You are on page 1of 7

Simulado BSTQB CTFL II 2013

Questo 1 de 20 - Voc o gerente de teste, responsvel pelo teste de um projeto que envolve o desenvolvimento de software para um cliente que tambm o usurio final. Uma das sutes de teste que seu time executou durante o teste a sute de teste de aceitao, que baseada nos requisitos do cliente e definida contratualmente. Os usurios mais experientes do cliente executaro a sute de teste de aceitao na entrega. O pagamento final e aceitao do software pelo cliente so dependentes da execuo completa e com sucesso desses testes. Em uma reunio de projeto prxima do final do projeto, voc relata que 15 dos testes de aceitao, (5% do total), falharam. Se voc for perguntado na reunio sobre porque o time deveria ficar preocupado sobre os testes que falharam, qual das seguintes poderia ser uma resposta razovel? a) Todo software sempre deveria ser liberado complemente sem defeitos, e este software no atende esse padro. b) Isso no importa, realmente, j que o cliente ficar satisfeito se 80% dos testes passarem. c) Oh, desculpe-me, eu no deveria ter mencionado aqueles testes e seu status, pois no so dados apropriados de monitoramento do progresso do teste. d) Dependendo da reao do cliente a alguns dos bugs que afetam aqueles testes, ns poderemos ter problemas contratuais com o aceite e pagamento final. Questo 2 de 20 - Voc est envolvido em planejar um esforo de teste para uma nova aplicao bancria on-line. Para compreender quanto de esforo, tempo e recurso requerido, voc primeiro encontra-se com o time de teste proposto e outros participantes do projeto. Para verificar a estimativa resultante, voc se refere a algumas mdias da indstria para esforo de teste e custo em projetos similares, publicadas por um respeitvel consultor. Qual das seguintes declaraes descreve de forma precisa a sua abordagem de estimativa? a) Primeiramente uma abordagem baseada na mtrica, acrescida de uma abordagem baseada na experincia. b) Uma abordagem simultnea baseada na experincia e baseada na mtrica. c) Primeiramente uma abordagem baseada na experincia, acrescida de uma abordagem baseada na mtrica. d) Uma abordagem inteiramente bottom-up.

Questo 3 de 20 - Qual das seguintes uma mtrica comum de teste frequentemente utilizada para monitorar tanto a preparao do teste como a execuo do teste? a) Custo estimado para encontrar o prximo defeito. b) Status do caso de teste. c) Taxas de descoberta/correo de defeitos. d) Segurana subjetiva dos testadores no produto. Questo 4 de 20 - Voc est testando somente um carto de crdito em uma bomba de gasolina automatizada. Uma vez que o carto validado, o cliente seleciona a quantidade, e a bomba est pronta para bombear, o cliente pode cancelar a transao sem dever nada; entretanto, uma vez que o bombeamento inicia, a gasolina ser vendida em centsimos (0,01) de litro. A bomba continua a bombear gasolina at que o usurio pare ou um mximo de 50,00 litro tenha sido fornecido. Qual dos seguintes um conjunto mnimo de transaes de compra de gasolina (em litros) cobrindo as parties de equivalncia para essa varivel? a) 0,00; 0,01; 50,00; 70,00 b) -0,01; 0,00; 0,01; 25,00; 49,99; 50,00; 50,01; 75,00 c) 0,00; 20,0; 60,00 d) 0,00; 0,01; 50,00 Questo 5 de 20 - Dentre as alternativas abaixo, qual no representa uma atividade do lder de teste? a) Decidir o que pode ser automatizado, em que grau se dar a automatizao e como os testes sero automatizados. b) Preparar o gerenciamento de configurao do testware para facilitar a rastreabilidade. c) Elaborar um relatrio com base nas informaes obtidas durante o teste. d) Medir a performance dos componentes e dos sistemas. Questo 6 de 20 - Voc no tem acesso ao cdigo ou qualquer outra informao sobre a implementao de um sistema. Voc tem acesso a um bem escrito e extensivo conjunto de requisitos de usurio. Voc solicitado a prevenir tantos bugs quanto possvel antes da liberao do sistema. Voc desejar usar qual das seguintes tcnicas de teste? a) Todas as tcnicas baseadas na estrutura possveis. b) Todas as tcnicas baseadas na experincia possveis. c) Todas as tcnicas baseadas na especificao possveis. d) Todas as tcnicas estticas e dinmicas possveis. Questo 7 de 20 - Com relao a testes de regresso, podemos afirmar que: a) Podem ser executados tanto em um projeto de uma aplicao totalmente nova quanto em uma manuteno.

