You are on page 1of 276

O melhor Bolo de Chocolate

Quando provei desse bolo pela primeira vez tive certeza: no uma receita comum, esse O bolo de chocolate: escuro, macio [o leo ao invs de manteiga e a mistura de buttermilk, cacau [cidos] e bicarbonato fazem mgica nessa massa!] e mido, muito mido. Talvez no to "padronizado" quanto um po-de-l, mas certamente muito mais saboroso! O recheio, um buttercream com chocolate amargo e caf, leve e no esconde o sabor da massa [os recheios de bolo de chocolate geralmente so mais fortes, e acabam dominando o sabor da massa].

"O" Bolo de Chocolate


[rende um bolo de duas camadas com 20cm de dimetro e 10cm de altura. Voc vai precisar de 2 frmas redondas de 20cm de dimetro. Receita ligeiramente adaptadadaqui] Para a massa: 1 e 3/4 xcaras de farinha de trigo; 2 xcaras de acar; 3/4 de xcara de cacau em p de boa qualidade; 2 colheres de ch de bicarbonato de sdio; 1 colher de ch de fermento em p; 1 colher de ch de sal; 1 xcara de buttermilk*; 1/2 xcara de leo vegetal; 2 ovos; 1 colher de ch de extrato de baunilha; 160ml de caf expresso quente [ou um caf forte, feito com caf solvel]. Para o recheio e cobertura: 240g de chocolate meio amargo picado [usei amargo, 70% cacau - use um chocolate de boa qualidade, para a cobertura ficar com a cor bem bonita]; 300g de manteiga [sem sal] em temperatura ambiente; 1 gema de ovo grande [como a cobertura no cozida e gema crua pode no ser legal, voc pode trocar por 3 colheres de sopa de leite, ou creme de leite fresco]; 1 e 1/2 colheres de ch de extrato de baunilha; 1 e 1/2 xcaras mais 2 colheres de sopa de acar de confeiteiro peneirado; 1 e 1/2 colheres de sopa de caf solvel; 3 colheres de sopa de gua quente. Preparando a massa:

Corte 2 crculos em papel manteiga, de 20cm de dimetro cada. Unte as frmas com manteiga. Forre o fundo de cada uma com os crculos de papel manteiga e unte o papel manteiga. Enfarinhe as frmas, tirando bem o excesso. Reserve. Preaquea o forno a 170 graus. Em uma tigela grande misture bem, com um fouet ou na batedeira em velocidade baixa, a farinha, o acar, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal. Em outra tigela misture o buttermilk, o leo, os ovos e a baunilha. Incorpore, aos poucos, a mistura de lquidos mistura de slidos, sem bater. Adicione o caf quente e mexa at incorporar. Divida a massa nas duas frmas preparadas e asse por 35 minutos, at que enfiando um palito no centro ele saia limpo. Deixe os bolos descansarem dentro da forma por 30 minutos, ento vire-os e deixe que esfriem completamente. Retire com cuidado o papel manteiga. Prepare o recheio: Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Mexa para uniformizar e espere chegar na temperatura ambiente. Reserve. Na batedeira, em velocidade mdia, bata a manteiga at que ela fique clara e cremosa. Adicione a gema, a baunilha e bata por 1 minuto, lembrando de raspar as laterais da tigela. Em velocidade baixa adicione o acar de confeiteiro peneirado e bata por mais 1 minuto. Em uma tigelinha, dissolva o caf solvel na gua quente. Incorpore aos poucos o chocolate derretido e o caf dissolvido no creme de manteiga. Montando o bolo: Sobre o prato de servir coloque um dos bolos, com o lado reto [onde estava o papel manteiga] para cima. Com uma esptula distribua um tero do creme e cubra com o outro bolo, esse com o lado arredondado para cima. Cubra as laterais e o topo com o restante do creme. Deixe gelando por pelo menos 1 hora antes de cortar. Ah, e se voc fizer na vspera, mantenha na geladeira, mas retire 1 hora antes de servir. *Sempre que fao manteiga retiro o buttermilk e congelo - esse que uso nessa receita. Porm existem mtodos caseiros de se preparar buttermilk: _para 1 xcara de leite adicione 4 colheres de ch de suco de limo ou vinagre branco. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos, at ficar com a aparncia de leite talhado; _ em uma xcara de medida coloque duas colheres de sopa de iogurte ou coalhada, e complete at a medida de 1 xcara com leite.
Postado por Richie s 08:08 107 comentrios 3.22.2012

Strawberry Lover's Pie

Ols, tudo bem? Quando vi, nesse video, uma senhora loira, vestida como uma tpica dona de casa americana, preparando uma torta exatamente igual quelas que aparecem na TV [no igualzinha s tortas da srie Pushing Daisies e do filme Garonete?!], tive que fazer. Minha me e meu irmo passaram por aqui, provaram e gostaram tanto que tive que fazer novamente, dessa vez aproveitando para rechear com um creme delicioso de chocolate branco e cream cheese. Ficou melhor ainda! Super idia para sobremesa de pscoa, que j est chegando, no ?

Torta de Chocolate e Morangos


[ou Strawberry Lover's Pie, receita do The Blue Owl Restaurant & Bakery de Kimmswick, Missouri, levemente adaptada - usei o creme de chocolate branco daquipara o recheio] Para a massa: usei uma como essa que voc v clicando aqui. 80g de chocolate meio amargo [usei 70%cacau que d um contraste de sabor bem legal!];

Para o creme: 1 xcara de creme de leite fresco gelado; 100g de chocolate branco derretido em banho-maria com 3 colheres de sopa de leite [usei o Godiva com baunilha, que ganhei da Bless Importados]; 150g de cream cheese em temperatura ambiente; 1/2 xcara de acar de confeiteiro; 1/2 colher de sopa de suco de limo. Para a cobertura: Cerca de 25 morangos maduros e grados [grandes, mas no disformes]; 3 colheres de sopa de cobertura de morango [usei uma comprada, prpria para confeitaria, mas pode ser aquelas coberturas de sorvete, ou uma gelia lisa de boa qualidade]. Creme chantilly para decorar [totalmente dispensvel].

Preparo da massa: Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma frma para tortas de 23cm de dimetro. Faa furos na massa com um garfo, cubra com 4 folhas de papel alumnio sobrepostas e leve ao forno, preaquecido a 180 graus, por 20 minutos. Retire as folhas de papel alumnio e asse por mais 10 minutos, at a massa dourar. Deixe esfriar completamente. Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria e cubra o fundo da massa de torta, j assada e fria, com ele - a idia uma camada fininha de chocolate, que protege a massa da umidade do creme, para mant-la crocante. tentador colocar bastante chocolate, mas se a camada ficar muito grossa, fica dficil cortar a torta depois, por isso guarde o que sobrar para a decorao. Leve geladeira enquanto prepara o creme, para o chocolate endurecer. Para o creme: Bata o creme de leite gelado [na batedeira ou com o fouet] at formar picos firmes. Reserve. Derreta, em banho-maria, o chocolate branco com as 3 colheres de leite. Reserve at esfriar. Em uma tigela pequena bata o cream cheese com o acar e o suco de limo, at ficar cremoso. Adicione o chocolate branco derretido e misture bem. Por fim, adicione o creme de leite batido e incorpore delicadamente. Cubra a camada de chocolate meio-amargo com o creme e reserve na geladeira por 2 horas, para o creme firmar. Para os morangos: Em uma tigela grande misture os morangos e a cobertura de morango, mexendo delicadamente para envolv-los. Distribua os morangos sobre a torta gelada, com a ajuda de 2 garfos e comeando do centro da torta para os lados. Se quiser decore as beiradas com chantilly e com um garfo espalhe o resto do chocolate meio amargo por cima dos morangos, formando linhas. Sirva e mantenha gelada.
Postado por Richie s 18:18 45 comentrios 3.12.2012

Buttermilk Lemon Pie

Ols! So simplesmente lindas essas tortas "destampadas", com recheio de creme dourado no forno. Os americanos fazem tortas assim com batata doce, abbora, melado,pecan, e at feijo branco! Mas a que escolhi para hoje leva buttermilk [ou leitelho, em portugus], o soro que liberado quando se faz manteiga [clique aqui para saber mais sobre isso]. As Buttermilk Pies so parte da tradio culinria do sul dos Estados Unidos, principalmente no estado do Texas, e tm sabor doce e levemente picante, graas ao leitelho [que tem sabor azedo], e uma textura macia que derrete na boca [lembra algo entre um pudim de leite e um cheesecake, na minha opinio]. A torta deve ser assada pacientemente por mais de uma hora, at que a casquinha dourada crocante se forme e o recheio fique firme. nesse tempo que o aroma de creme com um toque de limo e outro de baunilha assando invade a cozinha, a casa e a vizinhana toda. Voc pode servir, depois de fria, com frutas frescas, gelia ou algum xarope, mas eu prefiro pura mesmo, sem interferncia de outros sabores - no mximo uma pitada de acar de confeiteiro por cima, para fazer uma graa no prato. A fim de tentar?

Buttermilk Lemon Pie


[rende uma torta grande, de 24cm de dimetro] Para a massa: 2 xcaras de farinha de trigo; 1 colher de ch de sal; 1 colher de sopa de acar; 180g de manteiga gelada, picada em cubos; 1 gema;

3 colheres de sopa de gua gelada. Para o recheio: 2 xcaras de acar; 2 colheres de sopa de farinha de trigo; 1/2 colher de ch de sal; 1 xcara de buttermilk* em temperatura ambiente; 4 ovos em temperatura ambiente; 4 gemas em temperatura ambiente; 2 colheres de ch de extrato de baunilha; 8 colheres de sopa [100g] de manteiga, derretida e fria; Suco de 1/2 limo siciliano; Raspas de 1 limo siciliano. Preparo da massa: Misture farinha, sal e acar. Adicione a manteiga e amasse com a ponta dos dedos at formar uma farofa. Adicione a gema e as colheradas de gua aos poucos, amassando o suficiente para formar uma bola homognea. Embrulhe em filme plstico e leve ao freezer por 15 minutos. Abra a massa com um rolo, sobre superfcie enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma frma de 24cm de dimetro. Aperte a borda com os dedos para formar o acabamento. Reserve na geladeira. Preparo do recheio: Preaquea o forno em 170 graus. Misture bem o acar, a farinha de trigo e o sal em uma tigela grande. Adicione obuttermilk, os ovos, as gemas e a baunilha e bata com uma colher de pau ou fouet at ficar homogneo. Adicione a manteiga derretida, o suco e as raspas de limo e misture novamente. Recheie a massa j preparada na frma de torta e leve ao forno por 1 hora, at o creme dourar. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Conserve na geladeira, mas deixe 30 minutos em temperatura ambiente, antes de servir. *Sempre que fao manteiga retiro o buttermilk e congelo - esse que uso nessa receita. Porm existem mtodos caseiros de se preparar buttermilk: _para 1 xcara de leite adicione 4 colheres de ch de suco de limo ou vinagre branco. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos, at ficar com a aparncia de leite talhado; _ em uma xcara de medida coloque duas colheres de sopa de iogurte ou coalhada, e complete at a medida de 1 xcara com leite. Vale alertar que nunca testei a receita da torta com essas verses caseiras. Se tentar, me conte! :)

Potinhos de Peras e Amndoas

Hey everybody! Quando a preguia grande e o sujeito no consegue foras nem para fazer uma massa de tortas, a soluo caar uma receita s com recheio. Foi com esse pensamento "macunamico" que encontrei a receita de hoje, no lindo [e tradicional]Technicolor Kitchen. Se creme de amndoas por si s j bom, envolvendo peras cozidas no acar, douradinhas e midas, melhor ainda! Combinao clssica, fica difcil conseguir esperar esfriar minimamente para no queimar a boca, viu? Ah, antes da receita tenho agradecimentos especiais querida Fbs, do blog Figos & Funghis, que me mandou um pote de farinha de amndoas [e mais um monte de coisa gostosa!], e a Canele Store, que tem toda uma linha de utenslios refratrios para pores individuais e fingerfoods e me mandou esses ramequins coloridos lindos!

Potinhos de Peras e Amndoas


[adaptado daqui, rende 8 pores em refratrios de 150ml ou 4 em refratrios de 360ml] Ingredientes para as peras: 4 peras firmes, descascadas, cortadas ao meio e sem sementes; 1/4 de xcara de acar mascavo 1/2 xcara de acar refinado; 2 colheres de manteiga; 1/2 xcara de gua; 1/4 da colher de ch de gengibre ralado.

claro;

Para o creme de amndoas: xcara mais 1 colher de sopa de acar refinado [160g]; 40g de manteiga sem sal, amolecida; colher (ch) de extrato de baunilha;

xcara (180ml) de creme de leite fresco; 2 ovos, claras e gemas separadas; 1 xcara (100g) de farinha de amndoas; xcara + colher (sopa) de farinha de trigo com fermento, peneirada [40g]. Preparo: Em uma frigideira em fogo baixo, derreta os acares com a manteiga, at formar um caramelo [cuidado para no queimar, seno o caramelo amarga]. Adicione a gua [com cuidado] e deixe ferver, at que o caramelo se dissolva. Junte as peras, o gengibre e cozinhe por uns 20 minutos, em fogo baixo e virando as peras, de vez em quando. Reserve. Coloque o acar, a manteiga, a baunilha, o creme de leite, as gemas, a farinha de amndoas e a de trigo na tigela da batedeira e bata at obter um massa espessa. Em outra tigela, bata as claras at obter picos suaves. Junte as claras massa delicadamente, com o auxlio de uma esptula, misturando de baixo para cima. Divida a massa entre oito ramequins com capacidade para 150ml . Arrume uma metade de pera no meio de cada potinho e leve ao forno por 30 minutos ou at que o recheio doure e firme.
Postado por Richie s 08:46 45 comentrios 2.29.2012

Massa choux

Ols! Massa base para clairs [o nome chique da nossa Bomba], bolachas Samantha, carolinas, profiteroles [a prima rica da carolina], Torta Saint Honor, beignets, croquembouches, churros, Paris-Brest e muito mais [inclusive muitas verses salgadas - algumas at lembram po de queijo], a massa choux, ou pte choux foi criada no sculo XVI pelo confeiteiro da corte de Catarina de Mdici. Composta de uma mistura de gua, manteiga e farinha, que cozida e acrescida de ovos ainda morna, a massa choux quando assada ganha uma crosta fina, um interior oco e uma aparncia de inflada [o alto teor de umidade da massa evapora no cozimento, e esse vapor responsvel pelo crescimento da massa e pelo oco caracterstico]. Algumas receitas substituem parte da gua por leite, o que resulta em uma massa mais macia do que crocante, mas eu prefiro a receita bsica mesmo. Andei preparando bombas de creme e carolinas aucaradas por esses dias, e no vou parar por a, j que a massa tem uma versatilidade incrvel!

Receita Bsica de Massa Choux


[retirada do super interessante ThinkFood] Ingredientes: 250ml de gua [pode-se trocar metade da medida por leite]; 100g de manteiga sem sal; 1g de sal; 165g de farinha de trigo peneirada; 5 ou 6 ovos. Preparo: Preaquea o forno a 200 graus, e prepare uma assadeira grande, untada e coberta com papel manteiga. Em uma panela mdia ferva a gua, a manteiga e o sal. Adicione a farinha de trigo toda de uma vez e cozinhe, mexendo sem parar com uma colher de pau, por uns 3 ou 4 minutos, at a massa se desgrudar do fundo da panela [para quem j viu, lembra muito a massa de coxinha].

Passe a massa para a tigela da batedeira e deixe amornar [voc vai precisar de uma boa batedeira, de preferncia com o garfo para massas mdias, ou pacincia e brao forte]. Quando amornar, comece a bater em velocidade baixa, acrescentando os ovos aos poucos. Bata at formar uma massa mole, lisa e brilhante, como a da foto. Passe a massa para um saco de confeitar com bico liso de uns 2,5 ou 3 cm de dimetro [voc pode moldar os doces tambm com colheradas, se no tiver o saco de confeitar. Modele a massa do formato desejado, sobre o papel manteiga: pequenas bolinhas para carolinas, linhas de uns 10cm de comprimento para bombas, etc. Leve ao forno por 10 minutos. Depois disso, abaixe o forno para 160 graus e asse por mais uns 40 minutos, at a massa dourar. Retire do forno, deixe esfriar por uns 5 minutos e passe os doces para uma grade, para terminarem de esfriar [assim a massa no forma umidade na base, o que comprometeria sua textura]. Recheie, decore, cubra, vontade. Algumas receitas com massa choux que j apareceram por aqui: Coroa de Limo e Morangos; Deleites Gastronmicos, da Casa Ladure.
Postado por Richie s 11:07 30 comentrios 2.14.2012

Minny's Chocolate Pie

Ols! Quem ficou com gua na boca vendo os pratos tpicos da cozinha do sul dos Estados Unidos no clssico Tomates Verdes Fritos vai adorar Histrias Cruzadas [The Help], um filme que, com emoo e leveza, aborda o preconceito e a luta pela igualdade dos direitos civis, alm de encher os olhos da gente com as delcias da culinria sulista. Dentre essas delcias a torta de chocolate da Minny, uma empregada domstica divertida e impulsiva do Mississipi, ganha papel fundamental no desenvolvimento da histria. E claro que, assim que o filme acabou, eu j estava na cozinha assando um exemplar da famosa torta. A receita que consegui da Lee Ann Flemming, a padeira e colunista que fez as 53 tortas de chocolate usadas nas filmagens de Histrias Cruzadas, e posso dizer que apesar de seu preparo ser muito simples [provavelmente voc deve ter todos os ingredientes em casa], seu sabor incrivelmente gostoso!

Torta de Chocolate da Minny


[Minny's Chocolate Pie, daqui] Para a massa, usei a mesma receita daqui. Para o recheio: 1 e 1/2 xcaras de acar refinado; 3 colheres de sopa de cacau em p de boa qualidade; 1/4 de xcara de manteiga derretida; 2 ovos levemente batidos; 1/4 de colher de ch de sal; 3/4 de xcara de leite evaporado*;

1 colher de ch de extrato de baunilha. Creme de leite fresco batido em picos firmes, para decorar servir.

*Como no temos esse produto no Brasil, preparei o leite evaporado em casa. simples: se a receita pede 3/4 de xcara de leite evaporado, tome o dobro dessa medida de leite fresco e cozinhe-o, em panela larga e sem tampa e em fogo bem baixinho, at que ele reduza pela metade. Se na sua cidade no tiver como comprar leite fresco, cozinhe uma medida de leite de caixinha mais 1 medida de creme de leite fresco misturados. Preparo: Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma frma para tortas de 22cm de dimetro, apertando as beiradas de leve com um garfo. Faa furos na massa com o garfo e reserve no freezer. Preaquea o forno a 180 graus. Em uma tigela misture o acar, o cacau e a manteiga derretida. Adicione os ovos e bata na batedeira [eu bati com um fouet, mesmo] por 3 minutos. Adicione o sal, o leite evaporado e a baunilha e misture. Retire a frma preparada do freezer e preencha com a mistura. Leve ao forno por 45 minutos. Durante o tempo de cozimento se voc notar que as beiradas da massa esto ficando douradas rapidamente, protejaas com papel alumnio e continue assando, at o recheio ficar firme nas bordas mas mole no meio. Deixe esfriar completamente. Voc pode servir a torta em temperatura ambiente ou gelada, coberta com creme de leite fresco batido.

Torta de Cerejas Frescas

Ols! Antes da ltima receita do ano, eu gostaria de aproveitar o aniversrio do blog [pois , A Cozinha Coletiva fez 2 aninhos dia 23 agora e eu esqueci completamente! hehe] e os ltimos dias de 2011 para agradecer a participao de todos vocs aqui n'A Cozinha Coletiva [seja por visitas, comentrios, facebook ou twitter] e desejar um novo ano repleto de sade, bons momentos e doura, muita doura... e de douras a gente entende, n? ;) Bom, a minha sugesto perfeita para a sobremesa de ano novo foi pro belelu depois de um ovo podre [eca!] e uma batedeira que pifou no meio do merengue [antes qu vocs me condenem, sim, eu tentei terminar o merengue no muque, mas perdi o ponto]. A parte que se salvou foi direto para o freezer e eu tive que improvisar uma nova idia - o que foi bem fcil graas a Martha Stewart e suas tortas invejveis. Alis, escolhi uma faclima: massa de biscoito triturado, creme

que no vai ao forno [e que consegui bater sem a finada batedeira] e lindas cerejas frescas por cima. E vai falar que no ficou bonita?

Torta de Cerejas Frescas


[receita retirada daqui] Para a massa: 200g de bolacha maria; 2 colheres de sopa de acar; 6 colheres de sopa de manteiga derretida. Para o creme: 1/4 de xcara de acar; 200g de cream cheese, em temperatura ambiente; 1/2 colher de ch de extrato de baunilha; 3/4 de xcara de creme de leite fresco. 450g de cerejas frescas, lavadas, partidas ao meio e sem caroo; 1 colher de sopa de alguma gelia vermelha [usei gelia de cereja mesmo]; 1 colher de sopa de gua. Preparo da massa: Triture a bolacha no liquidificador e despeje em uma tigela. Adicione o acar e a manteiga derretida e misture bem.

Distribua a massa no fundo e laterais de uma forma de tortas baixa de 22cm de dimetro, pressionando com as costas de uma colher. Asse em forno 180 graus preaquecido por 10 minutos. Deixe esfriar completamente. Preparo do creme e montagem: Com um fouet ou na batedeira, bata o cream cheese, o acar e a baunilha at formar um creme fofo. Adicione o creme de leite aos poucos e continue batendo, at formar picos firmes. Recheie a massa j totalmente fria com o creme, e distribua as metades de cereja por cima. Em fogo baixinho e em uma panelinha pequena, misture a gelia e a gua at ficar uma mistura mais lquida. Retire do fogo e pincele essa calda com cuidado sobre as cerejas. Leve geladeira por pelo menos 30 minutos, antes de servir.
Postado por Richie s 14:19 23 comentrios 12.24.2011

Bostocks e Feliz Natal

Ols,

Talvez toda famlia seja estranha, mas a minha eu sei que . Estranha e complicada. No temos conversas profundas, no falamos do nosso dia-a-dia uns para os outros, nos aturamos no tempo em que temos que passar juntos. A minha famlia , ainda, muito pequena e manca de um p, desde que meus pais se separaram. A gente no faz churrasco, nem almoos de festa e a gente no comemora natal. Mesmo assim nessa poca do ano meu irmo e eu viajamos para c, na casa dos meus avs, e passamos alguns dias nos aturando. Mas dessa vez aconteceu uma coisa engraada: eu inventei de fazer rabanadas [e por aqui inventar moda quase proibido] e, no meio da baguna que eu fazia na cozinha enquanto fatiava po velho, passava no leite, no ovo, fritava, escorria, passava no acar com canela e escorria outra vez, as pessoas foram chegando, provando, comendo, puxando papo e por alguns instantes pairou naquele ar cheirando a fritura aquilo que as pessoas chamam de esprito do natal, e foi suficiente. A receita que vai hoje lembra uma rabanada, com um toque de amndoas e manteiga, e assada no forno. Ela vem do livro da Ladure e como tudo que vem de l, simplesmente deliciosa. E apesar de combinar com Natal, pode ser preparada em todo caf da manh mais caprichado. Um beijo e feliz Natal pra todos ns!

Bostocks
[do livro Doces Maison Ladure rende 10 fatias] Ingredientes: 1 brioche Nanterre [retangular] de 20cm de comprimento 250ml de gua 375g de acar semoule; 30g de farinha de amndoas; 25g de gua de flor-de-laranjeira; 1 receita de creme de amndoas [click para ver a receita]; 100g de amndoas laminadas; 5 colheres de sopa de rum; Acar de confeiteiro para polvilhar. Preparo: Em uma panela coloque a gua, o acar e a farinha de amndoas para ferver. Ferva por uns 7 minutos, apague o fogo e adicione a gua de flor-de-laranjeiras. Reserve. Corte o brioche em fatias de 2cm de espessura. Com uma esptula, mergulhe as fatias, uma a uma e com cuidado, no xarope ainda quente, para que fiquem encharcadas. Escorra-as sobre uma grelha.

Coloque as fatias de brioche sobre uma assadeira forrada de papel manteiga e borrife o rum. Prepare o creme de amndoas conforme essa receita. Preaquea o forno a 170 graus. Espalhe uma fina camada [2mm] de creme sobre cada fatia e polvilhe as amndoas laminadas. Asse por cerca de 12 minutos. Polvilhe com acar de confeiteiro e sirva.

Quase uma Tarte Amandine...

Hey! E no que depois de uma novela de paranoias infundadas deu tudo certo? ento, sou arquiteto! :D Vai fazer uma reforma? Me chama! hahahaha Brincadeira, mas t super feliz! ;) Mudando de assunto, no final de semana preparei uma massa doce de amndoas para torta, retirada do lindo livro Doces | Maison Ladure, pensando em reche-la com curd de limo ou algo parecido. Alguma coisa me fez mudar de idia e o resultado foi uma massa que esfarela na boca recheada de um creme amanteigado de amndoas do mesmo livro] com pedaos de ma dourados encrustados como jias. T, posso ter exagerado na descrio, mas ela faz jus ao sabor da torta. At quem no gosta de doce deu o brao a torcer!

Torta de Amndoas e Ma
[massa e creme de amndoas retirados do livro Doces | Maison Ladure, que ganhei da Maits] Ingredientes da massa: 120g de manteiga; 70g de acar de confeiteiro; 25g de farinha de amndoas [amndoas torradas, modas e peneiradas - fao em casa mesmo]; 1 pitada de sal; 1 ovo inteiro; 1/2 colher de ch de extrato de baunilha [opcional]; 200g de farinha de trigo. Ingredientes do creme de amndoas [frangipane]: 100g de manteiga; 100g de acar de confeiteiro;

100g de farinha de amndoas; 10g de amido de milho; 2 ovos; 1 colher de sopa de rum. Para as mas: 2 colheres de sopa de acar; 1 colher de sopa de manteiga; 2 mas sem casca e sementes cortadas em fatias mais grossas. Acar de confeiteiro para polvilhar. Preparo da massa: Corte a manteiga em pedaos pequenos e coloque-os em uma tigela. V amassando com um garfo enquanto adiciona os outros ingredientes: o acar de confeiteiro peneirado, a farinha de amndoas, o sal, a baunilha, o ovo e por fim a farinha de trigo. Amasse rapidamente com as mos apenas para que a massa se aglomere. Forme uma bola, cubra com filme plstico e leve geladeira por pelos menos 2 horas antes de abrir. Em uma superfcie enfarinhada abra a massa em uma espessura de aproximadamente 0,5cm e cubra fundo e laterais de uma frma baixa para tortas de 22cm de dimetro com ela [vai sobrar um pouquinho, que voc pode assar como deliciosos biscoitinhos, j que melhor no reduzir essa receita de massa, pois o equilbrio dela definido pela quantidade de ovos, e 1/2 ovo nunca muito exato, n?]. Cubra a massa com papel alumnio e distribua feijes por cima, para fazer peso. Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos. Retire os feijes com o papel alumnio e deixe esfriar. Preparo das mas: Derreta a manteiga em uma frigideira. Adicione o acar e as mas e cozinhe, sem mexer muito, at que os pedaos comecem a dourar, mas sem amolecerem. Apagu o fogo e deixe esfriar.

Preparo do creme: Amolea a manteiga em banho-maria ou no microondas sem deixar derreter, apenas para obter uma consistncia pastosa. Adicione os seguintes ingredientes nessa ordem, misturando bem aps cada adio: o acar de confeiteiro, a farinha de amndoas, o amido, os ovos e o rum. Reserve. Montagem: Cubra a base da torta, j totalmente fria, com o creme de amndoas. Distribua os pedaos de ma sobre o creme, sem pressionar [o creme cresce no forno e engloba as fatias]. Volte a torta ao forno preaquecido em 180 graus por mais 25 minutos, at o recheio dourar e firmar. Polvilhe com acar de confeiteiro e sirva morna ou fria.
Postado por Richie s 01:50 24 comentrios 12.12.2011

Torta de Caramelo e Morangos

Ols ols! O blog anda todo vermelho, cor de Natal [ou seria de Coca-cola?], mas eu juro que so coincidncias. Na verdade quando comecei a preparar a receita de hoje, nem tinha pensado em morangos. Nem em morangos nem em torta, pois foi folheando uma revista Cludia Cozinha velhinha que me interessei por um creme bem semelhante aoButterscotch [que uma calda grossa feita de manteiga, acar mascavo, glucose e creme de leite], mas que era, depois de frio, batido at virar chantilly, um chantilly aveludado e dourado com sabor de caramelo. Foi ento que, para quebrar a doura, a Gi sugeriu morangos. Juntei uma massinha bsica de torta e raspas de chocolate [que combinam muito bem com caramelo e com morango] e pronto, uma torta simples e bem simptica. To simptica que no outro dia, quando a Gi voltou da faculdade e resolveu comer mais uma fatia, j no havia nem sinal da torta... sab como , n? :P

Torta de Caramelo e Morangos


Para a massa: utilizei a mesma receita daqui. Para o creme de caramelo: 1 e 1/2 xcaras de acar; 1/2 xcara de gua; 3 xcaras de creme de leite fresco; 1/2 colher de sopa de Bourbon ou outro usque. Para a montagem: 1 e 1/2 caixinhas de morangos lavados, secos e sem o talo; 60g de chocolate meio amargo. Preparo do creme de caramelo no dia anterior: Em uma panela mdia misture o acar e a gua e leve ao fogo mdio at o acar dissolver. Aumente o fogo e deixe a calda ferver at ficar caramelada [vai ficar dourada, quase como calda de pudim]. Adicione, aos poucos, 1 e 1/2 xcaras de creme de leite [a mistura vai ferver forte], abaixe o fogo para mdio e acrescente o restante, aos poucos, mexendo com uma colher de pau para derreter o acar caramelado e a mistura ficar lisa. Passe para uma tigela, deixe esfriar e leve geladeira, tampada, de um dia para o outro. Preparo do creme de caramelo no dia de servir: Retire o creme da geladeira e bata na batedeira at formarem picos firmes. Adicione o Bourbon e bata para incorporar. Reserve na geladeira. Preparo da massa:

Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma frma baixa para tortas de 23cm de dimetro. Faa furos na massa com um garfo, cubra com 4 folhas de papel alumnio sobrepostas e leve ao forno, preaquecido a 180 graus, por 20 minutos. Retire as folhas de papel alumnio e asse por mais 10 minutos, at a massa dourar. Deixe esfriar, desenforme sobre um prato de servir e reserve. Montagem: Recheie a massa de torta j fria com o creme de caramelo. Distribua os morangos inteiros sobre o creme, com delicadeza, e por cima distribua raspas de chocolate [que eu fao com o descascador de legumes]. Deixe gelar por pelo menos uma hora e sirva.
Postado por Richie s 20:20 15 comentrios 12.07.2011

Cerejas em Calda

Ols, tudo bem? Cerejas so frutinhas injustiadas. Comumente usadas na decorao de sobremesas, na hora de comer geralmente so empurradas para a beirada do prato e ficam ali, abandonadas. E quem faz isso tem toda a razo, pois tem muita bolinha vermelha vendida por a que no passa de mamo verde + corante + essncia de cereja. Triste, n? Ento faa como eu, aproveite que natal e os supermercados esto abarrotados de cerejas frescas e faa suas prprias cerejas em calda. muito, mas muito fcil, e so deliciosas, completamente diferentes daquelas bolinhas enrugadas quem sempre terminam na borda do prato. Ah, e fica bonito voc comentar, "casualmente", que as cerejas do seu bolo so feitas em casa mesmo, d licena? hahaha

Cerejas em Calda
[adaptadas daqui] Ingredientes: 2/3 de xcara de gua; 6 colheres de sopa de acar; 3 colheres de sopa de suco de limo; 1/2 fava de baunilha, partida no sentido do comprimento; 1 dose de cherry brandy [opcional, mas comprar a dose em um bar fcil], ou Maraschino [que um licor de cereja mais caro]; 2 e 1/2 xcaras de cerejas frescas descaroadas. Preparo: Em uma panela mdia e de fundo grosso leve ao fogo alto a gua, o acar e o suco de limo. Adicione as sementes raspadas e a fava da baunilha. Deixe ferver por uns 7 minutos, at formar um xarope. Abaixe o fogo para e adicione as cerejas

e a bebida. Deixe cozinhar, misturando delicadamente, por cerca de 1 minuto, at as frutas ficarem brilhantes. Apague o fogo, deixe esfriar e passe para um vidro grande.

Conservando morangos

Ols! Ando sumido, n? Faz parte, gente, to voltando!rs Falando em sumidos, os morangos esto saindo de poca, o que significa que a partir de agora vo ficando cada vez mais raros e mais caros. Por isso, quando estava voltando de circular para casa e vi da janela do nibus um senhor com uma carriola de morangos, no hesitei em descer no ponto seguinte e correr atrs dele. Os frutinhos j no estavam mais to bonitos, mas dei uma boa escolhida e no fim de semana transformei as caixinhas em vidros de conservas - dois tipos diferentes que so as receitas de hoje.

