You are on page 1of 9

O vento para efeitos de clculo segundo a NBR 6123/88

O vento para efeitos de clculo segundo a NBR 6123/88

Alexandre de M. Wahrhaftig 1

Universidade Federal da Bahia, Escola Politcnica, Departamento de Construo e Estruturas, Salvador, Bahia, alixa@ufba.com.br

1 INTRODUO

A norma brasileira que orienta o clculo de edificaes submetidas ao do vento a NBR 6123/88 Foras devidas ao vento em edificaes. Nela, h diferentes formas para se considerar os efeitos produzidos pelo vento, para fins de clculo. Todos os tratam como uma carga esttica equivalente ao real, dinmica, do vento (Blessmann, 1989). Essas formas constituem modelos de clculo com procedimentos particulares a cada um e prescritos separadamente no corpo da norma brasileira. A opo dada ao engenheiro para escolher entre uma ou outra forma est relacionada freqncia do modo fundamental de vibrao da edificao.

O primeiro dos processos de clculo est descrito no captulo 4 da NBR 6123/1988. Nesse modelo, a influncia da resposta flutuante levada em conta por meio do Fator de Rajada para o clculo da velocidade caracterstica do vento, porm sem considerar as propriedades dinmicas do problema em estudo, e admitindo que a estrutura no entre em ressonncia com o vento.

1/9

O vento para efeitos de clculo segundo a NBR 6123/88

O modelo que trata especificamente da resposta dinmica na direo do vento mdio est estipulado no captulo 9 da NBR 6123/88. Blessmann (2005) esclarece que o processo que a norma brasileira apresenta para ao esttica equivalente do vento, embora baseada no mtodo de vibrao aleatria proposto por Davenport difere dele na determinao dos parmetros que definem essa ao. As recomendaes existentes na NBR 6123/1988 para a anlise dinmica levam em conta a variao no mdulo e na orientao da velocidade mdia do vento. Como preconiza a norma brasileira, a velocidade mdia produz efeitos meramente estticos na estrutura, enquanto que as flutuaes ou rajadas produzem oscilaes importantes, especialmente em edificaes altas e esbeltas. Galindez (1979) afirma que o processo para o clculo da ao dinmica deve basear-se no mtodo do espectro, que caracteriza estatisticamente as propriedades da turbulncia atmosfrica.

Esse modelo de anlise destacado por Simiu; Scalan (1996) que o associa necessidade da anlise de vibraes induzidas por carregamento flutuante. A NBR 6123/88 incorpora esses conceitos e destaca que edificaes com perodo fundamental superior a 1s, freqncias at 1 Hz, podem apresentar importante resposta flutuante na direo do vento mdio. Conforme Carril Jnior (2000) nessa faixa de freqncia que a energia das rajadas de vento maior. Com isso, a anlise dinmica da estrutura sob carregamento de vento importante para se determinar a resposta ressonante, que pode ser significativa quando comparada a resposta de fundo ou no ressonante. No modelo adotado pela norma brasileira, se admite que as flutuaes do vento se dem nas freqncias naturais da estrutura, sendo possvel computar as contribuies de diversos modos de vibrao.

Entre os dois modelos anteriores oferecido um terceiro, tambm de caractersticas dinmicas, que pode ser aplicado se edificao tiver seo transversal constante, distribuio de massa mais ou menos uniforme e uma altura limitada a 150m. Cabe observar que nos dois ltimos modelos, o processo de clculo se inicia com a obteno das freqncias naturais de vibrao, necessrias determinao dos correspondentes coeficientes de amplificao dinmica.

