You are on page 1of 25

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA CURSO DE BACHARELADO EM CINCIA DA COMPUTAO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS

SISTEMAS BSICOS DE COMPUTAO II

CLAUDIO RIBEIRO DA SILVA MARO 1996

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

1 - SISTEMA DOS
Sistema Operacional desenvolvido pela Microsoft no incio da dcada de 80, a pedido da IBM, para atender aos equipamentos da linha IBM-PC por ela desenvolvida.

1.1 - Principais caractersticas


a) Sistema monousurio - Permite que apenas um usurio utilize o equipamento por vez (como o prprio nome diz: computador pessoal). b) monoprogramvel - Por possuir uma arquitetura simples, no necessita de rotinas de gerenciamento para compartilhamento de alguns recursos, tais como processador, arquivos, etc. c) Estrutura hierrquica dos dados - Possibilita a organizao dos arquivos em estrutura de diretrios e sub-diretrios permitindo uma melhor performance na utilizao do equipamento. d) Redirecionamento de Entrada de Sada padro - Permite a modificao da entrada ou sada de perifricos padro de alguns comandos para outros perifricos.

1.2 - Estrutura interna


O sistema DOS dividido internamente em 4 partes: a) Registro de Boot - Responsvel pela inicializao do sistema. Verifica as condies internas do equipamento e gerencia a carga dos demais arquivos do sistema operacional do disco para a memria, tornandoo disponvel para utilizao. b) IBMBIOS.COM (IO.SYS) - Contm, atravs da ROMBIOS, as rotinas de interface com os perifricos, gerenciando as operaes de leitura e gravao de dados entre os programas e estes dispositivos. c) IBMDOS.COM (MSDOS.SYS) - Contm as rotinas que gerenciam as interrupes necessrias aos programas. d) COMMAND.COM - responsvel pelo gerenciamento dos recursos de execuo dos programas. subdivido em: d.1) Programas Residentes - Responsvel pela carga e execuo dos programas. d.2) Programas de Inicializao - Define o endereo inicial da memria em que o programa ser instalado para execuo, anexando-o a PSP (Program Segment Prefix) que armazena informaes necessrias execuo do programa (contedo de flags, endereo de rotinas de tratamento, registradores, etc.). d.3) Programas Transientes - Contm os comandos internos (utilitrios) do DOS. Obs. O DOS possui 2 tipos de comandos utilitrios: - Comandos internos - Armazenados no COMMAND.COM. Ex. Comandos DIR, TYPE, COPY, etc. - Comandos externos - Armazenados no disco do sistema. Ex. Comandos FORMAT, BACKUP, RESTORE, etc.

1.3 - Modos de operao


O modo de operao, identifica a forma com que o usurio realiza as suas tarefas. Existem dois modos de operao:

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

a) Interativo - Representa a execuo imediata do comando digitado via teclado. Ao final da execuo o controle retorna ao usurio. b) Batch - Representa um arquivo, com a extenso BAT, onde foi previamente digitado a seqncia dos comandos a serem executados. Para execut-lo basta digitar o nome do arquivo passando o controle aos comandos nele digitado, executando-os um a um na seqncia nele digitado. Em um arquivo Batch possvel utilizar todos os comandos do modo interativa acrescido de outros comandos especficos, tais como comandos condicionais ou de desvio. Para realizar a criao de um arquivo BAT, todos os comandos devem ser digitados em um editor de texto, tais como: Edit ou Bloco de Notas do Windows.

1.4 - Gerncia de Arquivo


Ao formatar um disco, o sistema DOS divide logicamente o disco em blocos de 512 bytes organizandoos em 4 partes: a) rea de inicializao - Contm informaes necessrias para a identificao e reconhecimento do disco pelo Sistema Operacional como sendo do seu padro. Alm disso, contm informaes gerais sobre o disco, tais como: label, nmero de srie, etc. b) Diretrio - Estrutura que contm informaes sobre todos os arquivos existentes no disco, tais como: Nome, data e hora da ltima atualizao, atributos de segurana, se houver, tamanho e posio da FAT onde est armazenado o endereo do primeiro bloco de dados do arquivo. c) FAT (File Allocation Table) - Estrutura que contm as informaes necessrias para acessar os dados do arquivo na rea de Dados. Cada ocorrncia da FAT contm: c.1 - Endereo do bloco de dados na rea de dados - Este valor representa o endereo fsico do bloco de dados (cluster, conjunto de 1 a 32 blocos de 512 bytes) na rea de dados. Obs. A determinao do nmero de blocos em um cluster depende da capacidade de armazenamento do disco. c.2 - Prxima posio da FAT onde est armazenado o endereo do prximo bloco, caso seja necessrio. d) rea de dados - Local onde est armazenado o contedo dos arquivos existentes no disco.

1.5 - Gerncia de memria


Com a evoluo dos equipamentos, e consequentemente necessidade de execuo de aplicaes com maior consumo de memria, o DOS passou a reconhecer e gerenciar os seguintes tipos de memrias: a) Memria convencional - Equivale aos primeiros 640 kbytes de memria existentes no equipamento. Para o gerenciamento desta memria no necessrio nenhum tipo de programa auxiliar, pois o prprio DOS possui as rotinas prprias para esta finalidade. Estas rotinas acompanham as diversas verses do sistema, desde os equipamentos da linha XT. b) rea de memria superior - Equivale aos 384 kbytes localizados acima da memria convencional, na qual permitido ao usurio instalar as rotinas do sistema de gerenciamento dos dispositivos perifricos padro do equipamento. Para a sua utilizao necessrio a instalao do programa EMM386. Os programas loadhigh (lh) e DeviceHigh permitem instalaes de programas nesta memria. c) Memria estendida (XMS) - Equivale a memria acima do primeiro Mbyte at a capacidade existente na placa de memria onde est instalada a memria convencional do equipamento. Este tipo de memria existe nos computadores com processadores a partir do modelo 80286. Ela necessita do gerenciador HIMEM para a sua utilizao e possibilita a instalao do DOS (dos=high, aps a carga do programa HIMEM, no arquivo CONFIG.SYS), liberando a memria convencional para os aplicativos. SIST. BSICOS COMP.GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

d) rea de memria alta - Equivale aos primeiros 64K da memria estendida, na qual pode ser instalada o DOS. e) Memria expandida (EMS) - Memria adicional memria convencional. instalada em uma placa de memria, separada da memria convencional. Para o seu gerenciamento necessrio a instalao do programa EMM386. O exemplo abaixo, mostra um equipamento com 640K de memria convencional, 3 Mb de memria estendida e uma placa de memria expandida com 4 Mb.