Na primeira, mais refrescante, os morangos frescos so mergulhados em xarope de baunilha bem docinho e congelados. Na segunda, mais quente, so rapidamente cozidos com caramelo, vinho e temperos e mantidos em vidros vedados. Ento aproveite, escolha o modo de sua preferncia e conserve os ltimos morangos da temporada! E se estiver na dvida, tente as duas receitas! ;)

Morangos Frescos em Xarope de Baunilha


[receita adaptada daqui] Ingredientes: 1 e 1/2 caixinhas [aproximadamente 450g] de morangos frescos;

1 xcara de acar; 1 e 1/2 xcaras de gua; 1 fava de baunilha. Modo de preparo: Lavem bem os morangos, retire os talos e folhas e encha 2 vidros ou potes mdios com as frutas, sem apertar. Reserve. Em uma panela pequena ferva o acar com a gua mais a fava de baunilha aberta. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe sem mexer por cerca de 4 minutos. Deixe esfriar e retire a fava. Complete os vidros preparados com o xarope frio, at dois centmetros abaixo da boca. Tampe os vidros e congele. No momento de usar, deixe descongelar em temperatura ambiente. Vai bem com sorvetes, bolos e batidas.

Morangos Caramelizados

[receita retirada daqui] Ingredientes: 1/2 xcara de acar; 1 colher de sopa de glucose de milho branca; 1/4 de xcara de gua; 1/2 xcara de vinho tinto [usei Pinot Noir]; 3 cravos; 2 pimentas do reino inteiras; Um pedao pequeno de pau de canela; 1/2 fava de baunilha aberta ao meio; 3 xcaras de morangos limpos e cortados na metade. Preparo: Em uma frigideira grande, misture o acar, a glucose e a gua e leve ao fogo mdio-alto, girando a frigideira, de vez em quando, at formar um xarope homogneo, cor de caramelo - demora mais ou menos 5 minutos. Retire do fogo, adicione o vinho, os cravos, as pimentas, a canela e fava de baunilha aberta [raspe a fava por dentro para soltar as sementes]. Volte a frigideira ao fogo e cozinhe, mexendo com uma colher para dissolver o caramelo - leva uns 4 minutos. Adicione os morangos, abaixe o fogo e cozinhe, mexendo delicadamente, por mais uns 5 minutos. Deixe esfriar e passe para os vidros preparados*. * esterilizei meus vidros, vazios e depois de cheios, segundo as indicaes do Vitor Hugo, do Prato Fundo.

Pop Tarts de Cheesecake

Ols pessoas! Quando eu era pequeno, com uns 7 anos, o modo mais eficiente de causar invejinha nos coleguinhas da escola era algum dizer "meu pai foi pra Ribeiro Preto hoje e vai me trazer um lanche do McDonald's!". E no dia seguinte aparecer, triunfante, com o brinquedinho que vinha com o lanche, que era passado de mo em mo at todo mundo ficar com gua na boca. Tinha criana que at levava o lanchinho amanhecido, na caixinha, para fazer uma graa na hora do recreio. As coisas mudaram e hoje em dia o legal dizer "McDonald's?! No gosto, nunca gostei, nunca vou gostar! Olha como sou saudvel!". Bem, de vez em quando eu como o sanduche do palhao com batata e suco e gosto, no vou mentir. Gosto mesmo. E em uma dessas visitas lanchonete de paredes de plstico com cara de madeira, me deparei com as Tortinhas de Cheesecake, que achei to gostosas quanto caras. E a verso caseira delas que resolvi preparar.

E claro, a verso caseira mais barata e bem mais gostosa, ainda mais quando recheada de gelia de framboesas feita em casa, como a que utilizei, e uma boa camada de cream cheese. Ah, e so incrivelmente fceis de fazer. Baba mesmo, qualquer um consegue! E d at para congelar e assar na hora, porque so melhores ainda quentinhas, n? Ento que tal fazer um estoque dessas, se voc conseguir no comer todas de uma vez? E ainda voc vai poder se gabar: "McDonald's? No vou! Fao em casa uma tortinha muuuito melhor que a deles, sabe?" ;)

Pop Tarts de Cheesecake


[rende 10 tortinhas mdias] Ingredientes da massa: 2 e 1/2 xcaras de farinha de trigo;

1 colher de ch de sal; 1 colher de sopa de acar; 1 xcara de manteiga gelada em cubinhos; 1 gema; 4 ou 5 colheres de sopa de leite gelado; Farinha de trigo para polvilhar. Para o recheio e acabamento: 1 potinho de 150g de cream cheese de boa qualidade; 1 xcara de gelia de framboesas - se for feita em casa, melhor ainda! 1 ovo batido, para pincelar; Acar cristal, para polvilhar. Preparo: Em uma tigela grande, misture farinha, acar e sal. Adicione a manteiga gelada picada e amasse, com as pontas dos dedos, at formar uma farofinha. Adicione a gema e o leite, s colheradas, amassando rapidamente, at formar uma bola. Embrulhe essa bola em plstico filme e leve geladeira por 20 minutos. Unte e enfarinhe uma assadeira grande. Preaquea o forno a 200 graus. Divida a massa em 10 bolinhas [pode ser 8, se voc quiser tortinhas maiores]. Em uma superfcie limpa e seca, polvilhe um pouco de farinha e com o rolo abra uma bolinha, formando um retngulo de 10cm por 16cm. Pincele gua nas beiradas, como se fosse massa de pastel, e recheie com uma camada generosa de cream cheese e uma boa colherada de gelia por cima. Dobre a massa ao meio sobre o recheio, no sentido do comprimento, e aperte as laterais com um garfo. Corte as rebarbas com uma faca afiada e passe a tortinha para a assadeira preparada. Repita esse procedimento para todas as bolinhas de massa. Pincele cada tortinha com o ovo batido. Faa 2 pesquenos cortes na superfcie de cada uma, e polvilhe acar cristal. Leve para assar por cerca de 15 minutos, at dourar. Deixe esfriar sobre uma grade e saboreie ainda morninhas!

Postado por Richie s 06:10 45 comentrios 10.21.2011

Bolo de Frutas Silvestres e Creme

Ols! No comeo do ms, em um momento de consumismo desenfreado [e quem no tem desses momentos, n? Ainda mais em comeo de ms], comprei um quilo de framboesas congeladas. Comprei de puro impulso, sem ter a mnima idia de o qu fazer com elas, at que ontem resolvi aproveitar uma folga do trabalho e cozinhar gelia. Mas, folheando meus livros de receita, achei um bolo diferente, esquisito mesmo, e fiquei com vontade de testar. Esquisito porque a massa, que parecia estranha nas propores de ingredientes, recebia uma camada de frutas e uma de algo parecido com creme ingls por cima, e ia tudo junto para o forno, por quase uma hora. Parecia meio arriscado usar parte das minhas preciosas framboesas [e os mirtilos!] nele, mas a foto do livro me convenceu.

preciso dizer que o preparo desse bolo um festival de contraste de cores e texturas - me diverti fotografando! Alm disso, o aroma de baunilha que se espalha enquanto est no forno simplesmente viciante - levei o notebook pra cozinha e fiquei l enquanto assava! Sobre o bolo, quase uma torta: a massa fica macia, porm mais seca que a de um bolo comum. As frutas viram uma gelia vermelha e cida, que completada pela doura do creme de baunilha com a superfcie douradinha. Uma sobremesa surpreendente, rpida e especial. E para quem no gosta ou encontra as frutas silvestres, desconfio que com pssego tambm deve ficar muito bom! Bom fim de semana!

Bolo de Frutas Silvestres e Creme


[Berry Cake, do livro Cake Bible] Ingredientes: 1 xcara de farinha de trigo;

100g de manteiga derretida; 1 ovo; 1/2 xcara de acar; 1 e 1/2 colheres de sopa de fermento em p; 1 colher de ch de extrato de baunilha; 3 xcaras de amoras, mirtilos, framboesas, congeladas ou frescas [usei 1 e 1/2 xcaras de framboesa congelada, 1 xcara de mirtilos frescos e 1/2 xcara de morangos frescos picados]. Para o creme: 2 xcaras de sour cream*; 1/2 xcara de acar; 2 colheres de sopa de p para creme custard [podemos trocar por amido de milho, aqui no Brasil, onde no h p custard]**; 2 gemas; 1 colher de ch de extrato de baunilha [usei sementes de 1/3 de uma fava de baunilha]. Preparo: Preaquea o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma frma redonda de 23cm de dimetro [usar uma de fundo falso essencial]. Bata todos os ingredientes do bolo, exceto as frutas. Resultar em uma massa pesada, semelhante textura de massa choux crua. Forre o fundo da frma preparada com essa massa e por cima distribua as frutas. Bata os ingredientes do creme e despeje, com cuidado, por cima de tudo. Leve para assar por cerca de 55 minutos. Se a superfcie comear a dourar demais, proteja com papel alumnio. Retire do forno, deixe esfriar completamente e leve geladeira, para firmar o creme. Sirva frio ou em temperatura ambiente. *Para 2 xcaras de sour cream [creme azedo]: a 2 xcaras de creme de leite fresco adicione 2 colheres de sopa de suco de limo e deixe talhar, em temperatura ambiente, por meia hora. Conserve na geladeira at o momento de usar. **O p custard um preparado base de espessante, acar, aroma de baunilha e corantes, utilizado para engrossar cremes e mingaus. Como no encontramos dele por aqui, pode ser substitudo por amido de milho, acar e extrato de baunilha. Nessa receita, que j leva baunilha e acar, adicionei apenas o amido para deixar o creme espesso.

Bolo de Cenoura super mido

Quem nunca comeu bolo de cenoura levanta a mo! Bolo de cenoura deve ser um dos bolos mais feitos por avs, tias, vizinhas, madrinhas, e um dos mais fceis de se fazer: bate tudo no liquidificador, leva aquela massa cor de cenoura viva pro forno e pronto. E depois, para completar, uma calda de chocolate por cima que, quando bem feita, fica quebradia por fora e molinha por dentro. Ok, essa receita todo mundo sabe fazer, n? Ento que tal um bolo de cenoura diferente? a receita de hoje, que vem do livro Cake Bible [presente de aniversrio da minha amiga Lygia], rende um bolo dourado, cheio de pontinhos alaranjados e pedacinhos de noz e de coco. E o mais importante: mido, muito mido. E fofo, muito fofo. Surpreendente! Para mim uma verso adulta do bolo de cenoura que conhecemos - igualmente saboroso, porm menos enjoativo e rico em textura. E para cobrir, cobertura de cream cheese, que combina com bolo de cenoura tanto quanto chocolate! Mas nada te impede de fazer um brigadeirinho pra finalizar, n? rs

Bolo de Cenoura Super mido


[receita retirada daqui] Ingredientes: 2 xcaras de farinha de trigo; 2 colheres de ch de fermento em p; 2 colheres de ch de bicarbonato de sdio; 1 colher de ch de canela em p; 1 colher de 2 xcaras de acar; 4 ovos; 1 e 1/2 xcaras de leo de canola; 3 xcaras de cenoura ralada; 3/4 de xcara de nozes picadas; 1/2 xcara de coco ralado [opcional].

ch

de

sal;

Para a cobertura de cream cheese [que eu fiz do meu modo]: 3/4 de xcara de creme de leite fresco gelado; 4 ou 5 colheres de acar de confeiteiro; 200g de cream cheese. Preparo: Unte e enfarinhe uma assadeira quadrada de 23cm de lado. Preaquea o forno a 180 graus. Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela. Adicione o acar e misture. No liquidificador, apenas pulse os ovos o leo e a cenoura ralada, garantindo que os pedacinhos de cenoura no fiquem totalmente triturados.

Derrame essa mistura sobre a mistura de farinha e incorpore. Adicione o coco ralado e as nozes e misture. Passe a massa para a assadeira e asse por cerca de 60 minutos [o livro indica mais que isso, ainda, mas aqui em casa ficou pronto em 45 minutos] at que, enfiando um palito de madeira no bolo, ele saia seco. Apague o forno e deixe o bolo l dentro por 10 minutos. Retire e deixe esfriar completamente. Para a cobertura: Bata o creme de leite gelado na batedeira, at conseguir picos leves. Adicione o acar s colheradas, e bata at formar picos firmes. Acrescente o cream cheese e bata apenas para incorporar. Cubra o bolo, espalhando com uma esptula.
Postado por Richie s 14:54 24 comentrios 10.13.2011

Deleites Gastronmicos, da Casa Ladure

Ols ols! O post de hoje tem que ser escrito super rpido. Pois , esqueci o fio do notebook no trabalho, e a bateria no vai durar para sempre. Imagina o desespero? Mas o lado bom disso que mal tive tempo para ver as fotos, ento vou post-las assim, sem muita frescura, frescura essa que tem atrasado e muito a atualizao do blog. Aham, os atrasos so por conta de desgostos meus com as fotografias que tenho tirado. Mas tudo passa, e a cmera fotogrfica e eu faremos as pazes logo logo. A receita de hoje, do livro de Doces da Maison Ladure, tem o nome de Deleites Gastronmicos. O nome j diz tudo, n? Complicadinhos de fazer, como todas as receitas desse livro, mas deliciosos de se olhar e, claro, de se comer. So pequenas obras-primas, doces quatrocentes e acredite, valem todo o trabalho!

Deleites Gastronmicos
[receita retirada de Doces | Maison Ladure, rendeu 15 doces] Para o creme de baunilha: 1 fava de baunilha; 400ml de leite; 4 gemas; 80g de acar; 30g de amido de milho; 25g de manteiga.

Para a massa choux: 120g de farinha de trigo; 100ml de gua; 100ml de leite; 1 pitada de acar; 1 pitada de sal; 80g de manteiga; 4 ovos inteiros; 100g de amndoas picadas. Para a montagem e o chantilly: 400ml de creme de leite fresco gelado; 25g de acar de confeiteiro; 2 caixinhas [500g] de morangos ou framboesas frescas; Acar de confeiteiro para polvilhar. Para o creme de baunilha: Parta a fava ao meio e raspe o interior para extrair as sementes. Despeje o leite em um panela, acrescente as sementes e a fava e ferva. Retire do fogo, cubra a panela e deixe em infuso por 15 minutos. Em uma tigela bata as gemas e o acar at que a mistura fique esbranquiada. Adicione o amido e misture. Retire a fava do leite [voc pode coloc-la no seu pote de acar, para aromatizar], e ferva o leite novamente. Despeje 1/3 do leite quente sobre a mistura de gemas, acar amido e mexa com um fouet. Volte a mistura para a panela, com o restante do leite, e cozinhe at ferver, mexendo sem parar, para o creme encorpar [cerca de 1 minuto]. Retire do fogo, passe para uma tigela e deixe esfriar por 10 minutos. Adicione a manteiga e mexa at que a mistura fique uniforme. Cubra com papel filme e leve para gelar por pelo menos 1 hora. Preparo da massa choux: Preaquea o forno a 180 graus.Peneire a farinha. Em uma panela, ferva o leite, a gua, o acar, o sal e a manteiga. Retire do fogo, adicione a farinha peneirada toda de uma vez, misturando rapidamente com uma colher de pau at formar uma bola. Volte ao fogo por 1 minuto, batendo a massa com a colher, at que o fundo da panela fique branco. Transfira a massa para uma vasilha e incorpore os ovos, um a um, batendo bastante com a colher de pau aps cada adio. Voc deve bater at que a massa fique homognea e amolea, escorregando da colher. Passe a massa para um saco de confeiteiro com bico liso e, sobre uma assadeira untada e enfarinhada, molde profiteroles grandes, com 6cm de comprimento. Polvilhe as amndoas e leve ao forno preaquecido a 180 graus. Depois de 10 minutos [quando a massa comea a crescer], abra um pouco a porta do forno, uns 3mm de abertura, para o vapor escapar, e continue assando, com a porta entreaberta, por mais 25 minutos. Retire e deixe esfriar sobre uma grelha. Para o chantilly: Bata o creme de leite gelado na batedeira, at engrossar. Adicione o acar e continue batendo at formar picos firmes. Montagem: Corte os morangos, lavados e secos, em 4 partes.

Misture 1/4 do chantilly ao creme de baunilha gelado, delicadamente. Passe o creme para um saco de confeiteiro com bico liso, e o restante do chantilly para um saco de confeiteiro com bico canelado. Corte os profiteroles horizontalmente, a 2/3 da altura. Recheie as bases com o creme de confeiteiro, com o chantilly e com os morangos picados. Cubra com as tampas e polvilhe acar de confeiteiro. Conserve na geladeira.

Nuvem de Chocolate da Nigella

Hallo hallo! De todas as guloseimas achocolatadas, sem dvida minhas preferidas so os bolos cremosos: brownies pedaudos, petit gateaux ainda morninhos, bolos sem farinha que ficam como pudins com casquinhas crocantes em volta. E no s isso: so normalmente bem fceis de se preparar, e no exigem preocupaes do tipo "ser que vai crescer?", "ser que vai ficar fofinho?", "e se ele abaixar quando sair do forno?", "como vou confeit-lo?", "ihh, ficou torto!". Afinal, decadentes como bem so, eles normalmente no so fofos, no crescem, abaixam, racham por cima, grudam no fundo e ainda assim so deliciosos, intensos e por incrvel que parea, lindos! Assim, imagine minha alegria ao ver a dona Nigella preparam mais uma verso desses bolos de chocolate "feiosos", feito a base de muito chocolate escuro derretido, claro, e merengue! O nome? Nuvem de Chocolate. Dispensa mais palavras, n? Vamos l!

Bolo Nuvem de Chocolate


[receita da Nigella Lawson, retirada desse vdeo aqui] Ingredientes: 250g de chocolate amargo, pelo menos 70% cacau; 125g de manteiga sem sal, amolecida; 6 ovos: 2 inteiros e 4 separados; 175g de acar; 2 colheres de sopa de Cointreau [opcional, pode ser rum, ou Frangelico]; Raspas de 1 laranja. Para servir: 500ml de creme de leite fresco gelado; 1 colher de ch de extrato de baunilha; 1 colher de ch de Cointreau. Cacau para polvilhar.

Preparo: Use um copo de medidas para definir as quantidades. Preaquea o forno a 180 graus. Cubra o fundo de uma frma redonda de 23cm de dimetro com papel manteiga e reserve. Derreta o chocolate, em banho-maria ou no microondas, e com ele ainda morno, adicione a manteiga e misture para que ela derreta. Reserve. Bata as claras em neve, em picos moles. Continue batendo adicionando 100g de acar, colherada a colherada, at que os picos mantenham a forma. Reserve. Em outra tigela, bata os 2 ovos inteiros mais as 4 gemas com os 75g restantes do acar e ento adicione, mexendo gentilmente, a mistura de chocolate e manteiga derretidos, o Cointreau e as raspas de laranja. Incorpore uma poro do merengue mistura de chocolate. Adicione ento o restante do merengue e misture com cuidado, at que massa fique homognea e fofa. Passe a massa para a frma preparada, e leve ao forno por 35 ou 40 minutos. O bolo vai crescer bastante, e rachar na superfcie. Deixe esfriar dentro da frma e no se preocupe - o centro do bolo vai abaixar e mais rachaduras se formaro - normal. Na hora de servir, bata o creme de leite na batedeiras at conseguir picos moles. Acrescente a baunilha e o licor e bata at o ponto de chantilly. Cubra a "cratera" do centro do bolo com esse creme, e polvilhe cacau em p. No resisti e servi com morangos fatiados. Combinao perfeita!

My Boston Cream Pie

Bom dia! Tera foi meu aniversrio [eee!] e o plano era fazer uma festa no sbado passado. O plano acabou no dando certo [aniversrio em fim de ms fica difcil, n?], mas alguns amigos mais chegados vieram mesmo assim, ento eu fiz um bolo. O bolo foi devorado em dois palitos, ento tera fiz outro, que s confirmou o sucesso do primeiro! A receita que usei de um bolo clssico americano. Criado em Boston, por volta de 1850 pelo chef do restaurante do Parker House Hotel, o Boston Cream Pie nada mais que um po-de-l bsico recheado de creme de confeiteiro e coberto com ganache. Apesar dessa simplicidade toda, um dos bolos mais deliciosos que j provei, e um dos mais bonitos que preparei, tambm. Por isso, se voc procura uma receita saborosa e sem complicaes, para uma festinha, recomendo essa aqui, que virou minha preferida!

Ah, lembrando de "quanto menos ingredientes, melhor deve ser a qualidade deles", aproveitei para usar uma fava de baunilha que estava dando bobeira por aqui, e chocolate 55% cacau, mas no regra. Aproveito para agradecer a todos os recados carinhosos, no twitter e no facebook :D

Boston Cream Pie


[receita da Martha Stewart] Ingredientes do creme de confeiteiro: 2/3 de xcara de acar; 1/4 de xcara de amido de milho; 1 pitada de sal; 2 xcaras e meia de leite integral; 4 gemas; 2 colheres de manteiga sem sal; Sementes raspadas de 1/2 fava de baunilha, ou 1 colher de ch de extrato. Ingredientes para o po-de-l: 6 colheres de manteiga sem sal; 1/2 xcara de leite integral; 1 e 1/2 xcaras de farinha de trigo; 1 e 1/2 colheres de ch de fermento em p; 1/2 colher de ch de sal; 3 1 xcara de acar. Ingredientes para a ganache: 180g de chocolate meio amargo [usei 55% cacau] picado; 1/4 de xcara de creme de leite. Prepare o creme com antecedncia: Em uma panela mdia misture o acar, o sal e o amido. Adicione o leite aos poucos, batendo com um fouet para no empelotar. Adicione as raspas da fava de baunilha [se usar extrato deixe para adicionar s no final] e as gemas e misture bem. Leve a panela ao fogo mdio, mexendo sem parar, at que comece a ferver. Continue por mais 1 minuto, e apague o fogo. Passe a mistura por uma peneira [a idia retirar grumos de gema ou de amido, mas aqui no precisei fazer isso]. Adicione a manteiga [e o extrato de baunilha, se estiver usando] e misture at incorporar. Cubra o creme com filme plstico e leve geladeira por umas 2 horas, para firmar [eu levei ao freezer, por uns 20 minutos, e foi suficiente]. Prepare o po-de-l: Unte e enfarinhe o fundo e laterais de uma frma redonda de 22cm de dimetro. Reserve. Preaqnea o forno a 160 graus. Em uma tigela misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Em uma panelinha leve o leite e a manteiga ao fogo bem baixinho, para esquentar lentamente. Na batedeira bata o acar com os ovos at formar um creme claro e fofo [uns 8 minutos]. Adicione a mistura de farinha e misture com uma esptula, com cuidado para no perder a textura fofa.

ovos;

Assim que a mistura de leite e manteiga comear a ferver, adicione massa, e incorpore com delicadeza. Passe a massa para a frma preparada e leve ao forno por cerca de 35 minutos. Retire, deixe esfriar por 10 minutos dentro da frma e desenforme. Deixe esfriar por completo. Para a ganache: Aquea o creme de leite [se for creme de leite fresco pode deixar ferver]. Derrame sobre o chocolate picado, deixe descansar por 2 minutinhos e misture bem, at homogeneizar. Deixe esfriar at ganhar uma consistncia mais grossa. Montagem: Corte o po-de-l ao meio, com uma faca serrilhada. Coloque uma das partes no prato de servir [com o lado do corte virado para cima] e cubra com o creme de confeiteiro. Coloque a outra metade do bolo [com o lado do corte virado para baixo] e distribua a ganache, com as costas de uma colher ou esptula, por cima, fazendo desenhos.
Postado por Richie s 06:49 35 comentrios 8.24.2011

Panquecas, simples assim

Ols ols! Eu j ensaiei vrias vezes para postar receita de panquecas por aqui, mas acabava sempre desistindo, por achar muito simples, muito manjado, e talz... Mas a questo que todo sbado eu me dou de presente um caf da manh caprichado [at porque de semana mal d tempo de fazer um caf solvel] onde no pode faltar algumas dessas panquecas! Gosto tanto delas que na geladeira de casa, junto com as contas a serem pagas, fica pendurada a receita, para quem quiser fazer, no importa o horrio! E sabe por que? Porque elas so muito macias! Srio, so fofas mesmo, e gorduchas! E no queimam, e no ficam cruas por dentro, e ficam incrivelmente leves e sequinhas e so muito, muito simples de se preparar. Ento, no prximo sbado de manh [ou outro dia qualquer da semana], levante da cama, prepare algumas, ainda de pijamas, prove [seja com manteiga, gelia, creme de avel, mel, pedacinhos de chocolate na massa, ou apenas polvilhada com acar e canela - adoro assim!] e pense: "Bem que o Richie falou!". Certeza que voc tambm vai pendurar a receita na sua geladeira! Agora falando de novidade, sbado passado minhas panquecas foram acompanhadas de uma [uma modo de falar, n?] colherada generosa do novo

Creme Crocante, que a Ovomaltine me mandou [thank you so much!]. Super cremoso, fcil de espalhar, sabe? E delicioso! Periga de viciar..rs.

Panquecas
[essa medida d para no mximo duas pessoas [ a que uso em casa], ento voc pode dobrar, triplicar, etc.] Ingredientes: 1 xcara [120g] de farinha de trigo; 1 pitada generosa de sal [algo como 3/4 da colher de ch]; 1 pitada generosa de acar refinado [algo como uma colher de ch]; 1/2 colher de ch de bicarbonato de sdio; 1/2 colher de sopa de fermento em p; 1 ovo pequeno [se usar ovo do grande, diminua um pouquinho o leite]; 3/4 de xcara [180ml] de leite; 1 colher de sopa de manteiga. Preparo:

Eu fao assim: Em uma frigideira antiaderente [ fundamental] leve a manteiga ao fogo, para derreter. Derreteu quase tudo? Desligue o fogo e reserve. Em uma tigela misture os 5 ingredientes secos. Misture o ovo com o leite, e derrame sobre os ingredientes secos. Mexa rapidamente at desfazer quaisquer grnulos que se formem. Por fim, despeje a manteiga derretida, e mexa mais uma vez. A massa que se forma no lquida, cremosa, quase como de bolinho de chuva. Passe um papel toalha pelo fundo da frigideira, para retirar o excesso de manteiga, e volte-a ao fogo baixo. Com uma concha mdia, derrame uma poro de massa - a quantidade pode ser menor, se quiser panquecas pequenas. A massa vai se assentar sozinha na frigideira. Quando bolhas comearem a se formar na superfcie e a massa comear a inchar [demora uns 45 segundos, no meu fogo], vire a panqueca com uma esptula e deixe o outro lado dourar [mais uns 45 segundos]. Ela vai crescer em altura, enquanto doura o segundo lado. Retire a panqueca com a esptula, e repita o procedimento. Essa receita rende 4 ou 5 panquecas mdias. Ah, tenho duas dicas legais: A gente sempre v fotos de panquecas empilhadas, mas o melhor ir colocando uma ao lado da outra - assim a superfcie no perde a leve crocncia e as panquecas ficam sequinhas; Outra dica [que me foi dada pela Maria, do DigaMaria!] : se voc for fazer uma quantidade maior, antes de comear o preparo deixe o forno preaquecendo por uns 10 minutinhos em temperaura baixa, e desligue. Na hora de fritar as panquecas, v deixando as prontas dentro do forno aquecido, assim vo estar todas quentinhas na hora de comer!

Torta Crumble de Morangos

Hallo, tudo bem? Esse final de semana as meninas viajaram, e sobrei sozinho em casa. Fiz vrios planos para o fim de semana solitrio, mas acabou que ficou tudo resumido em ver episdios do Chapolin Colorado on-line durante o fds todo, intercalando com reprises de filmes da Bette Davis. Ok, adoro os dois, mas no domingo noite eu j estava pedindo socorro ao Chapolin pra me salvar da Baby Jane. Crazy, n? Na segunda voltei ao normal, e como estava de folga do trabalho, resolvi assar uma torta. "Morango outra vez?!" Pois , mas o que eu posso fazer se o supermercado aqui perto comprou toneladas de morango que no venderam, e tiveram que abaixar o preo pra ver se vendia logo, antes que estragassem? E depois, quando acabar a temporada, a Cozinha Coletiva fica um ano sem morangos, ento me entendam, ok? hahaha O legal dessa torta que a parte mais trabalhosa fazer a massa, ento se voc estiver em um dia preguioso [no v ver Chapolin!] faa a torta sem a massa, que fica um Crumble delicioso! O recheio lembra morangos em calda [eles vo em pedaos grandes], s que a calda fica mais cremosa, pelo amido. E por cima aquela farofinha crocante. Casa perfeitamente com sorvete, n?

Torta Crumble de Morangos


Para a massa use a mesma dessa receita aqui. Para o recheio: 2 caixinhas de morangos maduros - os pequenos inteiros, os maiores cortados na metade [escolha as caixinhas com morangos bem vermelhos e menores - so mais saborosos]; 3/4 de xcara de acar refinado;

Suco de 1/2 limo; Raspas de 1 laranja [opcional]; 2 colheres de sopa de amido de milho; Para a farofinha: 3/4 de xcara de farinha de trigo; 1/3 de xcara de acar mascavo; 2 colheres de sopa de acar refinado; 1 pitada de canela; 1pitada de sal; 6 colheres de sopa demanteiga gelada. Preparo: Abra a massa sobre uma frma para tortas de 22cm de dimetro. Reserve na geladeira. Preaquea o forno a 180 graus. Para o recheio, misture todos os ingredientes em uma tigela grande. Reserve. Em outra tigela faa a farofa: misture todos os ingredientes secos, e por fim adicione a manteiga, amassando com as pontas dos dedos at formar uma farofinha. Monte a torta: distribua o recheio de morangos sobre a massa gelada, na frma. Por cima, distribua fartamente a farofinha. Leve ao forno e asse por 45 minutos. Verifique a torta: se as laterais estiverem muito douradas, proteja com um papel alumnio e asse por mais uns 20 minutinhos. Deixe esfriar e sirva morna, com sorvete de baunilha. Montge
Postado por Richie s 06:55 29 comentrios 6.16.2011

Pavlova de Chocolate

Hallo people! Eu raramente compro chocolate em barra. Todo comeo de ms eu pego uma barra de chocolate amargo, coloco na cestinha, penso, penso, acho caro, fico com medo de devorar tudo antes de fazer alguma receita, e acabo devolvendo. Esse ms eu comprei por causa do bolo da Clara, que eu imaginava decorar com raspas. As raspas no rolaram e a barra l ficou. E antes que fosse sumindo com o chocolate aos pedaos, nas noites frias e solitrias [ai de mim! hahaha], decidi usar para fazer minha primeira Pavlova. Para quem no sabe, Pavlova uma sobremesa neozelandesa [Austrlia e Nova Zelndia ainda brigam por isso] criada no incio do sculo passado em homenagem a uma bailarina russa, Anne Pavlova. Para sermos prticos, a Pavlova quase um suspiro coberto com creme de leite batido e decorado com frutas. A diferena - e acredite, faz toda a diferena - que essa base no um suspiro comum: por fora ela tem a casquinha crocante do suspiro, mas por dentro cremosa e densa. A receita que preparei um pouco diferente: alm do acar de confeiteiro, o merengue leva acar mascavo escuro, responsvel pela cor maravilhosa que o creme adquire [quase deixei de acrescentar o cacau em p, s para manter o dourado do mascavo]. fato que a base da minha Pavlova poderia ter ficado mais bonita [sempre tenho problemas com receitas que pedem forno muito baixo], mas depois de cobrir com o creme de chocolate amargo e denso, o creme

de leite leve e doce e as raspas de chocolate, nem lembrei mais disso. Alis, s lembrei ao quebrar com o garfo a casquinha crocante e clara e chegar a um interior fofo, denso e cor de chocolate. Muito bom! Para choclatras e simpatizantes, uma bela sobremesa :)

Pavlova de Chocolate
[receita da Marta Stewart] Ingredientes da base: 4 claras de ovos grandes, em temperatura ambiente; 1/4 da xcara de acar mascavo escuro; 3/4 da xcara de acar de confeiteiro; 1 pitada de sal; 1/2 colher de ch de extrato de baunilha; 2 colheres de sopa de cacau em p.

