You are on page 1of 27

QUE IMPORTNCIA TEM A DIMENSO ECONMICA PARA A PSICANLISE CONTEMPORNEA?

UM ESTUDO APROFUNDADO SOBRE O OBJETO PRIMRIO E A AMBIVALNCIA DAS PULSES EM FREUD1

Andr De Martini Nelson Ernesto Coelho Junior

Resumo: No presente trabalho, atravs de um percurso pelos textos freudianos, iremos acompanhar os engendramentos entre sujeito e objeto que se do pelos caminhos pulsionais, dentro de uma perspectiva econmica. Ora, o que nos interessa aqui colocar em questo o que nos parece ser um certo enfraquecimento ou desvitalizao da teoria, em que tanto a sexualidade como os elementos mais crus do psiquismo vo sendo deixados de lado em nome de uma pretensa nfase dos aspectos relacionais. Interessa-nos, especificamente, pensar que papel pode ter a dimenso econmica (tal como formulada por Freud) nos debates psicanalticos contemporneos em que a tica trazida para o primeiro plano. Parece-nos que a dimenso econmica ou pulsional em psicanlise, longe de ser avessa ao lugar do outro na constituio do psiquismo, pode trazer esclarecimentos nicos a esse respeito, evidencian-

Este artigo baseia-se na discusso do segundo captulo da dissertao de mestrado de De Martini (2006), realizada com bolsa CNPq.

PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(2), 275-301

275

do a sustentao mtua entre Eu e Outro num campo compartilhado de instalao de subjetividades. Palavras-chave: Freud (Sigmund). Psicanlise. Objeto primrio. Pulso. tica.

Introduo
Uma das marcas distintivas da clnica, ao longo da histria da psicanlise, tem sido o aumento da importncia que se tem dado ao objeto na constituio da subjetividade, e a passagem gradual do foco intrapsquico para consideraes acerca da subjetividade deste outro para quem sou um objeto2. As reflexes acerca da constituio ou instalao da subjetividade passaram a implicar o exame detido sobre as relaes com o ambiente, ou com o outro, para alm das condies constitucionais ou idiossincrticas do sujeito. As possibilidades clnicas diante dos casos de psicose, das patologias do vazio, do autismo ou dos casos borderline esto estreitamente vinculadas aos desenvolvimentos que se fizeram no sentido de desvelar o papel do outro, do objeto, na gnese ou tratamento desses casos (o que se estende para a clnica psicanaltica de forma geral). No presente trabalho, o leitor ir acompanhar um percurso que se restringe basicamente aos textos freudianos, e eventualmente poder perguntar-se qual o alcance ou legitimidade disso, uma vez que, no sendo este um tema para Freud, o mais lgico seria busc-lo nos autores ou debates contemporneos (Baranger, 1994; Coelho Junior & Figueiredo, 2004; Green, 1965, 2000; Simo, Souza, & Coelho Junior, 2002). Ora, o que nos interessa aqui colocar em questo o que nos parece ser um certo enfraquecimento ou desvitalizao da teoria, em que tanto a sexualidade como os elementos mais crus do psiquismo vo sendo deixados de lado em nome de uma pretensa nfase dos aspectos relacionais. Interessa-nos, especificamente, pensar que papel pode ter a dimenso econmica (tal como formulada por Freud) nos debates psicanalticos contemporneos em que a tica trazida para o primeiro plano3.

Neste ponto, pertinente fazer algumas discriminaes terminolgicas. Ao longo do texto utilizaremos o termo sujeito num sentido mais amplo, prximo ao uso freudiano. Neste contexto, objeto ser tudo aquilo que a esse sujeito se reportar libidinalmente, conforme o sentido tcnico que objeto tem para a psicanlise. Entretanto, sabemos que desde o final do sc. XIX, notadamente a partir das discusses acerca das cincias do esprito a problemtica do sujeito vem sofrendo um deslocamento gradual (mas , nunca absoluto) do campo epistemolgico para os campos ontolgico e tico. A psicanlise inaugura uma prtica que, ao longo do tempo, tambm busca interlocues nesses outros campos. Ogden (2003) faz uma interessante proposio sobre a leitura de textos psicanalticos, numa tenso entre os olhares contemporneos e aqueles que supomos ter existido no passado.

276

QUE IMPORTNCIA TEM A DIMENSO ECONMICA PARA A ...

ANDR DE MARTINI E NELSON ERNESTO COELHO JUNIOR

Ao propormos explorar, atravs de Freud, a dimenso econmica da psicanlise, temos em mente que ser apenas na justa medida em que isso possa esclarecer pontos importantes em nossa discusso maior por exemplo, com o conceito de ambivalncia, mesmo que no seja de forma direta, iremos nos deparar com a figura do outro. No entanto, trata-se, neste momento, de um outro enquanto objeto correlato dos investimentos pulsionais para um determinado sujeito. objeto para o sujeito, objeto da satisfao pulsional. De incio, ao caracterizar a pulso, Freud define o objeto enquanto seu atributo mais lbil. Mas gostaramos de fazer o leitor notar que mesmo Freud, que descreve as pulses na maioria das vezes enquanto um atributo do sujeito (parte de sua constituio), em outros momentos a apresenta como um campo intermedirio entre sujeito e objeto. Dessa forma, ser crucial acompanhar de perto, e com algum cuidado, os engendramentos entre sujeito e objeto que se do pelos caminhos pulsionais, dentro de uma perspectiva econmica. Os textos de Freud abordados aqui sero, principalmente, Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905/1996a), Os instintos e suas vicissitudes (1915/1996c) e O problema econmico do masoquismo (1924/1996d), no que podem contribuir para uma discusso sobre a relao sujeito-objeto. Ao final desse percurso, parece-nos possvel esperar como resultado a convico de que as consideraes atuais sobre tica e psicanlise no podem se ater exclusivamente aos fenmenos de identificao, das relaes de objeto, ou mesmo daquilo que mais amplamente se chama intersubjetividade.

O Surgimento, pela libido, do objeto enquanto entidade total


Como podemos pensar a constituio do objeto, a partir de Freud? Ao descrever a constituio do sujeito na sexualidade, Freud considera o perodo de primado das pulses parciais e autoerticas, quando o prprio corpo eleito como objeto de satisfao; ao chegar puberdade, introduz-se ento o outro enquanto objeto sexual total. At a chegada desse momento, o objeto deveria contar para a pulso apenas como um fator contingente, um pretexto para processos cujas consideraes iniciam e terminam no sujeito. Mais propriamente, o outro ressurgir como tal quando do primado genital, mas essa passagem permanece um tanto enigmtica: Freud oferece apenas uma explanao de valor meramente descritivo, na qual o surgimento do objeto total compreendido enquanto um efeito de propagao ou supervalorizao a partir das pulses parciais. De fato, precisamos procurar entender por que a genitalidade no poderia ser meramente mais uma satisfao parcial.
PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(2), 275-301

277

Vejamos, a princpio, o que Freud diz sobre este efeito de propagao. Descreve um movimento como que de entrega do sujeito ao objeto, em que a meta ou finalidade 4 valorizada espalha-se por todo o objeto. A libido, assim, teria a inteno de se apoderar do objeto sexual em todos os sentidos sendo a genitalidade um tipo especial de configurao , sua, uma espcie de porta de entrada do objeto total, ao mesmo tempo em que arregimenta sob seu domnio as demais pulses parciais. Dessa forma, Freud aponta como explicao para o interesse sexual pelo objeto como um todo e no s por sua genitlia, que poderia muito bem ser apenas mais um objeto parcial, como sugerimos um efeito de propagao, que se ancora na genitalidade. De qualquer modo, quer seja na considerao do fenmeno pelos seus resultados, quer seja na considerao de um aspecto especfico da genitalidade, Freud introduz a questo do outro tomado em seu todo. Entretanto, mesmo com o reforo da ideia de corrente colateral (Freud, 1905/1996a, p. 142, nota 2), ou seja, a ideia de uma concomitncia dos diferentes modos de satisfao libidinal, isso em si no garantiria ainda a considerao do outro como um objeto total, mas apenas, no mximo, um conglomerado de partes. Restaria a tarefa de desvelar como essa organizao da pulso a que chamamos genitalidade demanda considerar o outro em sua totalidade, como um algum. E nesse ponto que Freud introduz a questo do amor, que permanecer como referncia para o conjunto das relaes pulsionais do sujeito com seu objeto. Em termos libidinais, o que constituiu primariamente este objekt? Partes, pelo visto, correlatas a pulses que se colocam num continuum em direo meta final (genital) e madura. At aqui, numa leitura mais superficial, seria como se o objeto como um todo surgisse por mero efeito desenvolvimentista, resultando, como numa espcie de etapa ou estgio superior, na supervalorizao libidinal. Utilizando-se da problemtica do fetiche (ainda no contexto dos Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade), Freud chama a ateno para um ponto de ligao entre a normalidade e o fetichismo, nesta supervalorizao do objeto sexual em suas outras partes. No fetiche, um efeito de deslocamento do interesse libidinal aconteceria principalmente quando do impedimento da meta normal. Contudo, nesse caso, o que se observa o caminho reverso da propagao o objeto tomado em sua totalidade substitudo por uma parte sua. O que define a condio patolgica do fetiche o abandono da meta genital normal em nome do fetiche, e tambm quando este se desprende de uma pessoa e se torna o nico objeto sexual. Nessa situao, observamos uma regresso da organizao libidinal genital para um investimento flico cujo resultado a retirada de

