You are on page 1of 24

CANDIDATURA FALAR VERDADE /// TODOS PELO SPORTING / 1

TRANSPARNCIA Os scios devem saber a real situao econmica em que o clube se encontra. Verdade e rigor na relao e comunicao com scios, adeptos e parceiros do clube (os seus stakeholders). RENOVAO Equipa coesa, jovem e profundamente conhecedora da realidade do clube. O Clube no dispe de tempo para experimentalismos ou perodos de aprendizagem. Uma equipa credvel ao servio do clube e dos seus adeptos. RIGOR Reequilbrio financeiro como instrumento essencial e prioritrio de alavancagem da poltica desportiva. Devolver a credibilidade. Profissionalizao e gesto integrada do clube. CONHECIMENTO E GESTO DESPORTIVA Futebol profissional e modalidades do clube entregues a profissionais experientes e conhecedores da realidade desportiva. Aposta na formao. UNIR Contribuir para a pacificao do clube e mobilizao da massa adepta do Clube. Uma poltica clara, objectiva em que todos se possam rever. INOVAR Apostar na marca Sporting. Potenciar novas fontes de receita. Reforar a influncia do clube na sociedade portuguesa e nos rgos de deciso do futebol portugus. Novas parcerias comerciais.

2 / CANDIDATURA FALAR VERDADE /// TODOS PELO SPORTING

Jos Peyroteo Couceiro

MENSAGEM AOS SPORTINGUISTAS

Fernando Peyroteo, Um dos Cinco violinos, melhor marcador de sempre do Sporting e do futebol nacional

4 / CANDIDATURA FALAR VERDADE /// TODOS PELO SPORTING

com profundo orgulho e satisfao que vos anuncio que sou candidato Presidncia do Sporting Clube de Portugal. Tenho a noo das dificuldades que o nosso Clube enfrenta e dos desafios que nos sero colocados. Por entender que o Sporting vive um momento difcil, com uma grave crise financeira, aliada a uma deficiente gesto desportiva, cuja real extenso e gravidade ainda desconhecemos, nosso dever, enquanto Sportinguistas, encontrar solues para o Clube. Somos uma equipa coesa, solidria e competente, mas que, acima de tudo, tem conhecimento e experincia para gerir o futebol, as modalidades e a formao desportiva. Queremos unir a famlia leonina em torno desta candidatura e, por isso, num sinal claro que somos todos pelo Sporting, convidmos o nosso conscio n 1, Dr. Salvador Marques, para presidir Comisso de Honra, que ser composta por todos os Sportinguistas. Nesta campanha vamos falar a verdade e abordar de forma sria os problemas do Sporting. Mas, to importante como identificar os problemas, saber encontrar solues. Da nossa parte, os sportinguistas no iro ouvir propostas demaggicas ou irrealistas. Assumimos o compromisso de realizar uma campanha positiva, elevada e mobilizadora, dignificando o nome e a imagem do Sporting.

Todos pelo Sporting. Viva o Sporting!

CANDIDATURA FALAR VERDADE /// TODOS PELO SPORTING / 5

CANDIDATURA FALAR VERDADE /// TODOS PELO SPORTING

PROGRAMA DE ACO
Mais um acto eleitoral se aproxima e, nesse sentido, a candidatura Falar Verdade Todos pelo Sporting apresenta os traos gerais do seu Plano de Aco para os prximos quatro anos. Mais do que um acto eleitoral, assume-se como um momento decisivo para a vida do nosso Sporting Clube de Portugal, um momento de viragem, que apesar de conscientes da conjuntura adversa a CANDIDATURA FALAR VERDADE TODOS PELO SPORTING, est confiante em devolver a Glria ao Sporting Clube de Portugal, com muito Esforo, Dedicao e Devoo. Para tal desiderato, esta candidatura apresenta um programa de aco credvel e realista, que permita ao Sporting alavancar as bases para um futuro que se pretende cada vez mais promissor. Chegou a hora de acabar com as promessas irrealistas, com os sonhos adiados. Chegou a hora de falar aos Sportinguistas. Com transparncia. Com Rigor. Com Verdade. O lema da nossa candidatura pretende ser congregador e, acima de tudo, mobilizador, queremos todos os Sportinguistas mais prximos do clube. Acabou o tempo de um Sporting dividido. Temos mais de Cem Anos de Histria. Somos um Clube Centenrio. Orgulhamo-nos do nosso Passado, queremos construir o nosso Presente. Queremos assegurar um Futuro sustentvel para o Sporting Clube de Portugal. Somos uma equipa jovem, dinmica, com um profundo knowhow da prtica e gesto desportiva, que estar ao servio do Sporting Clube de Portugal. Porque queremos falar a verdade, este documento estratgico foi definindo com base em seis linhas de aco: Finanas, Futebol, Modalidades, Scios e Adeptos, Comunicao & Marketing e Patriomnio e Infra-Estruturas Desportivas.