Ingredientes do creme de chocolate amargo: 4 gemas; 1/4 da xcara de acar; 1/2 xcara mais 2 colheres de sopa de creme de leite fresco; 1/2 xcara de leite integral; 1/4 da colher de ch de flor de sal, ou sal grosso; 250g de chocolate em barra, 70 % cacau. Ingredientes para cobertura: 1 e 1/4 xcaras de creme de leite fresco batido em picos fofos; Raspas de chocolate meio-amargo para decorar.* Preparando a base: Preaquea o forno a 150 graus**. Forre uma assadeira redonda ou grande, quadrada, com papel manteiga. Antes disso, desenhe um crculo de 20cm de dimetro no papel que utilizar. Esse crculo vai servir de gabarito para sua base de merengue. Reserve. Misture os acares, o sal e as claras em uma tigela de metal ou vidro e leve ao banho-maria, mexendo sempre, at os acares se dissolverem e a mistura ficar morna [mais ou menos 3 minutos]. Retire do fogo e bata, na batedeira em velocidade mdia-alta, por cerca de 8 minutos, at a mistura adquirir consistncia de merengue. Incorpore a baunilha. Peneire o cacau sobre o merengue e misture com cuidado at que se dissolva quase que totalmente. Usando uma colher grande, espalhe um crculo de merengue usando o risco no papel como guia. No espalhe demais, pois o merengue se espalha naturalmente ao assar. Deixe a parte do meio mais baixa, mas no muito fina. Leve ao forno at que o merengue fique seco ao toque [cerca de 1 hora]. Deixe esfriar completamente ainda dentro do forno. Preparando o creme de chocolate amargo: Prepare uma tigela grande com gua gelada e gelo. Reserve. Bata as gemas com 2 colheres de acar em uma tigela mdia. Reserve. Em uma panela mdia leve ao fogo o creme de leite, o leite e o restante do acar ao fogo at ferver. Despeje um tero dessa mistura sobre a mistura de gemas, batendo com o fouet. Volte essa mistura ao restante na panela e volte ao fogo mdio, cozinhando sem parar de mexer por 6 ou 7 minutos, at que, ao se mergulhar uma colher no creme, ele cubra as costas da colher. Coloque o chocolate em pedaos em uma tigela refratria funda e derrame por cima a mistura quente. Mexa at que o chocolate derreta e se dissolva. Passe a mistura por uma peneira e esfrie a mistura na tigela de gua gelada [como um banho-maria s avessas]. Cubra com um filme plstico rente superfcie do creme e leve geladeira. Montando a Pavlova: Espalhe o creme de chocolate amargo gelado no centro da base de merengue, deixando uma borda livre de uns 2cm da borda, e por cima o creme de leite batido. Decore com as raspas. * Fao as raspas assim: derreto o chocolate meio amargo em banho-maria, misturo at comear a esfriar e espalho sobre uma superfcie lisa e limpa [uma tbua de carne de plstico e s para esse uso uma boa opo]. Levo para a geladeira at endurecer. Retiro da geladeira e com uma faca pequena usada na horizontal ou um descascador de legumes vou fazendo as raspas, cuidadosamente. Reserve na geladeira, se no for usar em seguida. ** A maioria dos fornos comuns comeam a 160 graus, ento cubro o fundo do forno com uma assadeira grande, o que diminui o calor interno. Voc pode tambm deixar a porta entreaberta, usando o cabo de uma colher.

Postado por Richie s 06:58 30 comentrios 6.13.2011

Meias Luas de Morango e Amndoa

Ol! No lembro se j contei isso aqui, mas raramente tomo caf da manh. Apesar de saber que isso no nada saudvel, geralmente a primeira refeio dos meus dias se resume a uma xcara de caf. Caf solvel, porque do outro jeito no sei fazer. Mas com os dias gelados que tem feito por aqui, o caf da manh ganha uma importncia essencial em um fim de semana: dar coragem para eu conseguir sair debaixo das cobertas. Por isso, ontem resolvi caprichar no desjejum e preparar essas tortinhas individuais - chamadas de Hand Pies ou Half Moon Pies - com a caixinha de morangos que estava na geladeira e com os restos de amndoas que eu tinha triturado no sbado, para mais uma tentativa [frustrada, n?] de fazer macarons. Eu no preciso falar que morango est para amndoas assim como ma para canela, n? Casamento perfeito no recheio dessas Meias Luas crocantes e douradas.

Meias Luas de Morango e Amndoa


[receita adaptada da Marthinha Stewart - rende 6 unidades] Ingredientes da massa brisee: 1 e 1/4 xcaras de farinha de trigo; 1/2 colher de ch de sal; 1/2 colher de ch de acar refinado; 1/2 xcara [100g] de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos; 4 colheres de sopa de gua gelada. Ingredientes do recheio: 1 e 1/2 xcaras de morangos cortados em quatro; 3 colheres de sopa de acar refinado; 1/2 colher de sopa de amido de milho; 3/4 de xcara de amndoas torradas trituradas [farinha de amndoas - opcional - se no usar, aumente a quantidade de amido para 1 colher de sopa].

1 ovo batido para pincelar; Acar para polvilhar. Preparo da massa brisee: Misture a farinha, acar e sal. Adicione a manteiga picada e misture, com as pontas dos dedos, at formar uma farofa. Adicione a gua s colheradas, amassando levemente. Reserve na geladeira por 15 minutos. Prepare o recheio: Misture os morangos, o acar, o amido e as amndoas. Reserve. Montando as Meias Luas: Divida a massa em 6 pores iguais. Abra com o rolo a primeira delas, at conseguir cortar um crculo de 12cm de dimetro [use um cortador de biscoitos ou a boca de uma vasilha]. Pincele as bordas do crculo com gua e coloque mais ou menos duas colheres do recheio de morangos em uma metade do crculo [igual fazer pastel]. Dobra a outra metade por cima, apertando bem na beirada com os dedos e depois pressionando com um garfo. Repita essa operao [que parece complicada mas no ] para as 6 partes de massa. Coloque as Meias Luas em uma assadeira levemente untada. Pincele o ovo batido sobre elas e faa um pequeno corte em cada uma, para escapar o vapor. Polvilhe com acar refinado. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 25 minutos, at as Meias Luas dourarem. Deixe esfriar e sirva.

Tatin de Ameixas

Ol! Poxa, estava com saudade de cozinhar! Semana passada choveu e esfriou bastante por aqui, e com aquele cu branco e cinza no adiantava preparar nada, porque as fotos ficariam frias e no-apetitosas. Mas nesse fim de semana o sol voltou e eu corri pra cozinha. Resultado: no sbado de manh, quando as meninas acordaram, a casa j estava cheirando a torta sada do forno. Sorte ter feito essa torta logo cedo, porque logo depois do almoo recebi uma visita [a Vanessa!] que trazia um livro de receitas maravilhoso [vou falar bastante dele, nos prximos posts], presente da minha amiga [a Maits!!], que mora looonge longe. E claro que um pedao de torta foi meu modo de agradecer, n? Agora preciso preparar umas coisinhas e levar pra Maits, l em Araatuba ;) Sobre a torta, fica a dica: experimente uma fatia, ainda morna, com creme de leite batido em chantilly. No tem coisa melhor!

Tarte Tatin de Ameixa


[receita adaptada daqui] Para a massa: Tem quem defenda a Tatin de massa folhada com unhas e dentes. Eu prefiro com massa de torta mesmo, quebradia e farelenta - fao a mesma receita da massadessa torta aqui. Mas se voc preferir, pode usar a folhada comprada pronta. Para o recheio: 1 xcara de acar; 1/2 xcara [100g] de manteiga; 500g de ameixas - usei da preta - lavadas, sem caroo e partidas em quatro. Preparo: Abra a massa sobre uma superfcie limpa e enfarinhada at conseguir um dimentro de 25cm. Reserve. Voc pode preparar essa receita em uma frigideira que vai ao forno ou fazer a calda em uma panela e levar ao forno em uma frma normal, de 20cm de dimetro. Eu preparei em uma frma. Comece levando o acar e a manteiga ao fogo mdio, mexendo at derreter. Retire do fogo quando comear a caramelizar [cuidado, pois nesse ponto calda pode queimar rapidamente]. Derrame imediatamente a calda sobre o fundo de uma frma para tortas levemente untada com manteiga [caso voc estiver preparando a receita em uma frigideira que vai ao forno, ignore esse passo]. Sobre a calda distribua as fatias de ameixa, uma bem ao lado da outra, formando um desenho de crculos concntricos. Cubra com o disco de massa, dobrando as bordas para dentro. Faa um pequeno corte em cruz central, para o vapor escapar. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 25 minutos. Retire, e desenforme sobre um prato de servir. Cuidado com a calda! Sirva ainda quente, acompanhada de creme chantilly ou sorvete de baunilha.

Postado por Richie s 05:11 14 comentrios 4.26.2011

Biscotti de Lavanda

Ol! Para comear a desentoxicao de chocolates da Pscoa, resolvi preparar uma receita leve, com um ingrediente de sabor suave e levemente refrescante. Ok, na verdade, da ltima vez que fiz biscotti, minha chefa, que no gosta de doces, comeu e gostou muito! E se Mary Poppins j dizia que 'uma colher de acar melhor que qualquer remdio", fiz uma fornada para levar para o trabalho, para dar uma adoada nos nimos. sempre bom, no ?

Como eu j disse aqui, biscotti so assados duas vezes. Dessa vez, deixei dourar bastante, para ficar bem crocante - perfeito para acompanhar um ch - e aprovei o resultado!

Biscotti de Lavanda
[receita daqui] Ingedientes: 2 xcaras de farinha [mais um pouquinho, se necessrio, para dar ponto]; 1 e 1/2 colheres de ch de fermento em p; 1/2 colher de ch de sal; 3/4 de xcara de acar; 2 colheres de ch de flores de lavanda secas; 2 ovos; 1/2 xcara [100g] de manteiga derretida e fria; 2 colheres de ch de casca de limo ralada; 1 colher de ch de extrato de baunilha [no usei, achei que era muitos sabores em uma receita s]. Preparo: Preaquea o forno a 180 graus. Em uma tigela pequena misture farinha, sal e fermento em p. Reserve.

No processador [ou liquidificador] pulse o acar com as flores de lavanda, at que fiquem bem modas. Passe o acar aromatizado para uma tigela, adicione os ovos e bata at engrossar [2 minutinhos]. Adicione a manteiga, as raspas e a baunilha, e misture. Lentamente, adicione a mistura de farinha, batendo com uma colher de pau. A massa fica meio pegajosa. Passe farinha nas mos e divida a massa em 2 partes. Em uma frma retangular grande forrada com papel manteiga untado, molde duas "baguetes", uma com cada metade de massa, de 7cm de largura por uns 20 de comprimento, e 4cm de altura. Asse por 20 minutos, at a superfcie apresentar rachaduras e cor dourada. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos. Abaixe o forno para 160 graus. Fatie as baguetes, na diagonal, em fatias de 2,5cm de largura. Arrume as fatias sobre uma frma forrada de papel manteiga e volte ao forno por uns 15 minutos [eu virei as fatias na metade do tempo] at ficarem bem douradas e crocantes. Deixe esfriar completamente.
Postado por Richie s 06:18 12 comentrios 4.21.2011

Bolo de Chocolate sem farinha

Hey people! Dia desses minha amiga Mnica me apresentou o programa The Delicious Miss Dahl. Nele, Sophie Dahl, usando modelitos retr, maquiagem leve e abusando das caras e bocas [afinal, ela uma ex-modelo], prepara receitas de acordo com sentimentos [isso soa familiar? Pois , esse tema sucesso garantido na maioria dos food movies] na cozinha dos sonhos de todos ns. O mais incrvel que, apesar de tudo isso, o programa no cai no clich e deixa qualquer um apaixonado - pela comida, que por mais elaborada que seja parece simples de fazer, pela cozinha aconchegante nos seus tons pastel e claro, pela suavidade e doura da apresentadora. Enfim, fiquei encantado [no tem como no ficar], e tratei logo de botar uma das "voluptuosas" sobremesas da Miss Dahl em prtica! E como a pscoa j est a, nada melhor do que um bom e decadente bolo de chocolate, n? Essa receita, alm de no levar farinha, tem um preparo diferente: geralmente bolos de chocolate densos, como esse, pedem chocolate derretido na massa. Aqui

ele vai triturado, junto com o acar, formando um p perfumado. As claras batidas em neve e incorporadas delicadamente no final garantem uma textura quase de mousse. melhor do que brownie!

Bolo de Chocolate sem farinha


[do programa The Delicious Miss Dahl, veja o vdeo aqui] Ingredientes para a massa: 300g de chocolate amargo em pedaos [usei 70% cacau]; 225g de acar; 180ml de gua fervente; 225g de manteiga sem sal, picada em cubos; 6 gemas; 6 claras batidas em neve; 1 colher de ch de caf solvel; 1 colher de sopa de extrato de baunilha. Para a cobertura: 200ml de crme fraiche [usei creme de leite batido com algumas colheradas de iogurte natural];

Frutas vermelhas ou amoras e mirtilos [usei morangos]. Preparo: Unte e forre uma frma de 23cm de dimetro e fundo removvel com papel manteiga tambm untado. Preaquea o forno a 180 graus. Pulse o chocolate e o acar no processador at virar um p fino. Adicione a gua, a manteiga picada, as gemas, o caf e a baunilha e pulse at ficar homogneo. Bata as claras em neve, adicione o creme de chocolate e misture, de baixo para cima, delicadamente, sem bater. Despeje a massa na frma preparada e asse de 45 a 55 minutos. O bolo vai assar, rachar na superfcie, e depois de retirado do forno vai abaixar. Calma, isso o esperado. Esse daqueles bolos cascudinhos nas laterais e cremosos no interior, e a cobertura vai esconder qualquer depresso ou rachadura. Depois de frio, reserve o bolo na geladeira por algumas horas. Na hora de servir, retire o bolo da assadeira, cubra com o creme e com as frutas. Conserve, se sobrar, na geladeira.

Torta de Mas e Chocolate

Ols! Essa semana est corridssima, pois quarta apresentamos um projeto em Campinas e quinta estarei em So Paulo. Assim, no tive tempo de preparar nada muito novo na cozinha, apenas essa torta, que a Karen, minha roommate, encomendou. A torta de mas, mas diferente da clssica Apple Pie Americana, o recheio cozido na panela, antes de ir para dentro da massa... e recebe uma camada pecaminosa de chocolate meio amargo. A idia da Simone, do lindo blog Chocolatria[Si, sua torta perfeita!], e desde que a vi elegi como minha torta de mas preferida! Voc pode ainda provar a verso mais clssica, ou a Torta Crumble de Ma Caramelada, tambm deliciosas!

PS: Sorry, mas como a torta era encomenda, dessa vez no pude cortar para mostrar o recheio.

Torta de Mas e Chocolate do Chocolatria


Ingredientes da massa: 4 xcaras de farinha de trigo; 6 colheres de sopa de acar; 1e 1/2 xcaras [300g] de manteiga gelada, picada em pedacinhos [usei metade manteiga, metade gordura vegetal]; 4 a 6 colheres de sopa de gua gelada. Ingredientes do recheio: 160g de chocolate meio amargo picadinho; 6 mas daquelas azedinhas, descascadas e picadas em fatias no muito finas; 1 xcara de acar; 1/2 colher de sopa de canela em p; 1 e 1/2 xcaras de gua. 1 gema para pincelar e acar para polvilhar. Preparo do recheio: Leve todos os ingredientes ao fogo alto, em uma panela grande, at que ferva. Reduza o fogo e cozinhe por 45 minutos, mexendo de vez em quando. As mas ficaro macias e brilhantes, com uma bela cor dourada. Deixe esfriar completamente antes de usar.

Preparo da massa: Misture a farinha e o acar em uma tigela. Adicione a manteiga picada e amasse, com as pontas dos dedos, at formar uma farofa. Por fim, adicione a gua gelada aos poucos, amassando at ficar malevel. Forme dois discos com a massa, embrulhe-os em filme plstico e leve geladeira por 30 minutos. Abra um disco da massa sobre o fundo e as laterais de uma frma para tortas de 22cm de dimetro [usei uma frma alta]. Fure com um garfo. Eu costumo deixar a frma com a massa uns 10 minutinhos no congelador antes de levar ao forno, para garantir que as laterais no abaixem. Leve ao forno a 180 graus por 25 minutos, ou at dourar. Deixe amornar e recheie com o chocolate picado e por cima as mas cozidas. Para cobrir a torta, voc pode fazer uma "tampa", abrindo o segundo disco de massa, sem esquecer de fazer pequenos rasgos para o vapor escapar. Mas optei por fazer um tranado, como a Simone. Para isso, abra a massa sobre uma superfcie enfarinhada e corte tiras de 2cm de largura, e comprimento maior que o dimetro da torta. Quanto mais tiras, mais fechado ser o tranado. Distribua as tiras sobre a torta, nos dois sentidos, e comece a tranar, indo de um lado ao outro da torta. Finalize as bordas com recortes de massa, feitos com um cortador de biscoitinhos. Pincele com uma gema, polvilhe acar e volte a torta ao forno por mais 20 minutos, at dourar. Sirva morna ou fria [no gelada], acompanhada de sorvete de creme.
Postado por Richie s 20:24 17 comentrios 4.02.2011

Blogagem Coletiva: Cheesecake

Hallo! At parece que o Philadelphia patrocina esse blog, de tantas receitas de Cheesecake que aparecem por aqui, n? Mas dessa vez eu tenho uma boa desculpa: o Vitor Hugo, do Prato Fundo, espalhou a lombriga do Cheesecake em um conjunto de blogueiros gulosos, que no tiveram outro remdio a no ser preparar suas verses da sobremesa tpica americana, e isso virou mais uma blogagem coletiva super bacana! A verso que escolhi um clssico: Cheesecake moda de Nova Iorque, ou New York Style Cheesecake, que tem por diferencial a cobertura base de sour cream. A receita vem do Joy of Baking, um site que eu adoro e confio, e pede um quilo [!!!] de cream cheese. Assustou? Pois confie em mim, vale a pena. Simplesmente o melhor que j provei. Confira tambm os outros cheesecakes dos amigos blogueiros: - Health cheesecake sugar free - P na Cozinha; - Dirty Cheesecake (cheesecake de nutella) - Prato Fundo; - Cheesecake Integral - Lena Labaki Catering; - Cheesecake de amndoas - Sugarnut;

- Mini-cheesecake - Cheesecake

com de

calda abbora

de e

mirtilo -

The cohocolate -

Cookie

Shop; DigaMaria!

Ah, a Deborah tambm fez e veio me contar: Cheesecake com Framboesas - Delcias Mil.

New York Style Cheesecake


[ receita retirada daqui, onde tem um vdeo passo-a-passo bem legal] Ingredientes da massa: 200g de biscoito maizena; 1/4 de xcara [50g] de acar refinado; 1/2 xcara [114g] de manteiga derretida. Ingredientes do creme de queijo: 1kg de cream cheese de boa qualidade em temperatura ambiente [n]ao vale o light]; 1 xcara [200g] de acar refinado; 3 colheres de sopa [35g] de farinha de trigo; 5 ovos em temperatura ambiente; 1/3 de xcara [80ml] de creme de leite fresco; 1 colher de sopa de raspas de limo; 1 colher de ch de extrato de baunilha. Ingredientes do creme de cobertura: 1 xcara [240ml] de sour cream*; 2 colheres de sopa [30g] de acar refinado; 1/2 colher de ch de extrato de baunilha. Preparo da massa: Triture os biscoitos no liquidificador at formar uma farinha grossa. Adicione o acar e a manteiga derretida, e misture bem. Forre o fundo de uma frma de fundo removvel de 23cm de dimetro [untada

com manteiga] com essa mistura, pressionando com as costas de uma colher. Forre tambm 2,5cm de altura das laterais da frma. Reserve na geladeira. Preparo do creme de queijo: Preaquea o forno a 170 graus. Na tigela grande da batedeira, coloque o cream cheese, o acar e a farinha e bata em velocidade mdia at ficar cremoso [cerca de dois minutos], no esquecendo de raspar as laterais com uma esptula. Adicione os ovos, um a um, batendo por 30 segundos aps cada adio. Raspe as laterais da tigela, adicione o creme de leite fresco, as raspas de limo e a baunilha, e bata at incorporar. Tire a frma com a massa da geladeira e coloque dentro de uma frma retangular grande [para o caso de vazar]. Recheie a massa com o creme de queijo [no meu caso sobrou uma xcara de recheio]. Leve ao forno [preaquecido a 170 graus] por 15 minutos. Depois disso abaixe o fogo a 120 graus** e asse por mais 1 hora ou 1 hora e meia, at que as laterais estejam firmes mas o centro ainda esteja levemente mole. Retire o cheesecake do forno, sem desligar, e apoie sobre uma grade. Enquanto isso misture o sour cream, o acar e a baunilha. Cubra a superfcie do cheesecake quente com essa mistura, espalhando com uma colher, e volte para o forno por mais 15 minutos. Retire o cheesecake do forno, passe uma faquinha sem serra pelas laterais para desgrudar o doce da frma [evita rachaduras enquanto o cheesecake esfria]. Deixe esfriar completamente. Depois de totalmente frio, cubra com um plstico filme e leve geladeira por algumas horas, preferencialmente de um dia para o outro. No momento de servir, desenforme e sirva acompanhado de frutas frescas, ou alguma gelia. Observaes importantes: * No Brasil no encontramos sour cream, ento preparei o meu misturando 1 lata de creme de leite sem soro com o suco de um limo, e deixando descansar por 10 minutos. ** Os fornos convencionais geralmente no chegam temperatura de 120 graus. Um bom truque para diminuir a temperatura do forno forrar o fundo do forno [a parte de baixo, sob as grades] com uma assadeira grande, retangular. Eu fiz isso e consegui um Cheesecake branquinho, como deveria ser.
Postado por Richie s 08:12 26 comentrios 3.30.2011

Brownie de Cacau e Doce de Leite

Hallo people! Da ltima vez que minha me e meu irmo vieram aqui, fiz brownie de cacau para eles. A receita com cacau a que sempre fao, porque raro ter chocolate em barra aqui, mas dessa ltima vez dobrei a receita e sei l o porqu ficaram um bocado amargos. Hoje eu achei uma nova receita de brownie de cacau, mais equilibrada que aquela que eu usava, e to fcil quanto. Resolvi experimentar, e aproveitar para dar fim em uma lata de doce de leite que estava piscando para mim da prateleira toda vez que eu passava! Adaptei a receita rapidinho e 25 minutos depois estava pronto o

brownie, docinho pelo doce de leite, mas com o fundo amargo do cacau. Delcia pra comer tomando leite gelado!

Brownie de Cacau e Doce de Leite


Ingredientes: 3/4 de xcara de manteiga; 1 xcara de acar; 2 ovos; 3 colheres de ch de extrato de baunilha; 1/2 xcara de cacau em p [tem que ser cacau mesmo, que no adoado]; 3/4 de xcara de farinha de trigo; 1/4 de xcara de leite, se necessrio; 3/4 de xcara de nozes ou castanhas picadas [usei pralin de castanha do par, que eu tinha j pronto]; 1 lata de doce de leite. Preparo: Eu uso uma frma antiaderente para brownies, mas voc pode usar uma frma comum untada com manteiga e com o fundo forrado de papel manteiga untado. Minha frma mede 25x35cm. Ah, no use batedeira nessa receita, ok? Coloque o acar em uma tigela.

Derreta a manteiga sobre a chama direta [sem banho-maria] e despeje imediatamente sobre o acar. Mexa e reserve, at que o calor da manteiga derreta levemente o acar. Espere a mistura esfriar e incorpore uma colher de sopa generosa de doce de leite. Adicione os ovos, um a um, e a baunilha, misturando bem aps cada adio. Adicione o cacau e a farinha, e misture bem at ficar brilhante. Se estiver muito seco, adicione um pouquinho de leite. Por fim, junte as castanhas, passadas na farinha para no afundarem. Distribua a massa na frma e alise a superfcie com uma faca. Coloque o restante de doce de leite s colheradas, sobre toda a massa. Com um garfo, mescle a massa de brownie com o doce de leite. Leve ao forno 170 graus preaquecido por 25 minutos, ou at que enfiando um palito ele saia manchado de chocolate. Deixe esfriar, se conseguir...rs Dica: antes de cortar deixe o brownie no freezer por uns 10 minutinhos. Os quadrados ficaro certinhos e bem acabados!

Pecan Pie

Ol! Tudo comeou da ltima vez que fui a So Paulo, quando minha chefa me levou para comer pastel em uma feira prxima praa da rvore. Estava chovendo e vi de longe um saco de noz pec em uma barraca, mas pela pressa no comprei. Burrice, n, porque em So Carlos isso simplesmente no existe [nem feira nem noz pec]. Acontece que desde aquele dia eu fiquei com aquela vontadinha persistente de fazer a Torta de Pec, uma sobremesa clssica do sul dos Estados Unidos, preparada base de acar mascavo, xarope de glucose e a tal pec, uma noz tpica americana. E voc acha que consegui esperar uma nova ida a SP pra comprar pec? Nada, andei dois dias debaixo de chuva [e olha que choveu, viu?] at que [ufa!] achei um nico potinho delas, perdido entre as nozes comuns, em uma padaria metida a chic. E l fui eu pra casa, feliz da vida, assar uma torta. No se tem certeza, mas atribui-se a criao da Pecan Pie aos franceses de New Orleans, que ao entrarem em contato com a cultura indgena nativa descobriram a

noz americana. O que se sabe realmente que a receita popularizou-se partir do livro de culinria The Fannie Farmer Cookbook, do comeo do sculo passado. Gente, e o negcio bom, viu! E fcil de fazer! O problema achar a noz [achei que com a noz comum tambm podia dar certo, mas o Diego do ThinkFood j me disse que nem pensar!rs]. Usei uma receita de me do site Bakerella, reduzida para apenas uma torta, mas depois de provar dei razo a ela fazer pelo menos trs tortas de pec por vez!rs

Pecan Pie
[receita retirada daqui e adaptada para apenas uma torta] Ingredientes: 1 frma rasa de tortas [20cm de dimetro] forrada com uma massa bsica de tortas, como essa aqui, sem ir ao forno e congelada. 60g de manteiga derretida; 160g de acar mascavo claro [usei do escuro]; 1/3 de colher de farinha de trigo; 160ml de glucose de milho clara; 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha; 2 ovos grandes; 160g de noz pec em metades. Preparo: Preaquea o forno a 180 graus. Misture bem o acar, amassando com as costas de uma colher para desfazer os grnulos. Adicione a farinha e mexa at ficar uniforme. Adicione a glucose e a baunilha e bata at ficar bem misturado e cremoso. Incorpore a manteiga derretida fria, mexendo devagar com uma colher. Quebre os ovos em outra tigela, e retire aquelas "coisinhas brancas" que ficam presas s gemas [seno, na hora de assar as "coisinhas" vo para a superfcie da torta, e no fica bonito]. Bata os ovos rapidamente e misture ao recheio. Adicione as pecs e misture. Recheie a massa congelada com esse recheio leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos, at o recheio dourar e inchar levemente. Retire do forno, e deixe esfriar [o recheio vai abaixar, enquanto esfria]. Sirva com creme chantilly.

Torta de Melado

A biblioteca virtual da Universidade do Estado do Michigan, nos Estados Unidos, disponibiliza no seu acervo virtual uma receita de torta datada de 1919, do livro"Mary at the Farm", uma compilao de receitas do Estado da Pennsylvania. Chamada de ShooFly Pie [algo como Torta "espanta-moscas"] ou Pebble Dash Pie["Torta de Reboco"] e contada como uma narrao informal, a mesma receita ainda preparada hoje como um prato tpico da Pennsylvania Dutch, uma regio centro-sul do estado colonizada por alemes e de traos culturais bem singulares [ali vivem os Amish, por exemplo]. Parente da Pecan Pie, a ShooFly Pie leva melado no recheio, que lhe confere cor escura e textura pegajosa, e coberta por uma farofa doce [talvez o nome "Torta de Reboco" venha da aparncia da cobertura granulosa sobre o melado]. A receita a seguir uma adaptao da contida no livro "Mary at the Farm", atualizada a partir de outras verses. Usei uma base de torta neutra, j que a receita no fala da massa, substitu a banha por manteiga e adicionei trs colheres de glucose e um ovo. Demorei para encontrar o melado, e quando encontrei tive um certo receio, pelo forte sabor de rapadura, mas o resultado foi uma torta muito gostosa, algo lembrando a po de mel com uma camada cremosa e doce. Vai bem, na minha opinio, em tempo frio [como deu sorte de estar hoje], ou acompanhada de sorvete ou creme chantilly. Vale a pena provar dessa tradio!

ShooFly Pie
[Torta de Melado Americana] Ingredientes da base:

1 e 1/4 xcaras de farinha de trigo; 1 colher de ch de sal; 1 colher de ch de acar; 120g de manteiga gelada em pedacinhos; 3 colheres de sopa de gua gelada. Preparo da base: Misture farinha, sal e acar. Adicione a manteiga e amasse com a ponta dos dedos at formar uma farofa. Adicione as colheradas de gua aos poucos, amassando o suficiente para formar uma bola homognea. Forre o fundo e as laterais de uma frma de 22cm de dimetro, deixando uma borda de 2cm. Aperte a borda com os dedos para formar o acabamento. Reserve na geladeira. Ingredientes do recheio e cobertura: 1 xcara de farinha de trigo; 1/2 xcara de acar mascavo; 1 pitada de sal; 1 pitada de canela em p; 100g de manteiga gelada picada em pedacinhos; 1 xcara de gua fervente; 2/3 de xcara de melado de cana; 3 colheres de sopa de glucose de milho; 1 colher de ch de bicarbonato de sdio; 1 ovo batido. Preparo: Preaquea o forno a 160 graus. Em uma tigela misture farinha, acar, sal e canela. Adicione a manteiga, e mexa com as pontas dos dedos, at formar uma farofa. Reserve na geladeira. Em outra tigela, dissolva o melado e a glucose na gua fervente. Adicione o ovo batido e o bicarbonato, misture bem [a mistura vai espumar bastante]. Recheie a base da torta com a mistura lquida, no ultrapassando 2/3 da altura da massa [o recheio vai inchar]. Cubra com uma camada de farofa. Coloque a frma com a torta dentro de uma assadeira e leve ao forno, por uns 45 minutos, at dourar bem a superfcie. A torta ficar com uma casquinha crocante, da farofa. Uma parte dessa farofa vai se mistura ao creme de melado, formando uma camada macia, e no fundo, a camada cremosa de melado. delicioso!
Postado por Richie s 22:55 13 comentrios 2.25.2011

Bolo Caramelo

Ol! Fique paquerando essa receita, tpica da cozinha do sul dos Estados Unidos, por quase um ms. Toda vez que voltava a v-la, tentava me lembrar do que tinha me impedido de faz-la, e no lembrava - lia a lista de ingredientes, todos bem simples, ento no poderia ser isso. E de repente l estava, "termmetro culinrio", era esse o problema. Em um dia de raro altrusmo, decidi levar a receita cabo, afinal j tinha feito caldas de acar sem termmetro, apenas marcando o tempo de fervura, e tudo tinha dado certo. A massa muito fcil de preparar [ o tpico passo a passo de um bolo simples tradicional americano, o yellow cake], ento correu tudo bem. Quanto cobertura, substitu o acar mascavo claro pelo escuro, o que no comprometeria a calda, apenas deixaria mais escura. Levei os ingredientes ao fogo, como indicado, e tudo ia s mil maravilhas, at que notei que alguns carocinhos haviam se formado, assim como quando a gente faz brigadeiro. Deixei pra l e terminei a receita, conforme as indicaes de tempo e textura. No momento de despejar a cobertura sobre o bolo, meu lado virginiano no gostou nada dos poucos carocinhos, e resolveu bater com um fouet, para ficar lisinho. Imagine meu susto ao ver que, alm de liso,

o caramelo ficou suuper brilhante - praticamente um espelho - diferente das fotos da receita original. Felizmente, o brilho no alterou a textura da cobertura, que foi, aos poucos, ficando opaca, at se tornar uma casquinha de caramelo. O sabor forte do caramelo mascavo escorrendo lentamente pelos lados do bolo de massa macia, amarelinha e baunilhada delicioso. E, na minha opinio, fica melhor ainda no dia seguinte. Experimente! PS: preciso me lembrar de compra um termmetro para doces - aceito sugestes!

Caramel Cake
[retirada daqui] Para o yellow cake: 2 xcaras de farinha de trigo, misturadas a 2 colheres de amido de milho [essa mistura substitui a cake flour americana]; 1 colher de ch de fermento em p; 3/4 de colher de ch de bicarbonato de soja; 1/2 colher de ch de sal; 100g de manteiga amolecida; 1 xcara de acar; 1 colher de ch de extrato de baunilha; 2 ovos grandes, em temperatura ambiente; 1 xcara de buttermilk [usei 1/2 xcara de leite mais 1/2 xcara de iogurte]. Para o caramelo: 1 xcara de creme de leite fresco; 1/2 xcara de acar mascavo claro apertado na xcara; 1 pitada de sal; 1 colher de sopa de glucose de milho; 1 colher de ch de extrato de baunilha. Para garantir que o caramelo vai dar certo, deve-se usar um termmetro para doces. Preparo do yellow cake: Preaquea o forno a 170 graus. Unte uma assadeira de 22cm de dimetro com manteiga, revestindo o fundo com papel manteiga levemente untado. Reserve. Peneire juntos o acar, amido, fermento, bicarbonato e sal. Reserve. Bata a manteiga e o acar na batedeira, por uns 5 minutos, at que vire um creme fofo e claro, ento adicione a baunilha. Adicione os ovos, um por vez, e batendo aps cada adio. Em velocidade baixa, adicione o buttermilk e bata somente at incorporar. Desligue a batedeira e adicione a mistura de farinha em trs partes, mexendo delicadamente aps cada um delas. Despeje a massa na forma preparada, alisando com uma esptula. Bata o fundo da a frma algumas vezes na bancada, para eliminar possveis bolhas de ar.

Leve ao forno por 35 minutos, ou at passar no teste do palito. Retire e deixe esfriar por 10 minutos. Desenforme, remova o papel com cuidado e deixe esfriar completamente. Preparo do caramelo: Leve o creme de leite, o acar, o sal e a glucose ao fogo mdio em uma panela de fundo grosso, mexendo at o acar e a glucose dissolverem. Deixe ferver sem mexer at que o termmetro aponte 100 graus, isso leva uns 14 minutos. Remova do calor e misture a baunilha. Derrame a cobertura sobre o bolo frio [ajuda se o bolo estiver sobre uma gradinha, para a cobertura escorrer, se precisar]. Deixe esfriar por meia hora.

