You are on page 1of 34

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

Curso Online de Filosofia


OLAVO DE CARVALHO

Resumos de Aulas
Vol. I

Elaborao: Mrio Chainho

ndice Aula 01 14/03/2009 Aula 02 21/03/2009 Aula 03 04/04/2009 Aula 04 18/04/2009 Aula 05 25/04/2009

Pag. 2 9 15 20 28

Notas: 1) Este material para uso exclusivo dos alunos do Curso Online de Filosofia. Estes devem sempre recorrer s gravaes e transcries das aulas, como fontes primrias, para limitar a propagao dos erros involuntrios aqui contidos e colmatar as lacunas. 2) Estes resumos so um primeiro esforo de apropriao do contedo das aulas. sobretudo um trabalho de compactao, edio e montagem que visa ultrapassar dificuldades de entendimento atravs da criao de foco. Isso originou divises e catalogaes artificiais, largamente discutveis, que no ocorrem nas aulas, onde os temas se vo encadeando e permutando de forma quase imperceptvel. No h uma tentativa de fazer uma reexposio de tudo com palavra minhas e muitas das frases aqui presentes so quase indistintas das utilizadas nas aulas pelo professor Olavo de Carvalho. Em termos gerais, a sequncia dos resumos segue a das aulas, mas ocorre com frequncia a juno de material que estava na origem disperso e, por vezes, a separao do que antes estava junto. 3) Os resumos foram escritos em portugus de Portugal, com as limitaes inerentes a uma ainda deficiente capacidade expressiva.

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

Aula 01 14/03/2009
Sinopse: Este curso deve ser uma oportunidade para a formao de verdadeiras amizades, baseadas na comunidade de valores e objectivos. No Exerccio do Necrolgio iremos conceber o nosso eu ideal, que ser a imagem que nos ir orientar ao longo da vida e a base de construo do nosso juiz interior. O juiz interior a parte mais elevada em ns, a nica qualificada para falar com o observador omnisciente, que uma noo fundamental no s em religio mas em toda a filosofia, pois esta tem no seu cerne uma actividade confessional. O objectivo da filosofia no aprender a pensar mas obter conhecimento que nos possa orientar. Desde Scrates que se busca conhecimento que ao mesmo tempo autoconhecimento e conhecimento cientfico do mais alto nvel, e o ambiente propcio para desenvolver essa tradio o clube de aficionados. A tcnica filosfica reside na converso de conceitos gerais em experincia existencial efectiva e vice-versa. S valem as ideias dos nufragos, segundo Ortega y Gasset, o que nos d uma imagem da seriedade pretendida na filosofia. Sem uma adequada capacidade expressiva o conhecimento torna-se impossvel, pois nunca ser possvel transpor de forma adequada a experincia para conceitos sobre os quais podemos raciocinar. No incio da aprendizagem a nfase ser colocada na formao literria, e comeamos com o estudo da Gramtica Latina, de Napoleo Mendes de Almeida, que nos dar, para alm de conhecimentos de latim, uma compreenso das relaes entre a estrutura gramatical e a estrutura lgica na lngua portuguesa.

A formao de verdadeiras amizades Para S. Toms de Aquino, o nosso amigo aquele que quer e rejeita as mesmas coisas que ns. S atravs da amizade possvel a existncia da sociedade poltica, segundo Aristteles, pois s assim possvel a formao de grupos unidos pela comunidade de objectivos e valores. A amizade tambm um dos pilares sobre os quais se constitui a personalidade. Sem os amigos adequados estaremos isolados perante grupos hostis que nos iro enfraquecer bastante ao longo do tempo pela incompreenso, marginalizao e julgamentos aviltantes. Esses grupos vendem a sua amizade em troca da nossa corrupo, do abandono dos nossos valores, em suma, em troca da nossa desistncia em sermos o que somos. Este curso deve ser uma oportunidade para a formao de verdadeiras amizades, formadas na comunidade de objectivos vitais e valores; amar e odiar as mesmas coisas.

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

Exerccio do Necrolgio Neste exerccio vamos imaginar que um nosso amigo, aps a nossa morte, escreve a um terceiro uma carta a nosso respeito. Vamos supor que realizamos as nossas aspiraes mais elevadas em temos humanos, no sociais. Esta imagem ideal da nossa vida altera-se ao longo dos tempos, vai sendo aprofundada, sofre correces mas sobretudo amputaes. Sem a imagem deste eu ideal para orientar a nossa vida, vamos permitir ser julgados por outras instncias, por medos, preconceitos, pelo falatrio do grupo de referncia incorporado em ns pela audio contnua. A imagem do eu ideal afasta-nos do estado de disperso geral; de todas as vozes que nos falam apenas uma pode nos julgar, corrigir e orientar, e essa mesma voz a nica capacitada para realizar a confisso. Comeamos assim por ter uma noo prtica da filosofia, entendida como a busca da unidade do conhecimento na unidade da conscincia.

A filosofia praticada por um clube de aficionados Este curso inspirado na pessoa de Scrates, naquilo que um exemplo tem de significativo e essencial para ns hoje. A filosofia como actividade distintiva comeou com Scrates e nasceu como filosofia poltica, uma meditao e anlise crtica no s da sociedade em geral mas da prpria situao social de Scrates e dos seus interlocutores, pois eles no eram observadores externos da sociedade mas participantes. Na tradio socrtica todo o conhecimento deve ser auto-conhecimento e, ao mesmo tempo, conhecimento cientfico do mais alto grau. O ambiente propcio para a realizao da filosofia assim estabelecida o clube de aficionados, como aconteceu nos casos de Scrates, Plato e Aristteles, no incio da universidade e agora no Curso Online de Filosofia. No seu incio a universidade deu um grande impulso ao progresso da tcnica filosfica mas, com o passar do tempo, as exigncias internas e as impostas pela sociedade fizeram a instituio acadmica seguir directrizes contrrias ao esprito da filosofia. A filosofia acadmica passou a ter um campo de actuao delimitado a partir de fora, deixou de fazer um exame crtico das condies originrias, o que constitui um retrocesso em relao a Scrates.

O objectivo da filosofia Nos Tpicos Aristteles mostra que o objectivo do pensamento provocar a intuio, ou seja, a percepo directa. Na dialctica as vrias ideias confrontam-se at se formar uma massa crtica e, num dado momento, veremos as coisas tal como elas so. O objectivo da filosofia o conhecimento, de preferncia o conhecimento materializado numa evidncia imediata, que prefervel a uma certeza lgica. Aprender a pensar, ao contrrio da opinio comum, no o

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

objectivo da filosofia, pois o raciocnio lgico apenas um dos instrumentos para conhecer, mas at pode atrapalhar se no for domado. O conhecimento que obtemos em filosofia para a nossa prpria orientao e para descobrirmos quem somos. Tem que ser conhecimento que sirva para algo nas horas aflitivas. Aprender saber algo que ou outros no sabem e que at podem nem querer saber. Alm de que podemos ser incapazes de exprimir esse conhecimento. Mas o importante que estaremos despertos e permanecendo algum tempo nessa prtica obteremos a deliciosa sensao de realidade.

A tcnica filosfica e o observador omnisciente A tcnica filosfica consiste na converso de conceitos gerais em experincia existencial efectiva e vice-versa. Sem dominar esta tcnica, quando estamos no mundo dos conceitos apenas raciocinamos sobre coisas que no existem e, por outro lado, nada podemos entender relativo ao mundo da experincia, pois perdeu-se a relao entre a estrutura conceptual e a experincia. Desde Scrates que se busca o conhecimento para alm do mero contedo da conscincia mediante a pergunta sincera de ns para ns mesmos, o que pressupe um observador omnisciente ao qual confrontamos a experincia individual. A filosofia acadmica exclui totalmente a parte da auto-investigao, abstraindo-se assim da pessoa concreta que a realiza. A actividade filosfica passou a ser apenas uma encenao de um papel delimitado pela burocracia, rompendo com a tradio filosfica baseada na identidade entre a autoconscincia e o conhecimento universal e cientfico. Essa tradio tornou-se evidente em Santo Agostinho, nas Confisses, onde ele percebeu a raiz do conhecimento filosfico no autoconhecimento tomado no sentido da confisso crist. Agostinho sabia que existia um obstculo entre ele e as ideias universais da filosofia, o espelho obscuro mencionado por S. Paulo. Esse espelho a sua prpria personalidade, que tem que ser contornada fazendo uma narrativa para um observador omnisciente a partir da sua individualidade concreta, com todas as suas falhas. Agostinho sabe que no pode revelar nada a Deus, est antes a pedir que Deus lhe revele coisas sobre ele mesmo que no estavam na sua conscincia mas apenas na realidade.

O juiz interior O desenvolvimento de um juiz interior necessrio para a realizao da confisso, pois s esta parte mais elevada de ns est qualificada para falar com o observador omnisciente. Contudo, a noo do observador omnisciente fundamental no s em religio mas em toda a filosofia. A filosofia a busca de uma capacidade interna para discernir a verdade dentro da

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

mxima medida humana, pressupe por isso um julgamento interno que no pode ser substitudo por nenhuma instncia externa. O juiz interior caracteriza-se pela consistncia, racionalidade, credibilidade, sinceridade e seriedade. A seriedade implica presena na conscincia, no algo na periferia que se esquece no dia seguinte. O juiz interior tem que ser a parte mais elevada de ns, aquela que v todas as outras e pode comparar e pesar os vrios factores. Se pensarmos na confisso, a parte que se arrepende mais elevada que aquela que pecou, que foi seduzida por uma recompensa momentnea e engoliu o resto da conscincia. O restauro da integridade da conscincia feito pela parte que se arrepende, que interpreta a norma geral e mede a gravidade da situao para no cair num arrependimento excessivo. Sem o juiz interior no possvel a actividade filosfica, que a busca da credibilidade mxima na articulao do pensamento com a realidade. Mas mesmo para a absoro da cultura filosfica, se no existir esse juiz as coisas sero absorvidas pelo canal errado. O juiz interior o alicerce para a construo da personalidade filosfica, que idealmente pretende cumprir o ideal remoto de nos tornarmos sbios. Essa caminhada refaz o percurso desde Scrates a Aristteles, comeando pelas especulaes de ordem moral e poltica at chegar ao domnio tcnico que Aristteles estabeleceu como padro.