1. Finanas
A atual situao econmico-financeira do Grupo Sporting, nomeadamente da sua participada SCP Futebol SAD, implica a necessidade urgente da sua reestruturao financeira e operacional. O Sporting tem um grave problema de sustentabilidade financeira e econmica, uma vez que os gastos do clube e da SAD so deficitrios de forma crnica. De acordo com os relatrios e contas publicados, a SAD gerou prejuzos no exerccio de 2012 de 45 milhes de euros, sendo que o resultado operacional i.e. antes de gastos e proveitos financeiros - foi de 41 milhes de euros negativos. O passivo financeiro do clube superior a 230 milhes de euros e o passivo global do clube, incluindo as VMOC ascender a mais de 350 milhes de Euros. Com receitas anuais (clube e SAD) de cerca de 42 milhes de Euros e gastos no futebol profissional de cerca de 60 milhes em 2012, a que devero somar-se gastos com fornecedores e gesto da dvida cujo valor rondar os 17 milhes de euros/ano, o Sporting encontra-se numa situao dramtica. Limitado nas opes de gesto receitas futuras antecipadas e passes de jogadores mais jovens alienados a fundos de investimento, a margem de manobra dos prximos rgos sociais encontra-se fortemente limitada. Limitada para solver as obrigaes dirias do clube, limitada no investimento e na margem de manobra para gerir a poltica desportiva. Sejamos claros: o Sporting vive momentos crticos na sua histria grandiosa, sendo urgente e imperioso repor o equilbrio financeiro sob pena de comprometermos de forma definitiva e irreversvel o futuro do clube. Falar verdade aos scios, adeptos e todos os nossos parceiros a nica forma de repormos a credibilidade do clube. Sejamos claros: trata-se de um trabalho rduo, exigente e para ser cumprido ao longo de um mandato. Pagar salrios a jogadores e colaboradores, assegurar o licenciamento do clube nas competies europeias so a prioridade no imediato. Apurar a verdadeira dimenso da situao do clube tarefa que cumpre assegurar com a entrada em funo destes rgos sociais aps as eleies, sendo imperioso e exigvel que os atuais corpos sociais assegurem o cumprimento das obrigaes contratuais do clube at data de sada de funes.

CANDIDATURA FALAR VERDADE /// TODOS PELO SPORTING

Reestruturao Operacional
. .

A reestruturao operacional tem como objetivo corrigir o dfice operacional recorrente verificado nos ltimos anos e que, a manter-se, implicar consequncias gravosas a nvel das regras de Financial Fair Play da UEFA. A reestruturao operacional implicar numa primeira fase, independentemente do objetivo sempre presente do aumento das receitas, uma forte reduo dos custos operacionais visando que os mesmos sejam inferiores s receitas, e ser conseguido essencialmente atravs duma reduo dos custos com pessoal da SAD a implementar imediatamente na poca 2013/14 e assente numa maior aposta nos jogadores formados na Academia que potencie igualmente a realizao de mais-valias futuras significativas.

Reestruturao Financeira
. .

A reestruturao financeira tem como objetivo a consolidao financeira do Grupo Sporting e baseia-se numa reestruturao do Passivo a negociar com os nossos principais credores e na eventual entrada de investidores no capital da SAD. Estamos absolutamente conscientes que o caminho a percorrer para salvar o Clube do abismo em que se encontra extremamente difcil e cheio de obstculos, podendo implicar a adopo, em alguns momento, de medidas dolorosas. O principal objetivo da nossa candidatura a restaurao da credibilidade do nosso Clube, colocando-o na rota de sucesso desportivo. Criao de uma Comisso Econmico-Financeira O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal convidar personalidades de reconhecido valor na rea econmico-financeira para colaborar na resoluo da situao do Grupo Sporting.

