You are on page 1of 11

Crescimento e Renovao Celular DNA e sntese de protenas Universalidade e variabilidade da molcula de DNA O DNA uma molcula universal pois

s se encontra presente em todos os seres vivos. O DNA apresenta uma certa variabilidade j que varia de ser vivo para ser vivo no tamanho, na quantidade e na informao que contm. Nos procariontes o DNA encontra-se no citoplasma como uma molcula circular, no tendo em regra outros constituintes associados (protenas). Essa molcula constitui o nucleoide. Nas clulas eucariticas existe no entanto compartimentao membranar estando quase todo o material gentico presente no ncleo. O ncleo possui duas membranas, que constituem o involucro nuclear, com inmeros poros nucleares que permitem a comunicao entre o interior do ncleo e o citoplasma. O ncleo contm tambm o nucleoplasma onde se encontram os cromossomas (constitudos por filamentos de DNA), e pode ainda existir um ou mais nuclolos constitudos por cidos nucleicos e protenas. Como constituda a molcula de DNA? Tem estrutura em dupla hlice, comum a todos os seres vivos, em que cada uma das cadeias de DNA comporta uma sucesso ordenada de nucletidos. As duas cadeias esto unidas por ligaes de hidrognio que se estabelecem entre bases complementares A=T e G=C. A hidrolise parcial de uma molcula de DNA permite obter diferentes tipos de nucletidos . Cada nucletido constitudo por trs componentes: um grupo fosfato, uma pentose e uma base azotada.

Os nucletidos unem-se sequencialmente por reaes de condensao formando cadeias polinucleotidicas.

Bases Azotadas (s se ligam pirimidinas com purinas)

Os nucletidos tm designaes de acordo com as bases azotadas que entram na sua constituio. Cada novo nucletido liga-se pelo grupo fosfato ao carbono 3da pentose do ltimo nucletido da cadeia, repetindo-se o processo na direo 5 3. Deste modo, ao ltimo nucletido que tem carbono 3 com o grupo OH livre, pode ligar-se um novo nucletido pelo grupo fosfato. A sequncia de nucletidos numa cadeia muito importante, pois e nessa sequncia que est codificada a informao gentica que define as caractersticas de cada indivduo. A estrutura da molcula de DNA foi apenas descoberta depois de variados estudos. Anlises relativas composio quantitativa percentual dos diferentes nucletidos revelam que, em cada espcie, os valores de adenina so muito prximos dos valores de timina e os valores de guanina muito prximos dos de citosina, podendo referir-se que:

= =

Nota: No DNA a quantidade de (A+G) sempre igual quantidade (T+C).

A relao

+
tem valores muito prximos da unidade. Observaes realizadas com o microscpio eletrnico revelaram que a espessura de uma molcula de DNA [2nm] a dupla de uma cadeia polinucleotidica [1nm].

A longa molcula em forma de dupla hlice, assemelha-se a uma escada de corda enrolada helicoidalmente. As bandas laterais so formadas por grupos fosfato, alternando com molculas de acar, e os degraus centrais so pares de bases ligados entre si por pontes de hidrognio. A adenina liga-se timina por duas ligaes de hidrognio enquanto que a citosina liga-se guanina por trs ligaes de hidrognio.

A especificidade das ligaes entre as bases, complementaridade de bases, permite que a partir da sequncia de nucletidos de uma cadeia se conhea a sequncia da outra cadeia.

As cadeias complementares da molcula de DNA so cadeias anti-paralelas, ou seja, extremidade 3 de uma cadeia corresponde a extremidade 5 livre da outra.

