You are on page 1of 11

Comunicao e Expresso na Era da Internet

Joo Mattar

REGNCIA
Introduo
Os termos de uma orao so, em geral, interdependentes. A relao que se estabelece entre duas palavras, quando uma serve como complemento da outra, denomina-se regncia. A palavra dependente a regida, e o termo ao qual ela se subordina, regente (que correspondem em geral a verbos, substantivos e adjetivos). Essas relaes de regncia podem ser determinadas pela ordem dos termos na orao, por preposies ou por conjunes subordinativas.

Regncia Verbal
Os verbos dividem-se em transitivos e intransitivos. Os transitivos podem ser diretos (quando so seguidos por objeto direto, normalmente no preposicionado), indiretos (quando seguidos de objeto indireto, preposicionado) ou ainda os dois: Verbo intransitivo (I): O avio decolou. Verbo transitivo direto (TD): Eu comprei um chocolate. Verbo transitivo indireto (TI): Eu gosto de voc. Transitivo direto e indireto (TDI): Eu indiquei um funcionrio para o RH. Alguns verbos exigem o uso de algumas preposies especficas. A regncia desses verbos pode ser estudada por uma leitura atenta de seus significados no dicionrio ou em manuais de regncia verbal. Erros de regncia verbal dificilmente sero identificados por corretores gramaticais. Assim, vale a pena estudar a regncia de alguns verbos que normalmente geram equvocos. Muitas vezes, o mesmo verbo, quando utilizado com objeto direto ou indireto, tem significados distintos, como aspirar: intransitivo (inspirar, respirar, soprar) transitivo direto (inalar, inspirar, respirar) transitivo indireto: aspirar a (desejar ardentemente, fazer votos por) No caso de dvidas sobre a regncia de algum verbo, uma simples consulta a um dicionrio pode resolver o problema. Existem, de qualquer forma, tambm dicionrios especficos apenas de regncia verbal. Nos dois casos, os diferentes sentidos dos verbos, em funo do uso ou no de preposies, so registrados. Um dos problemas com regncia que o uso diferente das regras tem forado a alterao dessas prprias regras, e inclusive muitos gramticos comeam a aceitar oraes como: Aspiro uma profisso melhor, j que aspirar aqui seria paralelo a almejar, por exemplo, que pode se conjugar sem preposio, com objeto direto. Ou seja, o uso errado tem alterado as prprias regras da lngua. Como veremos, justamente muitos dos usos errados mais comuns j so aceitos por muitos gramticos como pertencentes lngua portuguesa. Portanto, estudar regncia verbal significa aprender uma norma culta mas, ao mesmo tempo, ter conscincia que esta norma tem sido alterada, o que veremos caso a caso. Vejamos alguns verbos bastante usados, especificamente nos seus sentidos que podem gerar dvidas em relao regncia. No abordamos verbos, como atender, avisar, chamar, confraternizar[-se], contribuir [com isso para aquilo], custar,
p.

48

Comunicao e Expresso na Era da Internet

Joo Mattar

favorecer (TD), iniciar[-se], namorar [com], querer [a algum], reclamar, recorrer, sentar a (ou em), sobressair[-se], socorrer[-se], suceder etc, que ou so pouco usados em alguns sentidos, ou indiscriminadamente utilizados com ou sem preposio, ou com diferentes preposies, ou em formas pronominais ou no-pronominais, ou ainda em vrias outras combinaes que, em geral, no costumam gerar erros:

Agradar
Agradar (acariciar, afagar) - TD: Eu agrado meus filhos. Agradar a (satisfazer, contentar) TI: Suas atitudes no agradaram aos professores. Entretanto, bastante comum o uso sem preposio, neste sentido.

Agradecer
Agradecer (mostrar-se grato por) - TD: Eu agradeo a ateno. Agradecer a (demonstrar gratido a) - TI: Vou agradecer ao professor. Mas tambm comum a construo sem a preposio, neste sentido. Agradecer algo a algum (demonstrar gratido a algum) - TDI: Vou agradecer a Deus a graa alcanada. tambm comum a construo com duas preposies, neste sentido: ... pela graa alcanada.