Memria Convencional
(640 Kb)

rea de memria superior (384 Kb)

Memria Expandida (4 Mb)

rea de memria alta ( 64 Kb)

Memria Estendida (EMS) ( 3 Mb)

Obs.: Para melhor gerenciamento e otimizao de alocao de memria, pode ser executado o programa MemMaker.

1.6 - Recursos adicionais do DOS


a) Redirecionamento - recurso utilizado para mapear dispositivos perifricos padres de determinados programas para outros dispositivos ou arquivos sem interferncia direta do usurio na lgica ou construo do programa. Smbolos de Redirecionamento: > - Redirecionamento de sada - utilizado para transferir os dados para um dispositivo perifrico ou arquivo, eliminando o contedo anterior, se houver. >> - Redirecionamento de sada - utilizado para transferir os dados para um arquivo, acrescentando-os aos j existentes SIST. BSICOS COMP.GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

< - Redirecionamento de entrada - utilizada para informar ao programa o arquivo no qual ser obtido os dados de entrada. Ex.: dir > PRN - imprime o diretrio corrente na impressora. dir > arqdir.dat - cria um arquivo com o contedo do diretrio corrente. dir >> arqdir.dat - acrescenta (apenda) no final do arquivo arqdir, o contedo do diretrio corrente. prog < arq1.Dat - ao inicializar o "prog" ele vai ler como dados de entrada o arquivo arq1.dat b) Canalizao - Realiza a transferncia de dados entre programas. Ao fazer esta transferncia o DOS utiliza arquivos temporrios de trabalho. O smbolo | identifica a canalizao. Ex.: TYPE ABC.DAT | MORE c) Filtros - Programa que l os dados de um dispositivo padro de entrada ou de um arquivo, altera esses dados e transfere-os para um dispositivo de sada. c.1 - SORT - l os dados de um dispositivo de entrada, ordena-os e repassa-os para um dispositivo de sada. Sintaxe: SORT <nome-arq> <opes> Opes: / R - ordenar decrescentemente / +n - ordenar a partir da posio n Ex.: DIR | SORT - Ordena o contedo do diretrio corrente, mostrando-o na tela. DIR > ARQDIR < SORT /R > DIRORD - Ordena o contedo do diretrio corrente, armazenado no arquivo ARQDIR, gravando-o, j ordenado, no arquivo DIRORD. c.2 - MORE - Comando que interrompe a apresentao dos dados da tela quando esta est cheia, aparecendo no final a expresso:" ... MAIS ... " Ex.: TYPE ARQ1 | MORE c.3 - FIND - Realiza a procura de um "string" de caracteres em um arquivo, relacionando no vdeo as linhas do arquivo que contm esse "string". Sintaxe: FIND <opes> "string" <nomearqs> Opes: /V - lista as linhas que no contm o STRING. /C - exibe o nmero de linhas que contm o STRING. /N - lista a numerao das linhas que contm o STRING. Ex.: FIND /V "COUNTRY" CONFIG.SYS d) Aumento na capacidade de armazenamento - Para aumentar a capacidade de armazenamento dos dados no disco, pode ser utilizado trs recursos: d.1 - Retirando arquivos desnecessrios, tais como, arquivos de dados e programas desnecessrios, arquivos temporrios, arquivos de cpias de editores ou outros softwares (backup). d.2 - Reorganizando os arquivos no disco, fazendo-os ocupar espaos contguos no disco, eliminando buracos e espaos no utilizados. O comando Chkdsk separa as unidades de alocao perdidas no disco, para posterior deleo e o comando defrag organiza os arquivos no disco, otimizando sua utilizao.

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

d.3 - Compactando o disco, executando o comando DoubleSpace. Observe que, no conveniente compactar todo o disco. Existem softwares que necessitam de rea no compacta para paginao (Ex. Windows). aconselhvel particionar o drive criando um drive lgico compactado (para softwares e programas) e outro no compactado (para dados e gerenciamento do sistema e de software). d.4 - Alm destes, outros recursos possibilitam a reduo na rea de armazenamento de dados, tais como: compactao de arquivos, unio de vrios arquivos pequenos em apenas um, etc.

1.7.- Comandos de arquivos Batch (BAT)


Arquivos no qual esto armazenados comandos que sero executados seqencialmente, sem a interferncia do usurio. Nestes arquivos podem ser utilizados comandos do DOS, utilizados no modo interativo e alguns comandos especficos de arquivo BAT, conforme descritos abaixo: a) ECHO - Permite mostrar ou no na tela o comando que est sendo executado. Permite tambm enviar mensagens para a tela. Opes:

