvidas. J na EIRELI, os bens do titular da empresa so resguardados. As formalidades que regem a EIRELI devem estar descritas em um ATO CONSTITUTIVO, que dever conter as seguintes clusulas obrigatrias:

Obrigatoriedade: dever constar, de forma obrigatria, uma

clusula dizendo que o titular da empresa no participa de nenhuma outra empresa EIRELI em todo o territrio nacional.

Transformao: a EIRELI poder resultar da transformao de

outra modalidade societria, seja ela uma empresa limitada ou uma empresa individual, que dever ficar somente com um nico titular.

Administrao: a administrao poder ser realizada por seu Vedaes: no ser permitida a constituio da EIRELI por

Sua composio dever ser por um nico titular, pessoa fsica,


maior de 18 anos.

titular ou poder nomear pessoa fsica para o exerccio de sua administrao.

Registro: a sua constituio ser realizada atravs de um

ATO CONSTITUTIVO, com prembulo, clusulas obrigatrias e fecho, tudo nos moldes das sociedades limitadas, devidamente assinadas por Advogados, salvo se forem ME/ EPP.

pessoa jurdica, menor de 18 anos (mesmo que assistido ou representado pelos pais), funcionrio pblico ou aposentado por invalidez, conforme previsto nas Resolues 116 a 118, de 22 de novembro de 2011, do DNRC.

Nome empresarial: poder adotar denominao social ou

firma social, seguido da expresso EIRELI e se enquadrado na condio de microempresa ou empresa de pequeno porte seguido da expresso ME/EPP. Exemplos: Soluo Informtica EIRELI ME Jos Carlos Fontoura EIRELI e Joo da Silva EIRELI EPP

Capital: a EIRELI necessita de um capital mnimo de cem vezes


o valor do salrio mnimo nacional vigente no ato da constituio. Alm disso, no necessrio comprovar o seu depsito em bancos, como nas Sociedades Annimas, basta que esse capital seja totalmente integralizado no ato da sua constituio em moeda corrente nacional ou em bens, desde que suscetveis de avaliao pecuniria.