Postado por Richie s 00:03 18 comentrios 2.22.2011

Bakewell Tart

A Bakewell Tart mais uma torta clssica inglesa, derivada de outra sobremesa, oBakewell Pudding, e consiste em uma massa crocante, recheada de gelia e

coberta por um creme de ovos, manteiga, acar e amndoas, chamado deFrangipane [algumas costumma levar ainda uma cobertura de fondant por cima]. Conta-se que sua origem remonta a 1820, quando o cozinheiro da estalagem White Horse Inn, na cidadezinha de Bakewell [da o nome], ao preparar uma torta de gelia cometeu um erro: esqueceu-se de adicionar ovos e amndoas massa, e remediou colocando os ingredientes sobre o recheio. Ao assar, a mistura resultou em um creme mido [tipo um brownie de amndoas], que fez sucesso entre os fregueses. O que mais posso dizer? simples, rstica e deliciosa! Ah, e o nome no tem nada a ver com "bem assada" [traduo livre de "bakewell"], como eu e a Gi pensvamos.

Bakewell Tart
[daqui] Ingredientes: 1 receita de massa doce bsica para tortas - usei essa daqui. 1 e 1/4 xcaras de manteiga amolecida; 1 xcara de acar; 2 e 1/4 xcaras de farinha de amndoas; 3 ovos; 1/3 de xcara de gelia [usei de cerejas]; Acar de confeiteiro para polvilhar. Preparo: Forre o fundo e as laterais de uma frma baixa para tortas de 25cm de dimetro e fundo removvel. Asse em forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos. Reserve.

Prepare o recheio: Bata, na batedeira, a manteiga e o acar, at ficar bem cremoso. Desligue, e adicione aos poucos a farinha de amndoas, misturando at ficar bem homogneo. Separadamente, bata os ovos com um fouet e incorpore mistura de amndoas, delicadamente. Deixe na geladeira por 20 minutos. Montagem: distribua a gelia sobre a base assada. Distribua as colheradas da mistura de amndoas sobre a camada de gelia. Leve ao forno, preaquecido a 160 graus, por 40 minutos, at o creme firmar e dourar. Deixe esfriar por uma hora, e polvilhe com o acar de confeiteiro. PS: se quiser, antes de levar a torta ao forno, distribua lascas de amndoas sobre o creme.

Bolo de Limo

Ols! Sumi, n? Estava passando uma semaninha de frias com o meu irmo, aproveitando que minha chefe viajou. Meu irmo no cozinha em casa, ento l no tem frmas, tigelas, farinha, fermento, nadica - uma semana sem cozinhar, acreditam?! Da prxima vez que eu for pra l, vou levar um bolo desses. Meu irmo me confessou que gosta de doces com limo - ele [incrivelmente] quase no gosta de doces, ento vou parar de insistir em potes de gelia, tortas de ma e brigadeiro [srio, ele no come nada disso]..rsrs. Alis, que saudade da companhia dele! Sobre o bolo de limo, se voc est acostumado com aqueles bolos base de gelatina de limo, que tm gosto de desinfetante e cor verde radioativo, seus problemas esto resolvidos! Depois de uma fatia a gente entende a paixo por bolos de limo de algumas pessoas, n Pat? :P

Bolo de Limo
Retirado daqui. Ingredientes: 1 e 1/2 xcaras de farinha de trigo; 2 colheres de ch de fermento em p; 1/2 colher de ch de sal; 1 xcara de iogurte integral; 1 xcara de acar; 3 ovos; Raspas de 2 limes amarelos; 1 colher de ch de extrato de baunilha; 1/2 xcara de leo de canola. Para a calda: 1/3 de xcara de acar; 1/3 de xcara de suco de limo. Para a cobertura fondant: 1 e 1/2 xcaras de acar de confeiteiro; 2 colheres de sopa de suco de limo; 1 colher de sopa de gua fervente. Preparo: Unte e enfarinhe uma frma de bolo ingls de 25cm x 11cm.

Em uma tigela peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Em outra tigela misture o iogurte, o acar, os ovos, as raspas e a baunilha. Junte os ingredientes secos e misture bem. Por fim, adicione o leo e misture com uma esptula at incorporar. Disponha a massa na frma preparada e leve ao forno preaquecido em 180 graus por cerca de 45 minutos. Enquanto assa, junte os ingredientes da calda em uma panela e leve fervura at que o acar se dissolva o a mistura ganhe um tom claro. Reserve. Depois de assado, espere 10 minutos e desenforme o bolo. Pincele generosamente a calda sobre todos os lados do bolo. Deixe esfriar. Prepare a cobertura: misture o acar, o suco e a gua fervente at que se forme um creme espesso. Talvez seja necessrio acrescentar mais uma colher de gua, mas coloque aos poucos. Cubra o bolo com o fondant e deixe descansar at que ele seque.
Postado por Richie s 21:44 26 comentrios 1.17.2011

Torta de Frutas

O que ocorre dentro de uma torta de frutas moda americana durante seu perodo de cozimento pode ser traduzido em uma frmula bsica: frutas frescas + acar + (limo, amido de milho, especiarias) = frutas macias + calda cremosa. O processo o seguinte: as frutas quando cozinham somadas ao acar que derrete liberam gua, formando um suco doce. O amido d consistncia para que esse suco envolva as frutas e no escorra todo quando a torta for cortada; o limo no deixa as frutas escurecerem e, junto com as especiarias, balanceia o sabor. E a massa contm tudo isso. Parece qumica, n? E . Mudando de assunto, essa semana comprei aquelas frmas descartveis, parecidas com Marmitex, para fazer um monte de base para tortas e congelar. Acabei fazendo apenas trs: uma torta de ma pra levar para o meu irmo, uma base para tortas, que congelei, e a torta do post de hoje. Apesar de serem prticas, as frmas no so muito firmes [o que dificulta forr-las com a massa crua e transport-las depois de prontas, sem rachar]. Alm disso, o maior problema foi que, ao assar as tortas de frutas, geralmente um pouco do caldo borbulhante do recheio vaza da frma. Pois ento, esse caldo vazou, virou caramelo e grudou a

frma descartvel na de alumnio de base - foi quase impossvel soltar sem quebrar a torta. Concluso: frmas descartveis de alumnio no compensam. Sobre a torta de hoje, a mistura quase estranha de frutas resultou em um recheio bem gostoso! Quentinha com sorvete deve ficar melhor ainda. E a manga me surpreendeu bastante - da prxima tento uma torta s com ela!

Torta de Frutas
A massa: use essa mesma receita daqui, de massa bsica para tortas. ngredientes do recheio:

2/3 de xcara de acar; 3 colheres de sopa de amido de milho; Raspas de 1 limo, mais o suco de metade dele; As frutas: 3 pras descascadas e picadas em cubos; 3 ameixas picadas em oitavos; 1 manga pequena picada em cubos; 1 xcara de amoras. Preparo: Misture todas as frutas picadas com o suco e as raspas de limo. Adicione o acar e o amido e misture at as frutas ficarem cobertas. Abra metade da massa, com um rolo, e forre o fundo e as laterais de uma frma para tortas de 20cm de dimetro. Reserve na geladeira por uns 10 minutos. Retire a frma da geladeira, recheie com a mistura de frutas. Abra o resto da massa, e v cortando retalhos com um cortador de biscoitos [usei o de corao porque no achei o de tringulos nem o de estrelas..rs] e cobrindo a torta com esse retalhos. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 35 minutos. Depois desse tempo retire, polvilhe a torta com acar e volte ao forno por mais uns 10 minutinhos. Deixe esfriar. Sirva morna ou em temperatura ambiente.
Postado por Richie s 13:04 21 comentrios 1.08.2011

Banoffee Pie

Depois dos fogos, dos brindes, da posse da nova presidente e da simpatia tradicional do dia de reis, cai a ficha que um novo ano j comeou. Se voc no trabalha com carteira assinada e mora em repblica, preocupaes como "ser que vou conseguir me manter esse ano?", "ser que vou ser dispensado do trabalho?", "o contrato da casa acaba em fevereiro, o que vamos fazer?" acabam aparecendo, inevitavelmente. a que, para adoar os pensamentos, voc come uma fatia de Banoffee Pie. Ok, postar aps visitar os sites das imobilirias no foi boa idia, vou recomear.. rs A Banoffee Pie uma torta inglesa, criada em um pub chamado The Hungry Monk [O Monge Faminto]. O nome vem da combinao de duas palavras - banana e toffee - os dois ingredientes principais da receita. O "toffee" se refere ao caramelo obtido atravs do cozimento do leite condensado, isto , nada mais que um doce de leite marronzinho e cremoso. E "banana" - adivinhe! - fatias de banana, claro..rs.

simples de fazer e doce, bem doce! [ideal para momentos de carncia, depresso momentnea e afins ;P].

Banoffee Pie
[retirada e alterada do livro 500 Pies & Tarts] Ingredientes da massa: 1 pacote de 200g de bolacha maizena; 1/2 xcara [100g] de manteiga derretida; 1 colher de farinha de trigo; 1 pitada de canela. Ingredientes do recheio: 3 bananas maduras, fatiadas; 2 colheres de sopa de suco de limo; 1 lata [quase 400g] de doce de leite, ou 1 lata de leite condensado sem rtulo cozida na presso por uns 35min, aberta somente depois de totalmente fria]; 1 xcara de creme de leite fresco; 2 colheres de sopa de acar; canela para polvilhar. Preparo da massa: Triture a bolacha no liquidificador e despeje em uma tigela. Adicione a manteiga e a farinha, e misture bem. Distribua a massa no fundo e laterais de uma forma de tortas baixa de 20cm de dimetro, pressionando com as costas de uma colher. Asse em forno 180 graus preaquecido por 15 minutos.

Deixe esfriar completamente. Preparo do recheio: Fatie umas bananas em uma tigela, adicione o suco de limo e misture delicadamente. Reserve. Recheie a massa com o doce de leite, e distribua as fatias de banana por cima. Bata o creme de leite fresco bem gelado com o acar, at formar picos fofos [ponto de chantilly]. Espalhe sobre as bananas e polvilhe com canela. Sirva gelada.

Bolo de Laranja e Maracuj

Hallo! preciso informar que bolos confeitados no so minha praia. Fazer a massa de bolo, preparar o recheio, bater a cobertura - at a ok. Agora ao ter que juntar tudo isso em um formato empilhado, complexo e instvel, o bicho pega. Primeiro que bolos de camadas precisam de um espao confortvel para montagem [uma bancada grande e limpa] e para refrigerao [geladeira de repblica necas, n?], 2 ou 3 frmas do mesmo tamanho, um prato legal, uma esptula de metal - e tudo isso eu no tenho. Ento quando me meto a fazer bolo confeitado o resultado geralmente um bolo maiomeno e uma cozinha virada de ponta-cabea! [teve uma

vez que despejei a cobertura no bolo, que vazou na mesa, que pingou no cho tipo aquelas pirmides de taas de champagne, sabe?]. Ento enquanto no fao um estgio sobre montagem de bolos com a minha me [que faz isso de olhos fechados umas 15 vezes por dia, na padaria], vou insistindo pra ver no que vira. E dessa vez virou num bolinho de massa de laranja e recheio de maracuj quase simptico, porm muito saboroso!

Bolo de Laranja e Maracuj


Ingredientes da massa de bolo de laranja: 100g de manteiga em temperatura ambiente;

1 e 1/2 xcaras de farinha de trigo; 1/2 colher de sopa de fermento em p; 1/4 de colher de ch de sal; 1 xcara de acar; 3 ovos mdios; 1/2 colher de ch de extrato de baunilha; raspas de 1 laranja; 1/4 de xcara de suco de laranja; 1/4 de xcara de leite. Para a montagem e recheio: 1/2 xcara de suco de laranja para umedecer massa; 1 receita de Curd de Maracuj; Para o marshmallow: 2 xcaras de acar; 1 xcara de gua; 4 claras. O preparo da massa de laranja: Misture a farinha, o sal e o fervento, e reserve. Em outra tigela, bata a manteiga com o acar at formar um creme claro e fofo [uns 5 minutos na batedeira comum]. Adicione os ovos, um de cada vez, e batendo a cada adio. Junte a baunilha e as raspas e misture. Adicione a mistura de farinha, alternando com o leite e o suco, e mexendo gentilmente. Divida a massa em trs assadeiras redondas de 20cm de dimetro, forradas com papel manteiga levemente untado [o papel manteiga facilita na hora da montagem - ao pux-lo, a casquinha escura do bolo se solta, no sendo necessrio raspar o fundo do bolo com uma faquinha]. Asse em forno preaquecido a 180 graus por 35 minutos, ou at que, enfiando um palito na massa, ele saia limpo. Retire, deixe esfriar rapidamente, desenforme as massas e puxe com delicadeza o papel manteiga de cada uma. A montagem: Coloque uma das massas sobre o prato de servir, com a parte de cima virada para baixo. Molhe a massa, usando um pincel, com o suco de laranja. Distribua metade do curd de maracuj sobre o bolo, cubra com outra massa e repita a operao at chegar terceira massa [sero 3 camadas de massa umedecida com suco e duas camadas de recheio]. Acerte as laterais com uma esptula e leve o bolo geladeira por mais ou menos meia hora. Enquanto isso prepare o marshmallow. O marshmallow: em uma panela, leve o acar e a gua ao fogo, mexendo at dissolver. Pare de mexer e cozinhe at o ponto de fio [pegue um pouquinho de calda morna entre o polegar o e indicador. Separe os dedos - se formar um fio resistente, estar no ponto]. Bata as claras em neve e, sem parar de bater, acrescente a calda quente. Bata at formar picos firmes e a tigela da batedeira esfriar completamente. Retire o bolo da geladeira e cubra com o marshmallow. Conserve na geladeira por at trs dias. PS: As fotos foram tiradas com luz artificial, por isso a qualidade questionvel..rs
Postado por Richie s 18:12 28 comentrios 2.04.2011

Curd de Maracuj

Ol! A palavra "curd" significa "coalhar", e se refere a um derivado do leite [feito partir da filtragem da talha do leite por uma substncia cida, semelhante a um iogurte ou nossa coalhada. As curds de frutas recebem esse nome pela textura, que se assemelha a um iogurte cremoso. Diferente do original, as curds de frutas so cozidas por pouco tempo e peneiradas, exatamente para no "talharem". A base de uma curd de frutas, como j falei aqui, formada por gemas, suco e acar, aos quais normalmente se adiciona manteiga. As frutas escolhidas so, em geral, cidas, como limo [amarelo ou verde], laranja, amoras e maracuj. Quem segue o blog deve se lembrar que j publiquei um post sobre curds, mas devo dizer que a receita de hoje foi a que, de longe, apresentou o melhor resutado - sabor intenso de maracuj, textura leve, lisa e cremosa, e nada daquele sabor de ovos ou do perigo de talhar e repente. Tirando a parte de ser gordurosa [de vez em quando pode!], um recheio ideal para tortas e bolos, ou mesmo para comer com torradas no caf da manh. Ento faa a sua e tente guardar um potinho, pois usaremos para a prxima receita! ;)

Curd de Maracuj
[Receita da Martha Stewart, retirada daqui] Ingredientes: 3 ou 4 8 gemas de 1 xcara 1/8 da colher de 150g de manteiga gelada maracujs ovos de ch cortada em grandes; grandes; acar; de sal; quadradinhos.

Preparo: Abra os maracujs e passe as polpas por uma peneira, apertando com as costas de uma colher, at obter 1/2 xcara de suco. Em uma panela de fundo grosso [caso no tenha, voc pode utilizar um banhomaria em uma frigideira fina e com pouca gua - eu fiz assim e recomendo], misture rapidamente o suco obtido, o acar e as gemas passadas na peneira. Leve ao fogo mdio alto [ou mdio baixo, se voc estiver com a panela diretamente sobre a chama] e cozinhe, mexendo o tempo todo com uma esptula [no esquea de raspar as laterais da panela], por de 8 a 10 minutos, at que o creme cubra as costas de uma colher [ o chamado "ponto de rosa"]. A mistura no deve ferver. Remova a panela do fogo, e adicione o sal e a manteiga - um pedao por vez mexendo at incorporar completamente cada pedao e a mistura ficar lisa e cremosa. Passe o creme de uma vez por uma peneira fina. Guarde o creme na geladeira em uma tigela, coberto por um filme plstico na superfcie [para no formar aquela pelcula] por no mnimo uma hora. A curd se torna mais espessa conforme esfria.

Postado por Richie s 14:05 18 comentrios 1.31.2011

Torta de Creme e Amoras

Bom dia! Passei o sbado todo imaginando o que fazer com as amoras que eu tinha na geladeira. Vi vrias receitas, mas sempre estava faltando um ou outro ingrediente e eu estava com a maior preguia da parquia de sair no sol escaldante para comprar [para se ter uma idia, estou com duas rodelas vermelhas em cada bochecha e na ponta do nariz, s por estender roupas no varal!]. Depois de quase desistir, apareceu por acaso essa receita do Technicolor Kitchen. A receita basicamente, como diz a Pat, um Clafoutis de Cereja dentro de uma massinha crocante de torta. Pois bem, substitu as cerejas por amoras pretas e usei a massa de torta congelada que eu tinha guardada. Deu certinho!

Torta de Creme e Amoras


retirada e alterada daqui Massa: uma frma para tortas de 20cm forrada com meia receita de massa bsica para tortas. [A Pat usa uma massa parecida, mas no a mesma - se preferir, verifique no link acima] Ingredientes do recheio: 2 colheres de sopa de farinha de amndoas; 170ml de creme de leite fresco; 2 ovos levemente batidos; 2 colheres de ch de extrato de baunilha; 3 colheres de sopa de acar refinado; 2 colheres de sopa de farinha de trigo; 400g de amoras pretas. Acar de confeiteiro para polvilhar [opcional].

Preparo: asse a massa, gelada, em forno a 180 graus por uns 15 minutos, at comear a estufar. Retire, mas mantenha o forno ligado. Polvilhe o fundo da massa com as 2 colheres de farinha de amndoas. Reserve. Em uma tigela misture bem o creme de leite, os ovos, a baunilha e o acar. Adicione a farinha de trigo e mexa at ficar homogneo. Distribua as frutas sobre a base da torta. Derrame o creme sobre as frutas e volte a torta ao forno, por mais uns 45 minutos, at o recheio firmar e dourar. Se quiser, polvilhe com acar de confeiteiro.

Cherry Pie

O Vinicius dizia que "as feias que me desculpem, mas beleza fundamental". Eu diria "os bolos que me desculpem, mas tortas so fundamentais", como vocs j devem ter percebido. Quando vi montes de cerejas no supermercado , bem no dia do pagamento, no tive dvidas: era hora de provar a famosa Cherry Pie americana. Fiquei ainda mais inspirado vendo o finado seriado Pushing Daisies, e o "fazedor de tortas" fazendo montes delas! O preparo da torta bem bsico - mais ou menos o mesmo para todas as tortas americanas de fruta - uma casquinha neutra que derrete na boca e o recheio de

frutas com acar e suco de limo - simples, n? Para dar um toque de frescura, ao invs da "tampa" de massa fiz um tranado. O sabor? No parece em nada com cerejas em calda. doce e azedinho, e morninha vai muuuito bem com sorvete! Lembra torta de mirtilos, s que mais saborosa! Aproveite a poca de cerejas e experimente esse prato tpico americano!

Cherry Pie - Torta de Cerejas Frescas


[receita do livro "500 Pies & Tarts"] A massa: use essa mesma receita daqui, de massa bsica para tortas. Ingredientes do recheio: 2/3 de xcara de acar granulado; 3 colheres de sopa de amido de milho; Raspas de 1 limo, mais o suco de metade dele; 4 xcaras de cerejas frescas, descaroadas. Preparo: Misture o acar, o amido, as raspas e o suco de limo. Coloque as cerejas em uma tigela mdia e adicione a mistura, mexendo gentilmente at as cerejas ficarem cobertas. Abra metade da massa, com um rolo, e forre o fundo e as laterais de uma frma para tortas de 23cm de dimetro. Reserve na geladeira por uns 10 minutos. Retire a frma da geladeira, recheie com as cerejas e cubra com o tranado: Abra a outra metade da massa e corte fatias de 2cm de largura e comprimento suficiente para atravessar a torta de lado a lado. Sero 10 tiras: 5 em cada

sentido. Coloque primeiro 5 no mesmo sentido e depois v tranando as outras, uma de cada vez ora por baixo, ora por cima. Aperte bem nas laterais. Leve ao forno preaquecido a 200 graus por 20 minutos. Abaixe o forno para 180 graus e continue assando por mais 40 minutos, at o recheio borbulhar e a massa ficar bem dourada. Se necessrio, cubra as bordas com papel alumnio, durante o tempo de forno, caso doure muito rpido. Deixe esfriar por 1 hora. Sirva morna ou em temperatura ambiente.

Postado por Richie s 09:37 23 comentrios 11.28.2010

Tortinhas de Ma

Ol ols! Tem horas que acho que esse blog deveria se chamar 'A Ma Coletiva', obviamente pela quantidade de receitas que levam essa fruta. Mas o que posso fazer? Mas so baratas [isso quando elas no vem do bandejo da usp], encontradas facilmente o ano todo, e no tem erro, viram receitas deliciosas! Tenho um amigo japons que diz que em todas as minhas receitas vai noz moscada. Acho que na fartura de mas ele nunca reparou... rs A receita de hoje a tpica Apple Pie americana, do livro 500 Pies & Tarts que a querida Paula Labaki me deu [mas fiz em pores individuais]. A minha verso preferida de torta de ma leva mas j cozidas no recheio, porm nessa as fatias vo cruas, envolvidas em acar e especiarias, e cozinham no forno, o que d um resultado um pouco diferente. O acompanhamento clssico de uma fatia morninha dessa torta uma bola de sorvete de creme - t servido? ;)

Perfect Apple Pie


[daqui, mas fiz em frmas individuais e consegui 5 tortinhas] A massa: a mesma dessa receita aqui. Ingredientes do recheio: 3/4 de xcara de acar mascavo claro; Suco de 1/2 limo; 1 colher de ch de canela em p; 1 pitada de sal; 1 pitada de noz moscada [opcional, Japons]; 1 colher de sopa de farinha de trigo; 6 mas descascadas e cortada em fatias; 1 colher de sopa de manteiga. Preparo: Misture o acar, o suco de limo, os temperos e a farinha. Coloque as fatias de ma em uma tigela, despeje a mistura por cima e mexa delicadamente at todas as fatias ficarem cobertas. Reserve. Divida a massa em duas pores. Com uma poro, aberta com o rolo, forre o fundo e as laterais de uma frma para tortas de 22cm de dimetro. Coloque o recheio de mas na frma forrada, e distribua a manteiga em pedacinhos por cima. Abra o restante da massa, cubra a torta, fechando bem na emenda e faa uns 4 pequenos rasgos com a faca, para sair o vapor. Leve ao forno preaquecido a 220 graus por 10 minutos. Abaixe o fogo para 180 graus e asse por mais 35 minutos, at a massa estar dourada. Deixe esfriar por 1 hora e sirva, morna ou em temperatura ambiente, acompanhada de sorvete de creme.

OBS: se voc optar tambm por pores individuais, o tempo de cozimento diminue em 10 minutos no total.

Postado por Richie s 23:30 12 comentrios 11.25.2010

Barrinhas de Maracuj

Ontem fui ao mercadinho aqui perto de casa louco por um limo! Sabe aquele desejo por algo azedinho? Ento. Chegando l descobri que limo deve estar em falta, porque estava por R$4,99 o quilo, e do verdinho! Logo pensei - por esse preo compro uma fruta mais legal - e trouxe um saquinho de maracujs, que custaram ainda mais que os limes, mas tudo bem. Eu lembrava de uma receita de barrinhas com maracuj vista no Technicolor Kitchen, mas quando fui procurar eram barrinhas de cheesecake de maracuj, e

como fim de ms no a poca mais adequada pra comprar potes de cream cheese, caei no google uma boa receita de barrinhas de maracuj, semelhantes quelas famosas, de limo, e encontrei esse belo blog. A receita vem de l! Antes, a nica ressalva: da prxima vez vou usar menos fermento em p [uns 3/4 de colher de ch], para ficar um pouco mais cremoso e um pouco menos "boloso" [ ficou com textura de Toucinho do Cu]. Ah, e vou usar s a polpa mesmo, sem bater as sementes com a polpa no liquidificador [a paneira no era to fina quanto eu esperava e as barrinhas ficaram cheias de pintinhas - d pra enganar e dizer que baunilha! hahaha Ahh, lembrei: usei massa de bolacha [400g de bolacha maria triturada mais 200g de manteiga] mas por pura preguia... com a massa indicada na receita fica muito melhor.

Barrinhas de Maracuj
[daqui] Ingredientes da base: 2 xcaras de farinha de trigo; 2/3 de xcara de acar de confeiteiro; 2/3 [150g] de xcara de manteiga gelada picada. Ingredientes do creme de maracuj: 6 ovos grandes; 2 xcaras de acar; 1/4 de xcara mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo; 1 colher de ch de fermento em p [a receita pede 1 colher e meia]; 2/3 de xcara de polpa de maracuj, ou de suco concentrado. Acar de confeiteiro para polvilhar. Preparo da base: Misture a farinha e o acar. Adicione a manteiga picada e misture com a ponta dos dedos, formando uma farofa. Aperte essa farofa [ legal usar as costas de uma colher para isso] sobre o fundo de uma assadeira de 22x33cm untada e revestida de papel manteiga untado [o papel deve sobrar nas bordas, para voc puxar, depois de pronto o doce]. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos, retire e reserve. Preparo do recheio: Bata os ovos at comear a espumar [eu bati muito na batedeira, ento pode ser por isso que ficou meio "boloso" - depois que vi que s at formar uma espuminha]. Adicione o acar, 1 xcara por vez, e incorpore. Adicione a farinha e o fermento e bata um pouco, at ficar homogneo. Por fim, junte a polpa de maracuj e misture bem. Derrame esse creme sobre a base j assada, e leve novamente ao forno por 30 minutos, at dourar e o centro ficar firme. Deixe esfriar completamente, leve geladeira por uma hora at firmar. Retire da geladeira, corte em quadrados [ ou retngulos, ou crculos - como eu fiz] e polvilhe com acar de confeiteiro.

Muffins de Banana e Chocolate

Ols pessoas! Postei essa receita esses dias, mas tirei logo depois, porque no tinha gostado muito das fotos. Minha amiga Mnica viu, disse que as fotos esto boas sim e ento estou repostando a receita... rs Sabe aquela histria de que muffins e cupcakes tem a massa completamente diferente? Ento, verdade. Costumo comparar com a diferena entre um po-del e um bolo pra tomar com caf: o muffin mais pesadinho, e cascudinho por cima, lembrando quase um pozinho, ou um scone. Esses de banana com gotas de chocolate so exatamente assim: massudinhos, com casquinha crocante e simplesmente deliciosos! Experimente com-los com um copo de leite - perigoso no sobrar nenhum! Alm disso a receita muito fcil, no d nem pra sentir preguia. Espero que gostem!

Muffins de Banana com Gotas de Chocolate


[Banana Chocolate Chip Muffins, retirada daqui]. Ingredientes: 3 bananas bem maduras amassadas; 125ml de leo vegetal [usei manteiga derretida e fez toda a diferena!]; 2 ovos; 250g de farinha de trigo; 100g de acar [usei do orgnico, amarelinho]; 1/2 colher de ch de bicarbonato de sdio; 1 colher de ch de fermento em p; 150g de gotas de chocolate de boa qualidade. Preparo: Bata os ovos com o leo {ou a manteiga derretida, no caso]. Em outra tigela, maior, misture farinha, acar, bicarbonato e fermento. Adicione os ovos batidos com o leo e misture, seguido das bananas amassadas. Misture. Adicione as gotas de chocolate levemente enfarinhadas, incorpore e divida a massa em 10 [a receita diz que rende 12, mas aqui foram s 10] forminhas de muffin, forradas com a forminha de papel. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos, ou at dourar superfcie.

Old-time pie...

Ol! As tortas aos finais de semana j so uma tradio aqui, n'A Cozinha Coletiva. Mas fazer o qu, eu adoro fazer tortas! [como vocs j devem ter percebido]. Tortas so receitas elaboradas atravs de combinaes massa-recheio-cobertura, que devem tender a um equilbrio das partes, para ser boa. Nesse caso, por exemplo, o recheio amargo, de chocolate, vai em menor quatidade que o merengue fofo e doce, porque preciso muito merengue pra balancear com chocolate intenso. Enfim, pode ser tudo besteira, mas vou percebendo essas coisas ao ler uma boa receita de torta, e ao execut-la. A torta de hoje vi pela primeira vez faz um tempinho, no Fine Cooking, e o nome me cativou: "Torta de Chocolate e Merengue dos Velhos Tempos". Depois, fuando nosite da Martha, l estava ela tambm! Peguei meu quilo de cacau e fui pra cozinha sem pensar duas vezes! A torta deliciosa. Divina mesmo, de comer devagar, apreciando a mistura dos sabores. E o que mais me impressionou foi o creme de chocolate, que nao leva chocolate derretido, s cacau, simples e

infinitamente bom! Melhor do que ganache! Ento eu aconselho: anote pelo menos a receita do creme.. voc vai precisar dele um dia!rs

Torta de Chocolate dos velhos tempos


Ingredientes da massa: 1 e 1/2 xcaras de farinha de trigo; 1/4 de xcara de acar; 1/2 xcara de manteiga gelada em cubinhos; 1 gema; 3 ou 4 colheres de sopa de gua gelada; 1 pitada de sal. Ingredientes do creme de chocolate: 1 lata de leite condensado [395ml]; 3 colheres de sopa de cacau em p [use cacau mesmo, sem acar]; 2 colheres de sopa de farinha de trigo; 1 colher de sopa de amido de milho; 3 gemas; 3 colheres de sopa de manteiga picada em pedacinhos; 1 colher de ch de extrato de baunilha. Ingredientes do merengue: 3 claras; 1/3 de xcara de acar; 1 colher de ch de amido de milho. Preparo da massa: Misture farinha, acar e sal. Adicione a manteiga e amasse com as pontas dos dedos at virar uma farofa. Adicione a gema e a gua gelada, misture, amassando levemente, e leve para gelar, em formato de disco; por 15 minutos. Retire da geladeira, forre o fundo e as laterais de uma frma para tortas de 22cm de dimetro, fure a massa com o garfo e leve ao freezer por 15 minutos. Retire e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos ou at dourar. Retire e deixe esfriar completamente. Reserve. Preparo do creme de chocolate: Deixe preparada uma tigela grande com uma peneira por cima. Em uma panela mdia, fora do fogo, misture a farinha, o amido e o cacau. Adicione o leite condensado e as gemas e misture, mexendo bem. Leve ao fogo mdio, mexendo sempre, por uns 5 minutos, at a mistura comear a ferver [raspe bem o fundo e as laterais enquanto mexe, para no grudar]. Retire a mistura do fogo e passe-a pela peneira preparada, apertando com as costas da colher. Retire a peneira, descarte os grumos que restaram e adicione, ao creme peneirado, a manteiga e a baunilha, mexendo at que dissolvam e o creme fique homogneo e brilhante. Recheie a massa j assada com o creme de chocolate, e leve geladeira, para esfriar enquanto voc prepara o merengue. Preparo do merengue: Ligue o forno em 220 graus. Bata as claras em neve, adicionando o acar aos poucos. Quando comear a formar picos, adicione o amido e continue batendo, at resultar em um creme fofo, branco e brilhante. Cubra bem a torta com o merengue, espalhando com uma colher. Leve ao forno quente, para dourar, por uns 7 minutinhos.

Postado por Richie s 11:49 24 comentrios 11.03.2010

Chocotone Preguioso

"Ento Natal..." No! Ainda no no!rs A verdade que essa receita no de Chocotone, apesar de ficar com cara de Chocotone. A receita de rosca com gotas de chocolate, assada na frma de buraco no meio, porm a massa cresceu to bem que at escondeu o buraco da frma, ento ficou com cara de Chocotone. Da voc pergunta "ento por que o post chama Chocotone Preguioso, Richie?" . E eu respondo que o sabor tambm lembram Chocotone, mas o modo de preparo bem mais fcil - no necessrio fazer esponja com o fermento - s misturar tudo e deixar crescer. Ah, e assar essa receita na frma de buraco no meio bom para no ter perigo do miolo ficar pesado, ento no sei se rola fazer em frmas para Panetone... talvez s nas de mini-panetone. A receita no pedia, mas fiz uma calda de chocolate daquelas que cristalizam para dar um tchan - l-se exagero de guloso - mas fica muito bom sem calda, tambm! Chocotone ou no, essa rosca deixou a casa com aroma de Natal. Espero que deixe a casa de vocs tambm! Ah, e em dezembro A Cozinha Coletiva vai dar vrias dicas de alimentos tpicos, fique de olho! :D

Rosca com Gotas de Chocolate


[isto no um chocotone...rs] Ingredientes: 2 tabletes [30g] de fermento biolgico fresco [ou um saquinho do fermento biolgico seco]; 6 colheres de sopa de gua morna; 1 e 1/4 xcaras [300ml] de leite; 3/4 de xcara [150g] de manteiga; 1 colher de ch de extrato de baunilha; 1/2 xcara de acar [usei daquele orgnico, amarelinho]; 1 colher de ch de sal; 2 ovos em temperatura ambiente; 4 xcaras [480g] de farinha de trigo; 1 xcara de gotas de chocolate de boa qualidade. Cobertura: 8 colheres de sopa de chocolate em p; 8 colheres de sopa de acar de confeiteiro; 2 colheres de sopa de manteiga; 4 colheres de sopa de leite. Preparo: Dissolva o fermento na gua morna. Aquea o leite, junte a manteiga, o acar, a baunilha e o sal. Deixe esfriar e junte o fermento dissolvido [use uma tigela grande]. Adicione os ovos, um a um, batendo com uma colher de pau. Acrescente a farinha, uma xcara por vez, batendo bem. Adicione as gotas de chocolate enfarinhadas levemente. Cubra e deixe crescer por 1 hora em local protegido e vento [o forno desligado ou microondas so boas opes pra isso]. Unte uma frma de buraco no meio de 25cm de dimetro com manteiga. Coloque a massa, cubra e deixe crescer por mais uma hora.