Alvo, finalidade, meta, ziel (em alemo): o ato que leva satisfao.

278

QUE IMPORTNCIA TEM A DIMENSO ECONMICA PARA A ...

ANDR DE MARTINI E NELSON ERNESTO COELHO JUNIOR

cena do objeto total. O fetiche resulta de um efeito de supervalorizao do objeto que se propaga a tudo que diz respeito (associativamente) a ele, uma parte que remete ao todo. este todo do objeto que nos interessa, em sua gnese. H dois elementos que nos parecem fundamentais para melhor compreendermos o surgimento do objeto neste seu estatuto um objeto total , seguindo a argumentao freudiana. O primeiro consiste em considerarmos sua observao de que, quando da instaurao do primado genital, parece que o que acontece uma ao anmica que arregimenta todos aqueles processos at ento mais somticos (e ligados ao princpio do prazer). O segundo consiste em considerar que tanto o primado genital quanto o encontro do objeto total j esto prefigurados na vida infantil (Freud, 1905/1996a, p. 221). Podemos observar estes dois pontos na famosa passagem do texto de Freud:
Ao mesmo tempo, consuma-se no lado psquico o encontro do objeto para o qual o caminho fora preparado desde a mais tenra infncia. Na poca em que a mais primitiva satisfao sexual estava ainda vinculada nutrio, a pulso sexual tinha um objeto fora do corpo prprio, no seio materno. S mais tarde vem a perd-lo, talvez justamente na poca em que a criana consegue formar para si uma representao global da pessoa a quem pertence o rgo que lhe dispensava satisfao. Em geral, a pulso sexual torna-se autoertica, e s depois de superado o perodo de latncia que se restabelece a relao originria. No sem boas razes que, para a criana, a amamentao no seio materno torna-se modelar para todos os relacionamentos amorosos. O encontro do objeto , na verdade, um reencontro. (Freud, 1905/1996a, p. 210)

Temos, com esses dois pontos, a abertura necessria para discutirmos os aspectos mais primitivos da constituio subjetiva apresentados at aqui: que o objeto amoroso possui uma histria, uma condio primria, mesmo antes de poder ser (re)conhecido plenamente. preciso considerar que, de uma forma ou de outra, j h, desde o princpio, a ao deste outro considerado em si, enquanto uma figura total, e ainda que no possa ser reconhecido como tal pelo beb nesses primrdios, deixa uma marca que permanece na vida psquica enquanto uma prefigurao. Continuemos ento com mais alguns passos nessa direo. Voltemos ao tema do amor, que se liga virada anmica responsvel pelo surgimento do objeto total. Freud, ao tratar do amor, coloca-o em estreita correlao com a genitalidade poderia ser tomado como a totalidade da corrente sexual:
O fato de no termos o hbito de dizer que um instinto sexual isolado ama o seu objeto, mas considerarmos a relao entre o ego e seu objeto sexual como o caso mais apropriado no qual empregar a palavra amor esse fato nos ensina que a palavra s pode comear a ser aplicada nesse sentido aps ter
PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(2), 275-301

279

havido uma sntese de todos os instintos componentes da sexualidade sob a primazia dos rgos genitais e a servio da funo reprodutora. (Freud, 1905/ 1996a, p. 142)

De repente, ao lado do fator propriamente genital passa a contar tambm esse tipo de vinculao especial entre um ego total e seus objetos a que se chama amor e isso adquire um carter mais abrangente do que poderamos supor em termos da satisfao do sujeito, exclusivamente. Quer dizer, partindo da dimenso mais econmica da relao sujeito-objeto, vemos que h a irrupo dessa problemtica ligada constituio de lugares subjetivos (de um Eu, de um Outro), que neste caso aparece como esta corrente de amor, que pode ser entendida como uma reverberao, na dimenso econmica, de questes acerca da alteridade, do outro tomado ele tambm enquanto um sujeito. Veremos no item seguinte como isso se imbrica ao tema da ambivalncia. E de modo similar ao que acontece com o amor, para Freud, o dio tambm deve ser referido situao global do sujeito com seus objetos. Alm disso, a oposio amor/dio s configurou-se assim indiretamente, pela mediao da oposio prazer/desprazer ou seja, no uma oposio originria. No dio, no se trata simplesmente de uma pulso, mas de uma repulso (o que, eventualmente, significar um vnculo muito forte com o objeto). Amor e dio, enfim, descrevem no exatamente atributos especficos da pulso, mas as relaes entre o ego total e os objetos . O dio desempenha tambm um papel muito importante na gnese do objeto total, enquanto reao situao de frustrao, pois surge quando o objeto comea a tomar forma e aparecer enquanto tal ao Eu onipotente: Quando, durante a fase do narcisismo primrio, o objeto faz a sua apario, o segundo oposto ao amar, a saber, o odiar, atinge seu desenvolvimento (Freud, 1915/1996c, p. 141). Entretanto, a questo do dio aqui ainda no est muito clara, pois se coloca tambm a questo do desligamento e da indiferena, num prenncio da pulso de morte: A indiferena se enquadra como um caso especial de dio ou desagrado, aps ter aparecido inicialmente como sendo seu precursor. (p. 141). Alm disso, h que se considerar aquela situao de impossibilidade de o sujeito dispor de seu dio sobre o objeto, por medo de destru-lo. * Antes de passarmos ao ponto seguinte, faamos um breve adendo sobre a questo do narcisismo. Parece ser possvel deduzirmos dois caminhos concomitantes para os processos de subjetivao que levam ao encontro com o objeto total, pois o narcisismo coloca nuances prprias a essa questo. Se o amor representa a totalidade dos investimentos que ligam o sujeito ao objeto, preciso tambm levar em considerao o su-

280

QUE IMPORTNCIA TEM A DIMENSO ECONMICA PARA A ...

ANDR DE MARTINI E NELSON ERNESTO COELHO JUNIOR

gestivo fato de haver dois tipos de amor o de apoio e o narcsico , o que nos leva a supor ento duas qualidades distintas no encontro com o objeto total. A sada narcsica em direo ao objeto pode estar relacionada com o fato de que esse outro que buscado, imagem e semelhana de si prprio, no obstante, est fora do prprio corpo. Essa sada do prprio corpo nos d uma ideia do carter da busca narcsica, o que a coloca numa posio bem distinta das pulses no autoerotismo. A bem dizer, Freud mesmo enfatiza literalmente que h dois caminhos para o encontro do objeto (Freud, 1905/1996a, p. 210, nota 1), e podemos ento pensar em duas vias distintas que se sobrepem. Especialmente na escolha amorosa de objeto por apoio, Freud chama a ateno para um tipo de vnculo em que o que conta a relao de cuidado, nos moldes da relao do beb com quem o amamenta; no entanto, para Freud, isso em momento algum exclui ou antepe-se aos vnculos de satisfao libidinal. s vezes, por exemplo com Winnicott, temse a impresso de haver na constituio psquica dois momentos segmentados ou estanques, um ligado ao Eu e outro libidinal; mas, pelo que aqui vai sendo apresentado com Freud, fica difcil imaginar que esses dois aspectos da constituio do psiquismo no estejam influenciando-se mutuamente desde o incio. nesse sentido que Freud falar do objeto sexual na fase de amamentao ressaltando que: ,
O trato da criana com a pessoa que a assiste , para ela, uma fonte incessante de excitao e satisfao sexuais vindas das zonas ergenas, ainda mais que essa pessoa usualmente, a me contempla a criana com os sentimentos derivados de sua prpria vida sexual: ela a acaricia, beija e embala, e perfeitamente claro que a trata como um substituto de um objeto sexual plenamente legtimo. (Freud, 1905/1996a, p. 210)

