You are on page 1of 5

ABNT NBR 5410:2004 4.2.2.2 Esquema de aterramento Nesta Norma so considerados os esquemas de aterramento descritos em 4.2.2.2.1 a 4.2.2.

3, cabendo as seguintes observaes sobre as ilustraes e smbolos utilizados: a) as figuras 1 a 5, que ilustram os esquemas de aterramento, devem ser interpretadas de forma genrica. Elas utilizam como exemplo sistemas trifsicos. As massas indicadas no simbolizam um nico, mas sim qualquer nmero de equipamentos eltricos. Alm disso, as figuras no devem ser vistas com conotao espacial restrita. Deve-se notar, neste particular, que como uma mesma instalao pode eventualmente abranger mais de uma edificao, as massas devem necessariamente compartilhar o mesmo eletrodo de aterramento, se pertencentes a uma mesma edificao, mas podem, em princpio, estar ligadas a eletrodos de aterramento distintos, se situadas em diferentes edificaes, com cada grupo de massas associado ao eletrodo de aterramento da edificao respectiva. Nas figuras so utilizados os seguintes smbolos:

b) na classificao dos esquemas de aterramento utilizada a seguinte simbologia: - primeira letra Situao da alimentao em relao terra: T = um ponto diretamente aterrado; I = isolao de todas as partes vivas em relao terra ou aterramento de um ponto atravs de impedncia; - segunda letra Situao das massas da instalao eltrica em relao terra: T = massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto da alimentao; N = massas ligadas ao ponto da alimentao aterrado (em corrente alternada, o ponto aterrado normalmente o ponto neutro); - outras letras (eventuais) Disposio do condutor neutro e do condutor de proteo: S = funes de neutro e de proteo asseguradas por condutores distintos; C = funes de neutro e de proteo combinadas em um nico condutor (condutor PEN).

4.2.2.2.1 Esquema TN O esquema TN possui um ponto da alimentao diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto atravs de condutores de proteo. So consideradas trs variantes de esquema TN, de acordo com a disposio do condutor neutro e do condutor de proteo, a saber: a) esquema TN-S, no qual o condutor neutro e o condutor de proteo so distintos (figura 1); b) esquema TN-C-S, em parte do qual as funes de neutro e de proteo so combinadas em um nico condutor (figura 2); c) esquema TN-C, no qual as funes de neutro e de proteo so combinadas em um nico condutor, na totalidade do esquema (figura 3).

Figura 1 - Esquema TN-S

Figura 2 Esquema TN-C-S NOTA As funes de neutro e de condutor de proteo so combinadas num nico condutor em parte do esquema.

Figura 3 Esquema TN-C NOTA As funes de neutro e de condutor de proteo so combinadas num nico condutor, na totalidade do esquema.

4.2.2.2.2 Esquema TT O esquema TT possui um ponto da alimentao diretamente aterrado, estando as massas da instalao ligadas a eletrodo(s) de aterramento eletricamente distinto(s) do eletrodo de aterramento da alimentao (figura 4).

Figura 4 Esquema TT

4.2.2.2.3 Esquema IT No esquema IT todas as partes vivas so isoladas da terra ou um ponto da alimentao aterrado atravs de impedncia (figura 5). As massas da instalao so aterradas, verificando-se as seguintes possibilidades:

massas aterradas no mesmo eletrodo de aterramento da alimentao, se


existente;

massas aterradas em eletrodo(s) de aterramento prprio(s), seja porque no h


eletrodo de aterramento da alimentao, seja porque o eletrodo de aterramento das massas independente do eletrodo de aterramento da alimentao.

Figura 5 Esquema IT

1) O neutro pode ser ou no distribudo; A = sem aterramento da alimentao; B = alimentao aterrada atravs de impedncia; B.1 = massas aterradas em eletrodos separados e independentes do eletrodo de aterramento da alimentao; B.2 = massas coletivamente aterradas em eletrodo independente do eletrodo de aterramento da alimentao; B.3 = massas coletivamente aterradas no mesmo eletrodo da alimentao.

You might also like