Asse em forno preaquecido a 180 graus, por 50 minutos [batendo com os dedos sobre a rosca, voc deve ouvir um som de oco]. Desenforme ainda quente e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha [tem que ser gradinha mesmo, seno o fundo da rosca fica mido - use a gradinha do fogo se voc no tiver uma apropriada]. Cobertura: Leve todos os ingrediente ao fogo mdio mexendo at ferver. Deixe ferver sem mexer por 4 minutos, derrame sobre o bolo ainda quente e deixe secar. Obs: a rosca s deve ser cortada e/ou embalada depois de completamente fria [isso quer dizer umas duas horas, pelo menos].

Postado por Richie s 17:13 27 comentrios 10.31.2010

A Bruxa t solta!

Ol! A Torta de Abbora, ou Pumpkin Pie, uma das sobremesas mais tradicionais dos Estados Unidos, e est ligada a duas comemoraes culturais muito tpicas tambm, o Halloween [dia das bruxas, que hoje! Buuh!] e o Thanksgiving Day [o dia de ao de graas americano], ambos no Outono. Esses dois feriados, ainda que familiares, so bem diferentes para ns, do Brasil - assim como o sabor da Torta de Abbora! Eu confesso que estava bem preocupado quanto questo do gosto, mas mesmo assim decidi tentar. A receita fcil: uma massa bsica recheada de um creme doce de abbora e especiarias. As especiarias consistem em uma mistura chamadaPumpkin Pie Spice, que leva canela em p, cravo em p, noz-moscada, e gengibre. Nada melhor que uma receita tpica para conhecer melhor uma data tpica, n? Ento achei a minha no Joy of Baking, que um site americano bem legal e com receitas bem confiveis. E, depois de dias sem cozinhar, pois o gs estava no fim e o salrio h, l fui eu para a cozinha com uma abbora e uma faca nas mos [momento filme de halloween].

Bom, minhas opinies sobre a Torta de Abbora: _ Sim, so realmente diferentes ao nosso paladar. Porm mais na textura do que no sabor. O sabor lembra muito o gosto daquele doce de abbora com cravo, sabe? S que a textura cremosa, ento a sensao que um textura extranha tem um sabor familiar; _ uma torta saborosa, quente, devido aos temperos e ao acar mascavo. No d pra comer 2 ou 3 fatias seguidas;

_ O problema a cor. Pois , gente, a receita que fiz leva acar mascavo marrom - misturada cor de abbora da abbora. O resultado um creme de cor estranha, que tem cara de ruim, sabe? No d vontade comer, apesar de depois de provar d pra saber que o gosto bom. Ento que for se aventurar a fazer essa receita, use acar branco mesmo, pra quem sabe ela ficar alaranjada, e no cor de burro quando foge. _Valeu a pena fazer. Eu gosto de conhecer pratos tpicos dierentes dos nossos, e a torta gostosa, apesar de no ser deliciosa. S acho que a primavera no a poca ideal para uma receita quente, n? Melhor fazer em junho, julho. E a, voc vai tentar tambm?

Pumpkin Pie
Ingredientes da massa: 2 xcaras de farinha de trigo; 1 xcara [200g] de manteiga gelada em pedacinhos; 1/4colher de ch de sal;

1/4 de xcara de acar; 1 gema; 1/2 colher de ch de canela em p; 4 colheres de gua gelada. Ingredientes do Creme de Abbora: 3 ovos; 2 xcaras de pur fresco de abbora [abbora cozida ou assada at amolecer e passada por uma peneira]; 1/2 xcara [120ml] de creme de leite fresco; 3/4 de xcara de acar mascavo [use da comum, ou da cristal amarela, para ficar com uma cor mais alaranjada]; 1 colher de ch de canela em p; 1/2 colher de ch de gengibre em p; 1/8 da colher de ch de cravo em p; 1/2 colher de ch de sal. Creme de leite batido em chantilly para acompanhar.

Preparo da massa: Misture farinha, acar, canela e sal, e adicione a manteiga. Amasse com as pontas dos dedos at virar uma farofa. Adicione a gua e a gema, amasse levemente. Abra a massa com um rolo e forre o fundo de uma frma para tortas de 23cm de dimetro, faa furos com um garfo e leve para gelar por 20 minutos. Retire da geladeira, cubra com papel alumnio e assem em forno a 180 graus por 15 minutos. Retire o papel alumnio e asse por mais 10 minutos. Reserve. Preparo do Creme de Abbora: Em uma tigela grande, bata os ovos ligeiramente. Vs acrescentando os demais ingredientes at formar um creme homogneo. Recheie a massa j assada com esse creme. Leve ao fono, preaquecido a 180 graus, por 45 minutos, at o recheio firmar, mas permanecer mido no centro. Deixe esfriar sobre uma grade. Sirva em temperatura ambiente, acompanhado de chantilly.

Dica rpida de um bolo demorado

Hey everybody! Quando voc acha uma receita de Bolo de Chocolate que leva chocolate 70% cacau e no leva farinha, d pra desconfiar que fica bom... e d pra duvidar que vai dar certo. J tentei vrios do tipo, e nunca fiquei feliz com o resultado. Teimoso que sou, resolvi tentar outra vez, ontem, e milagre, deu certo! Tomei alguns cuidados: manteiga de verdade, chocolate 72% cacau importado. O nico deslize foi no ter uma frma de 20cm de dimetro - assei na de 24cm e ele ficou meio baixinho, t vendo, n? Sobre o bolo, o que dizer? Bom, puro chocolate! gelado, ento, lembra uma barra bem macia que derrete na boca de chocolate amargo. Nem sei o porqu de se chamar bolo, porque no parece com bolo. tipo uma verso adulta [l-se forte e com pouco acar] de um brownie. Um brownie concentrado, vamos chamar assim. O chato da receita a demora: tem que assar por 25 min, descansar por 2 horas e ficar na geladeira por mais 4 horas! E convenhamos que preciso um auto-controle gigante pra esperar, n? Eu no esperei - essa primeira foto 40 min depois de tirar do forno, hiper-molhadinho! A segunda foto durinho, depois de uma noite na geladeira. Gostei mais dele molhadinho! Ento segue a receita, e sorry pelas fotos pequenas - minha cmera no se d bem com chocolate.. muito contraste, suponho..

Bolo Mousse de Chocolate


Ingredientes: 120g de chocolate em barra 70% cacau de boa qualidade; 125g de manteiga sem sal; 100g de acar baunilhado [ou use o interior de uma fava de baunilha]; 1 pitada de sal; 3 ovos em temperatura ambiente; Cacau em p para polvilhar. Preparo:

Ligue o forno em 120 graus e forre uma frma redonda de 20cm de dimetro com papel manteiga untado [se a frma for de fundo removvel facilita bastante]. Prepare o banho-maria com uma panelinha com gua para ferver e outra, por cima, sem que a de cima toque na gua. Leve ao banho-maria a manteiga, o acar baunilhado e o sal. Derreta tudo, mexendo com uma colher, at que forme uma mistura homognea. V controlando o fogo para a gua no ferver. Adicione o chocolate picado, aos poucos, mexendo at derreter completamente. Deixe esfriar um bocadinho e transfira a mistura para a tigela da batedeira. Adicione os ovos, um a um, batendo na velocidade mxima, at o creme encorpar. Passe a mistura para a frma e leve ao forno por 25 minutos. Retire o bolo: a massa estar ainda mole por dentro, mas com uma casquinha formada por cima. Deixe descansar por duas horas [no se assusto, ele d uma abaixadinha]. Leve geladeira por 4 horas antes de servir [para chegar na consistncia correta]. Na hora de servir, remova o bolo da frma, retire o papel manteiga com cuidado e polvilhe com cacau em p.

Os Crumbles das nossas vidas

Hallo everybody! J tinha pensado no texto deste post, mas acabei no escrevendo e agora bateu um vazio mental que dificulta a redao. Mas o seguinte: Crumble cakes, como a gente sabe, so aqueles bolos que levam farofinha em cima. Crumble como chamam a tal farofinha que transforma um bolo simples em algo mais sofisticado [e mais gostoso]. Pois bem, mas no basta a farofinha. Entre ela e o bolo necessrio um ingrediente molhadinho, pra contrastar com a farofa, que sequinha [Deus, quanto diminutivo!]. Ento voc faz o bolo, cobre com algo melado [ou que v melar], e cobre tudo com algo seco, a farofinha. O 'algo melado' pode ser muita coisa: o mais conhecido nosso so as fatias de banana [da Cuca de Banana, tpica], mas podem ser outras frutas [pssego, ma, amora, morango, e por a vai] ou um doce de leite pastoso [gula total!] ou mesmo um gelia. A farofinha basicamente manteiga, acar, e farinha - com um toque de canela, ou chocolate, ou nozes, castanhas, coco e tudo o que for crocante [quase tudo]. E, por fim, a massa do bolo pode ser desde aquela normal tambm, que voc tem costume de fazer, at as massas de cuca, que sao pouca coisa diferentes.

Segredinhos: manteiga gelada para a farofinha. E s amassar com a ponta dos dedos, seno a manteiga esquenta, amolece, e no vira farofa. Esse que fiz uma receita de bolo bsica, com a adio de acar mascavo, farinha lctea [opcional] e passas, porque estavam sobrando na cozinha. Utilizei o resto da gelia de amoras que fiz em agosto para cobrir, e juntei nozes na farofa. Deliciosamente fcil, no? ;)

Bolo crumble com gelia


Ingredientes da massa: 1 xcara de farinha de trigo; 1 xcara de aveia em flocos, ou farinha de aveia, ou farinha lctea [usei farinha lctea!] 1/2 xcara de acar mascavo apertado;

1/2 xcara de acar branco; 3 gemas; 3 claras em neve; 1/2 xcara de manteiga em temperatura ambiente; 1/2 xcara de leite; 1 colher de sopa de fermento em p; 3/4 de xcara de passas escuras. Ingredientes do crumble [a farofinha]: 1/2 xcara de acar mascavo; 1/2 xcara de farinha; 3/4 de xcara de nozes quebradas grosseiramente [ou qualquer outra castanha]; Pitada de canela em p; 1/3 de xcara manteiga gelada picada. Bananas, mas, pras ou pssegos fatiados, ou doce de leite, ou a gelia da sua preferncia [usei gelia de amora caseira], para colocar entre o bolo e a farofinha. Preparo da massa: Salpique um pouquinho de farinha de trigo nas passas e misture at ficarem enfarinhadas. Reserve. Bata a manteiga, as gemas e os acares at formar um creme fofo. Adicione a farinha de trigo, a farinha lctea [ou aveia] e o leite, alternando-os e misturando at ficar homogneo. Adicione o fermento e a passas, misture delicadamente e passe a massa para uma frma retangular de 25x35cm untada. Distribua as fatias de fruta ou o doce de leite ou a gelia sobre a massa. Prepare a farofinha [crumble]: Misture todos os ingredientes com as pontas dos dedos at formar a farofinha. Cubra o bolo com ela e leve ao forno quente a 180 graus por aproximadamente 30 minutos, ou at passar no teste do palito. Sirva cortado em quadrados.

Toucinho do cu de comer rezando!

Ol! Todo mundo j ouviu falar em Toucinho do Cu, um dos doces mais tpicos da terrinha, n? Pois , o Toucinho famoso e consumido em todo o Portugal, atravessando fronteiras e chegando at a Espanha [aqui eu j postei a receita do Tocino del Cielo, sobremesa espanhola de gemas]. Cada regio de Portugal produz o Toucinho do Cu sua maneira: em algumas ele tem textura de bolo, noutras no leva amndoas, as vezes enrolado como rocambole ou cortado em fatias finas, mas a base entre as variaes a mesma: calda de acar e grande quantidade de gemas. Essa receita que fiz moda de vora, na regio do Alentejo. Nessa verso, o Toucinho do Cu tem textura no de bolo, mas de doce, algo como um brownie de gemas, d pra entender? Ele mido e cremoso por dentro, e o acar polvilhado forma uma casquinha fina por fora, que quebra na primeira garfada. delicioso, eu comeria montes deles - mas isso no muito indicado por ser bem calrico e por causa do bendito colesterol, n? Ainda bem [ou no] que a receita rende pouco!

Toucinho do Cu
Ingredientes: 2 e 1/2 xcaras de acar; 3/4 de xcara de gua; 1/4 de xcara de maisena; 1 e 1/4 de xcara de amndoas sem pele modas*; 5 ovos grandes; 10 gemas de ovos grandes; Acar de confeiteiro para polvilhar. *Preparo da farinha de amndoas: Leve uma panela de gua ao fogo. Quando ferver, derrame as amndoas com casca, e v retirando rapidamente com uma peneira ou escumadeira, at que voc perceba que as cascas

se soltam quando pressionadas com a ponta dos dedos. Retire todas as cascas, mergulhe as amndoas descascadas em gua fria. Passe pela peneira, para retirar a gua, espalhe-as em uma assadeira e leve ao forno uns 15 minutos para secar e dourar levemente. Deixe esfriar. Depois de esfriar, bata as amndoas aos poucos, no liquidificador, e v peneirando at formar uma farinha fina. Espalhe a farinha em uma assadeira e leve ao forno rapidinho, s para ficar bem seca. Ou pule essas etapas e compre a farinha de amndoas pronta, se na sua cidade voc encontrar. Preparo da receita: Unte uma assadeira quadrada de 20x20cm, e ligue o forno em tempertura baixa. Coloque o acar e a gua em uma panela grande e leve ao fogo mdio, mexendo com uma colher de pau, at dissolver e ferver. Deixe esfriar um pouco. Em uma tigela, penere os ovos e as gemas e misture. Acrescente a farinha de amndoas e a maisena e mexa bem. Junte esse creme calda, e leve ao fogo mdio mexendo sempre at engrossar [uns 12 minutos - vai ficar como polenta cremosa]. Despeje a mistura na assadeira e leve ao forno bixo por uns 30 minutos, at que se enfiando um palito ele saia seco. Deixe amornar, corte [eu usei cortador, mas voc pode cortar em quadrados, se quiser] e polvilhe acar de confeiteiro. Sirva frio. [no outro dia fica melhor ainda!]

Ah, e segunda-feira tem sorteio aqui no blog, ento d uma passadinha para conferir!

Postado por Richie s 11:37 11 comentrios 9.27.2010

Bolo Caramelado de Bananas rapido

Ols pessoas! Estou atrasadssimo na atualizao do blog, n? Trabalhando bastante, e a postagem do final de semana tive que cancelar, porque viajei, da esqueci a mala no buso, tive que viajar outra vez pra buscar, enfim... Depois que comeei a trabalhar em perodo integral o esquema est assim: sexta de noitinha decido as duas receitas da prxima semana, que so feitas no sbado e domingo, fotografadas e postadas uma no comeo e uma no meio da semana. Ento perder um findi viajando significa ficar sem receitas :S E durante a semana posso at cozinhar noite, mas fotografar sem luz natural fica difcil, n? :S Bom, mas a receita de hoje combina com esse post apressado: ela tambm super rpida, e fica realmente bonita, de comer com os olhos! Espero que gostem! :D

Bolo Caramelado de Banana


[receita da v Gilda] Ingredientes: 1 xcara de acar para o caramelo; 3 bananas nanicas grandes, em rodelas de 0,5cm de espessura;

3 ovos; 1/2 xcara [120ml] de leite; 1 colher de extrato de baunilha; 1 xcara [180g] de acar; 2 colheres de sopa de manteiga; 1 e 1/2 xcaras [180g] de farinha de trigo; 1 colher de sopa de fermento em p. Preparo: Leve o acar ao fogo at caramelizar [derreter e ficar dourado claro - cuidado para no queimar!]. Despeje em uma frma de 20cm de dimetro e espalhe bem no fundo e nos lados. Distribua as rodelas de banana no fundo, encostadinhas uma nas outras. Coloque todos os ingredientes da massa no liquidificador, bata rapidamente at misturar e despeje com cuidado sobre as bananas. Asse em forno preaquecido a 200graus por 35 minutos. Retire do forno e desenforme quente.
Postado por Richie s 18:21 22 comentrios 9.22.2010

Pot Pie de Cebola Doce Picante

Eu sou completamente apaixonado pela culinria inglesa, desde a adolescncia quando lia Dickens e Agatha Christie sem parar! As tortas sempre me encantaram! J fiz de carne com legumes, a tradicional de carne com cerveja preta e hoje resolvi, inspirado pelo Figos & Funghis, resolvi adaptar um recheio diferente nessa receita tpica: cebolas carameladas e apimentadas! Eu explico: A Fabi, do Figos & Funghis, est fazendo aniversrio [parabns outra vez, Fabs!] com uma promoo: sugira uma receita que voc acha a cara dela e concorra a um livro! E esse recheio achei a cara da Fabi! Ento vamos receita, sem demora! Fabs, espero que voc goste!

Pot Pie de Cebolas Doce e Picante


Ingredientes da Massa: 2 xcaras de farinha de trigo; 1 colher de ch de acar; 1/4 de colher de ch de sal; 100g de manteiga gelada; 100g de gordura vegetal gelada; 1 ovo. Preparo da massa: Faa uma farofa com a farinha, sal, acar, manteiga e gordura picadas. Adicione o ovo, amasse ligeiramente, forme uma bola e leve ao congelador por 15 minutos. Forre 5 refratrios [hoje se fala ramequins] individuais com metade da massa e reserve na geladeira. Ingredientes do Recheio: 3 colheres de manteiga; 3 cebolas grandes fatiadas; 2 colheres de sopa de acar; 150g de bacon bem picado; 1/2 colher de sopa de tomilho seco; 1 pitada generosa [vai do seu gosto pessoal] de pimenta calabresa; sal a gosto. Preparo do Recheio: Em uma panela coloque a manteiga e leve ao fogo mdio e deixe derreter. Junte a cebola e o acar e frite, mexendo vez em quando, at dourar. Tire do fogo e deixe

esfriar. Em outra panela leve o bacon ao fogo e frite em sua prpria gordura at ficar crocante e dourado. Tire do fogo, escorra e deixe esfriar. Em uma tigela misture bem a cebola e o bacon j frios. Polvilhe com o tomilho, a pimenta e o sal a gosto, e misture novamente. Montagem: Recheie as tortas com a mistura de cebolas. Abra a metade de massa restante, corte 5 tampas e tampe as tortas com elas. Faa pequenos cortes para o vapor sair. Pincele as tortas com gema. Asse em forno 180 graus, preaquecido, por 25 minutos.

Cookies de Coco e Chocolate Branco

Ols! Quanto tempo, no? A verdade que semana passada, logo na segunda-feira, peguei uma daquelas viroses com cara de gripe e o resultado foi seis dias de febre, dor no corpo todo, desnimo total e cama. Alis, s sa da cama pra tomar gua. Nem fome eu tinha, o que em mim sinal de muito grave..hehe Bom, finalmente passou e estou retomando as tarefas cotidianas, como escrever aqui no blog! A receita de hoje vem do Technicolor Kitchen, da Pat Scarpin, que na minha opinio o melhor blog de sobremesas do pas [todo mundo conhece n? Se no, passa l agora!]. Antes da tal virose eu estava com vontade master de comer cookies, e fiz esses, deliciosos! Uma pena que depois que fiquei doente perdi o apetite e outras pessoas tiveram que devor-los. A mistura coco e chocolate branco resulta num cookie docinho e crocante que bem legal! S acho que na prxima vez eu trocaria o chocolate branco por meio amargo, para quebrar um pouco o doce e pra conseguir perceber os pedacinhos... o chocolate branco some na massa branca n? Talvez coco queimado seja uma variao legam tambm! Enfim, segue a receita do blog da Pat.

Cookies de Coco e Chocolate Branco


Retirado do Technicolor Kitchen. Ingredientes: 125g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente; 1 xcara + 1 colher de sopa [212g] de acar refinado; colher de ch de extrato de baunilha [usei o acar baunilhado]; 1 ovo; 1 xcara [140g] de farinha de trigo comum; 1 xcara [140g] de farinha de trigo com fermento; 1 xcara [90g] de coco ralado sem adio de acar [usei um pacotinho de 100g]; xcara [105g] de chocolate branco em pedacinhos ou gotas [fui guloso e usei 170g]. Preparo: Pr-aquea o forno a 180C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga. Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o acar e a baunilha at obter um creme claro. Junte o ovo e bata bem. Em velocidade baixa, acrescente a farinha de trigo comum, a farinha com fermento e o coco e misture at uma massa se formar. Acrescente o chocolate e misture com a ajuda de uma colher de pau.

Faa bolinhas usando 1 colheres (sopa) de massa e coloque-as nas formas preparadas, deixando 5cm de distncia entre uma e outra. Aperte-as levemente com os dedos midos. Asse por 15 minutos ou at que dourem na parte inferior. Deixe esfriar nas formas.

Torta Crumble de Ma Caramelada

Depois de uma semana corrida [meu aniversrio na segunda e primeira semana no novo trabalho e pegar nibus todo dia e acordar as 6 da matina e s chegar em casa as 6 e meia da noite, ufa!] e deliciosa [adorei meu novo estilo de vida!], nada melhor que, na sexta a noite, fazer uma confortvel torta de mas para o fim de semana. Confortvel porque o preparo uma terapia, o aroma aconchegante e o sabor de fazer sorrir de orelha a orelha. A receita vem do livro 500 Pies & Tarts, que eu ganhei da querida Paula Labaki. diferente e deliciosa: tem gosto de ma do amor! Verdade, a ma caramelada do recheio tem gosto de ma do amor, e a cobertura de farofinha de canela e noz-moscada "abre o apetite", como dia minha v. Falando em v, vou levar o que sobrou da torta pra minha famlia, nesse fim de semana prolongado! E ainda faltam 498 tortas do livro, aguardem!

Torta Crumble de Ma Caramelada


Ingredientes: 1 receita de base de massa para tortas como essa; 8 mas azedinhas sem casca e sementes, picada em pedaos; 1/4 de xcara de farinha de trigo; 1 e 1/4 xcaras de acar; 1/4 da xcara de gua; 3 colheres de sopa de manteiga; 2 colheres de sopa de gua; Para a farofa: 6 colheres de sopa de manteiga; 3/4 de xcara de farinha de trigo; 1/3 de xcara de acar mascavo, apertado na xcara; 1/2 colher de ch de canela em p; 1 pitada de noz-moscada; 1 pitada de sal. Preparo: Abra a massa sobre o fundo e laterais de uma frma para tortas baixas, e conserve na geladeira. Coloque as mas picadas em uma tigela grande com a farinha. Misture bem at enfarinhar todas as fatias. Reseve. Em uma panela mdia, de fundo grosso, misture acar e gua. Leve ao fogo baixo, mexendo at dissolver todo o acar. Assim que dissolver, pre de mexer e deixe ferver por 10 minutos em fogo baixo, girando a panela de vez em quando. Quando o caramelo ficar dourado, como calda de pudim, retire do fogo. Deixe esfriar por uns minutinhos e acrescente as colheradas de manteiga e de gua. Mexa bem at dissolver, e retorne a panela ao fogo, mexendo at formar bolhas.

Derrame imediatamente o caramelo sobre as mas e misture bem. Deixe descansar por 10 minutos, at a ma soltar seu suco [elas vo ficar com uma cor maravilhosa!]. Prepare a farofa: misture farinha, acar, especiarias e sal. Adicione a manteiga e amasse com as pontas dos dedos at formar uma farofinha. Para montar a torta, distribua as mas sobre a massa crua e gelada. Polvilhe a farofa sobre as mas generosamente. Asse em forno preaquecido a 180 graus por mais ou menos 1 hora.

Postado por Richie s 20:17 20 comentrios 9.01.2010

Muffin Crocante de Banana

Hey everybody! Essa semana comeo um novo estgio, e o trabalho fica em um condomnio residencial bem [bem mesmo] afastado da cidade, isto , sem comrcio algum por perto. E se no tem comrcio, nem padoca de bairro, o melhor levar um kit sobrevivncia, n? Ento fiz 2 dzias [calma, pra semana toda] desses muffins que achei em um site lindo, o montcarte, e que so realmente deliciosos e muito saudveis! A receita diz que rende 18 muffins, mas consegui 24 deles, e grandinhos. Se for muito pra voc, s fazer metade da receita. A granola, ingrediente dessa receita, pode ser a da sua preferncia, inclusive a caseira. A que usei leva: aveia, corn flakes, passas, mel, castanha do par, flocos de arroz e gergelim. O coco e as nozes completam a crocncia do muffin, e a banana d aquele gostinho de bolo de me. Espero que o novo estgio seja to gostoso quanto o sabor desses bolinhos!

Muffin Crocante de Banana


[receita retirada daqui. Rendeu 24 bolinhos] Ingredientes: 3 xcaras de farinha de trigo; 1 e 3/4 xcaras de acar; 2 colheres de ch de fermento em p; 1 colher de ch de bicarbonato de sdio; 1/2 colher de ch de sal; 250g de manteiga derretida; 3 ovos, ou 2 dos grandes; 3/4 de xcara de leite; 2 colheres de ch de extrato de baunilha; 1 xcara de banana amassada; 2 bananas fatiadas; 1 xcara de nozes picadas [opcional]; 1 xcara da granola da sua preferncia; 1 xcara de coco ralado e adoado. Preparo: Penere juntos a farinha, o acar o sal e os fermentos. Misture e adicione a manteiga derretida. Misture bem. Em outra tigela misture ovos, leite, baunilha e as bananas amassadas. Adicione essa mistura de farinha e misture, raspando as laterais da tigela. No misture demais! Adicione as nozes, a granola e o coco e mexa delicadamente. Distribua a massa em 24 forminhas de muffins forradas com a forminha de papel. Coloque uma fatia de banana sobre cada bolinho e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 25 minutos, at dourar.

Postado por Richie s 21:10 19 comentrios 8.29.2010

Torta de Limo francesa

Ols! Todo o mundo, literalmente, sabe o quanto bom um pedao de torta de limo. O equilbrio entre o azedo refrescante e o doce confortante est presente nas diferentes cozinhas do mundo, cada qual do seu jeito. Na Flrida eles tm a Key Lime Pie, que muito parecida com a nossa torta feita com leite condensado e suco de limo, com merengue ou chantilly por cima, vai do gosto do fregus. Na Inglaterra aLemon Tart feita de uma massa que derrete na boca, recheada de curd de limo com acar polvilhado. A Lemon Chiffon Pie, ou a Torta Mousse de Limo, so as verses mais leves e aeradas de torta ctrica. Porm, seguramente a mais clssica das tortas azedinhas a Tarte Meringue au Citron, a torta francesa de limo amarelo. Nela, o amarelo e azedinho creme de limo que recheia a massa crocante encontra seu equilbrio na brancura doce do merengue da cobertura. Alm de deliciosa [o sabor do creme de limo bem diferente do de leite condensado, que estamos acostumados] ela surpreendente linda, e seu preparo muito simples. a sobremesa perfeita para uma bela

refeio! E voc, qual sua receita de torta de limo preferida?

Torta Merengue de Limo


[retirada desse site lindo!] Ingredientes da Massa Brise: 250 125 125 1 g. g. g. de de farinha manteiga de de trigo; picada; acar; ovo.

Preparo da Massa Brise: Misture a farinha peneirada com o acar, e forme uma depresso no centro da tigela. Adicione o ovo e a manteiga amolecida no centro. Amasse com as mos o suficiente para dar liga [no amasse demais]. Forme uma bola achatada com a massa, embrulhe em filme plstico e leve geladeira por meia hora. Abre a massa sobre o fundo e as laterais de uma frma de tortas de 22cm de dimetro e 3 de altura, furando-a com um garfo. Leve geladeira por 15 minutos. Asse em forno preaquecido a 180 graus por 25 minutos at dourar. Reserve. Ingredientes 1/2 xcara de Raspas de 100g 4 3 colheres 1 colher de Preparo do suco 2 de de sopa do de limes sopa [15g] de de limo Recheio: siciliano; sicilianos; acar; gemas; maizena; manteiga. Recheio:

Coloque o suco de limo em um copo de medida e complete com gua at chegar em 300ml. Despeje em uma panela, adicione as raspas e o acar e leve ao fogo at o acar dissolver completamente. Dissolva a maizena em um pouquinho de gua e adicione mistura ainda no fogo, cozinhando at ferver e engrossar. Retire do fogo, deixe esfriar levemente e adicione as gemas peneiradas, batendo vigorosamente [cuidado para elas no cozinharem e formarem grnulos]. Por ltimo, adicione a manteiga e mexa at derreter. Recheie a massa j assada com esse creme. Ingredientes 4 200g da de Cobertura: claras; acar.

Preparo da Cobertura: Bata as claras em neve, adicionando o acar s colheradas at formar um creme branco, firme, brilhante e liso. Cubra a torta j recheada com esse merengue, e leve ao forno quente por alguns minutos at o merengue dourar. Sirva gelada!

Gelia de Amoras Caseira

Ol pessoal! So Carlos virou deserto: calor dos diabos de dia e friaca noturna. Claro, no chove faz sculos e a umidade relativa do ar anda em 16 por aqui. Pssimo, n? Mas o lado bom dessa poca so as amoreiras carregadas de frutinhos roxos e vermelhos, s esperando para serem colhidos. E foi o que fiz quarta-feira de manhazinha, antes do trabalho: colhi simplsmente 1 quilo de amoras s aqui na vizinhana! Deu uma sacolona cheia, e eu fui feliz da vida com ela pra casa. A melhor parte que mesmo colhendo tudo isso, as rvores continuam carregadas! Bom, com a sacolada de amoras minha primeira idia foi fazer uma coisa que eu adoro: gelia caseira! De amoras eu nunca tinha feito, mas ficou deliciosa, e com um aspecto perfeito, adorei e recomendo! A parte chata que o fogo e arredores ficaram cheio de pintinhas roxas - , o negcio espirra, mas o resultado compensa!

E j aproveitei o embalo pra fazer um mini-rocambole bem basiquinho pra testar a gelia! Se algum quiser a receita da massa me passa um mail que eu mando, bem simples. isso!

Gelia de Amoras
Ingredientes: 1kg de amoras; 700g de acar; Suco de meio limo; 1 piada de canela em p;

2 colheres de sopa de vodca. Preparo: Coloque um pires no congelador. Lave bem as amoras, escorra e divida em duas partes. Coloque uma das partes na panela, e v batendo a segunda parte aos poucos, no liquidificador, e despejando na panela [tem gente que ao invs de bater as frutas espreme na peneira, ou bate e depois coa. Como eu gosto da gelia com as sementinhas, no penerei. Ah, e voce pode bater toda a amora, se quiser.. bati metade porque queria uma gelia com pedaos da fruta]. Junte o suco de limo panela, a canela e o acar, e mexa bem, ainda fora do fogo. Leve ao fogo alto, mexendo at ferver. Quando ferver reduza o fogo para mdio [ou baixo, por precauo] e v mexendo de vez em quando. Quando comear a formar espuma na superfcie, retire-a toda com uma escumadeira, adicione a vodca e continue mexendo e retirando a espuma. Voc vai notar que depois de um tempo a gelia pra de formar espuma. Quando isso acontecer, v mexendo at chegar ao ponto.. a minha demorou uns 17 minutos. Pra saber o ponto fcil: retire o pires do congelador e pingue um pouco da gelia nele: ao passar o dedo sobre ela, dever formar um "caminho" que no se desfaz. Acomode ainda quente em 2 vidros grandes, esterilizados, tampe-os e deixe esfriar. mais fcil do que parece!

Postado por Richie s 13:01 17 comentrios 8.25.2010

Cupcakes com Nutella

Ol pessoas! Para quem no sabe, meu notebook pifou, ento estou entrando pouco na internet [s aqui na USP] e, consequentemente, postando menos vezes, but I`ll survive.. hey hey. Eu no sou religioso, mas lembro que quando era pequeno eu gostava de ler a Bblia mas achava muito chato o incio do Novo Testamento, com a rvore geneolgica de Jos. Era um tal de "fulano filho de beltrano, filho de sicrano" que no acabava mais. E a receita de hoje meio assim: achei ela l no Cinara's Place, que achou noBakingsheet, que pegou da Donna Hay, e que um monte de blog j fez e aprovou. E eu fiquei com vontade de provar e tive que fazer tambm! Ento ontem eu fiz e cara, o negcio mesmo bom! Vou resumir: a massa macia pra caramba, e o meio do bolinho fica com Nutella molinha, lambuzando a boca quando morde. E em cima, a Nutella forma uma casquinha crocante que quebra e revela o interior cremoso e denso. Para mim, o melhor jeito de comer esses bolinhos retir-los da forminha de papel e comear pelo fundo, guardando a parte mais gostosa [a casquinha, claro] para o final. impossvel comer um s, realmente.

