You are on page 1of 6

Apontamentos de Fsica e Qumica 10 Ano -Tixaah ^^-

Materiais A Diversidade de Materiais existentes


Atualmente, o ser humano dispe de uma enorme variedade de materiais. Uns so naturais, uma vez que so extrados da Natureza (madeira, rochas, gua de nascente, carvo). Outros so tratados pelo ser humano, manufaturados. Nestes incluem-se os materiais de origem natural (algodo, papel, seda natural) e os de origem sinttica (medicamentos, plsticos, fibras sintticas).
Materiais

Naturais

Manufaturados

Origem natural

Origem Sinttica

Misturas e Substncias
Matria tudo aquilo que tem massa e ocupa espao. A matria pode dividir-se em substncias e misturas. Quando um material formado por vrios componentes tem o nome de mistura; quando tem apenas um componente chama-se substncia (pura). NOTA! O leite puro de vaca no uma substncia, mas sim uma mistura. Quanto ao aspeto e atendendo a critrios macroscpicos, o material pode ser homogneo ou heterogneo: Se o material for heterogneo, no apresenta um aspeto uniforme e uma mistura- mistura heterognea. Se o material apresentar um aspeto homogneo (uniforme), pode ser uma mistura- mistura homognea- ou uma substncia.

As partes de uma mistura heterognea que conseguimos distinguir so as fases dessa mistura.

Material uniforme?

Sim

No Mistura Heterognea

Substncia NOTA!

Mistura Homognea

A maionese, o leite, o sangue ou a neblina so misturas coloidais, isto , so misturas cujos componentes no se distinguem a olho nu, mas podem distinguir-se com a ajuda de um microscpio.

Substncias que compem as Misturas


Substncias elementares- formadas por um s tipo de tomos. Ex: oxignio (O2) e azoto (N2); Substncias compostas- formadas por mais que um tipo de tomos. Ex: gua (H2O) e etanol (C2H5OH); EM RESUMO: Uma mistura um material constitudo por duas ou mais substncias; As propriedades das substncias que constituem as misturas no se alteram pelo facto de aquelas se encontrarem misturadas; Nas misturas, os componentes entram em propores variveis; As propriedades de uma mistura dependem no s dos seus constituintes, mas tambm, das propores em que se encontram; Os componentes de uma mistura podem separar-se por processos fsicos; Uma substncia uma poro de matria com propriedades bem definidas e que lhe so caractersticas; As substncias tm composio fixa; As substncias podem ser simples ou compostas; As substncias simples so formadas por um s tipo de tomos; As substncias compostas so formadas por mais que um tipo de tomos.

Matria
formada por Misturas Substncias

(Separam-se por propriedades fsicas em)

Tm composio e propriedades variveis. Podem ser

Tm composio fixa e propriedades caractersticas. Podem ser

Mist. Heterogneas Constitudas por mais do que uma fase.

Mist. Homogneas ou Solues Constitudas por uma nica fase.

Compostas Formadas por mais do que um tipo de tomos; podem decompor-se.

Separam-se por processos qumicos em Simples Formadas por um s tipo de tomos; no se decompe.

Unidades Estruturais que constituem as Substncias


As caractersticas especficas de cada substncia dependem da sua constituio, ou seja, do tipo de partculas ou unidades estruturais que as formam e que se repetem por toda a sua estrutura. As unidades estruturais so os tijolos em que assenta a estrutura da substncia. Por exemplo: No ferro so tomos de ferro; No diamante so tomos de carbono; Na gua so molculas (dois tomos de hidrognio e um tomo de oxignio); No cloreto de sdio so ies (positivos (Na+) e negativos (Cl-) dispostos de forma a equilibrarem as suas cargas). Unidades Estruturais que constituem as Substncias
tomos Ies

Molculas

Todas as substncias podem ser representadas pelas respetivas frmulas qumicas, que so representaes simblicas das unidades estruturais que constituem essas substncias.