Assistir
Assistir (prestar assistncia a, ajudar, socorrer) TD: A equipe mdica assiste os feridos. Assistir a (presenciar, comparecer) TI: Assisti ao jogo de futebol. Entretanto, usado com freqncia tambm sem preposio, neste sentido. Tem ainda o sentido, pouco comum, de residir (assistir em TI). Usa-se tambm, apenas na terceira pessoa do singular, no sentido de caber ou competir (assistir a TI): O direito assiste ao ru.

Chegar (e demais verbos de movimento)


Chegar a (indicando movimento) TI: Ele chegou a So Paulo. Entretanto, muito comum o uso da preposio em, neste sentido: Ele chegou em So Paulo. Chegar em (tempo) TI: Ele chegar em uma hora. As mesmas regras valem para os demais verbos de movimento: ir, levar, descer, subir etc.: Ele foi ao banheiro. seria o correto, mas comum a construo: Ele foi no banheiro.

Comunicar
Comunicar algo a algum TDI: Comuniquei a deciso aos funcionrios. Apesar de ser considerado por muitos um erro grave, a forma comunicar algum sobre [ou de] alguma coisa comum: Comuniquei os funcionrios sobre a [ou da] deciso. H tambm o sentido de comunicar-se com: Os computadores comunicam-se com as impressoras sem fio.

p.

49

Comunicao e Expresso na Era da Internet

Joo Mattar

Emprestar
Emprestar algo a [ou para] algum (ceder por emprstimo) TI: Emprestei o livro ao meu colega. considerado um erro gramatical o uso de emprestar [de] no sentido de tomar emprestado, apesar de comum: Ele emprestou os livros de seus colegas.

Esquecer/Lembrar
Esquecer alguma coisa (no recordar, deixar de lado, perder a lembrana de) TD: Eu esqueci tudo o que aprendi na aula. Da mesma forma: Lembrei a passagem do ano. Entretanto, so comuns e j aceitas as formas esquecer de e lembrar de. Esquercer-se de TI: Ele se esqueceu de mim. Ou: Ele se lembrou de mim. Entretanto, comum, principalmente quando o complemento do verbo uma orao, a construo sem a preposio de: Voc se esqueceu que hoje no tem aula? Ele se lembrou que no ano passado no houve campeonato. H diversas outras construes, como lembrar algum de alguma coisa e lembrar alguma coisa a algum.

Gostar
Gostar de TI: Eu gosto da minha prima. A pessoa de quem ele gosta. Porm, quando o complemento do verbo uma orao, ou quando o que vem precedido do pronome o, so muito comuns e aceitas as construes sem a preposio de: Eu gosto que voc me faa carinho. O pas que mais gosto a Frana. Este CD o que mais gosto. Existe ainda a construo gostar-se: Eles se gostam.

Implicar
Implicar (ter como implicao, acarretar) TD: Este cargo implica uma grande responsabilidade. Entretanto, provavelmente por sugesto do verbo resultar em, ocorre tambm com a preposio em: O atraso implicar em punio., construes que j so aceitas por muitas gramticas. Existem ainda os sentidos de mostrar-se irritado (implicar com) e comprometer (implicar fulano de tal [em algo]).

Ir
As lies gramaticais recomendam que, por se tratar de um verbo de movimento, utilizem-se as preposies a ou para, mas comum o uso de preposio em: Eu vou na faculdade.

Obedecer/Desobedecer
Obedecer a algum [ou algo] TI: Obedeci ao chefe. Desobedecer aos pais. Entretanto, ocorrem com freqncia construes sem a preposio: Desobedecemos as ordens. Obedeo minha me.

p.

50

Comunicao e Expresso na Era da Internet

Joo Mattar

Pagar
Pagar alguma coisa a [ou para] algum TDI: Paguei a consulta ao mdico. Pagamos a dvida aos credores. Entretanto, comum e aceita a construo pagar algum: Paguei os funcionrios. ou Pagamos os credores., que encontra paralelo na regncia dos verbos indenizar, recompensar etc.

Perdoar
Perdoar alguma coisa a algum TDI: Perdoei a dvida aos devedores. Entretanto, comum a construo perdoar algum: Eu perdoei meu amigo.

