You are on page 1of 5

UPE 2012 Texto 1 (questes de 01 a 05) Um livro para um tempo de mltiplas vozes 1 Livros foram, at hoje, a forma mais

eficaz que a humanidade encontrou para absorver, armazenar e transmitir conhecimento. Eles se tornaram, ao longo da histria, um meio de mitigar os limites de memria, inteligncia e imaginao de cada um dos nossos crebros. Lineares como o passar do tempo. Portteis como nossas roupas. ntimos como o pensamento. Houve quem quisesse queimlos em nome de crenas polticas ou religiosas, quem quisesse transform-los em tecnologia obsoleta e mesmo quem tentasse proclamar sua irrelevncia no frentico mundo moderno. Mas os livros resistiram a todo tipo de ameaa e intemprie. Nunca se publicou tanto como hoje, nunca se venderam tantos livros. 2 Eis, ento, que a to festejada revoluo digital, depois de abalar os negcios da msica, das imagens e naturalmente das notcias, se abate sobre o universo dos livros. Sim, verdade que um tablet como o iPad no tem aquele delicioso cheiro de papel. Mas, se voc tiver as mesmas limitaes oculares que o autor deste texto, sentir o indescritvel prazer de aumentar o tamanho da letra paratornar a leitura mais confortvel. Ou de comprar um livro digital sem sair de casa e, em questo de minutos, ler o maior poema do sculo XX, The Waste Land, de T. S. Eliot, ao mesmo tempo em que escolhe se prefere ouvi-lo recitado pelo prprio autor ou por alguma dentre as outras tantas interpretaes disponveis. E no futuro ainda haver, no novo formato, dezenas de compensaes de outra natureza para a falta do cheiro do papel. Pelo menos essa a promessa trazida por algo to intangvel quanto o contedo dos livros mas, ao contrrio dele, dinmico e cambiante: os programas de computador. 3 Estaramos, ento, prestes a testemunhar a lenta derrocada dos livros impressos, derrubados gradualmente pelos softwares interativos para as tabuletas digitais? Difcil fazer previses. O tempo continuar linear. O pensamento, talvez no. Mas as palavras continuaro sendo escritas e lidas, provavelmente, umas aps as outras recurso de que nem Eliot conseguiu se desfazer para fazer ecoar as mltiplas vozes de seu poema. Rupturas sero a provncia de criadores geniais como ele ou dosprogramadores que tornaram sua obra-prima mais acessvel s novas geraes, por meio dessa nova forma de absorver, armazenar e transmitir conhecimento. Tomara que ela perdure tanto quanto o livro.
GUROVITZ, Helio. Carta do Diretor de Redao. Revista poca. Disponvel em: http://cbld.com.br/blog/2011/07/umlivropara- um-tempo-de-multiplas-vozes/Acesso em 22 de jul. 2011. (com adaptaes)

01. De acordo com o contedo do texto 1, CORRETO afirmar que A) com o passar do tempo, certamente os livros impressos sero substitudos graas ao desenvolvimento e ao aperfeioamento de softwares de leitura para tablets. B) no passado, os livros foram importantes por veicularem crenas polticas ou religiosas; hoje, no frentico mundo moderno, so considerados artefatos irrelevantes. C) embora a revoluo digital tenha chegado ao universo dos livros, prticas de escrita e leitura continuaro a existir. D) alguns programas de computador conseguem imitar o cheiro do papel, tornando tablets como o iPad bastante semelhantes aos livros impressos. E) devido revoluo digital, livros digitais podem ser comprados sem precisarmos sair de casa, ao contrrio dos livros impressos. 02. Quanto aos aspectos semnticos do vocabulrio empregado no texto 1, analise o significado que as palavras destacadas assumem no texto e marque V para verdadeiro ou F para falso. ( ) tecnologia obsoleta (1 pargrafo) tecnologia avanada ( ) as mesmas limitaes oculares (2 pargrafo) as mesmas limitaes de viso ( ) as outras tantas interpretaes disponveis (2 pargrafo) as outras tantas explicaes disponveis ( ) dezenas de compensaes de outra natureza (2 pargrafo) dezenas de compensaes de outra espcie ( ) a lenta derrocada dos livros impressos (3 pargrafo) a lenta evoluo dos livros impressos Assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA. A) F, V, V, V, F. B) F, V, F, V, F. C) V, F, V, F, V. D) V, V, V, F, F. E) F, V, F, V, V.