Genes A estrutura do DNA a mesma em todas as espcies sendo portanto universal. Os genes so segmentos de DNA com uma sequncia nucleotdica prpria que contm determinada informao. O nmero e a sequncia de nucletidos varia de gene para gene. A ordem dos nucletidos num gene possui um significado preciso; ela pode codificar a expresso de uma caracterstica, uma outra sucesso de nucletidos conduz expresso de uma outra caracterstica. pois a sequncia de nucletidos que transporta a mensagem gentica. Embora existam apenas quatro nucletidos diferentes no DNA cada um pode estar presente um grande nmero de vezes e podem existir diferentes sequncias desses nucletidos, sendo possvel uma grande diversidade de molculas de DNA. Cada individuo nico, tem o seu prprio DNA pode ento falar-se em universalidade e variabilidade desta molcula. A totalidade de DNA contido numa clula constitui o genoma de um organismo. Replicao do DNA Como se duplica o DNA antes de se dividir? estritamente necessrio duplicar o DNA antes de o dividir de maneira a assegurar a conservao do patrimnio gentico ao longo das geraes. A estrutura molecular do DNA e o respectivo modo de replicao esto intimamente relacionados. No processo de replicao semiconservativa cada uma das cadeias formadas uma rplica de uma das cadeias originais. Assim as novas molculas de DNA so idnticas s molculas originais, sendo cada uma portadora de uma cadeia antiga e de uma recm formada. Mas como ocorre este processo? 1. As duas cadeia de dupla hlice de DNA, na presena de enzimas especificas, as DNA polimerase, separam-se pela ruptura das ligaes de hidrognio. 2. Cada uma das cadeias serve de molde formao de uma cadeia de complementar atravs da ligao de bases azotadas complementares e dos seus nucletidos. 3. As cadeias complementares desenvolvem-se em direco antiparalela em relao cadeia que serve de molde. 4. Findo o processo de replicao formam-se duas molculas de DNA, idnticas entre si e idnticas molcula original. A replicao semiconservativa pelo facto de permanecer em cada uma das molculas formadas, uma das cadeias polinucleotidicas da molcula inicial. Meselson e Stahl realizaram experiencias que podem ser interpretadas tendo como base o modelo semiconservativo de replicao do DNA.

Bactrias cultivadas num meio com 15N possuem um DNA mais denso, que migra para prximo do fundo do tubo da centrifuga. Num meio com 14N na primeira gerao cada molcula de DNA tem uma cadeia com 15N e outra com 14N (molculas hibridas). Na segunda gerao obtm se 50% de molculas de DNA com 15N/14N, e a mesma percentagem de molculas s com 14N. Na terceira gerao aparecem 75% de molculas de DNA com 14N e 25% com 14N/15N. Em geraes seguintes observa-se uma proporo crescente de molculas com o DNA constitudo apenas por molculas com o istopo 14N relativamente s molculas com DNA 15N/14N. O DNA, detentor da informao gentica de que dependem as caractersticas estruturais e funcionais de cada organismo vivo, tem a capacidade de se replicar assegurando a transmisso do patrimnio gentico prprio de cada espcie (os mecanismos de replicao so no entanto idnticos em todos os seres vivos). Ideias-Chave Na replicao semiconservativa da molcula de DNA forma-se uma cpia integral de cada uma das cadeias constituintes da molcula original, atravs da polimerizao ordenada de nucletidos, segundo a regra de complementaridade de bases. Cada uma das molculas formadas e idntica molcula original, tendo uma cadeia da molcula original e uma cadeia nova. A hiptese de replicao semiconservativa foi apoiada pelas experiencias de Meselson e Stahl. O modelo da replicao semiconservativa permite explicar a transmisso do programa gentico e a relativa constncia da composio do DNA no decurso das divises celulares. Composio e estrutura do RNA O acido ribonucleico um polmero de nucletidos, em que cada um constitudo por um grupo fosfato, uma pentose (a ribose) e uma base azotada (adenina, uracilo, citosina ou guanina). Neste tipo de RNA, chamado RNA de transferncia em determinadas regies a cadeia simples dobra-se devido complementariedade de bases A=U, C=G.

Embora o DNA seja o suporte universal da informao gentica, processos, como por exemplo, a sntese de protenas no poderia realizar-se sem a interveno do RNA. Na sntese de protenas se o RNA no interviesse, o DNA ficaria silencioso. Biossintese de protenas-fluxo da informao gentica Numa clula, a informao para a sequncia de aminocidos de cada protena est contida nos genes, que so segmentos de DNA. A ordem dos nucletidos de um gene determina a ordem dos aminocidos numa protena. Embora a informao esteja contida no DNA e a sequncia de bases determine a sequncia de aminocidos na protena, as clulas no usam directamente a informao contida no DNA. o RNA que estabelece a transferncia da informao. A clula utiliza molculas de RNA formadas no ncleo que migram para o citoplasma transportando uma mensagem que estava contida num gene. Esse RNA funciona como mensageiro, mRNA (RNA mensageiro), entre o DNA e os ribossomas, que fazem a leitura da mensagem para a sntese de protenas. Estes podem encontrar-se livres no citoplasma ou estar associados a membrana do reticulo endoplasmtico. Um ribossoma constitudo por duas subunidades de tamanhos diferentes em cuja constituio entram protenas e um tipo de RNA (ribossmico). nos ribossomas que lida a mensagem trazida pelo mRNA. A sequncia de nucletidos do DNA contm a informao sob a forma de um cdigo, o cdigo gentico, que determina a ordenao dos aminocidos nas protenas. O cdigo gentico um cdigo de correspondncia entre quatro nucletidos que entram na composio dos cidos nucleicos e os vinte aminocidos que entram na composio das protenas. A mais pequena unidade de mensagem gentica necessria para a codificao de uma aminocido um tripleto formado por trs nucletidos consecutivos.

