You are on page 1of 30

mo evitar Co

a Doena da Vaca Louca no Brasil


Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento Secretaria de Defesa Agropecuria

Como evitar a Doena da Vaca Louca no Brasil


Misso Mapa
Promover o desenvolvimento sustentvel e a competitividade do agronegcio em benefcio da sociedade brasileira.

BRASLIA - 2005
Braslia / DF 2009

2009 Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Todos os direitos reservados. Permitida a reproduo desde que citada a fonte. A responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra do autor. 4 edio. 2009 Tiragem: 20.000 exemplares Elaborao, distribuio, informaes: MINISTRIO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Defesa Agropecuria Departamento de Sade Animal Coordenao Geral de Combate a Doenas Coordenao da Raiva dos Herbvoros e das Encefalopatias Espongiformes Transmissveis Esplanada dos Ministrios, Bloco D, 3 andar, Anexo A sala 328 CEP: 70043-900, Braslia - DF www.agricultura.gov.br e-mail: pncrh@agricultura.gov.br Central de Relacionamento: 0800 704 1995 Coordenao Editorial: Assessoria de Comunicao Social Equipe Tcnica: Brbara Nely Leite Praa, Tomaz Gelson Pezzini, Guilherme Henrique Figueiredo Marques, Bruno Meireles Leite, Elaine Ftima de Sena. Impresso no Brasil / Printed in Brazil

Catalogao na Fonte Biblioteca Nacional de Agricultura BINAGRI


Brasil. Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Como evitar a doena da vaca louca no Brasil / Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuria. Braslia : MAPA/ACS, 2009. 28 p. ISBN 978-85-99851-62-3 1. Sade Pblica. 3. Defesa Animal. 4. Anlise de Risco. 5. Doena da Vaca Louca. I. Secretaria Defesa Agropecuria. II. Ttulo. AGRIS L73 CDU 636.2

APRESENTAO
A produo pecuria brasileira vem obtendo destaque no mbito do comrcio internacional, que se mostra cada vez mais exigente em relao sanidade animal. Consumidores em todo o mundo tm demonstrado especial preocupao com a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), popularmente conhecida como "Doena da Vaca Louca", devido ao risco que representa para a sade humana, com importantes conseqncias para a comercializao de animais e de produtos de origem animal. Embora a EEB no ocorra no Brasil, a Coordenao da Raiva dos Herbvoros e das Encefalopatias Espongiformes Transmissveis (CRHE), do Departamento de Sade Animal (DSA), do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) est atenta quanto vigilncia da doena, tendo investido continuamente em medidas de preveno, informao e capacitao. A principal forma de transmisso da EEB para os bovinos a ingesto de alimentos elaborados com protenas e gorduras oriundas de animais. Por isso, j no ano de 1996, o MAPA proibiu o uso da protena e de farinha de carne e ossos provenientes de ruminantes na alimentao destes animais. Esta cartilha objetiva informar aos produtores rurais sobre a EEB, bem como explicitar o importante papel a ser por eles desempenhado, em consonncia com o servio oficial e outros representantes da iniciativa privada.

Departamento de Sade Animal

Bom dia a todos! Hoje vamos conversar sobre a Doena da Vaca Louca e o que devemos fazer para manter o Brasil sem essa doena.

A Encefalopatia Espongiforme Bovina, mais conhecida como Doena ou Mal da Vaca Louca, atinge o sistema nervoso principalmente dos bovinos, fazendo com que fiquem com o comportamento alterado. Da o nome "Vaca Louca".

Os primeiros casos da Doena da Vaca Louca ocorreram na Europa no ano de 1986. Tambm foram registrados casos em outros continentes. J o Brasil nunca registrou caso dessa doena.

Alm da morte dos animais e risco de transmisso ao homem, outro GRANDE PREJUZO da Doena da Vaca Louca seria a restrio exportao brasileira de carne bovina, que hoje atinge mais de 1 milho de toneladas, o equivalente a mais de 4 bilhes de dlares por ano!

Qual a causa da doena?

