You are on page 1of 12

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAUCRIA

Concurso Pblico Edital n 015/2010 Prova Objetiva 04/07/2010

002 Auxiliar Administrativo


INSTRUES
1. 2. 3. 4. 5. 6. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. Esta prova constituda de 40 questes objetivas. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O nocumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso.

Lngua Portuguesa

Matemtica

7. 8.

Informtica

9.

10. O tempo de resoluo das questes, incluindo o tempo para preenchimento do cartoresposta, de 4 horas. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova, o carto-resposta e a ficha de identificao. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

Conhecimentos Gerais e Atualidades

Raciocnio Lgico
DURAO DESTA PROVA: 4 horas

NMERO DE INSCRIO

TURMA

NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

...............................................................................................................................................................................................................
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 RESPOSTAS 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 -

LNGUA PORTUGUESA
O texto abaixo uma redao escolar de um aluno de 6 srie (antiga). Leia-o e responda s questes 01 a 03. Vou contar sobre minha me garanto no nada bom. Vou contar sobre minha me, sua aparncia no nada mal. Tem o cabelo loiro, olhos castanhos, um pouco gorda e baixinha. Quando o negcio desce nela, ningum aguenta, principalmente quando tiro nota ruim. Mas pelo outro lado ela gente fina, s vezes, ela me d conselhos, quando preciso. Um dia tinha terminado com minha namorada, fiquei muito mal, a ela conversou comigo, melhorei um pouco mas mesmo assim lembrava dela. Minha me qualquer coisa se estressa, quando isso acontece, ela sai para fora de casa, toma um copo dgua e fica tudo normal de novo. Eu gosto dela s quando est calma, porque nervosa. Ningum merece.

01 - Considerando que o aluno escreveu a partir de uma proposta de redao apresentada pela professora, assinale a alternativa que sintetize a orientao dada para a produo de texto. *a) b) c) d) e) Escreva um texto descritivo sobre uma pessoa de sua famlia, apontando as suas caractersticas positivas e negativas. Escreva um texto narrativo contando sobre as experincias mais marcantes de uma pessoa de sua famlia. Entreviste uma pessoa conhecida, sobre suas caractersticas mais marcantes, e escreva sua biografia. Qual a sua opinio sobre sua relao com sua me? Escreva um texto argumentativo posicionando-se sobre o assunto. Exponha com suas palavras como devem ser as relaes entre as pessoas de uma famlia.

02 - Qual a funo da frase abaixo dentro do texto? Um dia tinha terminado com minha namorada, fiquei muito mal, a ela conversou comigo, melhorei um pouco mas mesmo assim lembrava dela. a) b) c) d) *e) Expor como a me deve reagir quando o filho fica nervoso. Comparar o comportamento da me ao da namorada. Justificar o fato de a me estar sempre nervosa. Ilustrar um comportamento de estresse da me em relao ao filho. Exemplificar uma situao em que a me deu conselhos ao filho.

03 - Leia novamente a mesma frase da questo anterior, observando que ela contm uma ambiguidade, tpica da oralidade: Um dia tinha terminado com minha namorada, fiquei muito mal, a ela conversou comigo, melhorei um pouco mas mesmo assim lembrava dela. Assinale a alternativa que reescreve a frase no padro escrito, sem ambiguidade, mantendo as informaes originais. a) Um dia tinha terminado com minha namorada e fiquei muito mal. Ento conversei com ela, melhorei um pouco mas mesmo assim lembrava da minha me. b) Fiquei mal no dia em que tinha terminado com minha namorada. Ento ela conversou comigo, melhorei um pouco mas mesmo assim lembrava dela. c) Quando tinha terminado com minha namorada, fiquei muito mal. Minha namorada conversou comigo, melhorei um pouco mas mesmo assim lembrava dela. *d) Um dia tinha terminado com minha namorada e fiquei muito mal. Ento minha me conversou comigo. Melhorei um pouco, mas mesmo assim lembrava da namorada. e) Logo que eu tinha terminado com minha namorada, minha me conversou comigo. Melhorei um pouco, mas mesmo assim lembrava da briga.