22
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 22-23

23
4/11/12 5:09 PM

24
Sociedade Empresria Ltda. Empresrio Sociedade Simples Empreendedor Individual EIRELI DEFINIO Constituda por no mnimo duas pessoas, com o objetivo lcito descrito em seu contrato social, natureza essencialmente mercantil, sujeita ao Registro Pblico de empresas mercantis, em que a execuo de tal objeto no comporte a exceo prevista no pargrafo nico do Art. 966 do CC. Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios, com o intuito de comercializ-los. Podendo realizar cesso ou locao de mo de obra. Formada por scios, profissionais de profisso intelectual, de natureza cientfica, literria e artstica, com fins lucrativos, como contador, engenheiro e mdico. Quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios no poder realizar cesso ou locao de mo de obra, exceto para servios hidrulicos, eltricos, pintura, alvenaria, carpintaria e manuteno de veculos. nico titular Pessoa jurdica com um nico titular de responsabilidade limitada ao capital social integralizado. SOCIEDADE Pode ter 2 ou mais scios. nico titular, mas pode ser transfervel para sociedade empresria. Pode ter 2 ou mais scios. nico titular RESPONSABILIDADE TCNICA A responsabilidade tcnica pelo desenvolvimento de servios pode ser de scios, contratados ou colaboradores. A responsabilidade tcnica pelo desenvolvimento de servios pode ser do empresrio, de scios, contratados ou colaboradores. Os scios assumem responsabilidade tcnica (no perdendo a pessoalidade) para o desenvolvimento dos servios. A responsabilidade tcnica pelo desenvolvimento de servios pode ser do empreendedor ou colaborador. A responsabilidade tcnica pelo desenvolvimento de servios pode ser do empreendedor ou colaborador. COMPROMETIMENTO PATRIMONIAL Cada scio responde pelo valor de sua cota, porm todos tero responsabilidade solidria pela integralizao do chamado capital social. O empresrio tem responsabilidade subsidiria empresa (CNPJ) comprometendo seus bens particulares at o cumprimento total das obrigaes, caso a pessoa jurdica no tenha patrimnio suficiente para o cumprimento das obrigaes. Dependendo do tipo jurdico, pode ser limitada ou ilimitada. O empresrio tem responsabilidade subsidiria empresa (CNPJ) comprometendo seus bens particulares at o cumprimento total das obrigaes, caso a pessoa jurdica no tenha patrimnio suficiente para o cumprimento das obrigaes. O titular responde sozinho pela integralizao do capital. NMERO DE COLABORADORES Ilimitado Ilimitado Ilimitado, mas sem perder a pessoalidade do scio, a relao do proprietrio com o cliente tem que ser mais direta. Pode ter somente um colaborador contratado, com o salrio mnimo ou piso da categoria. No caso de afastamento legal do nico empregado, ser permitida a contratao de outro empregado por prazo determinado. Junta Comercial do Estado. Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas. O registro feito no Portal do Empreendedor. Os dados so enviados para a Junta Comercial em arquivo virtual. Ilimitado REGISTRO DA EMPRESA Junta Comercial do Estado. Junta Comercial do Estado INTEGRALIZAO DO CAPITAL Pode ser integralizado em parcelas e tambm com bens ou direitos. Deve ser integralizado totalmente em moeda corrente nacional no ato. Pode ser integralizado em parcelas e tambm com bens ou direitos. Integralizado no ato em moeda corrente. Na inscrio informado valor padro de capital que pode ser atualizado por meio de ato de alterao. Poder escolher o nome entre denominao social e razo social (firma social). O nome ser do empresrio, completo ou abreviado aditando, se quiser, apelido ou gnero de negcio. Poder escolher o nome entre denominao social e razo social (firma social). O nome ser idntico ao registrado no cadastro do CPF. Mnimo de 100 vezes o slario mnimo nacional totalmente integralizado. NOME EMPRESARIAL Pode ser denominao ou razo social, sempre com a particula EIRELI no final FATURAMENTO Sem limite de receita (simples at R$ 3.600.000,00). Sem limite de receita (simples at R$ 3.600.000,00). Sem limite de receita. Exceto escritrios contbeis optantes pelo Simples Nacional. Limite de receita bruta acumulada no anocalendrio anterior de at R$ 60.000,00 (sessenta mil reais). Sem limite de receita. ENQUADRAMENTO DA TRIBUTAO Pode optar pela forma de tributao Real, Presumido, Arbitrado ou Simples Nacional. FILIAIS Pode ter filial. Pode optar pela forma de tributao Real, Presumido, Arbitrado ou Simples Nacional. Pode ter filial. Pode optar pela forma de tributao Real, Presumido ou Arbitrado (Simples Nacional: apenas os escritrios contbeis). Pode ter filial. Paga valor fixo mensal, independentemente da receita. No pode ter filial. Pode optar pela forma de tributao Real, Presumido, Arbitrado ou Simples Nacional. Pode ter filial. PARTICIPAO SOCIETRIA Scio pode participar de outra empresa, como titular, sciocotista ou administrador. Pode participar de outras sociedades, como scio ou administrador. Pode participar de outras sociedades, como titular, scio ou administrador. No pode participar de outra empresa como titular, scio ou administrador. Pode participar de outras sociedades, porm, como titular de apenas uma EIRELI ou Empresrio. PAGAMENTOS OBRIGATRIOS MENSAIS Tem opo de tributao, depende da atividade: PIS, COFINS, CSLL e IRPJ, ou Simples e INSS sobre prlabore. Tem opo de tributao, depende da atividade: PIS, COFINS, CSLL e IRPJ, ou Simples e INSS sobre prlabore. Pagamento de PIS, COFINS, CSLL e IRPJ, INSS sobre pr-labore. (Simples Nacional: apenas os escritrios contbeis). (DAS), valor fixo mensal. Tem opo de tributao, dependente da atividade: PIS, COFINS, CSLL, IRPJ ou Simples Nacinal e INSS sobre pr-labore. VISTO DE ADVOGADO NO CONTRATO SOCIAL Dispensado quando apresentar declarao de microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP). No necessita. Dispensado quando apresentar declarao de microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP). No necessita. Dispensado quando apresentar declarao de microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP).

BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 24-25

Quadro 1: Anlise das Naturezas Jurdicas

25

4/11/12 5:09 PM

Fonte: SOTORIVA, Belonice Ftima (CRC/RS - 43061).

ENTIDADES ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE REGISTRO Delegacia da Receita Federal do Brasil


Aps o registro na Junta Comercial ou no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas da sede, deve ser encaminhado o cadastro da pessoa jurdica junto Receita Federal. A Junta Comercial do Rio Grande do Sul est conveniada para inscrio e alterao de CNPJ no momento do encaminhamento dos documentos para o registro, nos caso de inscrio e alterao de empresas, exceto nos casos de alterao de porte da empresa (ME/EPP). Porto Alegre - DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM PORTO ALEGRE - 10 R.F. Logradouro: Bairro: Cidade: Estado: CEP: Telefone: FAX: Receitafone: Site: Av. Loureiro da Silva, 445, S/208 Centro Porto Alegre RS 90013-900 (51) 3455.2185 (51) 3455.2254 146 http://www.receita.fazenda.gov.br/

Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul


Aps o registro na Receita Federal e na Junta Comercial, o empreendedor, caso venha a realizar atividades de circulao de mercadoria, deve solicitar o cadastro de contribuinte junto Secretaria da Fazenda do Estado (ICMS). Os contribuintes definidos no Livro I, Art. 12, do RICMS, so obrigados, para cada estabelecimento que mantiverem, a inscrever-se no Cadastro Geral de Contribuintes de Tributos Estaduais (CGC/TE), antes do incio de suas atividades, na forma estabelecida em instrues baixadas pelo Departamento da Receita Pblica Estadual. A documentao pode ser observada junto ao site a seguir relacionado. Locais de atendimento em todo o Estado do Rio Grande do Sul Logradouro: Rua Siqueira Campos, 1044 Cidade: Porto Alegre CEP: 90010-001 Para pesquisar as unidades consolidadas (municpios com delegacias), acesse o site: http://www.sefaz.rs.gov.br

Prefeitura Municipal
Para a obteno do alvar de licena de funcionamento, esse deve ser requerido junto prefeitura de cada sede, de acordo com o seguinte: - Certido de Zoneamento ou Boletim Informativo do Imvel: Documento que descreve as atividades permitidas em um determinado imvel, de acordo com a lei de zoneamento do municpio. Ela necessria para que o requerente consulte quais atividades podem ser exercidas em determinado imvel.

26
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 26-27

27
4/11/12 5:09 PM

O candidato a empresrio deve dirigir-se Prefeitura Municipal com a documentao solicitada para protocolar o pedido. Aps, o documento expedido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, por meio do Departamento de Licenciamento Urbano. Os documentos comumente solicitados so: - Requerimento padro. - Cpia do IPTU atual (somente da folha na qual constem os dados do terreno do ltimo ano de exerccio) ou cpia da inscrio no INCRA: Imposto Territorial Rural (ITR) ou Certificado do Cadastro de Imvel Rural (CCIR) ou contrato de locao do imvel. - Taxa por certido quitada. Observao: em caso de reas cadastradas no INCRA, apresentar tambm o ttulo de propriedade e o levantamento planimtrico cadastral georreferenciado no Sistema Cartogrfico Municipal. - Secretaria Municipal da Sade: a obteno do alvar da sade, quando houver o envolvimento das atividades pertinentes a essa secretaria (restaurantes, lanchonetes, farmcias etc.), deve ser requerido junto s Secretarias Municipais da Sade. Segue o seguinte roteiro: - Agendamento de entrevista com a equipe de vigilncia. - Na entrevista, sero abordados assuntos pertinentes ao estabelecimento, desde infraestrutura, processos de manipulao, controles e registros, capacitao de manipuladores, entre outros assuntos previstos na legislao. - Aps a entrevista, o requerente dever solicitar a abertura do processo de alvar de sade para o ramo desejado. - Aguardar a vistoria. Mais informaes no site da Prefeitura Municipal.

Corpo de Bombeiros
Junto ao Corpo de Bombeiros de seu respectivo municpio, os empreendedores podem encaminhar pedidos de liberaes necessrias conforme a Portaria 064 EMBM99, que regula a aplicao, pelos rgos de Bombeiros da Brigada Militar, da Lei Estadual n 10.987. de 11 de agosto de 1997., referente s normas tcnicas de preveno contra incndios estabelecidas pela respectiva regulamentao. Para mais informaes, acesse o site http://www.brigadamilitar.rs.gov.br/bombeiros/ Conforme o Art. 2 da Lei 10.987./07., so termos tcnicos usuais em matria de preveno e proteo contra incndio, para os efeitos desta Portaria: - Plano de Preveno e Proteo Contra Incndio (PPCI): o conjunto de documentos que compem um processo de preveno e proteo contra incndio. - Assessoria de Atividades Tcnicas (AAT): o rgo integrante dos OPMs de Bombeiros, responsvel pelo recebimento, protocolo, arquivo, distribuio dos PPCIs para exame, inspeo, elaborao de documentos tcnicos de preveno contra incndio e assessoramento ao respectivo comandante nos assuntos relativos preveno. - Exame de PPCI: o ato de comparao entre as medidas de preveno contra incndio planejadas e aquelas exigidas pela legislao em vigor, por meio da verificao da documentao que compe o PPCI. - Certificado de aprovao: o documento em formulrio padro, expedido aps o exame do PPCI, em que ficou constatado que o mesmo atende s exigncias das normas vigentes.