Abertura do Capital Social da SAD


.

Vrios modelos podero ser considerados para a entrada de investidores no capital da SAD, sendo que, em qualquer dos cenrios que venha a ser adoptado, os superiores interesses do Sporting Clube de Portugal devero ser sempre devidamente salvaguardados. No entanto esta deciso caber sempre aos associados do Clube que em Assembleia Geral decidiro este tema.

Exemplo de medidas a implementar:


. .

Levantamento e apuramento exaustivo da actual situao financeira e econmica do clube imediatamente aps a entrada destes rgos sociais; Implementao com os nossos parceiros de plano de tesouraria de modo a assegurar o cumprimento das obrigaes contratuais do clube em funo do oramento aprovado e em execuo pelos rgos sociais demissionrios; Elaborao de rigoroso plano de reequilbrio financeiro do clube e da SAD assente nos seguintes princpios: . Reduo significativa dos custos salariais e amortizaes da equipa profissional de futebol profissional do clube, a implementar na prxima poca desportiva, o que implica necessariamente a aposta nos jogadores da formao; . Renegociao de passivo com parceiros do clube de modo a concluir o processo de restruturao financeira; . Reduo dos gastos com fornecimentos e servios externos; . o Concluso do processo de fuso da SPM na SAD de modo a repor algum equilbrio nos capitais prprios da SAD, medida essencial, mas insuficiente, para criar condies ao licenciamento do clube nas competies europeias da poca 2013/2014; . Desenvolvimento da rede de informatizao dos servios do clube, nomeadamente no tratamento de dados dos scios do clube e ncleos;

CANDIDATURA FALAR VERDADE /// TODOS PELO SPORTING

2. Futebol
Um clube como o Sporting Clube de Portugal tem que ter a sua identidade perfeitamente definida e visvel a todos os que acompanham o futebol, em termos de: Perfil, postura e atitude dos seus atletas Comportamentos tcnico-tcticos individuais e colectivos Modelo e sistema de jogo implementado Processos de recrutamento e contratao Processos de desenvolvimento e formao Processos de transio e integrao no futebol profissional A estratgia e a poltica definida para o futebol do Clube devem reflectir uma viso de mdiolongo prazo, assente na estabilidade, continuidade e coerncia da estrutura, dos processos e das metodologias utilizadas, independentemente da Direco ou dos Treinadores que estejam no momento no Clube, mantendo intactos os seus princpios fundamentais, que reflectem a identidade. Misso do Futebol Profissional Performance. Rentabilizao. Ser o expoente mximo da identidade Sporting (jogar Sporting), lutando pela vitria em todos os jogos e competies em que esteja envolvido, maximizando a performance desportiva e a rentabilizao econmica dos seus jogadores.

CANDIDATURA FALAR VERDADE /// TODOS PELO SPORTING


A equipa principal deve conseguir praticar um futebol que entusiasme e mobilize os seus Scios e Adeptos, com uma identidade prpria e reconhecida por todos, sendo preferencialmente constituda por jogadores formados no Clube e outros que, tendo sido recrutados externamente, correspondam a um perfil perfeitamente identificado, em coerncia com a identidade Sporting. Deve ser uma prioridade encontrar um modelo de transio para o futebol profissional, que assegure uma progressiva integrao dos nossos jovens jogadores e de jogadores oriundos do recrutamento externo, e que contribua para uma melhoria do seu nvel de prontido competitiva. Neste sentido, dever ser mantida e reforada a aposta na Equipa B veculo fundamental para assegurar a transio para o futebol profissional -, assim como na criao de uma estrutura de suporte adequada que prepare os jovens jogadores para as novas exigncias e desafios (ex. relao com os media, aconselhamento financeiro e jurdico). Misso do Futebol Formao Descobrir primeiro. Desenvolver melhor. Detectar, seleccionar e contratar os melhores jogadores, nacional e internacionalmente. Formar os jogadores de acordo com o Programa de Formao Desportiva do Sporting, assegurando o seu melhor desenvolvimento fsico, tcnico, tctico, psicolgico e social. Assegurar o sucesso da integrao dos jovens jogadores na equipa profissional, com um processo de acompanhamento devidamente definido e implementado. Recrutamento de Jogadores