A atitude filosfica A atitude filosfica a seriedade no conhecimento, o que difere da atitude crtica, onde se quer questionar tudo. A atitude de seriedade pretendida ficou expressa por Ortega y Gasset quando ele disse que s valiam as ideias dos nufragos. Esta imagem ajuda a elucidar o que para ns superficial e aquilo que realmente tomamos como srio. Se uma investigao da verdade no for ela mesma verdadeira, o que quer que da se obtenha no ter sentido, mesmo que se obtenha reconhecimento social. O mtodo filosfico a descoberta da substncia experiencial contida nos conceitos. um trabalho de autoconhecimento e de autoanlise, onde teremos de ir raiz de experincias que j tivemos h dcadas atrs, e por isso transcende o aspecto intelectual, entrando bastante nas esferas moral e psicolgica. Uma filosofia despida desta seriedade vai estar cheia de conceitos que sero utilizados como fetiches e restar um verbalismo desenfreado onde ningum sabe do que se est a falar mas apenas o qu. A atitude filosfica no se compadece com a vaidade intelectual. Qualquer vaidade a exibio de um certo aspecto nosso que queremos ver reconhecido e valorizado pelos outros. Mas esse aspecto pode no ter qualquer importncia em ns e pode at ser a camuflagem de alguma coisa. O interesse pelo conhecimento tem que estar desligado de vantagens secundrias a serem obtidas, e neste curso tanto podemos vir a obter vantagens sociais como grandes desvantagens, nada est prometido.

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

Autoridade pblica Mrio Ferreira dos Santos referia o ponto arquimdico como um ponto de credibilidade mxima onde uma verdade se tornava to patente que no podia ser esquecida por instante. Esta seria a base firme segundo a qual se podia julgar todos os outros conhecimentos, uma busca constante ao longo da histria da filosofia. Quando no possvel obter este nvel de auto-evidncia procura-se, ento, a confiabilidade mxima. Mas para Scrates no bastava o melhor conhecimento que pudesse ser fundamentado em termos racionais, tinha de ser tambm conhecimento com importncia existencial para ele. A autoridade apenas advinha desta sntese inseparvel da conscincia pessoal com o contedo do conhecimento. A opinio geral hodierna reconhece a cincia como fonte de autoridade pblica, o que levanta vrios problemas. Na cincia moderna as crenas so subscritas apenas a nvel profissional, no importando se a conduta privada as contraria. apenas uma especulao intelectual de segundo nvel, que no tem importncia existencial efectiva, pretendendo obter validao social mas no tem autoridade intrnseca para julgar outros conhecimentos. Depois, o prprio mtodo cientfico tem um mbito limitado e nem sempre funciona, no podendo fornecer uma base irrefutvel de julgamento de tudo o resto. A cincia no investiga a realidade concreta mas um seu recorte hipottico, na suposio de nesse cenrio existir uma uniformidade interna que se possa exprimir como hiptese cientfica descritiva. Como depois h um esforo para encontrar essa uniformidade interna, a actividade tem um carcter tautolgico; um jogo de cartas marcadas que nem sempre funciona.

O terreno da filosofia As constantes referncias a Scrates, Plato e Aristteles no visam arrumar discusses mediante argumentos de autoridade. O territrio da filosofia foi delimitado por eles, que formularam as questes e as hipteses que depois deram origem a quase todas as investigaes filosficas. Para impugnar algo que eles tenham dito temos de partir deles novamente. Renunciar a tudo o que eles tenham feito, como Nietzsche tentou fazer, querer inaugurar uma coisa nova que j no pode ser chamada filosofia.

O conhecimento humano e a paralaxe cognitiva H conhecimentos internos difceis de transpor para pensamento e quanto maior o esforo para o conseguir mais longe ficamos da intuio original. Este afastamento da experincia original deve-se a uma deficiente capacidade expressiva e para perceber isso preciso ter noo do processo envolvido na formao do conhecimento. O conhecimento humano

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

comea como percepo, depois passa a memria e imaginao e s quando as coisas se consolidam em conceitos verbalizveis possvel exercer o raciocnio. Esta srie de converses necessria porque o material dos sentidos no transportvel. Contudo, uma entidade real, com toda a sua estrutura e composio, no pode ser transposta totalmente para um conceito. As concluses a que se cheguem sobre os conceitos tero de sofrer uma nova srie de converses para poderem ser aplicadas s entidades reais, caso contrrio haver apenas um exerccio de puro abstratismo, apagando a experincia. Esta a situao que ocorre na paralaxe cognitiva, onde criada uma definio e feito um raciocnio sobre ela acreditando que ainda se est a lidar com o objecto real. Mas o objecto real tem muito mais coisas que as que pode conter uma definio, e esta pode at estar errada. Para evitar o fenmeno da paralaxe cognitiva necessrio desenvolver o senso do concreto e do abstracto, para nunca perder a ligao das frases realidade. Mas antes disso necessrio aperfeioar o domnio da linguagem, porque sem expressar a experincia correctamente ou, pior ainda, troc-la logo por um nome, tudo da para a frente ser desligado da realidade. O incio da educao deve comear pela arte literria porque o conhecimento tem incio quando a experincia que temos na memria encontra uma forma mental que pode ser repetida por palavras. Neste curso no se pretende obter propriamente um domnio literrio mas sim domnio sobre alguns instrumentos de expresso literrios.

As trs funes da linguagem Segundo Karl Bhler, a linguagem teria trs funes: a funo nominativa, que significa dar nome s coisas e descrever a realidade; a funo expressiva, relativa expresso de sentimentos e experincias; e a funo apelativa, relacionada com a influncia que se quer exercer no receptor. Actualmente quase s a terceira funo se encontra em uso, as outras so simuladas para obter convencimento. Este decaimento da linguagem muito grave porque a literatura a expresso directa e completa do imaginrio e nenhuma outra arte a pode substituir e, por isso, se a linguagem decai, tudo o resto ser arrastado. Sem o trabalho dos escritores, poetas, romancistas, que fazem uma primeira sntese da experincia para a tornar do domnio pblico, os conceitos em circulao no veiculam nenhuma experincia real. Hugo von Hofmannsthal salientava a importncia da literatura a partir de outro ponto de vista, chamando a ateno de que nada existe na poltica de um pas sem antes ter estado na sua literatura.

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

Estudo da Gramtica Latina Napoleo Mendes de Almeida elaborou uma gramtica de latim que uma obra-prima para a compreenso no s do latim mas do prprio portugus, ajudando tambm na aprendizagem de outras lnguas. S possvel compreender uma frase em latim a partir dos seus elementos constitutivos, pelo que a leitura equivalente anlise sintctica. Ao estudar o latim pela Gramtica Latina de Napoleo Mendes de Almeida iremos perceber aos poucos as relaes subtis entre a construo material das frases e a sua estrutura lgica subentendida. Isto abrenos a porta para a prpria tcnica filosfica, que depois vai pegar na estrutura lgica e vai transp-la para a estrutura de percepo e desta para a realidade.

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

Aula 02 21/03/2009
Sinopse: Nesta aula so feitas vrias consideraes sobre o Exerccio do Necrolgio, desde as motivaes para a sua realizao e devido enquadramento a considerar, at chegar a alguns conselhos prticos. O grosso da aula aborda alguns pr-requisitos actividade filosfica, entendida como a busca da verdade na realidade. O candidato a filsofo dever ser uma testemunha fidedigna que conquistou a prpria voz e que comea por relatar para si mesma o mundo da sua experincia genuna. Ter de ser iniciado atravs de um aprendizado artstico, onde enriquecer o seu imaginrio e o seu equipamento expressivo. O poder do smbolo ser aludido a propsito de Plato.

Consideraes sobre o Exerccio do Necrolgio Uma verdadeira personalidade no pode existir numa vida onde no existe um elemento unificante, onde qualquer sonho acaba sempre por se esfumar por nunca se transformar em projecto. O Exerccio do Necrolgio visa proporcionar esse elemento unificante. Os elementos dispersantes so tambm os inimigos da alma: o Mundo, o Diabo e a Carne. O Mundo a circunstncia de Ortega y Gasset. No existimos num teatro mental concebido por ns mas num mundo partilhado por todos e que no feito nossa medida. Dentro desse mundo surgem alguns dos elementos mais corruptores, como o nosso grupo de amigos, os nossos pares, as pessoas que nos atraem e at a nossa famlia, que vendem a sua afeio a um preo altssimo. O Diabo e a Carne so elementos que se manifestam internamente, por vezes difceis de distinguir, que incluem os desejos de prazer, poder e riquezas, mas tambm, e cada vez mais, a cobardia induzida. Temos tambm as nossas tendncias hereditrias, que Szondi aludia nas figuras dos nossos antepassados que nos exigem a repetio dos seus destinos, em especial quanto piores esses destinos tenham sido. A isto ainda se juntam outras figuras que se incorporaram em ns pela audio contnua e passaram a usar a nossa voz e a mobilizar a nossa vontade. Estes elementos externos e internos, que nos provocam anseios contraditrios, no constituem o que realmente somos mas so o nosso ponto de partida para o qual devemos ganhar conscincia de modo a fazer os arranjos necessrios. Estamos na situao de um escritor que trabalha com uma nova lngua, lutando para tornar suas as palavras para que estas expressem o que ele quer realmente dizer e no veiculem apenas ideias estereotipadas. Fazer com que o factor unificante prevalea sobre o factor dispersante passa por, na linha de Viktor Frankl, definir um objectivo que tenha real sentido para ns e buscar a sua consecuo