Ainda sobre esse carter simultneo da dimenso pulsional e intersubjetiva h nesse mesmo texto uma nota, acrescentada em 1910, , muito clara e especfica na qual Freud faz uma correo em relao ao modo como exps, no texto sobre o pequeno Hans (Freud, 1909/1996b), o autoerotismo e o amor de objeto: Tive ainda minha ateno chamada para uma falha na exposio feita no texto, que, em prol da clareza, descreveu a distino conceitual entre as duas fases, de autoerotismo e de amor objetal, como se fosse tambm uma separao temporal. (Freud, 1905/1996a, p. 182). E, mais adiante, define a vida sexual infantil como essencialmente autoertica, o que no raro tomado como exclusivamente Dessa forma, em momentos como esse que temos clareza do . duplo papel do objeto.

PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(2), 275-301

281

O papel da ambivalncia
Vejamos agora o fenmeno dos pares sadismo-masoquismo e exibicionismo-voyeurismo. Esses parecem implicar o objeto como um todo mesmo antes do advento do objeto total, e de forma independente, no incio, das pulses parciais ligadas s reas ergenas. O objeto passa a ser tomado em sua condio subjetiva de ser aquele que ocupa um destes papis em relao ao sujeito:
Contudo, devemos admitir que tambm a vida sexual infantil, apesar da dominao preponderante das zonas ergenas, exibe componentes que desde o incio envolvem outras pessoas como objetos sexuais. Dessa natureza so as pulses do prazer de olhar e de exibir, bem como a de crueldade, que aparecem com certa independncia das zonas ergenas e s mais tarde entram em relaes estreitas com a vida genital, mas que j na infncia se fazem notar como aspiraes autnomas, inicialmente separadas da atividade sexual ergena. (Freud, 1905/1996a, p. 180)

H aqui uma implicao direta do outro, para alm de sua mera posio libidinal correlata s zonas ergenas. Fica difcil encontrar um lugar claro para isso no corpo terico. A ligao a essa outra pessoa (enquanto um objeto total) atravs da genitalidade s ocorrer mais tarde, mas Freud bem claro quanto sua importncia desde o incio, independentemente da dinmica pulsional sexual propriamente dita. Poderamos eventualmente supor que isso se liga s pulses do mbito do Eu (j que nessa poca Freud as toma em conjunto com as sexuais), mas veremos adiante que tal suposio no satisfatria. Talvez no se trate exatamente de um tipo de pulso, mas de uma natureza especial de toda pulso, que remeteria tanto ao Eu quanto ao Outro. Ao falar sobre a organizao sdico-anal, Freud chama a ateno para a existncia, j demonstrvel a, de um objeto alheio, ainda que falte sua subordinao organizao genital, quando ento esse objeto ser um objeto total. Isso se d pela diviso de opostos ativo/passivo no sadismo, entre sujeito e objeto. Outro ponto interessante nos engendramentos entre o Eu e o Outro pela pulso est nas origens da curiosidade das crianas pelos genitais de outrem:
Entretanto, minhas investigaes da meninice tanto de pessoas sadias quanto de doentes neurticos foram-me a concluir que a pulso de ver pode surgir na criana como uma manifestao sexual espontnea. As crianas pequenas cuja ateno foi atrada, em algum momento, para sua prpria genitlia geralmente pela masturbao costumam dar o passo adicional sem ajuda externa e desenvolver um vivo interesse pelos genitais de seus coleguinhas. (Freud, 1905/1996a, p. 181)

282

QUE IMPORTNCIA TEM A DIMENSO ECONMICA PARA A ...

ANDR DE MARTINI E NELSON ERNESTO COELHO JUNIOR

Ou seja, as crianas pequenas colocam o outro no lugar de si, encaminhando para ele o interesse exploratrio que era originariamente voltado para o prprio corpo. interessante o movimento de tomar o prprio corpo como objeto de investigao que inclusive se d sob o olhar do outro para depois querer ver o corpo do outro. No texto sobre os destinos da pulso, Freud retoma a questo e descreve o percurso do sadismo ao masoquismo, no qual Uma pessoa estranha mais uma vez procurada como objeto; essa pessoa, em consequncia da alterao que ocorreu na finalidade instintual, tem de assumir o papel do sujeito. (Freud, 1915/1996c, p. 133). Nesse trecho, h uma nota em que Strachey tenta dissipar essa ambiguidade da frase, sugerindo que sujeito nesse caso, refere-se apenas ao lugar ativo a que passa , essa pessoa estranha, e que esse sujeito no se confunde com o sujeito original nos seus demais aspectos. Ora, no justamente essa possibilidade de uma certa confuso e dissipao de referenciais entre sujeito e objeto (justamente nos aspectos que definem algum enquanto tal) que permite que um faa as vezes do outro? Note-se que no se trata da abolio completa dos limites entre um e outro: preciso que haja dois, para que o interjogo sdico-masoquista seja possvel. No entanto, esse outro estranho que o masoquista requisita no pode ser qualquer um, bastando que cumpra essa condio de ativo tem de ser algum com quem ele possa identificar-se. A satisfao, nesse caso, no algo impessoal, h sempre um sujeito peculiar. Um excesso de cautela quanto s confuses entre sujeito e objeto no permite, por exemplo, que compreendamos muito bem trechos como este:
e no sadismo a fonte orgnica, que provavelmente o aparelho muscular com sua capacidade para a ao, aponta inequivocamente para outro objeto que no ele prprio, muito embora esse objeto seja parte do prprio corpo do sujeito. (Freud, 1915/1996c, p. 137)

A frase (propositalmente?) ambgua: uma parte do prprio corpo do sujeito que apresenta uma alteridade ou um outro que tomo como se fosse parte do meu corpo? Em ambos os casos, as fronteiras entre sujeito e objeto esto esmaecidas. Faamos ento uma pequena apresentao das proposies de Freud, sobre a passagem do sadismo ao masoquismo:

Figura 1. A passagem do sadismo ao masoquismo.


PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(2), 275-301

283

Em (c), o objeto guarda semelhana com a situao original do sujeito, no sadismo. Ser no texto sobre os destinos da pulso que encontraremos uma tentativa de dar um lugar terico para essa dimenso da pulso de que vimos falando at aqui; vejamos algumas passagens importantes antes de seguirmos na argumentao:
O fato de que, nesse perodo ulterior de desenvolvimento de um impulso instintual, seu oposto (passivo) possa ser observado ao lado dele merecer ser assinalado pelo termo bem adequado introduzido por Bleuler ambivalncia (Freud, 1915/1996c, p. 136) . E em ambos esses casos [isto , na escopofilia passiva e no masoquismo] o sujeito narcisista , atravs da identificao, substitudo por outro ego, estranho. (Freud, 1915/1996c, p. 137) Ento, conforme o objeto ou o sujeito seja substitudo por um estranho, o que resulta a finalidade ativa de amar ou a passiva de ser amado ficando a segunda perto do narcisismo. (Freud, 1915/1996c, p. 138) Reconhecemos a fase de incorporao ou devoramento como sendo a primeira dessas finalidades [metas sexuais provisrias, antes do primado genital e do objeto e Eu totais] um tipo de amor que compatvel com a abolio da existncia separada do objeto e que, portanto, pode ser descrito como ambivalente. (Freud, 1915/1996c, p. 143, comentrios nossos)

Acreditamos que o conceito de ambivalncia pode colocar-se aqui como um operador da discusso sobre essa natureza especial de toda pulso que, colocando-se aqum sujeito e objeto, capaz de engendrlos nesse movimento constitutivo que ora nos interessa. A utilizao mais banal do conceito, em termos da oposio amor-dio, est presente tambm, mas como um caso particular disso que um mecanismo complexo de inverses de posio, deslizamentos e oposies, que implicam as formas de amor parcial e total e as possibilidades correlatas de engendramento entre sujeito e objeto. Antes do primado genital quando ainda no podemos falar de um Eu plenamente constitudo e objeto total Freud comenta um tipo de amor primitivo, moldado pela meta ou finalidade oral (incorporao ou devoramento), no qual objeto e sujeito encontram-se numa relao de abolio da existncia separada e que, portanto, pode ser descrito como ambivalente A ambivalncia, dessa forma, antes de ser equacionada . com a ideia do conflito na relao amor-dio, aponta para essa inverso dos lugares entre sujeito e objeto. Assim, a ambivalncia aqui no se confunde com o uso mais comum de ambiguidade, tal como poderamos

284

QUE IMPORTNCIA TEM A DIMENSO ECONMICA PARA A ...