ECHO ON - Valor default. Mostra na tela o comando que est sendo executado. ECHO OFF - No mostra na tela o comando que est sendo executado, exceto o prprio comando Echo. @ECHO OFF - No mostra na tela o comando que est sendo executado, nem mesmo o prprio comando Echo. ECHO MENSAGEM - mostra no vdeo a mensagem desejada independente do echo estar on ou off. b) FOR - Utilizado para representar "loops" de um comando onde varivel atribudo um dos valores existentes na lista de valores, para que possa ser avaliada e executado o procedimento desejado. Obs: Se na lista de valores for utilizado os caracteres * ou ? ser atribudo a varivel os nomes vlidos para os arquivos. Ex.: FOR %V IN (PROG1.DAT PROG2.DAT PROG3.DAT) DO DIR %V Neste exemplo, o comando DIR ser executado 3 vezes da seguinte forma: DIR PROG1.DAT DIR PROG2.DAT DIR PROG3.DAT FOR %%V IN (*.DAT) DO DIR %%V Neste exemplo, ser avaliado todos os arquivos que possuem a extenso ".DAT". Para cada arquivo selecionado ser listado o diretrio. c) PAUSE - Suspende temporariamente a continuidade na execuo dos comandos existentes no arquivo BAT, enviando para a tela a mensagem: "STRIKE A KEY WHEN READY...". O arquivo continuar a ser executado quando for teclado qualquer tecla, exceto <CTRL>+<C> ou <CTRL>+<BREAK> d) GOTO - Transfere o controle da execuo do arquivo BAT para a linha que contm o label especificado. Este label definido no incio da linha e precedido pelo caractere "dois pontos" (:) Obs: Sero considerados como nome de label apenas os 8 primeiros caracteres.

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Ex.:

.......... .......... .......... GOTO PULO .......... .......... PULO

e) IF - Executa, condicionalmente comando do DOS aps avaliao da condio definida. O comando permite a execuo condicional de apenas 1 comando por if. Existem 3 formas de IF. e.1) ERRORLEVEL - Avalia se o cdigo de retorno enviado pelo ltimo programa executado igual ou maior ao nmero definido no comando IF. Sintaxe: IF [NOT] ERRORLEVEL nmero <comando> Ex.: PROGRAMA IF NOT ERRORLEVEL 1 GOTO FIM ECHO DEU PROBLEMA NO ABC :FIM

O comando ECHO ser executado somente se o cdigo de retorno do programa, for maior ou igual a 1. e.2) Comparao de string - Permite a comparao de 2 strings de caracteres. Sintaxe: IF "STRING1" == "STRING2" <comando> Ex.: Arquivo COPIA.BAT IF %1 == %2 GOTO ERRO1 IF %2 == "" GOTO ERRO2 COPY %1 %2 GOTO FIM :ERRO1 ECHO NOME IGUAIS DOS ARQUIVOS A SEREM COPIADOS :ERRO2 ECHO FALTA INFORMAR PARMETROS :FIM e.3) EXIST/NOT EXIST - Permite avaliar a existncia ou no de um arquivo no diretrio corrente ou path especificado. S funciona para arquivo. Sintaxe: IF [NOT] EXIST arquivo <comando>

Ex.: Arquivo COPIA.BAT IF %1 == %2 GOTO ERRO1 IF NOT EXIST %1 GOTO ERRO2 IF %2 == GOTO ERRO3 IF NOT EXIST %2 GOTO EXECUTA ECHO ARQUIVO EXISTE CONFIRMA A DESTRUIO ECHO TECLE <CTRL>+<C> CASO NO QUEIRA SIST. BSICOS COMP.GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

PAUSE :EXECUTA COPY %1 %2 GOTO FIM :ERRO1 ECHO NOME IGUAIS DOS ARQUIVOS A SEREM COPIADOS GOTO FIM :ERRO2 ECHO ARQUIVO ORIGEM NO EXISTE GOTO FIM :ERRO3 ECHO FALTA INFORMAR PARMETROS :FIM f) SHIFT - recurso que permite a utilizao em um arquivo BAT de mais de 10 parmetros relocveis entre os valores %0 a %9. Ex.: EXEMPLO ARQ 1 %0 %0 %0 %0 %1 %1 %1 ARQ 2 %2 %2 ARQ 3 %3 SHIFT SHIFT SHIFT SHIFT

1.8- Arquivo Config.sys


Arquivo executado logo aps a carga do sistema operacional, que tem como objetivo alterar a configurao default de alguns recursos do sistema. Comandos existentes: a) BREAK - Orienta o DOS para verificar periodicamente no buffer do teclado se as teclas "Ctrl+Break" ou "Ctrl+C" foram acionadas. Este procedimento visa interromper, por solicitao do usurio, a execuo do programa. Ex.: BREAK = ON realiza a checagem BREAK = OFF no realiza a checagem (default) b) FILES: Indica a quantidade de arquivos que podem estar abertos simultaneamente. No exemplo abaixo o Sistema DOS ir controlar e utilizar simultaneamente a abertura de at 20 arquivos. Ex.: FILES = 20 c) BUFFER: Indica a quantidade de rea em memria que ser reservada para o armazenamento dos dados que sero lidos ou gravados em arquivos. No exemplo abaixo o Sistema DOS ir reservar 40 reas de buffer para os dados. Ex.: BUFFERS=40 Este nmero no dever ser muito grande pois ir reduzir o espao disponvel em memria para utilizao pelo usurio. d) COUNTRY: Especifica o formato da data e hora para um determinado pas. Ex.: COUNTRY=055 (Formato da data e hora brasileira)