Precisar/Necessitar
Precisar de (necessitar) TI: Preciso de um copo de vinho. Com complementos oracionais, entretanto, no comum a utilizao da preposio, e antes de infinitivo ela no deve ser utilizada: Eu precisava que voc passasse por aqui hoje. Eu preciso estudar mais. Existem ainda as construes precisa-se de... e precisar (indicar com preciso) TD.

Preferir
Preferir algo [ou algum] a algo [ou algum] TDI: Prefiro morrer a viver em uma ditadura. Preferimos fulano a ciclano. Entretanto, so comuns tambm, e aceitos por alguns gramticos, os complementos do que ou em vez de: Prefiro isso do que aquilo. Prefiro ele em deve dela., assim como aceito o uso (condenado pelo pleonasmo) das expresses mais, mil vez etc. Prefiro mais isso do que aquilo. Prefiro mil vez ele do que ela.

Responder
Responder a (dar resposta a algo ou algum) TI: Respondi ao chamado de Deus. Responderei a seu e-mail brevemente. Entretanto, principalmente quando o complemento no pessoa, comum e j aceita por gramticos a construo sem preposio: Respondi a sua pergunta. Existe ainda a construo responder algo (dizer em resposta): Eu respondi que no queria conversa.

Visar
Visar a (ter em vista, pretender) TI: Ele visava minha posio na empresa. Eles visam a aperfeioar o programa. Entretanto, so muito comuns as construes sem a preposio, nestes sentidos. Visar (mirar ou pr visto em) TD: O atirador visa o alvo. O gerente no visou o cheque.

Regncia Nominal
p.

51

Comunicao e Expresso na Era da Internet

Joo Mattar

Alguns substantivos e adjetivos exigem determinadas preposies para completar seu sentido nas oraes, ao que chamamos de regncia nominal. Ex.: Sinto necessidade de carinho. Na maioria dos casos, os substantivos e adjetivos regem mais de uma preposio, como por exemplo preocupado: Preocupado com a alta do dlar. Preocupado em chegar atrasado. etc. Vejamos brevemente alguns exemplos de nomes e algumas preposies com que so utilizados: Adaptado a Preo para. Anlogo a Acostumado a, com Aluso a Atento a Chegada a. Ida a. Sada a. Vinda a. Contrrio a Perda de Versado em Constitudo de, com, por Os erros de regncia nominal so bem menos comuns que os erros de regncia verbal, alm de que, da mesma forma que ocorre com os verbos, tm em muitos casos sido incorporados lngua portuguesa; por isso, no sero estudados aqui. Convm lembrar que existem tambm dicionrios especficos de regncia nominal.

Reviso de Hbitos e Montanhas


No texto passado, lemos uma comparao bastante rica e complexa, entre o processo de reviso de nossos hbitos e uma viagem por montanhas, entre cumes e vales. Vou fazer separadamente um comentrio sobre o texto do filsofo Pierre Livet. Para encerrar nossas atividades com comparaes, vamos agora ler um texto bem mais amplo que os anteriores. o primeiro captulo do livro O Mal-Estar na Civilizao, do pai da psicanlise, Sigmund Freud. Ou seja, um texto de psicologia, mas que na verdade to amplo que podemos dizer que um texto de cincias humanas. Repare, dentre outras coisas, na riqueza das comparaes utilizadas por Freud. *** O MAL-ESTAR NA CIVILIZAO
Edio Eletrnica Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud Imago CD-ROM

I impossvel fugir impresso de que as pessoas comumente empregam falsos padres de avaliao isto , de que buscam poder, sucesso e riqueza para elas
p.

