You are on page 1of 22

Reduzindo a Deriva nas Pulverizaes

Boletim 816-00 Autor


H. Erdal Ozkan Professor de Mquinas Agrcolas e Extenso Departamento de Alimentao, Agricultura e Engenharia Biolgica Universidade de Ohio - USA . Livre traduo de Carlos Alberto Magalhes Cordeiro

Contedo
Introduo O que Deriva Dois tipos de Deriva Deriva indesejvel Fatores que afetam a Deriva Tamanho de Gotas Bico Tipo e tamanho Orientao do bico Altura de Pulverizao Presso de Pulverizao Formulao Qumica Evaporao Clima Cuidados e Tcnicas de Aplicao Modificaes no Equipamento Bicos de baixa Deriva Barras protegidas Barras com cobertura Pulverizao de com assistncia de ar Pulverizao eletrosttica Estratgias para reduo da Deriva Resumo Referncias Bibliogrficas

Introduo
Sempre que um lquido pulverizado ocorre a deriva. Embora eliminao completa da deriva seja impossvel, os problemas podem ser reduzidos se a aplicao for realizada sob condies climticas adequadas. Uma melhor conscincia das condies ambientais e uma melhor compresso das causas da deriva podem ajudar para aos operadores a julgar quais so aplicaes mais seguras, mais eficientes. Neste boletim de Extenso, discutimos o que deriva, por que a deriva indesejvel, fatores que a afetam e as estratgias de administrao que se pode adotar para reduzir a deriva.

O Que Deriva ?
Deriva o movimento de um produto no ar, durante ou depois da aplicao, para um local diferente do planejado para aplicao. A rea afetada poderia ser outra colheita, um jardim ou qualquer outra vegetao dentro da faixa de aplicao do defensivo. Em a maioria dos casos, este movimento limitado s extremidades da rea ou prximo a ela. Porm, sob determinadas condies, este deslocamento do produto para fora do alvo pode afetar reas mais distantes. Os problemas acontecem quando este movimento afeta uma colheita sensvel ou a propriedade de outra pessoa.

Dois tipos de Deriva


Deriva freqentemente associado com o movimento fsico das gotas pulverizadas para fora do local designado na hora de aplicao. Este tipo de deriva, comente chamada de deriva aerotransportada (Fig. 1), o resultado de fatores associados aos mtodos de aplicao e equipamento. Deriva aerotransportada simplesmente pode ser um deslocamento da nvoa pulverizada a distancias no superiores a 10 m do ponto de produo das gotas. Porm, as gotas menores podem ser deslocadas a milhares de metros e se depositar em locais no almejados. As gotas menores podem se evaporar na atmosfera e viajar grandes distncias. As gotas evaporadas normalmente no causam problemas significantes porque so dispersas em cima de grandes reas. A Deriva aerotransportada pode ser reduzida com um julgamento correto e a adequada seleo e operao do equipamento de aplicao..

Fig.1. Deriva causada pelo vento (aerotransportada) .

A deriva s vezes acontece at mesmo dias depois que a aplicao foi feita. Este tipo de deriva, normalmente chamada de deriva de vapor (Fig. 2), comumente associado com volatilizao (mudana do estado liquido para gasoso) do defensivo com movimento subseqente para fora da rea designada. A deriva de vapor s se torna uma preocupao significante se o produto aplicado for altamente voltil e as condies atmosfricas se tornam favorveis a vaporizao rpida do defensivo.

Fig. 2 Deriva por vapor

Deriva indesejvel
Embora possamos determinar onde acontece e qual sua causa, a deriva e indesejvel porque: A.) resulta em uso ineficiente de equipamento de aplicao e o tempo do operador. B.) pode resultar em uma sub dosagem do produto e consequentemente um controle ineficaz do problema fitossanitrio que conduzem a aplicaes adicionais, baixo rendimento e custos de produo mais altos.

C.) pode causar a necessidade de aumentar da dosagem do produto para compensar a perda por deriva e assegurar o nvel de controle desejado. D.) Perdas financeiras com aes na justia por danos a culturas sensveis adjacentes. E.)Contaminao no intencional de comestveis por resduos do defensivo que podem resultar em destruio obrigatria da colheita. F). Pode contribuir a poluio de ar e recursos de gua. G)Pode afetar a sade e segurana ser humano e de populaes de gado e outras criaes.

Fatores que Afetam a Deriva


A Deriva influenciada por muitos fatores que normalmente podem ser agrupadas em quatro categorias: 1. Caractersticas da pulverizao. 2. Equipamento e tcnicas de aplicao usadas. 3. Clima 4. Cuidados na operao e habilidade do operador. A seguir uma discusso geral desses fatores que tem um papel primrio na produo da deriva . Podem ser achadas informaes detalhadas sobre estes e outros fatores causadores de deriva em OSU Publicao de extenso AEX 525-98 por Ozkan (1998), e na publicao de Smith et al. (1982).