4 O texto a seguir referncia para as questes 04 a 07. Olhos de insulfilm


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Aprendi, no exerccio do jornalismo, que olhar para ver um ato de resistncia cotidiana. O mais fcil, sempre, no ver. Ou enxergar apenas aquilo que nos do para ver, como se essa fosse toda a verdade. Existe aquilo que no vemos, mas gostaramos de ter visto. E existe aquilo que no vemos porque escolhemos no ver. Como quando fechamos o vidro do carro para impedir o contato com as pessoas que nos pedem alguma coisa do lado de fora. E colocamos insulfilm nos vidros, quanto mais escuro melhor, para que nem mesmo elas possam nos ver. mais fcil quando aqueles que querem entrar no enxergam nosso rosto assustado, culpado ou com raiva. Nosso desamparo diante da dor do outro oculto por camadas de insulfilm. E um pouco mais: a pelcula que permite a nossa cegueira impede os que pertencem ao lado de fora de ver que no estamos vendo. Nos iludimos que estamos protegidos, mas a escolha de no ver assim como a de no ser visto vai nos brutalizando. E logo nem precisamos mais da pelcula sinttica na janela. Porque um insulfilm orgnico j cobre nossos olhos, faz parte de ns. No ligamos mais. Os que querem entrar j no importam, porque nos iludimos que so to diferentes de ns, que temos a sorte de estar dentro, que no faz mais diferena. Todos os genocdios da histria foram cometidos por poucos, mas s puderam ser consumados porque muitos fingiram no ver. E fingiram com tanta nfase que acabaram por acreditar que no viam. s vezes, contra todos os meus esforos, acontece comigo. Sucumbo banalidade, me distraio e permito que o insulfilm me cubra os olhos. Iludo-me que estou vendo, mas no estou.
(Eliane Brum Revista poca, 29 jun. 2009, adaptado.)

04 - No perodo mais fcil quando aqueles que querem entrar no enxergam nosso rosto assustado (linhas 5 e 6), o termo quando remete ideia de: a) b) *c) d) e) causa. consequncia. tempo. finalidade. lugar.

05 - Assinale a alternativa que apresenta uma possibilidade de substituio adequada de palavra usada no texto, sem prejuzo para o sentido do texto e a correo gramatical. a) b) c) *d) e) resistncia (linha 1) defesa. oculto (linha 6) inexplorado. consumados (linha 12) incentivados. sucumbo (linha 14) entrego-me. banalidade (linha 14) criminalidade.

06 - A respeito da relao da autora do texto com o ato de ver, correto afirmar que ela: a) b) c) *d) e) aprendeu sobre o ato de ver fora de sua profisso. defende que o melhor no olhar e no ver. escolheu ver apenas aquilo de que gosta. defende que preciso olhar para ver. considera o recurso do insufilm vlido para proteger-se dos pedintes.

07 - Assinale a alternativa correta acerca das relaes sintticas presentes no perodo que segue: Os que querem entrar j no importam, porque nos iludimos que so to diferentes de ns, que temos a sorte de estar dentro, que no faz mais diferena (linhas 10-11). a) O segmento que temos a sorte de estar dentro comporta relao de causa. *b) As duas ltimas vrgulas marcam a elipse da expresso nos iludimos. c) Os advrbios j e mais marcam a manuteno dos sentimentos em relao queles que esto do lado de fora do carro. d) A inverso do perodo para Porque nos iludimos que so to diferentes de ns, que temos a sorte de estar dentro, que no faz mais diferena, os que querem entrar j no importam acarreta mudana do significado. e) A colocao do pronome se, mudando no importam para no se importam no acarretaria alterao gramatical e de sentido.

08 - Considere o seguinte texto: Senti dio e vergonha Quando uma amiga contou que haviam criado um perfil no meu Orkut, cheio de difamaes, eu me enchi de dio e vergonha. O site estava repleto de montagens com meu rosto aplicado a fotos de atrizes porns, uma humilhao atrs da outra. Passei os dois meses que o pesadelo durou tentando adivinhar quem estava fazendo aquilo. Desconfiava de meus colegas. Virou uma paranoia. Consegui, enfim, tirar a pgina do ar depois que dezenas de amigos denunciaram o caso ao site. _____________ se posicionou, dizendo aos alunos como era perverso. Conto hoje essa histria em palestras que ______________ promove sobre o cyberbulling. Isso se tornou uma praga.
(Revista Veja, 5 maio 2010.)

