You are on page 1of 10

Automao Mecatrnica Sistema Supervisrio Sistema Supervisrio Os softwares supervisrios para automao industrial so produtos que incorporam funes

s de: Controle supervisrio, tais como comando de atuadores de campo; monitorao de dados de processo (temperatura, nvel, etc.), controle contnuo, controle por processamento em lote e controle estatstico; Alarmes de condies e estado de variveis de processo; Emisso de relatrios; Aquisio de dados (SCADA); Solues para processamento de batelada (Batch).

Dentre as funes mais importantes do software supervisrio para automao industrial, destacase a aquisio de dados, a caracterstica de vnculo bidirecional onde os dados podem tambm ser enviados para o cho de fbrica, alm de serem lidos dos equipamentos de aquisio e controle. Uma caracterstica importante a capacidade de comunicao do software com equipamentos (hardware) proprietrios de vrios fabricantes diferentes, conseguido em funo do uso de softwares de interface denominados driver de comunicao. importante deixar claro, inicialmente, alguns conceitos importantes relacionados aplicao dos softwares: Estao (N): Estao (n) qualquer computador que esteja rodando um software supervisrio. Estao (n) local aquela em que se est operando ou configurando e estao (n) remota aquela que acessada atravs de um link de comunicao. Estao independente (Stand Alone): uma estao que desempenha todas as funes de um sistema de superviso. No , portanto, conectada a outras estaes de superviso.

Estao stand alone

Ao invs de concentrar todas as funes de superviso em uma nica estao, pode-se optar por uma arquitetura distribuda, desta forma as estaes podem ser separadas e denominadas de acordo com as atribuies estabelecidas a cada uma. Estao servidora de Base de Dados (Servidor SCADA): uma estao que executa a funo de aquisio de dados e envio de comandos s estaes de controle. Estao de Monitorao e Operao: uma estao que permite que o operador monitore o processo, altere parmetros seus parmetros, reconhea alarmes e mais algumas tarefas de operao, porm, no permite alterar a configurao de telas nem da base de dados (configurao dos Tags).
1

Automao Mecatrnica Sistema Supervisrio Estao de Gerncia: uma estao que permite a gerentes e/ou supervisores terem acesso aos dados de processo em forma de relatrios, grficos e telas. O reconhecimento de alarmes ou alterao de parmetros do processo, entre outras tarefas de operao, no podero ser realizadas nesta estao. Definies Arquitetura Um software de superviso e controle de sistemas de automao de processos tem como caracterstica fundamental a capacidade multitarefa, ou seja, o poder de executar vrios mdulos aplicativos simultaneamente. Sua arquitetura simplificada poder ser vista na figura a seguir:

Pela figura podemos notar que o centro do sistema o banco de dados alimentado pelas informaes oriundas do processo via ECLs (Estao de Controle Local, podem ser CLPs, controladores, computadores indutriais, etc...). responsvel por formatar e organizar esses dados para que outros mdulos do sistema as utilizem em suas atividades. A interface de operao a parte do software supervisrio com a qual so desenvolvidas telas grficas para visualizao e comando do processo o qual o sistema est atuando. O driver de comunicao um mdulo de software capaz de ler e escrever dados nas ECLs (Estaes de Controle Local). Para cada fabricante ou modelo diferente se faz necessrio a utilizao de um driver de comunicao especfico. Estes drivers se comunicam com as ECLs atravs das portas de comunicao do computador (RS-232, Ethernet, etc). Em geral, cada driver ocupa uma porta, fazendo-se necessrio possuir mais de uma porta de comunicao disponvel para que se possa comunicar com redes constitudas por diferentes tipos de ECLs. O bloco de aquisio de dados tem capacidade de se comunicar com os diversos drivers de comunicao, permitindo o interfaceamento desses drivers com a base de dados, lendo e escrevendo na mesma base. Os mdulos aplicativos so mdulos que acessam a base de dados do software gerando relatrios, grficos, alarmes, acesso a outros banco de dados, etc..

