You are on page 1of 7

A Coordenao Pedaggica e a Formao Contnua de Professores

Este captulo tem a intencionalidade de abordar temas que abrangem a formao contnua de professores luz da atuao do Coordenador Pedaggico em Escolas de Educao Bsica. O captulo compe-se de trs mbitos: no primeiro abordaremos a gnese da formao continua dos professores; a seguir, a atuao do Coordenador Pedaggico nesse processo e, finalizamos com a elaborao de Projeto de Formao Contnua de Professores na Escola Bsica.

A GNESE DA FORMAO CONTNUA DOS PROFESSORES

A aprendizagem organizacional consiste na capacidade das organizaes de criar, adquirir e transferir conhecimentos. (RIBEIRO; GARAFFA, 2007). A aprendizagem nos meios organizacionais faz-se necessria diante de um contexto caracterizado por mudanas, incertezas e instabilidade que por sua vez geram novas demandas sociais, culturais, econmicas e polticas. E a escola? A anlise do pensamento de Alarco (2000, p. 13), sobre a conceituao da escola como uma organizao que continuamente se pensa a si prpria, na sua misso social e na sua estrutura, e se confronta com o desenrolar da sua atividade num processo avaliativo e formativo permite considerar que a escola que ela classifica de reflexiva, constitui-se numa organizao de aprendizagem, num processo permanente de repensar-se, avaliarse e promover as mudanas que o contexto local e mundial exige. Assim, para caracterizar-se como uma organizao de aprendizagem, no basta escola qualificar o aluno, mas tambm todos os seus integrantes, tendo como destaque o professor, atravs de um processo permanente de formao, coordenado pelo Coordenador Pedaggico. Por que destaque aprendizagem dos professores? Porque os professores so profissionais imprescindveis nos processos de mudana da sociedade, proporcionando, atravs de sua atuao docente, contribuio formao humanstica, cultural, tica, cientfica e tecnolgica de seus alunos: crianas, adolescentes e jovens. Caso a escola deixe os professores fora do mbito das decises pedaggicas e curriculares, estas no se efetivaro, no geraro efeitos na sociedade, razo pela qual governo, mantenedoras, instituies de ensino superior e escolas deve investir na sua formao e desenvolvimento profissional.

De acordo com o pensamento de Pimenta e Severino (2005), a democratizao do ensino, no Brasil, passa pela formao, valorizao e condies de trabalho do professor. Da a importncia de investimento no contnuo desenvolvimento dos professores. Ainda segundo esses autores, o processo de valorizao profissional envolve formao inicial e continuada, articulada, identitria e profissional. Essa formao identitria epistemolgica, ou seja, reconhece a docncia como um campo de conhecimentos especficos configurados em quatro grandes conjuntos (PIMENTA; SEVERINO, 2005, p. 13). Esses quatro conjuntos so constitudos de contedos - das diversas reas do saber e do ensino (das cincias humanas e naturais, da cultura e das artes); - didtico-pedaggicos vinculados prtica docente; - de saberes pedaggicos mais abrangentes; - vinculados ao esclarecimento do sentido da existncia humana individual, com sensibilidade pessoal e social. A construo das propostas de formao continuada dos professores deve reconhecer a capacidade dos professores de participar e decidir. Dessa forma, no h o risco de a prtica docente constituir-se apenas na execuo das determinaes pedaggicas e curriculares propostas por outras instncias educativas: gestores, mantenedoras, outras. As aes de participao e deciso requerem dos professores uma superao de uma eventual uma viso precria do conhecimento, matria prima de seu fazer pedaggico, conforme o pensamento de Becker (2003). Esse autor ainda questiona as condies do professor para propor e dialetizar as relaes entre professor e aluno, entre ensino e aprendizagem, entre cincia e conhecimento, se ele, professor, no possui uma viso dialtica. E continua questionando como um professor, cujo embasamento epistemolgico anticonstrutivista e antiinteracionista, pode conceber o conhecimento como uma construo. Assim, o professor s se efetivar como agente de mudanas se ampliar sua conscincia sobre a prpria prtica, a de sala de aula e a da escola como um todo, o que supe os conhecimentos tericos e crticos sobre a realidade (PIMENTA; SEVERINO, 2005, p. 13).

A FORMAO CONTNUA DOS PROFESSORES COMO ESPAO PRIVILEGIADO DE ATUAO DO COORDENADOR PEDAGGICO

A elaborao de propostas para a formao contnua de professores configura uma das mais significativas atuaes do coordenador pedaggico nesse espao de mudanas que constitui-se a escola.