28
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 28-29

29
4/11/12 5:09 PM

- Inspeo de instalaes: o ato de verificao in loco dos sistemas de preveno e proteo contra incndio instalados, quanto ao funcionamento e sua adequao ao PPCI aprovado e legislao em vigor. - Notificao de correo de exame: o documento em formulrio padro, expedido, das instalaes preventivas e que aponta as correes a serem feitas, estabelecendo prazo para a sua realizao. - Notificao de correo de inspeo: o documento em formulrio padro, expedido, das instalaes preventivas e que aponta as correes a serem feitas, estabelecendo prazo para a sua realizao. - Notificao de adequao: o documento em formulrio padro, expedido, com base em relatrio tcnico de preveno de incndio aps a inspeo em prdios construdos, que j possuem habitese e que no possuem instalaes preventivas contra incndio ou que no esto adequados legislao em vigor, estabelecendo prazo para a adequao. - Alvar dos sistemas de preveno e proteo contra incndio: o documento em formulrio padro, expedido, depois de constatado na inspeo que o sistema de preveno e proteo foi executado conforme legislao vigente. - Auto de infrao: o documento em formulrio padro, expedido, no qual o infrator ser ADVERTIDO, MULTADO ou ter seu prdio/ estabelecimento INTERDITADO, conforme estabelece a legislao em vigor, bem como estipula prazo para o seu cumprimento. - Memoriais descritivos: documentos discriminatrios dos diversos sistemas de proteo contra incndios, com modelo especfico para cada sistema.

- Relatrio tcnico de preveno e proteo contra incndio: o documento em formulrio padro, preenchido pelo comandante do OPM de Bombeiros ou por Oficial ou Praa por ele designado, aps INSPEO de prdio ou instalao que oferea risco segurana fsica de pessoas, mediante solicitao, denncia ou ordem judicial, do qual constar a situao em que o local se encontra quanto s condies de preveno e proteo contra incndio e s medidas necessrias para a sua adequao. - Relatrio de inspeo: o documento em formulrio padro preenchido pelo inspecionante, por ocasio da inspeo das instalaes preventivas contra incndio e que conclui se as instalaes esto de acordo ou no com o PPCI aprovado, apontando suas deficincias. - Relatrio de investigao de sinistro: o documento em formulrio padro, preenchido e assinado por oficiais dos OPMs de Bombeiros aps a ocorrncia de um sinistro, em que constam dados relativos causa provvel, extenso dos danos, durao, efetivos e meios empregados no atendimento da ocorrncia, testemunhas, coletas de materiais para anlise em laboratrio especializado e outros dados destinados a produzir subsdios para procedimentos preventivos. - Prdio existente: para efeito desta Portaria, considerado existente todo o prdio com HABITE-SE concedido antes da publicao do Decreto Estadual N 37..380 de 28 de abril de 1997., que aprovou as normas tcnicas de preveno de incndios, ou cujo projeto de construo tenha sido protocolado na Secretaria de Obras do Municpio em data anterior publicao do referido Decreto. Os documentos tcnicos expedidos pelas Assessorias de Atividades Tcnicas sero confeccionados observando as especificaes dos formulrios padronizados constantes dos anexos a esta Portaria.

30
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 30-31

31
4/11/12 5:09 PM

INPI
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) uma autarquia federal vinculada ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, responsvel por registros de marcas, concesso de patentes, averbao de contratos de transferncia de tecnologia e de franquia empresarial, bem como responsvel por registros de programas de computador, desenho industrial e indicaes geogrficas, de acordo com a Lei da Propriedade Industrial (Lei n 9.27.9/96) e a Lei de Software (Lei n 9.609/98). No INPI, o empreendedor saber a importncia de registrar a marca, conhecer os passos e os documentos necessrios para dar entrada nos pedidos de registro e acompanhar o andamento do processo. Alm disso, podero ser acessados os formulrios eletrnicos do e-MARCAS, realizar pesquisas, fazer downloads, acessar o manual do usurio, entre outras facilidades. No que diz respeito exclusivamente s marcas, essas podem ser de diversos tipos. No que tange sua natureza, elas podem ser de produto, servio, coletiva ou de certificao. J no que diz respeito forma de apresentao, as marcas podem ser nominativas, mistas, figurativas ou tridimensionais. essencial que se saiba exatamente a que se destina sua marca e que forma de apresentao ela ter, pois a proteo conferida pelo registro varia de acordo com essas escolhas. Abaixo, segue um quadro com um resumo sobre a natureza e as formas de apresentao que as marcas podem ter.
Natureza das marcas Produto Servio A que se aplica Distinguir produtos de outros idnticos, semelhantes ou afins. Distinguir servios de outros idnticos, semelhantes ou afins.

