You are on page 1of 9

PLANO DE CURSO .

Lngua Inglesa

ANO 2013 Las Rios SRE/Leopoldina

I. IDENTIFICAO

ESCOLA ESTADUAL
CONTEDO: PROFESSOR (ES): TURMA: 6 ANO N DE AULAS SEMANAIS:

II. OBJETIVO GERAL Desenvolver o reconhecimento, a compreenso e a produo de diferentes gneros textuais em Lngua Inglesa, incentivando a criatividade, bem como o trabalho com temas atuais pertencentes realidade dos alunos. III. DEMONSTRATIVO DO CONTEDO PROGRAMTICO

TPICOS OBRIGATRIOS
EIXO TEMTICO I - Recepo e Produo de Textos Orais e Escritos de Gneros Textuais variados em Lngua Estrangeira
Tema Tpico/Habilidade Objetivos Especficos 1.1. Identificar (fazendo uso de skimming) o tema geral do texto e estabelecer alguns aspectos de suas condies de produo (o gnero a que pertence, funo sociocomunicativa, finalidade, suporte, autor, data e local de publicao) N de aulas

1. Compreenso escrita (leitura)

1. Condies de produo do texto escrito de gneros 1.2. Estabelecer relaes entre gnero (finalidade do texto, textuais diferentes. pblico-alvo, etc.) e os recursos lingusticos e nolingusticos (salincias grficas) utilizados pelo autor

PLANO DE CURSO . Lngua Inglesa

ANO 2013 Las Rios SRE/Leopoldina

Tema

Tpico/Habilidade 1. Condies de produo do texto escrito de gneros textuais diferentes.

Objetivos Especficos 1.3. Integrar informao verbal e no-verbal na compreenso global do texto escrito de vrios gneros 2.1. Localizar informao especfica (scanning), de acordo com os objetivos de leitura dos vrios gneros textuais. 2.2. Identificar as partes principais do texto, o assunto geral de cada pargrafo e as articulaes de sentido entre eles. 2.3. Identificar e/ou localizar as caractersticas bsicas de cada gnero textual, tendo em vista a compreenso global do texto. 2.4. Identificar e/ou localizar caractersticas lexicais e sintticas de alguns dos tipos textuais (injunes, descries, narraes), tendo em vista a compreenso global do texto 2.5. Identificar e/ou localizar caractersticas lexicais e sintticas de algumas das articulaes textuais (enumerao, sequncia), tendo em vista a compreenso global do texto 3.1. Estabelecer relaes entre termos, expresses e ideias que tenham o mesmo referente, de modo a construir os elos coesivos (lexicais e gramaticais) em gneros textuais diferentes. 4.1. Inferir o significado de palavras e expresses desconhecidas com base na temtica do texto, no uso do contexto e no conhecimento adquirido de regras gramaticais (flexes, posies das palavras nas frases, tempos verbais, preposies de tempo e lugar, advrbios de tempo, modo e lugar). 5.1. Produzir textos coesos e coerentes, ao longo do processo cclico de planejar, revisar, produzir e editar, tendo em vista as condies de produo sob as quais se est escrevendo.

N de aulas 3 3 2 3

2. Localizao de informao especfica no texto escrito de gneros textuais diferentes.

1. Compreenso escrita (leitura) 3. Coerncia e coeso no processamento do texto escrito de gneros diferentes 4. Coerncia e construo de inferncias no processamento do texto escrito de gneros diferentes 2. Produo escrita 5. Produo textual, contexto e circulao do texto escrito de vrios gneros textuais.

PLANO DE CURSO . Lngua Inglesa

ANO 2013 Las Rios SRE/Leopoldina

Tema

Tpico/Habilidade 7. Produo de textos com sequncias lingusticas narrativas em textos de vrios gneros. 8. Produo de textos com sequncias lingusticas descritivas em textos de vrios gneros. 9. Produo de textos com sequncias lingusticas injuntivas em textos de vrios gneros.