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

e) DEVICE - Permite a substituio ou acrscimo das rotinas de tratamento de novos perifricos ao arquivo IBMBIOS.COM. Ex.: DEVICE = PATH onde PATH o caminho no qual est armazenada a rotina no disco. f) DEVICEHIGH - Permite carregar rotinas de tratamento de novos perifricos na memria alta. Ex.: DEVICEHIGH = PATH g) DOS - Indica a instalao do DOS na rea de memria alta, (DOS=HIGH) ou na rea de memria superior (DOS=UMB). h) REM - Indica uma linha de comentrio i) SET - Define valores das variveis de ambiente. Dentre outras, podemos ressaltar: PROMPT- especifica o formato do PROMPT do sistema. TEMP - para definir uma rea de armazenamento temporrio de alguns softwares. j) Menu - Especifica um menu de inicializao para as opes de configuraes. Este comando utilizado em conjunto com os comandos: (Este comando est disponvel a partir da verso 6.0). j.1) Menuitem - Para definir o bloco de comandos a serem executados, caso a opo seja escolhida j.2) Menudefault - Para definir os comandos a serem executados, caso no seja escolhida nenhuma Exemplo de menu de inicialiao: [Menu] menuitem = opo1 menuitem = opo2 menudefault=opodefault, nn [Common] rem Estes comandos sero executados independentes da escolha da opo comandos [opo1] rem Estes comandos sero executados caso seja escolhido a opo 1 comandos [opo2] rem Estes comandos sero executados caso seja escolhido a opo 2 comandos [opodefault] rem Estes comandos sero executados caso aps nn segundos, no for escolhido uma opo. comandos A opo escolhida no menu pode ser transferido e utilizado no arquivo AUTOEXEC.BAT, atravs da varivel de ambiente config, conforme exemplo abaixo: comandos goto %config% :opo1 rem comandos do autoexec que sero executados quando for feita esta escolha comandos goto fim SIST. BSICOS COMP.GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br Claudio Ribeiro da Silva

opo.

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

10

:opo2 rem comandos do autoexec que sero executados quando for feita esta escolha comandos goto fim :fim CONFIGURANDO UM EQUIPAMENTO PARA USO INTERNACIONAL Comandos do arquivo Config.sys COUNTRY = cdigo do pais, cdigo de caracteres preferencial, path do arquivo country.sys DEVIDE=path do arquivo display.sys con=(tipo de monitor, conjunto de caracteres de hardware, quantidade de conjunto de caracteres) Ex. COUNTRY=055,850,C:\DOS\COUNTRY.SYS DEVICE=C:\DOS\DISPLAY.SYS CON=(EGA,437,1) Obs. O tipo de monitor EGA, suporta os tipos EGA, VGA e SVGA A quantidade de conjunto de caracteres especifica quantos conjuntos de caracteres do MS-DOS, voc quer utilizar. Os cdigos 055, 850 e 437 representam os valores utilizados para configurao no formato brasileiro. Comandos do arquivo AUTOEXEC.BAT nlsfunc mode con cp prep=((conjunto de caracteres), path do arquivo de informaes de pgina de cdigo) chcp cdigo de conjunto de caracteres keyb cdigo de teclado,, path do arquivo keyboard.sys Obs. a) O comando NLSFUNC possibilita o reconhecimento pelo MS-DOS dos conjuntos de caracteres que sero utilizados. b) O comando MODE CON CP PREP busca o conjunto de caracteres desejado no arquivo de informaes de pgina de cdigo. c) Caso queira instalar mais de um conjunto de caracteres, os seus cdigos devem ser relacionados na opo prep do comando MODE separados por um espao em branco. d) O comando CHCP, torna ativo o conjunto de caracteres escolhido. e) O comando KEYB, torna ativo o conjunto de caracteres para o teclado armazenados no arquivo KEYBOARD.SYS. Exemplo: nlsfunc mode con cp prep=((850) c:\dos\ega.cpi) chcp 850 keyb 850,, c:\dos\keyboard.sys Exemplo de arquivo de configurao: REM Instalao dos programas gerenciadores de memria DEVICE=C:\WINDOWS\HIMEM.SYS DEVICE=C:\WINDOWS\EMM386.EXE RAM HIGHSCAN I=B000-B7FF

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

11

REM Instalao do sistema operacional na memria superior como extenso da memria alta DOS=HIGH,UMB REM Instalao de programas gerenciadores de perifricos adicionais na memria alta DEVICEHIGH=C:\CDROM\SGIDECD.SYS /D:MSCD000 DEVICEHIGH=C:\MMP16AB\DRIVERS\EEPROM.SYS /C8240001 DEVICEHIGH=C:\WINDOWS\COMMAND\DISPLAY.SYS CON=(EGA,,1) REM Configurao do equipamento para o formato brasileiro COUNTRY=055,850,C:\WINDOWS\COMMAND\COUNTRY.SYS

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

12

2 - SISTEMA UNIX
Sistema operacional desenvolvido na dcada de 70, tendo sido distribudo comercialmente uma verso, desenvolvida em linguagem "C", a partir da dcada de 80. utilizado em equipamentos de mdio porte e equipamento de arquitetura RISC.

2.1 - Principais caractersticas


Este sistema possui as seguintes caractersticas: a) Multiusurio b) Multiprogramvel; c) Estrutura hierrquica dos dados, possibilitando a criao de sub-diretrios, permitindo com isso desenvolver mecanismos de proteo aos dados; d) Possibilidade de redirecionamento de entrada e sada de dados. Obs: As 2 ultimas caractersticas foram introduzidas tambm pelo sistema DOS. O Sistema UNIX possui rotinas de gerenciamento de memria que utiliza a tcnica de paginao ou swapping. E rotinas de gerenciamento de processos cuja prioridade de execuo dada pelo administrador do sistema, atravs da tcnica de "time sharing" (tempo compartilhado).

2.2 - Estrutura Interna


dividido em duas partes: a) Kernell - Representa o ncleo do sistema operacional e contem todas as rotinas de gerenciamento e execuo dos programas. b) Interpretador de comandos SHELL - Armazena as rotinas de tratamento de interface do sistema, identificando e encaminhando para execuo os comandos pedidos pelo usurio.

2.3 - Gerncia de Arquivos


O sistema UNIX possui 3 tipos de arquivos: a) Arquivos Simples - So os arquivos utilizados para armazenamento de dados e programas dos usurios. b) Arquivos Especiais - So utilizados como interface entre programa de aplicao e os perifricos. c) Arquivos Diretrios - So aqueles cujo contedo formado por um conjunto de arquivos simples, especiais e diretrios. Ao realizar a formatao de um disco o sistema UNIX divide-o logicamente em blocos de 512 bytes, criando uma estrutura interna dividida em 4 partes: a) Bloco de Inicializao - Armazena o programa de carga do Sistema Operacional, contendo informaes gerais sobre o disco e caracteres de reconhecimento da formatao do mesmo pelo sistema UNIX. b) Superbloco - Contm informaes gerais sobre os arquivos existentes no disco, tais como quantidade de arquivos, espao total ocupado etc., representando um resumo das informaes constantes do disco.