Tamanho da gota
Tamanho da gota produzida sem dvida o fator mais importante que afeta a deriva. Os dimetros das gotas so medidas em micrmetros. Um micrmetro 1/1.000 do milmetro e normalmente chamada um mcron (Fig. 3). Para referncia, a espessura de um cabelo humano ou uma folha de papel aproximadamente 75 mcra.

Fig. 3 Uma micra corresponde a 1/25.000 de polegada( milsima parte do milmetro)

Em geral quanto menor o dimetro da gota maior tempo de permanncia no ar e maior probabilidade de ser aerotransportada que gotas de maior dimetro. Por exemplo, como mostrado em Figura 4, enquanto uma gota de 20 micra leva 4 minutos para percorrer uma distncia vertical de 10 ps, uma gota de 400 mcron leva 2 segundos percorrer a mesma distncia.

Fig. 4 Comparao da taxa de queda de diferentes dimetros de gotas

A pesquisa mostra que h uma diminuio rpida no potencial de deriva para gotas de dimetros maiores que 150 ou 200 micra. O potencial de deriva para determinados dimetros de gota insignificante dependendo da velocidade do vento, mas problemtico quando se considera a faixa de 150 a 200 micra e velocidades de vento entre 2 e 15 Km/h (Bode, 1984). Gotas menores podem ser derivveis por longas distncias devido a seu baixo peso. Como mostrado na Fig. 5, gotas dgua caindo de uma altura de 10 ps( 3 m) e a respectivas distncias tericas que elas percorrem na horizontal com um vento de 3 milhas por hora( 5km/h) . A gota de 400 micra percorre 8 (2,5 m) ps enquanto a gota de 20 micra percorre aproximadamente 1,000 ps( 33 m).

Fig. 5 Distncia lateral percorrida por gotas de diferentes dimetros

Fig. 6 A deriva tende a ser maior nas aplicaes por Turbo-Pulverizadores

Tipo de tamanho do bico A maioria pulverizadores agrcolas atuais usam bicos hidrulicos para atomizar o lquido em gotas. Bicos hidrulicos produzem um amplo espectro de tamanhos de gotas que variam de 10 a 1.000 micra (Fig. 7).

Fig.7. Bicos pulverizadores produzem uma gama extensa de tamanhos de gotas.

A deriva pode ser minimizada com o uso de bicos que produzam gotas relativamente grandes, mas ainda permite uma boa penetrao e cobertura do alvo (Fig. 8).

Fig.8. seleo do bico um fator crtico para reduzir a deriva. Por exemplo, ponta deflectora ou a cone cheio de grande abertura angular produzem poucas gotas propensas a deriva quando comparadas s pontas de cone oco e jato leque convencional. Porm, os primeiros no permitem um bom controle quando aplicam herbicidas de contato, inseticidas e fungicidas. provvel que ns continuemos usando outras pontas para aplicao destes tipos de produtos embora eles aumentem o risco de deriva. Felizmente, fabricantes de pontas de pulverizao desenvolveram uma

famlia nova de " pontas de baixa deriva " que so capazes de produzir gotas relativamente grandes com uma cobertura de pulverizao adequada. Quando o tamanho do orifcio da ponta aumenta, em geral o tamanho da gota tambm aumenta enquanto o percentual de volume com gotas pequenas diminui. Porm, tm se preferido bicos de menor capacidade de vazo pois eles requerem menor volume de calda por rea.

Orientao do Bico Orientao do bico no crtica para aplicaes no solo(barra), mas extremamente importantes para reduo de deriva em aplicaes areas. Quando um bico estiver para trs, no sentido da asa do avio, so produzidas gotas maiores (Fig. 9). O mesmo bico produz gotas mdias quando apontadas para baixo e gotas finas quando apontadas para o sentido do deslocamento.

Fig.9. orientao do bico crtica com aplicaes area Altura da pulverizao Gotas menores tem baixa energia inercial , fazendo com que se tornem altamente susceptveis a deriva. Alm disso a velocidade de vento normalmente maior quanto maior for a altura do solo. Ento, quanto mais prximo do solo estiverem os bicos, menor probabilidade de ocorrer deriva. Porm, abaixando-se a barra sem fazer ajustes nos espaamentos dos bicos poderemos produzir uma faixa de pulverizao irregular com faixas sem tratamento, principalmente se forem usados pontas de jato leque. Este problema pode ser reduzido usando-se uma ponta de maior ngulo. Porm, pontas de ngulos maiores produzem gotas menores que as gotas produzidas por pontas de ngulos menores, quando do mesmo tipo e operando a mesma presso e taxa de fluxo.