Automao Mecatrnica Sistema Supervisrio Os mdulos podem ser acessados nos modos Run -Time (execuo) ou desenvolvimento (configurao). O modo desenvolvimento apresenta: Possibilidade de definio e de gerao de sinticos de fluxogramas de processo atravs de linguagens especficas ou de utilizao da prpria tela para gerao de desenhos e das variveis representadas em tempo real. Criao de Tags na base de dados. Possibilidade de definio do sequenciamento de operaes de processos em batelada.

O modo Run - Time permite executar as aplicaes configuradas no modo de desenvolvimento, porm no permite alterar estas aplicaes. Base de Dados Denominamos base de dados (Database) um arquivo de dados que contm todas as variveis atualizadas em tempo real para alimentao de dados do software supervisrio para automao industrial. Todo o sistema de superviso ser alimentado com dados vindos do campo atravs das ECLs. Assim, necessrio deixar estes dados disponveis para que outros mdulos (vistos no item anterior) possam utiliz-los. Cada ponto lido da ECL tem seu valor armazenado em uma varivel da aplicao denominada Tag. Tags no so somente pontos lidos dos equipamentos de campo (Tags de aplicao), mas qualquer varivel do sistema, inclusive as pr - definidas internamente no software supervisrio (Tags internos). O conjunto de Tags (internos ou de aplicao) fica disponvel na base de dados, onde todos os mdulos vo buscar ou alterar seus valores. A base de dados funciona como uma conexo entre os mdulos da aplicao. A execuo dos mdulos semelhante a um sistema multitarefa. Cada mdulo tem sua vez de ser executado e de se comunicar, seguindo sempre a mesma sequencia de execuo. A base de dados criada no modo de desenvolvimento. Geralmente sua criao se d sob a forma de telas a serem preenchidas nas quais devemos informar os dados necessrios para a configurao do sistema que se pretende criar. Nesse banco de dados criaremos, principalmente, as variveis de processo que pretendemos supervisionar representadas por mnemnicos que contm informaes adicionais sobre: range, alarmes, etc. para cada varivel. Interface de operao onde se ir definir as telas do sistema e as variveis que integraro as mesmas. Essa fase da configurao obtida depois que todos os Tags estejam definidos. Faremos uma diviso por telas e em cada uma mostraremos os dados geralmente solicitados.

Automao Mecatrnica Sistema Supervisrio - Telas de grupo Normalmente, a estrutura grfica dos componentes que iro compor estas telas previamente criada pelo sistema. Os tipos mais comuns destes componentes so: Indicao digital Indicao analgica Totalizao Controle digital Controle analgico Registrador

- Telas de sinptico Estas telas podem ser definidas como as mais trabalhosas em termos de desenvolvimento. Como esses sinpticos so um retrato particular de cada planta no existem, ento, sinpticos prconfigurados mas ferramentas grficas que possibilitem a criao de qualquer desenho. Os softwares de superviso apresentam tambm uma biblioteca grfica com os elementos grficos mais comuns empregados no desenvolvimento de telas para sistemas de automao. A maioria dos sistemas tm implementado softwares bem semelhantes aos softwares especficos na rea de CAD, porm com recursos grficos limitados embora suficientes para a elaborao dos desenhos.

Outros fabricantes criam softwares de importao de arquivos de desenhos gerados diretamente em softwares de desenvolvimento grfico. Isso torna o trabalho de criao do desenho mais suave. Podemos dividir esta fase de configurao em dois principais mdulos: mdulo de edio de desenhos e mdulo de animao de desenhos. Mdulo de edio de desenhos O mdulo de edio de desenhos permite que seja elaborado um desenho esttico que poder representar qualquer parte do processo. Os fabricantes permitem esse trabalho atravs do uso de elementos geomtricos primitivos que, agrupados convenientemente, permitiro a criao do desenho.
4

Automao Mecatrnica Sistema Supervisrio Os elementos geomtricos primitivos mais comuns so: Pontos Linhas Arcos Circunferncias