Assinale a alternativa que preenche coerentemente as lacunas desse texto. a) *b) c) d) e) Meu amigo a avaliao. O colgio a escola. Minha irm o perfil. O professor o cinema. O site a montagem.

09 - Preencha os espaos do texto abaixo com os conectivos adequados. Lemos, intensamente, por vrias razes, a maioria das quais conhecidas: porque, na vida real, no temos condies de conhecer tantas pessoas, com tanta intimidade; porque precisamos nos conhecer melhor; __________ necessitamos de conhecimento, no apenas de terceiros e de ns mesmos, mas das coisas da vida. __________, o motivo mais marcante, mais autntico, que nos leva a ler, com seriedade, o cnone tradicional (hoje em dia to desrespeitado), a busca de um sofrido prazer. (...) Exorto o leitor a procurar algo que lhe diga respeito e que possa servir de base avaliao, reflexo. Leia plenamente, no para acreditar, nem para concordar, __________ para refutar, __________ para buscar empatia com a natureza que escreve e l.
(Fonte: Bloom, Harold. Como e Por Que Ler. Rio de Janeiro: objetiva, 2001: p. 25.)

Assinale a alternativa correta. *a) b) c) d) e) porque Contudo tampouco mas. mas Porque mas inclusive. mas Embora tampouco porque. visto que Tampouco inclusive nem. ento Apesar s a fim de.

10 - Leia os pargrafos abaixo e identifique a sequncia correta para agrup-los em um texto coerente. 1. 2. Sendo assim, a prtica da agricultura biodinmica propicia o encontrar de uma relao espiritual e tica com o solo, com as plantas, com os animais e com o ser humano, vencendo uma concepo unilateral da natureza. Dinmico se refere ao conhecimento e aplicao pelo produtor dos ritmos formativos e de crescimento da natureza, o que na prtica agrcola ocorre atravs do uso dos preparados biodinmicos ( base de plantas medicinais, slica e esterco aplicados de forma homeoptica), harmonia com os ritmos naturais e estruturao da paisagem agrcola. A agricultura biodinmica envolve a soma de dois significados. Biolgico se refere a uma agricultura inerente natureza, que impulsiona os ciclos vitais atravs da adubao verde, consrcios e rotaes de culturas, agrossilvicultura e integrao das atividades animais e vegetais dentro da propriedade agrcola, sem a utilizao de agrotxicos e adubos qumicos.

3. 4.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. a) *b) c) d) e) 4 3 1 2. 3 4 2 1. 1 3 4 2. 3 2 1 4. 1 2 4 3.

MATEMTICA
11 - A seguir temos quatro algarismos:

Esses algarismos so primeiramente organizados do maior para o menor, formando um nmero de quatro algarismos. Em seguida, esses mesmos quatro algarismos so organizados do menor para o maior, formando um outro nmero de quatro algarismos. A diferena entre os dois nmeros de quatro algarismos formados de: a) b) *c) d) e) 4626. 7326. 7353. 7453. 10100.

12 - Viajando a uma velocidade constante, um nibus percorre 140 km em 4 horas. Mantendo a mesma velocidade, esse nibus percorrer em 7 horas: a) *b) c) d) e) 210 km. 245 km. 300 km. 350 km. 420 km.

13 - Para medir o comprimento de uma parede Marcelo utilizou uma rgua de 30 cm. Ao efetuar a medida, ele descobriu que a parede media 8 cm a mais que o comprimento de 11 rguas. A medida da parede era: a) b) c) *d) e) 2,51 m. 3,22 m. 3,30 m. 3,38 m. 3,41 m.

14 - Um estudante obteve as notas 7,2, 6,4 e 8,1 em trs provas. Para que sua mdia nas quatro provas seja 7, ele dever tirar na quarta prova nota: a) b) c) d) *e) 8,2. 7,3. 7,0. 6,9. 6,3.

