You are on page 1of 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTO AMBIENTAL EMERSON CLEY DE OLIVEIRA MOURA

IMPACTO AMBIENTAL
EXTRAO DE MADEIRA EM FAZENDAS DE RIO BRANCO, ACRE

Rio Branco 2011

EMERSON CLEY DE OLIVEIRA MOURA

IMPACTO AMBIENTAL
EXTRAO DE MADEIRA EM FAZENDAS DE RIO BRANCO, ACRE

Trabalho apresentado s disciplinas de Metodologia da Pesquisa Cientfica, Legislao e Direito Ambiental, Tcnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais e Anlise Integrada do Meio Ambiente e Recuperao de reas Degradadas da Universidade Norte do Paran UNOPAR Docentes: Luciana Pires, Andria Zmpero, Jossan Batistute e Thiago Domingos.

Rio Branco 2011

SUMRIO 1 INTRODUO.......................................................................................................3 2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4 2.1 REA DE ESTUDO................................................................................................5 2.1 FIGURA 1...............................................................................................................5 2.2 ATIVIDADE CAUSADORA DE IMPACTO.............................................................5 2.3 IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS..............................................................6 3 PROPOSTAS .........................................................................................................8 BIBLIOGRAFIA .........................................................................................................10

1 INTRODUO A cada ano, cerca de 30 milhes de metros cbicos de toras so extrados das florestas da Amaznia. Essa explorao, realizada por cerca de 3500 empresas, causa danos severos ou a total destruio de reas imensas de florestas da regio. Existem mtodos para reduzir o impacto da explorao e promover a regenerao florestal, o que poderia tornar a explorao sustentvel. Entretanto, as tentativas de estimular uma indstria madeireira sustentvel ainda esto longe de atingir o objetivo. A explorao de madeira na Amaznia tem ocorrido h mais de 300 anos, inicialmente, a atividade no causava grande impacto floresta, os madeireiros exploravam apenas um pequeno nmero de espcies, transportando as toras pelos rios. Entretanto, nos ltimos trinta anos, a explorao tem se tornado cada vez mais intensiva e predatria, o aumento da intensidade da explorao se deve ao crescimento da demanda por madeiras da regio e abertura de estradas que permite a reduo dos custos de transporte, a demanda por madeiras da Amaznia cresceu, principalmente, aps a destruio da Mata Atlntica, que era a principal fonte de matria prima do Brasil. Como no houve investimento suficiente em reflorestamento para abastecer o mercado, as florestas nativas da Amaznia tornaram-se a principal fonte de madeira para o mercado nacional e, cada vez mais, para o internacional. A velocidade da degradao da floresta na Amaznia e os protagonistas da destruio tm variado, mas cada vez mais importante o papel das madeireiras nesta degradao. Nos anos 70, os madeireiros geralmente aproveitavam a madeira oriunda das fazendas que transformavam florestas em pastagens. Naquela poca, a explorao ocorria prxima s estradas abertas pelo governo, principalmente no Mato Grosso e Par. A partir da dcada de 80, os madeireiros passaram a ter um papel mais ativo na degradao e destruio de florestas na Amaznia. O desmatamento e a explorao predatria eliminaram os estoques de madeira prximos s estradas abertas pelo governo nas dcadas de 60 e 70. Assim, os madeireiros passaram a abrir estradas para extrair madeira de reas mais distantes. A abertura destas estradas tem estimulado a ocupao de novas fronteiras por agricultores e fazendeiros em vrias regies da Amaznia. Portanto, a explorao de madeira estimula o desmatamento.

2 DESENVOLVIMENTO A floresta amaznica brasileira permaneceu completamente intacta at o incio da era "moderna" do desmatamento, com a inaugurao da rodovia Transamaznica, em 1970. Os ndices de desmatamento na Amaznia vm aumentando desde 1991 com o processo de desmatamento num ritmo varivel, mas rpido. Embora a floresta amaznica seja desmatada por inmeras razes, a criao de gado ainda a causa predominante. As fazendas de mdio e grande porte so responsveis por cerca de 70% das atividades de desmatamento. O comrcio da carne bovina apenas uma das fontes de renda que faz com que o desmatamento seja lucrativo. A degradao da floresta resulta do corte seletivo, dos incndios facilitados pelo corte seletivo, e dos efeitos da fragmentao e da formao de borda. A degradao contribui para a perda da floresta. Os impactos do desmatamento incluem a perda de biodiversidade, a reduo da ciclagem da gua e contribuies para o aquecimento global. As estratgias para desacelerar o desmatamento incluem a represso atravs de procedimentos de licenciamento, monitoramento e multas. O rigor das penalidades deve ser suficiente para impedir os desmatamentos ilegais, mas no to grande que as impeam de ser executadas. Uma reforma poltica tambm necessria para discutir as causas primordiais do desmatamento, incluindo o papel do desmatamento no estabelecimento da posse da terra. O combate ao desmatamento no Brasil uma prioridade para o governo e para as organizaes internacionais, o monitoramento e a represso so, atualmente, as estratgias principais. Uma fiscalizao efetiva e a arrecadao de multas daqueles que no possuem autorizao do Ibama, contudo, devem ser acompanhadas pela compreenso necessria dos aspectos sociais, econmicos e polticos para se tratar o problema por meio de mudanas na poltica.
Na Amaznia brasileira, o peso relativo dos pequenos fazendeiros versus grandes latifundirios altera-se continuamente devido s presses econmicas e demogrficas. os grandes latifundirios so mais sensveis s mudanas econmicas, tais como as taxas de juros e outros investimentos, subsdios governamentais para o crdito agrcola, ndice de inflao e preo da terra. Os incentivos fiscais foram um forte condutor do desmatamento nas dcadas de 1970 e 1980 (Mahar, 1979).