52

Comunicao e Expresso na Era da Internet

Joo Mattar

mesmas e os admiram nos outros, subestimando tudo aquilo que verdadeiramente tem valor na vida. No entanto, ao formular qualquer juzo geral desse tipo, corremos o risco de esquecer quo variados so o mundo humano e sua vida mental. Existem certos homens que no contam com a admirao de seus contemporneos, embora a grandeza deles repouse em atributos e realizaes completamente estranhos aos objetivos e aos ideais da multido. Facilmente, poder-se-ia ficar inclinado a supor que, no final das contas, apenas uma minoria aprecia esses grandes homens, ao passo que a maioria pouco se importa com eles. Contudo, devido no s s discrepncias existentes entre os pensamentos das pessoas e as suas aes, como tambm diversidade de seus impulsos plenos de desejo, as coisas provavelmente no so to simples assim. Um desses seres excepcionais refere-se a si mesmo como meu amigo nas cartas que me remete. Enviei-lhe o meu pequeno livro que trata a religio como sendo uma iluso, e ele me respondeu que concordava inteiramente com esse meu juzo, lamentando, porm, que eu no tivesse apreciado corretamente a verdadeira fonte da religiosidade. Esta, diz ele, consiste num sentimento peculiar, que ele mesmo jamais deixou de ter presente em si, que encontra confirmado por muitos outros e que pode imaginar atuante em milhes de pessoas. Trata-se de um sentimento que ele gostaria de designar como uma sensao de eternidade, um sentimento de algo ilimitado, sem fronteiras ocenico, por assim dizer. Esse sentimento, acrescenta, configura um fato puramente subjetivo, e no um artigo de f; no traz consigo qualquer garantia de imortalidade pessoal, mas constitui a fonte da energia religiosa de que se apoderam as diversas Igrejas e sistemas religiosos, por eles veiculado para canais especficos e, indubitavelmente, tambm por eles exaurido. Acredita ele que uma pessoa, embora rejeite toda crena e toda iluso, pode corretamente chamar-se a si mesma de religiosa com fundamento apenas nesse sentimento ocenico. As opinies expressas por esse amigo que tanto respeito, e que outrora j louvara a magia da iluso num poema, causaram-me no pequena dificuldade. No consigo descobrir em mim esse sentimento ocenico. No fcil lidar cientificamente com sentimentos. Pode-se tentar descrever os seus sinais fisiolgicos. Onde isso no possvel e temo que tambm o sentimento ocenico desafie esse tipo de caracterizao , nada resta seno cair no contedo ideacional que, de forma mais imediata, est associado ao sentimento. Se compreendi corretamente o meu amigo, ele quer significar, com esse sentimento, a mesma coisa que o consolo oferecido por um dramaturgo original e um tanto excntrico ao seu heri que enfrenta uma morte auto-infligida: No podemos pular para fora deste mundo. Isso eqivale a dizer que se trata do sentimento de um vnculo indissolvel, de ser uno com o mundo externo como um todo. Posso observar que, para mim, isto parece, antes, algo da natureza de uma percepo intelectual, que, na verdade, pode vir acompanhada de um tom de sentimento, embora apenas da forma como este se acharia presente em qualquer outro ato de pensamento de igual alcance. Segundo minha prpria experincia, no consegui convencer-me da natureza primria desse sentimento; isso, porm, no me d o direito de negar que ele de fato ocorra em outras pessoas. A nica questo consiste em verificar se est sendo corretamente interpretado e se deve ser encarado como a fons et origo de toda a necessidade de religio. Nada tenho a sugerir que possa exercer influncia decisiva na soluo desse problema. A idia de os homens receberem uma indicao de sua vinculao com o mundo que os cerca por meio de um sentimento imediato que, desde o incio, dirigido para esse fim, soa de modo to estranho e se ajusta to mal ao contexto de nossa psicologia, que se torna justificvel a tentativa de descobrir uma explicao psicanaltica isto , gentica para esse sentimento. A linha de pensamento que se segue, sugere isso por si mesma. Normalmente, no nada de que possamos estar mais certos do que do
p.