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

10

sem contar apenas com circunstncias favorveis e integrando as desfavorveis. Acabaremos, assim, por realizar a reabsoro da circunstncia que Ortega y Gasset dizia ser o destino concreto do homem. Para a realizao do exerccio no necessrio saber o que queremos fazer na vida, o prprio gnio no tem profisso definida. A nossa vocao pode at passar por estar disposio, ou pode ser uma vida pobre em realizaes externas e concentrada em realizaes interiores. O importante imaginar que realizamos o melhor de ns, algo louvvel e que merea ser contado. A realizao do exerccio implica alguns dotes de romancista. Vamos conceber um eu ideal sem comear logo a pensar que ser impossvel atingi-lo, temos de imaginar que sim, mas temos de ser sinceros, aquilo tem de corresponder nossa individualidade e, se no soubermos bem para onde apontar, podemos comear logo por excluir tudo aquilo que no queremos ser. Outras coisas que podem dificultar a realizao do exerccio so, por um lado, a idolatria do prazer, mas tambm a presso que a sociedade coloca sobre ns para desvalorizarmos a realizao da pessoa humana. Mas o exerccio apenas o incio do caminho, no s no tem de estar na forma definitiva como deve ser refeito muitas vezes. Aquilo que queremos ser agora pode no ser a nossa verdadeira vocao mas a nica pista que temos e ter vindo parar ao Curso Online de Filosofia j ter algo a ver com a nossa vocao. No devemos ter a pretenso de querer cultivar todas as virtudes, algo inacessvel ao ser humano, mas apenas algumas e depois estas irradiaro para outras. Podemos at descobrir, ao realizar o exerccio, que as nossas aspiraes so motivadas por vaidade, mas s a partir desta sinceridade que podemos aspirar verdadeiramente a um estgio mais elevado, onde faremos as nossas escolhas face ideia da morte. Aquilo que queremos ser deve ter validade para alm da morte. Existe ainda um exerccio complementar a este, que ficar para mais tarde, e que consiste em aceitar tudo o que nos sucede. Enquadra-se dentro da moral da investigao da verdade e obriga-nos a colocar a realidade acima dos nossos desejos pois s assim saberemos distinguir a realidade dos acrescentos que lhe colocamos em cima.

A dificuldade em praticar filosofia na instituio acadmica A essncia da filosofia ocorre na conscincia do indivduo num trabalho de apropriao de si mesmo como portador de conhecimento, onde no possvel consultar uma entidade externa. A filosofia uma tradio e uma prtica pela qual essa tradio continuamente recuperada, restaurada e assim adquire continuidade ao longo dos tempos. O que o aluno tem de fazer inserir-se nessa tradio e no procurar apenas obter conhecimentos, um trabalho inevitvel mas no representando mais que 10% do total. As universidades, com a estabilizao de rotinas burocrticas, prestam-se ao cumprimento de obrigaes

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

11

regulamentares e mesmo que estas sejam do mais alto nvel e transmitam o legado acumulado, no se inserem naquilo que pretendido na filosofia. Apenas em alguns perodos a instituio acadmica beneficiou a filosofia, como no prprio aparecimento da universidade, servindo no mais das vezes para a sufocar.

O testemunho fidedigno sufocado num universo de linguagem viciada Um segundo pr-requisito da filosofia, depois do adestramento da linguagem, passa por nos tornarmos testemunhas fidedignas. O conhecimento depende desse testemunho, mesmo no caso da cincia, onde as experincias tm, no mnimo, de ser observadas por algum que depois as ir relatar. Ningum pode refazer todas as experincias mas apenas um nmero nfimo. Maior importncia ganha o testemunho em disciplinas onde nada pode ser repetido, como na Histria. O testemunho individual no subjectivo por natureza, pois subjectivo o que depende do arbtrio individual. H certos dados que esto objectivamente em ns e s ns sabemos. Sem o testemunho fidedigno o universo da filosofia fica fechado para ns. Mas o testemunho autntico torna-se difcil de obter num contexto onde a linguagem est viciada, onde a concentrao dos mdia serviu para veicular nas palavras o seu universo de crenas, ideias e percepes. As palavras que usamos e as frases feitas, que so mais de metade da nossa linguagem, so de domnio pblico e tm os seus significados prprios associados, no sendo adequadas ao que queremos exprimir.

tenso A tenso entre a experincia genuna e os anlogos culturais Um terceiro preliminar passa por averiguar se os termos da discusso filosfica esto fora do eixo da situao real. Ocorrendo isto, a investigao levar a concluses erradas ou a uma srie de perguntas sem fim que s pode ser terminada por deciso arbitrria. Apenas conseguimos pensar sobre conceitos extrados a partir de imagens que se consolidaram na memria, segundo Aristteles. Da passagem da experincia sensorial, individual, para a reteno na memria j existe a interveno de um elemento externo de ordem colectiva. As imagens fornecidas pela cultura ajudam a reter os elementos dos dados sensoriais, mas tambm introduzem uma interpretao. Vai existir uma tenso entre a experincia directa e os anlogos culturais que ajudam a exprimir a primeira. Nem sempre esses anlogos so adequados, mas eles tm uma fora enorme, podendo asfixiar a nossa experincia originria e o que permanecer na nossa memria ser apenas aquilo que esses anlogos culturais permitirem. A ampliao do imaginrio torna-se fundamental para ter um conjunto de anlogos culturais, que se podem combinar entre si, grande o suficiente para se aproximar o mais possvel das experincias reais. Na literatura brasileira predominam idiotas e personagens impotentes face situao e, face a esta pobreza do imaginrio, certas qualidades

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

12

humanas passam a ser inverosmeis e deixam de ser colocadas em prtica. Fica assim muito mal preenchida a escala de Aristteles e Northrop Fried que gradua as personagens consoante o seu poder, onde, para alm das personagens abaixo da situao havia tambm Deus, personagens com poderes divinos, personagens sem poderes divinos mas de altssima qualidade e as pessoas de poder comum. Aristteles dizia que aquelas coisas eram contadas por serem possveis. Na passagem para a expresso verbal usamos palavras, que tambm so elementos culturais consolidados. Torna-se fundamental encontrar uma linguagem prpria que possa exprimir o que realmente queremos dizer e no apenas os esteretipos da cultura dominante. Na origem da actividade filosfica existe uma actividade confessional, a actividade da testemunha que relata para si mesma de maneira fiel o mundo inteiro da experincia. Esta experincia pode ser difcil ou impossvel de expressar, porm o material genuno que temos e que nos fornece os poucos elementos de certeza que possumos. daqui que percebemos claramente a diferena entre observar, receber uma informao e criar uma informao. Se conseguirmos transpor a experincia genuna, sem a desvirtuar, para um produto que possa ser expresso na linguagem colectiva, ento estaremos a realizar a funo do escritor, que no obrigao do filsofo mas este ter de fazer algo disto pois parte essencial da actividade filosfica. No possvel raciocinar sobre a realidade a partir dos dados brutos, indizveis, nem apenas sobre os elementos simblicos fornecidos pela cultura de massas, altamente dizveis, que criam a perigosa iluso de estarem a falar da realidade por terem com esta uma relao analgica. Quem apenas se exprime atravs destes pobres anlogos culturais acabar por acreditar que no existe realidade, pois nunca foi uma testemunha que teve a experincia do conhecimento genuno por ela mesma descoberto, s sabe por ouvir falar. Esta experincia genuna algo muito mais modesto do que a presena total de que falava Louis Lavelle, a experincia bsica do ser, mas s podemos obter a segunda se j tivermos a primeira consolidada.

realidade A busca da verdade na realidade O conhecimento comea e recuperado por aquelas pessoas raras que no aprenderam com ningum. Para as restantes apenas possvel aprender filosofia na presena de um filsofo que mostra como se faz. No incio da formao o centro pedaggico a presena do prprio professor, que passar muitos elementos indizveis, questes de estilo, indo depois o aluno ganhando autonomia. O conhecimento que o filsofo ir instigar nos alunos no passa pela obteno de sentenas genricas, como saber se Deus existe, pois coisas como essas no so verdades mas crenas. A filosofia comeou precisamente quando as crenas j no bastavam e as pessoas queriam saber como as coisas eram mesmo. A verdade o que pode ser dito e confirmado pela experincia, ela reside na realidade e no em sentenas gerais. O objectivo da

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

13

filosofia descobrir a verdade na realidade, partindo da experincia genuna e raciocinando sobre ela com o auxlio dos elementos culturais absorvidos de forma a nos servirem. Se no tivermos este cuidado em lidar com os elementos culturais, a aco inverte-se e seremos ns a ser absorvidos por eles, tornar-nos-emos repetidores de frases feitas nas quais, por cruel ironia, nos iremos reconhecer. Na poca em que vivemos a verdade e a objectividade so procuradas apenas nas coisas que todos podem verificar ao mesmo tempo. Mas algo s passvel de ser verificado por todos mediante via lgica, no por experincia genuna. A lgica lida com o mundo limitado das possibilidades, no pode abarcar tudo o que o mundo contm. A lgica torna-se perigosa se lhe dermos primazia e abandonarmos as experincias que no so sua medida. Devemos ver a lgica como uma ferramenta de processar os materiais que tero de ser apreendidos, em primeiro lugar, numa aprendizagem artstica. Quando pedimos a algum para dizer como chegou a determinada ideia, o mais frequente a pessoa comear a montar um raciocnio lgico na hora, algo automtico e muito mais fcil de fazer do que recorrer memria. Isto uma fuga realidade e por isso a filosofia no pode servir para aprender a pensar. O seu objectivo conhecer a realidade. A verdade reside na realidade e representa o seu contedo afirmativo, mas a realidade tem muitos mais aspectos do que a verdade.

troca A literatura como moeda de troca e como meio de conquista da prpria voz A boa literatura funciona como moeda de troca entre as pessoas, permitindo um relacionamento verdadeiramente humano atravs do intercmbio de experincias internas e externas. Sem verdadeira literatura a situao anloga de uma sociedade sem moeda, onde a economia no tem qualquer eficincia. O caso presente no o da ausncia de moeda mas da m qualidade da moeda existente, isto , o que est em circulao so smbolos que no veiculam a experincia real mas a encobrem. a situao anloga da inflao, onde o dinheiro vale pouco porque no tem bens para garanti-lo. A primeira coisa a fazer para restaurar a situao absorver e actualizar a boa literatura do passado, comeando pelos autores de lngua portuguesa. Isto deve ser feito com um interesse humano e documental e no literrio. Queremos conhecer a lngua na qual as situaes humanas so expressas mas tambm as prprias personagens e para isso teremos de nos abrir mais tarde para a literatura estrangeira. Apenas se tivermos a capacidade de imaginarmos personagens podemos compreender as pessoas reais. preciso estar prevenido para a absoro de elementos lingusticos de outras lnguas, especialmente aqueles provindos do ingls, que podem dar origem a uma imitao directa de efeito pavoroso, originando a perda da musicalidade do idioma, um dos seus principais elementos expressivos. Isto contraproducente com o objectivo de expressar a experincia

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

14

real por que o prprio acto de escrever j encobre a experincia real de estar falando. Primeiro h que recuperar as influncias das lnguas latinas com estruturas mais prximas do portugus. O equipamento lingustico ter de ser aperfeioado at deixar de constituir um problema e uma vez conquistada a prpria voz podemos exercer concentrao directa no assunto que temos em mos. Os objectivos secundrios da linguagem, como obter simpatia ou compensar o desprezo por ns mesmos, tm que ser removidos da discusso filosfica. Isto tambm ter um efeito teraputico sobre a nossa vida, porque agora sabemos quem somos e tambm sabemos que realmente sabemos algo, mesmo se no for possvel provar isso para algum. No ser a obteno de uma voz prpria que nos tornar incompreensveis para os outros mas o conhecimento obtido. Subir na escala de conscincia implica necessariamente tornarmo-nos incompreensveis para os outros. Ningum foi mais incompreendido que Cristo.