2.1 REA DE ESTUDO A propriedade est localizada na zona 01, km 06 da BR 364. Na propriedade so desenvolvidas atividades como criao de bovinos e tambm extrao madeireira. A Fazenda do proprietrio Sr. Braz Pires da Luz Filho FAZENDA BP, se encontra nas proximidades do bairro Custdio Freire, a topografia bastante diversificada tendo algumas partes mais altas e outras mais baixas.

FIGURA 1: rea de Estudo Fazenda BP Rio Branco, Acre. Fonte: Google Earth.

2.2 ATIVIDADE CAUSADORA DE IMPACTO O desmatamento acaba com as opes de manejo florestal sustentvel tanto para os recursos madeireiros quanto para os farmacolgicos e os genticos. O combate ao desmatamento no Brasil uma prioridade para o governo e para as organizaes internacionais. O monitoramento e a represso so, atualmente, as estratgias principais. Uma fiscalizao efetiva e a arrecadao de multas daqueles que no possuem autorizao do Ibama, contudo, devem ser acompanhadas pela compreenso necessria dos aspectos sociais, econmicos e polticos para se tratar o problema por meio de mudanas na poltica.

processo

destrutivo

ocorre

gradativamente,

primeiro,

os

madeireiros exploram as espcies mais valiosas como o mogno (Swietenia macrophyla), ip (Tabebuia sp) e cedro (Cedrela odorata). Para isso, eles abrem estradas, e ento selecionam e derrubam as melhores rvores. Tratores so usados para arrastar as toras do interior da floresta para ptios de estocagem na margem das estradas. Nos ptios, as toras so embarcadas em caminhes, que seguem para as fbricas (serrarias, fbricas de lminas e compensados). Essa primeira explorao causa danos diretos relativamente baixos porque a intensidade de explorao baixa, geralmente so extradas uma ou duas rvores por hectare. Entretanto, o dano sobre as espcies exploradas tende a ser severo j que no so tomados cuidados para estimular a regenerao da espcie. Por exemplo, deixar rvores produtoras de sementes na floresta. Alguns anos depois, dependendo da regio, o prazo varia de cinco a dez anos, os madeireiros voltam para extrair as rvores menores das espcies mais valiosas e outras espcies como jatob (Hymenea coubaril) e maaranduba (Manilkara sp). Em cinco a quinze anos toda a madeira de valor da floresta retirada em dois ou trs eventos de explorao. No auge da explorao, at 100 espcies podem ser exploradas em uma dada regio. A intensidade mdia de extrao de 5 a 10 rvores por hectare, o que equivale a cerca de 40 a 50 metros cbicos de madeira.

2.3 IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS A eroso e a compactao do solo e a exausto dos nutrientes esto entre os impactos mais bvios do desmatamento. A produtividade agrcola cai na medida em que a qualidade do solo piora, embora um patamar mais baixo de produtividade possa ser mantido por sistemas tais como a alternncia de cultivo. A adio contnua de cal, adubo e nutrientes pode conter a degradao, mas as limitaes de recursos fsicos e econmicos tornam o uso desses produtos inefetivo para grandes reas longe dos mercados urbanos. As funes da bacia hidrogrfica so perdidas quando a floresta convertida para usos tais como as pastagens. A precipitao nas reas desmatadas escoa rapidamente, formando as cheias, seguidas por perodos de grande reduo ou interrupo do fluxo dos cursos d'gua. Os padres regulares das cheias so

importantes para o funcionamento do ecossistema natural do rio e prximo a ele, assim como para a agricultura de vrzea. A manuteno da biodiversidade uma funo para a qual muitos atribuem valor alm da venda comercial dos produtos, a perda de partes importantes das florestas tropicais do Brasil empobrece a biodiversidade da Terra. O impacto sobre a biodiversidade causado pelo desmatamento continuado muito maior em reas com pouca floresta remanescente e altos nveis de endemismo, como a Mata Atlntica. Se o desmatamento da Amaznia continuar at prximo de sua completa destruio, os mesmos nveis de risco biodiversidade sero aplicados a essa regio. Os incndios florestais emitem gases de efeito estufa, os carbonos equivalentes ao carbono do dixido de carbono so utilizados para comparar as emisses de vrios gases de efeito estufa baseado no potencial de aquecimento global de cada gs em um horizonte de tempo de 100 anos. A diferena explicada por uma srie de componentes omitidos na apreciao oficial e por uma estimativa elevada da absoro do carbono pelas florestas secundrias, que no reflete a lenta taxa na qual elas crescem nas pastagens degradadas da Amaznia. O que mais distingue as implicaes do desmatamento amaznico no aquecimento global daquelas de outras florestas tropicais o enorme potencial para emisses futuras.