Uma protena chamada pron, que pode ser transmitida aos ruminantes (principalmente bovinos) quando alimentados com rao contendo farinha de carne e ossos de animais com a doena.

O senhor falou que a Doena da Vaca Louca pode ser transmitida ao ser humano?

Sim, se ele comer determinados produtos de um animal que tenha contrado a doena. Mas no se preocupem! Como eu j falei, o Brasil nunca registrou caso da Doena da Vaca Louca.

Isso porque o nosso sistema de criao de bovinos, principalmente engorda, quase que inteiramente a pasto e a suplementao alimentar que damos para o gado base de protena vegetal, como soja, milho e caroo de algodo. Alm disso, desde o aparecimento da doena na Europa, o servio oficial de defesa sanitria animal do Brasil adotou medidas para evitar a introduo da Doena da Vaca Louca no pas, tais como a proibio de importao de animais e seus produtos vindos de pases com registro da doena, e a proibio do uso de protena animal na alimentao de ruminantes exceto leite e derivados.

sendo ue j est q Alm do e cada tante qu impor ra que feito, parte, pa a sua um faa ue sem a s contin o pa Louca. da Vaca Doena

neira? e que ma D

Observando atentamente o gado. Caso identifique um animal agressivo, com olhar assustado, salivando muito, com tremores em algumas partes do corpo e dificuldade para caminhar ou levantar, avise um mdico veterinrio, de preferncia do servio oficial de defesa sanitria animal. Para continuarmos sem essa doena a via, gilncia fundamental. O Ministrio da Agricultura (Mapa) e os rgos oficiais estaduais esto a para garantir a nossa segurana e a dos animais. nosso dever contribuir com eles!

Uma outra maneira ter cuidados com a alimentao: se, alm de pasto, for dado outro tipo de alimento para o gado, este NO PODE CONTER farinha de carne e ossos ou qualquer outro produto de origem animal, pois a principal forma de transmisso da doena justamente pela ingesto desses ingredientes.

Por esse motivo, no se deve oferecer cama-de-avirio ou resduos da explorao de sunos para o gado!

Cama-de-avirio a mesma coisa que cama-de-frango?

Apesar de a composio geral ser basicamente a mesma, o termo avirio mais abrangente, pois inclui tambm cama ou o esterco proveniente de outras aves.

A cama-de-avirio o conjunto do material utilizado para forrar o piso do avirio, que pode ser de maravalha, palha de arroz, feno de capim, sabugo de milho triturado ou serragem com as fezes, urina, restos de rao e penas que se misturam com esse material.

O senhor poderia explicar melhor por que no podemos aproveitar a cama-de-avirio na alimentao do gado?

Pois no. Apesar de ser uma opo mais barata do que os outros alimentos normalmente indicados, o Mapa probe o seu uso na alimentao de bois, bfalos, cabras e ovelhas.

Por qu?

Porque, no Brasil, permitido alimentar as aves com rao contendo farinha de carne e ossos ou outros tipos de protena animal, que podem causar a Doena da Vaca Louca. Parte dessa rao cai na cama. Se dermos esta cama-de-avirio para um ruminante, correse o risco deste animal contrair a Doena da Vaca Louca. O risco ocorre tambm se alimentarmos ruminantes com resduos da explorao de sunos.

Outro problema que pode estar relacionado com a cama-de-avirio a possvel presena de bactrias, arames, pregos e resduos de inseticidas e antibiticos, alm da possibilidade de causar uma doena chamada botulismo.

E existe alguma maneira de aproveitar a cama-de-avirio?

Sim! Como adubo orgnico, o que diminui os gastos com fertilizantes qumicos, ou como biogs. Entretanto, preciso primeiramente fazer um tratamento desta cama, j que ela pode causar poluio do solo ou das guas, prejudicando o meio ambiente. Mesmo com esse tratamento essa cama no pode ser usada como alimento para os ruminantes e deve ser guardada longe do acesso desses animais.

