You are on page 1of 4

ESCOLA BSICA E SECUNDRIA DA CALHETA

ANO LETIVO

Cincias Fsico-Qumica - 8 ANO


FICHA DE TRABALHO 5 Reaes qumicas

2011/2012
Turma A

Nome _______________________________ N. ____ Data ___ /___ /____

Transformaes fsicas e qumicas 1. Analisa a lista de fenmenos que se seguem e identifica os que correspondem a transformaes qumicas e os que correspondem a transformaes fsicas. A. Picar cebola. B. Formao de ferrugem num prego de ferro. C. Rasgar papel. D. Evaporao de acetona de um frasco aberto. E. Derreter margarina. F. Cozer um bolo. G. Produzir queijo a partir do leite. H. Dilatao do lcool dos termmetros na medio da temperatura. I. Queimar lenha numa fogueira. 2. O hidrogenocarbonato de sdio uma substncia slida que, por aquecimento, d origem ao slido carbonato de sdio, ao gs dixido de carbono e a gua lquida. 2.1. Indica os reagentes e os produtos desta reao qumica. 2.2. Escreve o esquema de palavras que traduz esta reao qumica. 2.3. Faz a leitura deste esquema de palavras. 3. Classifica as seguintes afirmaes como Verdadeiras ou Falsas, corrigindo as falsas. A. A agitao dos corpsculos diminui quando a temperatura diminui. B. No estado slido, os corpsculos apresentam movimentos de vibrao, de rotao e de translao. C. O estado gasoso caraterizado pelo facto dos corpsculos estarem muito organizados. D. Os materiais no estado slido apresentam forma e volume constante. E. No estado gasoso, os corpsculos esto muito prximos uns dos outros. 4. Em cada uma das seguintes frases, seleciona a hiptese que permite obter informaes cientificamente corretas. A. A fuso de uma substncia corresponde a um maior grau de organizao/desorganizao dos corpsculos que a constituem. B. A condensao de uma substncia corresponde a um maior/menor grau de organizao dos corpsculos que a constituem. C. As substncias no estado gasoso so caraterizadas por serem compreensveis/incompressveis, pois os seus corpsculos encontram-se muito prximos/afastados uns dos outros. D. As substncias no estado slido so caraterizadas por serem compreensveis/incompressveis, pois os seus corpsculos encontram-se muito prximos/afastados uns dos outros. E. Um processo para solidificar uma substncia aumentar/diminuir a sua temperatura. Estado gasoso 5. A presso de um gs encerrado num recipiente depende de alguns fatores. Efetua todas as associaes corretas entre as colunas I e II. Coluna I A. Maior presso B. Menor presso 1234Coluna II Maior volume. Maior temperatura Maior nmero de corpsculos. Menor volume

Cincias Fsico-Qumicas 8 ano escolaridade Docente: Marlia Silva Soares

Ficha de trabalho 5 Reaes qumicas

Ano Letivo 2011/2012

5 - Menor temperatura 6 - Menor nmero de corpsculos.

Estrutura da matria e linguagem dos qumicos 6. Classifica as seguintes afirmaes como Verdadeiras ou Falsas, corrigindo as falsas. A. Os tomos so eletricamente neutros, pois o nmero de protes igual ao nmero de neutres. B. As molculas so grupos de tomos ligados quimicamente entre si. C. O que carateriza um tomo de um elemento qumico o seu nmero de eletres. D. Os eletres localizam-se no ncleo atmico. E. O ncleo atmico extremamente pequeno quando comparado com o tamanho do tomo.

7. Todos os tomos do elemento qumico carbono possuem 6 protes. Indica, justificando, quantos eletres possui. 8. Distingue substncias elementares, substncias compostas e d um exemplo para cada caso. 9. Representa simbolicamente: A. 3 tomos de oxignio; B. 2 tomos de azoto;

C. 1 tomo de ltio; D. 10 tomos de enxofre.

10. Indica o significado das seguintes representaes simblicas: A. 2 He; C. 2Au; B. 7Li; D. 3 Be. 11. Representa por meio de frmulas qumicas. A. 2 molculas de ozono (molcula triatmica de oxignio); B. 3 molculas de cloro (molcula diatmica de cloro); C. 5 molculas de dixido de carbono (1 tomo de carbono e 2 tomos de oxignio); D. 6 molculas de gua oxigenada (2tomos de hidrognio e 2 tomos de oxignio); E. 1 molcula de enxofre (molcula octadrica).
3 2 12. Observa atentamente as seguintes representaes simblicas: PO4 ; NH 4 ; Ca 2 ; Fe 3 ; SO4 ; Br

Indica: a) b) c) d) e) f)

Os caties; Os anies; Os ies monoatmicos; Os ies poliatmicos; O io que resulta de um tomo que captou um eletro; O io que resulta de um tomo que perdeu trs eletres.

13. Completa os seguintes esquemas: A.

Fe Fe2 ...