ANDR DE MARTINI E NELSON ERNESTO COELHO JUNIOR

considerar em autores como Melanie Klein5 (presena inata de quantidades de amor e dio): antes, a condio de reversibilidade da pulso em seu oposto, pela capacidade do sujeito e do objeto trocarem de lugar, quando ento a satisfao do outro, um objeto que tambm um sujeito um objeto-sujeito faz as vezes de minha prpria satisfao. Freud coloca esse como um dos destinos das pulses junto com a represso, o , retorno ao Eu e a sublimao. Na prtica, o que acontece na situao de ambivalncia, mais do que a alternncia temporal entre uma e outra posio (ativo e passivo, sujeito e objeto), a concomitncia de momentos contraditrios, de posies simultneas6. Mas j nos Trs ensaios..., nos tpicos referentes ao olhar/exibir e ao sadismo/masoquismo, encontramos uma antecipao disso, pois Freud parecia particularmente impressionado pelo fato de as formas ativa e passiva dessas perverses serem geralmente encontradas na mesma pessoa: Assim, vemos que algumas das inclinaes perverso apresentam-se singularmente como pares de opostos, o que, em conjunto com um material a ser posteriormente apresentado, pode reivindicar uma elevada significao terica (Freud, 1905/1996a, p. 151). A caracterstica de reversibilidade da pulso encontra sentido na imperiosidade da necessidade de satisfao ela deve ser atingida mesmo que para isso o sujeito tenha que deixar de ocupar seu lugar original e colocar-se no lugar de objeto. Isso, por sua vez, s possvel porque um dia o Eu j experimentou a si prprio enquanto objeto de investimento e satisfao, nos moldes do narcisismo. E claro que podemos pensar tambm na contribuio que um investimento original, do objeto, permite em primeiro lugar que o Eu possa colocar-se nessa condio de objeto. Do ponto de vista da organizao libidinal do sujeito, o que permite a inverso dos lugares de sujeito e objeto esse movimento reflexivo proporcionado pela organizao narcsica do Eu. preciso resgatar no uso comum que fazemos do termo identificao essa caracterstica que fica mais evidente quando falamos em ambivalncia essa intrincada rede ,

Klein distinguiu entre noo de ambivalncia e de ambiguidade. Ambivalncia: o sujeito faz, quanto a um mesmo ser, duas imagens alternativas, que no so percebidas como representativas do mesmo objeto. Ambiguidade: uma noo da vida adulta. O sujeito percebe duas imagens, mas sabe que se referem ao mesmo objeto (Merleau-Ponty, 1988/1990, p. 65). a atitude caracterstica da criana ser uma atitude de ambivalncia, duplo sentimento de onipotncia e de impotncia; a criana nada pode e tudo quer (p. 115). Laplanche e Pontalis (1993), em seu Fantasia Originria, Fantasia das Origens, Origens da Fantasia, ao comentarem os pares de termos sadismo/masoquismo e exibicionismo/voyeurismo, apontam que:Aqum da forma ativa ou passiva da frase (ver-ser visto, por exemplo), seria necessrio supor uma forma reflexa (ver-se a si mesmo), a qual, segundo Freud, seria primordial. Conviria, sem dvida, apurar esse grau primordial l onde o sujeito j no se situa nos diferentes termos da fantasia (Nota 71, p. 98).

PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(2), 275-301

285

de trocas e permutas entre sujeito e objeto, e tambm todo o jogo econmico de satisfao implicado nisso. Para concluir esta parte, vejamos um esquema das trs antteses do amor propostas por Freud, procurando divisar a esse movimento de inverses e anteposies entre sujeito e objeto, atravs do qual esses tambm se constituem. Essas antteses abordam as relaes de modo que as pulses so tomadas em seu conjunto:

Figura 2. As trs antteses do amor.

a) Inverso do contedo em seu oposto: inverte-se no a posio ativa em passiva, mas sim a caracterizao qualitativa da pulso no seu todo; aqui mantm-se os lugares do sujeito e do objeto. Parece que o mais importante na passagem de uma coisa a outra (de amar para odiar) a manuteno da posio do sujeito da voz ativa. Da, temos que a frustrao e impossibilidade de realizao do amar parece conjugar-se com um ressentimento ou dio pelo objeto que frustra, de forma que o que transformada a prpria caracterizao da relao com o objeto no seu todo, qualitativamente. b) Inverso ambivalente, propriamente falando, de ativo em passivo: a caracterizao da relao (amor) parece ser mais importante do que o sujeito manter-se na voz ativa, de forma que se viabilizam o jogo identificatrio e a satisfao por identificao, conforme vnhamos falando. c) Inverso da prpria possibilidade do investimento, ou catexia: Aqui h um vislumbre da pulso de morte, da tendncia regressiva da pulso para seu estado mais extremado, em que se desiste ou se ataca qualquer possibilidade de ligao. No h espao para qualquer frustrao. possvel observar nesse esquema duas conotaes (ou manejos) da pulso de morte, que em si mesma impele o aspecto regressivo de toda pulso. Desiste-se do objeto, podemos supor, quando o sujeito est numa condio mais integrada, e isso adquire uma conotao mais depressiva; ataca-se o objeto quando o sujeito est numa condio menos integrada, e isso adquire uma conotao mais paranoide, ou cindida. Tais consideraes sobre a relao da ambivalncia com a pulso de morte, contudo, fogem dos propsitos do presente trabalho.

286

QUE IMPORTNCIA TEM A DIMENSO ECONMICA PARA A ...

ANDR DE MARTINI E NELSON ERNESTO COELHO JUNIOR

Ponderao sobre o papel do outro na determinao das pulses, das zonas ergenas, seu lugar antes de ser considerado um objeto total
Veremos a seguir como podemos pensar a constituio pulsional, tendo como pano de fundo os aspectos levantados nos tpicos anteriores: o surgimento do objeto total numa ligao libidinal privilegiada com o sujeito, a ideia de ambivalncia como caracterstica fundamental da prpria dimenso pulsional e, por fim, o dio e a indiferena no desligamento do objeto. Na sua discusso a respeito das fontes da sexualidade, Freud destaca trs grupos: I) O primeiro relaciona-se com a reedio de um prazer j vivido em apoio a outros processos orgnicos; II) O segundo d-se pela estimulao das zonas ergenas lembremos que o estabelecimento destas decorre por um processo particular em cada caso, muito associado s condies de cuidado bsico e s pulses parciais que surgem apoiadas no funcionamento natural de cada rgo. Sabemos tambm que a pulso resulta de uma estimulao endossomtica; dessa forma, devemos considerar que mesmo a estimulao apropriada, uma determinada qualidade do estmulo que se d numa zona ergena, requer dois momentos, ou fatores: a) Uma histria consolidada no corpo (que leva em conta tambm as possibilidades fisiolgicas), o que d uma certa autonomia de prazer regio. b) Um processo excitatrio interno, sem o qual nenhuma pulso seria possvel. Qual o carter disso que interno? Trata-se aqui das disposies do sujeito, que dizem respeito tanto a sua constituio somtica quanto organizao psiquca em funo do princpio do prazer. III) Finalmente, o terceiro grupo est relacionado s pulses mais misteriosas como a escopoflica (exibicionismo-voyeurismo) e a de crueldade (sadismo-masoquismo): ambas lidam, justamente, com a questo da ambivalncia na constituio dos lugares do sujeito e do objeto. Freud define a zona ergena, afinal, como toda a superfcie da pele, em relao a um certo tipo de estimulabilidade (Freud, 1905/1996a, p. 190). H aqui a proposio de uma diferenciao qualitativa na estimulao. Esse tipo de pensamento leva a crer que de fato a pulso depende, para sua determinao, simultaneamente de elementos internos (constituio somtica) e externos (qualidade de estimulao), ficando difcil tomar qualquer deciso exclusiva a respeito de se a pulso de natureza
PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(2), 275-301