Uma forma de tratamento a compostagem, que um processo de decomposio do material orgnico - como a cama-de-avirio, palhada e estrume-pela ao de microorganismos presentes no solo. O produto final rico em nutrientes minerais, que melhoram a "sade" do solo. O ideal consultar um tcnico, que ir orient-los quanto forma correta de fazer a compostagem. Alguns cuidados ao se montar a pilha:
1. Escolher um local adequado; 2. Iniciar a construo da pilha colocando uma camada de material vegetal seco de aproximadamente 15 a 20 centmetros; 3. Regar a primeira camada com gua sem encharcar e molhar cada camada montada; 4. Na segunda camada, colocar restos de verduras, grama e esterco; 5. Na terceira, colocar uma camada de 15 a 20 centmetros com material vegetal seco, seguida por outra de esterco e assim por diante at que a pilha atinja a altura aproximada de 1,5 metros; 6. Revolver a pilha pelo menos trs vezes no primeiro ms (7, 17 e 30 dia), usando ps e enxadas. O composto estar pronto como fertilizante no perodo de 60 a 90 dias.

Qual a quantidade de cama-de-avirio que devemos colocar na lavoura ou na pastagem?

Depende de uma srie de fatores, como as caractersticas do solo e a exigncia nutricional da cultura. Mais uma vez, buscar orientao tcnica fundamental. importante que este material seja incorporado ao solo ou que seja distribudo em camadas finas sobre a terra na poca das guas. No caso de pastagens, deve-se retirar o gado por 30 a 40 dias, para que haja a incorporao.

Como vocs puderam aprender hoje, possvel aproveitar a cama-de-avirio como adubo. O que no se pode, de forma alguma, utiliz-la na alimentao de ruminantes. O MAPA no permite o seu uso desde 1996, quando proibiu a farinha de carne e ossos na alimentao de ruminantes.

E se soubermos de algum que insiste em usar a cama-de-avirio como alimento para os animais?

seu dever denunciar essa pessoa. Para isso, dirija-se ao servio oficial de defesa sanitria animal do seu Estado ou ligue para o Disque Denncia do MAPA: 0800 704 1995

Faa a sua parte para manter o Brasil sem a Doena da Vaca Louca. Denuncie o uso de farinha de carne e ossos, cama-de-avirio e resduos da explorao de sunos na alimentao de ruminantes. Disque denncia: 0800 704 1995

Evite a Doena da Vaca Louca (EEB)


No fornea aos ruminantes (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e outros) protenas de origem animal, inclusive a cama-de-avirio, resduos da explorao de sunos e qualquer outra fonte de alimento que contenha protenas de mamferos. Lembre-se que leite e derivados no so considerados alimentos de risco para a Doena da Vaca Louca, sendo permitidos na alimentao de ruminantes. Antes de alimentar seus bovinos ou outros ruminantes com rao, concentrados e suplementos proticos, confira cuidadosamente se no rtulo desses produtos no se encontra o termo: "Uso proibido na alimentao de ruminantes".

Caso voc prepare rao, concentrados e suplementos proticos em sua propriedade, tenha certeza de no estar misturando alimentos para no ruminantes (equinos, sunos e aves) na alimentao dos ruminantes, tendo o cuidado de manter estes alimentos devidamente controlados e separados, pois h o risco de haver contaminao cruzada no transporte, na armazenagem, na pesagem e no prprio cocho dos animais. Guarde sempre com voc os comprovantes e notas fiscais de aquisio de raes, concentrados e suplementos proticos, e tambm das matrias primas, caso estes alimentos sejam preparados na propriedade. Se notar um animal com sinais de doena do sistema nervoso, como alterao do comportamento, dificuldades de locomoo, paralisia, andar cambaleante, entre outros, avise a unidade local do servio veterinrio oficial mais prximo da sua propriedade. Mantenha-se informado e atualizado em relao s medidas de preveno e s normas e procedimentos definidos pelas autoridades sanitrias, visitando com periodicidade a unidade local do servio veterinrio oficial e o site do Mapa (www.agricultura.gov.br). Use o telefone 0800 704 1995 para denunciar ao Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento eventuais descumprimentos da legislao vigente.