Objetivos Especficos 7.1. Avaliar e/ou redigir textos com sequncias narrativas, considerando as condies de produo e circulao. 8.1. Avaliar e/ou redigir textos com sequncias descritivas, considerando as condies de produo e circulao. 9.1. Avaliar e/ou redigir textos com sequncias injuntivas, considerando as condies de produo e circulao. 11.1. Identificar a funo sociocomunicativa e o gnero textual, o local onde se passa o evento comunicativo e os falantes envolvidos.

N de aulas 1

11. Compreenso das condies de produo do texto oral de vrios gneros 11.2. Identificar informao especfica (nomes dos falantes textuais envolvidos, nmeros de telefone, idades, percentagens, temperaturas, condies do tempo, etc.). 3. Compreenso oral (escuta) 12. Compreenso das marcas do discurso oral no processo de recepo de textos de vrios gneros. 14. Construo de inferncias no processo de recepo de textos de vrios gneros. 15. Uso das funes sociocomunicativas em vrios gneros textuais do discurso oral. 12.1. Perceber as marcas do discurso oral (hesitaes, indicadores de interrupo e de mudana de turnos, coloquialismo, contraes de itens lexicais e gramaticais, etc.) 14.1. Inferir sentido a partir do uso de conhecimento prvio e de relaes contextuais. 15.1. Interagir por meio da lngua estrangeira para cumprimentar; fazer e responder a uma apresentao; despedir-se; elogiar; convidar; recusar e aceitar convites; assim como para a comunicao oral na sala de aula (pedidos de esclarecimentos, pedidos

4. Produo oral

PLANO DE CURSO . Lngua Inglesa

ANO 2013 Las Rios SRE/Leopoldina

Tema

Tpico/Habilidade

Objetivos Especficos de licena para entrar e sair da sala, pedidos de desculpas e agradecimentos, emprstimos de materiais).

N de aulas

16. Produo de textos de diferentes de gneros textuais do discurso oral. 18. Produo de sons diferentes para o -s

16.1. Usar a lngua estrangeira nas interaes propostas, fazendo uso de gneros do discurso oral. 18.1. Identificar e/ou produzir as diferentes pronncias para o s em verbos na terceira pessoa do singular, no plural dos substantivos e no caso possessivo. 19.1. Identificar e/ou fazer uso de palavras e expresses prprias da linguagem oral (hesitaes, sinais de interrupo, coloquialismos, contraes, sinais de incio e fim da fala, etc.) e de marcas de colaborao do ouvinte (fillers) no processo da interao oral.

5. Conhecimento lxico-sistmico

19. Produo de marcas do discurso oral no processo de produo de textos de vrios gneros. 20. Funes sociocomunicativas dos 20.1. Fazer uso adequado do presente vrios tipos de presente simples e do presente contnuo no processo de recepo (simples, contnuo, perfeito) /produo do texto oral e escrito. em textos de diferentes gneros 23. Funes 23.1. Reconhecer e/ou produzir as funes comunicativas sociocomunicativas do do imperativo, assim como os efeitos de sentido que imperativo em textos de ajudam a construir os vrios gneros textuais, diferentes gneros principalmente nas sequncias injuntivas. 25. Funes sociocomunicativas de 25.1. Reconhecer e/ou produzir a forma escrita de valores, numerais e valores em numerais cardinais e ordinais, datas e nmeros de telefone. textos de diferentes gneros 28. Funes sociocomunicativas das wh words 28.1. Fazer uso adequado wh-words (when, why, where, etc.) no processo de recepo/produo do texto oral e escrito.

5. Conhecimento

PLANO DE CURSO . Lngua Inglesa

ANO 2013 Las Rios SRE/Leopoldina

Tema

Tpico/Habilidade 31. Plural de substantivos 32. Ordem de palavras

Objetivos Especficos 31.1. Fazer uso adequado do plural dos substantivos no processo de recepo/produo do texto oral e escrito. 32.1. Fazer uso adequado da ordem de palavras no processo de recepo/produo do texto oral e escrito. 34.1. Formar pares de sinnimos, de antnimos e de palavras relacionadas. 34.2. Formar conjuntos lexicais com itens do mesmo campo semntico.