O poder do smbolo A ideia da reminiscncia em Plato paradoxal pois implicaria uma sequncia infinita de reminiscncias para poder funcionar. Contudo, esta ideia em Plato no uma doutrina, uma figura de linguagem, um smbolo potico. No nos chegou o ensinamento tcnico de Plato, destinado aos alunos mais avanados, mas apenas o seu material potico, que a porta de entrada onde nada muito preciso. Em vez de doutrina existem imagens, smbolos a serem compreendidos. Plato deve ser lido ficando aberto sugestividade da linguagem, sem querer tirar concluses filosficas porque elas no esto l, esto no segundo andar, nas chamadas leis no escritas. Scrates vai discutindo as coisas, mostrando que as opinies esto erradas e quando perguntam qual a opinio dele, ele conta um mito, no d opinio nenhuma, ou seja, ele sugere. O smbolo uma matriz de ligaes (Susanne Langer). A grande vantagem de ler Plato est nos smbolos que ele fornece e proliferam em centenas de intuies. O smbolo tem uma funo hormonal na inteligncia e as eventuais contradies esto montadas de maneira a abrir a inteligncia para outras percepes, no esto fechando concluses. neste sentido que Plato nos alimenta de inspirao para o resto da vida.

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

15

Aula 03 04/04/2009
Sinopse: Um dos grandes problemas da moralidade reside na transposio das normas e valores universais para as situaes concretas. Sem este problema resolvido corremos o risco de nos tornarmos fundamentalistas, na acepo de Eric Vogelin, e passarmos a acreditar em frases independentemente do que queiram dizer. O Exerccio do Testemunho, baseado num texto de Louis Lavelle, tendo isto em mente, pretende criar as condies na nossa vida concreta para mantermos a fidelidade recordao do eu ideal delineado no Exerccio do Necrolgio. A questo da honestidade intelectual coloca-se, acima de tudo, no momento da formulao do testemunho individual e no podemos esperar que o escrutnio dos pares corrija a falta de conscincia moral. Essa mesma honestidade deve ser fortalecida pelo voto de abstinncia em matria de opinio, onde nos iremos libertar aos poucos da necessidade de aprovao e nos iremos preparar para formular uma opinio com suficiente experincia pessoal e cultural associada. A transmisso de conhecimento em filosofia implica um longo percurso para o qual devemos ganhar conscincia e adestramento.

O problema da moralidade e a intromisso do fundamentalismo Toda a regra moral genrica, universal, e toda a situao humana concreta e particular, assim enunciou S. Toms de Aquino um dos principais problemas da moralidade. Fazer a transposio da situao concreta para o sistema geral de normas e valores implica uma correcta categorizao e classificao, onde as possibilidades de erro so muitas. O Exerccio do Necrolgio pode ajudar neste processo, pois a ideia de quem queremos ser ir tambm nos dar um critrio de moralidade que nos ajudar a julgar os prprios actos. O eu ideal tem que ser portador de virtudes reconhecidas por outros, logo universais, mas concretizveis de alguma forma por ns mesmos, caso contrrio seria sempre um ideal to longnquo que nem tentaramos coloc-lo em prtica. O prprio exerccio uma forma de medirmos a distncia a que nos encontramos desse ideal. Sem critrios de moralidade que nos obriguem a retroagir os pensamentos de volta realidade camos o risco de nos tornarmos fundamentalistas, na acepo de Eric Vogelin. Ele definia um fundamentalista como algum que acredita em frases independentemente do que queiram dizer. Os fundamentalistas vm certas palavras como smbolos queridos, fetiches que defenderiam contra qualquer coisa. Um exemplo de fundamentalismo a utilizao do conceito de democracia integral, pois a democracia por natureza um sistema de proporcionalidade entre poderes. um conceito que no s no realizvel na prtica como contraditrio consigo mesmo, no corresponde a nada no plano conceptual-lgico. Mas

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

16

isso no impede um fundamentalista de tirar concluses sobre a democracia integral, ter sentimentos por ela e mesmo us-la como critrio de julgamento. Para o fundamentalista irrelevante que as suas palavras nada signifiquem no mundo exterior, porque elas representam qualidades que ele atribui a si mesmo, alm de serem emblemas de troca a usar com outros fundamentalistas que os identificam como decentes e respeitveis, ao passo que outras frases classificaro os seus adversrios como malignos e perversos. Mas at os 10 mandamentos podem tornar-se fetiches para um fundamentalista quando no feito o exerccio de perceber o que significam os mandamentos na experincia real. Outro exemplo de fundamentalismo o do professor de Direito que disse que extrair o sentido de um texto o mesmo que extrair o sentido de uma garrafa, o leitor antes atribui sentido ao texto. Foi uma frase a que ele se apegou sem perder um minuto para examinar o sentido, pois bastaria pensar que as prprias garrafas que ele usa tm de ter um sentido ou ele no saberia que uso lhes dar. E os seus alunos deviam logo ter perguntado se ele pretendia que eles captassem algum sentido no que ele tinha dito ou se deviam antes atribuir um sentido, pois a fala dele no deve ser assim to privilegiada para ser a nica a vir com sentido. A partir dos desacertos que podem existir na comunicao algum deduziu que est sempre tudo errado, que apenas existe a projeco de sentido, mas se assim fosse o prprio indivduo nem saberia o que projectou, pois quando fosse analisar a sua prpria projeco precisaria de fazer outra em cima, o que levaria a uma srie infinita.

testemunho A honestidade intelectual resolvida no seio do test emunho individual A confiabilidade do testemunho essencial no conhecimento. No caso da filosofia temos de pensar nos seus efeitos a longo prazo e nada provoca danos to monstruosos como os erros e mentiras dos filsofos, pensando apenas nos milhes de mortos do nazismo e do comunismo. Por isso deve existir sempre uma honestidade intelectual proporcional situao, j que no existe honestidade integral. Se acreditarmos na nossa veracidade instintiva j estamos no caminho do engano, pois o apelo da mentira em ns ter uma proporo semelhante ao da verdade. Temos de nos lembrar sempre que podemos mentir como qualquer outra pessoa e isso j tem um efeito paralisante. Tambm no podemos achar que o julgamento dos pares ir resolver o problema, eles no garantem, pelo seu nmero, que o coeficiente de desonestidade diminui. O nmero nunca pode compensar a falta de conscincia moral. Os pares tm como principal interesse nada mais que obter o seu prprio favorecimento, agora ou depois, porque tambm eles iro sofrer o mesmo julgamento.

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

17

Exerccio do Testemunho Louis Lavelle Um novo exerccio ser baseado num excerto do texto Testemunho, colocado em apndice no livro Da Intimidade Espititual, de Louis Lavelle, publicado em 1955.

H na vida momentos privilegiados nos quais parece que o universo se ilumina, que nossa vida nos revela sua significao, que ns queremos o destino mesmo que nos coube, como se ns prprios o tivssemos escolhido. Depois o universo volta a fechar-se: tornamo-nos novamente solitrios e miserveis, j no caminhamos seno tacteando por um caminho obscuro onde tudo se torna obstculo a nossos passos. A sabedoria consiste em conservar a lembrana desses momentos fugidios, em saber faz-los reviver, em fazer deles a trama da nossa existncia cotidiana e, por assim dizer, a morada habitual do nosso esprito.

Este exerccio, a realizar diariamente, consiste em reviver os momentos privilegiados, o que remete directamente para o Exerccio do Necrolgio, que visava induzir a entrada nesse estado. O grande problema da moralidade, a adaptao da regra geral situao especfica, o propsito do Exerccio do Testemunho, onde os nossos actos individuais passam a ser testemunho da realizao progressiva do nosso eu ideal pela fidelidade sua recordao. A forma prtica de realizar isto d-se atravs da imaginao, que permite que os valores universais sejam transpostos de forma concreta para a nossa pessoa. Louis Lavelle refere os momentos privilegiados, onde o universo revela-nos a sua significao e aceitamos a totalidade da nossa existncia. Para aceitarmos a nossa vida temos de a ver no seu conjunto, na sua forma final, da o artifcio do necrolgio. Est aqui implcita a noo bsica no ser humano de chegar a ser, que est condicionada noo da morte. Mas a vida que retratamos no pode reflectir valores que apenas tenham sentido para ns, ela tem de alguma forma de se inserir em valores universais. Esta vida s foi relatada em necrolgio por ser louvvel, e como foi louvvel um exemplo que soa como um conselho. Mas estes so momentos fugidios e no mundo a que chamamos de concreto tacteamos perdidos, somos personagens que foram parar ao romance errado, rodeadas de pessoas que mais do que estarem contra ns, simplesmente no tm forma de conceber o que tentamos fazer. A tentao ser evadirmo-nos para a fantasia ou deixarmo-nos corromper, mas qualquer uma das opes uma traio nossa vocao. A nossa vida ter de ser concebida como um romance que engloba a nossa situao real mas tambm as ideias e projectos mais elevados que temos para ns mesmos.