287

interna ou externa. Freud passa sem dificuldade de um nvel quase biolgico, organicista, para outro puramente psicolgico, e vice-versa, sem que isso represente para ele qualquer problema. Em determinados momentos enfatizar mais um dos aspectos, mas nunca deixa de trazer ambos os lados para a discusso. Ora, a definio que Freud faz da pulso a coloca em algum lugar entre o somtico e o psquico. Na primeira teoria das pulses, dir que O que distingue as pulses entre si e as dota de propriedades especficas sua relao com suas fontes somticas e seus alvos (Freud, 1905/1996a, p. 172) o objeto aqui conta como o fator mais contingente. Ao mesmo tempo, na caracterizao da zona ergena, aponta para o fato de que h sempre um tipo especfico de estimulao, que na verdade o fator mais decisivo na experincia de prazer: Assim, a qualidade do estmulo, mais do que a natureza das partes do corpo, que tem a ver com a produo da sensao prazerosa (Freud, 1905/1996a, p. 173). Isso remete ao papel do objetome no trato da criana, a partir da prpria sexualidade daquela, e tambm ao papel do outro na ambivalncia, o que se enquadra no terceiro grupo das fontes da sexualidade. Como vimos, ser tambm em termos qualitativos que Freud caracterizar a totalidade da corrente pulsional, pois com a genitalidade j se levar em conta o objeto tomado em si prprio e as trocas que podem se efetuar com ele. Mas deve ficar claro que so algumas atribuies da pulso (objeto [objekt], finalidade ou meta [ziel], e fonte [quelle]) que variam qualitativamente, enquanto, em sua natureza mais crua no seu , efeito de presso [drang], no h uma dimenso de qualidades. Vejamos a questo da passividade, desde esse ponto de vista. Uma pulso passiva s o em sua finalidade, de fato. Ao pensarmos no interjogo de pulses que pode acontecer entre duas pessoas, chegamos concluso de que o que desperta a pulso em algum (considerando apenas o fator exgeno) a qualidade de estmulo proveniente de outra pessoa, em funo das prprias pulses desta. Ao tomarmos os diferentes pontos de vista que se apresentam nessa situao entre dois sujeitos, a pulso, de um modo geral, simultaneamente ativa (vai de encontro ao objeto) e passiva (sedutora, provoca o movimento do objeto em direo a si, desperta a pulso do outro). Na passagem das relaes parciais entre sujeito e objeto para o primado da genitalidade, h tambm uma questo relativa ao estatuto dessa passagem, como vimos anteriormente, de podermos compreend-la num vis mais desenvolvimentista ou num mais estrutural. Nos Trs ensaios..., Freud (1905/1996a) aponta que:
Cabe acrescentar, por ltimo, que durante o perodo de transio da puberdade os processos de desenvolvimento somtico e psquico prosseguem por algum tempo sem ligao entre si, at que a irrupo de uma intensa moo

288

QUE IMPORTNCIA TEM A DIMENSO ECONMICA PARA A ...

ANDR DE MARTINI E NELSON ERNESTO COELHO JUNIOR

anmica de amor, levando inervao dos genitais, produz a unidade da funo amorosa exigida pela normalidade. (p. 221)

interessante notar aqui Freud sugerir que o fator responsvel pela integrao do primado genital de natureza psicognica, em contraponto a uma explicao mais biologizante e desenvolvimentista. Esse trecho corrobora o que vimos falando, da funo que essa moo amorosa tem na passagem para a genitalidade, para o reconhecimento do objeto total. Entretanto, no possvel reduzir a pulso dimenso do psiquismo, perdendo de vista a origem orgnica da qual se faz representante, situando-se em algum lugar entre o orgnico e o psquico. H um paradoxo tambm na temporalidade que implica os modos de satisfao da pulso entre o perodo infantil e o adulto, com os respectivos papis que o objeto em cada poca deve cumprir. Refiro-me aqui ao aspecto ambguo que est no par de termos corrente de ternura e corrente sensual O primeiro remete a este aspecto de cuidados com a . criana (atend-la em suas necessidades vitais, na constituio do Eu etc.); curiosamente, nesse perodo mais primitivo a dimenso pr-genital das pulses que domina a cena, quando ento ela , sob esse aspecto, uma pequena perversa polimorfa Freud fala da angstia da criana nesse . momento, como um sinal da falta do objeto, principalmente na situao de insatisfao de pulses sexuais desmedidas fazendo uma ligao di, reta entre a intensidade pulsional e os cuidados maternos. J o segundo termo, da corrente sensual, indica a possibilidade de lidar com o objeto numa condio de maturidade sexual sob a gide do amor, mas que s pode cumprir seus desgnios a partir do resgate das pulses parciais infantis, para compensar as inibies que se instalam na puberdade. A natureza constitucional da pulso, contudo, no pode ser tomada como um atributo absolutamente apropriado pelo sujeito, devendo antes ser considerada quase como um estranho que faz exigncias, im, pulsiona, pressiona, arredio, e cuja origem sempre nos escapa. Em ltima anlise, podemos ver que a pulso coloca-se igualmente aqum do sujeito, parecendo mesmo remontar mais a uma disposio biolgica ou ao soma. Entretanto, como vimos, possui a curiosa caracterstica de imbricar-se irremediavelmente aos processos psquicos to logo eles existam, o que a coloca na fronteira entre o somtico e o psquico. O termo econmico denota bem esta caracterstica duplamente fronteiria da pulso7, de uma fora que se define entre o somtico e o psquico, e entre sujeito e objeto: em Economia, temos sempre valores de troca, valores que fazem as vezes de objetos, medidas do potencial de trabalho, com-

Ver Green (1965).

PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(2), 275-301

289

promissos entre partes etc. O carter quase exgeno da pulso em relao aos domnios do sujeito ou do objeto parece funcionar como a liga entre os elementos que compem a relao sujeito-objeto; nem l nem c, um pouco alheia a mim, um pouco alheia ao outro. Teramos de supor que, de fato, a pulso seria to somente um conceito que expressa as relaes entre o soma e a psique, o soma seria to somente a abstrao do corpo sem o psiquismo, e a psique to somente a abstrao do corpo sem o registro orgnico. Com isso que acabamos de ver, fica mais claro este carter fronteirio da pulso em sua prpria definio, o que refora o argumento de que seu valor heurstico est justamente neste lugar paradoxal que ocupa entre sujeito e objeto, entre o somtico e o psquico, entre o biolgico e o psicolgico. A dificuldade de delimitao deste conceito, antes de ser motivo para embarao, constitui a fonte mesma do que ele tem de mais valioso.

A satisfao na genitalidade
Destacando-se dos tipos de meta caractersticos das organizaes anteriores, na genitalidade a finalidade vincula-se propriamente a um objeto sexual alheio Assim, introduz-se na dimenso da satisfao, do . prazer, a importncia do objeto total, do outro. preciso atentar que, quando se fala do objeto total, devemos considerar a o ponto de vista do sujeito que o busca, e no apenas do observador externo numa situao abstrata. Com o que temos at aqui, fica claro que essa figura que contemporaneamente chamamos de outro assume tambm um lugar na questo econmica, pois inserido na mediao da finalidade ou meta, na qual importa para o alvio da tenso sexual que, enquanto objeto, seja uma representao global de um outro. Agora possvel compreender melhor essa caracterstica diferencial da organizao genital, do ponto de vista econmico: uma nuance na economia pulsional em que a satisfao demanda um outro, (re)conhecido enquanto tal. Portanto, consiste numa perda e reducionismo quando leituras intersubjetivistas da psicanlise procuram livrar muito rapidamente a teoria da dimenso econmica, perdendo de vista nuances como as que vimos at aqui. H um aspecto curioso acerca da sexualidade infantil que serve para pensarmos essas questes numa situao mais concreta. A imaturidade sexual na criana (que caracteriza uma diferena com o desenvolvimento de outros aspectos) possui, para Freud, dois pontos de importante destaque: o smen e o orifcio sexual feminino, que figuram como os principais enigmas da sexualidade infantil. O primado genital define-se no enigma infantil da emisso das clulas germinais, a servio da funo

290

QUE IMPORTNCIA TEM A DIMENSO ECONMICA PARA A ...

