You are on page 1of 1

Planeamento de tratamento de Radioterapia Externa em doente com metstases cerebra is de carcinoma do recto e tumor do seio etmoidal A propsito de um caso

clnico Incio, Diogo; Soares, Pedro; Marques, Margarida; Vendeira, Lurdes; Rey, Carmen; V arzim, Patricia; Pinto, Gabriela Centro Hospitalar So Joo, E.P.E. Servio de Radioterapia; Servio de Oncologia Mdica Introduo/Objectivo: O cancro colo-rectal o terceiro tipo mais comum de cancro a nve l mundial. A metastizao do cancro colo-rectal mais comum aps o tratamento de doena l oco-regional (metastizao metcrona), sendo o fgado mais atingido e a metastizao cerebra l rara (1,4%). Os tumores dos seios perinasais so relativamente incomuns (0,3% de todos os cancr os). O tumor neuroendcrino do seio etmoidal extremamente raro (<50 casos publicad os), tendo uma propenso para recorrncia local e disseminao distncia precoces (70% aos 3 anos). Os autores, a propsito de um caso clnico, descrevem o planeamento de ra dioterapia de um doente com metastizao cerebral de adenocarcinoma do recto estadio IV e carcinoma neuroendcrino do seio etmoidal. Caso clnico: JCPL, 57 anos, sexo masculino. Em Janeiro/2012 foi-lhe diagnosticado adenocarcinoma pouco diferenciado do recto baixo (cT3N0M0). Realizou Quimiotera pia (Capecitabina) e Radioterapia (50Gy; 2Gy/dia) neoadjuvantes sendo submetido a Amputao Abdomino-Perineal em Junho/2012 (ypT2N0M0), ficando em vigilncia. Em Deze mbro/2012 deslocou-se ao SU por crises convulsivas de novo, tendo realizado TC e RM cerebral que revelaram duas leses sugestivas de metastizao e massa na regio naso -etmoidal esquerda, cuja bipsia revelou segundo primrio (Tumor neuroendcrino cT2N0) . Exames de estadiamento revelaram metastizao heptica, ssea difusa e supra-renal. R ealizou Radioterapia paliativa craniana, na dose de 30Gy, 2,5Gy/dia, 12 fraces, co m energia 6MV. Posteriormente, prosseguiu com RT ao seio etmoidal, na dose de 60 Gy, 2Gy/dia, 30 fraces, com energia 6MV. Foi proposto, tambm, para Quimioterapia pa liativa. Os autores descrevem o plano de tratamento proposto para este doente, q ue ainda se encontra em tratamento.

Discusso/Concluso: importante a distino entre tumores neuroendcrinos de pequenas clul s e outros tumores neuroendcrinos, uma vez que os primeiros tm pior prognstico. Vria s modalidades de tratamento so sugeridas na literatura, embora nenhuma tenha reve lado resultados superiores. Este doente, com neoplasia do recto e metastizao intra e extra cerebral, insere-se na Classe II (RTOG) e, por isso, tem uma sobrevida expectvel de 4,2 meses. Este trabalho relevante, pois demonstra as dificuldades de um planeamento sequencial, nomeadamente ao nvel da dosimetria. Palavras chave: Adenocarcinoma, Recto, Neuroendcrino, Seio etmoidal, Radioterapia .

You might also like