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

18

Sem a imaginao apenas podemos repetir os conceitos abstractos como um papagaio. o intermedirio imaginativo que permite relacionar o universal com a situao concreta que estamos vivendo. Existem mesmo snteses de qualidades nas pessoas inseparveis a tal ponto que se tornam impossveis de definir, mas so perfeitamente alcanveis pela imaginao. A imaginao permite conceber o arqutipo de alguma coisa, que pode ser uma vaca ou D. Quixote, que abrange tudo aquilo que tenha aquelas qualidades de modo parcial, e a partir daqui que as verdades abstractas ganham substncia de realidade. O ser humano no enfrenta apenas uma dificuldade lgica para relacionar o universal com o concreto, por este no vir com as suas categorias e conceitos lgicos correspondentes explicitados. Ele tem o mesmo dilema em termos psicolgicos, porque nele mesmo tambm convivem o universal e o concreto; ele tem a sua vivncia particular mas tambm a sua concepo de um universo dotado de sentido. Ser o mundo imaginrio, atravs das analogias que fornece, que poder resolver esta dupla dificuldade e poder dar corpo ao princpio estruturante delineado no necrolgio. No podemos chegar ao objectivo apenas atravs do pensamento lgico. O prprio gnio distingue-se no pela inteligncia mas pela organizao e riqueza da memria, que lhe permite transitar mais facilmente entre analogias.

A transmisso do conhecimento em filosofia A tcnica filosfica consiste em ligar pensamento a realidade. Neste processo o filsofo ir conseguir transmitir muito pouco do que ele mesmo descobriu. Existe sempre um antes e um depois que no est escrito, que no caso de Plato muito maior do que aquilo que ficou registado, e tem que ser completado por ns pela imaginao. Por isso fundamental ter a noo de que em filosofia s existe obra inacabada, uma prtica que est continuamente se refazendo, nunca termina, e basta uma palavra que um filsofo disse 20 anos depois da publicao de um livro para modificar completamente a sua interpretao. Na literatura no assim, a obra de Shakespeare contm tudo o que necessrio para a compreender e julgar. Ao filsofo no basta ter ideias, preciso memoriz-las. O processo j em si criativo, o que para Aristteles era uma juno entre fantasia criativa com fantasia memorativa, e vai ser a repetio na memria que vai criar frmulas cada vez mais concretas e durveis. A experincia culturalmente compartilhada, ainda antes de nos oferecer pontos de referncia acessveis a outros, j nos ajuda no processo memorativo e criativo, pois as nossas recordaes so evanescentes. Quando vamos contar as nossas ideias a algum temos de usar a linguagem que composta de trs aspectos. Existe a sua construo material dada pela gramtica (Dante). Dominando esta parte podemos avanar para a construo ideal, dada pela lgica. Mas quem nos vai ler ou ouvir uma pessoa real que necessita ser convencida, e por isso h ainda uma construo psicolgica, elaborada pela retrica. Este processo de construo da

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

19

linguagem neutro em relao ao seu contedo objectivo, mas atravs dele que podemos comunicar as nossas intuies que ligam pensamento realidade.

Voto de abstinncia em matria de opinio Uma chamada de ateno repetida alerta-nos para nos privarmos de dar opinio. Devemos logo evitar opinies inteis. Se no fomos convocados para dar opinio e se essa opinio no acrescenta nada de vlido, no h nenhum motivo para apresent-la. Devemos tambm nos abster da opinio que no estiver carregada de experincia pessoal e cultura suficiente. Antes de elaborar uma opinio temos de saber o estado da questo. Sem isto, a opinio ser um conjunto de palavras onde projectamos valores naquele momento e no dia seguinte, no pargrafo seguinte ou at na mesma sentena j estamos esquecidos do que estamos falando. O direito de emitir uma opinio corresponde ao direito do outro em no ouvi-la. Repetir os esteretipos que todos falam d um certo ar de unidade que esconde a fragmentao na mente que est por trs. Isto loucura em sentido estrito. Muitas vezes estaremos numa situao de conflito em que nem chega a existir divergncia de opinies; a nica coisa que podemos fazer ser mostrar que o outro no pensou nada, nem chegou a ter uma opinio errada, teve apenas uma reaco emotiva que, por ser similar dos colegas, vai parecer que significa alguma coisa. No fundo, isso desejo de aprovao social.

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

20

Aula 04 18/04/2009
Sinopse: Os elementos de disperso moral diferem hoje bastante dos inimigos da alma inscritos nos sete pecados capitais. Os novos factores de alienao derivam da intromisso do Estado em todas as relaes humanas e da presso dos elementos exteriores, que fazem de ns fracas figuras desejosas de aprovao. O Exerccio do Testemunho mostra-nos que a realidade exterior no nenhum solo duro e a unidade da conscincia s pode ser obtida quando assumimos o domnio da nossa biografia. A literatura deve ser usada para fortalecer a conscincia ao povoar o nosso imaginrio de um conjunto de situaes e personagens humanas que nos sirvam para identificar situaes reais por analogia. O nosso plano de estudos deve responder ao nosso reportrio de ignorncia, que tem que ser elaborado fazendo a distino entre o que ignoramos mas devamos saber e aquilo que ignoramos porque faz parte do desconhecido prprio da estrutura dos objectos. A paralaxe cognitiva coloca um mundo inventado no lugar do mundo real e teve origem na diviso entre fenmenos primrios e secundrios estabelecida pelos filsofos da entrada da modernidade. Para conhecermos uma pessoa temos de conhecer a sua biografia.

Continuao do Exerccio do Testemunho Na continuao da aula anterior, comeamos por colocar um excerto mais alargado do texto Testemunho, de Louis Lavelle.

H na vida momentos privilegiados nos quais parece que o universo se ilumina, que nossa vida nos revela sua significao, que ns queremos o destino mesmo que nos coube, como se ns prprios o tivssemos escolhido. Depois o universo volta a fechar-se: tornamo-nos novamente solitrios e miserveis, j no caminhamos seno tacteando por um caminho obscuro onde tudo se torna obstculo a nossos passos. A sabedoria consiste em conservar a lembrana desses momentos fugidios, em saber faz-los reviver, em fazer deles a trama da nossa existncia cotidiana e, por assim dizer, a morada habitual do nosso esprito. No h homem que no tenha conhecido tais momentos, mas ele os esquece depressa como um sonho frgil, pois ele se deixa captar, quase imediatamente, por preocupaes materiais ou egostas que ele no consegue ultrapassar porque

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

21

ele pensa reencontrar nelas o solo duro e resistente da realidade. Mas aquilo que prprio de uma grande filosofia reter e reunir esses momentos privilegiados, mostrar como so janelas abertas para um mundo de luz cujo horizonte infinito, do qual todas as partes so solidrias e que est sempre oferecido ao nosso pensamento e que, sem jamais dissipar as sombras da caverna, nos ensina a reconhecer em cada uma delas o corpo luminoso do qual ela a sombra. Com a realizao deste exerccio iremos perceber o nosso medo de uma existncia verdadeiramente humana. A desvalorizao e esquecimento dos momentos privilegiados decorrem da covardia que nos fez cair de joelhos diante das presses exteriores e justificamonos retroactivamente dizendo que abandonamos o mundo dos sonhos para pisar o solo duro da realidade. As presses exteriores esto sempre presentes e aqueles momentos onde existe unidade da conscincia, em que no existe hiato entre realidade e idealidade, so fugidios, mas daqui no se pode concluir que a realidade resida nos primeiros. O mundo emprico e as situaes externas tm uma natureza transitria, apresentam-se nossa conscincia como um fluxo de iluses, mas se lhes prestarmos culto entraremos numa posio existencial onde a compreenso da nossa existncia e da prpria realidade externa torna-se impossvel. Uma realidade mais estvel e permanente remete necessariamente para a experincia da unidade da conscincia. este poder de perseverar em si mesmo que se subentende na definio de filosofia como a busca da unidade do conhecimento na unidade da conscincia, mais do que a mera aquisio de conhecimento. uma prtica espiritual onde todos os factos so encarados luz do que definitivo e irrevogvel, a morte, entendida como o final do ciclo de transformaes. Aquilo que foi, foi e aquilo que no foi jamais ser. Apenas neste nvel pode existir uma verdadeira sinceridade e seriedade, caso contrrio seremos presas fcies das expectativas do momento, que no so mais que a materializao da opinio dos outros, os nossos desejos e iluses, a presso que vem dos pares, da famlia, do emprego, de algo sempre transitrio. Damos tanta importncia a estas coisas em parte por elas serem a negao de tudo o que queremos ser. Tramos o que h de mais prprio, ntimo e verdadeiro em ns por respeito medroso a uma transitoriedade que nos afasta sempre do centro da nossa conscincia. Tudo em filosofia tem de ser feito com a ideia da morte em nossa frente, s valem as ideias dos nufragos, como dizia Ortega e Gasset. Mas no a morte o grande risco que corremos, segundo Georges Bernanos, mas sim morrermos como imbecis. Para quem religioso pode haver a tentao de substituir a ideia da morte pela atitude face a Deus. Mas ningum sabe o que Deus, o nosso dilogo com Ele j est viciado pelos nossos preconceitos e pelas presses do meio. Antes de falar com Cristo temos de encontrar a nossa prpria voz

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

22

pois Ele recusa-se a ouvir outra. Mas todos sabemos algumas coisas definitivas sobre a morte e esse ser o nosso ponto de ancoragem.