ANDR DE MARTINI E NELSON ERNESTO COELHO JUNIOR

reprodutora e cuja finalidade exige um objeto sexual alheioVemos nesse , . momento com Freud que o surgimento do outro contingente a uma funo do organismo, num ponto de vista mais biologizante. Mas mesmo nessa dimenso mais crua da sexualidade, na qual a questo quase que exclusivamente pensada em termos organicistas, no haveria, a nosso ver, uma explicao suficiente da dimenso econmica presente a, de forma que preciso que nos perguntemos: qual a caracterstica do alvio de tenso nesta situao particular, na passagem das metas das pulses parciais meta na organizao genital? Normalmente, a mera emisso das clulas germinais, por exemplo numa situao de masturbao solitria, traz um tipo de satisfao sexual muito inferior quela proporcionada pelo ato a dois, fato que no pode ser explicado meramente por fatores fisiolgicos. Ferenczi que desenvolver mais minuciosamente toda a nuance de identificaes e misturas entre os parceiros na execuo do ato sexual, colocando a dimenso mais biolgica ou funcional em estreita relao com os aspectos mais imaginrios (conforme o criativo Thalassa: Ferenczi, 1923/1993). Torna-se mais claro, com esse autor, qual a importncia de se percorrer toda a montagem pr-genital no ato sexual, at se alcanar um estado propcio para que o alvio da tenso ocorra de forma apropriada, quando ento se atinge um certo grau de fuso entre os parceiros, condio necessria para que o homem possa desprender-se de uma parte de si as clulas germinais que tambm , nesse momento, representante da totalidade de si prprio. A genitalidade adquire esse carter arregimentador e finalista pelo efeito de extino temporria da tenso libidinal, ao passo que os prazeres pr-genitais preliminares, concomitantemente sua satisfao, provocam um aumento da tenso sexual (pr-prazer, em oposio a um prazer final). Freud fala desse aumento de tenso que cada satisfao parcial gera, por sua vez, at o alvio genital final; mas isso para ele um enigma tambm, esse movimento paradoxal entre satisfao e estimulao, explicitado por Ferenczi com maior clareza. preciso que ocorra a identificao do sujeito com as clulas germinais, para que seja possvel, de certa forma, o regresso s origens da vida o tero materno. O outro, na condio de objeto total para o sujeito, ento reencontrado, e veremos mais adiante porque isso se configura como um resgate de um momento originrio mtico.

Sobre esse outro primrio, numa relao originria


chegado o momento de nos deter especialmente sobre esse outro primrio que nos coloca a questo da considerao, com Freud, de , algum outro fator alm da organizao libidinal na relao que a criana tem com o outro, nesse perodo de cuidados iniciais. Neste tpico, em
PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(2), 275-301

291

particular, lanaremos mo de algumas ideias e desenvolvimentos que no se encontram no texto freudiano, mas que acreditamos poder nos remeter de volta a ele com maior esclarecimento o objetivo, portanto, continua sendo o de explorarmos em profundidade isso que chamamos dimenso econmica da psicanlise. Aps a incurso pelo desenvolvimento das pulses parciais, chegase ao momento de (re)encontro do objeto, que coincide com a sada do autoerotismo, pelo primado genital. Este se coloca numa classe diferente da organizao das pulses parciais que o antecedeu, pelo fato de arregiment-las e redirecion-las para fora, para outra pessoa. O fenmeno antes descrito, de supervalorizao e propagao da valorao das partes para o todo, deixa de ocupar o papel principal na explicao do primado genital. Como vimos, esse encontro com o objeto j est, desde h muito tempo, agendado: que a pulso sexual, quando de seu apoio na pulso de nutrio, conheceu esse objeto que no era seu corpo, e foi s na perda desse objeto que o autoerotismo entrou em cena, instaurando as pulses parciais autnomas. Poderamos nos colocar a questo de saber o que vem primeiro: se a possibilidade de satisfao genital (dimenso econmica) que permite a vinculao a um objeto total (dimenso intersubjetiva), ou se a possibilidade de encontro com um objeto total (dimenso intersubjetiva) que permite o desenlace e retomada do jogo das pulses parciais num primado de satisfao genital (dimenso econmica). Uma terceira possibilidade, que me parece a mais acertada, a de que a sada genital (em seu carter libidinal) e o encontro com o objeto so na verdade um s evento, e ambos relacionam-se mesma raiz da constituio do sujeito. Nem s a pulso nem s o outro constituem fatores suficientes para que acontea esse reencontro do objeto, esse reconhecimento de um outro alheio a mim. Mas consideremos ainda um pouco mais a questo, atravs da ideia de tenso sexual Mesmo no perodo de latncia, ou antes, j h um cer. to efeito do primado genital adiantado, na medida em que o rgo sexual torna-se fonte de satisfao (ainda sem finalidade). Com essa ideia, Freud est descrevendo o processo de excitao sexual, que inclui o movimento aparentemente contraditrio de satisfao e aumento da tenso. De fato constitui um problema saber como, a partir de um prazer, de uma satisfao, surge um novo montante de tenso que, se no for atendido em uma nova finalidade ou meta, gerar desprazer. Quando o sujeito atinge a satisfao do prazer final, genital, momento em que o prazer o mais intenso, no h mais esse aumento concomitante da tenso, de forma que preciso explicar essa diferena de situaes entre os tipos de satisfao. Freud comea com a hiptese de uma tenso fisiolgica oriunda da substncia sexual, que demandaria ser expelida. Mas tal explicao no d conta das mulheres, da criana e dos castrados, de forma que deve haver outro fator mais fundamental.

292

QUE IMPORTNCIA TEM A DIMENSO ECONMICA PARA A ...

ANDR DE MARTINI E NELSON ERNESTO COELHO JUNIOR

H esse curso da excitao pelas pulses parciais at atingir a pulso propriamente genital, num movimento duplo de satisfao sexual e excitao sexual (alvio e aumento de tenso, respectivamente). Em outras palavras, a satisfao de cada pulso parcial no chega a causar uma extino eficaz do movimento libidinal como um todo, mas seno que aumenta e canaliza essa tenso em direo satisfao genital que, da sim, leva extino temporria da libido. Um incio para pensarmos esse problema est na seguinte questo: como poderamos imaginar, apenas em termos da satisfao libidinal, que a criana pudesse abrir mo de um tipo de satisfao mais simples e imediato (no autoerotismo), em nome de um outro tipo muito mais trabalhoso? A sada de uma satisfao que j est garantida s faz sentido frente a: a) uma impossibilidade desse tipo de satisfao dar conta da tenso que criada concomitantemente, como se essa ltima tivesse uma demanda desde o incio que s poder ser satisfeita no encontro com o objeto total; b) uma satisfao maior (em intensidade) ou mais completa (cuja finalidade mais apropriada, conforme a situao a). De fato, essa possibilidade complementar primeira. Retornemos quele momento originrio, o primeiro contato com o objeto, que Freud chama de relao originria; ainda necessrio que compreendamos como se instala o autoerotismo. A organizao autoertica no anterior ao contato com um objeto alheio, seno que justamente uma renncia a esse, em troca de um objeto situado no prprio corpo. Freud ir relacionar essa perda do objeto primrio ao reconhecimento da representao do todo deste outro a me (Freud, 1905/1996a, p. 210). Ou seja, frente s demandas do beb nesse incio, aquele seio aparece, a partir de um determinado momento, como uma alteridade que impede a satisfao onipotente. A partir desse momento, a satisfao, de um modo geral, passa a estar ligada a impulsos parciais, que no necessitam da conivncia ou permisso desse outro. como se o self do beb no tivesse ainda segurana suficiente para buscar satisfao noutro lugar que esse campo indiscriminado a partir de si mesmo, onde no h limitaes, no h barreiras entre um e outro, entre sujeito e objeto aqui no h trocas, do ponto de vista do beb, mas apenas criao. A me, desse ponto de vista, ter sempre um carter traumtico, invasivo. Assim, no exato momento em que esse outro primrio mostra-se enquanto um outro (por exemplo, numa situao de frustrao particularmente intensa), imediatamente perde o seu estatuto, pois no h ainda condies de o beb reconhec-lo enquanto tal e a partir de ento que se inicia o autoerotismo. O binmio familiar-estrangeiro algo que provavelmente conhecemos antes do binmio Eu/no Eu.
PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(2), 275-301