C. Al Al 3 ... D. Cl ... Cl -

B. S ... S214. Indica a frmula qumica das seguintes substncias inicas: A. Hidrxido de potssio; B. Iodeto de alumnio; C. xido de ferro (III);

D. Fosfato de clcio; E. Carbonato de magnsio; F. Nitrato de cobre (II).

Cincias Fsico-Qumicas 8 ano escolaridade Docente: Marlia Silva Soares

Ficha de trabalho 5 Reaes qumicas

Ano Letivo 2011/2012

15. Indica o nome das seguintes substncias inicas: A. AgNO 3 B. C.

D. Al 2 (SO4 ) 3 E.
CaO

NH 4 Cl
ZnCl 2

Reaes de cido-base 16. Considera as solues apresentadas na tabela ao lado. 16.1. Indica: a) uma soluo neutra, uma cida e uma bsica. b) uma soluo que torne carmim a soluo alcolica de fenolftalena; c) uma soluo que torne vermelha a tintura azul de tornesol; d) a soluo mais cida de a mais alcalina. 16.2. Coloca as solues indicadas na tabela anterior por ordem crescente de acidez. Soluo A B C D E F G pH a 25C 7 10 5 9 12 3 1

17. Uma soluo aquosa de hidrxido de sdio reage com uma soluo aquosa de cido clordrico. 17.1. Indica os produtos desta reao qumica. 17.2. Escreve a equao qumica que traduz a reao. 17.3. Completa a tabela seguinte, utilizando as substncias que intervm nesta reao. Solues (a) (d) (g) pH 2 7 10 Colorao na presena de fenolftalena (b) (e) (h) Colorao na presena de tintura de tornesol (c) (f) (i)

Reaes de precipitao e de combusto 18. A uma soluo aquosa de cloreto de sdio foi adicionado um cristal desse sal e verificou-se que este no se dissolvia. Podemos concluir que: A. O cloreto de sdio insolvel em gua. B. A soluo aquosa de cloreto de sdio estava saturada. C. A gua utilizada para preparar a soluo referida era dura. D. A gua utilizada para preparar a soluo referida era macia. Seleciona a opo correta. 19. Refere exemplos de precipitao na Natureza. 20. Considera a seguinte reao qumica: KCl (aq) AgNO3 (aq) KNO 3 (aq) AgCl (s) 20.1. Classifica-a, justificando. 20.2. Que nome se d ao produto da reao que se encontra no estado slido? 20.3. Indica o nome dos reagentes e dos produtos da reao. 21. Adiciona-se uma soluo aquosa de nitrato de prata a uma soluo aquosa de brometo de prata e uma soluo aquosa de nitrato de potssio. 21.1. Escreve as frmulas qumicas dos reagentes e dos produtos da reao. 21.2. Escreve a equao qumica que traduz a referida reao. 22. Classifica as seguintes reaes qumicas em combustes lentas ou combustes vivas. A. Exploso de dinamite. B. Amarelecimento de uma ma depois de cortada e deixada ao ar atmosfrico. C. Formao de ferrugem.

Cincias Fsico-Qumicas 8 ano escolaridade Docente: Marlia Silva Soares

Ficha de trabalho 5 Reaes qumicas

Ano Letivo 2011/2012

D. Madeira a arder. E. Papel a queimar. F. Respirao de um elefante. 23. Uma pulseira de prata escurece com o passar do tempo, pois forma-se uma pelcula de xido de prata. 23.1. Indica como se designa a reao qumica que ocorreu. 23.2. Escreve o esquema de palavras que traduz a referida reao qumica. 24. Um porto de ferro encontra-se exposto ao ar atmosfrico. 24.1. Indica o componente do ar atmosfrico que contribui para a corroso do porto de ferro. 24.2. Indica os processos que podem ser utilizados para evitar a corroso do proto de ferro. Lei de Lavoisier e Velocidade das reaes qumicas 25. Acerta as seguintes equaes qumicas: A. Na(s) H 2O(l ) NaOH (aq) H 2 ( g ) B. O2 (s) Hg (s) HgO(s) C. D. E. F. H. I. J.

S8 (s) O2 ( g ) SO3 ( g )
K (s) O2 ( g ) KO2 (s) CH 4 (s) O2 (l ) CO2 ( g ) H 2O(l ) SO2 ( g ) O2 ( g ) SO3 ( g )

G. Cu2 S (s) O2 ( g ) CuO(s) SO2 ( g )

I 2 (s) H 2 ( g ) HI (aq)
KClO3 (s) KCl(s) O2 ( g ) S8 (s) O2 ( g ) SO2 ( g )

26. Enuncia a lei que te permitiu acertar as equaes qumicas e indica o seu nome. 27. Escreve as equaes qumicas, devidamente acertadas, que traduzem as reaes qumicas seguintes: 27.1. O magnsio (Mg), no estado slido, reage com o oxignio (O2), no estado gasoso, dando origem a xido de magnsio (MgO), no estado slido. 27.2. O potssio (K), no estado slido, reage com a gua (H2O), no estado lquido, dando origem aa hidrxido de potssio (KHO), em soluo aquosa, e libertando hidrognio (H2), no estado gasoso. 28. Considera a reao de decomposio do carbonato de clcio, traduzida pela equao CaCO3 (s) CaO(s) CO2 ( g ) 28.1. Verifica se a equao qumica est de acordo com a Lei de Lavoisier. Caso no esteja acerta-a. 28.2. Calcula a massa de CaCO3 necessria para que se formem 56 g de CaO e 44g de CO2. 29. Explica por que razo a palha de ao enferruja mais facilmente do que um prego. 30. Considera as seguintes reaes: A. Assas um frango. D. Formao de verdete nas peas de cobre. B. Acender o fogo a gs. E. Cozer um ovo. C. Formao de estalagmites 30.1. Classifica-as de acordo com a sua velocidade, justificando. 30.2. Coloca-as por ordem crescente de velocidade. 31. Indica o fator que influencia a velocidade das reaes qumicas em cada uma das seguintes situaes: A. O leite conserva-se no frigorfico. B. A carne estraga-se mais facilmente quando picada. C. A fruta amadurece mais rapidamente no vero. D. O presunto deve ser bem salgado. E. O dixido de enxofre ajuda a conservar o vinho.

BOM TRABALHO!

Cincias Fsico-Qumicas 8 ano escolaridade Docente: Marlia Silva Soares

You might also like