3 PROPOSTAS No Brasil, o desmatamento controlado principalmente pela represso, atravs de licenas, fiscalizaes e multas. As campanhas so freqentemente anunciadas simultaneamente s concluses anuais do programa de monitoramento do INPE. O principal problema para o controle do desmatamento que muito do que precisa ser feito est fora do alcance das agncias responsveis pelos assuntos ambientais. O poder para mudar as leis tributrias e as polticas de crdito est com as outras agncias governamentais, assim como as polticas de reassentamento, a construo de estradas e as prioridades de desenvolvimento. Os subsdios de impostos para as fazendas de criao de gado, aprovados pela Superintendncia para o Desenvolvimento da Amaznia (SUDAM), foram uma importante fora indutora do desmatamento nas dcadas de 1970 e 1980. A interrupo de novos subsdios, em 1991, no revogou aqueles que j haviam sido concedidos. Os projetos aprovados pela SUDAM davam iseno de imposto sobre a renda gerada e permitiam que os proprietrios investissem em suas fazendas parte do imposto devido de operaes de lucro de quaisquer outros lugares. A sonegao de impostos uma fonte significativa de recursos de investimentos nas fazendas da Amaznia, dentre os fazendeiros que mais desmatam, alguns so mdicos e outros profissionais das cidades que, freqentemente, tm grandes rendas no-declaradas. Se investirem na bolsa de valores ou em bens imobilirios urbanos, eles, provavelmente, despertaro a ateno das autoridades fiscais, entretanto, as autoridades tm dificuldade para avaliar grande parte do investimento nas fazendas amaznicas. Mesmo que o tipo de solo e o regime de chuva no sejam favorveis para as pastagens, resultando em algum prejuzo no investimento, o dinheiro da venda de carne bovina de uma fazenda amaznica ser "limpo". O governo deve investir na aplicao da lei e endurecer no rastreamento dos movimentos financeiros para eliminar esse importante condutor de desmatamento. As atividades econmicas na Amaznia envolvem quase exclusivamente bens de consumo como madeira, minerais, produtos agrcolas, criao de gado e produtos no-madeireiros, como a borracha natural e a castanha. Encontrar maneiras de explorar os servios ambientais da floresta, tanto para

mant-la quanto para sustentar a populao humana, tem um grande potencial em longo prazo. A floresta Amaznica fornece, no mnimo, trs classes de servios ambientais: a manuteno da biodiversidade, o estoque de carbono e a ciclagem da gua. A magnitude e o valor desses servios so pobremente quantificados e os passos diplomticos, entre outros, atravs dos quais eles devem tornar-se bens, esto ainda em sua infncia, fatos que no diminuem sua importncia ou a necessidade urgente de concentrar esforos na divulgao de informaes e a vontade poltica exigidas para integr-los na economia, de modo a preservar a floresta, em vez de destru-la. O papel das florestas tropicais em evitar o aquecimento global est muito mais prximo de servir como uma base para os fluxos financeiros internacionais do que esto os outros servios ambientais, como a manuteno da biodiversidade.

10

REFERNCIAS Mahar, D.J. Frontier development policy in Brazil: a study of Amazonia. Praeger, Nova York. 1979. Alencar, A., D.C. Nepstad, D. McGrath, P. Moutinho, P. Pacheco, M. del C. V. Diaz & B. Soares-Filho. Desmatamento na Amaznia: indo alm da emergncia crnica. Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia, Belm, Brasil. 2004. Barbosa, R.I. & P.M. Fearnside. Incndios na Amaznia brasileira: estimativa da emisso de gases do efeito estufa pela queima de diferentes ecossistemas de Roraima na passagem do evento "El Nio" (1997/98). Acta Amazonica 29: 513534. 1999. Capobianco, J.P.R., A. Verssimo, A. Moreira, I. dos Santos, L.P. Pinto & D. Sawyer (eds.). Biodiversidade na Amaznia brasileira. Editora Estao Liberdade e Instituto Socioambiental, So Paulo. 2001. Fearnside, P.M. Desmatamento na Amaznia: quem tem razo nos clculos o INPE ou a NASA?, Cincia Hoje 16: 6-8. 1993. INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Monitoramento da floresta amaznica brasileira por satlite: 20022003. INPE, So Jos dos Campos, Brasil. 2003.

You might also like