Definir a estratgia global do recrutamento. Pelo tipo de operao, o recrutamento da formao e profissional so distintos. Como principais fatores diferenciadores, temos a necessidade de absoluta confidencialidade relativamente ao futebol profissional, quer a nvel informtico, quer ao nvel de dimenso de equipa de trabalho. O recrutamento da formao trabalha de forma massiva, com muitos colaboradores pelo Pas e a sua avaliao assenta no nmero de jogadores perdidos para clubes rivais, ao passo que na rea profissional, a avaliao depende da qualidade e rendimento dos jogadores contratados. Assegurar uma perfeita interligao entre o recrutamento profissional e o recrutamento da formao. Reforar o foco no recrutamento nacional, quer no futebol formao, quer no futebol profissional. Aproveitar o reconhecimento internacional da nossa Academia, para desenvolver projetos desportivos nos mercados alvo. Desta forma, seremos agentes ativos no recrutamento e na formao local de jogadores. Mantendo o foco no recrutamento nacional, mas tendo em conta a limitao quantitativa imposta pela dimenso do nosso Pas, a ao do Recrutamento deve ser alargada internacionalmente, dando prioridade s zonas de onde tradicionalmente emergem os maiores talentos (frica, Amrica do Sul). Utilizar as Escolas Academia Sporting como pilar estratgico do recrutamento Nacional.

Representao Internacional do Futebol do Sporting Clube de Portugal

CANDIDATURA FALAR VERDADE /// TODOS PELO SPORTING


A estratgia de internacionalizao da Academia Sporting - rea de negcio estratgica para o crescimento global do Sporting - dever prosseguir objectivos de natureza desportiva e comercial, sendo que os primeiros passam pelo alargamento da base de prospeco e recrutamento de jogadores, e os segundos pela rentabilizao do know-how na formao de jogadores (servios de consultoria desportiva) e pela expanso da Marca Sporting. Com base na diferente natureza destes objectivos, a definio de prioridades em termos de expanso geogrfica dever ser tambm analisada luz de critrios diferenciados. Desta forma, natural que para objectivos de natureza desportiva seja dada prioridade a pases do continente Africano ou da Amrica do Sul e para objectivos de natureza comercial seja dada prioridade a pases do continente Asitico, do Mdio Oriente e da Amrica do Norte. A situao ideal ser aquela de pases em que o potencial desportivo e comercial possa assumir igual preponderncia, como sero os casos, por exemplo, da China e dos Estados Unidos. Uma especial ateno, por razes de afinidade e proximidade cultural, dada aos pases de lngua oficial portuguesa, com natural destaque para o Brasil, Angola e Moambique. Ainda a este nvel, e paralelamente necessidade de adequar a estrutura profissional por forma a dar a melhor resposta aos projectos em curso e s inmeras solicitaes recebidas, essencial assegurar e potenciar a preservao da ligao dos jogadores formados na Academia Sporting que maior projeco internacional tm conseguido, para que se saiba a todo o momento e em qualquer lugar, onde foram formados e se fizeram jogadores profissionais. Neste sentido, a criao da figura dos Embaixadores Academia Sporting deve ser encarada como um prximo passo a seguir. Posicionamento junto dos principais rgos de deciso do futebol portugus O Sporting dever ter uma participao institucional activa junto dos principais decisores do futebol nacional.