Os factores de disperso moral Os elementos de disperso moral, aqueles que fazem esquecer o propsito moral da nossa vida, so muito diferentes daqueles que apareciam nas situaes de vida no tempo de Santo Agostinho e na Idade Mdia, quando os clssicos da educao apontavam como principais inimigos da alma os prprios desejos, em especial os desejos de prazer e de riquezas. Naqueles tempos a criao de riqueza era quase nula e no existiam os inmeros servios disponveis hoje. As doenas eram um flagelo e a insegurana generalizada. Mas estes problemas pesavam sobre o conjunto da comunidade e no opunham o indivduo a ela. Supomos hoje, pelas conquistas de liberdades e direitos civis reflectidos na histria jurdica, que aqueles tempos eram tambm de grande opresso. Mas o que jurdico s vale em tribunal e o que decide a conduta no dia-a-dia passa muito mais pela organizao econmica das sociedades e pela disposio fsica das cidades. O ambiente de liberdade vivido na antiguidade e Idade Mdia para ns inimaginvel. A relao com o trabalho era totalmente diferente da existente hoje e muito menos opressiva. A maior parte das pessoas trabalhava em casa ou muito perto de casa, quando hoje frequente ser necessrio mais de uma hora em transportes para chegar ao local de trabalho. Tambm no existia uma separao rgida entre momentos de trabalho e de lazer. O elemento ldico e o de trabalho estavam to indistintamente ligados que no era necessria uma data especfica para os lazeres. O cidado comum tambm no vivia sobre a presso dos horrios. Apenas para os monges existiam horrios rgidos, por razes de disciplina que eles mesmo desejavam e lhes faziam bem. Para as restantes pessoas era tudo altamente flexvel, mas hoje uma desobedincia ao relgio pode destruir uma vida. As inegveis vantagens que a sociedade moderna oferece, progressivamente a partir da Revoluo Industrial, vieram associadas a um enorme conjunto de presses e exigncias que seriam insuportveis para um campons da Idade Mdia. Nunca como hoje foi to fcil ser marginalizado e ostracizado e a prpria organizao fsica da sociedade contribui para isso. So factores novos que no fazem parte da natureza humana e por isso no estamos automaticamente habilitados a lidar com eles. Os elementos alienantes inscritos nos sete pecados capitais, como a cobia e a luxria, pesam hoje muito menos que o prprio medo da cobia e da luxria. Um dos principais elementos alienantes nas sociedades modernas o desejo de aprovao, o que faz de ns pessoas excepcionalmente tmidas que no tm a sinceridade de se conhecer a si mesmas. Os prprios elementos da moral crist que se incorporaram nas leis do Estado e nos hbitos sociais, ao se desvincularem da sua raiz original, tornaram-se elementos de presso alienantes

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

23

ao ponto de impedirem uma vivncia realmente crist. O cristianismo intrometeu-se na sociedade antiga para dar uma famlia aos escravos, para acudir as mulheres repudiadas e proteger as crianas, que podiam ser alvo fcil de pedofilia ou at ser mortas nascena se indesejadas. Mas passados muitos sculos o Estado chamou a si a superviso das instituies criadas por inspirao crist. O Estado passou a mediar todas as relaes humanas e todos passaram a estar sobre vigilncia constante espera de um erro para serem punidos. A principal preocupao do Estado moderno a sua prpria manuteno e crescimento. Para isso utiliza a estratgia dividir para reinar, coloca todos sobre suspeio mtua pela explorao das pessoas que gostam de se vitimizar e fazer mexericos, e depois oferece a sua proteco. Esta proteco do Estado um poderoso elemento de alienao. O tema do escritor cristo Franois Mauriac mostrar que o maior obstculo a uma vida crist precisamente um meio social construdo sob o nome de valores cristos, que depois foi contaminado pela ideologia burguesa e os valores positivistas. A alma assim sufocada entra muitas vezes em transgresso por desespero, mas a sada da alienao ter de passar por falar com Deus com a prpria voz. O nosso discurso interno de acusao e defesa acaba por ser tambm uma teatralizao alienante. Colocamo-nos numa posio do juiz omnisciente que julga as duas partes. Mas quem nos acusa o diabo e quem nos defende a nossa vaidade, personificados numa plateia, annima ou de nossos conhecidos. Nem ns estamos qualificados para sermos juzes em casa prpria, isso cabe o verdadeiro observador omnisciente, nem nenhuma das partes, de acusao e defesa, fala a verdade. Se nos viciarmos neste teatro vamos achar que todas as outras pessoas com quem nos relacionamos tambm fazem parte dele e ficamos fechados verdadeira comunicao humana. Uma soluo simples, usada h sculos, para terminar com este teatro simplesmente rezar, o que tambm serve para pr fim ao discurso de queixas e recriminaes.

A restituio da unidade da conscincia Se somos oprimidos pela presena dos elementos alienantes, tambm ficamos angustiados pela sua ausncia. J no sabemos viver sem a presso dos horrios ou sem as cidades que maldizemos ou sem aquelas relaes que nos esfrangalham. Os elementos alienantes j foram integrados em ns. H em ns um advogado que fala em seu favor e contra ns. Muitos querem vencer a sociedade materialmente mas falham porque o que h a vencer a sociedade em ns, pois o nosso instinto alienante pesa mais que tudo o que venha de fora. Se tivermos a ideia que somos melhores que a sociedade, a ruptura com a sociedade s nos tornar mais falsos e alienados. Pior ainda exibir uma pose de transgresso por saber que a caricatura do alienado tem sempre uma certa aprovao da sociedade em tempos de contracultura. Isto

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

24

pode at ser recompensado com verbas pblicas para recompensar os supostos servios prestados. Temos um medo enorme das presses exteriores, mas elas no nos iro destruir, como supomos; o medo deve ser sempre proporcional ameaa real. No aceitar as presses vai nos tornar mais fortes, individualizados e at mais respeitados. No devemos temer a solido que vem do afastamento das pessoas que s nos querem puxar para baixo. Nem devemos continuar no jogo recorrendo aos alvios que a sociedade moderna coloca ao nosso dispor, pois estes no resultam para os fins a que nos propomos. Goethe achava que se devia fugir escravido da sociedade cumprindo todas as obrigaes para com ela. Assim seremos superiores sociedade e no permitiremos que ela nos derrube, faa de ns uma vtima e nos marginalize. No caso especfico das presses dos colegas, tambm no as devemos temer, prefervel seguir o conselho de Maquiavel, ser temido em vez de amado, mostrar que sabemos muito mais que eles e os podemos desmascarar a qualquer altura. A noo de que existe uma alma contra a sociedade originou o gnero romance, definido por autores como Balzac e Walter Scott. A identificao das pessoas com os heris dos romances, que vivem uma falta de harmonia com a sociedade, s foi possvel com numa situao real onde as foras de alienao tentavam demolir a unidade interior e onde a sociedade suscitasse nos indivduos anseios muito acima dos concretizveis para a maioria. O problema assim extremado e clarificado pode ser equacionado para uma soluo, como fez Louis Lavelle. Ele percebeu onde estava o fulcro do problema e que era a partir dali que tinha de ser resolvido. A unidade da conscincia retomada assumindo o domnio da prpria biografia. Passamos a aceitar totalmente o destino que nos coube, que tem um sentido apontado pelos momentos fugidios, dos quais devemos guardar memria, e a nossa oposio deve ir apenas para os elementos alienantes. Precisamos pensar durante muitos anos sobre a nossa vocao, para descobrir onde est a pureza daquilo que queremos ser, pois lidamos com material ambivalente. Os meios que servem para realizar a nossa vocao tambm podem ser meios de alienao, por isso temos de ser dotados de muita lucidez. Isto j entrar no caminho da filosofia e sem esta postura os prprios estudos sero uma busca v de erudio motivada pelo desejo de aprovao. a nossa fora moral que ir graduar a nossa quantidade de estudos, e quando essa fora j estiver suficientemente desenvolvida, quando j no tivermos nenhum ponto de apoio na sociedade, nenhum dolo mesmo que cristo, a comeamos a falar com Deus.

A utilizao da literatura A conscincia vai se apropriar da experincia atravs dos meios de expresso verbal e s depois pode raciocinar em cima. A literatura fortalece a conscincia ao fornecer um dicionrio de situaes que ser usado para reconhecimento de outras situaes por analogia.

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

25

O escritor, ao tornar a experincia dizvel, vai retir-la dos cofres individuais e transform-la num bem comum. Proust elucida-nos sobre os mistrios do cair no sono nas pginas inaugurais de Em Busca do Tempo Perdido. Perceberemos tambm melhor os elementos de alienao da cultura brasileira depois de ter lido O Feijo e o Sonho, de Orgenes Lessa, e as obras de Lima Barreto como Recordaes do Escrivo Isaas Caminha. Queremos da literatura aquilo que os escritores conseguiram verbalizar em termos de impresses autnticas. Os estudos literrios propriamente ditos podem nos afastar disso, mas tm a sua utilidade para nos ensinar a ler autores antigos, elucidando questes formais e de vocabulrio. A literatura do sculo XX pode nos afastar do caminho da filosofia porque foi perdendo a integridade do eu. Para a filosofia fundamental essa integridade, pois s assim podemos contar a nossa prpria histria e falar com a sinceridade mostrada por Santo Agostinho. A dissoluo do eu, que se v em Kafka onde s existem fragmentos, ou em Proust que s lida com estados mentais, vai criar uma conscincia psictica que j no consegue juntar causa e efeito e onde a noo de responsabilidade individual torna-se impossvel. Este padro comeou na alta cultura e transferiu-se depois para toda a sociedade. A prpria civilizao precisa de um referencial mnimo dado pela poesia e pela religio para poder existir. A poesia moderna tornou-se muito hermtica e de difcil compreenso por remeter para experincias intelectuais e espirituais muito elaboradas. Mas a poesia usava originalmente toda uma srie de recursos sonoros e formas repetveis para mais facilmente invocar a experincia relatada, pois ela a expresso mais primria da literatura que tenta exprimir de forma mais directa a experincia. O critrio para saber se lemos com qualidade passa simplesmente por averiguar se as obras literrias que estamos lendo nos ajudam a compreender as situaes reais da vida. O processo gradual, s vamos poder fazer de incio comparaes muito genricas, da mesma forma que a fala da criana utiliza poucas palavras para muitos significados e s depois parte conquista do termo prprio. Devemos ir aumentando o nosso vocabulrio de situaes e personagens humanas, para que este se ajuste cada vez mais s situaes concretas, utilizando para isso, em primeiro lugar, as grandes obras, pois estas possuem maior vitalidade e no so cpias de cpias. Para ler bem um livro necessrio ter lido muitos livros, dizia Jorge Lus Borges.