Animao de desenhos O mdulo de animao de desenhos consiste em criar alteraes no desenho em funo de valores das variveis da planta que esto integradas no sistema digital. Isso significa dizer que teremos um menu com os tipos possveis animaes do desenho. Depois de inserida a animao o software solicitar qual ser o tag da base de dados que ir comandla. Tomemos, por exemplo, o desenho de um tanque TQ-01 e uma malha de controle com tag LIC01. Um efeito interessante que pode ser realizado com a varivel nvel ser o de pintar a regio interna do tanque em funo do valor da PV do LIC-01. Ou seja, se o valor da PV for 0% o interior do tanque no ser pintado. Para 50% de PV teremos 50% do tanque pintados. Consequentemente para 100% de PV teremos todo o interno do tanque pintado. Para isso ser realizado teramos as seguintes fases: Criar o desenho do tanque. Criar o efeito de mudana de nvel. Ligar o efeito de animao com a varivel PV do LIC-01.

Como exemplos de animao que poderemos encontrar nos editores de desenhos poderemos citar: Barra grfica Bargraph: Efeito de uma barra retangular que preenchida internamente em funo de uma varivel analgica associada. Pode-se escolher a cor de fundo e/ou cor da barra proporcional varivel associada, alm das dimenses de altura e largura desta barra.

Automao Mecatrnica Sistema Supervisrio Valor numrico Display: Cria uma janela numrica que, sendo associada a uma varivel analgica, retorna seu valor. Esse efeito usado na tela de grupo onde temos o bargraph dando idia global do valor da varivel e uma janela numrica com seu valor exato. Mudana de cor Color: Efeito em que uma regio retangular da tela pode sofrer mudana de sua cor em relao cor de fundo. Esse tipo de animao associado a uma varivel digital. Como exemplos poderiam citar uma animao em que teramos o desenho de uma bomba com sua respectiva tubulao. Se o sistema receber o sinal digital informando que a bomba foi ligada poderemos, ento, mudar a cor no interior da tubulao simulando, assim, o caminho que o fluxo estar fazendo pela planta. Atuao Command: Efeito de se poder mudar o status de um ponto digital ou analgico atravs de uma janela aberta no sinptico. Isso permite a atuao do ponto sem a necessidade de navegar at a tela de instrumentos. Ex. Ligar uma bomba.

Configurao dos mdulos aplicativos Os mdulos aplicativos do sistema consistem em pacotes de software, tais como scheduler ou clock, recipe (receitas), report (relatrios), matemtico, trend (tendncia) e alarm com o objetivo de aperfeioar o processo. Mdulo de alarme Neste mdulo possvel definir as mensagens de alarme que o sistema ir emitir, bem como as condies em que as mesmas sero emitidas. O pacote de software responsvel pelo gerenciamento dos alarmes definir, tambm, se as mensagens de alarme sero impressas ou armazenadas em disco. possvel ainda classificar os Tags e suas mensagens em grupos de alarmes.

Automao Mecatrnica Sistema Supervisrio

Mdulo Relatrio possvel definir relatrios de eventos inerentes ao sistema. Este mdulo geralmente solicitar parmetros de configurao, do tipo cabealho do relatrio, mnemnico das variveis que comporo o relatrio e sistema de emisso de relatrio.

Quanto ao sistema de emisso de relatrio poderemos ter a gerao de relatrios instantneos, ou seja, o operador via console solicita o relatrio com as variveis naquele instante. Ainda poder ser definida a periodicidade automtica para a emisso dos mesmos (por exemplo de hora em hora). Mdulo Histrico Neste item devem-se definir quais sero as variveis que formaro as telas de histrico. Basta, ento, informar qual o mnemnico da varivel.
7

Automao Mecatrnica Sistema Supervisrio Outro parmetro que o sistema ir solicitar ser a base de tempo de salvamento, que poder ser de 1 hora ou de outra quantidade qualquer de tempo como, por exemplo, 1 semana, 1 ms, etc.