O objetivo deste trabalho, portanto, o de avaliar as diferenas existentes entre cada modelo clculo ao serem aplicados a uma estrutura. A edificao escolhida apresentada pela NBR 6123/88 para exemplificar o modelo dinmico. Uma caracterstica importante dessa estrutura, que merece ser destaca, sua elevada esbeltez, o que a reveste de caractersticas no-lineares importantes. Por essa razo, nos processos dinmicos, onde a freqncia da estrutura fator preponderante de clculo, fez-se a distino entre modelos estruturais puramente lineares e no-lineares. Os modelos numricos no-lineares visam incluir as no-lienaridades geomtrica e material. Sendo assim, as freqncias da edificao foram obtidas com a introduo da parcela referente rigidez geomtrica, o que permite considerar os efeitos de segunda ordem por meio da reduo da rigidez da estrutura; e da diminuio do produto de rigidez flexo, o que permite levar em conta a no-linearidade do material.

2/9

O vento para efeitos de clculo segundo a NBR 6123/88

2 CONSIDERAES PARA O CLCULO DA AO DO VENTO

O objetivo da NBR 6123/1988 Foras devidas ao vento em edificaes fixar as condies exigveis na considerao das foras devidas ao esttica e dinmica do vento, para efeitos de clculo. A NBR 6123/88 apresenta trs modelos para o clculo a ao do vento nas estruturas, por ela denominados de: Foras Estticas Devidas ao Vento, Modelo Dinmico Simplificado e Modelo Dinmico Discreto, que so, adiante, descritos sinteticamente.

2.1 Foras Estticas Devidas ao Vento

As foras estticas devidas ao vento so determinadas tomando como base a velocidade bsica do vento, V 0 , que est relacionada ao local onde a estrutura ser construda. Por definio a velocidade de uma rajada de 3 segundos, excedida em mdia uma vez em 50 anos, acima de 10 m do terreno, em campo aberto e plano. A norma brasileira traz as isopletas da velocidade bsica no Brasil. Como regra geral, admite-se que o vento bsico possa soprar de qualquer direo horizontal. Uma vez definida, a velocidade bsica multiplicada pelos fatores de ponderao S 1 , S 2 , S 3 para ser obtida a velocidade caracterstica do vento V k , para a parte da edificao em considerao. A velocidade caracterstica do vento permite, ento, determinar a presso dinmica e a componente da fora global na direo do vento.

2.2 Modelo Dinmico Simplificado

Se a edificao tiver seo transversal constante e distribuio de massa mais ou menos uniforme, aplica-se um mtodo simplificado de clculo, desde que a estrutura no ultrapasse 150 m de altura. Admite-se que, para a resposta dinmica pelo mtodo simplificado, baste a reteno nica do modo fundamental de vibrao. Para esse caso a expresso utilizada pela norma brasileira engloba tanto a resposta mdia quanto a amplitude mxima da resposta flutuante do vento. Assim, a presso exercida pelo vento uma funo contnua da altura sobre o terreno, na qual aparece o coeficiente de amplificao dinmica, funo das dimenses da edificao, da razo de amortecimento crtico, da freqncia da edificao, da altura de referncia e da presso na altura de referncia. A NBR 6123/1988 fornece tanto o perodo quanto a expresso que representa o primeiro modo de vibrao.

3/9

O vento para efeitos de clculo segundo a NBR 6123/88

2.3 Modelo Dinmico Discreto

Se uma edificao possui propriedades variveis com a altura, ela deve ser representada por um modelo discreto, conforme esquematizado na Fig. 2. A NBR 6123/1988 prescreve que o clculo da resposta dinmica total deve ser considerado como a superposio das respostas mdia e flutuante. A velocidade de projeto corresponde velocidade mdia sobre 10 minutos a 10 metros de altura sobre o solo, em terreno de categoria II. Nesse modelo, podem-se determinar as contribuies modais na resposta dinmica para diversos modos de vibrao. Quando mais de um modo for retido na soluo, a NBR 6123/1988 estabelece que o efeito combinado deve ser calculado pela critrio da raiz quadrada da soma dos quadrados.

Alm de induzir vibraes longitudinais, as flutuaes aleatrias da velocidade instantnea em relao velocidade mdia do vento so responsveis por vibraes da estrutura na direo perpendicular direo do fluxo mdio. Por essa razo, a NBR 6123/1988 prescreve que as solicitaes resultantes na direo perpendicular direo do vento devem ser calculadas computando-se um tero das foras efetivas na direo do vento.