53

Comunicao e Expresso na Era da Internet

Joo Mattar

sentimento de nosso eu, do nosso prprio ego. O ego nos aparece como algo autnomo e unitrio, distintamente demarcado de tudo o mais. Ser essa aparncia enganadora apesar de que, pelo contrrio, o ego seja continuado para dentro, sem qualquer delimitao ntida, por uma entidade mental inconsciente que designamos como id, qual o ego serve como uma espcie de fachada , configurou uma descoberta efetuada pela primeira vez atravs da pesquisa psicanaltica, que, de resto, ainda deve ter muito mais a nos dizer sobre o relacionamento do ego com o id. No sentido do exterior, porm, o ego de qualquer modo, parece manter linhas de demarcao bem e claras e ntidas. H somente um estado indiscutivelmente fora o comum, embora no possa estigmatizado como patolgico em que ele no se apresenta assim. No auge do sentimento de amor, a fronteira entre ego e objeto ameaa desaparecer. Contra todas as provas de seus sentidos, um homem que se ache enamorado declara que eu e tu so um s, e est preparado para se conduzir como se isso constitusse um fato. Aquilo que pode ser temporariamente eliminado por uma funo fisiolgica [isto , normal] deve tambm, naturalmente, estar sujeito a perturbaes causadas por processos patolgicos. A patologia nos familiarizou com grande nmero de estados em que as linhas fronteirias entre o ego e o mundo externo se tornam incertas, ou nos quais, na realidade, elas se acham incorretamente traadas. H casos em que partes do prprio corpo de uma pessoa, inclusive partes de sua prpria vida mental suas percepes, pensamentos e sentimentos , lhe parecem estranhas e como no pertencentes a seu ego; h outros casos em que a pessoa atribui ao mundo externo coisas que claramente se originam em seu prprio ego e que por este deveriam ser reconhecidas. Assim, at mesmo o sentimento de nosso prprio ego est sujeito a distrbios, e as fronteiras do ego no so permanentes. Uma reflexo mais apurada nos diz que o sentimento do ego do adulto no pode ter sido o mesmo desde o incio. Deve ter passado por um processo de desenvolvimento, que, se no pode ser demonstrado, pode ser construdo com um razovel grau de probabilidade. Uma criana recm-nascida ainda no distingue o seu ego do mundo externo como fonte das sensaes que fluem sobre ela. Aprende gradativamente a fazlo, reagindo a diversos estmulos. Ela deve ficar fortemente impressionada pelo fato de certas fontes de excitao, que posteriormente identificar como sendo os seus prprios rgos corporais, poderem prov-la de sensaes a qualquer momento, ao passo que, de tempos em tempos, outras fontes lhe fogem entre as quais se destaca a mais desejada de todas, o seio da me , s reaparecendo como resultado de seus gritos de socorro. Desse modo, pela primeira vez, o ego contrastado por um objeto, sob a forma de algo que existe exteriormente e que s forado a surgir atravs de uma ao especial. Um outro incentivo para o desengajamento do ego com relao massa geral de sensaes isto , para o reconhecimento de um exterior, de um mundo externo proporcionado pelas freqentes, mltiplas e inevitveis sensaes de sofrimento e desprazer, cujo afastamento e cuja fuga so impostos pelo princpio do prazer, no exerccio de seu irrestrito domnio. Surge, ento, uma tendncia a isolar do ego tudo que pode tornar-se fonte de tal desprazer, a lan-lo para fora e a criar um puro ego em busca de prazer, que sofre o confronto de um exterior estranho e ameaador. As fronteiras desse primitivo ego em busca de prazer no podem fugir a uma retificao atravs da experincia. Entretanto, algumas das coisas difceis de serem abandonadas, por proporcionarem prazer, so, no ego, mas objeto, e certos sofrimentos que se procura extirpar mostram-se inseparveis do ego, por causa de sua origem interna. Assim, acaba-se por aprender um processo atravs do qual, por meio de uma direo deliberada das prprias atividades sensrias e de uma ao muscular apropriada, se pode diferenciar entre o que interno ou seja, que pertence ao ego e o que externo
p.