Universalidade do cdigo: Desde os organismos mais simples aos mais complexos, h uma linguagem comum a quase todas as clulas. O cdigo gentico e redundante: vrios codes so sinnimos, isto podem codificar o mesmo aminocido. O cdigo gentico no ambguo: a cada codo corresponde um e um s aminocido. O terceiro nucletido de cada codo no e to especifico como os dois primeiros. O tripleto AUG tem dupla funo: codifica o aminocido metionina e o codo de iniciao da sntese. Os codes UAA, UAG e UGA so codes de finalizao ou seja pem fim sntese de protenas e no codificam nenhum aminocido. Codo (mRNA): cada grupo de trs ribonucleotidos de mRNA que codifica um determinado aminocido ou o inicio ou fim da sntese proteica.

Mecanismo de sntese proteica

A passagem da linguagem do DNA para a linguagem das protenas envolve duas etapas: a transcrio e a traduo. Transcrio: Para que a transcrio tenha inicio necessrio que um determinado segmento de dupla hlice de DNA se desenrole. Uma das cadeias de DNA expostas serve de molde para a sntese de mRNA que se faz a partir dos ribonucleotidos presentes no nucleoplasma. Este processo mediado pela RNA polimerase que promove a formao do RNA no sentido 5-3. A transcrio termina termina quando o RNA polimerase encontra uma regio de finalizao. Nessa altura a cadeia de RNA sintetizada desprende-se da molcula de DNA que volta a emparelhar com a sua cadeia complementar, refazendose a dupla hlice.

Ao efectuar-se a transcrio s uma das cadeias utilizada como molde. O complexo RNA polimerase fixa-se sobre uma certa sequencia de DNA deslizando sobre ela, ocorrendo a transcrio da informao. D-se no sentido 5-3. Apos a transcrio a molcula de DNA reconstitui-se estabelecendo-se pontes de hidrognio entre as bases complementares. Nas clulas eucariticas a transcrio realiza-se no ncleo e os produtos primrios desta transcrio, o pr-mRNA, experimentam posteriormente processamento, que um conjunto de transformaes que conduzem formao de um RNA funcional ou mRNA maturo. Cada gene no DNA contm sequncias de nucletidos que no codificam informao, chamados intres, intercalados com sequencias que codificam chamadas exes. A transcrio do DNA forma um RNA pr-mensageiro. No processamento deste RNA por aco de enzimas so retirados os intres, havendo posterior unio dos exes. Assim d se a formao de RNA mensageiro (mRNA) maturo que migra do ncleo para o citoplasma para se fixar nos ribossomas. Traduo: A informao gentica contida no mRNA traduzida numa sequncia de aminocidos. nos ribossomas que se d esta traduo, especificando a sequencia de aminocidos na protena. O RNA de transferncia funciona como um interprete, seleccionando e transferindo os aminocidos para os locais de sntese, os ribossomas. Cada tRNA tem numa zona especifica um a sequncia de trs nucletidos, o anticodo, que complementar de um dos codes do mRNA. Na extremidade 3 da molcula de tRNA liga-se o respectivo aminocido. Estas ligaes implicam transferncias de energia e so catalizadas por enzimas. Etapas da traduo Iniciao: A subunidade pequena do ribossoma liga-se ao mRNA na regio de AUG. O tRNA transporta o aminocido metionina ligando se ao codo de iniciao. A subunidade grande liga-se a pequena tornando o ribossoma funcional. Alongamento: O anticodo de um novo tRNA, que transporta outro aminocido liga-se ao segundo codo por complementariedade. Estabelece-se ento a primeira ligao peptdica entre a metionina e o novo aminocido. O ribossoma avana trs bases e o processo repetese. Finalizao: Quando o ribossoma chega ao codo de finalizao, e o reconhece termina a