15 - Especialistas afirmam que 25% de todos os acidentes srios de bicicleta envolvem ferimentos na cabea e que, de todos os ferimentos na cabea, 80% so fatais. Com base nisso, pode-se dizer que a porcentagem de acidentes srios de bicicleta que envolvem ferimentos fatais cabea de: a) *b) c) d) e) 16%. 20%. 50%. 55%. 105%.

INFORMTICA
16 - Para visitar o site da Universidade Federal do Paran, necessrio usar o navegador: a) b) c) *d) e) Explorer e na barra de endereos digitar o endereo do site na forma www@ufpr.br. Internet Explorer e na barra de endereos digitar o endereo do site na forma www@ufpr.br. Explorer e na barra de endereos digitar o endereo do site na forma www.ufpr.br. Internet Explorer e na barra de endereos digitar o endereo do site na forma www.ufpr.br. Internet Explorer e na barra de endereos digitar o endereo do site na forma site_ufpr_ufpr_br.

17 - Para receber ou enviar e-mail necessrio possuir um endereo. Assinale a alternativa que apresenta a composio de um endereo. *a) b) c) d) e) usurio@host.domnio. Exemplo: nome@ufpr.br. usurio.host.domnio. Exemplo: nome.ufpr.br. www_usurio.host.domnio. Exemplo: www_nome.ufpr.br. www.host.domnio. Exemplo: www.ufpr.nome. host.domnio@usurio. Exemplo: ufpr.br@nome.

18 - Para excluir um pargrafo de um texto, utilizando o Microsoft Word, marcamos o pargrafo: a) b) *c) d) e) e clicamos com o boto esquerdo do mouse sobre ele. clicamos com o boto esquerdo do mouse e escolhemos a opo copiar para lixeira. clicamos com o boto direito do mouse e escolhemos a opo recortar. e na barra de ferramentas escolhemos a opo copiar para lixeira. e na barra de ferramentas escrevemos excluir.

19 - As afirmativas abaixo referem-se aos botes do Microsoft Word. 1. 2. 3. 4. Insere caixa de texto pr-formatada. Refaz alteraes excludas do texto, incluindo as novas, alinhando-as esquerda. Alinha o texto esquerda. Sublinha e negrita o texto selecionado.

Assinale a alternativa correta. *a) b) c) d) e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

20 - Com relao funo dos botes do Microsoft Excel apresentados a seguir, identifique as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ( ( ( ) ) ) ) Diminuir o nmero de casas decimais. Associar as clulas selecionadas a uma clula maior, centralizando o contedo. Exibir o contedo da clula com um separador de milhar. Colorir o texto das clulas selecionadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) *e) V F V V. V V F F. F V V V. V F F V. F V V F.

21 - As teclas de atalho na coluna da esquerda referem-se ao Microsoft Word. Numere a coluna da direita, que apresenta as funes das teclas de atalho, de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. 5. Ctrl + E Ctrl + V Ctrl + C Ctrl + X Ctrl + Q ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Cola o contedo da rea de transferncia. Copia a seleo e coloca o trecho selecionado na rea de transferncia. Centraliza o texto. Alinha o texto esquerda. Recorta a seleo do documento e coloca o trecho selecionado na rea de transferncia.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta na coluna da direita, de cima para baixo. a) *b) c) d) e) 2 3 4 1 5. 2 3 1 5 4. 4 5 3 2 1. 1 2 4 5 3. 4 5 1 2 3.

22 - Em qual dos botes abaixo devemos clicar para verificar a ortografia e a gramtica de um texto que est sendo digitado, utilizando o editor Microsoft Word? a) b) c) *d) e)

23 - Com relao ao uso do Microsoft Excel, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Para alterar a largura de uma coluna, clicamos com o boto esquerdo do mouse sobre a letra que indica a coluna. Na janela que ser aberta, escolhemos a opo Largura da Coluna. Na nova janela, digitamos o valor que indica o novo tamanho e clicamos em OK. ( ) Por ser um programa destinado a clculos, no podemos inserir fotos em uma planilha. ( ) Aps digitar os nomes e as notas dos alunos de uma turma, podemos classificar as informaes digitadas (nomes e notas) em ordem alfabtica. ( ) Para alterar a cor de apenas uma linha de uma planilha, clicamos com o boto esquerdo do mouse sobre o nmero que indica a linha, escolhemos a cor ao lado do boto Cor da Fonte e, aps ter feito a escolha, clicamos com o boto esquerdo do mouse no boto Cor da Fonte. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) F V F F. b) V V V F. c) V F V V. d) F V F V. e) F F V V. (*) Questo anulada e pontuada para todos os candidatos. A planilha abaixo, com as clulas A1 e B1 selecionadas, referncia para as questes 24 e 25.