N de aulas 2 2 2 2

lxico-sistmico

34. Agrupamento de palavras

Total de aulas regulares Aulas reservadas para provas, trabalhos, apresentaes, etc. Total de aulas

80

* Os tpicos descritos acima foram retirados do CBC de Lngua Estrangeira, disponvel em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/%7BEFEE961F-6B22-44C7-BF21-F6DD53D84E88%7D_proposta-curricular_linguaestrangeira_ef.pdf * A numerao acima segue os parmetros estabelecidos no CBC de Lngua Inglesa, a fim de facilitar a compreenso do professor e a relao com os tpicos do prprio CBC. * As habilidades e os objetivos especficos acima so contedos obrigatrios, devendo-se observar o nmero de aulas destinadas a cada um. * O nmero zero em determinados objetivos indica que esse no deve ser explorado no ano em questo. * O nmero de aulas para cada objetivo especfico pode ser ajustado de acordo com a carga horria do professor. * Os tpicos obrigatrios devem ser prioridade no ensino, reservando os tpicos complementares (em anexo) para aprofundamento quando o tempo permitir.

PLANO DE CURSO . Lngua Inglesa

ANO 2013 Las Rios SRE/Leopoldina

(anexo I) III. DEMONSTRATIVO DO CONTEDO PROGRAMTICO

TPICOS COMPLEMENTARES
Tema Tpico/Habilidade Objetivos Especficos N de aulas -

2. Produo escrita

3. Compreenso oral (escuta)

I. Produo de textos com Identificar e/ou produzir articulaes textuais na forma de articulaes textuais sequncia de eventos em gneros diversos. diferentes em gneros Identificar e/ou produzir articulaes textuais na forma de textuais variados enumerao de passos ou estgios em gneros diversos. II. Aspectos gramaticais e Fazer uso, nos textos produzidos, de aspectos gramaticais efeitos de sentido para construir os efeitos de sentido pretendidos em textos diferentes no texto escrito de diferentes gneros de diferentes gneros. III. Uso de notaes para Produzir efeitos de sentido pretendidos pelo uso de produo de efeitos de notaes como travesso, aspas, itlico, negrito, letras sentido diferentes no texto maisculas, dois pontos e reticncias em textos de escrito de diferentes diferentes gneros. gneros IV. Formalidade e informalidade no discurso Identificar traos de formalidade e informalidade em oral no processo de textos orais de gneros diferentes recepo de textos de vrios gneros. V. Polidez no discurso oral Identificar e/ou produzir formas adequadas com relao no processo de recepo de polidez para interaes orais do cotidiano. textos de vrios gneros VI. Formalidade e informalidade no discurso oral no processo de produo de textos de vrios gneros VII. Polidez no discurso oral no processo de produo de textos de vrios gneros Fazer uso de traos de formalidade e informalidade em textos orais de gneros diferentes. Fazer uso das regras de polidez nas interrupes e nas trocas de turno

4. Produo oral

PLANO DE CURSO . Lngua Inglesa

ANO 2013 Las Rios SRE/Leopoldina

PLANO DE CURSO . Lngua Inglesa

ANO 2013 Las Rios SRE/Leopoldina

IV- METODOLOGIA Trabalho em grupo ( ) Pesquisa de campo ( ) Aula expositiva dialgica ( ) Exerccios ( ) Mdias ( ) Atividades em ambiente virtual ( )

Debate ( ) Feira de Cultural ( ) Excurso ( ) Exposio de Trabalhos ( ) Leituras ( ) Outros:

V- RECURSOS Caderno do aluno ( ) Datashow ( ) Quadro/giz ( ) Livro didtico ( ) Jornais, revistas ( ) Mdias ( ) Computador ( )

Outros:

VI- AVALIAO Diagnstica ( ) Oral ( ) Writing ( ) Speaking ( ) Atitudinal ( ) VII - BIBLIOGRAFIA

Outros:

PLANO DE CURSO . Lngua Inglesa

ANO 2013 Las Rios SRE/Leopoldina

Livro Adotado (Listar)

Blog SRE ( ) CBC ( ) Orientaes Pedaggicas ( ) Roteiro de Atividades ( ) CRV ( )

Outros:

You might also like