sntese. A cadeia polipeptdica destaca-se, separando-se tambm os componentes do complexo de traduo, podendo ser as subunidades ribossomais utilizadas para formar um novo complexo de iniciao com uma molcula de mRNA. Na sntese de protenas podem salientar-se caractersticas importantes como, rapidez e amplificao. Vrias molculas de mRNA podem ser sintetizadas a partir de um mesmo segmento de DNA, assim a mesma mensagem de mRNA pode ser descodificada por vrios ribossomas simultaneamente originando cadeias polipeptdicas idnticas. Assim apesar da curta durao do mRNA, como a mensagem traduzida vrias vezes a sua actividade amplificada. Alteraes do material gentico Existem por vezes alteraes na sequncia nucleotidica do DNA, estas alteraes tm o nome de mutaes gnicas, designando se os indivduos que as manifestam mutantes. Albinismo Resulta de uma hipopigmentao geral (sem pigmentos na pele, grande sensibilidade a luz). Todas as formas de albinismo resultam de alteraes do material gentico, que conduzem a alteraes no material gentico, que conduzem ausncia de um pigmento, a melanina. Hemofilia Anomalia resultante da alterao de um gene que regula a sntese de uma protena sangunea essencial coagulao do sangue. Assim, um pequeno traumatismo ou corte pode ser perigoso visto que a coagulao do sangue se d com grande lentido. Os genes podem experimentar alteraes. Erros na replicao do DNA ou outros mecanismos conduzem mudana de bases na sequncias de nucletidos. Mesmo assim as taxas de mutaes observadas so mais baixas do que a frequncia dos danos no DNA, porque existem certos sistemas de enzimas que reparam alguns erros. Quando uma molcula de DNA com um erro se replica forma-se uma molcula que igual original e outra com uma nova combinao de bases.

Uma alterao na sequncia de bases na molcula de DNA pode conduzir a mudanas na protena sintetizada. Se esta assegurava uma funo essencial no organismo, esta funo pode ficar bastante afetada. Quando isto ocorre diz-se que ocorreu uma mutao gnica.

Existem mutaes que devido redundncia do cdigo gentico, o codo mutado pode codificar o mesmo aminocido (mutao silenciosa). Noutros casos o novo aminocido pode ter funes semelhantes s do aminocido mutado ou at pode ocorre a mutao numa zona que no essencial para a funo da protena sintetizada. As mutaes podem ser bastantes uteis quando conduzem formao de novas protenas, com novas capacidades. NOTA: por causa das mutaes que existe uma variabilidade to grande de genes, a qual permite a evoluo das espcies. Quando as mutaes ocorrem ao nvel dos gmetas denominam-se mutaes germinais e podem ser transmitidas descendncia, se as mutaes tm lugar noutras clulas no so transmissveis descendncia. Vrios factores do meio favorecem o aparecimento de mutaes, chamando-se estes factores, factores mutagnicos. Ciclo Celular Cada clula tem um ciclo de vida que comea quando a clula tem origem noutra preexistente e acaba quando ela prpria se divide para originar duas clulas-filha, que podero posteriormente tornar-se clulas-me de outra gerao. A diviso celular em seres unicelulares equivale sua reproduo. O ciclo de vida das clulas e a sua diviso mais concretamente, esto na base do crescimento dos seres vivos multicelulares, da regenerao de clulas perdidas e da reproduo. O ciclo celular compreende duas fases, a interfase e a fase mittica, que por sua vez se divide em diferentes etapas, prfase, metfase, anfase, telfase e citocinese, no fazendo esta ltima parte da mitose. A interfase a fase mais longa do ciclo celular. A fase mittica a fase em que se verifica a diviso da clula culminando na formao de duas clulas-filha. A diviso celular envolve a igual distribuio de material gentico pelas duas clulas-filhas, sendo a passagem do DNA extremamente igual ao da clula me.

Cromossomas O material gentico est distribudo por vrias molculas de DNA. Cada molcula de DNA, associada a histonas (protenas integradas) constituem filamentos de cromatina dispersa que , quando se enrola, origina um cromossoma (cromatina condensada). Quando o DNA duplica o cromossoma passa a ser constitudo por dois cromatdeos ligados por um ponto, o centrmero.

Fases do ciclo celular A interfase corresponde ao perodo compreendido entre uma diviso celular e a a seguinte. A fase mittica diz respeito ao perodo durante o qual ocorre a diviso celular.

You might also like