24 - Se clicarmos com o boto esquerdo do mouse no canto inferior direito da clula B1 (sobre o + em negrito) e arrastarmos at a clula F1, as clulas C1, D1, E1 e F1 sero preenchidas respectivamente por: a) 600, 700, 800, 900. b) 100, 100, 100, 100. *c) 900, 1300, 1700, 2100. d) 600, 1200, 1800, 2400. e) 100, 500, 100, 500. (*) Questo com resposta alterada de A para C. 25 - Que frmula deve ser digitada na clula F2 para que ela contenha a soma de todos os valores da linha 1 at a coluna F? a) *b) c) d) e) SOMA(A1:B1:C1:D1:E1:F1) =SOMA(A1:F1) =SOMA(A1,F1) (A1+B1+C1+D1+E1+F1) =(A1+ +F1)

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES


26 - Em outubro deste ano, o Brasil realizar eleies gerais. A partir das normas que regem o processo eleitoral brasileiro, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) No primeiro turno das eleies para Presidente da Repblica e Governador dos Estados, ser considerado eleito o candidato que alcanar a maioria dos votos, sendo computados para esse clculo os votos brancos e nulos. ( ) Na eleio de 2010 haver a renovao de dois teros das vagas do Senado e de todas as vagas das Assembleias Legislativas. ( ) Os candidatos que concorrem a qualquer cargo nas eleies de 2010 esto proibidos de mudar de partido ou de domiclio eleitoral um ano antes das eleies. ( ) Nas eleies de 2010, a ocorrncia de segundo turno est restrita aos municpios com populao superior a 100 mil habitantes. ( ) Ho h limite para reeleies sucessivas de senadores, deputados federais e estaduais. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) *c) d) e) F F V V F. V V F V V. F V V F V. V F F F V. V V V F F.

27 - No final de abril deste ano, ocorreu o maior desastre ecolgico dos Estados Unidos, provocado pelo vazamento de petrleo no Golfo do Mxico, que a empresa Transocean, responsvel pela explorao no local, no tinha recursos tcnicos para controlar. O vazamento de petrleo foi provocado: a) pela tentativa de instalar uma plataforma no local. b) por uma ao terrorista empreendida por um grupo no identificado. c) pela perfurao de um novo ponto para acesso ao petrleo da camada pr-sal. d) pelo rompimento do duto que conduzia o petrleo at o continente. e) por uma exploso na plataforma que explorava petrleo no Golfo do Mxico. (*) Questo anulada, portanto todos os candidatos sero pontuados. O texto a seguir referncia para as questes 28 a 30. Bomba-relgio prestes a explodir Com sua capacidade praticamente esgotada, o Aterro Sanitrio da Caximba se transformou em uma bomba-relgio. A inteno de estender o prazo de vida til por mais seis meses, confirmada ontem pela prefeitura de Curitiba, desencadeou um protesto que bloqueou o acesso ao aterro e provocou uma fila de caminhes de lixo. As licenas prvias para os terrenos da Caximba, em Curitiba, e de Fazenda Rio Grande, que podero receber o Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resduos (SIPAR), devem ser expedidas ainda nesta semana, segundo o presidente do Instituto Ambiental do Paran (IAP), Vitor Hugo Burko. A terceira, de Mandirituba, est fora do preo, no momento, em razo de uma lei municipal que impede a instalao da unidade. Nas prximas semanas, a Cmara de Vereadores deve votar a revogao da lei. A indefinio sobre o prazo de encerramento do aterro se estende desde 2004. Laudos do IAP mostram que em julho ou agosto o espao atingir o limite. Os tcnicos rechaam a possibilidade de ampliao ou readequao, porque a vida til do aterro j foi aumentada em pelo menos trs oportunidades. O secretrio estadual de Meio Ambiente e Recursos Hdricos, Rasca Rodrigues, se mostra contrariado com o argumento da prefeitura. Pedimos que 30% do chorume do aterro fosse recirculado e a prefeitura informou que no havia estabilidade. Mas para essa ampliao h estabilidade, afirma. Caso a ampliao seja negada, Curitiba e mais 16 cidades da regio metropolitana podem no ter local para destinar seu lixo, enquanto no for concluda a licitao promovida pelo Consrcio Intermunicipal para a Gesto de Resduos Slidos para escolha da empresa que ir gerir o Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resduos. O chorume gerado pelo Aterro da Caximba outro motivo de conflito entre a prefeitura de Curitiba e o Instituto Ambiental do Paran (IAP). Desde que o aterro entrou em operao, h 20 anos, o lquido vaza para as cavas do Iguau e, em seguida, para o rio. O chorume resultado do apodrecimento do material orgnico e pode transportar elementos da decomposio de outros resduos, incluindo os txicos. Por ms, conforme a prefeitura, 20 milhes de litros caem no Rio Iguau 240 milhes em um ano.
(Gazeta do Povo, 28 abr. 2010 adaptado.)