A pesquisa realizada por Medina (2002) aponta a produo do professor como o objeto de trabalho do coordenador pedaggico. Essa produo manifesta-se na aprendizagem do aluno. Assim, o coordenador pedaggico contribui para um desempenho docente mais qualificado, opondo-se a uma atuao linear, hierarquizada e burocrtica. Segundo Medina (2002, p. 155) o coordenador pedaggico assume uma posio de problematizador do desempenho docente. Dessa forma, expressa um posicionamento de indagar, comparar, responder, opinar, duvidar, questionar, apreciar, revelar situaes de ensino em geral e, em especial, as classes regidas pelo professor. O coordenador pedaggico, no dizer de Medina (2002, p. 159), que tiver como ponto de partida e de chegada o pensamento de que a escola, como instituio social, precisa ser pensada dialeticamente, cria um espao novo e diferente daquele que, historicamente, foi ocupado e que se caracterizou pelo controle e, tambm, tambm, como refgio burocrtico. Esse posicionamento problematizador do desempenho docente, torna o coordenador pedaggico um agente de mudanas e ao mesmo tempo constitui-se num imenso desafio. E como enfrent-lo? A garantia de efetividade da atuao do coordenador pedaggico na intencionalidade de qualificar o trabalho docente depende de muitos fatores. Entre eles, destacam-se: - reflexo contnua sobre as mudanas na sociedade que se refletem na escola, demandando novos saberes, novos posicionamentos, novas metodologias; - definio da intencionalidade e planejamento do trabalho a ser desenvolvido; - estabelecimento de canais de comunicao e colaborao consistentes com os professores criando um clima de confiana de modo que os professores possam reconhecer seus saberes e os aspectos que necessitam ser superados e aperfeioados; - articulao do trabalho de formao contnua ao projeto poltico pedaggico da escola para que o professor tome conscincia de sua ao sobre o contexto no qual atua; - identificao de espaos/tempo em que a formao continuada dos professores se concretize; - aceitao dos professores em suas singularidades, tanto individuais quanto coletivas. Ainda, segundo o pensamento de Thurler (2002, p. 90) os professores precisam ser considerados como: [...] atores plenos de um sistema que eles devem contribuir para transformar, no qual devem engajar-se ativamente, mobilizando o mximo de competncias e fazendo o que for preciso para que possam ser construdas novas competncias a curto ou mdio prazo. A autora citada argumenta a favor de um processo de formao contnua duradouro contrapondo-se a algumas aes de formao concentradas em poucos dias, em jornadas intensivas. Prope uma concepo de formao contnua mais abrangente composta por um conjunto de formas de interao e de cooperao que possibilitem a criao de condies para a pesquisa-ao, a prtica reflexiva e a profissionalizao interativa e estimulem a sinergia das competncias profissionais de todos.

A ELABORAO DE UM PROJETO DE FORMAO CONTNUA DOS PROFESSORES

A proposio de um projeto de formao contnua, mesmo que sobre a liderana do coordenador pedaggico, no prescinde do apoio dos demais gestores da escola e ser elaborado de acordo com as demandas identificadas pelo coletivo da escola. A elaborao do projeto configura um processo de construo de conhecimentos e compreenso da realidade vinculado construo do compromisso para transformar e inovar a escola, como, tambm, prever tempo/espao e recursos para execut-lo, sustentado nos seguintes princpios luz do pensamento de Snchez Nez (2008): - realista - focalizar na realidade educativa da escola, detectando as necessidades de mudanas e contrapondo-se a qualquer desvinculao do projeto de formao contnua da prtica educativa desenvolvida na escola; - coerente - de modo que as estratgias que sero propostas sejam adequadas aos objetivos propostos pelo projeto; - flexvel - de forma que diante de determinadas circunstncias haja a possibilidade de introduzir aes que sejam de interesse imediato dos professores e no previstas no projeto; - vivel - adequado aos recursos e possibilidades disponveis na escola; - processo de aprendizagem dinmico - garantindo a aprendizagem em servio e a aplicao do aprendido na prtica; - articulao entre a teoria e a ao de forma que a teoria sirva de referncia prtica e a prtica teoria; - auto-avaliao como estratgia de melhoria da prtica docente, promovendo o coletivo dos professores e o desenvolvimento cooperativo; - considerao dos saberes e experincias dos professores para que possam, depois de analisadas e avaliadas, desencadear processo de melhora na prtica docente; - assessoramento e apoio individualizado aos professores com o objetivo de oportunizar aos reflexes e a soluo de problemas surgidos na prtica docente; - aprendizagem entre iguais de forma que os professores possam compartilhar saberes e prticas e debater problemas comuns; - apoio institucional de modo que o projeto de formao docente componha o plano global da escola; - diversidade dos agentes no desenvolvimento do programa possibilitando a participao de outros profissionais: gestores, especialistas, professores convidados, outros. O processo de elaborao do projeto envolve um processo de maturao de idias, caracterizado por observaes, anlises, comparaes, indagaes, reflexes e sistematizaes. Assim, consiste num processo gradual que requer reflexo, contnuas retomadas, compreenso das problemticas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem e dos mltiplos aspectos que constituem as problemticas detectadas na escola. A participao do coletivo dos professores na sua elaborao configura-se como condio fundamental para vencer as resistncias e as tenses que possam emergir, alm