Nos termos em que foi descrita, a resposta final da estrutura s aes do vento, por meio do Modelo Dinmico Discreto, deve obedecer s regras do clculo vetorial.

3 EXEMPLIFICAO

3.1 Descrio da estrutura

Trata-se de uma chamin de 180 metros de altura de concreto armado. As suas caractersticas e propriedades constam no Anexo I da NBR 6123/88. Para a realizao das anlises foram mantidas as alturas, as massas nodais e os coeficientes de arrasto referidos edificao pela norma brasileira. As reas frontais foram calculadas a partir das caractersticas fornecidas na descrio da estrutura. As formas modais utilizadas nas anlises dinmicos foram extradas dos modelos numricos elaborados por meio do Mtodo de Elementos Finitos, confeccionados para cada situao de clculo. A esbeltez da estrutura de 140. A Figura 1 apresenta a geometria da edificao e a discretizao utilizada, na qual as medidas de altura e largura

4/9

O vento para efeitos de clculo segundo a NBR 6123/88

esto em metros e as espessuras em centmetros.

O mdulo de elasticidade do concreto e o coeficiente de poison obedeceram s recomendaes da NBR 6118/2003 - Projeto e execuo de estruturas de concreto armado. importante salientar que essa uma estrutura que traz importantes aspectos no-lineares, tanto do ponto de vista geomtrico quanto material. Para abordar essas questes introduziu-se a rigidez geomtrica para reduzir da rigidez da estrutura e a penalizao do produto de rigidez flexo. Estabelece-se, assim, um modelo estrutural no-linear ao lado de outro linear.

Figura 1 Geometria e discretizao pelo MEF.

3.2 Ao do vento

Os parmetros empregados na determinao das foras estticas devidas a ao do vento foram: fator topogrfico S 1 =1; fator de rugosidade do terreno S 2 correspondente categoria III, classe C, com os parmetros p=0,115, b=0,930 e Fr=0,950; fator estatstico S
3 0

=1; velocidade bsica do vento V =39,4m/s.


5/9

O vento para efeitos de clculo segundo a NBR 6123/88

Embora haja restrio da NBR 6123/1988 para o emprego do Modelo Simplificado a esta estrutura, empregou-se esse modelo para fins de estudo. Os parmetros usados na determinao da resposta dinmica pelo Modelo Contnuo Simplificado da NBR 6123/1988 foram os seguintes: largura da edificao 7,175m; altura da edificao para o clculo da freqncia 180m; categoria do terreno, velocidade bsica do vento e fatores estatsticos S 1 e S 3 como descrito anteriormente.

No Modelo Simplificado Linear, a freqncia utilizada na determinao do coeficiente de amplificao dinmica a freqncia calculada pelo modelo isento de qualquer considerao no-linear. A freqncia do modelo estrutural com a acepo anterior de 0,267258Hz. Se fosse calculada segundo a Tabela 19 - Parmetros para a determinao dos efeitos dinmicos - da NBR6123/1988, com f 1 =1/(0,002h), se obteria 0,277778Hz, um valor afastado apenas 3,94% do correto. A forma de vibrao do modo fundamental foi obtida pela expresso da norma brasileira com g igual a 2,7, conforme proposto. A relao adimensional Vp/(f
1

L), nesse caso, igual a 0,057, o que corresponde a uma taxa de amortecimento crtico z igual a 0,01 e a um coeficiente de amplificao dinmica x de 1,515.

J o clculo da ao do vento pelo mtodo simplificado com as consideraes no-lineares, geomtrica e material, foi baseado na freqncia de 0,198761Hz, o que conduz a um fator de amplificao dinmica de 1,647. A forma modal correspondente a esse processo de clculo foi retirada do modelo numrico computacional.

