You are on page 1of 16

EUMAR ANDR KHLER

CONSTRUINDO

UMA CATEGORIA ANALTICA: O CONCEITO DE CULTURA A PARTIR DA ANTROPOLOGIA

CONTEMPORNEA NORTE AMERICANA

Trabalho apresentado disciplina Teoria antropolgica II, ministrada pela professora Dr Laura Perez Gil, do programa de Ps-Graduao em Antropologia Social, do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paran.

CURITIBA/PR 2013

CONSTRUINDO

UMA CATEGORIA ANALTICA: O CONCEITO DE CULTURA A PARTIR DA ANTROPOLOGIA

CONTEMPORNEA NORTE AMERICANA

Este ensaio pretende traar um panorama sobre o conceito de cultura, a partir da leitura do comentado movimento de crise paradigmtica anunciado no final da dcada de 1970 e incio da dcada de 1980. Ciente que a elaborao de um marco terico na definio de um conceito de cultura depende das orientaes que este conceito pode agenciar sobre a disciplina, partir-se- da leitura de Adam Kuper no livro Cultura: a viso dos antroplogos (2002), obra em que vislumbra uma situao especfica, recorrendo ao debate dos autores da escola norte-americana1. Por fim, das discusses suscitadas entre os autores desta escola, surgiram indcios que permitiram vislumbrar um caminho para a antropologia diante dos diferentes redimensionamentos do seu objeto. Na introduo do livro, Kuper revisita o debate sobre a cultura, mediando as formas como o conceito foi operado na antropologia clssica a partir das tradies francesa, alem e inglesa, respectivamente. Para o autor, a cultura j foi discurso que estava relacionado s artes, a erudio, ao progresso, civilizao; j hoje, caminha em direo tradio, ao costume, busca por uma conscincia cultural2. Contudo, independente da perspectiva que o conceito tomou, para o autor, essas perspectivas se encontravam na medida em que a cultura simplesmente uma forma de falar sobre identidades coletivas (idem, p.24) No que diz respeito s formas de anlise a partir deste conceito, o autor desenvolve um quadro geral da disciplina, partindo da dualidade entre franceses e alemes no uso dos conceitos de civilizao e cultura, respectivamente. Nobert Elias, em O processo civilizador (1994), escreveu que os conceitos de civilizao e cultura so antitticos, sendo o primeiro desenvolvido na Frana no final do sculo XVIII, incio do XIX, e dizia respeito a um valor universal que seria trilhado por meio da educao e civilit, pensando enquanto ao e movimento, num vetor de progresso (Baumann, 2011, p.2). Por outro lado, a segunda se desenvolveu na Alemanha, e estava relacionada a noo de Buildung, a qual remete a fatores intelectuais, espirituais e artsticos, aludindo a ideia de profundidade, e Geist (esprito)(ibdem).
1

No prefcio edio inglesa deste livro o autor, mesmo reconhecendo que seu julgamento est carregado de juzos de valor - sobretudo por se tratar de um sul africano, erradicado na Inglaterra, fazendo uma reviso crtica do conceito de cultura cunhado pela escola norte-americana -. Contudo, deixa claro que a sua inteno colocar os argumentos na mesa para que os leitores tirem suas prprias concluses. embora minha experincia sulafricana tenha influenciado minhas indagaes acerca da teoria cultural, espero que isso no determine as concluses a que cheguei. (Kuper, 2002, p.17) 2 Aqui o autor cita Sahlins, para quem a conscincia cultural que se desenvolveu entre as antigas vtimas do imperialismo, no final do sculo 20, constitui um dos fenmenos mais notveis da histria mundial (Kuper, 2002, p.22) In: Sahlins, Marshall. Goodbye to Tristes Tropes: Ethnography in the Context of Modern World History, v.65, p.3-4, 1993.

Franz Boas foi um dos autores que inaugurou o movimento da cultura nos Estados Unidos. Influenciado por essas correntes de pensamento - sobretudo pelos liberais berlinenses (entre eles Rudolf Wirchow e Adolf Bastian)3-, lanava sua crtica sobre a tese evolucionista, a qual se acreditava que a humanidade carregava traos universais, e se desenvolvia progressivamente num vetor de progresso4. Em contrapartida a esses pensadores, Boas questionou as afirmaes sobre a origem comum dos fenmenos, visto que eles poderiam ter se desenvolvido partir de vrios pontos diferentes. Segundo Celso Castro, a crtica de Boas no era tanto contra a teoria da evoluo quanto com relao ao seu mtodo (2007, p.16), pois, para ele, cabia perceber que os mesmos fenmenos poderiam ter surgido por causas diferentes5. Em suma, a tese fundamental boasiana era de que (...) ns nos tornamos o que somos ao crescer num determinado ambiente cultural; no nascemos assim. (Kuper, 2002, p.35) A partir de ento, a antropologia americana se colocava diante do debate promovido pelas escolas europeias, e Boas se colocava questionando os determinismos, adotando em contrapartida uma atitude relativista ante aos temas da cultura. Segundo Mauro Almeida, Boas resumiu os resultados na definio de quatro campos de investigao da cincia antropolgica, atravs de um programa para a disciplina que ficou conhecido como culturalismo, sob o imperativo de estudar a cultura como domnio autnomo que resulta da capacidade criativa da mente humana. (2011, p.2) O primeiro pesquisador a trabalhar com a diviso do objeto da cultura entre os norteamericanos foi Talcott Parsons. Segundo Adam Kuper, seu objetivo era estabelecer uma diviso de trabalho entre os pesquisadores das Cincias Sociais, separando os aspectos sociais (sociologia), biolgicos (psicologia) e culturais (antropologia). (Nunes, 2010, p.192) Apesar das crticas quanto a essa mudana culminar na reduo do objeto de estudo da antropologia,
3