A natureza do conhecimento A ideologia cientfica parte do pressuposto que o estado de desconhecimento algo provisrio e que ser futuramente corrigido. Isto uma recusa em aceitar a estrutura da realidade, uma postura alienada. A realidade tem um coeficiente intrnseco de desconhecimento que no pode ser vencido. Nenhum objecto pode se mostrar a ns em todos os seus aspectos ao mesmo tempo. Por outro lado, a ideia de um conhecimento total aplicada a um ser humano no faz sentido, s seria aplicvel a um ser eterno. O ser humano

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

26

lida naturalmente com o desconhecido na sua vida cotidiana, qualquer pessoa lida com o desconhecido quando conduz um automvel e no sabe o que est depois da curva. Mas no domnio intelectual muitos acreditam que o desconhecido um mero acidente a ser vencido. Um indivduo dominado pela ideologia cientfica pode acreditar que j conhece tudo a seu respeito ou achar que tudo o que desconhece irrelevante. Ele at acreditar que pode existir uma concepo cientfica do cosmos, sendo isso impossvel pois todo o contedo da cincia no abarca um infinitsimo do cosmos e ela s pode se pronunciar sobre o que conhece. Se queremos nos dedicar seriamente ao conhecimento devemos comear por distinguir dentro do desconhecido aquilo que fruto da nossa ignorncia e aquilo que ignoramos por isso fazer parte da prpria estrutura dos objectos. Daqui vai sair o repertrio da nossa ignorncia, que passa a ser um plano de estudos. Isto foi feito de forma notvel por Eric Vogelin a propsito dos fenmenos de massas. O processo pode ser atrapalhado se no reduzirmos o nmero de opinies, que tornam difcil a graduao da confiabilidade dos conhecimentos. As opinies podem vir de mltiplos lugares, mas a partir do momento em que as expressamos passam a compor a nossa auto-imagem.

A origem da Paralaxe Cognitiva Na entrada da modernidade os filsofos comearam a fazer uma separao entre os dados da realidade como primrios e secundrios. Os primrios seriam os que podiam ser medidos, como o peso e o tamanho; os secundrios aqueles que dependiam da presena de um observador, como a cor ou o gosto. No verdade que s os dados primrios possam ser matematizveis por poderem ser medidos, j que os secundrios tambm podem ser medidos. Alm de que as estruturas matemticas no vo operar sobre os objectos em si mas sobre as prprias medidas. S Deus pode conhecer a lei de proporcionalidade intrnseca dos objectos (conceito de Mrio Ferreira dos Santos), e qualquer cincia faz as medies com vista a responder s prprias perguntas que essa cincia faz, servindo-se de medidas extrnsecas para tal, que tambm so relativas a um observador humano. Esta srie de confuses colocou uma frmula matemtica inventada como realidade primria no lugar do objecto concreto com todo o seu tecido de relaes e acidentes. Quando o mundo inventado substitui o mundo da experincia fica consolidada a paralaxe cognitiva.

O conhecer uma pessoa em profundidade Um exerccio aconselhado consiste em imaginar a vida de pessoas que conhecemos como se fosse um romance. O conhecimento que temos das pessoas em geral muito superficial, mas para aprofundarmos esse conhecimento ser necessrio abordar trs nveis. O nvel elementar o conhecimento intuitivo que advm dos simples sinais que nos chegam da presena de algum. Num segundo nvel alargamos a nossa viso para abarcar a pessoa no meio onde ela

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

27

vive, com as suas tenses, os seus problemas, a sua situao prpria. O terceiro nvel, que se enquadra dentro do exerccio mencionado, consiste em conhecer a pessoa em termos biogrficos. Temos de imaginar a pessoa dentro de um fio de desenvolvimento temporal que j comeou h muito tempo e se ir projectar no futuro. Outro exerccio, que tambm implica a utilizao da veia de romancista, fazer um roteiro de um filme a partir de um livro ou, pelo contrrio, a partir de um filme elaborar uma narrativa verbal.

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

28

Aula 05 25/04/2009
Sinopse: Em filosofia a exposio lgica baseia-se em experincias reais para as quais devemos evocar anlogos. Por vezes essa experincia est camuflada, como no caso de Descartes ao expor a dvida radical, e se aceitarmos as contradies entramos num jogo de cartas marcadas onde seremos psicologicamente dominados. O filsofo s tem direito de argumentar em nome da realidade. O treino literrio serve para compreender as evocaes presentes na linguagem filosfica e para criar anlogos experienciais. Refutar uma ideia poder no limitar em nada os seus efeitos sociais. Os nossos modelos de entendimento so dados pelas formas consolidadas na memria. A ignorncia faz parte da estrutura humana e o esquecimento persegue-nos sempre. A f originalmente significava confiana numa pessoa a presena do Cristo agindo e no se lhe aplicam as mesmas categorias que a racionalidade. Para desenvolver o senso de realidade no se deve colocar a tnica na sensibilizao mas na presena. A realidade deve ser vista apenas como indicadora dela mesma e no devemos querer tirar concluses antes dos factos se desenrolarem.

O fundo de experincia por detrs da exposio lgica Escreve Benedetto Croce na entrada do livro Lgica Como Cincia do Conceito Puro: O pressuposto da actividade lgica so as representaes ou intuies. Se o homem no representasse coisa alguma no pensaria, se no fosse esprito fantstico no seria tambm esprito lgico.

Na fico e na vida a dificuldade encontrar uma explicao para o sucedido. Na filosofia acontece o oposto, parte-se da explicao mas falta saber ao qu aquela explicao se refere. As coisas expressas na linguagem lgica exprimem apenas o mundo da possibilidade; se isto aconteceu ento aquilo tambm acontecer, mas no sabemos se isto aconteceu mesmo. Todas as certezas assim obtidas so vazias e uma filosofia trabalhada apenas a este nvel pode apenas ser compreendida convencionalmente e no realmente. O raciocnio pode apenas lidar com conceitos verbalizveis e no com dados puros da experincia, pois estes no so transportveis. Contudo, foi a partir de experincias humanas que as discusses lgicas tiveram origem, pelo que tarefa do filsofo retirar o fundo de experincia originrio da exposio lgica. Este um trabalho imaginativo, trata-se de uma transposio da linguagem filosfica para a linguagem potica. No temos a obrigao de recriar exactamente as

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

29

experincias que motivaram os filsofos, bastam-nos anlogos que nos coloquem numa posio de compreenso tal que aquela exposio podia ter sido feita por ns. Isto 90% do trabalho de leitura. Esse trabalho deve ser feito de incio sem julgamentos, sem achar que aquilo bom ou mau, verdadeiro ou falso. Tentaremos ver a experincia tal como o filsofo a viu, no negaremos esse grau de co-participao e simpatia por receio de sermos influenciados, pois essa influncia ser parcial e vai diluir-se no meio de outras influncias. A prpria discusso filosfica tem um confronto dramtico por detrs. Para compreender uma filosofia temos de saber contra quem ela se levantou polemicamente, segundo Benedetto Croce. Em consonncia, Julian Maras dizia que a frmula filosfica no era A=B mas sim A no B mas sim C. Mais que o confronto de ideias existe um confronto de pessoas que tem que ser reconstitudo. Para isso partimos das doutrinas e usamos a experincia literria.

O encobrimento da experincia por Descartes Na apostila Conscincia e Estranhamento (que se pode encontrar em http://www.olavodecarvalho.org/apostilas/descartes2.htm) feito um trabalho de retirar o fundo de experincia que se encontra por detrs das Meditaes Metafsicas de Ren Descartes. Este um caso particularmente delicado pois a experincia sugerida por Descartes, a dvida radical no algo que possa ser de facto vivenciado, nem em termos psicolgicos. Algo s duvidoso por contraste com algo que no o , e a prpria formulao de uma dvida apoia-se em certezas prvias. Temos, ento, o encobrimento propositado da experincia, algo causado por um estado de grande angstia, incerteza e medo. Descartes teve trs sonhos onde o diabo o tentava enganar e ele tenta encontrar um ponto de apoio puramente lgico e discursivo. Como o diabo domina melhor a lgica que Descartes, ele teve de apelar duas vezes para Deus pois o seu problema era realmente teolgico. O mtodo de Descartes, ao invs da fama de rigor que goza, deve ser desmascarado por ser baseado numa camuflagem de uma alucinao. No compreender que Descartes tentou dominar-nos psicologicamente, ao impor os seus estados interiores como o nico facto, aceitar entrar num jogo de cartas marcadas. Isto deu origem a uma srie de jogos intelectuais estreis, onde nunca possvel encontrar a soluo dos problemas propostos. A filosofia moderna assim iniciada caracteriza-se pelo embuste estrutural, mesmo que acerte em muitos detalhes, ao contrrio das filosofias de Plato e Aristteles, que tm muitos erros de detalhe mas mantm a estrutura intacta. Descartes mostrou um exemplo de alienao, aqui entendida como a aco amputada da situao existencial real, criando por cima um esquema teatral onde nos foramos a ns e a outros, por aco psicolgica, a entrar. uma aco cognitivamente irresponsvel pois o indivduo finge no estar fazendo aquilo que est a fazer. Descrates necessitou de muitas certezas para exprimir uma dvida, pelo que a dvida no pode ser prioritria mas apenas

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

30

um aspecto secundrio de uma certeza incompleta. Ele ainda diz que s podemos acreditar em algo quando temos uma prova, mas a prova um elemento discursivo que, em ltima instncia, apoia-se sempre em evidncias intuitivas no passveis de prova. A prova requerida quando a evidncia intuitiva no est presente.

A postura do filsofo O filsofo s tem o direito de argumentar em nome da realidade e no o pode fazer para justificar as prprias deficincias. Ele s tem o poder de investigar uma pequena parcela da realidade; ele no superior a ela, apenas mais um no esforo milenar para a tornar inteligvel, podendo tornar translcida a experincia que era opaca mas no pode superar a substncia ali presente. O filsofo tem de ser um leitor atento que detecta as contradies e no se deixa manipular psicologicamente por outros pensadores ou acabar por se tornar incongruente com ele mesmo. Para isso ter sempre de tentar retirar o fundo de experincia que se encontra nas ideias. Um exemplo de um conceito auto-contraditrio o movimento perptuo, estabelecido por Newton, pois algo que transcende tempo no pode ser medido temporalmente. Outra armadilha cientfica est em achar que um objecto, como uma mesa, na realidade um aglomerado de tomos, que o observado noutra escala. Mas uma mudana de escala no pode significar uma passagem do aparente para o real. A cincia moderna promete oferecer um terreno neutro onde tudo pode ser medido e quantificado, mas ela foi instaurada por ocultistas, gnsticos, esotricos, mgicos, e traz uma camuflagem que se for aceite vai fazernos entrar num jogo de cartas marcadas onde seremos manipulados.

