You are on page 1of 12

Sensores capacitivos Como funcionam os sensores capacitivos (ART761)

Uma tecnologia em alta nos dias atuais a que aproveita o aumento da capacitncia de um circuito quando aproximamos nossos dedos, que funciona como uma das armaduras de um capacitor. No caso especfico dos projetos com microcontroladores, essa tecnologia possibilita a utilizao de abordagem muito interessante para se " ler" quando algum toca no sensor. justamente dela que tratamos nesse artigo. O simples toque dos dedos num painel pode ser aproveitado para comutar circuitos de diversas formas. A maneira mais tradicional, e no muito conveniente, a que aproveita a resistncia de pele. Tocando simultaneamente em dois eletrodos, uma pequena corrente passa atravs do dedo e detectada pelo circuito, conforme mostra a figura 1.

Figura 1

No entanto, uma tecnologia muito mais apropriada e que no necessita do contacto eltrico dos dedos com um circuito, o que, em termos de segurana muito melhor. A tecnologia do sensoriamento capacitivo usada em uma infinidade de equipamentos eletrnicos. No entanto, como detectar o toque ou a variao da capacitncia algo que exige que se venam diversos desafios. No caso especfico dos microcontroladores, pode-se trabalhar com uma tecnologia direta bastante interessante que abordamos nesse artigo.

Sensores Capacitivos Se colocarmos duas placas condutoras, uma prxima da outra tendo sobre elas um material isolante (dieltrico) como, por exemplo, o vidro ou plstico, o conjunto se comporta como um capacitor, conforme mostra a figura 2.

Figura 2

A capacitncia apresentada por esse conjunto depende do dieltrico e do tamanho e separao das placas condutoras. Quando tocamos com o dedo na placa isolante, sem fazer contacto eltrico portanto com os eletrodos (armaduras), o dedo passa a apresentar uma capacitncia adicional, como mostra a figura 3.

Figuras 3

A capacitncia total apresentada pelo conjunto passa a ser ento a soma das capacitncias do sensor em s, mais a capacitncia apresentada pelo dedo. Em suma, o circuito v o conjunto de duas formas: com uma capacitncia menor quando no h nada tocando e uma capacitncia maior quando os dedos o tocam.

Partindo desse fato, o toque pode ser detectado pela variao da capacitncia que ocorre quando algum toca no sensor. Para essa finalidade existem diversas tecnologias possveis como, por exemplo, detectar a mudana de freqncia de um oscilador cuja freqncia controlada por esse capacitor ou ainda, como veremos a seguir, pela variao do tempo (contagem) que o sensor demora para carregar quando est sem o toque e quando h o toque. Outra possibilidade consiste em se utilizar um oscilador em manuteno crtica, o qual paralisa seu funcionamento quando a capacitncia aumenta.

As Tecnologias Uma tecnologia simples, porm no muito conveniente, a que faz uso de um filtro passa baixas ou ainda de um filtro sintonizado. Nesse caso, o sensor capacitivo controla a freqncia de um oscilador cujo sinal aplicado a esse filtro. Na condio de nenhum toque, a freqncia fica acima da faixa passante do filtro ou da freqncia sintonizada pelo filtro e nenhum sinal de controle passa. Quando algum toca no sensor, a freqncia cai abaixo da freqncia de corte do filtro ou passa pela freqncia sintonizada gerando assim um sinal de controle. Para a tecnologia dos microcontroladores, um processo muito melhor o que faz uso da contagem da comparao da freqncia de um oscilador controlado pelo sensor com um valor pr-determinado, conforme ilustra o diagrama da figura 4.

Figura 4

A capacitncia tpica de um sensor desse tipo est na faixa de 5 a 15 pF e a freqncia do oscilador que ele controla est na faixa de 100 kHz a 400 kHz. A freqncia exata do oscilador no importante, pois o que vai se programar apenas uma comparao de pulsos contados a partir de certo valor. Assim, o microcontrolador programado para contar os pulsos num intervalo de tempo quando no h toque algum e portanto tem o valor mximo (freqncia mais alta).

Os pulsos do oscilador so contados e comparados com uma referncia que corresponde ao valor que vai ocorrer quando a capacitncia aumentar, ultrapassando certo valor o que indica o toque. Assim, o que se faz determinar a faixa de pulsos abaixo da qual o comparador vai atuar, fornecendo um sinal de sada que indica o toque.

Soluo Microchip Em seu Application Note AN1101, a Microchip (www.microchip.com) apresenta um circuito oscilador que pode ser elaborado em torno de um PIC usando uma configurao RC para gerar o sinal na faixa de freqncias desejada. Esse oscilador mostrado na figura 5.