Presso de Pulverizao Presso de pulverizao exercida sobre o bico hidrulico fornece energia para quebrar o fluxo do liquido em gotas, este um fator fundamental para regular tamanho de gota pulverizada. Em geral , maiores presses produzem gotas menores. Um estudo com um bico demonstrou que o aumento a presso de 20 psi para 40 psi mais que dobrou o volume de gotas menores que 100 mcron (Fig. 10). Reduzindo a presso a deriva ser reduzida pois gotas maiores sero formadas , mas quando operamos um bico abaixo da presso recomendada a cobertura efetiva ser afetada resultando numa sobreposio inadequada e uma m distribuio ao longo da barra. A faixa de presso indicada para uma ponta de jato plano convencional aproximadamente 30 psi a 50 psi(2 a3,5 bar). Porm, recentemente, os fabricantes de bicos de pulverizao introduziram pontas que podem ser usadas a presses de 15 PSI (1 bar) com pequena reduo na qualidade da distribuio. ( PSI = lb/pol) .

Fig.11. aumento de presso resulta em um aumento de numero de pequenas gotas.

Formulao qumica Uma pulverizao mais grossa pode ser alcanada aumentando a viscosidade da calda de pulverizao. Resultados de aumento de viscosidade do lquido com o objetivo de reduzir as gotas mais finas, propensas a deslocamentos pelo vento, podem ser obtidos. Muitos aditivos podem ser acrescentados a uma mistura de tanque para aumentar sua viscosidade. Existem muitas " substncias qumicas de reduo de deriva " comercialmente disponveis para os agricultores. Estes produtos normalmente so algum tipo de polmero de cadeia longa ou goma que aumentam a viscosidade da calda a ser pulverizada. Infelizmente, a informao relacionada a desempenho destes produtos est limitada. Resultados de um estudo administrados por Bouse et alli. (1988) indicou que o efeito de concentrao do polmero no tamanho da gota depende do tipo deste polmero. Por exemplo, descobriu-se que os produtos polivinil e polmeros de poliacrilamida foram mais efetivos que os alkil-epoxi lineares ou co-polmeros de poliamida, em aumentar o dimetro das gotas e reduzir de volume de gotas pequenas na pulverizao sujeitas a deriva. Pesquisadores no Estado de Ohio testaram cinco substncias qumicas de adjuvantes para verificar seus efeitos no tamanho das gotas, distribuio da pulverizao e reduo da deriva (Ozkan et al., 1992). Eles pesquisaram a reduo do

volume de pulverizao contido nas gotas pequenas para caldas que contm gua comparando com a mistura gua + redutores de deriva. Em comparao com a calda somente com gua, todos os redutores de deriva testados reduziram o volume e o percentual de gotas mais finas porm com intensidades variadas. Por exemplo, a reduo de volume de gotas menores que 100 micra variaram de 30% com o produto menos efetivo, para 68% com o produto mais efetivo. Alguns estudos identificaram que alguns deste polmeros tendem a ser alterados quando atravessam uma bomba de pulverizador, como acontece com os sistemas By pass dos pulverizadores( equipados com bomba de deslocamento positivo) , onde o sistema de agitao funciona freqentemente (Zhu et al., 1997). Isto significa que os redutores de deriva perderiam sua habilidade em aumentar o dimetro das gotas e com isso reduzir o potencial de deriva, quando os tanques esvaziassem. Gomas no so to facilmente alteradas quanto o polmeros de cadeia longa , e alguns tipos de polmeros (xido de poliethileno) alterado em menos passagens por uma bomba que outros tipos de polmeros (poliacrilamidas). Embora substncias qumicas de reduo de deriva sejam efetivas ao reduzir o nmero de gotas propensas ao deslocamento, na maioria dos casos, o mais efetivo seria selecionar o tamanho e tipo de bico a ser usado e operar pulverizadores a baixas presses produzindo o tamanho de gota desejado em lugar de tentar aumentar o tamanho da gota com estas substncias qumicas de reduo de deriva Evaporao Como carregadores de gua, as gotas se tornam menores a medida que caem por causa da evaporao. Para aplicaes com pulverizadores de barra, gotas iguais ou menores que 50 micra evaporaro completamente antes de alcanar o objetivo, permitindo que o produto puro se disperse. Gotas maiores que 200 mcras no tero nenhuma reduo significante em tamanho antes de alcanar o alvo. Evaporao das gotas entre 50 e 200 mcras significativamente afetada pela temperatura, umidade e outras condies do tempo. Algumas formulaes de defensivos so mais volteis que outros. Por exemplo, 2,4 D. O tempo pode influenciar o movimento do produto para fora do alvo. Vrios fatores associados com o microclima no local de aplicao podem contribuir para o aumento ou diminuio da deriva. Estes fatores incluem: Vento - velocidade e direo. Umidade Relativa e temperatura do ar. Estabilidade Atmosfrica e inverses. O impacto que os fatores climticos tm sobre a deriva se relacionam as gotas de dimetro inferiores a 150 mcras . Se estas gotas menores so eliminadas, o efeito do clima sobre a deriva consideravelmente reduzido. Voc no pode controlar o tempo, mas voc pode controlar seus efeitos sobre a deriva. Segue uma breve discusso de como os fatores climticos afetam a deriva e como voc pode minimizar seus efeitos .