CANDIDATURA FALAR VERDADE /// TODOS PELO SPORTING

3. Modalidades
O Sporting um Clube eclctico. E assim continuar a ser. Nas modalidades, adoptaremos a poltica transversal ao Clube: a aposta na formao como meio de desenvolver e alimentar as equipas de alto rendimento. Pretendemos reforar iniciativas que visam a prtica da actividade desportiva, em pavilho e ao ar livre, para todos os Sportinguistas. To importante como a promoo desta prtica eclctica no Sporting, ser determinante avaliar o seu sucesso pelo nmero de atletas que a praticam. Continuaremos a pugnar pela prtica desportiva, massificando e diversificando as actividades desportivas de cariz mais popular que, mais do que reforarem a marca Sporting, ligam a famlia sportinguista entre si. Este mandato colide com o ciclo olmpico. A responsabilidade do Sporting nesta matria enorme. Nos ltimos Jogos, entre os atletas portugueses, o nosso Clube era o que tinha o maior e o mais multi-disciplinar nmero de participantes. Para este ciclo, temos como objectivo alargar o nmero de modalidades representadas, assim como reforar o nmero de atletas participantes. Iremos fazer todos os esforos para manter as certificaes de gesto de qualidade da formao desportiva, que so ex-libris das nossas modalidades. Em paralelo, iremos implementar mais programas de aces de formao para os nossos tcnicos. Pretendemos criar um Gabinete de Apoio aos Atletas de Alto Rendimento que contemple, entre as vrias valncias, acompanhamento de estudo, formao pessoal e social, acompanhamento mdico-desportivo, que permita ao atleta potenciar o mximo do seu rendimento e, dessa forma, beneficiar de todas as condies para um desempenho desportivo de excelncia.

Desenvolver parcerias com Universidades de referncia na rea da Educao Fsica e de Formao Desportiva, para criar uma elite de tcnicos e/ou dirigentes desportivos que iro elevar o nvel qualitativo de treino e, consequentemente, dos atletas e das equipas, valorizando a prtica desportiva de excelncia. Criar maiores laos de unio entre os atletas olmpicos e internacionais com a massa adepta, permitindo dessa forma condies para um alargamento dos seus praticantes.

4. Scios e Adeptos
Alvalade a nossa casa. Vamos mobilizar os Scios e Adeptos do Sporting para que marquem presena nos eventos desportivos e faam sentir aos nossos atletas que so a face visvel do nosso fervor clubstico. Queremos que este conceito seja parte do nosso ADN e aplicado a todas as modalidades do nosso Clube. A criao de aces no estdio que cativem os Scios e Adeptos a chegarem mais cedo, bem como a interligao dos horrios dos jogos das diversas modalidades e escales de formao, por forma a que as famlias Sportinguistas possam fazer um dia Sporting, sero algumas das medidas a implementar. Reformular o Carto de Scio - hoje tem pouco valor perceptvel para quem o possui, sendo um produto meramente emocional e

que dever assumir tambm uma componente racional de valor quantificvel.


Revitalizao da figura do Scio de Mrito e do Scio-Atleta seguindo e reforando o conceito de desporto para todos.

CANDIDATURA FALAR VERDADE /// TODOS PELO SPORTING


Reforar os canais de comunicao entre o Scio e o Clube - mais efectivos, transparentes e regulares. Aposta na prestao de servios ao Scio atravs das novas plataformas digitais e redes sociais. Por ocasio dos 110 anos do Clube, editar, pela primeira vez, um livro, bi-lingue, onde seja retratada a verdadeira Histria Eclctica do Sporting Clube de Portugal.

4.1 Ncleos
Implementao de programa piloto de uniformizao da imagem dos ncleos com o apoio de
parceiros comerciais. Os ncleos para alm de pontos de convvio entre simpatizantes devem constituir um prolongamento do clube junto das populaes locais e uma fonte privilegiada de captao de novos scios; Redefinio do papel dos ncleos: implementao progressiva de um plano de informatizao entre o clube e ncleos de forma a possibilitar a criao de postos locais de venda de merchandising, venda de bilhetes para jogos do clube e angariao de novos scios (mecanismos de share profit earning); Envolver os Ncleos - ouvir e integrar os Ncleos na estratgia de reforo da marca Sporting no territrio nacional e alm fronteiras.

4.2 Escolas Academias Sporting


Reforar a aposta no projecto Escolas Academia Sporting - enquanto garante da futura massa adepta e das novas geraes do Clube. Numa lgica integradora da famlia sportinguista, crescemos e cresceremos sempre que conseguirmos agregar sob a nossa bandeira os atletas e as suas famlias.

4.3 Gala do Sporting


Criao de uma Gala Anual do Sporting Clube de Portugal. Esta ser uma manifestao de fervor clubista que pretende reunir e valorizar atletas, dirigentes, treinadores, colaboradores, Escolas Academia Sporting, Ncleos, parceiros, sponsors, grupos institucionais e grupos organizados de adeptos.