Segundo Adam Kuper, a antropologia liberal berlinense se baseava numa dupla rejeio aos ideais iluminista e romntico, na medida em que questionava Se as culturas so abertas, sincrticas e instveis, obviamente no podem expressar identidades essenciais imutveis ou um carter racial subjacente [aqui apresenta um conjunto de argumentos defendidos por Rudolf Wirchow]. E se as mudanas culturais so resultado de fatores locais imprevistos, por conseguinte no existem leis gerais na histria [Apoiando-se nas ideias de Bastian, ressalta que as culturas so to hbridas que no existe forma de percorrer um padro de desenvolvimento histrico, suas mudanas ocorrem como resultado de eventos imprevisveis] . (Kuper, 2002, p.35) 4 Inspirados na teoria de Charles Darwin (por meio do emblemtico a origem das espcies (1859) e The Descent of Man (1871), reelaborada por Herbert Spencer atravs da ideia de evoluo que inspirou o prprio Darwin a cunhar este conceito sua teoria a posteriori), os autores evolucionistas defendiam a ideia de que a humanidade evoluiu em estgios sucessivos da selvageria, passando pela barbrie, at atingir o status civilizado. Dentre estes, E. B. Tylor foi o primeiro a lanar o termo Cultura, contudo, como sinnimo de civilizao. Celso castro esclarece que Cultura, para Tylor, era palavra usada sempre no singular, e essencialmente hierarquizada em estgios. (2007, p.8) 5 Celso Castro esclarece que a hiptese de Boas era aquela que,antes de supor que fenmenos aparentemente semelhantes pudessem ser atribudos s mesmas causas (...) era preciso perguntar, para cada caso, se eles no teriam se desenvolvido independentemente, ou se no teriam sido transmitidos de um povo a outro. (ibdem)

o reconhecimento da autoridade do antroplogo no que diz respeito aos assuntos da cultura foi amplamente aceita no decorrer da dcada de 1950. (Kuper, 2002) A partir da indicao do seu objeto, o problema da antropologia residia na sua abordagem. Foi quando duas correntes de pensamento surgiram nos Estados Unidos: a primeira buscava a unio das disciplinas da Antropologia e da Lingstica, na tentativa de encontrar uma abordagem cientfica, reducionista e generalizadora da cultura (idem, p.39). Preconizada por Claude Lvi-Strauss, o argumento defendido era o de que se uma nova cincia da cultura fosse conduzida pela lingstica, ento juntas no final essas cincias estabeleceriam a estrutura profunda de todas as lnguas e culturas partilhavam e que (certamente) era esboada no prprio crebro (idem, p.40) J a segunda era fundamentada por Clifford Geertz; inspirado pelo modelo parsoniano, recorreu a sociologia de Max Weber, e culminou numa anlise hermenutica da cultura; sua perspectiva de trabalho procurava interpretar a cultura, no explic-la. E seu argumento era defendido pelos seus sucessores pelo fato de que a cultura na verdade era bastante semelhante linguagem, mas o modelo de cultura que eles preferiam era o de texto. Consequentemente eles recorriam teoria literria, e no lingustica. (idem, p.41) Margarete Nunes indica que Geertz, por um lado, enveredado em direo sociologia compreensiva de Max Weber (2012, p.193), preconizava a interpretao das culturas sua explicao6. Lvi-Strauss, por outro lado, se aproximou a lingstica para investigar os fenmenos simblicos, desenvolvendo assim um estruturalismo que encontraria as leis universais da linguagem da cultura, e onde o caminho residia na prpria constituio da mente humana. (ibdem) Como o eixo temtico desta pesquisa est centrado nos Estados Unidos, buscar-se- as associaes entre os discursos dos autores contemporneos a Geertz, e das possibilidades geradas para o uso do conceito na antropologia contempornea.