Obs: Todos os valores das variveis histricas so armazenados em unidades de disco. Note, ento, que o sistema cria uma regio definida de memria para armazenamento desses valores. Assim sendo, fica o conceito de que ao ser iniciada a aquisio e gravao desses dados em disco existir um dado momento em que esse espao de memria ser preenchido e ento o sistema comear a sobrepor as primeiras informaes gravadas. A segunda observao que quanto mais alta for a base de tempo maior o tempo registrado. A desvantagem que, como a quantidade de memria por varivel histrica finita, um sistema com base de tempo alta ter uma taxa de amostragem tambm alta, o que poder prejudicar a preciso do registro histrico da varivel numa futura anlise. Para ilustrar melhor o que foi explicado imaginemos uma rea de 1000 unidades de memria. Imaginemos tambm 2 bases de tempo: 1 hora e 1 dia. A base de tempo de 1 hora far aquisies da varivel a cada 3,6s (3600s/1000). A base de tempo de 1 dia far aquisies de varivel a cada 86,4 s (86400s/1000)

Note que enquanto a primeira base de tempo escolhida l a varivel num determinado intervalo a segunda o faz num tempo 24 vezes maior. Deve-se, ento, de acordo com a gerncia de processos, definir qual o valor ideal de base de tempo. Um recurso adicional a esse sistema ser o salvamento dos registros histricos em disquete, ou seja, o sistema poder automaticamente ir descarregando o banco de dados em disquete. Quando o disquete est totalmente carregado o sistema cria um aviso ao operador para a troca por outro vazio. Um detalhe interessante que os dados armazenados em disco podem ser exportados facilmente para sistemas de anlise de dados.
8

Automao Mecatrnica Sistema Supervisrio Mdulo Matemtico Permite que sejam desenvolvidas rotinas lgicas e clculos matemticos necessrios para uma execuo de uma aplicao. Este mdulo pode ser implementado na prpria estao de trabalho. possvel, tambm, existir um determinado computador em um nvel hierrquico superior ao de uma estao de trabalho executando esta tarefa, ou seja, recebendo valores oriundos dos nveis mais baixos (ECL s) e efetuando algoritmos matemticos com os mesmos. Esse resultado pode servir para realimentar os nveis mais baixos. O propsito de se usar um computador especfico para realizar esse tipo de funo deve-se ao fato de, no nvel de controle, termos processadores dedicados s funes de controle de processo em tempo real. Caso tentemos incorporar s funes destes computadores a execuo de clculos avanados os mesmos poderiam perder as caractersticas de determinismo e rapidez necessrias execuo das funes de controle. Geralmente o modo de se implementar tais clculos efetivado atravs do uso de linguagens de alto nvel (C, Pascal, Fortran, etc) ou pacotes de softwares utilitrios que venham com funes pr definidas, conforme ilustrao a seguir.

Configurao do mdulo de comunicao Esse mdulo pode ser dividido em duas partes: Configurao dos canais de comunicao Configurao dos endereos das variveis

Configurao dos canais de comunicao Em um sistema digital distribudo temos vrios canais de comunicao com os equipamentos distribudos pela planta. O objetivo desse mdulo informar ao sistema qual equipamento estar
9

Automao Mecatrnica Sistema Supervisrio conectado a um determinado canal e informar (caso necessrio) dados sobre a comunicao do sistema com o equipamento como, por exemplo, velocidade de comunicao (baud rate), quantidade de bits de dados, stop bits, paridade, etc. Note que, em um canal de comunicao, podemos ter um ou vrios equipamentos conectados em rede porm, todos eles devero apresentar similaridade quanto s suas caractersticas de comunicao. Isso se deve ao fato de que cada tipo de equipamento se comunica atravs de um protocolo prprio. Configurao dos endereos das variveis Este mdulo ir dizer ao subsistema de monitorao e operao de onde viro e/ou para onde iro os valores das variveis do processo que sero monitorados. Basicamente consiste em criar-se um link entre um endereo da ECL e um Tag da base de dados. Para esse Tag se definido o canal, o endereo do equipamento de campo e o valor da memria deste equipamento onde se encontra o valor da varivel desejada. Note que este passo de fundamental importncia para o funcionamento correto do sistema de monitorao e operao pois, caso se tenha endereado incorretamente o valor de uma varivel, as informaes apresentadas no console de operao no sero espelho do que est ocorrendo no processo, trazendo implicaes desastrosas. recomendvel que, aps o sistema esteja configurado e instalado, se realize o comissionamento das variveis tanto de aquisio como de atuao para se assegurar a total confiabilidade do sistema.

10

You might also like