Solues Solvente e Solutos de uma Soluo


A uma mistura homognea de duas ou mais substncias d-se o nome de soluo. Uma soluo pode ser slida, lquida ou gasosa (ex.: ar). Um dos componentes de uma soluo o solvente ou fase dispersante. Todos os outros so os solutos ou fases dispersas. Quando s um dos componentes est no mesmo estado fsico que a soluo, ele o solvente. Quando mais do que um componente est no mesmo estado fsico que a soluo, considera-se o solvente aquele que est em maior quantidade. No caso das solues lquidas, se existirem dois componentes em igual quantidade, considera-se como solvente o componente mais voltil.

Composio Quantitativa de uma Soluo


Para podermos caracterizar uma dada soluo, necessrio conhecer a sua composio quantitativa, isto , conhecer os seus componentes e saber em que quantidades eles existem por cada unidade de volume de soluo. Uma forma corrente de exprimir a composio quantitativa de uma soluo em termos de concentrao mssica. Define-se concentrao mssica- Cm- de uma soluo relativamente a um dado soluto como a massa desse soluto existente em cada unidade de volume da soluo. ( ) ( )

Unidade SI- Kg/m3

Elementos Qumicos Os Diferentes Elementos Qumicos


Atualmente, conhecem-se mais de 115 tipos de tomos, cada qual com um nmero especfico de protes. Todas as substncias existentes no Universo so formadas a partir destes diferentes tomos. O nmero de protes de cada um desses tipos de tomos designa-se por nmero atmico e representa-se pela letra Z. (ZX) Todos os tomos de um dado elemento tm, pois, o mesmo nmero atmico e, em consequncia, o mesmo nmero de eletres, o que faz com que tenham idntico comportamento qumico.

Os Istopos de um Elemento
Os tomos de um elemento, podem, contudo, apresentar diferente nmero de neutres. Os tomos de um elemento com diferente nmero de neutres chamam-se Istopos.
4

Para distingui-los, acrescenta-se sua representao simblica, o nmero de massa (A), que corresponde ao nmero de nuclees (protes + neutres) existentes nos ncleos dos tomos do istopo. N da Massa (A) = N de Nuclees N Atmico (Z) = N de Protes A = Z + N (n de neutres) Os istopos so tomos do mesmo elemento, mas com diferente n de neutres, e portanto, diferente n de massa.

O que um Nuclido?
A cada espcie de tomos, com o seu nmero de massa e o seu n atmico, costuma chamar-se Nuclido.

A Tabela Peridica e os Elementos Qumicos


medida que os cientistas foram estudando as propriedades dos elementos qumicos conhecidos, cada vez em maior n, construram uma tabela onde arrumaram os elementos A Tabela Peridica. Na TP, os elementos qumicos esto organizados da esquerda para a direita e de cima para baixo, por ordem crescente do seu n atmico. Cada casa da TP corresponde a um elemento qumico que pertence, simultaneamente, a uma linha vertical (coluna) - o grupo - e a uma linha horizontal (linha) o perodo. No mesmo grupo, os elementos possuem comportamento qumico anlogo e propriedades qumicas semelhantes. Os elementos qumicos esto organizados na TP em 18 grupos e em 7perodos. A TP contm uma linha quebrada que se inicia no Boro, esta linha separa os metais dos no-metais. Os elementos que se encontram ao lado dessa linha so os chamados semimetais.

Frmulas Qumicas
Todas as substncias podem ser representadas pelas respetivas frmulas qumicas, que so tambm, a representao simblica das unidades estruturais que as formam. Assim a frmula qumica de uma substncia indica que elementos a constituem e a proporo em que esses elementos esto combinados para formar as suas unidades estruturais. H2O
Significado Qualitativo: elementos presentes Significado Quantitativo: proporo de combinao.

Nas frmulas qumicas representam-se primeiro os elementos metlicos e s depois os no metlicos. Tambm para os compostos inicos as frmulas qumicas tm um significado qualitativo e quantitativo. NaCl

Significado Qualitativo: Natureza dos ies (Sdio- Na+ / Cloro- Cl-)

Significado Quantitativo: Proporo de combinao dos ies

Por conveno, na escrita das frmulas qumicas dos compostos inicos, escreve-se primeiro os ies positivos e de seguida os negativos. Ao dar o nome, escreve-se primeiro o nome do anio e s depois o nome do catio. Exemplo: xido de Clcio (Clcio- Ca2+ (catio); xido- O2- (anio)) Frmula Qumica: CaO

You might also like