Velocidade e Direo do Vento Fatores como o tamanho da gota e sua velocidade descendente, turbulncia de ar e altura da barra afetam a distncia que uma gota percorre antes de se depositar no alvo. Porm, velocidade de vento normalmente o fator mais crtico de todas a condies meteorolgicas que afetam a deriva. Quanto maior a velocidade de vento, maior distncia para fora do alvo que uma gota de um determinado tamanho ser levada. Quanto maior a gota, menos afetada pelo vento ser e mais rpido cair. Porm, ventos altos podem desviar gotas maiores para fora do alvo. Ento, a pulverizao deveria ser parada se a velocidade do vento for excessivamente alta. Direo do vento to importante quanto a velocidade na reduo do dano causado pela deriva. A presena de vegetao sensvel prximo ao local de pulverizao, particularmente na direo do vento ( downwind), um das primeiras coisas que deveriam ser avaliadas, mas freqentemente negligenciada ao se iniciar uma pulverizao. Verifique a direo do vento, se este se direciona para culturas sensveis ,

e esteja alerta as mudanas na direo de vento durante aplicao. Se h culturas sensveis prximas, deixe uma faixa de segurana sem aplicar de pelo menos 100 ps( 30m) ou a que o rtulo recomendar (Fig. 12). Pulverize mais tarde quando as condies melhorarem.

Fig. 12 Faixa de segurana prximo a reas sensveis

Umidade e Temperatura Umidade relativa e temperatura atuam juntas afetando a deriva. Mesmo no sendo to crticos quanto a velocidade dos ventos, elas tem uma forte influncia em algumas regies geogrficas ou sob determinadas condies climticas. Assim como uma partcula cai no ar, a superfcie das molculas de gua evaporam na atmosfera. Esta evaporao reduz o tamanho e massa da partcula, permitindo que permanea mais tempo no ar, sob certas condies , se deslocar para mais longe do local de aplicao (Fig.13). A velocidade que a gua evapora das partculas pulverizadas depende principalmente da temperatura e umidade relativa do ar ambiente. Para isto foi mostrado que uma gota de 100 micra requer pouco mais de 5 segundos para cair 5 ps em queda livre se nenhuma evaporao acontecer. Porm, sob ar relativamente seco e morno (por exemplo, 30 por cento umidade relativa e 26 C ), a mesma gota de 100 micra perde gua depressa por evaporao e seu dimetro reduz metade do original (um oitavo de seu volume original) enquanto cai s 2.5 ps. . Enquanto as perdas por evaporao ocorre sob a maioria das condies atmosfricas, elas so menos pronunciadas sob as condies ambientais que acontecem nas horas mais frescas do dia - inicio da manh e fim de tarde. A umidade relativa normalmente mais alta durante estes perodos frescos.

Fig.13. A Seleo do bico uma fora crtica para reduzir a deriva. Temperatura influencia a deriva de outras maneiras, alm de seu efeito na perda por evaporao das gotas. A volatilidade do produto aumenta com o acrscimo da temperatura . Temperatura tambm influencia na turbulncia do ar atmosfrico, estabilidade e inverses - os quais afetam a deriva . Estabilidade atmosfrica Estabilidade atmosfrica um importante fator que influencia a presena da deriva. Sob condies meteorolgicas normais, a temperaturas do ar diminuem na faixa de 0,6 C para cada 100m de altitude. Ar mais fresco tende a descer, deslocando o ar mais morno abaixo , produzindo uma mistura no sentido vertical. Enquanto a camada de ar mais quente sobe, as gotas suspensas tambm sobem e se dissipam nas camadas superiores pela natural turbulncia vertical. Sob estas condies, a possibilidade de dano as culturas por deslocamento pequeno, pois o defensivo espalhado e diludo na atmosfera. Porm, outros problemas podem surgir quando a atmosfera for muito estvel. Sob condies estveis, uma camada de ar morna pode se formar sobre a cabea , segurando o ar mais frio abaixo. Este fenmeno e normalmente chamado de inverso atmosfrica (Fig. 14). As partculas suspensas na camada fresca no podem se mover a no ser lateralmente, possivelmente por vrias milhas. Eventualmente, a nuvem suspensa pode encontrar vento para baixo, deslocando para , provavelmente, uma cultura sensvel. (Fig. 14). Inverses so parte de um ciclo atmosfrico dirio, ocorre no inicio da manh quando o solo esfria o ar imediatamente acima dele. Inverses tendem a dissipar durante o meio do dia quando as correntes misturam as camadas de ar. Os operadores sabendo disso deveriam esperar at fim da tarde ou no inicio da noite para pulverizar, quando as condies so mais favorveis e h menos chance de ocorrer inverso atmosfrica .