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

13

c) L-Lista - Contm informaes sobre cada arquivo existente no disco, tais como nome do arquivo, data e hora de criao, identificao do dono, bites de proteo, lista de inodos etc. Existe uma l - lista para cada arquivo do disco. d) rea de Dados - rea utilizada para armazenar contedo dos arquivos. Quando o sistema realiza o acesso a um arquivo, para leitura ou gravao dos seus dados, ele transfere para a memria a lista de inodos existente na L-Lista. Esta lista uma estrutura composta por 13 ocorrncias onde esto armazenados o endereo fsico dos dados deste arquivo na rea de dados. Estas ocorrncias possuem 4 tipos de informaes: a) da ocorrncia 1 at 10 - armazena o endereo da rea de dados onde esto armazenados os 10 primeiros blocos de dados do arquivo. b) ocorrncia 11 - contm o endereo onde est armazenado um bloco indireto, que uma estrutura que armazena o endereo de at 128 blocos na rea de dados. c) ocorrncia 12 - contm o endereo de um bloco indireto duplo, que uma estrutura que armazena o endereo de at 128 blocos indiretos. d) ocorrncia 13 - contm o endereo de um bloco indireto triplo, que uma estrutura que armazena o endereo de at 128 blocos indiretos duplos. Esta estrutura de arquivos permite gerenciar at 2 megabytes de dados para cada arquivo, ficando o sistema restrito a capacidade de armazenamento do disco. Em verses atuais do Sistema UNIX existem diferentes estruturas internas do sistema de arquivo, com o objetivo de atender a maior capacidade de armazenamento.

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

14

3 - INTRODUO S REDES LOCAIS


Os computadores, em anos passado, caracterizavam-se por equipamentos de grande porte no qual estavam acoplados terminais de vdeo onde eram feitas interaes do usurio com o equipamento. Estas interaes, muitas vezes, alm de possurem alto custo de manuteno, tem grande capacidade de processamento e armazenamento, bastante superior necessidade da maioria das empresas. Com a evoluo desse quadro, surgiram os microcomputadores que, com seu baixo custo de manuteno e aquisio, possibilitou uma maior utilizao da informtica em empresas de pequeno e mdio porte. Com o uso crescente desses equipamentos, houve a necessidade de interlig-los, evitando, desta forma, duplicao de arquivos e programas. Por estas razes, surgiu a Rede Local de Computadores. Este surgimento permitiu a ligao de vrios equipamentos em um ambiente onde as distncias envolvidas so pequenas se compararmos aos grandes computadores. Esta ligao feita atravs de cabo coaxial permitindo a transferncia de informaes entre eles, gerenciado por um equipamento dedicado, chamado Servidor. Os servidores so micros dedicados que prestam servios especficos, tais como: gerncia de arquivos, impresso etc., para as demais estaes da rede. Um outro tipo de equipamento utilizado em redes locais so as estaes de trabalho (tambm conhecido como ponto de rede). Elas so equipamentos utilizados pelos usurios que processam os programas de aplicao e utilizam os servios oferecidos pelos servidores. Obs: Os servidores distinguem-se dos demais equipamentos da rede por disporem de hardware e/ou software especficos.

3.1 - Tipos de Servidores


a) Servidor de Arquivo - Tem como funo oferecer s estaes da rede um servio de armazenamento de informaes e compartilhamento de discos. Possui procedimentos que protegem os arquivos, permitindo apenas que pessoas autorizadas o utilizem. Este servidor, permite que o usurio possua uma rea em disco que seja uma extenso da existente em seu prprio equipamento, alm de permitir disponibilidades de acesso em rea comum a vrios usurios. b) Servidor de Impresso - Tem como funo oferecer s estaes de trabalho, servio de gerenciamento dos produtos a serem impressos. Com o servidor de impresso possvel compartilhar equipamentos de alta qualidade a vrios usurios, ao invs de deix-los conectados a um nico equipamento. Este servidor utiliza a tcnica de "spooling", que significa a impresso de um relatrio de um programa j encerrado apenas quando a impressora estiver liberada, enquanto isto no ocorre, este relatrio ficar aguardando sua vez de ser impresso.

c) Servidor de Comunicao - Tem por objetivo gerenciar acessos s informaes fora da rede local, armazenadas em equipamentos de grande porte na empresa ou acessar pontos fora da empresa. Este servidor necessrio para utilizar linhas pblicas ou privativas de telefonia. Para sua utilizao necessrio ter um gerenciador que possui as funes de interface com essas redes, chamado GATEWAY. Quando feita a ligao entre duas ou mais redes utilizada o conceito de "Pontes" para caracterizar este tipo de servidor de comunicao. d) Servidor de Bancos de Dados - Tem como funo armazenar o software de gerenciamento de Banco de Dados da empresa e os arquivos nele definidos, possibilitando uma centralizao desses arquivos e utilizao dos mecanismos de proteo existente no servidor de arquivo