54

Comunicao e Expresso na Era da Internet

Joo Mattar

ou seja, que emana do mundo externo. Desse modo, d-se o primeiro passo no sentido da introduo do princpio da realidade, que deve dominar o desenvolvimento futuro. Essa diferenciao, naturalmente, serve finalidade prtica de nos capacitar para a defesa contra sensaes de desprazer que realmente sentimos ou pelas quais somos ameaados. A fim de desviar certas excitaes desagradveis que surgem do interior, o ego no pode utilizar seno os mtodos que utiliza contra o desprazer oriundo do exterior, e este o ponto de partida de importantes distrbios patolgicos. Desse modo, ento, o ego se separa do mundo externo. Ou, numa expresso mais correta, originalmente o ego inclui tudo; posteriormente, separa, de si mesmo, um mundo externo. Nosso presente sentimento do ego no passa, portanto, de apenas um mirrado resduo de um sentimento muito mais inclusivo na verdade, totalmente abrangente , que corresponde a um vnculo mais ntimo entre o ego e o mundo que o cerca. Supondo que h muitas pessoas em cuja vida mental esse sentimento primrio do ego persistiu em maior ou menor grau, ele existiria nelas ao lado do sentimento do ego mais estrito e mais nitidamente demarcado da maturidade, como uma espcie de correspondente seu. Nesse caso, o contedo ideacional a ele apropriado seria exatamente o de ilimitabilidade e o de um vnculo com o universo as mesmas idias com que meu amigo elucidou o sentimento ocenico. Contudo, terei eu o direito de presumir a sobrevivncia de algo que j se encontrava originalmente l, lado a lado com o que posteriormente dele se derivou? Sem dvida, sim. Nada existe de estranho em tal fenmeno, tanto no campo mental como em qualquer outro. No reino animal, atemo-nos opinio de que as espcies mais altamente desenvolvidas se originaram das mais baixas; no entanto, ainda hoje, encontramos em existncia todas as formas simples. A raa dos grandes surios se extinguiu e abriu caminho para os mamferos; o crocodilo, porm, legtimo representante dos surios, ainda vive entre ns. Essa analogia pode ser excessivamente remota, alm de debilitada pela circunstncia de as espcies inferiores sobreviventes no serem, em sua maioria, os verdadeiros ancestrais das espcies mais altamente desenvolvidas dos dias atuais. Via de regra, os elos intermedirios extinguiram-se, e s os conhecemos atravs de reconstrues. No domnio da mente, por sua vez, o elemento primitivo se mostra to comumente preservado, ao lado da verso transformada que dele surgiu, que se faz desnecessrio fornecer exemplos como prova. Quando isso ocorre, geralmente em conseqncia de uma divergncia no desenvolvimento: determinada parte (no sentido quantitativo) de uma atitude ou de um impulso instintivo permaneceu inalterada, ao passo que outra sofreu um desenvolvimento ulterior. Esse fato nos conduz ao problema mais geral da preservao na esfera da mente. O assunto mal foi estudado ainda, mas to atraente e importante, que nos ser permitido voltarmos um pouco nossa ateno para ele, ainda que nossa desculpa seja insuficiente. Desde que superamos o erro de supor que o esquecimento com que nos achamos familiarizados significava a destruio do resduo mnmico isto , a sua aniquilao , ficamos inclinados a assumir o ponto de vista oposto, ou seja, o de que, na vida mental, nada do que uma vez se formou pode perecer o de que tudo , de alguma maneira, preservado e que, em circunstncias apropriadas (quando, por exemplo, a regresso volta suficientemente atrs), pode ser trazido de novo luz. Tentemos apreender o que essa suposio envolve, estabelecendo uma analogia com outro campo. Escolheremos como exemplo a histria da Cidade Eterna. Os historiadores nos dizem que a Roma mais antiga foi a Roma Quadrata, uma povoao sediada sobre o Palatino. Seguiu-se a fase dos Septimontium, uma federao das povoaes das diferentes colinas; depois, veio a cidade limitada pelo Muro de Srvio e, mais tarde ainda, aps todas as transformaes ocorridas durante os perodos da repblica e dos
p.