O enriquecimento atravs da literatura Adquirir a linguagem elaborada e conceptual do meio acadmico s um progresso se a anterior linguagem no for desaprendida, caso contrrio ser a conquista de uma deficincia. O progresso no pode ser feito desprezando o universo da experincia ou iremos adquirir uma linguagem vazia. A formao literria que nos interessa, pelo contrrio, pretende fornecer elementos para podermos reconstituir experincias reais. Se enveredarmos pela anlise literria moderna estaremos a mudar o foco, deixamos de apontar para as personagens e para as situaes e iremos nos centrar nos meios de expresso utilizados. O conjunto de situaes humanas limitado e, segundo Northrop Fried, j estaria dado na prpria Bblia. At ao sculo XIX o patrimnio comum dos filsofos era precisamente a Bblia e o teatro grego, sendo fundamental para ns absorver estes elementos literrios para compreender as aluses feitas. A linguagem filosfica no autnoma, construda sobre o patrimnio literrio existente.

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

31

Ideias que se propagam para alm do tmulo Refutar uma ideia no garantia que ela perca a sua capacidade de influncia social. Averris achava que existia apenas uma inteligncia superior para todos, algo totalmente refutado por S. Toms de Aquino, mas depois o conceito aparece no Intelectual Colectivo de Antnio Gramsci e na Vontade Geral de Rousseau. Um sculo antes da reforma protestante os tericos catlicos j tinham deitado abaixo a doutrina protestante que tinha sido apresentada por John Whitecliff. No final do sculo XIX e incio do sculo XX, a escola austraca, por Ludwuig von Mises e Eugen von Bhm-Bawerk, refutou as teorias centrais de Marx mas a influncia marxista no mundo fez-se sentir sobretudo da para a frente. Recentemente Sylvain Gouguenheim mostrou no livro Aristotle au Mont Saint-Michel que era errada a ideia das imensas contribuies islmicas para a cultura europeia, pois a transmisso da cultura grega deu-se por outras vias. Poderemos assistir se esta revelao ser ignorada como tantas outras.

As formas imaginrias como modelos de entendimento Reconhecemos algo por comparao com as formas j consolidadas em nossa memria. ao fazer o jogo de semelhanas e diferenas uma analogia que iremos perceber o que repetido na nova situao e aquilo que ela tem de prprio. Quando esta situao j estiver incorporada poder servir de base para novas comparaes. As formas imaginrias so os nossos modelos de entendimento e se algo ocorrido no se enquadrar nelas no ter inteligibilidade nem credibilidade. Poderosos criadores de formas imaginrias so o cinema, a literatura e a fico.

ignorncia A ignorncia e o esquecimento como partes integrantes da estrutura humana Apenas em Deus pode existir a unidade do conhecimento na unidade da conscincia. A filosofia uma busca disto, interminvel devido finitude do ser humano. Imaginamos poder chegar a um conhecimento divino, que em ns se incorporaria para sempre e nos reconstituiria, mas apenas Deus pode fazer isso em ns sem qualquer interveno nossa. Para alm de uma ignorncia que nos estrutural, h tambm um esquecimento que nos persegue sempre. A humanidade tambm assim, o esquecimento um dos seus mecanismos fundamentais ao ponto de ser um dos pressupostos de muitas operaes internacionais. Uma histria do conhecimento no mostra a realidade, a ignorncia muitas vezes um acontecimento mais relevante que todos os outros. A abstraco pode ser a fonte de alguns desses erros, mas em si mesma uma capacidade porque cria foco e d visibilidade s coisas, mas se esquecemos de onde saiu a abstraco estaremos a criar uma alucinao.

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

32

transmisso O problema da trans misso do conhecimento A nossa personalidade intelectual, a camada 9, em grande parte constituda por experincias e smbolos incomunicveis. O que caracterstico da nossa personalidade ela ser nossa e no compartilhada. Podemos explicar algo que daqui emana mas de preferncia apenas a quem est realmente interessado. Explicar algo a quem no est interessado em saber s deve ser motivado pelo dever e ainda assim s quando estivermos preparados para isso. Essa preparao advm de tanto explicarmos a ns mesmos, mas nunca devemos esquecer que o prprio conhecimento que nos torna incomunicveis.

Exerccio do Necrolgio visto luz da teoria das 12 camadas da personalidade As camadas da personalidade so novos padres de unificao da personalidade, que se abre para novos interesses, diferentes objectivos e isso vai unificar a nossa vida naquela fase. Devemos questionar a que camada da personalidade que achamos que conseguimos chegar e at onde projectamos esse alcance no Exerccio do Necrolgio.

coexistncia A coexistncia entre f e razo Na acepo moderna, f significa acreditar numa doutrina. Mas no incio, f queria dizer confiana numa pessoa, na prpria presena do Cristo agindo. No existia doutrina catlica nas origens. Ela foi sendo desenvolvida lentamente a partir das objeces que a narrativa dos evangelhos suscitava, o que foi mostrado por Alois Demps no livro La concepcion del mundo en la Edad Media. A doutrina apareceu para sustentar a confiana quando esta no bastava, mas ao responder a objeces s deu pretexto a que mais objeces fossem levantadas. A doutrina no pode substituir a f, entendida como a confiana numa pessoa. Neste sentido a f no se ope nem deixa de se opor racionalidade, no tm nada a ver uma com a outra. A racionalidade aplica-se ao mundo das ideias e no aos factos, que no se enquadram nas categorias de racional ou irracional. Podemos questionar a veracidade de uma narrativa, no a sua racionalidade. Confiar ou no numa pessoa deciso nossa, em si nem racional nem irracional. Podemos alegar contra uma narrativa motivos de verosimilhana que tm uma estrutura racional. A discusso que se coloca em cima que ser racional ou irracional.

O crculo fechado das opinies Chesterton disse que a diferena entre o poeta e o louco que o louco mete o mundo na cabea e o poeta a cabea no mundo. A discusso com o louco impossvel porque este vive num crculo perfeito e a nica soluo mostrar que esse crculo pequeno, mesquinho,

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

33

triste. O mundo no foi inventado por ns, nem as nossas ideias alguma vez o podero abranger, por isso temos de nos abrir para ele e deixar que a realidade nos ensine. O crculo fecha-se na pressa de chegar a concluses. Devemos ter noo de quando as nossas opinies j tm algum mrito e uma forma de medir o seu valor passa logo por ver o trabalho que tivemos para obt-las.

Desenvolvimento do senso de realidade A distino entre uma crena infundada e uma evidncia intuitiva ela mesma intuitiva. A evidncia intuitiva caracteriza-se pela presena do objecto, directa ou atravs da imaginao. J a crena infundada difcil ser imaginada como uma realidade concreta. Para perceber a diferena necessrio desenvolver o senso do concreto, o que implica uma abertura para a realidade pois dentro dela que a situao tem que ser imaginada. Um exerccio para ir obtendo esta abertura ficar deitado num descampado noite, sentindo a terra debaixo de ns e olhando a infinitude do cu em cima; perceber que ali mesmo que estamos naquele momento, sem o nosso universo discursivo ou a rede social para nos apoiarmos. O exerccio no visa obter nenhuma concluso, nem se trata de um exerccio de sensibilizao. apenas uma questo da realidade se revelar na sua plenitude, perceberemos coisas sem fim, algumas que nem estaro presentes pelas sensaes. Sentir mais coisas seria tambm uma forma de centrar a ateno no nosso corpo, mas este e os nossos pensamentos so apenas uma parte da realidade e o que querermos que ela se manifeste por inteiro. Por isso a tnica no a sensibilizao mas a presena. Por maior que seja o universo ele no nos chega catico mas terrivelmente organizado, manifestando-se consoante os seus modos de presena. Temos de aceitar a realidade e no ir atrs dela. No temos de nos esforar para que os pensamentos cessem, mas quando eles surgirem temos de nos lembrar que estamos pensando naquele lugar, naquele momento e naquela situao precisa. Com esta noo de presena fsica no universo, que o senso da presena macia da realidade, percebemos a total impotncia do nosso pensamento, uma impotncia tambm manifestada nas situaes de grande perigo. A realidade vale mais que qualquer ideia e desenvolvendo o senso dela perceberemos o que Vogelin queria dizer ao afirmar que a experincia da realidade em si mesma transcendente e abre-nos para o infinito necessariamente. necessrio um pouco disto para diferenciar uma crena infundada de uma evidncia intuitiva. A crena infundada s vale pela repetio mas ns sabemos que o cho continua para alm do que podemos ver sem precisar pensar. O universo filosfico devia logo por comear a englobar este tipo de coisas, mas o oposto e enorme o nmero de ideias em circulao que desmente a existncia da prpria realidade. O caminho da filosofia consiste em vencer o medo de perceber que somos um tomo na realidade e quase nada criamos, recebendo quase tudo de fora. Maior medo devemos ter de

Curso Online de Filosofia Resumos de aulas

34

escapar da realidade e impedir que esta nos ensine. Aristteles chamava thambos ao espanto e horror face realidade. Mas ao invs de fugirmos da realidade pelo medo que elas nos infunde, devemos nos abrir a ela pois foi assim que nasceu a filosofia. Em filosofia a realidade no deve ser vista como fornecedora de sinais para outras coisas mas apenas como indicadora dela mesma. No devemos logo nos transpor do mundo da experincia para o mundo dos nexos de significao antes da realidade nos dizer como as coisas so. Tudo discurso divino, pois Deus escreve com palavras e coisas, segundo S. Toms de Aquino, temos de esperar que Ele termine de dizer. No se trata de decifrao mas de aceitao. Um sonho que vem de Deus no necessita ser interpretado. O que bsico aceitar o estado de ignorncia, no devemos tirar concluses antes dos factos se desenrolarem. Uma cultura que se separa dos problemas fundamentais da vida vai limitar-se a abordar os problemas da convivncia social. A complexidade do ser humano fica assim reduzida ao que possvel enquadrar numa psicologia medocre.

You might also like