Fig. 14 A Inverso atmosfrica geralmente ocorre nas primeiras horas da manh

Fig.15. inverso Atmosfrica pode ocasionar danos a milhas de distncia da rea alvo. Novamente, o melhor modo para evitar deriva associada com inverses atmosfricas eliminar a formao de partculas pequenas (150 micra ou menor) na pulverizao produzida. Se estas partculas no foram emitidas pela pulverizao, o fenmeno relatado pode ser ignorado.

Habilidade e cuidados do Operador Sobe determinadas situaes de pulverizao, qualquer um dos oito fatores prvios pode ser o mais crtico na reduo da deriva. No final das contas, o aplicador que determina este fator crtico e toma as devidas precaues para evit-lo. Exercitando o bom senso, na escolha do equipamento e dos fatores climticos para cada aplicao, na maioria dos casos , os operadores podem minimizar o potencial deriva.

Modificaes no equipamento As gotas produzidas pelos pulverizadores convencionais se depositam principalmente nas superfcies horizontais superiores devido a gravidade, ou em superfcies verticais por sua velocidade e movimento das correntes de ar ao redor do alvo. Os cientistas e companhias de equipamentos tm explorado o possvel uso de outras foras para aumentar eficincia de aplicao enquanto reduzem a deriva. Novos desenvolvimentos com objetivo de aumentar a eficincia na deposio de gotas pequenas inclui a cobertura parcial ou total das barras de pulverizao, pulverizao de ar assistido e pulverizao eletrosttica.

Pontas de deriva reduzida Os principais fabricantes de bicos de pulverizao recentemente, introduziram a sua verso de ponta de deriva reduzida (Figura 15). Estas pontas so projetadas para criar maiores gotas mesma taxa de fluxo e presso operacional que as de jato plano padro. Isto foi realizado acrescentando um pr-orificio

exatamente a frente do orifcio de descarga. O pre-orificio reduz a presso no orifcio de sada criando gotas maiores que reduzem a deriva significativamente. Por exemplo, uma pesquisa realizada recentemente em Ohio indicou que o volume de pulverizao contido nas gotas menores, propensas a deriva (menor que 150 micra) foi reduzido em 87% quando operando com uma ponta de deriva reduzida a uma vazo de 0.2 gal/min( 0,75 lt;min) e 40 psi( 2,5 bar) comparados a uma ponta de jato plano padro mesma presso. Esto sendo administrados muitos estudos avaliar efetividade destas pontas, em reduzir a deriva e produzir um bom controle da praga . Informaes mais detalhadas sobre a descrio destas pontas de baixa deriva e sua efetividade em reduzi-la podem ser localizadas em dois outros Boletins de extenso publicados por Ozkan (1998), e Ozkan e Derksen (1998).

Fig. 15 Pontas de Baixa deriva

Pulverizador com barras protegidas Demonstrou-se que a cobertura parcial da barra de pulverizador foi til para reduzir a deriva das pulverizaes (Fig. 16). Os pesquisadores conduziram testes de tnel de vento para determinar o efeito de se ter uma proteo perto de um bico, no caminho que as gotas percorrem depois que foram libertados do bico. Como mostrado em Figura 17, uma proteo atrs do bico efetiva alterando os caminhos de vo das gotas de tal forma que elas so desviadas para o dossel das plantas. Resultados de testes de laboratrio produzidos na Universidade de Missouri indicaram que uma proteo mecnica reduziu em at 70 por cento as deposies por deriva.

Fig .17. Protees podem alterar a trajetria das gotas

Testes administrados em Ohio sob condies de campo (Fig. 18) geralmente mostraram reduo em depsitos de deriva de at 65 por cento com a proteo. Porm em trs dos 11 testes, ocorreram um aumento nos depsitos de deriva com a proteo. Os investigadores indicaram que sob aquelas condies operacionais, prevalecendo velocidade de vento , tamanho e configurao da proteo tiveram grande influncia na reduo dos depsitos por deriva. Por exemplo, uma certa proteo testada foi muito eficiente quando se combinava altas velocidades do vento e da maquina.

Fig.18. Testes de campo mostrando a reduo da deriva

Cobertura completa da barra Mostrou-se que a cobertura completa da barra e eficiente para reduzir a deriva . Algumas companhias desenvolveram mantas simples, enquanto outros melhoraram a aerodinmica de corrente de ar ao redor da proteo colocando um aeroflio em cima da proteo (Fig. 19).

Fig.19.Barras protegidas so altamente eficientes para reduzir a deriva.