03. No texto 1, o livro apresentado como algo de especial importncia para a humanidade. Assinale a alternativa em que o adjetivo selecionado pelo autor indica essa valorizao do livro. A) acessvel (3 pargrafo) B) cambiante (2 pargrafo) C) dinmico (2 pargrafo) D) intangvel (2 pargrafo) E) linear (3 pargrafo) 04. Sobre os recursos lexicais e gramaticais que promovem a coeso e a coerncia do texto, analise as afirmativas a seguir: I. No fragmento Lineares como o passar do tempo. Portteis como nossas roupas. ntimos como o pensamento. (1 pargrafo), o paralelismo favorece no s a progresso e continuidade do texto mas tambm garante qualidade esttica linguagem. II. O recurso da repetio da palavra livro, ao longo dos trs pargrafos, responsvel por tornar o texto circular, isto , suas ideias avanam em ritmo lento. III. O fato de o fragmento absorver, armazenar e transmitir conhecimento aparecer no incio do 1 pargrafo e no final do 3 evidencia um processo coesivo eficiente que fecha a ideia principal defendida ao longo do texto. IV. Um conceito que perpassa o texto, a historicidade do livro, desenvolvido por meio de vocabulrio relacionado ao campo semntico tempo, como se pode ver em palavras como hoje (1 pargrafo), ento (2 pargrafo), futuro (2 pargrafo). V. A promessa a que se refere o fragmento essa a promessa (2 pargrafo) ler o maior poema do sculo XX, The Waste Land, de T. S. Eliot. Esto CORRETAS A) I, II e III. D) I, III e V. B) I, II e IV. E) II, IV e V. C) I, III e IV. 05. No fragmento Tomara que ela perdure tanto quanto o livro (3 pargrafo), o pronome destacado retoma o segmento A) a promessa. B) a lenta derrocada dos livros C) a provncia. D) sua obra-prima. E) essa nova forma de absorver, armazenar e transmitir conhecimento. Texto 2 (questo 06)

QUINO. Toda Mafalda: da primeira ltima tira. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

06. Assinale a afirmativa CORRETA a respeito do texto 2. A) O humor do texto reside na crtica sarcstica que a garota faz ao homem; este, por no possuir o hbito de ler, no consegue dar andamento leitura do livro. B) A principal reflexo que o texto proporciona diz respeito falta de tempo que acomete o ser humano, o que justifica as interrupes constantes do personagem durante o ato da leitura. C) Ponto central do texto a sugesto da capacidade que os livros tm de nos deixar ausentes do mundo real, fato ilustrado quando o homem ignora a interveno verbal da garota. D) A piada se constri com base na crtica descabida que a garota faz ao homem, revelando, dessa forma, desconhecer os modos de ler prprios de certos livros de consulta. E) O humor do texto pode ser explicado metaforicamente valendo-se do seguinte provrbio: os melhores perfumes esto nos menores frascos. Texto 3 (questes de 07 a 10) Uma gerao descobre o prazer de ler Ler obras juvenis ou best-sellers apenas o comeo de uma longa e produtiva convivncia com os livros. Essa a lio que anima os jovens a se aventurarem na boa literatura atual e nos clssicos. Bruno Mier 1 Em janeiro, a universitria Iris Figueiredo, de 18 anos, anunciou em seu blog a inteno de organizar encontros para discutir clssicos da literatura. A ideia era reunir jovens que estavam cansados de ler as sries de fico que lideram as vendas nas livrarias e passar a ler obras de grandes autores. Trinta respostas chegaram rapidamente. No ms seguinte, o evento notvel de Iris comeou: vinte adolescentes procuraram uma sombra no Museu de Arte Contempornea de Niteri cada um com seu exemplar de Orgulho e Preconceito, da inglesa Jane Austen, debaixo do brao e sentaram-se para conversar. Durante duas horas, leram os trechos de sua preferncia, analisaram a influncia da autora sobre escritores contemporneos (descobriram, por exemplo, que certas frases do romance foram emuladas em dilogos da srie O Dirio de Bridget Jones, de Helen Fielding) e destrincharam os dilemas pelos quais passaram a vivaz Elizabeth Bennett e o arrogante Mr. Darcy, os protagonistas do romance. 2 Iris se entusiasma ao falar do sucesso de suas reunies que j abordaram ttulos como O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, 1984, de George Orwell, e Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca. Desde pequena, ela boa leitora. Mas foi s ao descobrir a srie Harry Potter que se apaixonou pela leitura e a transformou em parte central de seu dia a dia. Quando a saga do bruxinho virou mania entre as crianas e os adolescentes, uma dcada atrs, vrios cticos apressaram-se em decretar que esse seria um fenmeno de resultados nulos. Com o eminente crtico americano Harold Bloom frente, argumentavam que Harry Potter s formaria mais leitores de Harry Potter os livros da inglesa J. K. Rowling seriam incapazes de conduzir a outras leituras e propiciar a

evoluo desses iniciantes. Jovens como Iris desmentem essa tese de forma cabal. Ler prazer. E, uma vez que se prova desse deleite, ele mais e mais desejado. Basta um pequeno empurrozinho como o que a universitria ofereceu por meio do convite em seu blog para que o leitor potencial deslanche e, guiado por sua curiosidade, se aventure pelos caminhos infinitos que, em 3 000 anos de criao literria, incontveis autores foram abrindo para seus pares. (...)
Revista Veja, edio 2217, 18 de maio de 2011, p. 98-108. (com adaptaes)