Algumas observaes pessoais quanto receita: Achei que a receita pedia muito acar na massa, mas no alterei, e depois de pronto no achei excessivamente doce, porm quem preferir pode usar s 1/2 xcara, ao invs de 3/4. A receita pede cerca de 1/3 de xcara de Nutella, duas colheres de ch para cada bolinho. Pois bem, usei um pote [do pequeno] de Nutella inteiro [180g], o que imagino ser mais que 1/3 de xcara. Outra coisa: depois de distribuir a massa nas forminhas, fiz uma pequena depresso no centro de cada bolinho, antes de colocar a Nutella. Isso foi fundamental para que, alm de cobertura, ela funcionasse como recheio tambm. Ah, e vai que algum no sabe: Nutella uma marca de creme de chocolate e avels. Existem outras, e pelo menos a genrica da rede Po-de-Acar/ Dia% igualzinha. E agora, a receita!

Cupcakes cobertos com Nutella


[receita retirada e levemente alterada do blog da Cinara, o Cinara's Place. Vale muito a pena visit-lo!] Ingredientes: 3/4 de xcara [140g] de manteiga amolecida; 3/4 xcara de acar baunilhado [adicione 1/2 colher de ch de extrato de baunilha quando for colocar os ovos, se for usar acar comum]; 3 ovos; 1 e 3/4 xcaras [200g] de farinha de trigo; 1/4 colher (ch) de sal; 2 colher (ch) de fermento em p; Um potinho pequeno de Creme de chocolate e avels Nutella [180g]. Preparo:

Bata a manteiga e o acar por 2 minutos. Acrescente os ovos, um de cada vez, at incorporar completamente. Acrescente a farinha, o sal e o fermento peneirados e bata at a massa ficar uniforme e a farinha desaparecer por completo. Distribua a massa em 10 forminhas de muffins de 7.5cm de dimetro, e no meio de cada uma faa uma pequena depresso usando uma colher de ch. Coloque 2 colheradas [colher de ch] generosas [eu disse generooosas] de Nutella sobre cada depresso e misture levemente com a massa, usando um palito [tipo Bolo Mrmore]. Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos. Deixe esfriar e se delicie!

Postado por Richie s 09:09 27 comentrios 8.21.2010

Muffins de Amoras: o clssico e o alternativo

Hoje A Cozinha Coletiva apresenta duas receitas: uma tpica e uma "customizada". Pois , estamos em tempo de amoras aqui no Brasil, e nada melhor que aproveitar para fazer umas receitas legais com elas, n? O bom da amora que ela substitui muito bem os mirtilos [blueberries] nas receitas importadas, alm de dar boas gelias. Falando em importado, vale lembrar que a nossa amora mais comum, a Morus nigra[que a que usei, chamada em ingls de Mulberry e tpica da Europa e sia] se difere em alguns pontos da amora americana, a Rubus ulmifolius [conhecida como amora preta, amora silvestre ou blackberry, em ingls, tpica das reas frias das amricas]. A nossa amora d em rvores sem espinhos [a outra em arbustos espinhentos], menorzinha e mais compridinha [a outra bem gorducha, quase redonda], suas folhas servem de alimentos ao bicho da seda e mancham muito a pele, roupas e tudo mais que tocarem. Apesar disso, o sabor das duas bastante parecido: doces e azedinhas, e ambas tm valores nutricionais parecidos: so ricas em antioxidantes e tm pouqussimas calorias. O sabor das amoras combina perfeitamente com um toque de limo ou laranja, por isso nada melhor que:

Muffins de amora aromatizados com laranja


[rende 10 unidades] Ingredientes: 2 xcaras de farinha de trigo; 3 colheres de ch de fermento em p; 1/2 xcara de acar refinado; 1/2 colher de ch de sal; Raspas de uma laranja; 1 xcara de buttermilk [o leite que sai quando batemos manteiga... pode ser trocado por 1/2 xcara de leite mais 1/2 de iogurte]; 1/3 da xcara de manteiga derretida; 1 ovo; 1 xcara de amoras frescas passadas na farinha de trigo. Preparo: Penere juntos a farinha, o sal, o fermento e o acar, adicione as raspas de laranja e misture. Em outra tigela bata levemente o ovo, adicione o buttermilk e a

manteiga e misture. Adicione a mistura de lquido de farinhas, misture levemente, rapidinho mesmo, adicione as amoras passadas na farinha e misture delicadamente. Distribua a massa em 10 frmas de muffins de 7cm de dimetro untadas e leve ao forno preaquecido a 200 graus por 20 minutos, ou at dourar.

Ok, agora a customizao bsica: voc pode variar a apresentao dos Muffins de Amora, transformando-os em delicadas fatias de rabanadas. Pois , rabanadas feitas de muffin! fcil, e fica deliciosamente cremoso por dentro e crocante por fora. O legal fazer os muffins em um dia e s no outro usar os que sobraram [se que sobraram] para as rabanadas.

Rabanadas de Muffins
Ingredientes: 3 muffins cortados em fatias grossas no sentido da altura; 1 ovo batido; 1/2 xcara de leite; Acar e canela para polvilhar. Preparo:

Coloque um pouco de leo em uma panela pequena [o suficiente para cobrir as fatias de muffins], e leve ao fogo. Bata o ovo com o leite, e encharque as fatias de muffins nessa mistura. Frite-as 3 a 3. no leo quente, virando para que dourem por igual. Retire, escorra rapidamente em papel-toalha e passe as fatias fritas pelo acar com canela. Sirva imediatamente, porque quentinhas so delicioosas!

O tal do Bolo Hngaro

Folheando uma Cludia Cozinha antiga, achei uma receita curiosa chamada Bolo Hngaro. Ela curiosa porque, pra comear, o bolo se parece com um brownie xiita - se o brownie leva pouca farinha na massa, esse no leva nadica - s manteiga, chocolate, acar e ovos. Alm disso, a massa cozida antes de ir ao forno - pois , ela deve engrossar em fogo moderado por uns 5 minutinhos. Outra coisa: procurei variaes da receita na internet e no encontrei nenhum bolo, dito hngaro, que sequer parecesse com esse. Estranho, n? Enfim, mas ele se parece bastante com o bolo cremoso de chocolate do Pierre Herm que o pesadelo de vrios food-bloggers [se voc visita blogs de sobremesa j deve ter cruzado com ele por a], com o diferencial que no leva chocolate em barra [de qualidade caro!] e sim chocolate em p [que pode ser de boa qualidade e no to caro!]. Bom, a receita simples e o resultado bem gostoso [cremoso e de sabor muito pronunciado - de comer de pedaos pequenos, sabe?] e eu s tenho um ressalva: a revista diz para assar em frma de buraco no meio de 18cm de dimetro untada.... eu usei uma de bolo ingls, untada, e foi bem difcil [quase impossvel] desgrudar o bolo dela, por isso acho que seria uma boa enfarinhar a frma ou mesmo usar um papel manteiga bsico. Olha, o bolo delicioso, e fica melhor ainda no dia seguinte! Minha amiga Mariana se deliciou com ele! Segundo ela, uma das coisas de chocolate mais deliciosas que j comeu!

Bolo Hngaro
Ingredientes: 200g de manteiga [usei manteiga caseira, nada de margarina]; 150g de chocolate em p peneirado [usei 50% cacau]; 180g de acar refinado; 3 ovos; 2 gemas. Preparo:

Derreta a manteiga com o chocolate em p, em banho-maria [fiz em fogo baixo, sem banho-maria]. Retire do fogo e junte o acar, os ovos e as outras gemas. Leve em fogo baixo, mexendo sempre, por uns 5 minutos, at engrossar ligeiramente. Despeje em uma frma de buraco no meio de 18cm de dimetro untada [sugiro enfarinhar tambm], e asse em forno preaquecido a 180 graus por 50 minutos, at ficar firme, mas ainda cremoso. Espere esfriar completamente e desenforme. Atualizao_01: assim que postei a receita, que para mim era desconhecida, a Sandroca, do Eu tb sei disso... e outras amigas blogueiras me falaram de uma sobremesa estranhamente parecida, chamada Torta Blgara, bastante conhecida! [eu no conhecia, mas joga no google que aparecem vrias imagens, ou veja l no blog da Sandra!] A receita parecida mesmo, apesar da torta ficar com cara de pudim, e do bolo ficar com cara de brownie. Ento vou tentar fazer a Torta Blgara e depois conto das diferenas [se que elas existem]!
Postado por Richie s 08:28 21 comentrios 8.16.2010

O velho pssego com creme de leite...

Ols pessoas! Estou muito feliz com a cara que o blog est tomando! Infelizmente, meu notebookresolveu pifar, na semana passada, ento sim, estou sem computador [espero que provisoriamente, apesar de o tcnico ter dito que no tem o que fazer]. Enfim, por isso as atualizaes podem atrasar um bocadinho agora, j que tenho que faz-las daqui da USP, e no de casa. Mas provisrio, logo resolvo isso. Nesse final de semana tivemos Bruschettas, muitas Bruschettas, para comemorar o aniversrio da Gi. No domingo depois da comilana, resolvi fazer uma torta bem leve e bsica, s para adoar a boca [e acredite, precisei adoar a vida depois de assistirNa Natureza Selvagem, um filme lindo e triste]. Sabe aquelas sobremesas prticas de sempre - morango com leite condensado ou pssegos com creme de

leite? Optei pela segunda, dando uma 'empetecada' nela, colocando tudo dentro de uma massinha crocante de torta, e assim saiu a Torta de Pssegos e Creme de Leite batido, fcil, prtica e com a gostosura comprovada por milhes de pessoas que a sculos comem pssego com creme de leite..rs.

Torta de Pssegos e Creme de Leite


Massa: usei esta aqui, forrando uma frma de tartelette [aquelas baixinhas] e assando por 20 minutos com papel alumnio e mais 15 sem, para pegar uma cor. Recheio: 1 lata de pssegos em calda; 200ml de creme de leite fresco e gelado; 4 colheres de acar de confeiteiro. Preparo: Bata o creme de leite bem gelado, na batedeira, e quando comear a engrossar adicione as colheradas de acar uma a uma. Quando chegar ao ponto de chantilly [cuidado, se passar do ponto vira manteiga], adicione aos poucos 1 copo americano da calda do pssego [voc pode bater umas 3 metades de pssego rapidamente no liquidificador com a calda, e adicionar tudo, para o chantilly ficar com pedacinhos de fruta - eu fiz isso e recomendo!]. Recheie a massa j fria com esse creme e distribua o resto do pssego fatiado ou em pedacinhos sobre o creme. Regue com um restinho da calda e leve para gelar por uma horinha, antes de comer.
Postado por Richie s 13:02 20 comentrios 8.09.2010

A torta mais bonita que j fiz!

Ol todo mundo! Pensa em uma torta. Pensou? Ento, a primeira torta a sempre me vir ao pensamento aquela torta clssica, de desenho animado, de massa dourada, recheio roxo e aqueles furinhos na massa da cobertura. E a Blueberry Pie, ou Torta de Mirtilos, exatamente assim, tirada direto do desenho animado! Uma massa crocante, recheada de frutinhos roxo-azulados e com uma tampa de massa dourada aucarada, fechada nas bordas rusticamente e com rasgos para o vapor escapar. Em um palavra, perfeita! Linda, rstica e simples. Bom, preciso dizer aqui que eu nunca gostei do sabor de mirtilos, apesar da beleza das frutinhas azuis embaadas, tal qual garrafas de vinho antigo. Alm disso, os mirtilos so, por aqui, difceis de se encontrar e caros, ento nunca fui de compr-los. A histria que ontem me achei vindo pra casa com duas caixinhas deles, caras e compradas num momento de consumismo cego [e bobo]. Como j tinha feitomuffins de mirtilo e no gostado, resolvi dessa vez experimentar a torta, aquela que aparece no filme Um Beijo Roubado [My Blueberry Nights, super recomendo!]. O preparo super fcil, e s fiz uma alteraozinha: acrescentei morangos bem maduros ao recheio. E olha, ficou muito boa, palavra de quem torce o nariz pra mirtilo! Do blueberry muffin eu no gosto no, mas a torta t aprovada! : D

Torta

de

Morangos

Mirtilos
massa: trigo; acar; pedacinhos; em p; gelada.

Ingredientes 2 xcaras 3 colheres 3/4 de xcara 1/2 colher 4 colheres

da de farinha de de sopa de [150g] de manteiga gelada em de ch de canela de sopa de gua

Preparo da massa: Misture acar, farinha e canela, e adicione a manteiga. Amasse com as pontas dos dedos at virar uma farofa. Adicione a gua, amasse levemente, divida em duas bolas e leve-as geladeira por 20 minutos. Abra uma metade com o rolo de forre o fundo e as laterais de uma frma para tortas de 22cm de dimetro. Fure a massa, cubra com papel alumnio e asse em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos. Retire e reserve. Ingredientes do recheio e montagem: 550g de mirtilos e morangos [pode ser s morangos, amoras, framboesas, cerejas. Eu fiz com 400g de mirtilos e 150g de morangos]; 1/3 de xcara de acar; 1 colher de amido de milho; 1 colher de farinha de trigo; Raspas de um limo. 1 gema Acar cristal e uma colher para de sopa de leite; polvilhar.

Montagem: Sobre a massa assada distribua as frutas [os morangos eu cortei em quatro]. Misture o acar, farinha, amido e raspas de limo e despeje sobre as frutas, mexendo de leve com o garfo. Abra a outra metade da massa, cubra a torta, feche as laterais apertando bem e faa 4 cortes na massa, para o vapor escapar. Pincele a massa com a gema misturada ao leite, e polvilhe com acar cristal [o acar vai derreter e deixar a massa dourada, aucarada e crocante, como um biscoito palmiere]. Leve de volta ao forno 180 graus por de 15 a 20 minutos, ou at dourar a superfcie e o recheio ferver. Sirva morna, e se delicie!

Popover de Mas

Popovers so bolinhos americanos macios, leves e ocos, de superfcie dourada e com cara de soufl que abaixou. Alis, isso mesmo que acontece, os Popovers estufam horrores dentro do forno [estufam meesmo, enchem de ar feito balo, da o nomepop-over - estufam alm da frma] e vo murchando, quando so retirados. A massa muito semelhante a de panquecas americanas e a de pudim de Yorkshire [aqueles pudinzinhos ingleses que acompanham carne assada, feitos com a gordura do assado, dos quais os Popovers seriam derivados]. Comumente, os Popovers so assados em frminhas individuais, mas nesta receita ele assa na prpria frigideira em que as mas, o ingrediente surpresa da receita, foram cozidas. Pessoalmente, eu gostei muito do sabor do Popover. Lembra uma bolachinha oca que minha me faz, chamada Samantha. E lembra muito o sabor das panquecas americanas tambm. A ma d um toque de doura e intensidade, na massa bsica. Aprovado! Ah, e asse o Popover em forno muito quente e com a gradinha na altura do meio, para no correr o risco de inchar e grudar no teto do forno - , ele incha muuuito mesmo. Ou seria infla?

Popover de Ma
Receita levemente adaptada desse site super legal. Ingredientes: 2 mas grandes [usei 3 pequenas] descascadas e cortadas em fatias de 0,5cm de espessura; 2 colheres de sopa de manteiga sem sal; 2 colheres de sopa de acar; 1/4 de colher de ch de canela em p. Para a massa: 3 ovos; 1/2 xcara de leite; 2 colheres de sopa de manteiga derretida; 1 colher de ch de extrato de baunilha; 1/2 xcara de farinha de trigo; 1/4 de colher de ch de sal; 2 colheres de sopa de acar. Acar extra para polvilhar. Preparo:

Em uma frigideira mdia com anti-aderente e sem cabo de plstico ou madeira [para ir ao forno] derreta a manteiga, adicione as fatias de ma, o acar e a canela e refogue at as fatias ficarem macias e amarelinhas. Reserve. No liquidificador junte todos os ingrediente da massa e bata por 1 minuto, at ficar liso e homogneo. Derrame a massa sobre as mas, e leve a frigideira ao forno preaquecido 220 graus, por 20 minutos. No abra o forno antes disso, para o Popover no abaixar antes de ficar pronto. Polvilhe com acar e sirva imediatamente, de preferncia acompanhado de chantilly batido.

Postado por Richie s 10:19 17 comentrios 7.31.2010

Bolo de Banana e Chocolate

Acho que Bolo de Banana e Chocolate um dos mais deliciosamente rsticos que j comi! Sabe aquele bolo que tem uma casquinha em cima, e que quando vai comer uma fatia voc come todo o resto e deixa a casquinha para o fim, pq a melhor parte? Ento, esse forma uma casquinha perfeita! E pra quem acha que banana vai muito bem com canela, vai se surpreender com a combinao com chocolate. Muito muito bom, com um copo de leite pra acompanhar! Esse bolo especial pra uma pessoa que faz po srio e massa de pizza como ningum, e que eu amo demais: meu pai, que t fazendo aniversrio hoje! :D

Mudando de assunto, ando tentando melhorar minhas fotos. A mquina no em nada, mas to treinando, aproveitando o finzinho de frias. Por isso, os esto com mais fotos.. se isso for enjoativo please, me avisem, t? que visitando uns food blogs estrangeiros e a qualidade das fotografias incrvel, aquela vontadinha de melhorar ; ) Segue a receita, e bom fim de fim de semana e finzinho de frias pra vocs!

ajuda posts andei e deu

Bolo de Banana e Chocolate


Baseado nesta receita aqui. Ingredientes: 180 gr de manteiga em temp. ambiente; 3 ovos; 180 gr de acar; 275 gr de farinha de trigo; 100g de chocolate em p; 3 bananas grandes e maduras amassadas; 1 colher de ch de extrato de baunilha; 1 colher de ch de sal; 1 colher de ch de fermento em p; 1/4 de xcara de leite. Preparo:

Unte e enfarinhe uma frma de bolo ingls mdia. Bata a manteiga com o acar at obter uma mistura esbranquiada. Junte os ovos, um a um, e misture bem. Em outra tigela misture a farinha, o fermento, o chocolate em p e o sal. Adicione a mistura de farinha, alternando com o leite, ao creme de manteiga, ovos e acar, e por fim as bananas amassadas. Preencha a frma com a massa, e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 40 minutos. Desenforme depois de frio. Conserve fora da geladeira e de preferncia descoberto, para a casquinha se manter sequinha.

Postado por Richie s 20:14 18 comentrios 7.28.2010

Whoopie pies de Lavanda e Limo

Hey everybody! Quem nunca sentiu aquela alegriazinha de rir por dentro ao achar, no meio das prateleiras, um ingrediente que sempre quis usar? A Lavanda sempre apareceu em receitas por a, e eu sempre tive curiosidade de saber que sabor/aroma tinha, at porque pra mim Lavanda era cheiro de produto de limpeza, o que no muito apetitoso... Alm disso, nunca achei pra comprar por aqui, interiorzo, ento tinha at desencanado. Bom, a questo que eu nem lembrava que Lavanda existia quando ontem, em uma loja de especiarias do Mercado Municipal, deparei com um pote! Levei dois sustos: um por ach-la, e outro pelo preo: 20 reais cada 100g, wow! Calma, 10g mais do que suficiente para testar 2 ou 3 receitas.

Feliz com a novidade, fui pesquisar receitas. Tem muitas, a maioria bolos, biscoitos, cremes e gelias aromatizadas com a dita cuja. Ah, e combina maravilhosamente com limo [descobri na net]. Limo me lembrou Whoopie pies de Limo, uma receita que eu queria fazer faz tempo, ento misturei tudo e deu no que deu: Whoopie Pies de Lavanda com Curd de Limo Siciliano, ufa! Ah, Whoopie pies so sanduichinhos formados por 2 camadas gordinhas de bolo [parecem cookies mas so pores de bolo - de chocolate, originalmente] e uma de um creme doce [marshmallow] como recheio. A origem vem das colnias Amish da Pensilvnia e e Nova Inglaterra, nos EUA. Amish aquele grupo religioso cristo super conservador, que no usa tecnologias e recriam o modo de vida rural do sculo XVII. Ento, diz que as donas de casa Amish botavam o doce dentro das marmitas dos maridos, e eles, quando iam lanchar e abriam a marmita, exclamavam: whoopie! [tipo, oba!], da o nome. Historinhas e curiosidades parte, vamos receita, que o que interessa:

Whoopie Pies de Lavanda e Curd de Limo

[ao contrrio dos Amish, usei batedeira e liquidificador. E a receita baseada nestaaqui]
Ingredientes: 1 e 1/2 xcaras de farinha de trigo; 1/2 colher de ch de fermento em p; 1/4 de colher de ch de bicarbonato de sdio; 1/4 de colher de ch de sal; 6 colheres de sopa de manteiga em temp. ambiente; 1 xcara de acar; 1 e 1/2 colher de ch de Lavanda seca comestvel [as vendidas para uso cosmtico no servem, bvio]; 1 colher de ch de raspas de limo [usei o siciliano, mas voc use o que preferir]; 1 ovo; 1 colher de sopa de suco do limo; 1/2 xcara de buttermilk [usei creme de leite fresco mas legal iogurte, tambm]. Curd de Limo para rechear, ou qualquer creme que voc preferir [um creme igls bsico em que o leite utilizado foi fervido com uma colher de ch de Lavanda, uma boa dica!].

Preparo: Prepare uma assadeira retangular grande ou duas mdias: untadas e revestidas de papel manteiga untado. No liquidificador, bata o acar com a Lavanda. Depois de bater, passe por uma peneira e reserve. esse acar, aromatizado, que voc utilizar. [no deixe de sentir o aroma de Lavanda ao destapar o liquidificador - realmente delicioso!]. Em outra tigela peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve. Na batedeira, bata o acar aromatizado com a manteiga at ficar leve e cremoso [uns 3 minutos]. Adicione o ovo, as raspas de limo, o suco e bata um pouco mais. Vai ficar com cara de creme talhado, mas normal. Adicione metade da mistura de farinha, mexa at incorporar. Adicione obuttercream, incorpore. Adicione o resto da farinha, e mexa bem. A massa deve ficar leve, porm consistente, de se pegar s colheradas.

Usando duas colheres de sopa, faa bolinhas de massa e distribua-as na assadeira, deixando um vazio de uns 3cm entre elas. Voc pode faz-las maiores, tambm, colocando 3 colheradas em cada bolinha, ou pode retirar as pores da massa com um boleador de sorvete, que facilita bastante. As bolinhas vo se achatar ao assar. [voc pode usar aros para controlar o tamanho que ficaro depois de achatar.. eu testei com e sem aros.. gostei mais sem].

Asse uma assadeira por vez em forno preaquecido a 180 graus por 12 minutos. As pies devem dourar somente na parte em contato com a frma. Na dvida, faa o tste do palito. Depois de prontas retire do forno, deixe-as descansar um pouco ainda na assadeira e depois transfira para uma grade, para esfriarem completamente. Depois s unir cada duas metades com o recheio e ta, uma sobremesa curiosa de um povo muito curioso, e com o cheirinho bom da Lavanda!

7.21.2010

Po-de-L Genoise com Creme de Limo

Sabe aquela nova moda de bolos sem glac, sem pasta americana, sem decorao de acar e talz? Ento, tenho que dizer que apesar de achar lindo os bolos estilo 'escultura de acar', sou muito mais essa nova tendncia! Na arquitetura a gente fala muito sobre a "verdade dos materiais", que , num exemplo simplista, o seguinte: se o material mais eficiente pra fazer determinada construo tijolo, no tem porqu fazer em concreto ou fazer em tijolo e passar uma camada de concreto pra parecer que foi feito disso. E eu tenho essa sensao quando vejo bolos muito cheio de enfeites e pastas e etc.: parece q fizeram um bolo e depois recobriram para no parecer um bolo. Fora aqueles bolos falsos que tem isopor por dentro, que o fim n? E convenhamos, pasta americana comestivel, mas tem gosto de acar, e quem gosta de comer acar s colheradas?! Ningum, n. Por isso apio esses bolos honestos, onde o sabor importa mais que a beleza. E no so nada feios! Tem uma beleza honesta, neles, uma beleza de home-made, sabe? Bom, nesse link voc pode ler uma reportagem super legal sobre essa nova moda. Essa histria toda eu s contei pra defender a montagem do po-de-l com creme de limo que fiz ontem. Na verdade fiz uma assadeirooona de Po-de-L s pra testar a receita, da no sabia o que fazer com ele, e pensei em um creme bem leve de limo para rechear e cobrir, pra ficar simples mas bonitinho, sabe? E como tempo de morangos, decorei com alguns que tinha aqui. O resultado foi um bolinho bsico mas muuuito simptico... e honesto, com cara de bolo de desenho animado! E voc, prefere um bolo decorado em pasta americana ou um bolo rstico, em camadas?

O po-de-l genoise, chamado tambm de genovs ou italiano, uma receita clssica de massa para bolos decorados. Feita apenas de ovos, acar e farinha, extremamente fofo [d timos rocamboles tambm!] e delicado, sucesso fcil desde que algumas dicas forem seguidas: {01} O po-de-l no deve ficar alto na frma. Para um bolo em camadas a massa no deve ser cortada, e sim dividida em duas ou trs assadeiras de mesmo tamanho; {02} A gemada, base da receita, deve ser batida em batedeira por no mnimo 12 minutos. preciso que ela se torne uma espuma clara, leve e aerada; {03} A mistura de farinha e fermento deve ser incorporada gemada atravs de movimentos delicados. Se a massa for batida pode perder a textura de espuma, e o po-de-l desanda. {04} forrar as assadeiras com papel manteiga untado deixa o bolo sem casca, o que facilita o trabalho [no preciso raspar a casca com uma faquinha] e deixa o resultado mais fino. {05} A temperatura do forno deve ser respeitada, e ele s deve ser aberto para verificao depois de no mnimo 15 minutos. {06} Peneirar a farinha ajuda a deixar o bolo mais macio. Agora que voc j sabe das dicas, a receita simples:

Po-de-L Genoise com Creme de Limo


Ingredientes: 6 ovos em temperatura ambiente;

1 xcara de acar [180g]; 2 xcaras de farinha de trigo [240g]; 1/2 colher de sopa de fermento em p. Preparo: Prepare duas assadeiras redondas de 25cm de dimetro untadas e revestidas de papel manteiga untado, ou uma assadeira retangular grande, se voc preferir cortar a massa com aros de metal [eu fiz isso]. Aquea os ovos, batendo com um fouet sem parar, em banho-maria at ficar morninho. Transfira-os para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por uns 12 minutos, at dobrar de volume e ficar espumante e fofo. Adicione a farinha e o fermento peneirados, mexendo a massa delicadamente com uma colher grande. Ela deve continuar com textura de espuma. Distribua nas formas, e asse por 30 minutos, em forno quente, 200 graus, at dourar ou, enfiando um palito, ele saia limpo. Desenforme, retire o papel manteiga com o bolo ainda quente e umedea-os com 2 colheres de licor de laranja Cointreau diludos em 1/4 de xcara de gua. Ingredientes do Creme de Limo: 1 lata de leite condensado; suco de 3 ou 4 limes; 200g de creme de leite fresco gelado. Preparo do Creme de Limo: Misture o leite condensado com o suco de limo e reserve. Bata o creme de leite fresco gelado at virar chantilly. Assim que pegar ponto, reduza a velocidade da batedeira e adicione, os poucos, o leite condensado com limo. Bata at incorporar. Use para rechear e cobrir os pes-de-l. Decore com morangos.

Postado por Richie s 20:28 25 comentrios 7.18.2010

Tortas de Banana: na dvida, mix de duas receitas

Dia desses eu estava na loucura [l-se mau humor] de escrever minha monografia para a faculdade quando chego em casa e acho uma caixinha do Sedex sobre a escrivaninha. Dentro, havia 1 potinho de alho confitado, um pacotinho de cookies de passas, chocolate branco e coco [deliciooosos, comi todos na hora!], um livro e uma carta muito fofa da querida Paula Labaki, dona do Lena Labaki Catering e desse blogdelicioso de receitas. Nem preciso dizer o quanto a surpresa salvou meu dia, n? E o livro lindo, cheio de fotos profissas e com 500 receitas, chamado 500 Pies & Tarts, the only pie and tart compendium you'll ever need, recomendadssimo pra quem adora uma boa torta, como eu. Obrigado Paula, adorei tudo! :D

Alis, a receita de hoje de l: na verdade baseada em duas receitas do livro, a tradicional Banana Cream Pie, torta clssica de bananas americana, e a Banoffee Pie, torta inglesa de bananas e doce de leite. Misturei as duas porque queria creme, doce de leite e bananas, alm de uns pedacinhos de chocolate que adicionei por conta, e deu na receita a seguir:

Torta de Bananas, Creme e Doce de Leite


Creme: 1 e 1/2 xcaras de leite; 1 e 1/2 xcaras de creme de leite fresco; 3 gemas; 1/2 xcara de acar; 1/4 de xcara de amido de milho; 1 pitada de sal; 2 coheres de sopa de manteiga amolecida; 2 colheres de ch de extrato de baunilha. Preparo do Creme: Em uma tigela, bata as gemas com um fouet e reserve. Dissolva acar, sal e amido em 1/2 xcara de leite e misture ao restante do leite, ao creme de leite e baunilha, em uma panela. Leve ao fogo mdio e cozinhe mexendo sempre. Quando ferver, deixe por 1 minuto, ainda mexendo, e desligue o fogo. Derrame metade dessa mistura sobre as gemas, batendo rapidamente, para dissolv-las [no bater rapidamente voc corre o risco dos gemas cozinharem e o creme ficar com grnulos]. Volte a mistura de gemas e leite outra metade que ficou na panela, misture bem e leve ao fogo mdio, cozinhando sem parar de mexer por uns 6 minutos. Remova do fogo, adicione a manteiga e bata bem. Deixe esfriar completamente, enquanto prepara a massa da torta. Ingredientes da massa: 1 e 1/2 xicaras de farinha;

1/8 da colher de ch de sal; 1/4 de xcara de acar; 1/2 xcara de manteiga gelada picada; 1 gema; 2 colheres de sopa de gua gelada. Preparo da massa: Misture farinha, sal, acar e manteiga picada com a ponta dos dedos at formar uma farofa. Adicione a gema e a gua gelada, amasse at ficar homogneo e deixe descansar na geladeira por 15 minutos. Retire, cubra o fundo e as laterais de uma frma para tortas de 22cm de dimetro, fure com um garfo, cubra com papel alumnio, apertando bem, e asse por 20 minutos em forno preaquecido 180 graus. Findo o tempo, retire o papel alumnio e volte a massa ao forno por mais 10 minutos, at dourar. Retire e reserve. Montagem: 6 bananas mdias em fatias [usei banana nanica], s quais voc deve adicionar 1 ou 2 colheres de suco de limo, para no escurecerem; 3/4 de xcara de doce de leite cremoso; 170g de chocolate meio-amargo picado. Creme chantilly para acompanhar. Cubra o fundo da massa j assada com metade do doce de leite, uma camada de fatias de banana e metade do chocolate picado. Sobre ela adicione o creme, e sobre ele o resto do doce de leite, as fatias de banana que sobraram e a outra metade do chocolate picado. Deixe gelar e sirva acompanhado de creme chantilly. Eu no tinha em casa e no fez falta alguma! :D Por incrvel que parea, no ficou absurdamente doce, mas se voc prefere uma receita mais equilibrada, pode preparar a Banana Cream Pie tradicional, excluindo o doce de leite e o chocolate picado, e cobrindo a massa com camadas intercaladas de banana e creme, e por cima de tudo chantilly e canela. Ou a Banoffee Pie, cobrindo a massa com doce de leite, fatias de banana e creme chantilly. E preparem-se, graas a Paula teremos mais 499 receitas de tortas pipocando por aqui no futuro! hehehe

Postado por Richie s 22:21 24 comentrios 7.14.2010

Goiabada de banana, Bananada de goiaba, Marmelada de Ma?!

"Marmelada de banana Bananada de goiaba Goiabada de marmelo Stio do Pica-pau Amareeeeeelo" Ok, na msica no tem marmelada de ma, mas aqui na Cozinha Coletiva tem. Pois , ontem inventei de fazer um pur de mas, daqueles de comer com carne de porco, s que em verso doce. Como eu s tinha quatro mas daquelas azedinhas, piquei bem fininho e juntei 2 bananas bem maduras amassadas, cozinhando com pouca gua e um pau de canela, at desmacharem completamente, Da adicionei 1 xcara e meia de acar e suco de quase 2 limes vermelhos [chamamos aqui de limo capeta, que a verso grande do limo cravo], e deixei cozinhar at espirrar pra caramba e chegar no ponto de desgrudar da panela...hehehe. Ficou vermelhinho vermelhinho [por causa do limo, segundo minha me], e com um sabor bem gostoso, perfeito para rechear essa massinha bsica de galette:

Ingredientes para a massa: 1 e 1/2 xcaras de farinha de trigo; 1 colher de ch de sal; 1 colher de ch de aucar; 1/2 xcara [100g] de margarina gelada, picada em pedacinhos [aquelas com 80% de lipdios]; 4 colheres de sopa de gua gelada. 1 ovo ligeiramente batido para pincelar. Recheio: 4 colheres de sopa de requeijo ou cream cheese; A marmelada de ma que descrevi a em cima ; ) Preparo da massa: Misture farinha, sal e acar. Junte a margarina picada e misture com as pontas dos dedos at conseguir uma farofa. Acrescente a gua aos poucos, amasse levemente, forme uma bola e leve para a geladeira por 30 minutos. Abra a massa com um rolo na espessura de uns 4mm, cortando um crculo de 25cm de dimetro. Recheie com o requeijo e por cima a marmelada de ma, deixando uma borda de uns 5cm em toda lateral. Dobre as bordas sobre o recheio, apertando-a para fechar, mas reserve o centro aberto, como uma trouxa aberta. Seja cuidadoso pois a massa pode rachar nas dobras. Coloque as trouxinhas com cuidado em assadeira untada e enfarinhada, pincele com o ovo e leve ao forno preaquecido 180 graus por 30 minutinhos.