CLIFFORD GEERTZ E A NOO DE CULTURA COMO TEXTO

Esse movimento se deu em funo das posies na antropologia frente construo do discurso antropolgico. O trabalho de campo mitificado pelo modelo de pesquisa etnogrfica proposto por Malinowski criou uma identidade antropolgica, que foi profundamente criticada pelos antroplogos ps-modernos. Segundo Nunes, vidos por uma crtica cultural que escancare as relaes de poder e dominao presentes nos encontros coloniais - massacrem o mito fundador, denunciando, assim, a autoridade etnogrfica. O caminho escolhido para se tecer essa crtica encontra eco na escrita etnogrfica. (2012, p.190)

Trazendo a tona ao debate sobre o conceito de cultura, referenciado no incio deste ensaio a partir da ideia de uma crise dos modelos explicativos da antropologia, os autores chamados ps-modernos intervieram na disciplina atravs da interrogao sobre as clssicas teorias e metodologias antropolgicas, na medida em que estas no mais se sustentavam diante das transformaes observadas pela antropologia, sobretudo em fins da dcada de 1970 e incio dos anos 19807. Neste cenrio, em especial h de se salientar o grande volume de produes da escola norte-americana, sendo que o grande expoente desta corrente de pensamento foi Clifford Geertz, que a partir do livro A interpretao das culturas (1973) abriu os caminhos para a crtica hermenutica e da constituio da antropologia enquanto crtica cultural. Sua definio de cultura inspirada em Max Weber, para quem o homem um ser amarrado por teias de significados que ele mesmo teceu. (Geertz, 1989, p.15) Partindo da ideia de que a cultura consiste em um sistema simblico, prope construir ferramentas para uma anlise interpretativa atravs de um mtodo que vai denominar (emprestando a definio de Ryle) descrio densa8(Ibid). E atravs deste mtodo que Geertz sugere que o objeto da etnografia seria compreendido enquanto uma hierarquia estratificada de estruturas significantes (idem, p.17) que deveriam por sua vez ser organizadas pelo etngrafo por meio da escrita etnogrfica. A abordagem do conceito de cultura para Geertz essencialmente semitico (1989, p.15), pois o autor acredita que a cultura no dotada de nenhuma substncia, e tampouco se encerra na forma de uma abstrao uma vez que o comportamento humano visto como uma ao simblica (idem, p.20)9. Geertz assume a cultura como pblica, pois ela construda no contexto das significaes que a engendram, e a interpreta enquanto texto, porque o que o
7

Segundo Flvio Gordon, relata que o campo acadmico na antropologia passava por um processo de fragmentao no decorrer dos anos 1980 que era visto com preocupao pelos seus pesquisadores, Marvin Harris e Eric Wolf, por exemplo, chegaram a sugerir que o campo estava se dissolvendo, tamanha a quantidade de sub-campos, micro-disciplinas e especializaes que se proliferavam, a ponto de perderem o contato uns com os outros. (Ortner, 1894, p. 126 apud Gordon, 2005 p.2). Essa fragmentao, Segundo o autor supracitado, vinha em decorrncia de movimentos polticos, sobretudo aqueles que buscavam a descolonizao dos pases africanos, e da intensificao dos processos de globalizao, que culminou no aumento das culturas hibridas e de fluxos interculturais, abrindo o campo para o estudo das sociedades complexas (op. Cit). Por outro lado, dizia respeito aos processos de objetivao tanto pelo lado poltico fruto da discusso proposta por Sahlins sobre os crticos da antropologia como aliada ao processo colonial; como pelo epistemolgico o que incide sobre a discusso de que os nativos eram objeto ou sujeito da antropologia, ambas questes que sero traadas adiante. (Op. Cit.); ORTNER, Sherry. Theory in Anthropology since the Sixties. Comparative Studies in Society and History 26 (1): p. 126-66 8 A partir da analogia sugerida por Ryle sobre uma piscadela Geertz vai propor que, entre uma descrio superficial (a exemplo da piscadela como contrao muscular) e a descrio densa (aquela que sugere uma conspirao em andamento). 9 Embora uma ideao, no existe na cabea de algum; embora no-fsica, no uma identidade oculta. (Geertz, 1989, p.20)

etngrafo capta apenas um significado da cultura, j que os textos antropolgicos so eles mesmos interpretaes e, na verdade, de segunda e terceira mo (...) trata-se, portanto, de fices; fices no sentido de que so algo construdo. (idem, p.25) Em outras palavras, o autor tem clareza de que a escrita etnogrfica no o fim do discurso, mas apenas uma anotao, um fragmento que o antroplogo registra, no o discurso social bruto (...) mas quela pequena parte dele que os nossos informantes nos podem levar a compreender10. (idem, p.30) E a partir da o que o etngrafo faz escrever, e aqui que est a chave para a sua etnografia. Segundo Flvio Ferreira, o objetivo do autor substituir a ideia de observao participante pela de interpretao (...) [e] a filosofia hermenutica o auxiliar em sua proposta de trabalhar o texto como metfora para pensar a cultura. (2012, p.140) Logo, o que o etngrafo encontra em campo uma complexidade de textos operando simultaneamente atravs dos discursos dos nativos, e em meio essa aparente desordem o seu papel ser o de alguma forma apreender e depois apresentar. (Geertz, 1989, p.20) Os problemas da abordagem interpretativa de Geertz residem no fato de que o prprio texto uma construo do antroplogo. O prprio autor admite este ponto fraco, indicando como soluo a construo de um modelo de anlise partindo da descrio densa, a questo determinante para qualquer exemplo dado, seja um dirio de campo sarcstico ou uma monografia alentada, do tipo Malinowski, se ela separa as piscadelas dos tiques nervosos e as piscadelas verdadeiras das imitadas. (idem, p.27) Apesar disso, ainda fica evidente que para citar a analogia de Flvio Gordon - o antroplogo, alm de interpretar a prpria cultura (afinal, ele est suspenso em uma teia de significados que ele mesmo teceu!) tambm interpreta a dos outros. (2005, p.9) Logo, se a cultura um texto, o problema da interpretao da cultura teria de lidar com o fato de que a ela sempre estaria um passo mais distante do antroplogo que do nativo. Geertz tinha contribudo decisivamente para o desenvolvimento da etnografia do discurso, e do texto mas, ao que parece, no dera muita ateno etnografia enquanto texto.(idem, p.9) Para Gordon, a condio ps-moderna props uma mudana do lugar dos nativos na pesquisa antropolgica de objetos para sujeitos, e que foi Geertz quem buscou solucionar essa ambivalncia atravs daquilo que chamou da relao entre diferentes sistemas de texto. (Gordon, 2009, p.3) Essa inteno tinha por finalidade colocar antroplogo e nativos lado a
10