55

Comunicao e Expresso na Era da Internet

Joo Mattar

primeiros csares, a cidade que o imperador Aureliano cercou com as suas muralhas. No acompanharemos mais as modificaes por que a cidade passou; perguntar-nosemos, porm, o quanto um visitante, que imaginaremos munido do mais completo conhecimento histrico e topogrfico, ainda pode encontrar, na Roma de hoje, de tudo que restou dessas primeiras etapas. exceo de umas poucas brechas, ver o Muro de Aureliano quase intacto. Em certas partes, poder encontrar sees do Muro de Srvio que foram escavadas e trazidas luz. Se souber bastante mais do que a arqueologia atual conhece , talvez possa traar na planta da cidade todo o permetro desse muro e o contorno da Roma Quadrata. Dos prdios que outrora ocuparam essa antiga rea, nada encontrar, ou, quando muito, restos escassos, j que no existem mais. No mximo, as melhores informaes sobre a Roma da era republicana capacitariam-no apenas a indicar os locais em que os templos e edifcios pblicos daquele perodo se erguiam. Seu stio acha-se hoje tomado por runas, no pelas runas deles prprios, mas pelas de restauraes posteriores, efetuadas aps incndios ou outros tipos de destruio. Tambm faz-se necessrio observar que todos esses remanescentes da Roma antiga esto mesclados com a confuso de uma grande metrpole, que se desenvolveu muito nos ltimos sculos, a partir da Renascena. Sem dvida, j no h nada que seja antigo, enterrado no solo da cidade ou sob os edifcios modernos. Este o modo como se preserva o passado em stios histricos como Roma. Permitam-nos agora, num vo da imaginao, supor que Roma no uma habitao humana, mas uma entidade psquica, com um passado semelhantemente longo e abundante isto , uma entidade onde nada do que outrora surgiu desapareceu e onde todas as fases anteriores de desenvolvimento continuam a existir, paralelamente ltima. Isso significaria que, em Roma, os palcios dos csares e as Septizonium de Stimo Severo ainda se estariam erguendo em sua antiga altura sobre o Palatino e que o castelo de Santo ngelo ainda apresentaria em suas ameias as belas esttuas que o adornavam at a poca do cerco pelos godos, e assim por diante. Mais do que isso: no local ocupado pelo Palazzo Cafarelli, mais uma vez se ergueria sem que o Palazzo tivesse de ser removido o Templo de Jpiter Capitolino, no apenas em sua ltima forma, como os romanos do Imprio o viam, mas tambm na primitiva, quando apresentava formas etruscas e era ornamentado por antefixas de terracota. Ao mesmo tempo, onde hoje se ergue o Coliseu, poderamos admirar a desaparecida Casa Dourada, de Nero. Na Praa do Panteo encontraramos no apenas o atual, tal como legado por Adriano, mas, a mesmo, o edifcio original levantado por Agripa; na verdade, o mesmo trecho de terreno estaria sustentando a Igreja de Santa Maria sobre Minerva e o antigo templo sobre o qual ela foi construda. E talvez o observador tivesse apenas de mudar a direo do olhar ou a sua posio para invocar uma viso ou a outra. A essa altura no faz sentido prolongarmos nossa fantasia, de uma vez que ela conduz a coisas inimaginveis e mesmo absurdas. Se quisermos representar a seqncia histrica em termos espaciais, s conseguiremos faz-lo pela justaposio no espao: o mesmo espao no pode ter dois contedos diferentes. Nossa tentativa parece ser um jogo ocioso. Ela conta com apenas uma justificativa. Mostra quo longe estamos de dominar as caractersticas da vida mental atravs de sua representao em termos pictricos. H outra objeo a ser considerada. Pode-se levantar a questo da razo por que escolhemos precisamente o passado de uma cidade para compar-lo com o passado da mente. A suposio de que tudo o que passou preservado se aplica, mesmo na vida mental, s com a condio de que o rgo da mente tenha permanecido intacto e que seus tecidos no tenham sido danificados por trauma ou inflamao. Mas influncias destrutivas que possam ser comparadas a causas de enfermidade como as citadas acima
p.