Por seu lado, a resposta dinmica pelo Modelo Dinmico Discreto Linear, assim denominado por no levar em conta efeitos de no-linearidades, foi calculada com base na freqncia, relaes e fator de amplificao dinmica mencionados no Modelo Simplificado Linear. Para o clculo da resposta da estrutura com a incluso das no-linearidades, geomtrica e material, foram levadas em conta as contribuies at o 5 modo de vibrao. A freqncia do primeiro modo, a relao adimensional Vp/(f 1 L) e o coeficiente de amplificao dinmica j foram relatadas no Modelo Simplificado No-linear. Para os modos de vibrao de 2 a 5, os coeficientes de amplificao dinmicas so,respectivamente: 1,091; 0,878; 0,865 e 0,777.

4 COMENTRIOS FINAIS E CONCLUSO

6/9

O vento para efeitos de clculo segundo a NBR 6123/88

Os valores crticos da resposta da estrutura devido ao do vento encontram-se na comparao entre Foras Estticas Devidas ao Vento e o Modelo Discreto No-linear. A relao dos momentos mximos entre esses dois modelos de 1,17 ou exatos 16,76%. Entre o modelo de Foras Estticas Devidas ao Vento e o Modelo Discreto Linear tem-se 1,11. Na avaliao entre o de Foras Estticas Devidas ao Vento e o Modelo Dinmico Simplificado No-linear, a relao entre os momentos mximos de 1,08 (8,13%). J a resposta da estrutura obtida com o Modelo Simplificado Linear leva a uma diferena de esforos 1,05 vezes ao da anlise das Foras Estticas Devidas ao Vento.

A anlise dinmica discreta no-linear, computando-se o vento mdio e as flutuaes at o 5 modo, com a incluso das no-lienaridades, supera em 4,76% o valor do momento mximo da anlise discreta linear. Uma diferena na freqncia fundamental entre esses dois processos de clculo de 25,63% eleva o fator de amplificao dinmica em 8%. Comparando-se exclusivamente a contribuio do vento mdio e das flutuaes decorrentes do primeiro modo de vibrao, verifica-se um aumento de 4,34% no valor do momento em relao base da estrutura. Nas anlises discretas no-lineares, as contribuies do vento mdio representam 54 % do valor total da resposta da estrutura, quando computadas apenas as flutuaes do 1 modo. Os modos de vibrao acima do segundo, at o quinto, contribuem com menos de 1% do valor total do esforo. Entre a resposta total da estrutura, quando computadas todas as flutuaes at o 5 modo e a resposta com o cmputo apenas do primeiro modo de vibrao, obtm-se 1,3% de diferena. Os resultados podem ser vistos no grfico da Figura 2.

7/9

O vento para efeitos de clculo segundo a NBR 6123/88

Figura 2 Ao do vento sobre a edificao.

5 REFERENCIAS

ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 1988. NBR-6123: Foras Devidas ao Vento em Edificaes.

ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2003. NBR-6118-03: Projeto e execuo de estruturas de concreto armado.

Blessmann, J.: Ao do Vento em Edifcios. 2 ed., rev. Ed. Universidade/UFRGS. Porto Alegre. 1989.

Blessmann, J.: Introduo ao Estudo das Aes Dinmicas do Vento, 2 ed, Ed. da UFRGS. Porto Alegre, 2005.

8/9

O vento para efeitos de clculo segundo a NBR 6123/88

Carril Jnior, C. F.: Anlise Numrica e Experimental do Efeito Dinmico do Vento em Torres Metlicas Treliadas para Telecomunicaes. Tese (Doutorado) Escola Politcnica, Universidade de So Paulo, 2000.

Galindez, E. E.: Resposta Dinmica de Estruturas na Direo da Velocidade Mdia do Vento. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1979.

Simiu, E.; Scalan, R.H.: Wind Effects on Structures Fundamentals and Applications Design, John Wiley & Sons. New Yok, 1996.

Voltar

9/9

You might also like