Aqui o autor ressalta a importncia do mtodo da observao participante, contudo, atesta pela sua fragilidade, sobretudo quando o pesquisador de campo deixa de perceber a sua posio de alteridade e se imagina como algo mais do que um interessado (nos dois sentidos da palavra) temporrio.(Geertz, 1989, p.30) Em outras palavras, o texto etnogrfico no precede a transformao do antroplogo em nativo, apenas prev um dilogo.

lado, num esforo para promover um dilogo entre ambos. Contudo, conforme o que foi discutido a pouco, esse dilogo no era de todo simtrico. Pois, se para citar a analogia sugerida por Viveiros de Castro, somos todos nativos? (200211, p.115 apud Gordon, 2009, p.2), o que se percebe atravs da abordagem de Geertz que esse dilogo feito sob a condio de que o nativo construa um discurso, que assimilado pelo antroplogo como constructo de segunda mo, e que ainda por cima precisa ser interpretado. Assim,
sempre o antroplogo que determina o dilogo com o nativo em termos de representao e de escrita, e em termos de intersubjetividade ... o problema da antropologia consiste em integrar as representaes que os nativos tm de si prprios prpria representao antropolgica, numa espcie de autoria compartilhada (Strathern12, 1987 apud Gordon, 2009, p.11)

Por outro lado, segundo Ferreira, o valor significativo da introduo da hermenutica na teoria antropolgica foi a de, atravs da crtica, apontar algumas posies e argumentos que se mostravam simples demais para serem mantidos. (2012, p. 139) Contudo, o mesmo autor reconhece que levar essa considerao ao cabo de uma virada epistemolgica um tanto problemtico, pois toda crise pressupe rompimento e superao. E o que se observa no caso dos ps-modernos, que esta ruptura foi parcial. Por outro lado, reconhece que o mais relevante deste movimento foi a crtica sobre o fazer antropolgico (idem, p.140) na medida em que essa reflexo sobre o papel da etnografia enquanto uma atividade auto-consciente abriu o cenrio para novas elaboraes do conceito. *** A partir das discusses suscitadas pelos comentadores de Geertz, aproximar-se- a definio do conceito de cultura que se imagina melhor abarcar o quadro referencial desta problemtica, na medida em que se encontra num contexto de relaes de outra ordem. Marshall Sahlins sugere este debate, que ser mediado atravs da questo sugerida por Flvio Ferreira, na medida em que questiona se com a diluio das fronteiras nacionais, estaria a antropologia em crise paradigmtica ante a definio de seu objeto?(2012, p.133). Sahlins prope em seu texto, primeiramente mostrar as bases em que se constri o argumento do autor, para em seguida adentrarmos no debate proposto, mostrando como, de forma bastante contundente, ele contesta a morte da cultura. (idem, p.143)
11

Viveiros de Castro, Eduardo. O nativo Relativo. Mana Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, Volume 8, nmero 1, p.113-148. 2002. 12 Strathern, Marilyn, 1987. The limits of auto-anthropology. In: Anthony Jackson (Ed.). Anthropology at home. London & New York: Tavistock Publications. P.16-37.