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

15

3.2 - Principais aplicaes


A instalao de uma rede local em uma empresa visa eliminar duplicidade de software e automatizar tarefas por ela desenvolvida, otimizando e agilizando a sua execuo. Com este objetivo, instalado na rede uma srie de pacotes de uso geral, utilizado, principalmente, para a rea administrativa, reduzindo ou eliminando a manipulao de papel dentro da empresa. Este pacotes so divididos em 3 tipos: a) Correio Eletrnico - Permite a comunicao entre os usurios, utilizando a rede como meio de transmisso das mensagens. Esta forma de aplicao, associa cada usurio a um endereo de "caixa postal", onde as mensagens so armazenadas at que sejam recebidas por ele. Para este servio, o software oferece um pequeno editor de texto, comandos de manipulao das mensagens, secretria eletrnica, etc. b) Automao de Escritrio - Permite a manipulao de documentos, permitindo edit-los, receb-los e armazen-los a um custo relativamente baixo e possibilitando uma rpida recuperao quando necessrios, procurando desta forma eliminar a manipulao de papel pela empresa. Este conjunto de software permite a realizao de outras tarefas de rotina em um escritrio, tais como: confeces de planilha de clculos, agendas, etc. Por este motivo, a automao de um escritrio representa um conjunto de software administrativos, tais como: editores de textos, planilhas eletrnicas, atualizao e manipulao de agendas (telefone e de compromissos), manipulao de pequenos Banco de Dados e outros softwares adquiridos ou desenvolvidos pela empresa, visando agilizar trabalhos de secretaria. c) Aplicaes Especficas - So softwares adquiridos ou desenvolvidos pela empresa, visando atender uma rea especfica (industrial, financeira, produo, etc.). Estes softwares so armazenados na rede para possibilitar o uso simultneo por vrios usurios autorizados a manipul-lo.

3.3 - Topologias de Rede


Representa a estrutura de interconeco fsica das vrias estaes de trabalho que compem a rede. Esta interconeco definida pela localizao fsica das estaes ou pelo fluxo de informaes geradas entre elas. No caso de redes locais, estas ligaes so feitas atravs de servidores de comunicao ou de estaes de trabalho. Tipos de topologias de redes existentes: a) Malha Irregular - Estrutura bastante genrica de comunicao, onde cada estao estar ligada a um n varivel de outras estaes. Este tipo de topologia est associado a ligao de computadores a grandes distncias, onde utilizado os meios de transmisso pblica j existentes. Possui a possibilidade de definir o caminho a ser percorrido de acordo com o trfego existente no momento, exigindo da estao intermediria a deciso de escolher o melhor caminho a seguir dentre as opes, tais como: menor distncia, menor quantidade de estaes intermedirias ou menor fluxo de informaes.

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

16

Estao de trabalho

b) Estrela - Tipo de topologia em que as estaes de trabalho (chamado n secundrio) fisicamente ligado a um nico ponto de comunicao, chamado n central. Neste tipo de topologia, todo o trfego da rede e todas as decises de direcionamento das mensagens so centralizadas neste n central. Tem como desvantagem a vulnerabilidade da rede, pelo fato de que se houver algum problema neste equipamento toda a rede fica parada, alm disso, pode haver uma sobrecarga na sua utilizao. Este tipo de topologia mais utilizada em equipamento de grande porte.

Interface ou n de comunicao

c) Anel - Tipo de topologia em que as estaes esto interligadas em srie, formando uma malha fechada, atravs de par tranado, cabos coaxiais ou fibra tica, sem a necessidade de um n central para direcionar as informaes, que circulam por um nico sentido, passando por cada estao, at chegar ao seu destino, reconhecido atravs de seu endereo. Este tipo de topologia indicado para ambientes de redes locais, por apresentar confiabilidade e desempenho melhores que a topologia estrela. Mecanismos de segurana foram desenvolvidos para que, se uma estao no "passar" adiante a informao, a rede no deixar de funcionar.

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

17

d) Barramento - Tipo de topologia em que as estaes de trabalho esto interligadas, existindo, porm, uma estao incio e uma estao trmino, que no so ligadas diretamente. Nesta topologia, no existe o n central, sendo as mensagens identificadas pela prpria estao. Caso uma estao deixe de funcionar, no haver interferncia no funcionamento da rede, bastando deslig-la. Tambm muito utilizada em ambientes de redes locais.

e) Configuraes hbridas - So associaes de caractersticas de duas topologias com objetivo de superar restries existentes em cada uma delas, tais como incompatibilidade tecnolgica com o meio de transmisso, dificuldades de manuteno e operao, confiabilidade, limitao de alcance e nmero de estaes, etc. Alguns tipos de Configuraes hbridas: e.1) Anel-Estrela - Configurao hbrida que se baseia na ligao das estaes no formato semelhante ao anel, porm a ligao entre as estaes passam por um n central que gerencia o trfego dessas informaes. Estas configurao visa eliminar aspectos de manuteno da rede.

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

18

e.2) Barramento-Estrela - o tipo de configurao em que a interconeco das estaes semelhante a topologia de barramento, enquanto que os suportes fsicos e o gerenciamento do n de comunicao centralizado como na topologia Estrela.

e.3) Multianel - Caracteriza-se por duas estruturas de anel unidas atravs de um n central. Uma estrutura de anel pode se interligar a vrias outras estruturas.

e.4) Estrela-Anel - Este tipo de configurao se caracteriza pela interligao em um nico n de comunicao de vrias estruturas em anel.

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

19

e.5) - rvore de Barramento - a configurao que se caracteriza pela interligao de duas estruturas de barramento atravs do n repetidor. Uma estrutura de barramento pode estar interligada a vrias outras estruturas.

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

20

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

21

4 - INTRODUO AO SISTEMA OPERACIONAL NETWARE


O sistema operacional NetWare, de ambiente de redes locais, utilizado na rede Novell, tem como objetivo gerenciar a comunicao de dados entre vrios os computadores que compem a rede (Servidores e Estaes de Trabalho). instalado no servidor de arquivo, para realizar o controle de acesso e os nveis de segurana do sistema.