293

Ento, melhor dizendo, talvez nesse momento mtico do primeiro contato com um objeto alheio, teramos o conhecimento de uma regio para alm do si prprio, uma regio no si, o que coisa diferente da regio de um objeto, reconhecido enquanto tal: Para o ego do prazer, o mundo externo est dividido numa parte que agradvel, que ele incorporou a si mesmo, e num remanescente que lhe estranho (Freud, 1915/ 1996c, p. 141, itlicos nossos). Se essa explicao correta, corroboram-se as ideias kleinianas de um Eu primitivo e dos mecanismos de projeo precoce. Pois, no incio, no haveria ainda o reconhecimento de um outro enquanto algum, mas sim enquanto uma regio desconhecida, cujo controle e satisfao so incertos. Mais freudianamente, a representao global da pessoa a quem pertence o rgo que lhe dispensava satisfao que responsvel pela perda desse objeto primrio. Ou seja, essa relao de pertena parece ser o fator que abala o status da representao do objeto que o beb deseja (um objeto pleno de satisfao que pertence a ele): o beb percebe, assim, que esse objeto primrio no pode ser o objeto de pura satisfao porque possui uma dimenso que escapa ao seu desejo, uma dimenso talvez um pouco perigosa, porque incerta, onde as coisas no correspondem exatamente ao esperado, e que ameaa essa potncia criativa que caracteriza a situao de onipotncia. Alm disso, talvez essa seja a primeira semente de uma relao entre parte (rgo de satisfao) e todo (representao global de quem possui aquele rgo), uma relao metonmica que marcar presena de modo crucial nas situaes mais tardias da castrao (do fetiche etc.) e do narcisismo. Parece que a origem dos processos metonmicos no psiquismo tem seu incio justamente a, no desconhecimento do outro e de si cada qual uma totalidade, na tomada de partes, e no choque do reconhecimento da relao de pertena entre um e outro, quando ento o carter total daquela parte perde-se e redimensiona-se num outro nvel. A instalao da organizao de pulses parciais o que d tempo ao psiquismo para que ele possa consolidar-se melhor nas suas capacidades de tolerar a frustrao, e possa ento reencontrar o objeto total. Agora nos encontramos mais bem posicionados para entender como que se d essa passagem da organizao parcial para a total, e qual o papel do amor, da totalidade da libido: s porque h uma marca desse contato com o objeto primrio que foi renegado, que podemos pensar ento numa direo do amadurecimento psquico rumo ao primado genital. Esse amadurecimento no seria um desenvolvimento linear, mas sim um retorno, um reencontro, tal como Freud sugere. Esse objeto primrio estaria de fato perdido, mas no o impacto da experincia com ele por isso que, mesmo do ponto de vista estritamente econmico, podemos supor um motivo para a insuficincia da satisfao parcial, pois essa marca deixada pelo objeto primrio demandar a futura

294

QUE IMPORTNCIA TEM A DIMENSO ECONMICA PARA A ...

ANDR DE MARTINI E NELSON ERNESTO COELHO JUNIOR

finalidade ou meta genital, ligada a um objeto total, a um outro. Que fique claro, tambm, que esse objeto total da satisfao genital no , e nem nunca poder ser, aquele objeto primrio, pois o sujeito tambm no pode nunca mais ser aquele sujeito originrio (no texto Os Instintos e suas Vicissitudesp. 139, Freud, e tambm Strachey, mencionam numa , nota a existncia desse contato primordial com um agente externo e de , um ego da realidade original). Assim, na ocasio do ego da realidade original h um contato imediato e direto com o mundo externo, mas seu , estatuto completamente indiferente para o beb, que provavelmente vive num estado de indiscriminao entre o que seja um sujeito, ele prprio, e um outro. Com o ego do prazer que ento o mundo externo pode ganhar uma conotao de ser algo ruim, para onde projeta, ou de ser algo bom, que depois traz para si. Essa disparidade entre o objeto primrio e o objeto total reencontrado, juntamente com a dimenso biolgica da pulso, parece ser o motivo da insupervel defasagem da satisfao em relao ao desejo. O reencontro do objeto, portanto, significa tambm o encontro de uma finalidade indita, mas cuja exigncia das mais antigas.

Consideraes finais
Ao longo deste artigo, esperamos que tenha ficado claro, a partir de Freud, o papel e importncia do eixo econmico da psicanlise, no que conte para a compreenso da relao Eu-Outro. Cremos que isso se coloca como uma crtica a uma certa tendncia, em algumas leituras ditas intersubjetivistas, de ignorar os aspectos econmicos ou pulsionais da teoria e da prtica clnica. claro, procuramos nos ater aos aspectos que envolvessem a relao sujeito-objeto, sem qualquer pretenso de uma leitura sistemtica da questo econmica como um todo (as questes das defesas, ou dos sintomas, por exemplo, foram deixadas de lado). A partir da pesquisa da complexa relao entre sujeito e objeto, esta dimenso pulsional coloca-se como um campo de vinculao absolutamente essencial para a compreenso dessa relao, e isso no desconsiderar que existem aspectos que esto para alm dessa dimenso. A partir do conceito de ambivalncia, vemos como este outro (que, embora tambm um sujeito, presta-se igualmente a ser objeto), vai abrindo fora um oco na teoria, criando ambiguidades, paradoxos e rachaduras. Vimos como o surgimento deste outro total considerado em seu , prprio papel e importncia, constitui uma passagem problemtica para Freud. Para finalizar, apontaremos brevemente dois aspectos presentes no texto O problema econmico do masoquismo (Freud, 1924/1996d), que
PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(2), 275-301

295

dizem respeito compreenso da metapsicologia, e que nos ajudam na melhor apreciao da dimenso econmica, tal como apresentado ao longo deste artigo. Nesse texto, Freud retoma sua exposio do masoquismo feita nos Trs ensaios..., incluindo uma dimenso de qualidades para alm da questo quantitativa do princpio do prazer: O prazer e o desprazer, portanto, no podem ser [to somente] referidos a um aumento ou diminuio de uma quantidade (que descrevemos como tenso devida a estmulo), embora obviamente muito tenham a ver com esse fator. (Freud, 1924/1996d, p. 178). A explicao, mais adiante, est na suposio de que o ritmo, a sequncia temporal de mudanas, elevaes e quedas na quantidade de estmulo encontrariam seu lugar a, enquanto fatores qualitativos. Ora, para Freud, a finalidade equaciona-se satisfao e, em ltima instncia, remete a esse outro alheio ao sujeito, pela via da genitalidade. Toda a mirade de aes que levam a isso so finalidades ou metas intermedirias. Assim, em ambas as montagens da pulso (pr-genital e genital), preciso considerar o papel do objeto na constituio do psiquismo: meta ou finalidade, poderamos conjugar o entrelaamento ou papel do objeto; fonte, conjugar a qualidade de um estmulo; presso, conjugar o carter obsidiante ou traumtico do objeto. De fato, tais conjugaes esto presentes no texto apenas de modo indireto, e no chegam a ocupar um lugar na formalizao metapsicolgica acerca da pulso. Vejamos agora o segundo aspecto. O narcisismo primrio descortina-se numa condio muito especial de indiscriminao entre as libidos de objeto e narcsica, o que resulta, verdade, num autocentramento narcsico do sujeito. Entretanto, como vimos, isso de modo algum pode obliterar a presena do objeto nesse perodo inicial de constituio da subjetividade ainda que sujeito e objeto no possam ser discriminados, o fato que ambos esto presentes e vivem uma situao de amor verdadeiro O objeto necessrio ao narcisismo primrio, ainda que ain. da no possa contar como um objeto total. A eventual transformao de amor narcsico em objetal s acontece por mediao de processos que encontram sua base nessa situao primria de indiscriminao entre dois tipos de libido. As situaes posteriores de encontro com o objeto total e da escolha de objeto amorosa (quando ento os investimentos libidinais do prprio objeto passam a ser considerados como tais pelo sujeito) trazem a marca desse perodo inicial ambivalente, que o campo onde se do as identificaes e os entrelaces edpicos. Com isso, podemos concluir que o movimento pulsional libidinal, a partir da perda da relao originria com o objeto primrio, consiste numa primeira diviso do psiquismo em duas correntes mentais: por um lado, o

296

QUE IMPORTNCIA TEM A DIMENSO ECONMICA PARA A ...