07. Sobre o modo como se organiza o texto 3 e os tipos textuais utilizados na sua composio, leia as afirmativas a seguir: I. O subttulo, recurso bastante comum em certos gneros jornalsticos, amplia a informao apresentada no ttulo e sintetiza os contedos fundamentais do texto. II. Expresses temporais ajudam a organizar as sequncias narrativas no 1 pargrafo, em que so apresentados os passos dados pela adolescente at a realizao de seu primeiro encontro literrio. III. Pode-se dizer que o texto no apresenta traos argumentativos, pois est situado entre a narrao de fatos ao longo do tempo e a descrio dos encontros literrios e da paixo de Iris Figueiredo pela leitura. IV. A tese de que leitores de Harry Potter no conseguem investir em outro tipo de literatura e evoluir em suas prticas de leitura ratificada pelo depoimento da adolescente. V. O texto tem carter eminentemente cientfico, por expor com objetividade e rigor formal dados sobre o comportamento do adolescente brasileiro. Est CORRETO o que se afirma em A) I e II. B) I e IV. C) II e IV. D) II, III e V. E) III e V. 08. Ao longo do texto 3, so utilizadas palavras e expresses que ajudam a promover a coeso e a construir os efeitos de sentido pretendidos. Em relao ao uso desses recursos, assinale a afirmao CORRETA. A) Nos trechos a universitria [...] anunciou em seu blog a inteno de organizar encontros para discutir clssicos da literatura (1 pargrafo), a expresso sublinhada indica finalidade e pode ser substituda pelo conectivo com o intuito de, sem prejuzo sinttico-semntico. B) No fragmento leram os trechos de sua preferncia (1 pargrafo), o pronome possessivo retoma a inglesa Jane Austen, autora do livro Orgulho e Preconceito. C) No fragmento destrincharam os dilemas pelos quais passaram a vivaz Elizabeth Bennett e o arrogante Mr. Darcy (1 pargrafo), a expresso sublinhada, embora esteja no plural, pode ser substituda pelo pronome relativo que, sem prejuzos norma padro escrita. D) No fragmento Iris se entusiasma ao falar do sucesso de suas reunies que j abordaram ttulos como [...] (2 pargrafo), o relativo sublinhado pode ser substitudo por o qual, concordando com o ncleo sucesso. E) No trecho Desde pequena, ela boa leitora. Mas foi s ao descobrir a srie Harry Potter que se apaixonou pela leitura (2 pargrafo), a conjuno sublinhada indica oposio e pode ser substituda, sem necessidade de alterao morfossinttica no enunciado, pelo conectivo Embora. 09. Sobre as relaes de concordncia verbo-nominal no texto 3, e considerando o que prescreve a norma padro do portugus, leia as seguintes consideraes: I. No fragmento Ler obras juvenis ou best-sellers apenas o comeo (subttulo), o padro de concordncia verbal respeita a prescrio da gramtica normativa em relao aos ncleos do sujeito unidos pela conjuno ou, indicativa de excluso. II. O padro de concordncia verbal pode auxiliar na identificao do responsvel pela ao verbal em casos de sujeito elptico, como no trecho descobriram, por exemplo, que certas frases do romance foram emuladas em dilogos da srie O Dirio de Bridget Jones [...] (1 pargrafo). III. Conforme a prescrio gramatical, no trecho e destrincharam os dilemas pelos quais passaram a vivaz Elizabeth Bennett e o arrogante Mr. Darcy (1 pargrafo), a forma verbal sublinhada admite, tambm, a forma singular. IV. No trecho Com o eminente crtico americano Harold Bloom frente, argumentavam que Harry Potter [...] (2 pargrafo), a flexo de terceira pessoa do plural admitida, tendo em vista um sujeito que no se conhece ou no se quer declarar. V. Na estrutura E, uma vez que se prova desse deleite, ele mais e mais desejado (2 pargrafo), a forma verbal destacada obedece gramtica padro, que preconiza a harmonia sinttica entre verbo e sujeito apassivado (desse deleite). Esto CORRETAS A) I e II. B) I, II e V.

C) II e III.

D) III e IV.

E) III, IV e V.

10. Quanto aos efeitos de sentido decorrentes da pontuao empregada no texto 3, considere as afirmaes a seguir: I. Recurso recorrente ao longo do texto, o travesso pode, em certas passagens, ser corretamente substitudo por parnteses. II. Outra possibilidade de pontuar corretamente o 2 perodo do 1 pargrafo : A ideia era reunir jovens, que estavam cansados de ler as sries de fico, que lideram as vendas nas livrarias [...]. III. No trecho No ms seguinte, o evento notvel de Iris comeou: vinte adolescentes procuraram [...] (1 pargrafo), os dois pontos podem ser substitudos por conjunes explicativas, como pois e porque. IV. Outra forma de se pontuar o 1 perodo do 2 pargrafo : Iris se entusiasma ao falar do sucesso de suas reunies, que j abordaram ttulos como: O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde; 1984, de George Orwell; e Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca. V. O enunciado Jovens como Iris desmentem essa tese de forma cabal. (2 pargrafo) pode tambm ser pontuado da seguinte forma: Jovens como Iris, desmentem essa tese de forma cabal.. Est CORRETO o que se afirma em A) I e III. B) I e IV. C) II e IV.

D) II e V.

E) II, III e V.

You might also like