Outra vantagem de barras protegidas que os produtos podem ser aplicados com gotas pequenas que fornecem uma melhor cobertura, e o volume de calda pode ser reduzido significativamente. Uma desvantagem seria a no visualizao dos bicos pelo operador. Porm, vrias companhias desenvolveram monitores identificam as irregularidades nas taxas de fluxo individual de cada bico. Por exemplo, uma empresa desenvolveu um detetor que continuamente monitora o som de cada bico pulverizando e alerta ao operador se o som foi alterado indicando a irregularidade na vazo deste.

Pulverizao de ar assistido Um dos mtodos mais efetivos para se prevenir a deriva das gotas pequenas a utilizao de um fluxo de ar de alta velocidade para auxiliar o processo de transporte das gotas do bico ao alvo. Vrios estudos mostraram esta corrente de ar reduz a deriva nos pulverizadores de barra. Uma equipamento comum utiliza uma corrente de ar direcionando as gotas numa corrente descendente no sentido do alvo . Este sistema auxiliar aos modelos de pulverizadores de barra convencionais existentes. . As gotas so geradas pela presso no bico hidrulico convencional. Os bicos direcionam as gotas diretamente para o jato de ar. estas cortinas de ar oferecem um pouco de proteo contra deriva, e melhora a penetrao da pulverizao na cultura . Como mostrado na Figura 20, a deriva menor em pulverizadores que operam com cortina de ar quando comparado aos convencionais sem este recurso. Porm o ngulo e velocidade de ar do jato devem ser ajustados para se obter bons resultados. Alguns fatores que devem ser considerados quando se operar com pulverizadores de ar assistidos: a velocidade e direo do vento, velocidade de trabalho e direo relao ao sentido do vento, e cobertura do solo (cultura) no momento da pulverizao. Por exemplo, alguns estudos indicam que maior deriva pode ser produzida usando este tipo de sistema de assistncia de ar, se fluxo e a velocidade de ar for alta quando se pulveriza o solo nu, sem cobertura vegetal.

Fig.20 Pulverizadores de ar assistido

Outro sistema de assistncia de ar utiliza um sistema de atomizao de ar para quebrar o lquido em gotas e direcion-las ao alvo. Atomizadores de ar podem usar somente presso de ar, ou presso de ar e presso do lquido para atomizar e levar a soluo pulverizada ao alvo. O operador de pulverizador pode variar o tamanho das gotas independentemente da taxa de fluxo do bico. Em condies de maior vento, podem ser usadas gotas maior para reduzir a deriva. Onde se necessita de uma boa cobertura (face superior e inferior das folhas), podem ser geradas gotas menores. Atualmente dois atomizadores de ar esto disponveis nos Estados Unidos. O atomizador de ar AirJet " (Figura 21),fabricado por Spraying Systems Co. (Wheaton, Illinois), trabalha misturando ar e o lquido dentro do bico para produo da Pulverizao. Um inserto determina a capacidade lquida. Um compressor deve fornecer aproximadamente 140 ps cbicos por segundo de ar para produzir a atomizao. O ar entra no corpo do bico por um orifcio muito estreito de um lado do corpo do atomizador. Ajustando a presso do ar e presses lquidas, o operador pode controlar a classe de tamanho das gotas produzidas dentro de um largo espectro sem necessidade de trocar os bicos.

Fig. 21 Bico Air Jet da Spraying Systems Co.

O outro atomizador de ar o "Shear Guard TM Plus" (Figura 22) fabricado por Spray-Air E.U.A. Inc. (Grangeville, Idaho), inserido a cada 8 polegadas em uma barra do pulverizador que pode medir at 90 ps( 27 m)

Fig.22. Bico Shear Guard PLUS

A barra um tubo de fibra de vidro oco de 1 polegada de dimetro, recebe o ar de um ventilador acionado pela tomada de fora do trator, para a atomizao a baixa presso. O ar usado para quebrar o lquido em gotas, como tambm produzir um alto jato de ar para agitar a cultura assim melhorar a penetrao em seu dossel. O ar sai tanto por um buraco que h no centro do duto do atomizador assim como por dois orifcios laterais .O ar que sai dos lados direcionado para o centro vertical onde o lquido descarregado. A funo principal do ar que vem dos orifcios laterais dar o lquido um padro de pulverizao que semelhante ao padro obtido de um bico de jato plano comum. O lquido bombeado e enviado para cada atomizador por um manifold . O ar introduzido dentro do duto do atomizador entre dois jatos de lquido Quando o ar e lquido se encontram, o lquido atomizado. Um disco com orifcio

usado para controlar o volume de lquido de cada atomizador. Com Shear GuardTM Plus, possvel escolher o tamanho da gota que dar o melhor desempenho e ainda reduzir a deriva. O operador pode ajustar a velocidade de ar e assim mudar tamanho da gota com a mquina em operao. A gama de tamanho de gotas produzidas por este atomizador de 100 a 500 micra

Pulverizao Eletrosttica Carregar gotas com eletricidade tem sido considerado a melhor maneira de se melhorar a deposio de gotas menores no alvo. Um campo eltrico entre o bico e a folha da planta gerada quando se carrega eletricamente as gotas. A atrao, entre as gotas pequenas que foram carregadas com eletricidade e a cultura, produz uma fora que move essas gotas para a planta e reduz a deriva. Embora a reduo das perdas por deriva sejam superiores a 40%, h necessidade de maiores estudos e dados sobre a performance do sistema de pulverizao eletrosttica.