Figura 5

O circuito aproveita dois comparadores, funcionando no modo de relaxao. O capacitor de 1 000 pF tem por finalidade rejeitar o rudo de alta-freqncia da fonte de alimentao. Nesse circuito o capacitor carrega e descarrega segundo um ciclo que mostrado na figura 6.

Figura 6

Uma vez que o oscilador tenha sido projetado, o problema seguinte consiste em se detectar a queda da freqncia que ocorre quando a capacitncia do sensor aumenta (pelo toque).

Figura 7

O circuito da figura 7 mostra como isso pode ser feito com um PIC. Nesse circuito o pino C2OUT usado tanto para fornecer o sinal de realimentao que mantm o oscilador em funcionamento como tambm aplica o sinal entrada de clock do Timer1, TICK1. Cada vez que a sada C2OUT muda de nvel lgico , o Timer1 vai incrementar a contagem de uma unidade. No entanto, esse evento ainda no serve para fazer o sensoriamento capacitivo. Para se conseguir isso, uma base de tempo fixa usada para medir a freqncia num determinado intervalo de tempo. O Timer0 usado para essa finalidade No incio da medida, o Timer0 zerado e depois contar at 255 e ento vai transbordar. No transbordamento (overflow), o Timer0 interrompe T0IF o que faz com que o vetor de programa interrompa a rotina de servio. O valor de TMR1 ento lido e comparado com as leituras prvias. Isso consiste numa varredura nica do boto sensor.

Se o valor atual de TMR1 mais baixo, isso significa que a capacitncia aumentou e a freqncia caiu o que foi causado pela presena do dedo no sensor. Com lgica apropriada, novos valores podem ter a mdia tirada e comparados com uma mdia de referncia, resultando assim num melhor processo de comparao. No final da interrupo da rotina de servio, uma vez que seja detectada a ativao do sensor, tanto o Timer1 como o Timer0 so ressetados para um novo ciclo de leitura do sensor. Mais informaes sobre esse procedimento o leitor encontra no AN1101 inclusive as rotinas que devem ser utilizadas na programao para essa finalidade.

Concluso A possibilidade de fcil implementao de sensores de toque capacitivos em circuitos comuns que usam microcontroladores, alm da segurana que trazem, pela no necessidade de contactos eltricos tornam essa opo muito interessante para equipamentos de consumo. O que vimos nesse artigo d uma idia ao leitor de como isso pode ser implementado no s nos microcontroladores da Microchip como em quaisquer outros.

Sensores Indutivos, Capacitivos e Ultras-snicos

Enviado por: Fernando Ivas | 0 comentrios Arquivado no curso de Engenharia Eltrica na Unip - SP Download

denunciar SENSORES INDUTIVOS E CAPACITIVOS Os sensores indutivos e capacitivos foram desenvolvidos para atender as necessidades dos sistemas modernos de produo,

onde necessrio conciliar altas velocidades e elevada confiabilidade. Encontram um largo campo de aplicaes em dispositivos para automao, proteo e segurana. Os sensores substituem freqentemente as chaves fim de curso com inmeras vantagens. 2 - APLICAES Graas elevada resistncia dos componentes de alta tecnologia utilizados em seu circuito eletrnico, os sensores so particularmente capazes de operar em condies severas de trabalho, como a presena de lubrificantes, leos, imersos na gua, etc... Tem largas aplicaes em mquinas operatrizes, injetoras de plstico, indstria cermica, mquinas de embalagens, indstria automobilstica, etc. 3 - CONSTRUO Os sensores so encapsulados num tubo de lato, que oferece excelente resistncia mecnica. 4 - FUNCIONAMENTO indutivo: um circuito eletrnico forma um campo eletromagntico defronte a face sensora do sensor. Ao inserirmos nessa regio um corpo metlico, parte desse campo absorvido, provocando a comutao do sinal de sada do sensor. capacitivo: ao aproximarmos um corpo qualquer defronte sua face sensora, h uma variao no dieltrico, provocando a comutao do sinal de sada do sensor. Para cada tipo de material existe um ponto distinto para provocar a necessria variao do dieltrico, e conseqentemente existe um trimpot externo que permite o melhor ajuste possvel para

cada um dos materiais. 5 - CARACTERSTICAS Distncia sensora nominal (Sn): a distncia perpendicular face sensora na qual o sensor atua. determinada aproximandose da face do sensor o corpo padro a ser detectado, dimensionado a seguir: SensorSn (mm)corpo padro (mm) 12 18 18 30 30 2 ou 5 12 x 1 5 8 10 15 18 x 1 24 x 1 30 x 1 45 x 1