Bolo da Lena Labaki

Ela se chama Paula Labaki, eu sei, mas o bolo da me da Paula, a dona Lena. Explicando: Paula Labaki uma amiga querida da Cozinha Coletiva [voc pode conferir o blog dela clicando aqui e o trabalho lindo dela aqui]. Pois bem, a Paula me enviou uma receita por e-mail, que herana da me dela. E por coincidncia, hoje a dona Lena estaria completando 78 anos. Nada melhor para homenagear essa senhora especial, cozinheira de mo cheia, do que postar aqui o bolo que receita dela, n? Paula, obrigado por confiar uma receita da tua me, sabor da tua infncia, a mim. Espero ter feito direitinho. Um bjo pra voc e pra todo mundo que visita essa Cozinha Coletiva ; )

Bolo de Chocolate e Caf da dona Lena


Primeiro faa a calda: Misture em uma panela: 2 xcaras de gua; 1 xcara de acar; 6 colheres de sopa de chocolate em p; 1 colher de sopa baunilha. Leve ao fogo at que ferva. Fervendo, retire do fogo e deixe esfriar. Agora o bolo: 2 ovos inteiros; 4 colheres de sopa de manteiga; 4 colheres de sopa de chocolate p; 1 colher de sopa de fermento em p; 1 xcara de leite;

2 xcaras de farinha trigo; 1 e 1/2 xcaras de acar; 1 colher de ch de caf em p instantneo. Bater a manteiga com o acar, at ficar cremoso. Ainda batendo, adicione os ovos inteiros. Em seguida o leite e por ltimo a mistura dos secos [farinha, chocolate, caf e fermento]. Bata bem. Unte uma frma de buraco no meio grande com leo, despeje a massa na frma e por cima da massa crua despeje a calda. Leve ao forno por 45 minutos. Desenforme ainda quente.

Bom, preciso confessar que, ao despejar a calda [fica bem rala] sobre a massa crua, desconfiei que no fosse dar certo. Mas ao retirar o bolo do forno, a calda tinha sumido! 'Dissolveu na massa', pensei. Mas qual no foi a surpresa ao desenformar o bolo e ver que a calda, antes rala, formava uma cobertura cremosa deliciosa sobre o bolo desenformado! [veja que lindo que fica, nas fotos]. Aqui em casa a receita foi aprovada com honras! Muito obrigado, Paula! Ah, se voc a, assim como Paula, tiver uma receita bem legal e quiser que eu faa, me mande por mail! :D [richardarquiteto@gmail.com]

Postado por Richie s 17:40 33 comentrios 5.25.2010

Torta Bipolar

Hey people! Infelizmente semana passada s consegui fazer um post [normalmente so dois por semana], mas nessa vou fazer uma forcinha pra conseguir dois! O primeiro esse de hoje:

Comea comigo no supermercado, copiando a receita dessas tortinhas da caixa deChocolate em p do Padre [no tinha porqu comprar, j que tenho cacau em p em casa, n?]. Comprei s o leite condensado mesmo. A massa que a receita da caixinha indica de bolachas. Como eu no sou do f clube da massa de torta de bolacha, e prevendo que poderia ficar doce demais, troquei por essa, que nem lva acar e que derrete na boca que uma delcia! Palpitei no recheio tambm: adicionei baunilha ao creme branco [l-se amarelinho] e troquei o chocolate em p por chocolate amargo [70% cacau] em tablete e um tantinho de vodca, pra ficar forte. Ah, troquei uma parte do leite por creme de leite fresco, tambm. Voc pode usar o de caixinha mesmo, s adicionar no final, depois que o creme engrossar. Receitinha super simples, quase doce de padoca mesmo, mas ficou gostoso pacas! Parece Boston Cream Pie [que na verdade um bolo, no uma 'pie'], verso piemesmo. Pie torta, ok? Segu a receita e meu carinho a todo mundo que tem torcido para o Muffins & Afins e que seguiu o blog mesmo com esse perodo de postagem espordica que aconteceu.

Torta Bipolar, ou Boston Cream verso 'pie' mesmo! [rende 10 tortinhas]

Pie

Massa: Misture 300g de farinha de trigo com 200g de margarina [80% lipdios, claro] at formar uma farofa. Adicione 2 ou 3 colheres de sopa de gua gelada para dar liga e amasse com as mos. Faa uma bola, envova em filme plstico e geladeira por 15 minutos.

Cubra o fundo e as laterais de 10 forminhas para tortinha de 7,5cm de dimetro, cubra cada uma com um pedao de papel alumnio apertado e asse em forno 180 graus, preaquecido, por 20 min. Retire o papel alumnio e deixe dourar no forno por mais uns 10 minutinhos. Retire, deixe esfriar e desenforme. Cremes: Em uma panela mdia junte 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite de vaca, 100ml de creme de leite fresco, 1 colher de ch de extrato de baunilha, 1 colher de sopa de manteiga e 2 colheres de sopa rasas de maisena. Leve ao fogo, mexendo sempre. Quando comear a ferver abaixe o fogo e continue mexendo, at engrossar. Divida o creme em duas tigelas. Em uma delas acrescente 120g de chocolate amargo picado fininho e bata at ficar homogneo. Adicione a colher de ch de vodca e mexa mais um bucadinho. Recheie as tortinhas, metade cada creme. Sirva geladinha! Receita simples com um toque de gourmet ; ) Ahhhhhh, e olha que legal que a amiga da Karen trouxe da Colmbia pra mim: Sachets de cafs aromatizados! Tem Caf Caramelo, Caf Baunilha, Caf Clssico, Caf Descafeinado, Caf Colombia e Caf Premium, alm de sachets de Coffe Cream: voc mistura com gua quente e vira um creme pra botar sobre o caf! Demais, n? Nunca vi por aqui, mas se algum conhecer, me avisa, please!

Bolo Mata-fome

Quando eu era criana, a famosa Dona Gilda [minha av, sempre citada aqui] fazia um bolo no meio da semana, pra comermos no caf e talz, que ela chamava de Bolo Mata-fome. De vez em quando variava: bolo de chocolate, bolo de fub, mas o mais comum era mesmo o Mata-fome, que era praticamente um bolo de baunilha. O nome era pra dizer que era bolo simples, bsico, pra matar aquela fominha na hora errada. Pois bem, ontem, na hora do jantar, eu estava com fome, com preguia de estudar mais para a prova de hoje e com preguia de fazer arroz. Ento decidi fazer um bolinho s pra tomar com caf, um Bolo Mata-fome. A receita do da minha av eu no sei, at porque era 'no olho' mesmo. O jeito foi inventar e fazer um bolo de sobras: sobras de chocolate em barra, sobras de aveia quase vencendo o prazo de validade e sobras de farinha de castanhas. Da, pra encrementar, ao invs de frmas convencionais, usei dessas marmitex metlicas quadradinhas, que deram um certo charme pra massa trivial do bolo. Resultado: o primeiro bolo foi devorado com caf pela repblica ontem de noite. O segundo devoramos no caf da manh, e o terceiro veio comigo hoje pra faculdade, para os amigos! ;)

Bolo Mata-Fome

[receita para 3 marmitex metlica descartvel] retangulares pequenas]

[embalagem

Ingredientes: 1 xcara de farinha de trigo bem cheia; 3/4 de xcara de acar refinado; 1/2 xcara de aveia em flocos; 3/4 de xcara de farinha de castanhas; 1 colher de sopa de fermento em p; 1/2 colher de ch de bicarbonato de sdio; 1/2 colher de ch de sal; 1 potinho de 200ml de iogurte natural; 3 ovos inteiros; 1/2 xcara de manteiga derretida; 1 colher de sopa de extrato de baunlha; 3/4 de xcara de chocolate meio-amargo picado; Gelia de damasco [opcional]. Preparo: Em uma tigela peneire farinha de trigo, acar, fermento, bicarbonato e sal. Junte a farinha de castanhas, a aveia em flocos e o chocolate. Em outra tigela bata com um fouet os 3 ovos, adicione a baunilha, a manteiga derretida e o iogurte. Misture os lquidos aos slidos, distribua em 3 embalagens metlicas descartveis [marmitex pequena] untadas e asse em forno 180 graus por 2o minutos ou at passar no teste do palito. Com os bolos ainda quente, pincele a gelia de damasco por toda a superfcie e deixe secar.

Mini-Crostatas de Framboesa e explicaes

Ol people! Quero me desculpar com todo mundo pelo mini-sumio repentino, e por no ter participado da Postagem Coletiva Colorindo a Vida, ontem. que estamos em fim de bimestre, ento estou cheio de provas, entregas de trabalho, e talz. Mas mesmo assim achei um tempinho para domingo dar uma 'aulinha' de dicas sobre cupcakes e massa Frola, para a Flvia, uma leitora do blog aqui de So Carlos. Foi super bacana, e fizemos essa Apple Pie linda a da foto de cima. E ontem a noite, com o vidro de gelia de framboesas que ganhei dela, fiz essas mini-crostatas, facinhas, rpidas e deliciosas! quase uma Linzer Torte, mas a massa leva um toque pronunciado de chocolate. No muito doce, so timas com um cafezinho! Ah, antes da receita, tenho que dizer que estou atrasado em responder aos comentrios, mas amanha a noite, no trabalho, boto isso em dia! Um beijo pra td mundo, e aproveitem a receitinha relmpago! :D

Crostata com Framboesas


Ingredientes: 1 e 1/2 xcaras de gelia de framboesas para rechear; 1 xcara de manteiga em temperatura ambiente; 1/2 xcara de acar; 3 gemas grandes; 1 colher de ch de canela em p; 1 colher de ch de raspas de limo; 1/2 colher de ch de sal; 2 xcaras de farinha de trigo; 1 e 1/2 xcara de farinha de castanhas, ou avels; 250g de chocolate meio-amargo picado bem fininho [pode ser ralado em ralo grosso]; 2 colheres de cacau em p.

Preparo: Bata a manteiga e o acar at ficar uma mistura leve e fofa. Acrescente gemas, canela, raspas de limo, sal e cacau, e bata at ficar lisa. Adicione a farinha de trigo e bata at a massa ficar uniforme. Dispense o fouet e com uma colher grande, misture adicionando a farinha de castanhas e o chocolate picado fino. Amasse com as mos levemente. Preaquea o forno a 180 graus. Abra a massa sobre o fundo de 8 forminhas de tartelette [aquelas baixinhas] de 10cm de dimetro. Recheie cada uma com colheradas da gelia de framboesas. Abra o restante da massa sobre uma superfcie levemente enfarinhada e corte detalhes com um cortador de biscoitos pequeno. Arranje os cortes de massa sobre a gelia, formando uma flor, um qualquer desenho da sua preferncia. Asse as crostatas por 30 minutos, ou at dourar ligeiramente. Deixe esfriar, desenforme-as e polvilhe acar. Sirva morna ou fria, sem levar geladeira.

Postado por Richie s 15:12 26 comentrios 4.22.2010

Nh Benta Cupcakes, da Martha Stewart

Recentemente a Revista Veja fez uma reportagem sobre a variao da qualidade das Nh Bentas oferecidas no mercado brasileiro [leia clicando aqui]. Curiosamente, o doce tratado pelo nome dado pela empresa de chocolates Kopenhagen, e no pelo seu nome original, hoje politicamente incorreto, Tetas de Negra [a verdade que essa histria de politicamente correto procura plo em ovo]. Nossa diva Martha Stewart, em seu site, passa a receita de um cupcake com cobertura de Nh Benta, chamado em ingls de Hi-Hat Cupcakes. Hi-Hat o nome em ingls para o prato da bateria, sabe? Talvez o nome seja pelo formato da cobertura, mas meio forado... Enfim, toda essa lenga-lenga pra explicar do que chamar esse cupcake em portugus: resolvi me render ao nome fantasia e chamar de Nh Benta Cupcakes mesmo, mas isso o de menos. O importante destacar a delcia que ficam esses bolinhos! Primeiro que o marshmallow facinho de fazer e fica muuuuito mais gostoso que qualquer um comprado, juro! Segundo que muito legal inverter o bolinho e mergulhar a cobertura no chocolate, de ponta cabea, morrendo de medo dela se soltar e afundar [o que no aconteceu nenhuma vez!]. Terceiro que o conjunto todo fica uma coisa doidade boa: algum j comeu aquele bombom gelado da Yopa, chamado Chomp? Ento, o sabor lembra aquilo, s que ainda tem um bolinho embaixo, pra completar! Eu recomendo, a Martha recomenda, qualquer um que provar vai recomendar. Faa o teste e depois me conte ; )

Nh Benta Cupcakes [traduzido daqui]


Ingredientes da massa: [eu fiz minha massa bsica de cupcakes de chocolate, mas a Martha sugere essa] 80g de chocolate amargo picado; 1 xcara de farinha; 1/2 colher de ch de fermento em p; 1/2 colher de ch de bicarbonato de sdio; 1/4 da colher de ch de sal; 1/2 xcara de manteiga amolecida; 1 e 1/4 xcara de acar; 2 ovos; 1 colher de ch de extrato de baunilha; 1/2 xcara de creme de leite; 1/2 xcara de gua.

Para o marshmallow: 1 e 3/4 xcaras de acar; 1/4 de xcara de gua; 3 claras; 1/4 de colher de ch de cremor de trtaro; 1 colher de ch de extrato de baunilha; 1/2 colher de ch de essncia de amndoas. Para a casquinha de chocolate: 350g de chocolate para cobertura meio-amargo picado [tem que ser chocolate para cobertura, pois o outro no forma casquinha crocante - escolha um de boa qualidade]; 3 colheres de sopa de leo de canola. Prepare a massa: Preaquea o forno a 180 graus. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas e deixe esfriar. Em uma tigela misture farinha, fermento, bicarbonato e sal. Reserve. Em outra tigela, bata com a batedeira a manteiga e o acar em velocidade mdia, at ficar leve e fofo. Mude a velocidade para baixa e acrescente o chocolate derretido. Mude a velocidade para mdia e adicione os ovos, um a um, batendo bem depois de cada adio. Adicione a baunilha e bata por mais 1 minuto, at ficar fofo e a mistura clarear. Misture o creme de leite. Em velocidade baixa adicione metade da mistura de farinha, batendo at incorporar. Adicione 1/2 xcara de gua. Adicione o resto da mistura de farinha e bata at incorporar. Distribua a massa em 12 forminhas para cupcakes e leve ao forno por 10 minutos [segundo a Martha]. Retire, d uma achatada cuidadosamente nos topos [deve ficar mais retinho do que redondinho] e desenforme. Deixe esfriar completamente. Prepare o marshmallow: Em uma vasilha grande e resistente ao calor, misture acar, gua, claras e o cremor de trtaro. Bata com a batedeira por 1 minuto, at espumar. Coloque a vasilha sobre uma panela com gua quase fervento, em vogo baixo, e bata sem parar em velocidade alta, por 15 minutos, at formar picos bem firmes. Retire do fogo, adicione a baunilha e a essncia e bata por mais uns 2, 3 minutos, at a mistura engrossar e ganhar textura de marshmallow. Transfira o marshmallow para um saco de confeitar grande, com bico liso de abrtura de 1.5cm. faa uma espiral de 5cm de altura no topo de cada cupcake, deixando uma bordinha de meio centmetro nas laterais. Leve-os geladeira enquanto prepara o chocolate. Prepare o chocolate: Em uma vasilha resistente ao calor, junte o chocolate e o leo. Leve ao fogo, em banho-maria, sobre uma panela com gua quente em fogo baixo, sem ferver [a vasilha deve tapar completamente a boca da panela, pois o vapor da gua pode alterar a textura do cohocolate], at que derreta uniformemente. Transfira o chocolate para uma vasilha menor [uma xcara de medida ideal para isso] e deixe esfriar por 15 minutos. Agora vem a parte mais legal: pegue um cupcake e mergulhe-o, de ponta cabea, dentro do potinho com o chocolate derretido, at cobrir todo o marshmallow. Levante, deixe escorrer o excesso, e reserve. Faa isso com todos os cupcakes. Deixe descansarem por 15 minutos em temperatura ambiente, e depois leve geladeira por 30 minutos, e prontinho! Imagina variar no marshmallow: coco, morango, maracuj... sucesso garantido! :D

Postado por Richie s 10:24 58 comentrios 4.19.2010

Postagem Vermelha: Ma do Amor

Vou contar uma historinha: eu no ia participar do post vermelho do Colorindo a Vida de hoje: tinha apenas ingredientes bsicos em casa e sem grana total pra comprar frutas vermelhas ou algo assim. At que ontem a noite, qdo fui me despedir da Andria, ela me ofereceu uma ma. Quase no peguei - a gente brinca que no se deve aceitar mas dos outros porque d azar, vide Ado e Eva e a pobre da Branca de Neve - mas peguei. E no caminho pra casa a idia apareceu do nada: ma do amor! Tem coisa mais vermelha que isso?! Deu um certo medo porque nunca tinha feito, e achava que o ponto da calda era daqueles segredos de confraria, sabe? Mas qual no foi minha surpresa hoje, ao preparar minha nica ma do amor, e ver o qual fcil ! O ponto da calda tem uma dica infalvel: mergulhe uma colher na calda e depois em um copo d'gua: se ouvir barulho de 'trincar', est pronto! Ah, fiz apenas uma ma, mas a receita que deixo aqui d pra quatro, ok? Beijo, e bom dia vermelho! O meu comeou lindamente, com essa ma tentadora!

Ma do Amor
Ingredientes: 4 mas pequenas ou mdias, de preferncia das azedinhas; Palitos resistentes; 1/2 xcara de gua; 1 e 1/2 xcara de acar refinado; 4 colheres de sopa de glucose de milho [vi receitas sem, mas a glucose responsvel pelo brilho lindo!]; 1/4 de xcara de corante vermelho, ou o quanto voc quiser [usei em gel]; 1/2 colher de caf de vinagre [responsvel por no deixar melar a ma depois de pronta, pode ser substitudo por cremor de trtaro - mais fcil vinagre, n?]. Preparo: lave muito bem e seque melhor ainda as mas. Retire o talo de cada uma, e espete o palito no buraquinho do talo. Certifique que esteja firme. Unte um prato com manteiga e reserve. Em uma panela pequena, de fundo grosso, misture bem a gua, acar, vinagre, glucose e o corante. Leve ao fogo mdio, sem mexer nunca maais! Deixe ferver por quase 15 minutos, e faa o teste: molhe a colher na calda, e mergulhe no copo com gua: dever estalar como se estivesse quebrando. Retire do fogo, tombe a panela e passe as mas na calda, lentamente para evitar bolhas at cobrir a ma toda. Escorra o excesso e coloque as mas no prato untado. Espere vitrificar e pronto! Ah, as mas devem ser feitas no dia do consumo! E cuidado com a calda.. a temperatura dela de 150 graus, ento j viu, n? Queima de abrir buraco...

O Ch dos Loucos e o brindezinho

Alice no Pas das Maravilhas, de Tim Burton, estria na prxima quarta, 21 de Abril. Apesar de j ter visto o filme, estarei, certamente, na fila do cinema pra conferir na emoo da telona. F de Tim Burton e das histrias de Alice, por Lewis Carroll, eu no poderia deixar de fazer um post a esse respeito. O Ch dos Loucos o captulo em que Alice 'toma ch' com o Chapeleiro Maluco e com a Lebre de Maro, em meio de xcaras quebradas, scones voadores e ratos em chaleiras. Scones, como at o Chapeleiro sabia, acompanhamento perfeito para um ch quentinho. De origem escocesa e conhecido tambm por Biscuit, existe uma variedade enorme de receitas, sabores e formatos, difundidos principalmente nos pases de lngua inglesa. A verso que eu apresento aqui um scone doce [h tambm os salgados], que leva chocolate picado e acar com canela. Sua textura lembra um biscoito, mas muito mais mido e derrete na boca. S no gosta quem louco.. louco como uma Lebre de Maro ; )

Scones de Chocolate Picado

[receita adaptada daqui]

Ingredientes: 2 xcaras de farinha; 1/4 de xcara de acar granulado [usei refinado]; 1 e 1/4 colher de ch de fermento em p; 1/4 de colher de ch de bicarbonato de sdio; 1/4 de colher de ch de sal; 1/2 xcara de manteiga gelada picada; 1/2 xcara de chocolate meio amargo picado; 1/2 xcara de cerejas secas [como eu no tinha, usei 1 xcara de chocolate picado ao todo]; 1 colher de ch de extrato de baunilha; 2/3 de xcara de buttermilk [usei iogurte natural integral]. Cobertura: 1 colher de leite; 1 ovo; 2 colheres de sopa de acar refinado; 1/2 colher de ch de canela em p. Acar de confeiteiro para polvilhar. Preparo: Preaquea o forno a 200 graus. Misture farinha, acar, fermento, bicarbonato e sal em uma tigela. Junte a manteiga picada, e misture com as pontas dos dedos at formar uma farofa. Em outra tigela, misture a baunilha e o buttermilk. Adicione essa mistura de farinhas. Mexa levemente at homogeneizar. Sove a massa levemente, sobre uma superfcie enfarinhada. Abra a massa em um crculo de 18cm sobre o fundo untado e enfarinhado de uma assadeira de pizza, e corte em 8 fatias, como uma pizza mesmo. Se preferir, o que foi o meu caso, abra a massa dentro de aros cilndricos de 8cm de dimentro, e retire-os aps dar o formato. Misture o leite e o ovo e pincele sobre os scones, generosamente. Polvilhe com o acar misturado com a canela, e leve ao forno por 20 minutos, ou at passar pelo teste do palito. Retire, polvilhe com o acar de confeiteiro, suba o forno na temperatura mxima e volte os scones para o forno, rapidamente, at o acar dourar e comear a derreter [o ideal para isso ter no forno a funo 'dourador']. Se preferir, voc pode s polvilhar os scones com o acar mesmo. Deixe-os esfriar sobre uma grade e coma-os acompanhado de uma boa xcara de ch quente. irresistvel, como os filmes do Tim Burton.

Tocino del Cielo

Ols! O que acharam da cara nova da Cozinha Coletiva? Quando soube que eu estava trocando de layout, a Gabriela, minha colega de trabalho e amiga querida, fez esse banner para mim, no ficou lindo? : D Bem, depois de fazer o merengue das tortinhas de cereja do Post Rosa, me encontrei com 5 gemas dando sopa na geladeira [a receita pedia 4 claras, mas na hora de separar joguei uma fora sem querer, ento fiquei com 5 gemas]. Depois dos Papos de Anjo da semana passada, perdi o medo dos doces de ovos, ento l fui eu procurar um pra fazer com as minhas gemas que sobraram. Acho que todo mundo j ouviu falar de Toucinho do Cu, um doce portugus de ovos e amndoas, n? E todo mundo conhece o nosso Quindim, n? Pois ento, descobri que Tocino del Cielo um doce tpico espanhol, que no tem quase nada a ver com o doce homnimo portugus, e tem muito a ver com o Quindim! Ele tem nada menos que 700 anos[wow!], e foi criada por freiras de Jerez de

la Frontera, uma cidade do sul da Espanha. A receita faclima, adaptada desse blog maravilhoso, que eu recomendo a todo mundo. Eu fiz a receita pela metade, mas passo aqui ela completa:

Tocino del Cielo


Ingredientes: 12 gemas; 300g de acar; 250ml de gua; glucose de milho para untar as forminhas [opcional]. Preparo: Ferva a gua e o acar por 5 minutos. Bata as gemas com um fouet e v derramando a calda em fio, sem parar de bater. Coe a mistura e preencha as forminhas* untadas**. Cubra-as bem com papel alumnio e asse em banho-maria por cerca de 30 minutos, ou faa o teste: enfie uma agulha no doce - ela dever sair limpa. *segundo o blog, a receita rende 28 forminhas de 4cm de dimetro. Eu fiz meia receita e consegui 3 forminhas de bombocado 7cm de dimetro. **ainda segundo o blog, voc pode untar as forminhas derramando pores o suficiente para untar da calda utilizada na receita e escorrendo [utilizando o resto da calda como a receita pede] ou fazer um caramelo como para Pudim de Leite, resultando num doce caramelizado. Eu untei as forminhas com glucose de milho, que d um acabamento perfeito, alm de no secar o doce quando esse fica na geladeira. voc pode fazer isso da seguinte forma: aquea a forminha levemente sobre a chama do fogo e unte com a glucose. A forminha aquecida vai fazer com que a glucose se espalhe mais fcil e uniformemente.

Crumble Tartelettes

Estou empolgado com o desafio de toda segunda feira um post com uma cor tema, e admirado com a repercusso que isso causou no blog! Coincidncia ou no, o post passado conseguiu, at agora, 34 comentrios! Fato mais do que indito por aqui, e que significa que o meu esforo de fazer um blog divertido est rendendo resultados, por isso no posso deixar de mais uma vez agradecer a todos vocs, que dividem a bancada da Cozinha Coletiva comigo : D Sobre a receita de hoje, um misto de crumble [que aquele doce feito com frutas e farofinha crocante por cima] com pequenas pot pies [aquelas tortinhas dentro do potinho]. O resultado so tartelettes mornas de sabor intenso e textura crocante, deliciosas para aquelas tardes de folga, sabe? Ento, l vai:

Crumble Tartelettes
Massa: uma massa bsica de bolachas modas: triture no liquidificador 200g de bolacha maizena at virar farinha. Junte 4 ou 5 colheres de sopa de manteiga e uma pitada de canela, amasse at ficar homognio e distribua sobre o fundo e laterais de 6 forminhas de 8cm de dimetro, ou ramequins, se vc os tiver. Cubra com 2 camadas de papel alumnio cada forminha e pressione-o contra a massa. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 10 minutinhos. Retire o papel alumnio e reserve. No desligue o forno. Recheio: [faa antes ou enquanto as massas esto no forno] 2 mas azedinhas descascadas e picadas em cubinhos; 2 peras picadas em cubinhos; Suco de 1 limo; Canela a gosto [capriche!]; 1/4 de xcara de mel; 50ml de vinho do porto [usei Licor de Mas caseiro]. Junte todos os ingedientes em uma panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 20 minutos. Montagem: Esfarele totalmente uma das massas de tortinhas j assadas, com os dedos. Deve formar uma farofa grossa. Recheie as 5 tortinhas restantes com o doce de frutas, e cubra com a farofa da tortinha esmigalhada e nozes picadinhas. Volte ao forno quente por mais 15 minutos. Retire do forno, polvilhe acar de confeiteiro e sirva morna, acompanhada de creme de leite.

Era uma vez uma gripe e um desejo de comer tortas...

22h17 e eu chegando da Unimed 24 horas : / Pois , eu sempre tive asma, ento nunca tive uma gripe normal, porque todas acabam virando crise asmtica. E crise asmtica f***, viu? Mistura de no conseguir respirar com a irritao causada de no conseguir respirar e com a dor no peito de fazer esforo pra respirar. Enfim, agora melhorei, amanh volto no hospital e boa. Uma vez por ano assim. Mudando de pato pra ganso, a receita de hoje tem tudo pra ser deliciosa. Eu no sei se realmente porque deixei noite na geladeira e no outro dia acorder sem sentir gosto de nada, mas quem comeu diz que bom mesmo! A receita to adaptada que chega a ser quase inventada! E essa...

Torta de Peras
Massa: Bata no liquidificador 200 gramas de bolacha maizena at virar p. Acrescente 1/2 colher de ch de canela e 5 colheres de sopa de manteiga gelada. Cubra o fundo e mais 3cm nas lateriais de uma frma para tordas de 23cm de

dimetro e fundo removvel. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 10 minutos. Reserve. Creme: 3/4 de xcara de acar; 1/4 de xcara de gua; 3 peras sem casca picadas; 3 ovos; 1 xcara de creme de leite; 1 colher de ch de casca de limo ralada; 2 colheres de sopa de suco de limo; 3 colheres de sopa de manteiga derretida; 1/4 da xcara de conhaque. Leve a gua e o acar ao fogo mdio at dissolver. Acrescente as peras picadas e cozinhe por 3 minutos. Abaixe e fogo e deixe mais 15 minutinhos, at as peras ficarem macias. Escorra e amasse as peras at obter um pur. Reserve. Bata os ovos at ficar espumante. Junte o pur, o creme de leite e os demais ingredientes e bata at ficar homogneo. Recheie a massa e leve ao forno 180 graus por mais 30 minutos. Deixe esfriar e leve geladeira por uma horinha. Cobertura: Decore as laterais da torta com nozes picadas grosseiramente. Com uma colher, faa fios com um mel de boa qualidade por cima da torta toda. Salpique canela em p e noz-moscada. Apesar de estar com o paladar e olfato comprometidos, pera, nozes, mel e especiarias so, para mim, uma combinao perfeita! Mal posso esperar pra sarar e poder sentir a sutileza dos sabores! Um beijo [no literalmente, j que eu passaria gripe pra vocs] pra todo mundo que d uma olhadinha aqui na Cozinha Coletiva! Nesses trs meses de blog ganhei muitas amigas novas, e alguns amigos tambm, e tenho feito tudo com muito carinho pra vocs que passam por aqui! Obrigado por construirem esse blog comigo: ) Ahhh, j que falei de peras, olha as Tartes Tatin individuais que eu fiz esses dias! E de pera! Gostei mais que a de ma. A receita a mesma, s muda a fruta.

Doce de Leite da Cidade

Ols pessoas! Est virando uma constante me desculpar pela demora nas postagens aqui no blog. Mas eu explico e reexplico: o semestre est chegando ao fim e com isso a data da minha banca final na faculdade est cada vez mais prxima. Tera tive pr-banca, inclusive [ainda bem que foi boa!]. Agora deu uma aliviada leve, ento estou postando. Alis, esse post no uma receita, uma experincia: minha primeira tentativa em fazer doce de leite, esse doce super tradicional da culinria mineira. Foi assim: peguei uma caixinha de leite longa vida [sim, leite de caixinha, apesar dos protestos de que doce de leite de caixinha no engrossa] aberta e que estava para azedar, e 300g de acar de um pacote extra que achei no fundo da prateleira, juntei em uma panela grande, de fundo grosso e de acabamento em gata e fogo alto, mexendo at ferver. Quando comeou a ferver coloquei, cuidadosamente, um pires no fundo da panela, de boca para cima, para evitar que derrame - lembrana de quando eu era pequeno e via minha me fazer. Coloquei o pires e a Gi ligou pra me dela, mineira da gema [ou seria do queijo?] para pegarmos mais detalhes do processo. A Dona Raquel [me da Gi] disse que s se coloca o pires quando no vai poder ficar mexendo a panela. Ela explicou que o pires, assim como mexer constantemente, evita que o leite se derrame. uma escolha: ou pe o pires e deixa l, ou fica do lado, mexendo at ficar bom, sem pires. Eu, que estava com o pires e

mexendo ao mesmo tempo, mais do que depressa retirei e continuei mexendo. O resultado foi que onde o pires ficava o leite deu uma grudada no fundo da panela, e ao mexer soltou umas casquinhas no meio do doce [quando voc usa o pires, no mexe, ento a casquinha, mesmo se formando, ficaria presa no fundo e no se soltaria]. Dona Raquel disse pra tomar cuidado, pois isso pode amargar o doce... mas, graas a God, no amargou. Continuei mexendo por 40 minutos [Dona Raquel disse que eu ia passar o dia no fogo, porque leite de caixinha no d certo, e se d, demora], quando j estava bem grossinho o doce. Fiz o teste do pires [outro pires]: pingue um pouco do doce no pires e deixe esfriar. Ao tombar o pires o doce no dever escorrer. Uma dica: no faa o teste quando voc achar que no vai mais escorrer, faa antes: quando o doce esfria a textura muda, ento se quente ele j no escorrer, frio ento ele vai virar doce de cortar. Pois , e virou. Dona Raquel disse tambm que botei muito acar - ela faz com 100g de acar para cada litro de leite o que colaborou pra virar doce de cortar. Ah, e botei uma pontinha de bicarbonato no meio do processo ela disse que s se bota bicarbonato no doce que pra cortar [que burro que sou!]. Resumindo: fui pra cozinha esperando fazer um doce super cremoso capaz de rechear quanquer biscoito ou bolo e sa com quadradinhos moreninhos de doce de leite. De doce de leite de caixinha, porque d certo sim com leite de caixinha. E o doce adoou nossa tarde nublada, minha e da Gi.