SOBRE O USO POLTICO OU POLITIZAO DA CULTURA Na primeira parte do texto o pessimismo sentimental e a experincia etnogrfica, Marshall Sahlins vai discorrer acerca do conceito de cultura sob duas correntes de pensamento. A primeira afirma que a antropologia caminhou s sombras do processo colonial, na medida em que este foi um grande impulso para o encontro com a diversidade humana pelo ocidente na era moderna. Isso produziu na antropologia, conforme diz o autor, um fardo que se corporificou na forma de um pecado original, e onde a disciplina precisou se construir pela barganha de abandonar tudo o que se sabe sobre um fenmeno em troca da promessa de entend-lo. (1997, p.44) Portanto, para serem compreendidas, as sociedades abandonaram boa parte dos processos que as tornaram o que so para se encaixarem num quadro de diferenciaes que fatalmente incidiram sob elas num vis discriminatrio. Para Sahlins, justamente essa perspectiva que trouxe a sensao de pessimismo sentimental frente ao olhar do ocidente. Logo, a antropologia veria com nostalgia a vida dos outros povos do planeta desmoronando em vises globais da hegemonia ocidental. (Greenblatt13, 1991, p.152 apud Sahlins, 1997, p.51) Deixando de lado essa corrente de pensamento (da crtica ao imperialismo ocidental), Sahlins vai apresentar o segundo posicionamento sobre o conceito de cultura, agora com uma corrente nacionalista. Como j citado no incio desta pesquisa, esta originria dos pensadores alemes, onde o conceito de cultura surgiu do termo germnico kultur, que diz respeito a aspectos simblicos de uma comunidade. Logo, se por um lado existe um esforo de legitimar a face opressora do ocidente (o que acabaria por transformar a cultura no seu antecessor, a raa14), por outro, existe um grande esforo por parte dos povos em afirmarem suas prprias culturas ante a essa frente ocidental civilizadora. Segundo Ferreira, so os dois movimentos intelectuais europeus, primeiro o Iluminismo, com um projeto centrado no indivduo racional, depois o Romantismo alemo, com um projeto de construo da nao e sentimento nacional, quem vo preparar o terreno para o aparecimento de um conceito de cultura elaborado e sistematizado. (Eriksen e Nielsen15, 2007, p.22 apud Ferreira, 2012, p.134)
13

GREENBLATT, Stephen. Marvelous Possessions: The Wonder of the New World. Chicago: University Press. 1991. 14 Flvio Ferreira vai discorrer que os crticos da cultura dirigem seu ataque mais direto [ao dizerem] que a antropologia, por estar sempre buscando a diferena, legitimaria as mltiplas desigualdades; (2012, p.144). Fardo este que carregado pela noo de raa at os dias de hoje. 15 Eriksen, Thomas Hylland; Nielsen, Finn Sivert. Histria da Antropologia. RJ: Rocco, 1987.

partindo destas duas perspectivas que Sahlins vai mediar o conceito de cultura, ponderando em que medida ela foi estigmatizada pelo vis da discriminao, e se a proposio de que a cultura estaria em crise na antropologia era verdadeira. Por fim, percebe que esta discusso abriu o discurso para as novas configuraes do conceito na atualidade, indicando que ao invs de celebrar (ou lamentar) a morte da cultura, portanto, a antropologia deveria aproveitar a oportunidade para se renovar, descobrindo padres inditos de cultura humana16. (1997, p.58) Se a antropologia sempre se gabou por compreender as culturas, neste movimento de reordenao global, em contrapartida, elas se transformaram mais rapidamente. Sendo que, quando a antropologia percebia enfim a cultura, ela escapava por entre seus dedos em uma nova configurao. Alm disso, indica que o reconhecimento por parte do nativo das qualidades de sua prpria cultura foi simultneo a essa crise ps-moderna que questionou a validade deste conceito. O que Sahlins percebeu foi que esta nova configurao da cultura deu flego para que ela alasse vos maiores, onde os indivduos parecem experimentar culturas distintas e atravs delas conhecem e estabelecem novos cdigos de significados. (Sahlins, 1997 apud Nascimento, 2004, p.38) CULTURA E GLOBALIZAO Outro autor que tambm trabalhou na tica das transformaes da cultura em nvel global foi Arjun Appadurai. No texto Disjuntura e diferena na economia cultural global (2004), Appadurai lembra que as relaes com o mundo sempre ocorreram na ordem do global. Contudo, hoje implicam em interaes que se estabelecem numa nova ordem, e se do em uma intensidade muito maior. Para ele, a configurao das formas culturais geradas pela grande diversidade de mundos eurocoloniais esteve na base de um permanente trfego das ideias de povo e indivduo, as quais criaram por sua vez as comunidades imaginadas dos recentes nacionalismos em todo mundo. (2004, p.44) Sobre essa criao de comunidades imaginadas, referenciando Benedict Anderson17(1983), deixa claro que esses grupos so construdos atravs do paradoxo do primordialismo construdo (idem, p.45), e ressalta a importncia das etnicidades neste processo.
16

Se por um lado a civilizao podia ser transferida mediante, por exemplo, os gestos benevolentes do imperialismo -, a cultura aquilo que caracterizava de modo singular um determinado povo Sahlins conclui ento que existem na verdade variedades, no graus, de cultura. (Sahlins, 1997, p. 46) 17 Anderson, Benedict. Imagined communities. Londres: Verso, 1983.