Histerese: a diferena entre a distncia a qual o sensor ativado quando dele se aproxima o objeto, e a distncia a qual desativado quando dele se afasta o mesmo objeto. Repetibilidade: a variao na distncia sensora nominal quando se procede duas ou mais comutaes sucessivas, em condies idnticas. Freqncia mxima de operao: o nmero de comutaes que o sensor pode efetuar por segundo (Hz), dentro das condies ideais de operao e dimenses mnimas Corrente de consumo: a corrente necess ria para funcionamento do circuito eletrnico do sensor, estando ou no acionada sua sada. Corrente mxima na carga: a mxima corrente que o sensor pode tolerar em sua sada para uso contnuo. Corrente de pico: a Ica que passa pela sada do sensor por

um curto intervalo de tempo, quando o sensor acionado. Corrente de fuga: a corrente que passa atravs da carga quando a sada se encontra em estado de aberto. Tenso residual: a queda de tenso sobre o transistor quando por ele passa a corrente de carga. Tenso de ripple: a tenso alternada sobreposta sobre a tenso contnua que alimentar o sensor. Inverso de polaridade: todos os sensores C.C. so protegidos caso haja troca de polaridade na alimentao. Led indicador de operao: acende toda vez que o sensor for acionado. Proteo para curto-circuito: caso a carga seja curto-circuitada, o sensor no ser danificado Proteo para transientes: proteo para surtos ocorridos na alimentao (Vca), sem causar danos ao sensor. Tempo de estabilizao: o tempo entre a energizao do sensor, e o instante em que o mesmo est apto para funcionar corretamente. Torque de fixao: o m ximo torque que pode ser aplicado na porca de fixao, para que no haja danos no encapsulamento do sensor. Sistema de montagem: conforme o modelo do sensor, deve-se obedecer algumas distncia mnimas de montagem para garantir o perfeito funcionamento: Tipos de sada: conforme a necessidade do sistema deve-se optar pela configurao eletrnica mais apropriada, Interligao srie entre sensores: quando sensores so

conectados em srie, suas respectivas tenses residuais devem ser somadas. Caso trate-se de sensores C.C., os tempos de estabilizao tambm sero somados. Interligao paralelo entre sensores: quando sensores A.C. so conectados em paralelo, suas correntes de pico (Ica) devem ser somadas. SENSORES ULTRA-SNICOS Um tipo de sensor bastante usado em aplicaes industriais o que faz uso de ultra-sons. Esses sensores podem ser utilizados para detectar a passagem de objetos numa linha de montagem, detectar a presena de pessoas ou ainda de substncias em diversos estados num reservatrio permitindo a medida de seu nvel. Veja nesse artigo como funcionam esses sensores, quais os tipos disponveis e como so utilizados. sensores que fazem uso de ultra-sons encontram uma grande gama de utilizaes na indstria e mesmo em outros campos de atividades. Esses sensores se caracterizam por operar por um tipo de radiao no sujeita a interferncia eletromagntica e totalmente limpa, o que pode ser muito importante para determinados tipos de aplicaes.Podendo operar de modo eficiente detectando objetos em distncias que variam entre milmetros at vrios metros, eles podem ser empregados para detectar os mais variados tipos de objetos e substncias.Como funcionaO princpio de operao desses sensores exatamente o mesmo do sonar, usado pelo morcego para detectar objetos e presas em seu vo cego.Conforme mostra a abaixo, o pequeno comprimento de onda das vibraes ultra-snicas faz com que elas se reflitam em pequenos objetos, podendo ser captadas por um sensor colocado em posio apropriada.

SENSORES INDUTIVOS CAPACITIVOS ULTRA-SNICOS Fernando Ivas de Andrade N 18 3TG Sensores capacitivos

Na implementao de processos de automao industrial, os elementos sensores so peas fundamentais para a correcta monitorizao dos eventos.

A Baumer apresenta na sua gama de sensores uma vasta oferta de sensores capacitivos. Graas vasta gama de sensores, disponibiliza sempre na sua gama o sensor mais adequado a cada aplicao e ao tipo de material que se pretende detectar.

Aplicaes tpicas de sensores capacitivos: - Deteco de materiais como papel, vidro, plstico, leos, gua, bem como metais; - Controlo de nvel de lquido num recipiente; - Controlo de presena de objectos

A Baumer, reconhecida pela elevada exigncia ao nvel da qualidade e da preciso, realiza ensaios de qualidade exaustivos e meticulosos na produo e na assemblagem, os quais, associados a uma inspeco final a 100% dos sensores fabricados, garantem fiabilidade e desempenho optimizados, qualquer que seja a aplicao pretendida.

You might also like