b) Falhas no podem ser observadas atravs de testes de regresso, que somente permitem encontrar bugs. c) Diferentemente dos testes de confirmao, os testes de regresso no envolve repetio de testes, o que os torna um fraco candidato a automao. d) Podem ser realizados nos nveis de testes de componente, integrao e sistema, mas no podem ser realizados no nvel de teste de aceitao. Questo 8 de 20 - Voc est testando uma aplicao de comrcio eletrnico que vende suprimentos para arte culinria como tempero, farinha, e outros itens a granel. As unidades nas quais os itens so vendidos so ou gramas (para temperos) ou quilogramas (para os demais). Sem levar em considerao as unidades, a menor quantidade vlida por pedido 0,5 e a maior quantidade vlida por pedido 25,0 unidades. A preciso do campo de unidades 0,1 unidade. Qual dos seguintes um conjunto de valores de entrada cobrindo as parties de equivalncia para este campo? a) 12,3 b) 0,2; 0,9; 29,5 c) 0,4; 0,5; 25,0; 25,1 d) 10,0; 28,0 Questo 9 de 20 - Considere a seguinte lista de estratgias tpicas de teste: (I) Analtica (II) Baseada em modelo (III) Metdica (IV) Concordante a normas (V) Heurstica Qual das seguintes declaraes verdadeira? a) Somente V inerentemente reativa. b) III, IV, V so inerentemente reativas. c) Todas as cinco estratgias de teste, I, II, III, IV, e V, so inerentemente estratgias preventivas. d) Todas as cinco estratgias de teste, I, II, III, IV, e V, so inerentemente estratgias reativas. Questo 10 de 20 - Qual dos seguintes pode ser uma tarefa nas atividades de encerramento do projeto de teste? a) Escrever um plano de teste b) Escrever um relatrio de resumo do teste c) Escrever um relatrio de incidentes d) Escrever uma log de teste

Questo 11 de 20 - Quais dos seguintes so dois fatores que determinam o nvel do risco? a) Teste e desenvolvimento. b) Probabilidade e impacto. c) Dinmico e reativo. d) Custo e deciso. Questo 12 de 20 - Qual das seguintes uma mtrica que pode ser usada para verificar manuteno de cdigo? a) Complexidade ciclomtica b) Anlise de fluxo de dados c) Efeito da monitorao d) Web Spider Questo 13 de 20 - Qual das seguintes alternativas no representa um objetivo geral de teste? a) Apoiar a gerncia no entendimento da qualidade do sistema. b) Prover uma forma de avaliar a confiana sobre o nvel de qualidade do sistema. c) Prover informaes sobre os aspectos mais importantes de qualidade do sistema que est sendo testado. d) Corrigir defeitos encontrados e registrados em um relatrio de bugs. Questo 14 de 20 - Qual das seguintes a seo principal no modelo de especificao de caso de teste da IEEE 829? a) Requisitos especiais de procedimento. b) Funcionalidades a serem testadas. c) Passos do procedimento. d) Critrios de suspenso/retorno. Questo 15 de 20 - Qual das seguintes a principal base de teste para o teste de aceitao do usurio? a) Especificao de modelagem de alto nvel b) Especificao de modelagem de baixo nvel c) Relatrios de defeitos a partir de verses anteriores d) Especificao de requisitos Questo 16 de 20 - Considerando as seguintes afirmaes: (I) Falhas podem ocorrer em razo de bugs que um programador inseriu no cdigo. (II) Falhas podem ocorrem em razo de fatores ambientais. (III) Falhas podem ocorrer em razo da utilizao inadequada do sistema pelo usurio, acidental ou deliberadamente.