SUPERINTENDNCIAS FEDERAIS DA AGRICULTURA NOS ESTADOS


ACRE SFA-AC Rodovia AC-40, 793 Rodovia AC-40, N 793, Segundo Distrito, Segundo Distrito 69901-180 - Rio Branco/AC. 69901-180 Rio Branco/AC Tel: (68) 3212-1305 / 3212-1310 Tel: (68) 212-1324 / Fax: 212-1313 sedesa-ac@agricultura.gov.br ssa-ac@agricultura.gov.br MARANHO SFA-MA Pa da Repblica, 147 - Diamante Pa da Repblica, 147, Bairro Diamante, 65020-150 So Lus/MA CEP: 65020-150 - So Lus/MA Tel: (98) 221-2457 / Fax: 231-4766 Tel: (98) 2106-1961 / 2106-1962 ssa-ma@agricultura.gov.br sedesa-ma@agricultura.gov.br MATO GROSSO SFA-MG Al. Dr. Annibal Molina, s/n Av. Raja Gabaglia, 245, Ponte Nova Cidade Jardim 78115-901 Vrzea Grande/MT CEP: 30380-090 - Belo Horizonte/MG Tel: (65) 685-1952 / Fax: 685-1156 Tel: (31) 3250-0306 / 3250-0300 ssa-mt@agricultura.gov.br FAX: (31) 3250-0314 sedesa-mg@agricultura.gov.br MATO GROSSO DO SUL R. Dom Aquino, 2696 - Centro SFA-MS 79002-970 Campo Grande/MS R. Dom Aquino, 2696, Centro, Tel: (67) 325-7100 R.2003 CEP: (67) 325-7666 Fax: 79002-182 - Campo Grande/MS Tel: (67) 3316-7120 / 3316-7100 / ssa-ms@agricultura.gov.br 3316-7119 sedesa-ms@agricultura.gov.br MINAS GERAIS Av. Raj Gabaglia, 245 SFA-MT Jardim Cidade Alameda Dr. Belo Horizonte/MG 30380-090 Annibal Molina, s/n Ponte Nova, Tel: (31) 3250-0416 CEP: (31) 3250-0418 Fax: 78115-000 - Vrzea Grande/MT Tel: (65) 3685-5678 / 3685-5481 ssa-mg@agricultura.gov.br sedesa-mt@agricultura.gov.br PAR Av. Almirante Barroso, 5384 - Souza SFA-PA 66030-000 Belm/PA Av. Almirante Barroso, 5384, Castanheira, Tel: (91) 243-3355 R.247 CEP: 66645-250 - Belm/PA Fax: (91) 243-3887 Tel: (91) 3214-8697 / 8637 / 3231-6422 ssa-pa@agricultura.gov.br Fax: (91) 3231-5878 sedesa-pa@agricultura.gov.br PARABA BR-230, SFA-PB Km 14, Estrada Joo Pessoa/Cabedelo BR-230, KM 14, Estrada, 58310-000 Cabedelo/PB Joo Pessoa/Cabedelo, Tel: 58310-000 - Cabedelo/PB CEP(83) 246-1235 R.203 Fax: (83) 246-1203 Tel: (83) 3246-2123 / 3246-6321 ssa-pb@agricultura.gov.br FAX: (83) 3246-2535 RIO GRANDE DO NORTE SFA-RJ Av. Hildebrando de Gis, Av. Rodrigues Alves, 129, 11 andar, 150 - Ribeira CEP: 20081-250 - Praa Mau 59010-700 Natal/RN Rio de Janeiro/RJ Tel: (84) 221-1741 R.222 Tel: (21) 2233-9122 / 3263-0822 Fax: (84) 221-1740 sedesa-rj@agricultura.gov.br ssa-rn@agricultura.gov.br