PS: essa foi s a primeira tentativa! Vou conseguir produzir um doce de leite lindo e cremoso sem ter que ferver uma lata de leite condensado na presso! Ah, e com leite de caixinha!
Postado por Richie s 20:05 28 comentrios 5.13.2010

Muffins & Afins

Ols ols! Hoje no tem receita - alis, hoje o dia da explicao dos meus sumios esses dias, inclusive de no ter participado da Postagem Coletiva Colorindo a Vida essa semana. Lembram que contei que tinha dado uma aula de sobremesas pra uma moa, a Flvia? Ento, de aula virou uma espcie de sociedade de produo e venda de cupcakes, muffins e tortas, chamada Muffins & Afins. Resultado: semana passada tinha identidade visual pra fazer e essa semana passamos a segunda feira toda, toda mesmo, produzindo vrios tipos de cupcakes [e afins] para montar nosso catlogo, e passei a tera e a quarta fotografando e trabalhando nas fotos. O resultado ficou muito legal [thanks god!] e pode ser conferido no nosso catlogo on-line,www.muffinseafins.blogspot.com, ou nas fotos a em cima.

claro que adoraria ter sugestes de vocs sobre outros sabores, indicaes, palpites, etc. E claro que o blog no vai parar por causa disso. A Cozinha Coletivacontinua, como lbum de fotos do meu hobbie preferido, e o Muffins & Afins como algo mais profissional [e comercial] mesmo. Ah, e as vendas na arquitetura tambm no param. Agora torcer para as encomendas virem correndo, e produzir! Afinal, tem coisa melhor que passar o dia na cozinha? Ainda mais com esse frio! Prximo post j receita de verdade, t? Um beijo a todo mundo que vem aqui espiar! :D
Postado por Richie s 09:27 33 comentrios 5.09.2010

Dia das Mes doce, doce...

Hallo there! Espero que todo mundo tenha tido um dia das mes divertido, tanto as mes que visitam o blog quanto os filhos que visitam o blog! Alis, meu parabns de dia das mes vai junto com essa receitinha fcil e gostosa, que eu fiz pra dar de presente

pra minha me [e ela at me pediu a receita! ... s no sei se foi pra me agradar, j que ela confeiteira..rs]. Mame mulher-mquina na cozinha: no h bolo que sove, nem po-de-l que abaixe. E tudo to natural e prtico que me espanta no tem o risco da receita no dar certo com ela, sabe? Se no der porque a receita ruim. As tortinhas dela sempre ficam mais bonitas, e os pes que ela faz nunca ficam pesados. Minha me meu ideal de eficincia culinria. Sobre a receita: esses Shortbreads, que mame chama de Amanteigados, so bsicos e saborosssimos. Sabe bolacha Passatempo? o mesmo gosto, sem tirar nem pr! Alis, da prxima vez que eu fizer vou confeirar com chocolate! Segue a receitinha, tirada daqui, e meus sinceros parabns a todas as mes, cozinheiras ou no! :D

Amanteigados
Ingredientes: 260g de farinha de trigo; 1/4 da colher de ch de sal; 226g de manteiga em temperatura ambiente [ou margarina 80% de lipdios]; 60g de acar de confeiteiro; 1 colher de ch de extrato de baunilha. Preparo: [voc pode bater na batedeira ou na mo mesmo - fiz dos dois modos e deu certo] Bata a manteiga at ficar cremosa. Adicione o acar e bata at ficar novamente cremoso e homogneo. Adicione a baunilha e misture bem. Incorpore a farinha misturada com o sal delicadamente, sem sovar. Forme um disco com a massa, embrulhe em papel filme e geladeira por 30 minutos. Preaquea o forno a 180 graus. Abra a massa com um rolo at ficar na espessura de 1cm. Voc pode abrir aos poucos, o que facilita bastante. Corte com um cortador de biscoitos ou com a boca de um copo, e distribua em uma assadeira grande untada e enfarinhada.

Leve a assadeira geladeira por 15 minutos [isso far com que os biscoitos no derretam e percam o formato ao assar]. Leve ento ao forno, por 10 a 15 minutos. Elas no vo dourar, somente a parte de baixo. Deixe descansar na assadeira at esfriar. Rendeu 22 biscoitos grandes. Depois de frios, eu confeitei com Glac Real e deixei secar. Glac Real: misture 1 clara, 5 gotas de suco de limo e 200g de acar impalpvel, at que passando uma colher pela mistura, essa deixe o caminho marcado. Se precisar, v adicionando mais acar. Coloque o corante na cor e na quantidade desejada e pronto.

Ahhhhh, nasceu o primeiro tomate-cereja do p que plantei.. tirei uma foto e fiz um papel de parede bsico. Como eu gostei, t aqui disponvel pra quem quiser usar! s abrir a imagem grande, numa nova pgina, clicar com o boto direito sobre ela e salvar no computador. Da basta trocar o wallpaper no desktop ; )

Shortbreads de Castanha ao Chocolate

Depois das Tortinhas de Carne, resolvi postar uma receita mais doce e menos amedrontadora [preconceito com as tortinhas, que so, apesar do estigma, deliciosas]. Sbado a Gi e eu fomos padaria com vontade de bolachinhas pra tomar com leite. Nenhuma parecia boa, ento o jeito foi fazer esses Shortbreads em casa mesmo. O Shortbread original no leva cobertura, mas resolvi botar esse plus, e ficaram deliciosos! Segue a receita, adaptada daqui: Ingredientes: 200g de manteiga gelada picada [aquelas com 80% de lipdios, no se esquea]; 300g de farinha de trigo; 3 colheres de sopa de cacau em p; 175g de acar refinado; 100g de castanha de caj moda; 1 ou 2 colheres de sopa de leite, se precisar. Preparo:

Peneire a farinha e o cacau juntos, e adicione as castanhas modas. Adicione a manteiga e amasse com as pontas dos dedos at formar aquela conhecida farofinha. Junte o acar e mexa at ficar uniforme. Adicione o leite se precisar [caso a massa fiquei muito seca, que esfarele ao abrir]. Preaquea o forno a 180 graus. Unte uma assadeira grande e uma mdia. Abra com o rolo, em uma superfcie enfarinhada, at atingir a espessura de mais ou menos 1cm [eu fiz um pouquinho mais fino, pra no ficar muito grossa depois de coberta de chocolate]. Corte com seus cortadores de biscoito favoritos, ou boca de copo, se no tiver. Asse por 20 minutos. Retire do forno, transfira os biscoitos para uma grade. Polvilhe com acar e deixe esfriar. Rendeu 50 biscoitinhos de estrelinhas. Cobertura: [opcional, mas uma opo muito boa! :D] Faa uma ganache de chocolate: aquea 200ml de creme de leite fresco [pode ser do normal tambm]. Retire do fogo, junte 200g de chocolate meio amargo picado e mexa at derreter e formar uma mistura brilhante e homognea. Deixe esfriar, coloque em um saco de confeitar com bico fino e confeite os shortbreads. Ficam lindos e deliciosos! :D
Postado por Richie s 13:04 19 comentrios 3.11.2010

As Piores Tortas de Londres

Voc j assistiu Sweeney Todd, o barbeiro demonaco da Rua Fleet? um filme baseado num musical da broadway baseado numa histria real, dirigido pelo brilhante e luntico Tim Burton, que eu adoro! Pois bem, o filme conta a histria de um casal: o barbeiro vingativo e assassino, e a dona de uma loja de Tortas de Carne quase falida, que costuma variar no tipo de carne do recheio ; )

Nojeiras parte, as Tortas de Carne [Meat Pies] so um prato tpico na Inglaterra e Esccia. Podem ser parecidas com a nossa empada, ou pot pies [potinhos cheios de cozido de carne cobertos com massa de torta]. Podem ser recheadas de cordeiro, de carne de vaca, de frango ao curry, de fgado [eca!], enfim. Receitas tpicas sempre mexem comigo, ento fui pra cozinha fazer minha verso das Tortinhas da Sra. Lovett, que a seguinte:

Tortas de Carne Inglesa


Recheio: Refogue uma cebola ralada no azeite at comear a dourar. Adicione 500g de patinho picado como para strogonoff e continue refogando at a carne dourar. Junte um tablete de caldo de carne, sal e pimenta do reino gosto, uma colher de sopa de extrato de tomate e derrame um bocado de cerveja preta doce. V cozinhando em fogo mdio, derramando mais cerveja preta quando secar, por uns 20 minutos. Ao todo vai uma latinha de cerveja. Prove pra ver se a carne est macia, acerte os tempeiros, adicione uma lata de seleta de legumes [daquelas com cenoura e ervilhas, sem batata]. Por fim, uma colher rasa de farinha. Deixe mais 5 minutinhos e pronto! Deixe esfriar completamente e reserve. Voc pode preparar essa carne para o almoo e fazer as tortinhas com o que sobrar, tambm. Massa: Junte 2 e 1/2 xcaras de farinha, 1 colher de ch de sal, meia de pimenta do reino, e meia xcara de manteiga gelada, picada em quadradinhos em uma tigela. Misture

com as pontas dos dedos at formar uma farofa. Adicione 1/4 de xcara de gua gelada, amasse levemente, faa uma bola e geladeira por 15 minutos. Montagem: Abra pequenas pores da massa, forre o fundo e as laterais de forminhas untadas e enfarinhadas [usei das de bombocado e das de po de mel]. Recheie generosamente. Abra novas pequenas pores de massa, cubra as tortinhas e faa um furinho no meio de cada tampinha, para escapar o vapor. Pincele as tortinhas com uma gema batida, e asse em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos. Sirva quente, dentro das forminhas mesmo ou desenformadas. Voc pode usar pequenos ramequins, ao invs das forminhas. Eu nao tenho ainda...rs. No ficaram iguaizinhas as do filme? Quase n, pois essas so de carne bovina mesmo ;D

Postado por Richie s 21:11 18 comentrios 3.09.2010

Muffins de chocolate e castanhas, e novidades na repblica

Ol pessonhas!

Com o comeo das aulas resolvi voltar a produzir muffins pra vender na faculdade. Essa receita sucesso garantido l na arquitetura, todo mundo adora! Acabou que no levei pra vender, e ficou pra consumo entre amigos mesmo, mas semana que vem eu levo! : D E a repblica aqui anda cheia de novidades: o Rafael, terceiro elemento aqui, mudou-se nesse fim de semana. Para ocupar o quarto vago que ele deixou temos uma nova integrante, a Karen [tenho quase certeza que o nome esse... heheheh]. Ela faz mestrado em gentica e chegou semana passada da terra dela, a Colmbia! Ento se daqui pra frente aparecerem receitas tpicas colombianas aqui, j sabem que influncia dela! Um beijo a todo mundo, e obrigado pelas visitas e comentrios!

Muffins de Chocolate e Castanhas


Ingredientes: 1 e 1/2 xcaras de farinha; 1 colher de sopa de fermento em p; 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sdio; 1/2 xcara de cacau em p; 1 pitada de sal; 3/4 de xcara de aucar; 1 ovo; 1/3 da xcara de leo; 3/4 da xcara de leite; 1 colher de sopa de extrato de baunlha; 3/4 de xcara de chocolate meio amargo picado em quadradinhos; 3/4 da xcara de castanhas picadas [usei misto de castanha do par e de caju]. Preparo: Preaquea o forno a 180 graus. Em uma tigela penere farinha, fermento, bicarbonato, sal, cacau e aucar. Em outra tigela bata o ovo ligeiramente, acrescente o leo, a baunilha e o leite. Adicione o chocolate picado e as castanhas na mistura dos ingredientes secos e misture. Derrame a mistura lquida nos secos, misture levemente e distribua em 12 forminhas para muffins, untadas. Asse por 20 minutos, at passar no teste do palito. Esses muffins so deliciosos pois a massa fica com um sabor intenso de cacau, que complementado com o chocolate derretendo e as castanhas. A receita original eu

peguei em algum blog faz muito tempo, e fui mudando aos poucos, at ficar do jeito que eu queria.

Bolinhos de Brigadeiro

Ols, tudo bem? A melhor parte de estar passando uma temporada aqui, na cidade dos meus pais, estar perto do meu irmo. No tnhamos uma convivncia diria faz uns dez anos, e incrvel e delicioso o quanto tudo continua igual entre ns: cumplicidade, amor e muitas brincadeiras que s a gente entende [temos at uma lngua prpria, desde criana - e ainda somos fluentes nela! haha]. Essa proximidade me permitiu cozinhar para o meu irmo, o que no muito fcil. Primeiro porque ele extremamente sincero - se no gostar, no come e pronto. Segundo que ele como uma criana - s gosta de doces que sejam realmente doces, sabe? Tipo doce de leite cremoso ou torta de limo com recheio de leite condensado misturado com o suco [no consigo convenc-lo que a torta de limo clssica feita com curd, no com leite condensado]. Chocolate amargo? Nem pensar [ele odiou minhas gotas 70% cacau da Callebaut!]. Compota de frutas? Sem chances [ele nem deu bola para a minha gelia de marmelos!]. Por isso, quando no fim de semana ele me deu o livro 500 Cupcakes [pois , vamos ter muitos posts de bolinhos daqui para a frente!] resolvi fazer bolinhos de chocolate [com chocolate amargo na massa] mas cobertos com brigadeiro de chocolate ao leite. E dito e feito, ele adorou! Os bolinhos sumiram em uma noite, e as sobras da cobertura foram devoradas com um prazer infantil! Misso cumprida, n? :) Ah, preciso agradecer a Bless Delicatessen [www.blessimportados.com.br], super parceira d'A Cozinha Coletiva que forneceu as gotas de chocolate ao leite os Splits de chocolate amargo Callebaut [que so esses granulados quadradinhos]. Adorei os produtos!

Bolinhos de Brigadeiro
Ingredientes para a massa:

Chocolate

cobertos

com

[a receita da massa foi retirada do livro 500 Cupcakes, e rende 16 bolinhos]

2 xcaras de farinha de trigo; 1 e 1/2 colheres de ch de fermento em p; 1 xcara [200g] de manteiga sem sal, amolecida; 1 xcara de acar mascavo [aperte o acar na xcara, quando for medir]; 2 gemas; 1 colher de ch de extrato de baunilha; 150g de chocolate meio amargo [usei gotas 55% Callebaut] derretido; 1/2 xcara de leite; 2 claras. Ingredientes para o brigadeiro: 1 lata de leite condensado;

200ml de creme de leite; 1 colher de sopa de cacau em p peneirado; 150g de chocolate ao leite picado [usei as gotas ao leite Callebaut]; 1 colher de sopa de manteiga sem sal; 1/2 xcara de leite [se necessrio]. Granulado de boa qualidade [usei os Splits de chocolate amargo da Callebaut] para decorar. Preparo da massa: Forre 16 forminhas para muffins com 16 forminhas de papel. Reserve. Preaquea o forno a 170 graus. Em uma tigela mdia misture a farinha com o fermento em p. Reserve. Em outra tigela bata as claras em neve, at formar picos moles. Reserve. Em uma tigela maior, bata a manteiga com o acar at ficar cremoso. Adicione as gemas, o extrato de baunilha e o chocolate derretido e misture para homogeneizar. Adicione a farinha com fermento aos poucos, intercalando com o leite, misturando bem. Por fim incorpore as claras, sem bater, misturando com cuidado, de baixo para cima. Divida a massa nas forminhas, completando 2/3 da altura delas. Leve ao forno por 25 minutos. Retire do forno, deixe esfriar por 10 minutos dentro das forminhas, ento retire os bolinhos e deixe que esfriem completamente sobre uma grade. Preparo do brigadeiro: Em uma panela de fundo grosso, junte todos os ingredientes e leve ao fogo mdio, mexendo sempre, at comear a aparecer o fundo da panela [o ponto um pouco mais mole do que o do brigadeiro de enrolar]. Deixe esfriar antes de confeitar os bolinhos [caso o brigadeiro fique difcil de espalhar, depois de frio, v adicionando o leite, aos poucos, e mexendo at ficar na consistncia desejada]. Espalhe uma colherada generosa de brigadeiro sobre cada bolinho e decore com granulado. Para guardar: os bolinhos devem ser confeitados na hora de servir - se voc for guardar alguns, conserve-os, sem cobertura, dentro de uma vasilha com tampa. A cobertura pode ser mantida na geladeira at o momento de decorar.
Postado por Richie s 15:21 51 comentrios 6.12.2012

Tarte Tatin de Bananas

Ols, tudo bem?! Hoje dia dos namorados, eu sei, mas minha receita [sorry!] no leva morangos nem em formato de corao. A verdade que Tarte Tatin, apesar de ser uma sobremesa super clssica, muito muito fcil de ser feita [pode confiar, no tem erro! Ah, e a massa pode ser comprada, se voc estiver realmente com preguia] e ainda permite uma variedade enorme na fruta a ser utilizada como recheio [eu mesmo j preparei verses com mas, pras e ameixas]. Por essa praticidade toda, essa Tatin minha sugesto de sobremesa para um jantarzinho romntico [imagina impressionar seu amor com a sua sobremesa francesa caseira? ;) ] ou mesmo para os solteiros [ la Bridget Jones] se acabarem, junto com o tradicional pote de sorvete das noites solitrias hehehe [t rindo mas t nessa rs]. Ento, feliz dia dos namorados, e bora pra receita!

Tarte Tatin de Bananas


[receita retirada desse blog lindo] Para a massa: voc pode usar um disco de 24cm de dimetro de massa folhada pronta, ou preparar a massa dessa receita clicando aqui.

Para o recheio: 60g de manteiga sem sal; 160g de acar cristal; 1 colher de ch de raspas de laranja; 1/4 da colher de ch de canela em p; 4 bananas maduras cortadas ao meio no sentido do comprimento [usei banana nanica]. Preparo: Prepare a massa como indicado na receita do link. Reserve na geladeira. Preaquea o forno a 180 graus. Voc pode preparar a torta em uma frma redonda, de 24cm de dimetro ou, como eu fiz, em uma frigideira [desde que ela no tenha cabo de plstico ou madeira, ou tenha o cabo removvel, como a minha]. Leve a frma [ou a frigideira] sobre a chama do fogo, em fogo baixo. Coloque a manteiga e deixe derreter. Em seguida adicione o acar e mexa at dissolver. Continue a cozinhar por cerca de 5 minutos, at o acar derreter e a mistura ganhar uma bela cor dourada [cuidado para no queimar a calda ou se queimar com ela]. Apague o fogo e arrume as fatias de banana sobre o caramelo, com o lado do corte para baixo. Polvilhe com a canela e as raspas de laranja e reserve. Abra a massa com o rolo sobre uma superfcie limpa e enfarinhada at conseguir um disco de uns 26cm de dimetro [pouco maior que o dimetro a frma] e a espessura de mais ou menos 0,5cm. Transfira o disco para a frma, sobre as bananas, e aperte bem nas laterais. Fure a massa em alguns pontos com a ponta de uma faca. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, at a massa dourar. Vire, ainda quente, sobre um prato. Sirva morna, com um bom sorvete de creme ou creme de leite batido.
Postado por Richie s 10:29 60 comentrios 6.04.2012

Torta Rstica de Morangos

Ols, eu voltei! O blog ficou parado por um ms, e eu super agradeo a pacincia dos visitantes e os e-mails carinhosos de leitores em 'crise de abstinncia' hehehe. A verdade que A Cozinha Coletiva est sem uma cozinha 'fsica' e 'oficial'. Samos da nossa casa em So Carlos e enquanto no me mudo para a casa nova, estou hospedado na casa do meu pai - isso significa longe do meu fogo e dos meus utenslios de cozinha e totalmente desacostumado com a luz daqui, para fotografar. Mas andei treinando na cozinha da minha av, e fotografando em horrios e luminosidades diferentes, e depois de umas quatro tentativas finalmente consegui uma torta assada perfeitamente [o forno aqui um pouco complexo..rs] e fotos minimamente boas.

A receita da massa, que leva cream cheese, eu encontrei na Martha Stewart e simplesmente adorei! Saborosa e tenra, ela desmancha na boca a cada mordida! E o recheio super simples vem bem a calhar nesse comeo de estao de morangos. Enfim, combinao deliciosa - espero que gostem!

Torta Rstica de Morangos


Para a massa: 4 colheres de ch de gua gelada; 2 colheres de ch de vinagre branco gelado; 2 e 1/2 xcaras de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar; 1/2 colher de ch de sal; 1 colher de sopa de acar; 240g de manteiga sem sal gelada, cortada em cubinhos; 240g de cream cheese gelado, cortado em cubinhos. Para o recheio: 450g de morangos frescos sem cabinho, lavados e fatiados;

1/4 de xcara mais 1 colher de sopa de acar refinado; 2 colheres de ch de amido de milho; Suco de meio limo. 1 gema para pincelar; acar cristal para polvilhar Preparo: Em uma tigelinha misture a gua gelada e o vinagre. Em uma tigela grande misture a farinha, o sal e o acar. Adicione a manteiga e ocream cheese gelados e amasse com as pontas dos dedos at formar uma farofa com flocos grandes. Adicione a mistura de gua e vinagre s colheradas, amassando somente at formar uma bola de massa. Achate essa bola, formando um disco de massa, envolva em filme plstico e leve geladeira por 1 hora. Em uma tigela grande misture os ingredientes do recheio e deixe tomar gosto por 5 minutos. Preaquea o forno a 180 graus. Sobre uma superfcie enfarinhada e usando um rolo, abra a massa at conseguir um crculos de uns 7mm de espessura [e uns 35cm de dimetro - se sobrar massa voc pode congelar]. Distribua o recheio sobre a massa, deixando uma borda de 5cm em toda a volta. Delicadamente, dobre essas bordas sobre o recheio, formando um fechamento. Passe com cuidado a torta para o fundo de uma assadeira de pizza e leve geladeira por 15 minutos. Retire, pincele a gema de ovo sobre a massa, polvilhe com acar cristal e leve ao forno por cerca de 40 minutos, at a massa ficar dourada e o recheio borbulhar. Sirva morna, acompanhada de sorvete de creme ou creme de leite batido.
Postado por Richie s 14:47 52 comentrios 5.04.2012

como uma Derby Pie...

Ols! Ando sumido, sem postagem e respondendo comentrios com atraso [e-mails ento, nem se fala!], n? que faz quase duas semana que a Gi e eu, os remanescentes dos quatro anos de repblica, estamos empacotando coisas, desmontando mveis e pintando paredes. hora de partir para outras cozinhas, outras luzes, outra casa. Mas o fogo vai comigo :) [depois falo mais disso.. ou no.. ainda no processei bem a idia, sabe como ?] Sobre a torta de hoje, eu no posso cham-la de Derby Pie pois esse nome, usado para designar uma torta de noz e chocolate com casquinha crocante e massa quebradia, marca registrada da Kern's Kitchen, companhia que produz a torta e

guarda, h quase 50 anos, o segredo da sua receita [a famlia Kern criou essa torta em 1950, no Kentucky, e em 1968 registraram o uso do nome "Derby-Pie"]. Mas os ingredientes so simples: pedaos de noz [ou outra castanha da sua preferncia, se quiser variar], gotas de chocolate e uma dose de Bourbon [o usque americano], tudo isso em um creme de ovos, acar e manteiga que forma uma casquinha quebradia por cima, quando assado. Delicioso!

Torta de Noz e Chocolate


[ou algo como uma Derby Pie...] Para a massa, utilize a mesma desta receita [clique aqui]. Para o recheio: 2 ovos; 1/3 da xcara de manteiga sem sal derretida; 1 xcara de acar; 1/3 da xcara de farinha de trigo; 1/4 da xcara de usque tipo bourbon [comprei uma dose de Jim Bean para usar, mas se voc no quiser ou no encontrar, substitua por 1 colher de ch de extrato de baunilha]; 1 e 1/2 xcaras de nozes picadas [normal ou pec]; 1 xcara de gotas de chocolate meio amargo de boa qualidade [usei as da Callebaut que so simplesmente incrveis!]. Prepare a massa: Preaquea o forno a 180 graus. Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma frma para tortas de 22cm de dimetro. Faa furos na massa com um garfo, cubra totalmente com uma folha de papel alumnio e encha com algum peso [com feijes d certinho]. Coloque a frma dentro de uma assadeira retangular e leve ao forno por 20 minutos.

Retire os feijes e o papel alumnio e asse por mais uns 10 minutos at comear a dourar. Reserve. Prepare o recheio: Em uma tigela misture os ovos com a manteiga derretida, usando uma colher. Adicione o acar e a farinha e misture para incorporar. Junte o bourbon, as nozes e as gotas de chocolate e mexa bem. Recheie a massa j pr-assada de torta com essa mistura e leve ao forno por mais 30 minutos, at o recheio firmar. Deixe esfriar completamente antes de cortar.

Postado por Richie s 07:50 76 comentrios 4.18.2012

Torta de Creme, Banana e Manteiga de Amendoim

Ols! Desde a pscoa ando em uma crise criativa da brava: so receitas que desandam, fotos que ficam sem luz [parece que as nuvens combinam de cobrir o sol toda vez que eu ligo a cmera], brancos na hora de escrever. Apesar disso tudo, essa receita de Torta de Creme, Banana e Manteiga de Amendoim ficou to gostosa que eu tinha que postar! Parecida com a torta de creme e banana tradicional, essa verso ganha duas camadas extras de sabor [e de gordice, claro]: o chocolate derretido no fundo, que mantem a massa crocante, protegendo-a da umidade do recheio, e a manteiga de amendoim cremosa que envolve as fatias de banana sob o creme e faz toda a diferena. Delcia pouco, n? Falando em fazer a diferena, o licor de banana opcional no preparo do creme, mas d um sabor 'abananado' incrvel! [e voc no precisa comprar a garrafa toda, n? Compra uma dose em um bar bacaninha e leva para casa - eu fao assim]. A torta leva ainda uma cobertura de chantilly e a receita sugere uma calda quente de chocolate que eu at fiz, mas

achei perfeitamente dispensvel [ela esconde o sabor da manteiga de amendoim, na minha opinio]. Ento o meu remdio para crise criativa [e crise conjugal e crise mundial e qualquer outra crise] esse: uma bela fatia de torta de banana e um copo de leite gelado. tiro e queda, pode confiar! PS: usei manteiga de amendoim importada, que mais saborosa e menos plida que as nacionais. No so difceis de achar, e a minha veio da Bless Importados [www.blessimportados.com.br, passa l que est cheio de delicias e produtos difceis de encontrar!].

Torta de Creme, Banana e Manteiga de Amendoim


[receita retirada daqui, rende uma torta de 22cm de dimetro] Para a massa: voc vai precisar de uma receita de dessa massa [clique aqui].

Para o creme: 1/4 de xcara de licor de banana [use a mesma medida de gua se preferir no usar o licor]; 3 e 1/2 colheres de ch de gelatina sem sabor em p, incolor [ usada para o creme "firmar". Voc pode reduzir um pouco essa quantidade se preferir um creme mais molinho]; 1/2 fava de baunilha [usei da Bourbon Madagascar, que ganhei da Bless Importados]; 2 e 3/4 xcaras de leite integral; 4 gemas de ovo; 3/4 de xcara de acar; 3 colheres de sopa de amido de milho. Para montar: 90g de chocolate meio amargo derretido; 1/4 de xcara de manteiga de amendoim do tipo Creamy [usei da marca MagicTime, que ganhei da Bless Importados]; 3 ou 4 bananas fatiadas em rodelas [para rechear e decorar]; Algumas gotas de suco de limo. Para cobrir: 1 e 1/4 xcaras de creme de leite fresco gelado; 6 colheres de sopa de acar de confeiteiro; 1 colher de ch de extrato de baunilha. Preparo da massa: Preaquea o forno a 180 graus. Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma frma para tortas de 22cm de dimetro. Faa furos na massa com um garfo, cubra totalmente com uma folha de papel alumnio e encha com algum peso [com feijes d certinho]. Coloque a frma dentro de uma assadeira retangular e leve ao forno por 20 minutos. Retire os feijes e o papel alumnio e asse por mais uns 10 minutos at dourar. Reserve. Preparo do creme: Coloque o licor de banana em uma panelinha e salpique a gelatina sem sabor. Deixe hidratar por 5 minutos. Leve a panelinha ao fogo baixo apenas para amornar o licor e dissolver a gelatina, mexendo com uma colher. Reserve. Em uma panela mdia leve o leite a fava de baunilha [raspe as sementes com uma faquinha e adicione tambm ao leite] ao fogo at ferver. Remova a panela do fogo, tampe e deixe descansar enquanto bate as gemas. Bata as gemas e o acar em uma tigela mdia, usando um fouet, por uns 4 minutos. Adicione o amido de milho e misture at ficar homogneo. A essa mistura de gemas adicione, devagar, metade do leite fervido e quente, mexendo sem parar para que as gemas no cozinhem. Junte essa mistura ao resto do leite, na panela, e leve ao fogo mdio, mexendo sempre, por mais 5 minutos, at engrossar. Retire a mistura do fogo, retire a fava de baunilha e incorpore a mistura de gelatina e licor. Cubra com um filme plstico, rente superfcie do creme [para no formar aquela pelcula] e deixe esfriar completamente, por meia hora. Para a montagem: Pingue algumas gotas de suco de limo sobre as fatias de banana e misture com cuidado [assim ela no vo escurecer]. Reserve. Pincele o chocolate derretido sobre o fundo e as laterais da massa de torta j fria, formando uma camada fina. Leve geladeira por 15 minutos, at secar.

Espalhe a manteiga de amendoim sobre o fundo da torta, e sobre espalhe uma camada de fatias de banana. Cubra com o creme, j frio, e espalhe sobre ele mais uma camada de rodelas banana. Cubra com filme plstico e reserve na geladeira. Na hora de servir: Bata o creme de leite fresco bem gelado, na batedeira, at formar picos suaves. Adicione o acar, s colheradas, e a baunilha, e bata at incorporar [no bata demais]. Cubra a torta com o creme chantilly, espalhe as fatias de banana restantes por cimaet voil! Voc ainda pode decorar a torta com amendoins torrados e servir com calda de chocolate.

Postado por Richie s 19:00 62 comentrios 4.03.2012

Uma Torta de Mirtilos...

Ols, eu j contei aqui que sbados so meus dias favoritos, n? Eu acordo sem despertador, fao uma faxina bsica, tomo banho e, quando quase hora do almoo, comeo a pesquisar qual ser a receita para o fim de semana. Normalmente l pelas 3 da tarde a sobremesa escolhida j est pronta para ser fotografada [nesse horrio bate uma luz bacana aqui, boa para fotos] e o post da semana fica assim, s esperando o texto para a publicao. Acontece que no fim de semana passado fiquei sem internet [onde geralmente pesquiso as receitas daqui] e tive que trabalhar no sbado [e no domingo]. E por isso que, ao invs de uma elaborada sobremesa de Pscoa, estou comeando a semana com uma nada original e bsica, porm saborosa, receita de torta de mirtilos. Vai bem com sorvete de baunilha, creme de lite batido e filme antigo no final de semana ;) A receita abaixo rende uma torta grande, mas optei por fazer meia receita [agora s estamos morando em dois, sabe?] e aproveitei para estrear essa travessa refratria que ganhei do pessoal da Canele Store, perfeita para pores menores!

Torta de Mirtilos
[para uma torta de 22cm de dimetro, receita retirada do livro 500 Pies & Tarts] Para a massa:

2 xcaras de farinha de trigo; 1 colher de ch de canela em p; 1/4 da colher de ch de sal; 1/2 xcara de gordura vegetal gelada, picada em quadradinhos; 1/2 xcara de manteiga sem sal gelada, picada em quadradinhos; 1 ovo; 2 colheres de ch de vinagre branco; 2 colheres de sopa de gua gelada. Acar para polvilhar. Para o recheio: 3/4 da xcara de acar mascavo claro, apertado na xcara; 1 colher de sopa de suco de limo; 1/2 colher de ch de canela em p; 1/4 de xcara de farinha de trigo; 4 xcaras de mirtilos, frescos ou congelados; 1 colher se sopa de manteiga. Preparando a massa: Combine a farinha, o sal e a canela em uma tigela. Adicione a gordura vegetal e a manteiga e amasse com as pontas dos dedos at ficar com textura de farofa grossa. Em uma tigelinha, bata levemente com um garfo o ovo, o vinagre e a gua gelada. Adicione essa mistura aos poucos mistura de farinha e manteiga, amassando o mnimo, somente at conseguir formar uma bola com a massa. Divida essa bola em dois discos, embrulhe em filme plstico e deixe na geladeira por 2 horas. Preaquea o forno em 200 graus. Faa o recheio: em uma tigela misture o acar, o suco de limo, a canela e a farinha. Adicione os mirtilos e misture-os com cuidado, at que fique recobertos. Reserve. Abra um dos discos de massa, com o rolo e sobre uma bancada enfarinhada, e cubra o fundo e laterais de uma frma para tortas de 22cm de dimetro. Recheie a massa com a mistura de mirtilos e espalhe a manteiga por cima. Reserve na geladeira. Abra o outro disco de massa at conseguir uma espessura de 0.5cm. Corte tiras de uns 25cm de comprimento. Retire a torta da geladeira, pincele as bordas da massa com gua e faa um tranado com as tiras, sobre o recheio, aparando e apertando as pontas nas bordas. Polvilhe acar e leve ao forno por 30 minutos. Abaixe o forno para 170 graus e asse por mais 30 minutos ou at o tranado ganhar um tom bem dourado. Retire do forno, deixe esfriar por 1 hora e sirva.

You might also like