56

Comunicao e Expresso na Era da Internet

Joo Mattar

nunca faltam na histria de uma cidade, ainda que tenha tido um passado menos diversificado que o de Roma, e ainda que, como Londres, mal tenha sofrido com as visitas de um inimigo. Demolies e substituies de prdios ocorrem no decorrer do mais pacfico desenvolvimento de uma cidade. Uma cidade , portanto, a priori, inapropriada para uma comparao desse tipo com um organismo mental. Curvamo-nos ante essa objeo e, abandonando nossa tentativa de esboar um contraste impressivo, nos voltaremos para o que, afinal de contas, constitui um objeto de comparao mais estreitamente relacionado: o corpo de um animal ou o de um ser humano. Aqui tambm, no entanto, encontramos a mesma coisa. As primeiras fases do desenvolvimento j no se acham, em sentido algum, preservadas; foram absorvidas pelas fases posteriores, s quais forneceram material. O embrio no pode ser descoberto no adulto. A glndula do timo da infncia, sendo substituda, aps a puberdade, por tecidos de ligao, no mais se apresenta como tal; nas medulas sseas do homem adulto posso, sem dvida, traar o contorno do osso infantil, embora este tenha desaparecido, alongando-se e espessando-se at atingir sua forma definitiva. Permanecem o fato de que s na mente possvel a preservao de todas as etapas anteriores, lado a lado com a forma final, e o de que no estamos em condies de representar esse fenmeno em termos pictricos. Talvez estejamos levando longe demais essa reflexo. Talvez devssemos contentar-nos em afirmar que o que se passou na vida mental pode ser preservado, no sendo, necessariamente, destrudo. sempre possvel que, mesmo na mente, algo do que antigo seja apagado ou absorvido quer no curso normal das coisas, quer como exceo a tal ponto, que no possa ser restaurado nem revivescido por meio algum, ou que a preservao em geral dependa de certas condies favorveis. possvel, mas nada sabemos a esse respeito. Podemos apenas prender-nos ao fato de ser antes regra, e no exceo, o passado achar-se preservado na vida mental. Assim, estamos perfeitamente dispostos a reconhecer que o sentimento ocenico existe em muitas pessoas, e nos inclinamos a fazer sua origem remontar a uma fase primitiva do sentimento do ego. Surge ento uma nova questo: que direito tem esse sentimento de ser considerado como a fonte das necessidades religiosas. Esse direito no me parece obrigatrio. Afinal de contas, um sentimento s poder ser fonte de energia se ele prprio for expresso de uma necessidade intensa. A derivao das necessidades religiosas, a partir do desamparo do beb e do anseio pelo pai que aquela necessidade desperta, parece-me incontrovertvel, desde que, em particular, o sentimento no seja simplesmente prolongado a partir dos dias da infncia, mas permanentemente sustentado pelo medo do poder superior do Destino. No consigo pensar em nenhuma necessidade da infncia to intensa quanto a da proteo de um pai. Dessa maneira, o papel desempenhado pelo sentimento ocenico, que poderia buscar algo como a restaurao do narcisismo ilimitado, deslocado de um lugar em primeiro plano. A origem da atitude religiosa pode ser remontada, em linhas muito claras, at o sentimento de desamparo infantil. Pode haver algo mais por trs disso, mas, presentemente, ainda est envolto em obscuridade. Posso imaginar que o sentimento ocenico se tenha vinculado religio posteriormente. A unidade com o universo, que constitui seu contedo ideacional, soa como uma primeira tentativa de consolao religiosa, como se configurasse uma outra maneira de rejeitar o perigo que o ego reconhece a amea-lo a partir do mundo externo. Permitam-me admitir mais uma vez que para mim muito difcil trabalhar com essas quantidades quase intangveis. Outro amigo meu, cuja insacivel vontade de saber o levou a realizar as experincias mais inusitadas, acabando por lhe dar um conhecimento enciclopdico, assegurou-me que, atravs das prticas de ioga, pelo afastamento do
p.

57

Comunicao e Expresso na Era da Internet

Joo Mattar

mundo, pela fixao da ateno nas funes corporais e por mtodos peculiares de respirao, uma pessoa pode de fato evocar em si mesma novas sensaes e cenestesias, consideradas estas como regresses a estados primordiais da mente que h muito tempo foram recobertos. Ele v nesses estados uma base, por assim dizer fisiolgica, de grande parte da sabedoria do misticismo. No seria difcil descobrir aqui vinculaes com certo nmero de obscuras modificaes da vida mental, tais como os transes e os xtases. Contudo, sou levado a exclamar, como nas palavras do mergulhador de Schiller: Es freue sich, Wer da atmet im rosigten Licht.

p.

58

You might also like