Estratgias para reduo da Deriva


Os operadores conscienciosos e experientes raramente entram em srias dificuldades com danos causados por deriva, porque eles compreendem a deriva a adota medias para evit-la. Aqui so algumas estratgias de administrao para reduzir a deriva nas diferentes situaes de pulverizao.

Pulverizadores de Barra
1. Sempre que possvel utilizem bicos que produzam gotas maiores, desde que a eficincia biolgica seja mantida. 2. Mantenha a barra o mais prxima do alvo possvel. 3.Uuse maior volume de calda e utilize bicos de maior orifcio 4. Use a presso de operao mais baixa possvel e confira preciso desta medida . 5. Use redutores qumicos de deriva caso no seja possvel control-la com a seleo do bico. 6. Siga recomendaes de rtulo para evitar a deriva dos defensivos mais volteis. 7. Evite pulverizar em dias extremamente quentes, secos, especialmente se for prximo vegetaes sensveis. 8. No pulverizar quando condies forem favorveis a uma inverso atmosfrica. 9. Embora a intensidade da deriva seja uma funo de muitos outros fatores como tamanho das gotas , umidade relativa, temperatura e altura da barra, melhor no pulverizar quando as velocidades do vento forem maiores que 5 milhas por hora ( 8Km/h). 10. Evite pulverizar prximo a reas sensveis localizadas na direo do vento. Deixe uma faixa de segurana de 100 ps de largura ( 30 m) e pulverize mais tarde quando o vento reduzir. 11. Tenha certeza de manter bons registros (velocidade de vento e direo, temperatura, umidade relativa, etc ) e avalie os resultados da pulverizao.. 12. Novas exigncias dos rtulo podem usar um modelo de deriva para dimensionar a largura da faixa de segurana a ser adotada. use menores velocidade de trabalho (e menor altura da barra ) e use bicos que produzam as maiores gotas possveis prximo a reas sensveis. Isto reduzir a largura da faixa de segurana, entretanto, se a distncia da rea sensvel aumenta, os bicos podem ser mudados para produzir gotas menores, se desejado, e altura da barra pode ser elevada e a velocidade pode ser aumentada. 13. Selecione o momento em que a deriva tende a ser menor para pulverizar os locais mais prximos reas sensveis.

14. No futuro, os rtulos podero exigir bicos que produzam um certo espectro de tamanho de gotas , como fina, mdia, grossa, muito grossa, etc. Cuidadosamente confira o rtulo para determinar a classe de tamanho de gotas ideal e escolha o bico certo para produzir a pulverizao. Pulverizaes em Pomares e Vinhedos Muitos dos princpios utilizados para reduzir a deriva nas pulverizadores de barra se aplicam aos Turbopulverizadores. Com os turbo-pulverizadores devemos lembrar que as gotas so produzidas a uma altura onde a cortina de ar no mais controla a trajetria das gotas e o vento comea a desviar do alvo. Em alguns casos, para vrios metros acima da copa das rvores. Algumas das prticas por reduzira deriva so: 1.Desligar o pulverizador quando no h nenhuma rvore presente 2. Mantenha o pulverizador o mais perto do alvo possvel. 3.Reduza o percentual de gotas menores ; porm se lembre-se que o objetivo de pulverizar controlar pragas. Gotas maiores podem no fornecer o controle desejado, sem aumentar a taxa de aplicao. 4. Regule o ar da turbina (volume e direo) e os bicos para a pulverizao das rvores. 5. Esteja preparado usar tcnicas especiais prximo reas sensveis, especialmente para as ltimas ruas pulverizadas. Estes podem incluir: a) use gotas maiores; b) use tcnicas para dirigir melhor a pulverizao para o alvo, como por exemplo pistolas manuais; c) Pulverize as ltimas ruas somente contra o vento ; d) Aguarde os momentos de menor vento; e) use medidas especiais ou equipamentos para criar barreiras (pulverizador de tnel de vento, etc.).