28 - A notcia sobre o Aterro Sanitrio da Caximba mostra que o problema da destinao do lixo em Curitiba e na Regio Metropolitana: a) diferente dos grandes centros urbanos, em funo dos interesses econmicos envolvidos. *b) semelhante ao problema enfrentado pela maioria das grandes cidades. c) de difcil soluo, devido ao grande nmero de pessoas que tm como nica fonte de renda a coleta de materiais reciclveis no lixo. d) revela uma conscincia sobre a necessidade de no agredir o meio-ambiente que peculiar a Curitiba. e) um problema que seria facilmente resolvido se o IAP no fizesse tantas exigncias. 29 - O chorume gerado pelo Aterro da Caximba h 20 anos: a) b) c) *d) e) aumenta a fertilidade das terras s margens do Rio Iguau. seria benfico para a populao se no fosse o mau cheiro. recebe tratamento adequado antes de se misturar s guas do Rio Iguau. contribui para a poluio do Rio Iguau. contribui para a separao entre os resduos txicos e os orgnicos.

30 - A ocupao de uma rea usada para depsito de lixo foi a causa de um acidente com muitas vtimas ocorrido recentemente. Assinale a alternativa que indica qual foi esse acidente. a) *b) c) d) e) As inundaes de vrias cidades em Pernambuco e Alagoas, aps chuva intensas. O deslizamento ocorrido no morro do Bumba, em Niteri, durante fortes chuvas. As inundaes ocorridas nas proximidades da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Os deslizamentos de terra no Morro da Carioca em Angra dos Reis-RJ. O incndio na favela Diogo Pires, no Jaguar, zona oeste de So Paulo.

31 - At hoje, apenas um escritor de lngua portuguesa recebeu o prmio Nobel de Literatura: trata-se de ___________________, nascido ____________________. Uma de suas obras _______________________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima. a) Joo Guimares Rosa no Brasil Grande Serto: Veredas. b) Jos Saramago em Portugal O Evangelho Segundo Jesus Cristo. c) Gabriel Garcia Marques em Angola Cem Anos de Solido. d) Mia Couto em Moambique Um Rio Chamado Tempo, uma Casa Chamada Terra. e) Jorge Amado no Brasil Gabriela, Cravo e Canela. (*) Questo anulada, portanto todos os candidatos sero pontuados.

