You are on page 1of 4

Resenha do livro Em Chamas para Deus

Referncia Bibliogrca

Duewel, WESLEY L., EM CHAMA PARA DEUS. Traduzido por Neyd Siqueira. So Paulo, Editora Candeia, 1996.

Apresentao do Autor da Obra

Wesley Duewel, um ex-presidente da OMS Internacional. Um missionrio para a ndia h 25 anos. Preletor internacional, mobilizador missionrio e escritor. A OMS (One Mission Society) comeou em 1901 no Japo com o casal que so os autores do renomado devocional, Mananciais no Deserto, Charles e Lettie Cowman, da igreja Metodista da Graa.

Perspectiva Terica da obra

A obra segue um padro teolgico pietista. Essa misso se aproxima muito com os pentecostalismo histrico e tradicional. Percemos que Duewel tem uma tendncia teolgica que valoriza muito a experincia como algo importante na sua caminhada crist. Entretanto, a teologia do Duewel tradicional e conservadora no que diz respeito sua compreenso pneumatolgica. O foco principal da obra o lder cristo. Mas o padro para esse lder no se encontra nos lderes do mercado corporativo. Por isso, o padro se encontra em Jesus, nos seus seguidores e em homens piedosos que serviram ao Senhor. 1

Breve Sntese da Obra

Duewel escreve para pessoas que esto de liderana e que desejam ser usadas pelo poder do Esprito Santo e impactar outras vidas, ao longo de quarenta e dois captulos A obra dividida em sete partes: primeira um desao para o obreiro cristo ser algum que queime por Deus e por realizar algo para Ele. Em trs captulo o autor apresenta esse desao; segunda em dez captulos, o poder imprescidvel ao lder e de onde ele procede e traa exemplos de pessoas foram receptculos desse poder ; terceira em sete captulos a atitude fundamental no ministrio que o amor em suas diferentes dimenses e aplicaes; na quarta parte que desenvolvida em oito captulos, descreve o papel e as responsabilidade espirituais e ministeriais do pastor; a quinta trata em cinco captulos sobre a vida de orao do obreiro; a sexta aborda que possvel e imprescindvel ao obreiro uma vida de integridade porque confere bnos; e por m, na stima parte o autor instrue de como viver cheio do Esprito.

Principais Teses Desenvolvidas na Obra

O autor arma a necessidade de que cristo em geral, e o obreiro em particular, deve buscar o poder de Deus e que este poder deve ser evidente a todos. O prprio ttulo sugere que algum que deve ter calor vindo de Deus e para ser usado por Deus. Com isso em mente o autor aponta reas que o fogo de Deus vai produzir calor que esquenta as pessoas que esto debaixo da responsabilidade do obreiro. E que so imprescindveis que o obreiro que atento a elas. A tese do autor que o poder na vida do obreiro vem de Deus, que ao longo da histria homens de Deus provaram desse poder e que o leitor deve desejar e se habilitar para que esse poder venha sobre ele. O calor de um ministrio ca evidente quando o obreiro ama Deus, a quem ele ministra e aos perdidos.

O calor de um ministrio ca evidente quando o obeiro cumpre a sua responsabilidade de capacitar o povo. A capacitao se d em algumas reas, tais como, compromisso com sua vocao, o seu papel de pastor, a sua vida diante de Deus, a sua funo diante das ovelhas como conselheiro, guia e orientador e por m, a sua presena fundamental ao lado das ovelhas; em seguida, ele apresenta o papel do lder como um protetor das ovelhas; depois a responsabilidade de ser uma referncia para as ovelhas; tambm, o preparo das ovelhas para uma vida que valoriza o que eterno e que no futuro ir prestar contas de suas vidas; a responsabilidade de ensinar o povo a orar, a lidar bem com suas posses(tempo e bens), de descobrir os seus dons e habilidade dados por Deus; a responsabilidade de estimular outros a ganhar almas; e por m, a responsabilidade de alimentar o seu povo com a comida de Deus, a Palavra. O calor do ministrio ca evidente quando o obreiro ora, cr na importncia da orao e se derrama perante Deus com lgrimas. Esse compromisso ca claro quando o obreiro ora ao preparar os seus sermes. O calor do ministrio ca evidente quando o obreiro ntegro. ntegro na sua vida ntima e oculta diante de Deus. Alm de uma vida particular santa, tambm necessrio uma vida pblica inatacvel com a Lngua, Dinheiro, tica e com os Colegas de Ministrio. O calor do ministrio ca evidente quando o obreiro cheio do Esprito Santo. O autor tambm arma que isso uma responsabilidade de todo cristo e sine qua non na vida do obreiro.

Reexo Crtica sobre a Obra e Implicaes para o Ministrio

Para este revisor o livro um livro que promove intensamente um desejo de ser usado por Deus. Ao promover essa atitudes apresenta o que fundamental para que a pessoa tenha condies de ser usada por Deus. Os perigos dessa obra, que parece no ser a inteno do autor, pelo o risco fruto do que o leitor pode entender da obra so: primeiramente, tornar uma de autoajuda ministerial, do estilo Augusto Cury, e que tais; tambm pode levar a uma vida crist baseada na experincia, pois ao citar os obreiros do passado e suas experincia pode ser que o leitor pense que deve repertir 3

essas experincia; e por m, tornar o leitor dependente de emoes intensas, tornando a igreja dependente de um emocionalismo que promoveria um esterilidade espiritual. Tais atitudes se podem ver na igreja evanglica brasileira das dcadas de 60 a 90 que produziu a Teologia neopentecostal da primeira dcada do sculo XXI. Na perspectiva deste revisor, o conceito de uno no se encontra no Novo Testamento. E que foi banalizado pela igreja moderna ao considerar uma pregao ungida quando faz emocionamente bem aos ouvintes. E que as passagens neo-testamentrias no se referem a tal ministrio. Considerando ser a responsabilidade maior do leitor, o livro pode fazer com que Ser Cheio do Esprito seja algo possvel de fabricar. Do ponto de vista positivo e atravs de uma leitura honesta com aquilo que o autor se prope, ou seja levar o obreiro a um padro de vida com Deus, santidade, compromisso e desejo de deixar-se ser usado por Deus para impactar vidas. Assim, como pessoas que possue emoes, no se deixando ser governado por elas, que desejam servir a Deus com muita paixo por Ele e Sua obra. Desta maneira este revisor que partiu com reservas com este livro se surpreendeu com a realidade que o ministrio exige do obreiro.

You might also like