SFA-AL ALAGOAS Av. Fernandes Lima, 72, Farol Av. Fernandes Lima, 72 Bairro Farol, Macei/AL 57050-900 57050-900 - Macei/AL. Tel: (82) 221-5020 R.207 Tel: (82) 3315-7000 / 3223-2767 Fax:(82) 221-7047 sedesa-al@agricultura.gov.br ssa-al@agricultura.gov.br SFA-AM AMAP R. Tiradentes, 469 Bairro Central R Macei, 460 - Adrianpolis, CEP: 69057-010 - Manaus/AM. 68906-380 Macap/AP Tel: (92) 4009-3801R.323 Tel: (96) 223-3067 sedesa-am@agricultura.gov.br Fax: (96) 222-4467 ssa-ap@agricultura.gov.br SFA-AP R. Tiradentes, 469 AMAZONAS Bairro Central, - Adrianpolis R. Macei, 460 CEP: 68906-380 - Macap/AP 69057-010 Manaus/AM Tel: (96) 3223-3075/ /Fax: 232-8073 Tel: (92) 232-8073 3222-0282 sedesa-ap@agricultura.gov.br ssa-am@agricultura.gov.br
BAHIA SFA-BA Largo dos Aflitos, s/n - Ed. Ceres Largo dos Aflitos, s/n Ed. Ceres, 40060-030 Salvador/BA CEP: 40060-030 - Salvador/BA Tel: (71) 320-7417 3329-5890 Tel: (71) 3320-7436/ /Fax: 320-7417 ssa-ba@agricultura.gov.br sedesa-ba@agricultura.gov.br CEAR SFA-CE Av. dos Expedicionrios, Av. dos Expedicionrios, 3442 - Benfica 3442 Benfica, 60410-410 Fortaleza/CE CEP: 60410-410 - Fortaleza/CE Tel: (85) 494-1555 3455-9202 Tel: (85) 3455-9201/ /Fax: 494-1955 ssa-ce@agricultura.gov.br sedesa-ce@agricultura.gov.br DISTRITO SFA-DF FEDERAL SBN Q. 01, Bl. - 5Andar, SBN Q.01, BL.DD - 5 andar Ed. Palcio Desenvolvimento Ed. Palcio Desenvolvimento, 70057-900 Braslia/DF CEP: 70057-900 - Braslia/DF Tel: (61) 326-3562 Tel: (61) 3329-7101 Fax:(61) 3329-7100 (61) 326-2565 ssa-df@agricultura.gov.br sedesa-df@agricultura.gov.br ESPRITO SFA-ES SANTO Av. N.Sra. dos Navegantes, 495, Av. N. Sr dos Navegantes, 495, 8.andar - Praia do Su 8 Andar, Praia do Su. 29050-420 Vitria/ES CEP: 29050-420 - Vitria/ES Tel: (27) 381-2720 Tel: (27) 3137-2754 Fax: (27) 381-2204 (27) 3137-2704 ssa-es@agricultura.gov.br sedesa-es@agricultura.gov.br GOIS SFA-GO Pa Cvica, 100, 4 andar Pa. Cvica, 100, 3 andar, Caixa. Postal: 149 CX. Postal 149, 74003-010 Goinia/GO CEP: 74003-010 - Goinia/GO Tel: (62) 221-7249/221-7256 Tel:(62) 3221-7205 Fax:(62) 221-7254 FAX: (62) 3229-0400 ssa-go@agricultura.gov.br sedesa-go@agricultura.gov.br