10

32 - No inverno de 2009, a populao brasileira passou a enfrentar uma nova doena, a gripe H1N1. O Paran foi um dos estados mais afetados, com um ndice de mortalidade acima da mdia nacional. Em 2010, mesmo antes do perodo mais crtico de contaminao, o estado j registrava um nmero de mortes que o colocou em segundo lugar entre os estados brasileiros (8 mortes at 3 de abril, nmero superado apenas pelo Par, segundo a Gazeta do Povo de 10/04/2010). A populao foi orientada a tomar uma srie de cuidados para evitar a contaminao. Indique a alternativa que apresenta um desses cuidados. *a) Evitar tocar nos olhos, boca e nariz, principalmente aps usar transportes pblicos ou pegar no corrimo de escadas ou maaneta de portas. o b) Higienizar as mos preferencialmente com lcool gel 70 , que mais eficiente do que gua e sabo. c) Manter as portas e janelas bem fechadas, para evitar que o vrus causador da doena penetre no ambiente. d) As pessoas que tiverem algum sintoma de gripe devem, inicialmente, tomar analgsicos e antitrmicos e, se os sintomas persistirem, procurar assistncia mdica. e) Evitar o uso de lenos, pois eles podem contaminar outras pessoas. 33 - A campanha de vacinao contra a gripe H1N1, realizada pela primeira vez em 2010, no foi disponibilizada para a totalidade da populao. O critrio adotado para definir os grupos populacionais que foram includos na campanha foi: priorizar as faixas etrias com maior participao no mercado de trabalho, para evitar queda na produtividade da economia. b) vacinar preferencialmente as pessoas que tm um contato mais intenso com o pblico e esto mais expostas contaminao. c) priorizar os grupos que tm maior nmero de pessoas vivendo em condies precrias de higiene e com alimentao insuficiente. *d) priorizar os grupos que se mostraram mais vulnerveis contaminao em 2009 e que mais tiveram complicaes letais. e) dar prioridade populao dos estados que tiveram maior incidncia da doena na epidemia de 2009. 34 - Com relao Usina Hidreltrica de Itaipu, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas(F): ( ) Itaipu a maior usina hidreltrica em funcionamento e em capacidade de gerao de energia do mundo. ( ) A hidreltrica foi construda no rio Paran, no trecho de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. ( ) A administrao da usina compartilhada pelos trs pases com fronteiras em Foz do Iguau: Brasil, Paraguai e Argentina. ( ) Como o Paraguai no consome toda a quota a que tem direito da energia gerada pela usina hidreltrica de Itaipu, o Brasil compra daquele pas o excedente e distribui essa energia no mercado interno. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. *a) F V F V. b) F F V V. c) V V F V. d) V V V F. e) V F V F. (*) Questo com resposta alterada de C para A. 35 - O projeto Ficha Limpa, aprovado em maio de 2010, resultado de uma iniciativa popular: recebeu 1,6 milho de assinaturas e foi apresentado ao Congresso em setembro do ano passado. Com relao a esse projeto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) O projeto impede o registro de candidaturas de polticos com condenao por crimes graves aps deciso colegiada da Justia (mais de um juiz). ( ) Segundo o projeto, o candidato que for denunciado por algum crime durante o mandato e renunciar para evitar a cassao ter os direitos polticos preservados. ( ) A lei da Ficha Limpa entrar em vigor em 2012, para as eleies municipais. ( ) O projeto Ficha Limpa representa um avano para a reduo do nmero de polticos desonestos que ocupam cargos eletivos. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) *e) F V F V. F F V V. V F F F. V V V F. V F F V. a)

11

RACIOCNIO LGICO
36 - A seguir temos os primeiros quatro nmero de uma sequncia que obedece uma certa regra: 2, 4, 8, 16, ____ O prximo nmero ser: a) *b) c) d) e) 64. 32. 30. 24. 20.

37 - O marcador ao lado mede: a) b) *c) d) e) 43 Volts. 44 Volts. 46 Volts. 47 Volts. 48 Volts.

38 - A seguir temos parte de uma tabela contendo os nmeros de 1 a 100.

Abaixo mostrada uma parte dessa tabela. Que nmero deve aparecer no quadrados marcados em cinza? 57 67

a) b) c) d) *e)

38 48 58 68 78

39 - Preste ateno nas figuras a seguir:

4 cm

2 cm 3 cm

6 cm

O nmero de tringulos cinza necessrios para cobrir exatamente a superfcie do retngulo da direita : a) b) c) *d) e) 2. 4. 6. 8. 10 .

12

40 - A balana a seguir est em equilbrio. No prato da esquerda h um peso de 1 kg e meio tijolo. No prato da direita h um tijolo.

O peso de um tijolo ento: a) b) *c) d) e) 0,5 kg. 1 kg. 2 kg. 2,5 kg. 3 kg.

You might also like