de promover o envolvimento e a sinergia fundamental para a eficaz implementao do projeto (LCK, 2003).

ELEMENTOS DO PROFESSORES

PROJETO

DE

FORMAO

CONTNUA

DOS

A elaborao do projeto fundamenta, organiza, sistematiza e direciona a proposta de formao contnua de professores. A estrutura de qualquer projeto fundamenta-se no mtodo cientfico, razo pela qual, tem em sua estrutura os mesmos elementos, conforme. No entanto, dependendo de sua finalidade, pode ter variaes, destacando aspectos considerados importantes. Elementos bsicos de um projeto 1. Identificao do projeto 2. Descrio da situao-problema 3. Proposio de objetivos 4. Definio de metas 5. Delineamento de mtodo, estratgias e procedimentos 6. Especificao de cronograma 7. Identificao de recursos e custos 8. Proposio de monitoramento e avaliao (LCK, 2003, p. 92). Sugesto de elementos para compor um Projeto de Formao Contnua de Professores 1. Identificao do Projeto - visa apresentar as informaes bsicas para a caracterizao do projeto: ttulo, escola, setor, responsveis pela execuo, clientela, durao. 2. Justificativa - consiste na descrio da realidade especfica, atravs da caracterizao de das situaes que demandam ao de inovao, de melhoria ou de transformao na escola.

3. Proposio de objetivos - determina os resultados que se pretende alcanar com a realizao do projeto, alcanveis no tempo previsto.

4. Definio de metas - consiste na especificao quantitativa do projeto.

5. Fontes que subsidiaram a elaborao do projeto - identificam a procedncia do projeto, tais como: Plano Global da Escola, Projeto Poltico Pedaggico, demandas expressas pelos professores, pelos alunos, pela comunidade escolar em geral, estudos terico, outros.

6. Referncias tericas que sustentam o projeto - referem-se aos fundamentos tericos que sustentam o projeto.

7. Princpios que norteiam o Projeto - expressam aos princpios que fundamentam o projeto, tais como: realismo, coerncia, flexibilidade, viabilidade, articulao teoria e prtica, outros.

8. Etapas - consiste na descrio das etapas de elaborao do projeto, tais como: - levantamento as necessidades de formao contnua dos professores, delineamento do projeto, - apresentao e discusso com os professores e demais gestores da escola; efetivao de reformulaes sugeridas, - execuo do projeto.

9. Desenvolvimento do Projeto - refere-se ao traado dos mltiplos tempos e espaos que constituiro a efetivao do Projeto, considerando a disponibilidade e recursos disponveis na escola: Exemplos: - Grupos de estudos sobre um tema especfico - Grupo de Estudos para anlise do pensamento educativo de autor ou autores selecionados pelos professores - Oficinas pedaggicas - Mini-fruns - Orientaes individuais - Orientaes ao desenvolvimento de carreira - Plenrias pedaggicas - Outras.

10. Especificao do cronograma

- refere-se especificao do tempo a ser disponibilizado ou necessrio execuo do projeto.

11. Identificao de recursos e custo - refere-se a descrio dos recursos e custos necessrios efetivao do projeto

12. Proposio de monitoramento e avaliao - refere-se ao conjunto de procedimentos de monitoramento da execuo do projeto e avaliao e dos resultados, para assegurar a sua execuo, no tempo previsto, com os recursos disponveis, e, acima de tudo, identificar a necessidade de medidas corretivas durante o processo, de modo que se assegure, no decorrer de toda a sua execuo, o alcance dos objetivos e das metas previstas (LCK, 2003)

You might also like