ANDR DE MARTINI E NELSON ERNESTO COELHO JUNIOR

autoerotismo, enquanto uma operao de deflexo da pulso para o prprio corpo; por outro, o narcisismo primrio, que agora persiste com a marca da recusa desse mesmo evento, mas que sucede na manuteno da situao de amor feliz de indistino entre investimentos no objeto , e no prprio sujeito. Dessa forma, o reencontro com o objeto total pode ser considerado como um novo perodo de convergncia dessas correntes, agora j em condies de comportar a dimenso de alteridade desse objeto que se apresenta. Nesse momento a totalidade das pulses novamente defletida mas agora para fora, numa intensa moo anmica , de amor (Freud, 1905/1996a, p. 221) que arregimenta a totalidade das pulses parciais sob o primado genital. Parece-nos que a dimenso econmica ou pulsional em psicanlise, longe de ser avessa ao lugar do outro na constituio do psiquismo, pode trazer esclarecimentos nicos a esse respeito, evidenciando os embates, dissonncias, disparidades, e tambm a sustentao mtua e engendramentos entre Eu e Outro em um campo compartilhado de instalao de subjetividades. Por fim, daremos por concludos nossos objetivos se tivermos conseguido demonstrar ao leitor que os debates contemporneos sobre intersubjetividade, ou sobre o papel do objeto na constituio do psiquismo, podem ser imensamente enriquecidos pelo esclarecimento dos primitivos enredamentos pulsionais entre sujeito e objeto. O percurso que pudemos realizar nos textos de Freud nos levou a desvelar uma situao ambivalente de base na constituio das subjetividades, num enlace intrapsquico que se mostra irremediavelmente marcado pela presena do outro.

How important is the economic dimension to contemporary psychoanalysis? A detailed study on the primary object and the ambivalence of the instinct in Freud Abstract: Through the examination of Freudian texts, this paper focuses on the interplay between subject and object in relation to the instinct drives, from an economic perspective. The paper raises questions about what seems to be a weakening or devitalization of the theory. We believe that both sexuality and the raw aspects of the psyche are being left out by some trends within contemporary psychoanalysis, in the name of an alleged emphasis on the relational aspects. We are specifically interested in the role the economic dimension (as formulated by Freud) may have in contemporary psychoanalytic debates, in which ethics is brought to the foreground. Far from being averse to the other in the constitution of the psyche, it is our understanding that the economic dimension can shed light on the subject. It
PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(2), 275-301

297

highlights the mutual support between the Ego and the other, in the shared field where processes of subjectivation occur. Keywords: Freud (Sigmund). Psychoanalysis. Primary object. Instinct. Ethics.

Quelle est limportance de la dimension conomique pour la psychanalyse contemporaine? Une tude dtaille sur lobjet primaire et lambivalence des pulsions chez Freud Rsum: Dans cet article, dans un parcours travers des textes freudiens, nous allons suivre de prs, et avec une certaine prudence, les croisements entre sujet et objet qui arrivent dans les chemins de la pulsion, partir dune perspective conomique. Ce qui nous intresse ici cest de mettre en question ce qui semble tre un certain affaiblissement ou une dvitalisation de la thorie, dans lequel la fois la sexualit et les lments les plus brutes de la psych sont abandonns au nom dun accent prsum sur les aspects relationnels. Il semble que la dimension conomique ou de la pulsion dans la psychanalyse, loin doublier la place de lautre dans la constitution de la psych, peut claircir ce sujet, mettant en vidence les conflits, des dsaccords, des diffrences, et aussi de lappui mutuel entre les croisements du Je et de lAutre sur le terrain partag de placement des subjectivits. Mots-cls: Freud (Sigmund). Psychanalyse. Objet primaire. Pulsion. thique.

Qu importancia tiene la dimensin econmica para el psicoanlisis contemporneo? Un estudio detallado sobre el objeto primario y la ambivalencia de las pulsiones en Freud Resumen: En este trabajo, a travs de un recorrido por los textos freudianos, vamos a seguir de cerca y con un cierto cuidado los engendramientos entre sujeto y objeto que se producen por los caminos pulsionales, dentro de una perspectiva econmica. As que lo que nos interesa aqu es poner en cuestin lo que nos parece un cierto debilitamiento, o una desvitalizacin de la teora, en que tanto la sexualidad como los elementos crudos de la psique se estn quedando en el olvido en nombre de una supuesta nfasis de los aspectos relacionales. Nos parece que la dimensin econmica o pulsional en el psicoanlisis, lejos de ser contrario al lugar del otro en la constitucin de la psique, puede traer esclarecimientos nicos a ese respecto, desta-

298

QUE IMPORTNCIA TEM A DIMENSO ECONMICA PARA A ...

ANDR DE MARTINI E NELSON ERNESTO COELHO JUNIOR

cando los conflictos, disonancias, disparidades y tambin el apoyo mutuo y engendramientos entre el Yo y el Otro, en un campo compartido de instalacin de subjetividades. Palabras clave: Freud (Sigmund). Psicoanlisis. Objeto primario. Pulsin. tica.

Referncias
Baranger, W. (1994). Contribuies ao conceito de objeto em psicanlise. So Paulo: Casa do Psiclogo. Coelho Junior, N. E., & Figueiredo, L. C. (2004). Figuras da intersubjetividade. Interaes, 9(17), 9-28. De Martini, A. (2006). A metapsicologia dos descentramentos entre sujeito e objeto na obra de freud. Dissertao de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo. Ferenczi, S. (1993). Thalassa, ensaio sobre a teoria da genitalidade. In Obras completas: psicanlise III. So Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1923) Freud, S. (1996a). Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade. In Obras completas (Vol. 7, pp. 123-212). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1905) Freud, S. (1996b). Anlise de uma fobia em um menino de cinco anos. In Obras completas (Vol. 10, pp. 13-136). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1909) Freud, S. (1996c). Os instintos e suas vicissitudes. In Obras completas (Vol. 14, pp. 117-146). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1915) Freud, S. (1996d). O problema econmico do masoquismo. In Obras completas (Vol. 19, pp. 175-190). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1924) Green, A. (1965). Thirdness and psychoanalytic concepts. The Psychoanalytic Quarterly, 73, 99-135. Green, A. (2000). The intrapsychic and intersubjective in psychoanalysis. The Psychoanalytic Quarterly, 69(1), 1-39.

PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(2), 275-301

299

Laplanche, J., & Pontalis, J.-B. (1993). Fantasia originria, fantasia das origens, origens da fantasia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Merleau-Ponty, M. (1990). Merleau-Ponty na Sorbonne: resumo de cursos: 19491952: psicossociologia e filosofia. So Paulo: Papirus. Ogden, T. (2003). Whats true and whose idea was it? International Journal of Psychoanalisys, 84(3), 593606. Simo, L. M., Souza, M. T. C. C., & Coelho Junior, N. E. (2002). Noo de objeto, concepo de sujeito: Freud, Piaget e Boesch. So Paulo: Casa do Psiclogo.

300

QUE IMPORTNCIA TEM A DIMENSO ECONMICA PARA A ...

ANDR DE MARTINI E NELSON ERNESTO COELHO JUNIOR

Andr De Martini, doutorando do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo. Endereo para correspondncia: Av. Prof. Mello de Moraes, 1721 Bloco A, E-9. Cidade Universitria. CEP 05508-900. So Paulo, SP, Brasil. Endereo eletrnico: martini.de@gmail.com Nelson Ernesto Coelho Junior, professor doutor do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo. Endereo para correspondncia: Av. Prof. Mello de Moraes, 1721 Bloco A, E-9. Cidade Universitria. CEP 05508-900. So Paulo, SP, Brasil. Endereo eletrnico: ncoelho@usp.br

Recebido: 13/06/2011 Aceito: 10/12/2011


PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(2), 275-301

301

You might also like