*** Para aproximar essa definio do conceito de cultura dentro deste contexto de pesquisa prope-se coloc-la diante de outra noo, a de etnia. Max Weber define grupo tnico como a reunio dos grupos como fora criadora de comunidades, que comungam com a ideia de origem comum e no mais como uma origem de fato18. Observa tambm, que pela grande heterogeneidade que este conceito evoca, ele se torna completamente intil para toda investigao realmente exata. (1991, p.275) Contudo, assevera que a comunidade tnica se volatiliza em outras formas mais exatas, como por exemplo, a de nao. Stuart Hall (2011), por sua vez, define a etnia enquanto caractersticas culturais que so compartilhadas pelo povo atravs de um sentimento de comunidade. A identidade tnica se evidencia assim nos modelos construdos pelos prprios agentes a partir de interaes sociais contrastivas e no como algo dado19. Logo, ao invs de pens-la como uma unidade monoltica, sugere que esta seja construda como discurso que representa a diferena como unidade ou identidade (2011, p.62), e onde uma forma de unific-las tem sido a de represent-las como a expresso da cultura subjacente de um nico povo. (idem, p.63) Por fim - tambm referenciando Benedict Anderson-, como membros de tal comunidade imaginada, nos vemos, no olho de nossa mente, como compartilhando dessa narrativa. (idem, p.52) *** Nos contextos globais, a etnicidade se torna um dos componentes da identidade dos sujeitos, mas no determinante nas relaes que estabelecem com seus parceiros. Segundo o autor, com a acelerao tecnolgica, sobretudo pela evoluo dos meios de comunicao e transporte, o passado deixou de ser uma ptria a que regressar numa simples operao de memria, tornou-se um armazm sincrnico de enredos culturais. (Appadurai, 2004, p.47) As fronteiras, como j citado anteriormente, tem se tornado cada vez mais como rizomas20, configurando-se naquilo que Appadurai vai definir como etnopaisagens. Para o autor estas dizem respeito a paisagens de pessoas que constituem o mundo em deslocamento, e de

18

Para weber, a conscincia tribal na prtica costuma significar algo especificamente poltico, logo essa circunstncia de que a conscincia tribal, em regra est primariamente condicionada por destinos polticos comuns e no pela procedncia deve ser, segundo o que j foi dito, uma fonte muito freqente da crena na pertinncia ao mesmo grupo tnico. (1991, p.274) Por essa razo possvel observar a inculcao de um dever de solidariedade. (ibid.) 19 O autor, a esse respeito, ressalta que, contudo, tentador, portanto, tentar usar a etnia dessa forma fundacional.(2011, p.63) 20 (definio utilizada por Deleuze e Guattari, 1987). In: Deleuze, Gilles; Guattari, Flix. Mil Plats (Capitalismo e Esquizofrenia). Vol. 1 Editora 34 - Traduo de Aurlio Guerra Neto e Clia Pinto Costa. 1 Ed. (1995).

indivduos que em movimento constituem um aspecto essencial do mundo e parecem afetar a poltica das naes a um grau sem precedentes (idem, p.51) Para Appadurai, a noo de imaginao essencial, na medida em que est no centro das aes nesta nova organizao em nvel mundial. Pois, a imagem que se tinha no passado de uma aldeia global vem sendo progressivamente substituda pela ideia do mundo como rizoma, e ela s concebida na medida em que a imaginao vem ganhando forma na realidade. Assim, imagem, imaginado, imaginrio: todos termos que nos orientam para algo de fundamental e de novo nos processos culturais globais: a imaginao como prtica social (...) uma forma de negociao entre sedes de ao e campos de possibilidade globalmente definidos. (idem, p.48) A imaginao, no caso de Appadurai construiu uma etnopaisagem dentro de um contexto global rizomtico. J o interesse construiu formas de apropriao da imagem do ocidente pelas minorias, v-se ento um movimento de indigenizao da cultura. Sahlins, referenciando este primeiro indica que,
Justamente por participarem de um processo global de aculturao, os povos "locais" continuam a se distinguir entre si pelos modos especficos como o fazem. "A rapidez com que as foras procedentes das diversas metrpoles incidem sobre novas sociedades", observa Arjun Appadurai, "marca igualmente a indigenizao, dessa ou daquela maneira, de tais foras. Isso se aplica tanto a estilos musicais ou arquitetnicos como cincia e ao terrorismo, aos espetculos artsticos como s constituies" (Appadurai21, 1991, p.5 apud Sahlins, 1997, p.58)

Novamente com Sahlins, os agentes podem ser compreendidos como Ponto arquimediano do universo cultural, pois, na prtica, seguem coordenadas de seu[s] ponto de vista e, portanto, de seus interesses, e, atravs destes toda a cultura transcendentalmente disposta e todos os significados, que sem ele[s] so apenas virtuais ou possveis, tornam-se atuais, referenciais e intencionais. (idem, p.307) At ento, a problemtica apresentada no incio deste bloco argumentava se a diluio das fronteiras nacionais levou a antropologia a uma crise frente ao seu objeto de estudo (op. Cit) - neste caso a cultura. Com o que foi levantado at ento, pode-se considerar que a cultura no deve ser entendida como uma entidade monoltica, com rgidos padres os quais devem ser seguidos por todos os integrantes de um determinado grupo. Mas que ela diz respeito a uma comunidade imaginada - no como fuga da realidade, mas como interface com
21

APPADURAI, Arjun. 1991. Global Ethnoscapes: Notes and Queries for a Transnational Anthropology. In: R. G. Fox (org.), Recapturing Anthropology. Santa Fe: School of American Research Press. pp. 191-210.