Coletiva Certificao Formas de apresentao Nominativa Mista Figurativa Tridimensional

Identificar produtos ou servios provenientes de membros de um detreminado grupo ou entidade Atestar a conformidade de produtos ou servios e determinadas normas ou especificaes tcnicas. A que se aplica Sinal constitudo apenas por palavras, ou combinao de letras e/ou algarismos, sem apresentao fantasiosa. Sinal que combina elementos nominativos e figurativos. Sinal constitudo por desenho, imagem, formas fantasiosas em geral Sinal constitudo pela forma plstica distintiva e necessariamente incomum do produto.

Para acessar as demais informaes http://www.inpi.gov.br INPI Fone: (51) 3226.6909 / 3226.6422 / 3227..5886

IBAMA
Junto ao IBAMA, o empreendedor busca as licenas ambientais, dependendo da atividade e definidas pela resoluo do CONAMA 237/97 - http://www.ibama.gov.br/licenciamento/

FEPAM
No site da FEPAM, o empreendedor que necessitar de licenciamento ambiental pode solicit-lo direto no site http://www.fepam.rs.gov.br/ Algumas informaes obtidas junto ao site: - Acompanhamento das estatsticas do licenciamento. - Sistema Especialista de Licenciamento: Silvicultura. Integrador de avicultura e suinocultura. Transporte de produtos ou resduos perigosos no RS. - Resduos e efluentes industriais (planilhas de acompanhamento). - Controle de emisses atmosfricas e efluentes lquidos e postos de servios. - Modelos de Laudos.

32
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 32-33

33

4/11/12 5:09 PM

ANTT
No site da Agncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o empreendedor pode efetuar solicitao de Registro Nacional de Transportadores Rodovirios de Carga (RNTRC). Alm disso, a ANTT, conforme a Lei 10.233, de 05 de junho de 2001, ao promover uma reestruturao no setor federal de transporte, estabeleceu, em seu Art. 22, inciso VII, a competncia referente regulamentao do transporte de cargas e produtos perigosos em rodovias e ferrovias. Alm da regulamentao de transportes de cargas perigosas, a ANTT regulamenta a explorao de servios de transporte rodovirio interestadual e internacional de passageiros sob a gide da Lei n 10.233, de 05 de junho de 2001, no que couber da Lei n 8.987., de 13 de fevereiro de 1995, e da Lei n 9.07.4, de 07. de julho de 1995, regulamentadas pelo Decreto n 2.521, de 20 de maro de 1998, e pelas normas aprovadas em Resoluo, pela Diretoria Colegiada da ANTT. As aes de regulao e fiscalizao do setor tm carter permanente e relativo adequao das rotinas e dos procedimentos para a efetiva operacionalizao da Lei n 10.233/2001, que criou a ANTT, buscando a melhoria dos servios e a reduo dos custos aos usurios do transporte rodovirio de passageiros, quer no transporte regular, quer no de fretamento contnuo, eventual ou turstico. Mais informaes no site http://www.antt.gov.br/

de atividades e servios tursticos, bem como dispositivos da Lei n 8.181, de 28 de maro de 1991. Mais informaes no site http://www.turismo.gov.br

DAER
de responsabilidade do DAER a fiscalizao e o registro dos seguintes servios: - Transporte coletivo. - Credenciamento de empresas para fretamento e turismo. - Autorizao para viagens especiais de turismo. - Autorizao para viagens de fretamento. - Concesso para explorar rodovia. - Autorizao para colocar ponto de parada de nibus. - Criao de nova linha regular de transporte coletivo. - Credenciamento de empresas para vistoria de nibus. - Desconto e gratuidade no transporte coletivo intermunicipal de passageiros. - Reclamaes de usurios. - Autorizaes de trnsito. - Autorizao para transporte de carga indivisvel. - Como interpor recurso imposio de multa de trnsito. - Como obter o resultado dos recursos julgados. Para mais informaes, acesse o site http://www.daer.rs.gov.br

EMBRATUR
de competncia da EMBRATUR o registro das atividades que envolvam servios de turismo. Observar condies para o funcionamento e fiscalizao, conforme decreto-lei n 2.294, de 21 de novembro de 1986, relacionado ao exerccio e explorao

34
BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 34-35

35
4/11/12 5:09 PM

Parceiro:

Realizao:

Central de Relacionamento Sebrae/RS: 0800 570 0800 www.sebrae-rs.com.br

BS-0018-12_Cart_Reg_Empresa.indd 36

4/11/12 5:09 PM

Janeiro/2012

You might also like