4.1- Tipos de usurios da rede:


a) Supervisor - So aqueles que tem acesso integral a todos os utilitrios do NetWare e a todos os arquivos existentes no servidor. Os supervisores so responsveis pelo gerenciamento e monitoramento da operacionalidade da rede, alm de permitir e cancelar acessos a usurios e aplicativos. b) Operadores - So aqueles que possuem privilgios adicionais, para utilizar alguns utilitrios do NetWare, que ir permitir o monitoramento de um servidor. c) Gerente - So os responsveis por um projeto ou funo, recebendo e alocando os recursos recebidos para este projeto ou funo. d) Usurio - So aqueles que utilizam os recursos da rede para realizarem suas tarefas. Usam as estaes de trabalhos e possuem direitos de acesso restrito apenas aos seus prprios arquivos e alguns aplicativos. e) Guest - um tipo especial de usurio. Ele no possui senha de acesso, e tem permisso apenas para utilizar os recursos bsicos da rede. utilizado para permitir que pessoas no autorizadas possam utilizar este recursos. Este usurio pode ser modificado e at mesmo eliminado da rede, se o supervisor desejar. Os usurios podem, e devem, colocados em grupos. Um grupo criado para permitir o compartilhamento de dados. Os grupos so normalmente divididos de dois modos: a) por funo - inclui os usurios que realizam uma tarefa especfica, tais como: Editor de texto, planilha eletrnica, etc. b) por projeto - inclui os usurios que trabalham em um determinado projeto (aplicao).

4.2 - Regras de Proteo:


As redes locais, por permitir que os usurios compartilhem o mesmo disco rgido (Servidor de Arquivo), deve fornecer mecanismos de proteo aos dados evitando, desta forma, a destruio, acidental ou intencional, de dados de outros usurio. Para isto, o sistema NetWare fornece mecanismos de proteo aos dados em diversos nveis, que ir garantir a confiabilidade e segurana integridade das informaes e da prpria rede, conforme descritos abaixo: a) Segurana de conexo - Consiste no fornecimento pelo usurio da sigla e senha ativa no servidor. Caso haja problemas na identificao de alguns destes itens, a conexo no ser realizada. O sistema NetWare identifica atravs da sigla, os recursos de cada usurio. b) Segurana de consrcio - Consiste em fornecer ao usurio direitos de leitura e/ou gravao em um determinado diretrio. c) Segurana de diretrio - Consiste em fornecer ao usurio direitos de usar um determinado diretrio, permitindo conceder ou revogar direitos de uso em um diretrio individual.

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

22

d) Segurana de atributos de arquivo e diretrio - Determina se o arquivo ou diretrio pode ser lido, atualizado, excludo ou compartilhado. Estas seguranas impedem que usurios no autorizados acessem rede, ou no mximo, use-a como usurio GUEST, e os autorizados fiquem com suas aes controladas.

4.3 - Realizando a conexo

Para realizar a conexo de uma estao de trabalho no servidor de arquivo, necessrio instalar dois softwares que sero responsveis pela comunicao. Estes software so instalados na estao, independentes do seu sistema operacional e faro a sua ligao aos servidor. O primeiro software a ser instalado ser o IPX.COM, representando a colocao na memria da estao do conjunto de comandos utilitrios do NetWare. A instalao seguinte ser o shell, chamado NETx.COM (onde "x" representa a verso do DOS utilizada), que ser responsvel pela identificao da localizao das tarefas a serem realizadas (local ou remota), identificando a necessidade de usar os recursos do DOS ou do NetWare. Estas instalaes permitir ao servidor da rede reconhecer a estao de trabalho, possibilitando a conexo do usurio. Esta conexo feita atravs do comando Login, que possibilitar a abertura de uma sesso de trabalho em qualquer servidor que ele esteja cadastrado, conforme descrio abaixo: Login [nome do servidor]\[nome do usurio] onde: nome do servidor - indica o servidor no qual o usurio deseja realizar a conexo. nome do usurio - indica a identificao do usurio no servidor. Obs: Caso o usurio no digite o nome do servidor, haver a abertura da sesso de trabalho no servidor default. Aps a digitao do comando login, fornea ao sistema a sua senha de acesso, que representa um dos itens de segurana da rede. Esta senha dever ser pessoal e intransfervel. O sistema NetWare far a validao da senha digitada, verificando se est correta, e executar o System Login Script, que representa um conjunto de comandos de configurao pertencentes ao servidor definidos pelo supervisor, que permitir mapear drives e atribuir valores variveis de todos os usurio que realizarem conexo este servidor. Aps esta execuo, ser acionado o User Login Script que representa outros comandos de configurao definidos pelo usurio. O User Login Script representa uma configurao particular que o usurio realiza no seu ambiente. Os comandos podero ser do prprio NetWare ou DOS e variveis de conexo e ambiente. O NetWare cria a possibilidade de criao de sesses secundrias. Estas sesses representa a conexo em outro servidor, sem encerrar a original. Neste caso, o usurio fica conectado em dois servidores simultaneamente. Este recurso til quando se deseja transferir dados de um servidor para outro. Esta conexo feita atravs do comando attach, cuja sintaxe semelhante do Login, exceto quanto ao servidor default, conforme descrito abaixo: attach [nome do servidor]\[nome do usurio] Obs.: Caso o usurio no tenha sigla no servidor que deseja realizar a conexo, poder utilizar o usurio GUEST, porm deve sempre lembrar que o nvel de autorizao desde usurio no servidor extremamente baixo. Para encerrar uma sesso em um servidor de arquivo, deve ser utilizado o comando logout, que possui a seguinte sintaxe: logout [nome do servidor] onde: nome do servidor - identifica o servidor que dever ser feita a desconexo. Caso no seja informado este parmetro, sero encerradas todas as conexes abertas simultaneamente.