outrem atravs de dispositivos de comunicao que os integram por meio de interesses particulares. Alm disso, essa cultura permevel a encontros e desencontros quando os valores referenciais so colocados em conflito, podendo deslocar os sujeitos em outras esferas de relao dentro deste rizoma. Em outras palavras, neste contexto fractal onde no se percebem os limites, as culturas influenciam e so influenciadas, sendo o completo isolamento cultural j no mais possvel. (Nascimento, 2004, p.38) CULTURA E INVENO Outro autor que evidenciou o potencial criativo dos sujeitos, porm, de maneira diferente daquela que se apresentou at ento neste ensaio, ou como se pode observar atravs da indicao de Marcio Goldman,
Se Geertz parece simplesmente recusar a alternativa levistraussiana buscando refgio numa hermenutica que invariavelmente funciona como sada sofisticada para os que no gostam da noo de estrutura, a reao de Sahlins diferente. Oriundo, ele prprio, de uma tradio antropolgica materialista e neoevolucionista, um estgio em Paris o fez imaginar uma possibilidade de, por assim dizer, embutir o estruturalismo no culturalismo, fazendo das estruturas da mente os instrumentos da cultura, no sua condio, e da prpria estrutura apenas uma parte da cultura e da histria. (Goldman, 2011, p.196)

Apesar de A interpretao das culturas, de Clifford Geertz, ter sido publicado em 1973, e Cultura e razo prtica de Marshall Sahlins, em 1976. O livro de Roy Wagner, A inveno da cultura (1975) foi escrito no mesmo perodo que dois livros consagrados pela antropologia americana, e, contudo, s vinha a ser lido com profundidade no incio do sculo XXI. Inspirado pela corrente de pensamento aliada a lingstica estrutural, a ideia bsica de Wagner a de que os elementos simblicos s fazem sentido uns em relao aos outros. (Gordon, 2005, p.12) Contudo, sua investigao trata com mais propriedade do trabalho de campo. Flvio Ferreira explica que, para Wagner, o que o antroplogo faz no descobrir ou interpretar uma cultura, sua ideia de inveno construda no campo da reflexividade da cincia. Para tanto, o antroplogo precisa supor que o nativo est fazendo o que ele est fazendo a saber, cultura. E assim, como um modo de entender os sujeitos que estuda, o pesquisador obrigado a inventar uma cultura para eles, como uma coisa plausvel de ser feita (Wagner, 2010, p. 61 apud Ferreira, 2012, p.141)

A ideia da inveno da cultura prev duas implicaes, a primeira que o antroplogo pertence a uma cultura, assim como o seu nativo, e a isso Wagner chama de objetividade relativa. (Wagner, 2010, p.28) Por outro lado, a relao entre as culturas se d na imanncia, ou, para dizer em outras palavras, a relao entre a cultura do antroplogo e a cultura do nativo se d de forma equivalente entre as partes, este seria aquilo o que o autor compreende por relatividade cultural (idem, p.29) - Este foi um contraponto importante sugerido por Wagner s crticas suscitadas pela corrente ps-moderna. Pois, se por um lado, os psmodernos proclamavam a condio nativa do antroplogo, embora paream claramente estar pensando: somos nativos, tudo bem, mas somos mais alguma coisa. Por outro lado, Roy Wagner, ao proclamar a condio antropolgica do nativo sugere uma implicao mais interessante. (Gordon, 2009, p.2) Wagner fala do processo de inveno, mas, como insistem em assinalar os seus comentadores, sobre a ideia de inveno existe uma tentao atravs da qual somos quase invariavelmente e inevitavelmente conduzidos a noes como a de artifcio, no mau sentido da palavra, ou seja, como aquilo que artificial e se ope ao real. (Goldman, 2011, p.198) Ao invs disso, aponta Wagner, que a noo de inveno menos como processo inventivo, e mais como um processo de obviao, A inveno wagneriana , antes, da ordem da metamorfose contnua e definida justamente em termos de sua criatividade (idem, p.201) A noo de inveno de Wagner dada atravs de um processo criativo, mas se difere da ideia de inveno como novidade. Ferreira aponta que o autor vai tratar da inveno como criao exgena aos grupos estudados, afirmando o carter simblico das culturas, bem como sua capacidade de inovao e reflexividade. (2012, p. 141) Neste sentido, a cultura s pode ser inventada quando o antroplogo se depara com o diferente, e a se encontra a grande importncia da alteridade neste processo, visto que a objetivao da cultura acontece no momento dos choques culturais. (idem, p. 142) Desta forma, s pode haver diferena no interior da cultura. Pois ela no est situada na cultura do antroplogo nem do nativo, porque ela um devir (...) ela no est na cultura de A ou na cultura de B, mas sempre entre A e B. Este entre no uma localizao emprica, mas uma categoria transcendental. (Gordon, 2009, p.6). O grande diferencial do livro de Wagner, em contraste com os seus contemporneos, o movimento cclico que este primeiro sugere em direo aos contrastes dialticos que o autor tem o cuidado de definir como parte de uma dialtica que no almeja qualquer sntese. (Wagner, 2010, p.96 apud Goldman, 2011, p. 210)

Pois, em vista do que j foi exposto, o antroplogo s consegue inventar a cultura de outrem, quando inventa uma para si. Justamente pelo fato da inveno da cultura no estar localizada em nenhum dos plos deste dilogo estranho, o embate entre a inveno do antroplogo implica necessariamente uma contra-inveno da cultura pelo nativo. uma dialtica entre inveno e conveno,
uma batalha contra a relativizao que tem que ser travada, pois o convencional e seu fundo no convencionalizado no persistem por si mesmos, mas devem ser continuamente inventados um a partir do outro, e essa inveno inevitavelmente leva relativizao dos controles. Nisso consiste a necessidade da inveno. (Wagner, 2010, p.103)