SFA-RN RIO GRANDE DO SUL Av. Hildebrando de Gis,150, Av. Loureiro da Silva , 515, Ribeira, Ed. Fernando Costa Ribeiro 5 andar, Sala 505 CEP: 59010-700 - Natal/RN 90010-420 Porto Alegre/RS Tel: (84) 4006-9675 / Fax: 3284-9512 Tel: (51) 3284-9514 (84) 4006-9679 ssa-rs@agricultura.gov.br sedesa-rn@agricultura.gov.br
RIO DE JANEIRO SFA-RO Av. Rodrigues Alves, 129, 8 andar BR-364, KM 5,5, de Janeiro/ RJ 20081-250 Rio Sentido a Cuiab, CX Postal 35, Tel: (21) 2253-7507 / Fax: 2253-7507 CEP: 76815-800 - Porto Velho/RO ssa-rj@agricultura.gov.br Tel: (69) 3225-4985 / 3901-5601 sedesa-ro@agricultura.gov.br RONDNIA BR-364, Km 5,5 SFA-RR Cuiab - CP 35 Sentido Av. Santos Dumont, 1470, 78900-970 Porto Velho/RO CX Postal 132, Aparecida,222-2460 Tel: (69) 216-5610 / Fax: CEP: 69306-040 ssa-ro@agricultura.gov.br Boa Vista/RR RORAIMA Tel: (95) 3263-9605 Av. Santos Dumont, 582 sedesa-rr@agricultura.gov.br CP.132 - S. Pedro 69305-340 Boa Vista/RR SFA-RS Tel: (95) 623-9605 R.28 Av. Loureiro da Silva, 515, Fax: (95) 623-9364 7 andar, s/ 701, ssa-rr@agricultura.gov.br CEP: 90010-420 - Porto Alegre/RS Tel: (51) 3284-9588 SANTA CATARINA sedesa-rs@agricultura.gov.br R. Felipe Schmidt, 755 - Ed. Embaixador, 8 andar - CP 1502 SFA-SC 88010-002 Florianpolis/SC R. Felipe Schmidt, N 755 - Ed. Tel: (48) 3025-9930 / Fax: 3025-9988 Embaixador, 11 andar, ssa-sc@agricultura.gov.br CX Postal 1502,

sedesa-pb@agricultura.gov.br PARAN R. Jos SFA-PE Verssimo, 420 - Tarum 82820-000 Curitiba/PR Av. General San Martin, Tel: (41) 361-4082 / Fax: 366-3260 1000, Bongi ssa-pr@agricultura.gov.br CEP: 50630-060 - Recife/PE Tel: (81) 3236-8500 PERNAMBUCO sedesa-pe@agricultura.gov.br AV. General San Martin, 1000 - Bongi SFA-PI 50630-060 Recife/PE R. Taumaturgo de Azevedo, 2315, Tel: (81) 3227-3911 R. 204 CEP: 64001-340 - Teresina/PI Fax: (81) 3227-0309 Tel: (86) 3223-4321 / 3222-4545 ssa-pe@agricultura.gov.br FAX: (86) 3222-4324 sedesa-pi@agricultura.gov.br PIAU R. Taumaturgo de Azevedo, 2315 SFA-PR 64001-340 Teresina/PI R. Jos Verssimo, R. 222 Tel: (86) 222-4545 420, Tarum, CEP: (86) 222-4324 Fax: 82820-000 - Curitiba/PR Tel: (41) 3361-4052 ssa-pi@agricultura.gov.br sedesa-pr@agricultura.gov.br

CEP: 88010-002 - Florianpolis/SC SERGIPE Tel: (48) 3261-9906 / 9907 / 9999 Av. Joo Ribeiro, 428 - Centro sedesa-sc@agricultura.gov.br 49065-000 Aracaj/SE Tel: (79) SFA-SE 3179-2468 Fax: (79) 3179-2466 Av. Dr. Carlos Firto, 428 ssa-se@agricultura.gov.br CEP: 49065-310 - Aracaj/SE Tel: (79) 3179-8000 / 3712-8002 SO PAULO sedesa-se@agricultura.gov.br Av. 13 de Maio, 1.558, 3 andar Bela Vista SFA-SP 01327-002 So Paulo/SP Av. 13 de Maio N 1558, 8 andar, Tel: (11) 251-0400/251-5742 CEP: 01327-002 - So Paulo/SP Fax: (11) 287-8988 Tel: (11) 3251-0400 ssa-sp@agricultura.gov.br sedesa-sp@agricultura.gov.br
TOCANTINS SFA-TO Av. NS 1201 Sul, Cj. 2, Lote 05 Av. NS 1.201 Sul, Conj. 2, Lote 7, 77015-202 Palmas/TO CEP:(63) 215-8518Palmas/TO Tel: 77015-202 - R.227 Tel: (63) 3219-4300 ssa-to@agricultura.gov.br sedesa-to@agricultura.gov.br

www.agricultura.gov.br Central de Relacionamento: 0800 704 1995

Ministrio da Secretaria de Agricultura, Pecuria e Abastecimento Defesa Agropecuria

You might also like