Aplicao Area
Em muitos casos, experimentos tm mostrado que a pulverizao area seja por avies ou por helicpteros produzem mais deriva que outros mtodos de aplicao. Isso causado pela elevada velocidade de trabalho, os vrtices de ponta-de-asa que tendem a transportar as gotas para acima das asas e a altura de aplicao. H somente poucas opes disponveis para reduzir a deriva quando da pulverizao por aeronaves. A mais simples e efetiva estratgia para reduzir a de4riva de aplicaes areas ter operadores que sejam treinados adequadamente para tomar boas decises de quando pulverizar e quando parar a pulverizao. Eis aqui outras recomendaes : 1. Reduza o mximo possvel a altura de aplicao sem comprometer a segurana. 2. Use cuidadosamente o deslocamento lateral da pulverizao, calcule o quanto distante o vento poder carregar a faixa de deposio principal e planeje suas faixas de aplicao para possibilitar esses ajustes. 3. Use instrumentos de posicionamento global no avio para auxili-lo na certeza de que est pulverizando a rea correta e na seleo das faixas corretas. Novos programas de computadores estaro brevemente disponveis para selecionar as faixas de pulverizao timas, em tempo real, baseadas nas condies locais de vento e de pulverizao. 4. Escolha o maior tamanho de gota que produzir o efeito biolgico desejado. 5. Coloque os bicos para trs (em direo calda da aeronave) para reduzir a formao de gotas pequenas.

Resumo Deriva indesejvel por razes econmicas, ambientais e de segurana. Operadores eficientes no desperdiam dinheiro perdendo produto por deriva. As substncias qumicas de hoje so mais potentes e requerem uma aplicao mais precisa. Se uma poro significante do produto perdido por deriva pode resultar em um controle fitossanitrio insatisfatrio . Isto pode exigir uma reaplicao do produto na

mesma rea. Voc pode ser acionado judicialmente se a deriva da pulverizao danificar culturas sensveis na propriedade do vizinho. Os efeitos ambientais da deriva so igualmente caros e inaceitveis. Reduzindo a deriva a um mnimo, voc pode reduzir o potencial de poluir rios, lagos e lenis freticos e causar danos a peixes e vida selvagem. Embora mesmo se aplicando com preciso, a possibilidade de ocorrer a deriva sempre est presente. Voc pode minimizar esta possibilidade selecionando o equipamento certo e usando o bom senso para ao aplicar o defensivo. Seu julgamento pode significar a diferena entre uma aplicao eficiente, econmica ou numa que resulta em deriva, danificando culturas e poluindo o ambiente. Reduzindo as derivas nas pulverizaes voc no s melhora eficincia de aplicao, mas tambm reduz o risco sade humana. Como impossvel eliminar a deriva completamente, deve-se sempre usar roupa protetora(EPI) ao aplicar o defensivo. Uma mscara deve ser usada, especialmente se o pulverizador no possui cabine. Se voc tiver qualquer dvida sobre se a pulverizao poder resultar em deriva, espere at voc no ter esta dvida. Sua meta deve ser eliminar movimento de produto para fora do alvo, no importando o quo pequeno possa ser.

Importante: A livre traduo do texto acima foi realizada pelo Eng. Agrnomo Carlos Alberto Magalhes Cordeiro, scio Diretor da Comam Ltda. Agradecemos a superviso da correo ao Eng. Agrnomo Jos Carlos Christofoletti da Teejet South Amrica. Referencias Bode, L.E. 1984. Downwind Drift Deposits by Ground Applications. Proceedings of the Pesticide Drift Management Symposium. South Dakota State University, Brookings, SD. Bouse, L.F., J.B. Carlton and P.C. Jank. 1988. Effect of water soluble polymers on spray droplet size. Transactions of the ASAE, Volume 31, No. 6, pages 1633-1641, 1648. Ozkan, H.E. 1998. New nozzles for spray drift reduction. Ohio State University Extension Publication AEX 523-98, Columbus, OH. Ozkan, H.E., D.L. Reichard, H. Zhu and K.D. Ackerman. 1992. Effect of drift retardant chemicals on spray drift, droplet size and spray pattern. ASAE Paper No. 921613. ASAE, St. Joseph, MI 49085. Ozkan, H.E. and R.C. Derksen. 1998. Effectiveness of TurboDrop and TurboTeejet nozzles in drift reduction. Ohio State University Extension Publication AEX 524-98, Columbus, OH. Ozkan, H.E. 1998. Effect of major variables on drift distances of spray droplets. Ohio State University Extension Publication AEX 525-98, Columbus, OH. Smith, D.B., F.D. Harris and C.E. Goering. 1982. Variables Affecting Drift From Ground Sprayers. Transactions of the ASAE Vol. 25, No. 6, pages 1499-1503. Zhu, H., R.W. Dexter, R.D. Fox, D.L. Reichard, R.D. Brazee and H.E. Ozkan. 1997. Effects of polymer composition and viscosity on droplet size of recirculated spray solutions. Journal of Agricultural Engineering Research Vol. 67, pages 35-45

You might also like