Assim, sobre a inveno da cultura, Wagner indica que a necessidade da inveno criada pela dialtica e pela interdependncia que ela impe entre os vrios contextos da cultura. (Wagner, 2010, p.105) Neste sentido, acrescenta que a inveno e conveno mantm uma relao dialtica, uma relao ao mesmo tempo de interdependncia e contradio. (idem, p. 96) Marcio Goldman ressalta que esse movimento dialtico entre culturas convencionais e diferenciantes serve apenas para estabilizar provisoriamente a tenso dialtica existente em todo processo de simbolizao, e s deve ser sustentada quando rende alguma coisa. (Goldman, 2011, p.209) Por fim, retomando as indicaes de Goldman, Flvio ferreira conclui que as mudanas ocorridas nas ltimas dcadas na antropologia exigem uma nova extenso do conceito de cultura, capaz de relacion-lo ideia de inveno-criao, e que possa reconhecer s culturas uma criatividade universal dos povos sem extinguir as singularidades locais. (2012, p.143) CONCLUSES Percorreu-se o caminho da antropologia clssica para encontrar as linhas de pensamento que desembocaram no conceito de cultura, amplamente discutido na disciplina pelos norte-americanos. Independente da perspectiva tomada, todos os autores enfatizam a importncia do conceito para o desenvolvimento da antropologia. Longe de encarar este movimento de crise epistemolgica a partir de uma pretensa morte da cultura, as reordenaes em nvel global e a apropriao da cultura pelos seus prprios nativos, transformaram a face da antropologia para essas novas dimenses que se construram diante do seu objeto. Culminando, ate ento com a perspectiva da inveno da cultura de Roy

Wagner, Flvio Ferreira, parafraseando Marcio Goldman, indica que a proposta do antroplogo Roy Wagner em trabalhar a cultura baseando-se na chave conceitual da inveno abre muitas possibilidades para a antropologia do sculo XXI. (2012, p.146) REFERNCIAS ALMEIDA, Mauro. Cem anos de um livro que marcou o sculo XX. Cincia e Cultura. Abr. 2011. (no prelo) APPADURAI, Arjun. Disjuntura e diferena na economia cultural global. In: Dimenses culturais da globalizao. Lisboa: Teorema, 2004. BAUMANN, Luana. Afinal de contas, o que cultura? Uma reflexo sobre o conceito de cultura na contemporaneidade. Revista Pitgoras do ncleo de pesquisas da Finan. Nova Andradina/MS, Vol. 02, N02, 2011. ISSN 21788243 CASTRO, Celso. Antropologia cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2004. ________. Evolucionismo Cultural Textos de Morgan Taylor e Frazer. Jorge Zahar,Rio de Janeiro, 2007. ELIAS, Nobert. O processo civilizador: uma histria dos costumes vol. 1: Jorge Zahar Editor. 1994. FERREIRA, Flvio Rodrigo Freire. A morte da cultura? Do modelo clssico ao debate contemporneo. Revista inter-legere. N 10,jan-jun 2012. Pp.132-148. ISSN 19821662 GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. GOLDMAN, Marcio. O fim da antropologia. Novos estud. - CEBRAP N.89 So Paulo Mar. 2011 GORDON, F. Roy Wagner: antropologia imanentista e diferena selvagem. Disponvel em: https://sites.google.com/site/antropologiaunicamp/arquivos-1/artigos. 20/10/2009. Acesso em: 4 jan. 2012. ________, Manifesto do Nada. http://amazone.wikia.com/wiki/Manifesto_do_Nada. Artigo publicado eletronicamente. 2005. Acesso em 12/01/2012

HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade; traduo Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro 11. Ed., 1. Reimp. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

KUPER, Adam. Marshall Sahlins: histria como cultura. In: Kuper, Adam. Cultura:a Viso dos antropologos; traduo Mirtes Frange de Oliveira Pinheiros. Bauru, SP: Edusc, 2002. NUNES, Margarete Fagundes. Dilogos nas Fronteiras Disciplinares: as aventuras do trabalho antropolgico Cad. de Pesq. Interdisc. em Cinciass. Humanas., Florianpolis, v.11, n.99, p. 186-206, jul/dez. 2010 SAHLINS, Marshall. Cultura na Prtica; traduo Vera Ribeiro. 2 ed. Editora UFRJ, 2007. ________, O pessimismo sentimental e a experincia etnogrfica: por que a cultura no um objeto em via de extino (parte I e II). Rio de Janeiro: Ver. Mana (vol.3 n. 1 e 2) abr.e out. de 1997. WEBER, Max. Relaes comunitrias tnicas. In Economia e sociedade: fundamentos de uma sociologia compreensiva. Vol I: Editora UNB Brasilia/DF. 1991. P.267-77 WAGNER, Roy. A inveno da cultura. So Paulo-SO: Cosac Naify, 2010.

You might also like