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

23

4.4 - Alguns utilitrio do NetWare


a) SYSCON - Permite ao usurio obter diversas informaes a respeito da configurao e identificao do sistema, permite configurar o ambiente e informaes sobre outros usurios, etc. Para utiliza-lo basta aciona-lo, executando-o (SYSCON), que ir surgir as seguintes opes: a.1) Accounting - Permite saber em quais servidores o sistema de contabilidade da rede est instalado e os valores das tarifas cobradas por cada servio. a.2) Change Current Server - Permite a abertura e encerramento de sesses secundrias em outros servidores. Semelhante ao comando Attach e logout, desde que especificando o servidor. a.3) File Server Information - Permite obter informaes sobre um determinado servidor, tais como: Verso do NetWare, nmero de conexes permitidas, nmero de conexes ativas, etc. a.4) Group Information - Permite visualizar informaes sobre um determinado grupo de usurios, tais como: nome, usurios que o compem, direitos associados, etc. a.5) Supervisor Options - Rene um conjunto de opes de uso restrito ao supervisor. a.6) User Information - Rene um conjunto de opes que listar todas as informaes sobre os usurios da rede, conforme demonstra os itens abaixo: a.6.1) Account Balance - Exibe os limites de crditos e a situao da conta do usurio, quando as funes de contabilizao do sistema so usadas. a.6.2) Account Restrictions - Gerencia a conta e as restries de conexo definidas pelo supervisor ao usurio. a.6.3) Change Password - Possibilita a troca da senha do usurio. a.6.4) Full Name - Permite a consulta e atualizao do nome completo do usurio. a.6.5) Groups Belonged to - Permite a consulta e atualizao dos grupos a que o usurio pertence. a.6.6) Login Script - Permite a edio do User login script. a.6.7) Other Informations - Exibe informaes diversas sobre o usurio, tais como: data e hora da ultima sesso aberta, espao em disco que est autorizado a utilizar e o efetivamente utilizado, etc. a.6.8) Security Equivalences - Lista a que grupos ou usurios sua identificao equivalente em termos de segurana. Usado como mecanismo de segurana. a.6.9) Station Restrictons - Permite definir as localizaes fsicas limites, a partir das quais um usurio poder se conectar. a.6.10) Time Restrictions - Permite definir restries de tempo para cada ligao do usurio. a.6.11) Trustee Assignments - Permite relacionar os diretrios que o usurio poder utilizado. Usado, pelo supervisor, para estabelecer regras de segurana da rede. Obs.: Caso o usurio consultado no seja aquele que realizou a conexo, ser listado apenas o nome completo e os grupos a que pertence.

b) SESSION - Permite ao usurio mapear e manipular drives locais, de rede e de busca, enviar mensagens a usurios e grupo de usurios e obter informaes sobre as sesses existentes. b.1) Change Current Server - Idntica ao comando SYSCON. b.2) Drive Mappings - Permite consultar e atualizar os drives da rede.

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

24

b.3) Group List - Permite consultar os grupos existentes na rede e enviar mensagens para todos os usurios que pertenam a um determinado grupo. b.4) Search Mappings - Permite consultar e atualizar os drives de busca. b.5) Select Default Drive - Permite selecionar o drive default de utilizao. b.6) User List - Permite ver quais os usurios esto com sesso ativa. b.7) Drive da rede - Mapeamento realizado pela rede para associar uma letra, identificando um drive, a um nome de diretrio. Esta letra dever qualquer uma do alfabeto, a partir da letra G. O NetWare permite a criao de 21 drives de rede do total de 26 disponveis. b.8) Drive de busca - So mapeamentos feitos de forma Idntica ao drive de rede, porm, permite que o usurio execute arquivos que no estejam no diretrio corrente. Estes drives so anexados ao PATH do DOS. Obs.: A atualizao e consulta aos drives mapeados pode ser feita atravs do comando MAP.

c) FILER - Permite ao usurio consultar e atualizar os atributos associados a volumes, diretrios e arquivos. Estes atributos, dados pelo supervisor, representa os direitos de acesso (trustee) que cada usurio possui a cada arquivo. c.1) Current Directory Information - Permite obter os seguintes dados sobre o diretrio: proprietrio (Owner), data e hora de criao, direitos, atributos, etc. c.2) Directory contents - Exibe os arquivos e sub-diretrios existentes no diretrio corrente. Permite realizar operaes com o arquivo selecionado, tais como: copiar, mover, ver o contedo, etc. c.3) Select Current Directory - Permite selecionar um diretrio como default. c.4) Set Filer Options - Permite otimizar o comando, alterando alguns de seus atributos. c.5) Volume Information - Permite obter informaes sobre o servidor de arquivo, tais como: nome, tipo, espao disponvel, etc.

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

25

1 - SISTEMA DOS................................................................................................................................................. 2 1.1 - Principais caractersticas ............................................................................................................................ 2 1.2 - Estrutura interna ......................................................................................................................................... 2 1.3 - Modos de operao..................................................................................................................................... 2 1.4 - Gerncia de Arquivo................................................................................................................................... 3 1.5 - Gerncia de memria.................................................................................................................................. 3 1.6 - Recursos adicionais do DOS ...................................................................................................................... 4 1.7.- Comandos de arquivos Batch (BAT).......................................................................................................... 6 1.8- Arquivo Config.sys...................................................................................................................................... 8 2 - SISTEMA UNIX............................................................................................................................................. 12 2.1 - Principais caractersticas .......................................................................................................................... 12 2.2 - Estrutura Interna ....................................................................................................................................... 12 2.3 - Gerncia de Arquivos ............................................................................................................................... 12 3 - INTRODUO S REDES LOCAIS............................................................................................................ 14 3.1 - Tipos de Servidores.................................................................................................................................. 14 3.2 - Principais aplicaes ................................................................................................................................ 15 3.3 - Topologias de Rede.................................................................................................................................. 15 4 - INTRODUO AO SISTEMA OPERACIONAL NETWARE..................................................................... 21 4.1- Tipos de usurios da rede: ......................................................................................................................... 21 4.2 - Regras de Proteo: .................................................................................................................................. 21 4.3 - Realizando a conexo ............................................................................................................................... 22 4.4 - Alguns utilitrio do NetWare ................................................................................................................... 23

NDICE

SIST. BSICOS COMP.-

GEEK BRASIL - http:/www.geekbrasil.com.br

Claudio Ribeiro da Silva

You might also like