5. Comunicao & Marketing


Valorizao da marca Sporting. Apostar na marca Sporting e na relao emocional dos adeptos
com o clube constituem ferramentas essenciais de qualquer poltica comercial. nosso objectivo trazer a famlia sportinguista ao complexo desportivo de Alvalade. Por isso mesmo, apostaremos numa maior oferta e diversidade de servios, em aces de entretenimento e lazer, bem como proporcionar aces colectivas de apoio equipa, interagindo adeptos e jogadores. Alinhar e gerir de forma coordenada a poltica desportiva, comercial e de comunicao do clube. Definir uma poltica de comunicao transversal e desenvolver um projecto media prprio do clube como ferramenta de comunicao e desenvolvimento da marca Sporting. Site do clube reformulao do actual stio do clube, alinhando o mesmo com as melhores prticas internacionais (melhor apresentao grfica, criao de visitas virtuais do Estdio e do Museu, venda on-line de mais produtos da loja do clube, etc);

CANDIDATURA FALAR VERDADE /// TODOS PELO SPORTING


Pretendemos consolidar a relao com os patrocinadores, criando internamente uma equipa de acompanhamento e desenvolvimento de iniciativas com patrocinadores e clientes da rea corporate, envolvendo os atletas. Inovar a palavra de ordem, num mercado em depresso, importa inovar, arrojar para que o retorno meditico seja conferido aos nossos patrocinadores, que mais do que patrocinadores devem ser parceiros. Alvalade a nossa casa! Revitalizao do Estdio de Alvalade: Reformulao da visita ao estdio, a qual deve ser transformada numa experincia de famlia; Reformulao das zonas de restaurao no Estdio; Os espaos comuns do Estdio devero retratar a histria do clube com fotografias de atletas e conquistas do clube potenciando a emotividade e orgulho em pertencer ao clube; Ouvindo os scios, queremos estudar a possibilidade do naming do estdio, gerando anualmente um novo foco de receitas. O mesmo princpio ser aplicado igualmente ao eventual naming da Academia. Expanso da Loja Verde para novos locais de importncia turstica onde a marca Sporting possa ser potenciada e alavancada com o crescimento da fora de vendas.

5.1 Sporting TV
Manteremos a inteno de avanar com o projecto Sporting TV, um instrumento de comunicao essencial para a projeco, nacional e internacional, da marca Sporting.

5.2 Sporting Jovem


Criao de uma bolsa de voluntariado jovem que permita ao Sporting alargar a sua base de dados junto desta faixa etria. Criao no Estdio Jos Alvalade da bancada Escolas direccionada para jovens do Ensino Secundrio e Universitrio.

6. Patrimnio e Infra-estruturas desportivas


Queremos concretizar o projecto do futuro Pavilho Joo Rocha, uma realidade que sentimos ser o pulsar da alma sportinguista. O protocolo celebrado com a Cmara Municipal de Odivelas ser alvo de um estudo detalhado para aferir da sua sustentabilidade e executabilidade. O Edifcio multi-desportivo tem j nove anos e nunca foi alvo de qualquer interveno. Pretende-se avaliar a sua condio geral, criando medidas que aumentem o nvel de conforto dos praticantes e seus familiares, ao mesmo tempo que iremos, desde j, fazer todos os esforos para a implementao de um sistema de controlo e gesto de acessos. Na Academia estaremos atentos manuteno das condies essenciais para o desenvolvimento dos atletas que a frequentam, bem como manter a aposta no programa de certificao de qualidade dos procedimentos, ISO 9001. Optimizar o Estdio Jos Alvalade para Eventos no desportivos (culturais, musicais, animao/lazer, saraus, Escolas Ademia Sporting).

CANDIDATURA FALAR VERDADE /// TODOS PELO SPORTING

EM SUMA:
Queremos um Sporting para os prximos quatro anos com uma liderana forte, coesa e legitimada, com capacidade para levar o nosso Clube para nveis de exigncia e rigor nas reas da gesto financeira e desportiva.

Queremos um Sporting com uma organizao mais leve, com menores custos e mais ambiciosa, solidria, extremamente profissional e competente, combinando o racional e a emoo.

Queremos um Sporting a falar verdade.

Todos pelos Sporting!

24 / CANDIDATURA FALAR VERDADE /// TODOS PELO SPORTING

You might also like