Qual das afirmaes esto corretas com relao razo para ocorrncia de falhas em um sistema em execuo? a) I, II e III esto corretas. b) I e II esto corretas. c) II e III esto corretas. d) I e III esto corretas. Questo 17 de 20 - Qual dos seguintes itens possui uma atividade fundamental do processo de teste do ISTQB? a) Anlise e modelagem b) Bug clustering c) Planejamento, preparao e execuo d) Momento de envolvimento Questo 18 de 20 - Qual das seguintes alternativas no representa uma boa prtica para adoo e/ou utilizao de uma ferramenta para automao de testes? a) O monitoramento do uso e dos benefcios das ferramentas de automao permite uma avaliao tanto da sua eficcia quanto da sua eficincia. b) Ferramentas de automao podem ser introduzidas quando no existe um processo definido para a execuo dos testes. Neste caso, a introduo da ferramenta garante que as atividades sejam realizadas de forma padronizada e controlada, pois um dos objetivos das ferramentas de automao definir um processo de trabalho. c) Um projeto piloto de uma ferramenta de automao pode ser considerado para que se possa aprender mais sobre a ferramenta e sobre como utiliz-la. d) O processo de teste pode sofrer adaptaes ou melhorias aps a incluso de uma ferramenta de automao. Questo 19 de 20 - Com relao aos tipos de reviso, qual das seguintes alternativas verdadeira? a) Uma inspeo um tipo de reviso formal em que um moderador (que necessariamente no pode ser o autor) lidera o time de inspeo atravs de um processo definido. b) Em uma reviso por pares, colegas com conhecimentos tcnicos especficos procuram defeitos no item a ser revisado. O gerente do projeto participa da reviso com o intuito de identificar riscos de projeto. c) Nas revises do tipo Walkthough a responsabilidade do autor limita-se a esclarecer eventuais dvidas sobre o item a ser revisado. d) Revises informais nunca trazem benefcios para projetos de desenvolvimento de software. Todas as revises devem ser formais.

Questo 20 de 20 - Voc est trabalhando como gerente de projeto em um projeto interno de software bancrio. Para prevenir o retrabalho e ciclos excessivos de encontra/corrige/testa novamente, o seguinte processo foi colocado em prtica para resolver um bug uma vez descoberto no laboratrio de teste: (1) O desenvolvedor designado encontra e corrige o bug, ento cria um build experimental. (2) Outro desenvolvedor revisa, faz testes unitrios, e testes de confirmao na correo do bug no seu desktop. (3) Uma vez por semana, um novo release incluindo todas as correes de bugs confirmadas, instalado no laboratrio de teste. (4) O mesmo testador do passo 3 faz o teste de confirmao da correo do bug no ambiente de teste. Apesar disso, um grande nmero de bugs que os testadores confirmaram no ambiente de desenvolvimento como corrigidos esto de alguma forma falhando no teste de confirmao no ambiente de teste, resultando em mais retrabalho e ciclos de tempo. Voc tem a mais alta segurana no seu time de teste, e tirou qualquer possibilidade de enganos ou omisses no passo 3 acima. Qual das seguintes a mais provvel parte do processo a ser checada em seguida? a) Gerenciamento de configurao, que pode no estar mantendo a

integridade do produto no passo 3. b) Os desenvolvedores, que podem no estar testando adequadamente no passo 2. c) Os desenvolvedores, que podem no estar corrigindo apropriadamente os bugs no passo 1. d) Os testadores, que podem estar confusos sobre o que testar no passo 4.

Gabarito
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. D A B C D D A B A B 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. B A D A D A A B A A

You might also like