You are on page 1of 2

EVAPORADORES AUTOMOTIVOS O evaporador a fonte de ar frio a ser insuflado no interior do veculo. O refrigerante ao evaporar-se retira calor do ar que o atravessa.

. No setor automotivo existem, basicamente, trs tipos de evaporadores Tubos aletas, serpentinas e placas. O modelo mais simples constitudo de tubos de cobre ou de alumnio com aletas de alumnio, que apresenta facilidade construtiva, porm a eficincia baixa em relao a rea ocupada. Os modelos de tubos de alumnio planos, com mltiplos canais conformados em serpentina aletados em alumnio tm um despenho melhor que o anterior. Um outro modelo que vem ganhando mercado do placas que so dispostos formando canais para escoamento do refrigerante. Este modelo fornece um desempenho superior aos anteriores. O desenho dos evaporadores importante tendo-se em mente que um aumento de vazo do liquido refrigerante pode alterar o funcionamento de todo o sistema com passagem de lquido para o lado de suco do compressor. Um aumento de carga trmica exigir um aumento de vazo no evaporador, e em conseqncia o seu projeto dever levar em consideraes as variaes de parmetros de operao a que estes esto sujeitos de modo a evitar a vaporizao incompleta do refrigerante. Algumas pesquisas foram conduzidas para determinar modelos que mostrem as variaes operacionais de um evaporador com as variaes de vazo de refrigerante, a temperatura e vazo do ar que passa pelo evaporador. Muitos desses modelos tambm levam em consideraes o fato que o refrigerante contaminado pelo leo de lubrificao do compressor, e tem suas propriedades de evaporao alteradas, pois o leo faz diminuir a presso de vaporizao, fazendo com que a faze lquida percorra mais comprimento de troca de calor tendo um efeito similar ao efeito de vazo. A performance dos evaporadores de tubos e aletas muito baixa para a necessidade de espao hoje encontradas nas industrias automotivas, tornando esta aplicao praticamente inexistente, em funo da sua baixa capacidade de resfriamento por volume instalado. Os evaporadores de serpentina com tubos de alumnio planos de mltiplas passagem internas so mais eficientes que os de tubos aletas, quer as aletas sejam na forma de chapas ou na forma corrugada tipo louvers. O maior problema para este tipo de evaporador reside no limite mnimo de raio de dobramento dos tubos de alumnio limitando tambm a altura das aletas, influenciando o volume final para uma determinada capacidade de resfriamento. Os evaporadores de placas tambm so confeccionados com aletas tipo chapas ou corrugadas tipo louvers, mas pelo aspecto construtivo podem ter as alturas das aletas em at 50% das utilizadas nos evaporadores de serpentinas. Isto faz uma grande diferena na capacidade de resfriamento em funo do volume ocupado.

EVAPORADOR DO SISTEMA FRIGORFICO Os evaporadores utilizam placas Brasing (brasado) como superfcies intermedirias entre o ar e o refrigerante. As placas garantem a integridade estrutural do evaporador. Ele refrigera e desumidifica o fluxo de ar que insuflado ao compartimento de passageiros.

POSSVEIS PROBLEMAS NO EVAPORADOR Se o evaporador tiver problemas, normalmente o resultado ser um fluxo inadequado de ar frio. Podem ser causados por: Colmia entupida Impurezas no ciclo refrigerante Carcaa trincada Vazamento na vedao (anel O'ring) Se as superfcies do evaporador estiverem muito frias, a umidade do ar ser congelada e no poder ser drenada. Viso sem ao no passa de um sonho, ao sem viso um passa tempo, viso com ao pode mudar o mundo. (Joel Arthur Barker) Adriano de Oliveira Gomes Dpto. Tcnico Royce

Informaes e pesquisas dos fabricantes, tais como: VOLKSVAGEN DO BRASIL, BRASBOM, DENSO, ESCOLA POLITCNICA DA UNIVERSIDADE DE SO PAULO vila, Jos Alberto orientador Tribess, Arlindo e GENERAL MOTORS DO BRASIL

You might also like